Preview GP da Alemanha.

Publicado: 22/07/2010 por Alex-Ctba em Formula1


Final de semana de GP e o Ultrapassagem, como todo blog de F1 que se preze, têm que fazer sua prévia sobre a próxima etapa, a 11º da temporada a realizar-se na pista de Hockenheim, na Alemanha.

O consenso geral é que esta será uma corrida com forte elemento estratégico, já que pela primeira vez no ano, a Bridgestone disponibilizará a combinação de super-macios com os mais duros.

Essa questão, aliada a temperaturas mais amenas, ao contrário do calor que assola o verão europeu nas últimas semanas, e que inicialmente se previa para o GP da Alemanha, promete esquentar uma coisa, e não é o pneu do Massa, mas sim a cabeça dos estrategistas.  Não descartando ainda, a possibilidade de chuva em algum instante, nesse final de semana na Região.

Até o momento, ninguém conseguiu fazer funcionar a tática de largar com pneus duros, e a tentativa da Red Bull no Canadá, abrindo mão da pole, revelou-se equivocada.  Claro que na F1, todas as previsões, estratégicas ou climáticas, nem sempre se concretizam, já que este é um esporte no qual o imponderável, sempre se faz presente, por isso o que eu gostaria de saber mesmo de vocês é:

Alonso está vivo no campeonato realmente, como ele vem proclamando, ou a disputa vai se restringir aos pilotos de Woking e Milton Keynes?

Após esse GP, certamente teremos essa resposta e saberemos se seguirão na disputa quatro ou cinco pilotos, nesse emocionante campeonato, já que eu vejo o “nosso” Felipe Massa, no presente estágio da competição, como um franco atirador, com um agravante, um franco atirador que precisa mostrar serviço urgentemente.

Mclaren e Red Bull estão prontas para brigar pela vitória desse GP que promete ser o divisor de águas da temporada, deste ponto em diante saberemos quem são os postulantes ao título e também quem já vai começar a pensar em 2011.

Dados da Pista.

Extensão: 4.574km

Recorde da pista: 1:13.780 Kimi Räikkönen, 2004, McLaren Mercedes

Número de voltas : 67

Dintância percorrida: 306.458km

Horários:

Sexta-feira, 23 de julho

5h: F-1, treino livre 1
6h55: GP2, treino livre 1
9h: F-1, treino livre 2

Sábado, 24 de julho

3h45: GP3, classificação
6h: F-1, treino livre 3
9h: F-1, classificação

Domingo, 25 de julho

9h: F-1, corrida

comentários
  1. Claudio Cardoso disse:

    Parabens pelo post.

    O Massa eu acho que para esse ano ja esta “amassado” infelizmente. So resta a ele torcer para o pneu do ano que vem ser melhor para o seu tipo de condução.

    Posso pagar pela lingua, eu acredito ser mais facil a Nasa chegar na lua ate 2020 que o Massa ganhar esse campeonato.

    • Alex-Ctba disse:

      É, para o Massa é torcer para a Pirelli fazer um pneu mais adaptável ao seu estilo e tomara q caia essa regra de obrigação de usar dois compostos. De positivo para esse GP, os compostos mais macios, então ele tem condições de classificar bem, de negativo, temperaturas amenas previstas para a Alemanha. Sérá q vamos ver o drama de aquecimento de pneus de novo?

      Qto a Ferrari, depois da nítida evolução do F10 e seu EBD, agora é vencer ou vencer, principalmente com o Alonso, q é o piloto mais combativo de Maranello. Será q a Ferrari, q iniciou a temporada vencendo, vai retomar o caminho das vitórias?

      • Teo disse:

        Srs., bom dia,

        Intuo que a Ferrari vai vir pra cima com toda carga, até pq querem ver aonde estão de fato aos demais concorrentes e precisarem mutio dos ptos, mas se não acertarem na estratégia de pneus, ou pelo ao menos se igualar com os ponteiros, vai ser um embaralho só esse grid.

        Abç

      • É, para o Massa é torcer para a Pirelli fazer um pneu mais adaptável ao seu estilo e tomara q caia essa regra de obrigação de usar dois compostos.

        De acordo com a proposta apresentada para a FOTA seria fabricados 4 compostos para pista seca e 2 para pista molhada. E em um fim de semana de pista seca seria dada as equipes 3 compostos, mácio, médio e duro, e elas correriam com qual composto achassem melhor, sem se preocupar em colocar 2 compostos diferentes.

        Se quiseram fazer a corrida sem trocas de pneus estão liberadas.

      • Alex-Ctba disse:

        Isso seria ótimo, abre a possibilidade para os poupadores de borracha, tentar um “gamble”. Button, Kubica e outros, vão gostar da idéia.

      • Gilmar disse:

        Sei não, ainda acho que essa história de poupadores de pneus é meio relativa. Pra mim, tudo depende da situação da corrida. Acho que a diferença, em condições iguais, é mínima.

  2. Will disse:

    O que pude colher de informação ainda não me fez deixar de crer em uma disputa polarizada entre McLaren e Red Bull. Vamos saber se Alonso e a Ferrari são bons de ‘poker face’ esse fim de semana (eu aposto num grande blefe vermelho).

    Segundo Alonso, a ‘baixa seletividade’ do Hockenheimring vai fazer todos andarem próximos (1:15,2) e que 1 ou 2 décimos podem significar pole ou décimo lugar. Eu acho que Red Bull faz pole e McLaren vence – sigo acreditando que com os supermacios a equipe de Milton Keynes consome mais borracha que os prateados. Dessa vez minha aposta recai sobre o Button.

    No pelotão intermediário, principalmente se chover, acho que o Barrichello pode beliscar um 5º ou 6º lugar. E também acretido no Kubica, que tirou a Renault das brigas no topo neste GP. Force India segue sendo uma boa aposta para pontos, acho que este circuito os favorece.

    • sigo acreditando que com os supermacios a equipe de Milton Keynes consome mais borracha que os prateados.

      Não sei se o consumo de pneus é um problema lá pelas bandas de Milton Keynes e sim Vettel é que é um consumidor de borracha faminto por destrui-los. Assim como ocorre com o Hamilton que também é um voraz destruidor.

      Mas suas apostas vão de encontro com a foto do post, será um embate entre Mclaren e Red Bull, nessa ordem acho que dá o resultado da corrida.

      Sobre a Ferrari, eu não coloco uma moeda na bolsa de apostas de Londres por nenhum dos dois carro. : )

  3. Alex-Ctba disse:

    É isso aí Will, essas suas previsões todas, baseadas em um corrida normal né?. Mas eu tou com saudades de uma corrida maluca, daquelas em q qq um pode vencer. Já imaginaram dar Schumacher de Mercedes ? Seria pra fechar a tampa. Aliás o exército Alemão: Schumi, Vettel, Rosberg, Sutil, Hulk e Glock devem estar querendo fazer bonito no seu GP caseiro. Possibilidades de vitória entre ele, só o Vettel. Schumi e Rosberg, e Sutil correndo por fora como azarões, Hulk e Glock, só uma hecatombe. A primeira vitória do Rosberg em casa, seria um título mundial.

    • Will disse:

      Realmente, se a meteorologia errar (o que não seria raridade) terei que apagar tudo e apenas assistir às maluquices.

      Mas este fim de semana estou torcendo para uma corrida ‘normal’, que possa nos dar uma boa medida da atual relação de forças entre os times.

    • Mari Espada disse:

      Eu acho que morro se for uma corrida maluca!
      Quero ver o Hamilton abrir vantagem! Porque esse novo sistema de pontuação me deixa muito aflita, sinto que as coisas podem mudar num piscar de olhos.

  4. Allan Wiese disse:

    O que mais está me deixando curioso para este GP é como Vettel irá se comportar. Ele tem se mostrado forte em alguns finais de semana e fraquíssimo em outros. Vamos ver como ele se comportará em casa e diante de sua torcida. Pressão sobre seus ombros não falta, já que Webber fez a sua ceninha com a equipe depois de ganhar em Silverstone.
    Penso que Alonso ainda está na briga sim, mas se ele for o piloto constante que foi em outras temporadas. 2010 está mostrando um Alonso mais pra Vettel do que pra Alonso, se é que vocês me entendem.
    Pra Alonso está mais fácil passar a montanha russa de Milton Keynes do que a subida de serra de Woking.
    Espectativa, claro, pros resultados das atualizações do pacote EBD da McLaren. Espero que não chova amanhã pra que o dispositivo possa ser testado em totalidade. Mas, se chover na prova, tudo bem. Hamilton sabe o que faz na chuva e Button é baita estrategista, hehehe…

  5. Sirlan Pedrosa disse:

    Pessoal,

    A Red Bull já mostrou que em todas as pistas é veloz e competitiva, logo são candidatos a vitória e acho que Vettel, se conseguir controlar os nervos por correr em casa, parte como favorito.

    A Mclarem andou menos do que se esperava em Silverstone, mas agora a pista se parece mais com aquelas onde foram mais competitivos, e considerando que as evoluções apresentadas na Inglaterra vão chegar mais entendidas e adaptadas ao carro, eles devem brigar pela vitória.

    Pelas caracteristicas da pista e o que apresentou, mais em performance que resultados, a Ferrari deve andar bem. Claro que com Alonso, já que o uso do pneu mais duro da Bridgstone desde já aparece como um problema a mais para Massa.

    A Renault sempre anda bem em pistas mais lentas e o novo Hockenheim tem muita curva de baixa. O problema é que o Fduto deve fazer falta, mas mesmo assim acho que Kubica pode ser uma boa surpresa.

    A Mercedes corre sob pressão pela primeira vez na Alemanha, mas não vejo eles muito fortes, a não ser que tragam novidades (o que é bem provável) e elas funcionem bem.

    Mas atrás acho que a Williams vai incomodar muito a Force Índia, quem sabe até andando mais na frente ainda e junto as grandes.

    Sauber e Toro Rosso devem se engalfinhar no meio do pelotão e a Lotus deve andar bem mais próximos deles que foi em Silverstone. Arrisco que a diferença para a pior das antigas na Alemanha pode ficar bem próximo a 0,5 s.

    No fim da fila a HRT não deve fazer nenhuma surpresa.

    Um abraço,

    Sirlan Pedrosa

    • Vitor, o de Recife disse:

      “No fim da fila a HRT não deve fazer nenhuma surpresa.”

      Imaginar o fim da fila seria uma tarefa teoricamente fácil não fosse a imprevisível Virgin. Enquanto a Hispania é constantemente ruim, a Virgin oscila demais! Ora estão mais perto da Lotus, ora da HRT… acho que isso mostra como está sendo difícil transportar o projeto virtual para as pistas.

  6. tomasf1 disse:

    Fala Galera!
    Ta aí um textinho que fiz da prévia sobre Red Bull, McLaren e Ferrari no blog. Quem puder apareça por lá!

    McLaren

    A McLaren lidera ambos os campeonatos, tem uma boa diferença de pontos para a Red Bull, mas, talvez não possua o mais importante de tudo, o carro mais rápido do grid. Fica claro que estar na frente na tabela neste momento traduz os resultados da briga interna na Red Bull- o que por sinal já deu pontos preciosos de bandeja para o time de Woking.

    No aspecto técnico, e levando como base Silverstone, a McLaren não andou bem. Aconteceu que as mudanças no difusor testadas na sexta não foram como esperadas e o carro ficou desestabilizado para treino e corrida. Apesar disso, a McLaren levou 30 pontos para casa. Agora, em Hockenheim, a temática procura ser a mesma, porém com outro desfecho. Amanhã serão testados as novas partes do difusor-escapamento e, com os resultados conseguidos ali, o panorama do final de semana será tomado.Acredito que se tudo der como planejado, a McLaren brigará forte pela vitória.

    Red Bull

    A Red Bull ainda vive sob os sintomas de sua terrível briga interna, entre Vettel e Webber. Os capítulos vistos em Silverstone foram o que faltava para a bolha estourar de vez. E, apesar de o RB6 ser o melhor carro do grid, Vettel e Mark desperdiçam essa oportunidade de capitalizar diante dos rivais e perdendo pontos na tabela. Vemos isso que, mesmo sendo os últimos vencedores (Vettel em Valência, Webber em Silverstone), ainda estão atrás da dupla da McLaren.

    Para este GP não há dúvidas que a Red Bull virá muito forte. Provavelmente fará a pole position, tendo em vista que será importante quem largará em 2º, e quem será o pole. Mas o “ingrediente a mais” virá na corrida, sem dúvida. Lá é que a estratégia de prova, escolha dos pneus, chuva e mais definirá o vencedor. E estas três equipes em questão vão querer tirar vantagem disso, seja como for.

    Ferrari

    Por fim, a Ferrari continua com a sua esperança de levar o campeonato e voltar a vencer corridas. As incentivações de Alonso e Domenicali parecem ser até irreais visto a situação da equipe nas corridas e campeonato. Incompetência, azar, entre outros fatos se misturam para nos dar a atual receita da Ferrari. O que se vê, porém, é Alonso distante dos líderes e Massa não pontuando a 3 corridas.

    O F10b se mostra um carro rápido, mas os resultados em pauta não são os que a equipe quer. Principalmente porque esta evolução deve estar custando caro, e até agora nada positivo conseguiu ser mostrado. Para Hockenheim, pela 1ª vez acredito que a Scuderia possa ter chances reais de Pole. Mas, o grande benefício dos carros vermelhos neste final de semana pode ser exatamente na escolha dos pneus, como já discutimos dias atrás no blog.

    Porém, apesar de tudo isto, de a chuva aparecer, é loteria. Em quem você aposta?

    • Vitor, o de Recife disse:

      Imaginem Webber vencendo na “casa” do Vettel… vai causar um mal estar tremendo pro alemãozinho…

      • tomasf1 disse:

        Vixi, é tudo o que Vettel não quer na vida. E com razão.

      • Mari Espada disse:

        Eu quero mais é que o Webber e o Vettel se estranhem mesmo!
        Não me entendam mal, eu não sou uma bruxa má! Porém acho que essa briga só favorece a McLaren, que está tranquila com os dois pilotos no maior clima de amizade (segundo prega os vídeos marqueteiros da Vodafone).
        Portanto, se os azuis forem subir ao pódium, que seja o Webber!!!

  7. Vitor, o de Recife disse:

    Dá uma pena ver essa pista mutilada… achava aqueles retões o máximo!

    • Vitor, a foto mostra o segmento do antigo traçado que era maravilhoso.

      Aquelas longas retas com chicanes e o curvão de alta eram coisa pra piloto homem, mas aí veio o Tilke e acabou com a pista e fez o que ele sabe fazer de melhor, pistas ruins.

      Vi a algum tempo que muitos dos jornalistas brasileiros ouvem reclamações constantes sobre a pista de Interlagos estar ficando curta para um F1, que os tempos estão muito baixos e a quantidade de voltas muito grande, que precisam fazer uma reforma e criar um traçado maior e mais seletivo, então, adivinha que tio Bernie vai escalar para acabar com Interlagos ???

      • tomasf1 disse:

        Vão acabar com Interlagos…

      • Alex-Ctba disse:

        Tb acho, time q está ganhando, não se mexe. Os problemas de Interlagos, são mais estruturais do q de traçado. Qdo. o Livio levantou essa questão lá no blog dele, acho q uns 70% dos comentários, foram contra alterar o traçado.

        Em relação ao antigo Hockenheim, q saudades dos retões da Floresta Negra…

  8. F1-Fan disse:

    Para mim Alonso é fogo de palha que logo se apaga… tudo bem que ele é raçudo, guerreiro e batalhador, mas falta algo nele que eu bem não sei bem o que é… talvez ele seja muito orgulhoso… no todo ele é muito bom, mas acho que ele está apagado mesmo !

    • Ele é um grande piloto, que está numa equipe em má fase.

      Só que anda se perdendo no emocional, tem ficado cada vez mais claro isso e a Ferrari tritura qualquer piloto que não vá bem e seja fraco emocionalamente, vide o Alesi, grande promessa na Tyrrel, mas quando sentou num carro Ferrari, sumiu.

      • Alex-Ctba disse:

        A diferença é q, por ser um Bi-Campeão Mundial, ele tem bala na agulha pra negociar com outra grande equipe se a coisa ficar feia em Maranello. Mas ele jurou q encerra a carreira lá…

      • Gilmar disse:

        Duvido que consiga outra equipe de ponta. Alonso fechou as portas em todas as equipes que esteve.

    • Mari Espada disse:

      O que falta nele é paciência! É só reparar como ele reclama a corrida inteira, ele é muito rabugento!
      Mas eu adoro seu estilo de pilotagem… e é o seu talento e força de vontade (leia-se “sangue nos olhos”) que o mantém à frente do Massa, mesmo com um carro ruim… ele “tira leite de pedra”!
      Já o Massa, tadinho… ele é bom quando o carro está bom pra ele!

      • Mari Espada disse:

        Ferrari + Pneus supermacios = Um tapa na minha cara!

        Retiro o que eu disse, parece que a Ferrari não quer sair dessa briga tão cedo.

  9. F1-Fan disse:

    Nessa corrida eu torço para Webber…mas a Redbull na maioria das vezes pega a pole position e não aproveita. Nessa qualificação vai dar Redbull, mais não tenho muita certeza sobre Webber.

  10. Que dureza!

    Que dureza sorrir quando se está contrariado.

  11. Lucas Túlio disse:

    Essa cara do Chandhok é a cara de quem ta vendo que a “batata esta assando!” rs

  12. Allan Wiese disse:

    O “Indian” vai precisar de “Force” pra tentar algo mais esse ano. E ano que vem. E no outro. E assim por diante…

    • Se a Force Indian for uma equipe série não contratária o Karun, ele é ruim de braço e pé de pano.

    • Allan Wiese disse:

      E ainda tem a capacidade de dizer que é mais rápido que Bruno…
      Yamamoto já correu uma e é capaz de andar mais rápido que Karun já na sua segunda prova com o carro. E se isso acontecer, essa cara do Chandhok vai continuar assim por muito tempo…

  13. Alex-Ctba disse:

    Sei não, acho q vcs dois pegaram pesado com o indiano. Como mostrar serviço com essa cadeira elétrica da Hispania ? Ok vale o comparativo com o companheiro de equipe como único parâmetro, mas sem carro e sem tempo, ninguém faz milagre.

    • Lucas Túlio disse:

      Essas equipes novas, todas elas, são uma vergonha! A FIA nunca poderia ter aceitado equipes sem a menor estrutura para competir na maior categoria do automobilismo mundial!

      Elas não conseguiram colocar um carro de F-1 na pista, são carros de GP2!

      • Allan Wiese disse:

        O problema das novas foi que elas assinaram o “concórdia” pensando que seria de um jeito e no fim das contas foi de outro: sem teto orçamentário…
        Mas, mesmo com o teto, não penso que elas faria muito mais do que estão fazendo. Não é fácil começar algo do zero…

        Alex: talvez, talvez. Mas o que eu não entendo é como Karun pôde dizer que era mais rápido do que Bruno.

  14. Alex-Ctba disse:

    Allan, eu não sabia dessa declaração do Karun. De qualquer forma, sempre é bom verificar a fonte e o contexto q foi dito isto. Tem muito jornalista q adora uma polêmica. Mas pela classificação, nota-se claramente q o Bruno tem mais velocidade do q o Indiano.

    • Lucas Túlio disse:

      O Bruno esta dando uma lavada no Indiano!

      Eu torço pra que o Bruno consiga um cockpit em uma equipe melhor, pra 2011 a chance disso acontecer é nula eu diria, mais pra frente quem sabe…

      Um equipe onde ele possa mostrar se tem algo do “tio” nele! sem exageros, claro! Mas é torcida pra que este sobrenome “corra com um carro de F-1”!

      • Dorfão disse:

        “O Bruno esta dando uma lavada no Indiano!”

        Discordo, analisando os resultados das corridas até aqui constatamos que o melhor resultado do Karun foi o 14°lugar 2x. E o melhor colocação do brasileiro foi um 16° lugar.
        Na classificação Bruno tem se mostrado mais veloz, mas na corrida Karun inagávelmente obteve melhor consistencia, ou sorte, pelo fato do carro desmanchar menos nas suas mãos…rsrsrs

        Mas lavada não é não, lavada é o que Kubica está fazendo com o Petrov.

        Abraço

      • Lucas Túlio disse:

        Talvez eu tenha exagerado na “lavada” rs

        Realmente, a “lavada” é mais apropriada ao Russo mesmo. O que alguns milhões de dólares nao fazem einh rsrs

    • Allan Wiese disse:

      Fazem umas quatro etapas já. Mas isso ali não me desceu. Como o Dorfão falou, ele chegou na frente em corridas mais vezes, mas provavelmente por que levou sorte de o carro não ter quebrado. Nessa situação, a melhor maneira de medir desempenho dos pilotos é mesmo classificação, já que é velocidade pura.
      Claro, para uma análise mais a fundo, ritmo de corrida deve ser colocado com bem mais peso na balança, mas as circunstâncias não permitem…

  15. danflu12 disse:

    Eu acho que será uma corrida bem disputada viu e os treinos com toda a previsão de chuva. Só digo que se na corrida chover, da Button ou Hamilton com Barrichello o pódio rsrs pena que pra corrida parece não exisitir essa possibilidade, mas ainda aposto em um dos dois da McLaren. Sobre a FErrari, o Felipe temque mostrar serviço mesmo e espero que chegue bem a frente do espanhol e possa espantar um pouco do azar que ele esta tendo.

    Visitem ai meu novo blog:
    http://f1ontemehoje.wordpress.com/
    abraço

  16. Quando os dois estão na pista, normalmente Bruno está na frente.

    Uma coisa que me chamou atenção é como o Bruno larga bem, toda largada ele pula muitas posições, ta certo que na primeira volta ele já perde, mas isso é culpa do carro.

  17. Mari Espada disse:

    Eu acredito que a vitória dessa temporada será disputada pelos azuis e prateados! Vermelho não está na moda em 2010! =P
    E olha que que eu gosto do Alonso, e como meu marido torce pra ele eu não posso contrariar, né? Mas eu realmente acho que ele é um piloto de raça, talento, sangue nos olhos (as mesmas qualidades que admiro no Hamilton), só que dessa vez, acho que não vai dar.
    Quanto ao Massa… acho que ele mesmo já desistiu faz tempo! Então quem sou eu para dizer o contrário? Uma pena!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s