Treinos livres GP da Alemanha.

Publicado: 23/07/2010 por Claudemir Freire em Formula1

Com pista molhada e muitas rodadas, Sutil levou sua Force Índia ao topo da tabela no primeiro treino livre, Felipe Massa foi o destaque desse treino não só por ter andado boa parte no topo da tabela, mas também por rodar quatro vezes.

Sutil foi quem mais soube controlar ser Force Índia numa pista encharcada e com pouca aderência para cravar o primeiro tempo, Hamilton e Senna foram o únicos que ficaram pelo meio do caminho o inglês destruiu a lateral do seu carro, danificando toda a suspensão traseira e voltou para os boxes contrariado o brasileiro atolou seu carro na brita e abandonou a seção a dez minutos do fim.

Já Felipe Massa, com uma apresentação a lá Silverstone, rodou, rodou sem parar, mas mesmo assim conseguiu fazer bons tempos para ficar em primeiro em quase todo o treino superado somente nos últimos minutos pelo peixe-alemão, parecendo espantar a má fase que ele vem passando.

Destaques negativos: Alonso, Hamilton e Schumacher que não trouxeram seus carros para o lugar devido na classificação.

Destaques positivos: Glock que andou na frente de muito carro bom e Barrichello que mostra grande forma nessa temporada e vai solidificando sua renovação de contrato.

Segunda seção de treinos livres.

Movimentada, essa foi a segunda sessão, com pista seca todos foram para pista e já nos primeiros minutos Alonso mostrou que a má performance da primeira seção foi por acaso e nos primeiros 30 minutos dominou a seção até que uma leve garoa mandou fez com que muitos pilotos recolhessem para os boxes.

Vettel foi um dos poucos que ficou, mas se viu na brita em poucas voltas, parecendo fazer seu inferno austral-iano uma coisa interminável, minutos depois a fina garoa parou e Webber com pneus macios veio para ponta com um tempo de mais de 7 décimos sobre o Alonso mostrando ao alemão que seu trabalho tem que ser mais árduo.

Faltando 35 minutos para o fim com a maioria dos pilotos usando pneus macios Alonso fez um tempo espetacular de 1:16.265 seguido de perto pelo Massa a apenas 0,0173 ficando na 3º posição mostrando que a Ferrari está forte nesse fim de semana, Vettel 2º saiu da 16º posição ficando apenas a 0,0029 do melhor tempo do dia e Webber ficou com o 4º temp.

Lewis Hamilton até então não tinha entrado na pista  e a equipe trabalhava em seu carro seriamente danificado na batida da primeira seção e há 12 minutos para o fim, acabou a agonia do inglês que parecia irrequieto nos boxes. Em sua primeira volta rápida de pneus duros já crava um tempo próximo ao discreto Button que fez 1:17.739 de pneus macios e logo em seguida para superar o sonolento parceiro que reclamou muito do desempenho do carro com EBD, fazendo um excelente 7º tempo com pneus duros.

A 10 minutos do fim boa parte dos pilotos retornou aos pneus duros e os tempos não caíram mais e assim seguiu a tabela de tempos até o fim da seção deixando Fernando Alonso no topo da tabela e a promessa de um treino classificatório muito disputado para a equipe italiana.

Destaques negativos: Button que não tirou o máximo de sua Mclaren com EBD e Yamamoto que ficou a mais de 2 segundos do próprio companheiro.

Destaques positivos: A Ferrari ter sido constante nos dois treinos livres e Hamilton que em poucas voltas com pneus duros fez um belíssimo tempo.

comentários
  1. Will disse:

    Que treininho do Schumacher…decepcionante!

    • Alex-Ctba disse:

      Schumacher teve problemas com sua Asa traseira, e enfrentou bastante dificuldades com a W01 nessas condições de pista, tanto q andou no final com pneus de chuva forte, enquanto todos estavam de intermediários.

  2. Alexandre Pires disse:

    Só pra continuarmos sem saber qual é a atual relação de forças, o treino foi em pista molhada!
    Alguém consegue fazer alguma avaliação?
    Fica evidente que a traseira das McLaren estão indomáveis… por ora!

  3. Allan Wiese disse:

    Hamilton bateu na primeira seção…

    Esse tempo ruim está longe de deixar a McLaren em condições de testar suas atualizações.
    Vamos ver o que acontece ao longo do final de semana.

  4. Alex-Ctba disse:

    O FP1 começou com muita chuva e a pista foi melhorando aos poucos. Massa abusou do direito de errar, já q estava andando forte e deu várias rodadas e saídas de pista. Hamilton perdeu o controle do carro da saída da curva Bernie Ecclestone e rodou na curva 3. Uma saída muito esquisita e acho q foi um problema do carro. Bateu forte na barreira de pneus e danificou bastante seu MP4/25. As Williams andaram forte nessas condições e Rosberg tb com sua Mercedes. Vai começar o FP2

    • Will disse:

      Segundo Hamilton a saída foi um erro, mas o carro não ajudou muito…”mass wheelspin and caused the car to snap into oversteer. Overall, it was a mistake but the shift didn’t help. They guys are working flat out and as always are doing an incredible job. Should be back out within half hour. thank you everyone for your support, kinda kool to be to hit you all up on here. Keep your fingers crossed for Jenson and me, we’ll be pushing. God Bless, Lewis”

  5. Will disse:

    Sutil está barbarizando no P2! E me parece que o Alonso vem forte esse FDS…Hamilton ainda sobre cavaletes depois da batida.

  6. Will disse:

    Alonso e Button estão detonando os cronômetros…briga boa por enquanto!

  7. Will disse:

    Dou um destaque para uma boa disputa este fds: Barrichelo x Kubica (1:19:485 x 1:19:479, por enquanto!).

  8. Will disse:

    Previsão de muita, muita água…preocupante para o Hamilton (seu carro só fica pronto em 15 minutos…).

  9. Will disse:

    “on the other side of the pit, lewis’s car is nearing completion, but is unlikely to be out before it rains again.” Vodafone McLaren Mercedes coverage of P2

  10. Teo disse:

    links por fv!

  11. Will disse:

    Rosberg, Schumacher, Kubica e Barrichello prometem uma briga muito legal este fds.

  12. Allan Wiese disse:

    Lewis na pista, finalmente…
    10 minutos pra ele brincar.

    Imagina se ele chega junto?

  13. wilson disse:

    segundo treino livre

    F. Alonso (Ferrari) 1:16.265-35v
    S. Vettel (Red Bull) 1:16.294 (+0.029) -26v
    F. Massa (Ferrari) 1:16.438 (+0.173) -37v
    M. Webber (Red Bull) 1:16.585 (+0.320)-40v
    N. Rosberg (Mercedes GP) 1:16.827 (+0.562)-32v
    M. Schumacher (Mercedes GP) 1:16.971 (+0.706)-20v
    L. Hamilton (McLaren) 1:17.004 (+0.739)-10v
    R. Kubica (Renault) 1:17.009 (+0.744)-37v
    R. Barrichello (Williams) 1:17.056 (+0.791)-37v
    N. Hulkenberg (Williams) 1:17.204 (+0.939)-44v
    K. Kobayashi (BMW-Sauber) 1:17.336 (+1.071)-44v
    V. Petrov (Renault) 1:17.547 (+1.282)-35v
    P. De la Rosa (BMW-Sauber) 1:17.573 (+1.308)-39v
    A. Sutil (Force India) 1:17.701 (+1.436)-38v
    J. Button (McLaren) 1:17.739 (+1.474)-36v
    V. Liuzzi (Force India) 1:17.871 (+1.606)-33v
    S. Buemi (Toro Rosso) 1:18.147 (+1.882)-45v
    J. Alguersuari (Toro Rosso) 1:19.327 (+3.062)-48v
    T. Glock (Virgin) 1:19.553 (+3.288)-30v
    J. Trulli (Lotus) 1:20.008 (+3.743)-34v
    L. Di Grassi (Virgin) 1:20.106 (+3.841)-31v
    H. Kovalainen (Lotus) 1:20.377 (+4.112)-37v
    B. Senna (Hispania) 1:21.988 (+5.723)-37v
    S. Yamamoto (Hispania) 1:23.066 (+6.801)-37v

    • Teo disse:

      Rapaz, o Yamamoto tá tomando um pial do Senna!

      E o Alonso tá mandando ver, tomara que as Ferraris continuem assim até o classificatório!:D

  14. Alexandre Pires disse:

    A McLaren de Hamilton apresentou uma preocupante limitação no terceiro setor.
    Perdeu ali de sete décimos a um segundo.
    Faltou um bom acerto pra superar a seqüência Mobil Eins Kurve, Saches e Sudkurve.
    Contudo, está mais que bom pra voltas feitas em fim de treino.
    Porém, Button rodou, rodou e rodou pela pista e a McLaren não foi capaz de definir um bom acerto praquele setor.
    Mas é impressionante que Hamilton tenha praticamente zerado o gap pra melhor volta de Alonso se consideramos os dois primeiros setores.
    Se não me engano, Hamilton passou para o terceiro setor a apenas 0,083s do tempo de Alonso até ali.
    Mas perdeu os tais 0,7s no último setor, o mais truncado do circuito.
    Por enquanto, a McLaren ainda está usufruindo apenas de seu BRW, a meu ver.
    O EBD ainda não mostrou a que veio, por ora.
    E talvez seja sacado novamente ou apenas seja usado como um penduricalho pra que se aprenda algo sobre o dispositivo.

    A Ferrari parecia não estar com o carro tão acertado, após a implantação do EBD a partir de Valência.
    Mas mostrou um ótimo desempenho em todos os setores e que ambos os carros.
    Ou seja, não foi braço, não. Foi acerto do carro mesmo.
    Na Alemanha, o cavallino está com gana, mas vamos ver no domingo que é o dia que o cavallino tropeça.
    Felipe parece que encontrou algo esta sexta-feira. Torcer pra que tire uns coelhos da cartola no sábado e que tenha alguma sorte no domingo.

    A RedBull está na mesma: excelente! É o PACESETTER. Todas as equipes orbitam a estrela maior, a RedBull. Tudo está sendo definido ali. Mas o melhor segundo setor feito por Hamilton indica que a McLaren ainda é a mestre do BRW, mas a RedBull está muito perto. Já a Ferrari parece estar querendo tirar a maestria da RedBull sobre o EBD, pois mostrou muita velocidade nos setores que “são” da RedBull.

    Talvez venhamos a ver as três equipes dominando tipos diferentes de setores:
    Setores mistos, como o primeiro de Hockenheim, seriam da Ferrari.
    Setores de retas, como o segundo de Hockenheim, continuariam da McLaren.
    Setores truncados, como o terceiro de Hockenheim, permaneceriam na mão da RedBull.
    Será?

    • Will disse:

      O que me dá a entender que Hungaroring é todo da Red Bull :(

    • Alexandre Pires disse:

      A única esperança é a imprevisível dinâmica de desenvolvimento de cada equipe.
      Pode ser que até lá ou Ferrari ou McLaren ou algum azarão esteja em condições de fazer frente às RedBull durante todo final de semana.
      E não apenas no domingo quando os tourinhos fazem das suas: bem ou mal!

    • Alexandre Pires disse:

      Uma pergunta, que também é uma suspeita:

      As Williams e as Sauber já são carros melhores que as ForceIndia???

      A um tempo atrás, disse que a ForceIndia parecia estar melhor este ano, parecia, já que o desempenho não era realmente superior ao da última temporada. Acho que esta avaliação está se confirmando. Na verdade, a ForceIndia pareceu estar melhor graças aos tropeços da Williams e da Sauber, acho eu!

    • Claudio Cardoso disse:

      Ola bom dia.

      Permitam-me discordar :-)

      Acho que nao é possivel ser feita essa analise em cima desses parametros.

      1o. O fato da Mclaren estar rapida nos 2 primeiros setores nao quer dizer exatamente que se melhorar o 3o setor ela va vir para frente. Como sempre, Acerto é compromisso. Para o carro melhorar ai nesse 3o setor, pelo visto eles irao ter que por mais asa no carro, e logo vai piorar o setor da reta.

      Eles provavelmente irão ajustar o setor de reta para perder um pouco e melhorar o outro que estao tomando 07 decimos, que é muiiiita coisa, ouuu eles ja simularam tudo e viram que para melhorar o 3o setor vai piorar mais que 7 decimos juntando os outros 2 setores.

      Isso claro, se eles estiverem com o mesmo peso que os outros…

      Abraçosssss

    • Alexandre Pires disse:

      Claudio,

      Não precisa pedir pra discordar. Aqui todo mundo sempre esteve autorizado a fazer isto! É o espírito da comunidade.

      Acho que você tem razão no que diz. E acho que eu não disse o que você acha que eu disse. Permita-me aclarar meu raciocínio.

      Talvez o que tenha gerado confusão no meu comentário é a palavra “acerto”.
      Estava pensando apenas no acerto do EBD pro carro.
      Por isto que continuo o raciocínio e digo que o tal EBD ainda não mostrou a que veio.
      Pois a meu ver o terceiro setor é onde o EBD contribuíria. Ali, salvo engano, há duas curvas de quarta. Além de duas de segunda nas quais também poderia contribuir.
      Talvez devesse ter dito ajuste pra se referir ao casamento do MP4-25 com o EBD.
      Enfim, falhas da escrita.

      A idéia era simplesmente dizer que a McLaren continua tirando a diferença pras RedBull no mesmo tipo de setor, só que não na mesma intensidade.
      Especialmente agora que suas rivais também usufruem de BRWs.

  15. Post atualizado.

    O treino livre foi bem disputado e o Q3 amanhã vai pegar fogo, mas como sempre a Red Bull deve dominar a primeira fila.

    Destaque para constância da Ferrari e o fato da Mclaren ter perdido muito tempo com o carro do Hamilton na segunda seção, que claramente vai atrapalhar o desenvolvimento para a classificação e Button está reclamando demais.

  16. Deu Alonso, será a Ferrari chegando?

    • wilson disse:

      provavelmente nao, mas acredito que ele estara entre segundo e quarto amanha no treino oficial, vai depender se não cometer erros ou agressividade demais.

  17. Alex-Ctba disse:

    Estou bastante otimista com a Ferrari nesse GP. E o Button segue apanhando do carro.

    • Allan Wiese disse:

      Button é um ótimo piloto. Em um ótimo carro. Chega lá, mas leva mais tempo. Penso que ele deve solicitar voltar à configuração antiga novamente. Mas como Hamilton conseguiu um tempo razoável, talvez em cima desses dados (de poucas voltas, infelizmente) eles possam acertar para Jenson também.

    • Will disse:

      “This afternoon Jenson knuckled down to a disciplined programme of long running on heavy fuel loads, concentrating on race durability.

      Button esteve trabalhando carregado.

  18. Will disse:

    Achei interessante o Hamilton ter feito melhor 2º setor com prime tires.

    Mesmo considerando uma perda de performance no 2º setor em função de aumento no arraste aerodinâmico (para melhorar o 3º setor), se inserirmos o ganho que as outras equipes tiveram com a mudança para option, ele teria a possibilidade de fazer 16,5 / 36,4 / 23,1, o que daria 1:15 alto ou 1:16 baixo.

    Acho que o Hamilton em pista seca e com pneus supermacios será candidato à pole. Acho que divide a primeira fila com Vettel, a segunda fila deve vir com Alonso e Webber (não é torcida…é chute mesmo rsrs).

  19. Will disse:

    Declaração do Hamilton ao Whitmarsh, justificando sua opção por usar apenas os pneus duros nos seus 10 min de treino: “I know when I put the options on it will be quicker, so I don’t need to prove it.”

    Essa confiança se estende por toda torcida prateada…

  20. Allan Wiese disse:

    Will.
    A partir da sua análise da performance de Hamilton de Prime e dessa declaração dele, creio que posso deixar meu lado torcedor falar alto e apostar em Hat Trick nos bolões por aí… Quem sabem não uno o útil ao agradável?

    • Will disse:

      Eu já me animei!!!! Go Lewis!!!

    • Teo disse:

      Allan e Will,

      Fiz umas contas aqui com os tempos do Hamilton nessas 10 voltas de prime, e cheguei a um palpite(não uma conclusão):

      Levando-se em consideração que nesse mesmo pratice2 e com essa mesma balada que parou pq o tempo encerrou(10 voltas), se ele tivesse tido um tempinho e usado os options, que tb leva-se em consideração que no mínimo derruba 1/2segundo, Hamilton dava uma rasteira no Webber e fecharia o dia em P4. Porém sou obrigado a dizer que:
      1)Ele só teve tempo para 10 voltinhas apenas, o que sugere-se com mais umas 10 voltas no mínimo fecharia o dia mais em cima pela razões óbvias(tanque + seco, pista + emburrachada, enfim);
      2)Com base nesses dados que me ocorreram e sei que a muitos tb, o que o Button estava fazendo todo esse tempo na pista? Será que essa configuração com EBD não caiu bem a ele? Tava de tanque cheio simulando? Ou?
      3)Se com 10 voltas apenas ele foi capaz de tomar o 7 lugar do dia com compostos prime, ele é um forte favorito a ocupar uma vaga na 1 fila!
      4)Não sou torcedor do Hamilton/Mclaren, e sim Ferrari e Massa, mas gosto muito e admiro-o pelas razões óbvias que já demonstrou desde sua estréia.

      Abçs

      • Will disse:

        Téo, segundo Whitmarsh, o Button fez long run de tanque cheio.

      • Teo disse:

        Logo vi Will, mas é isso, acho que a Mclaren não tá assim como ficou, amanhã nós tiramos a limpo!

  21. Mclaren com problemas no seu EBD nesse fim de semana de acordo com James Allen.

    McLaren looked like they were still dealing with overheating of components at the rear of the car due to the blown diffuser and they haven’t quite sorted out the handling issues the device entails, but Hamilton indicated that they are likely to stick with it for the weekend, unlike Silverstone where they were forced to abandon it after Friday practice.

    Mas mesmo com problemas ele vão seguir com a peça.

    Acho uma loucura, lembram do Barhein, Vettel andando com o escape todo arrebentado no fim da corrida, tendo que andar mais lento para poupar esquipamento ?

    • Will disse:

      Risco em inserir novos componentes sempre há, mas acho que devemos confiar nas palavras do Whitmarsh (afinal é o dele na reta…rs):

      “The data that I saw from P1, albeit wet, was that the main peak airflow, the gas flow from the exhaust, temperatures, the performance, and the pressure tapping velocities were what we expected them to be. So unless something else has come to fruition, which I don’t think it has, we should have the confidence that this floor will do everything we expected it to or most of what we expected it to.”

      Estou otimista!

    • Allan Wiese disse:

      Vamo lá Will!

    • Alexandre Pires disse:

      Claudemir,

      Confirmado. McLaren segue com o EBD por todo o fim de semana.
      http://www.autosport.com/news/report.php/id/85466

  22. Sirlan Pedrosa disse:

    Amigos,

    Acho que a Red Bull pode ter andado menos do que o carro é capaz, como tem sido comum nas sextas….

    Acho que esse resultado da Ferrari exprime muito mais as últimas performances do carro que os resultados em Montreal, Valência e Silverstone….

    Acho que a Mclarem não pode ser desconsiderada, mas começaram com o pé esquerdo….

    Acho que a Mercedes foi melhor que o esperado, mas tem sido comum esse início bom nas sextas e depois treinos muito ruins nos sábados….

    Acho que a Renault foi pior do que eu esperava, mas daquele polonês e do carro amarelo tem vindo muitas surpresas nos sábados….

    Acho que a Willimas, que sempre treina mal na sexta, está muito bem para amanhã….

    Acho que a Lotus andou muito menos do que eu esperava e numa pista curta e com traçado favorável deveria estar mais perto dos times antigos….

    Um abraço,

    Sirlan Pedrosa

  23. F1-Fan disse:

    O problema de Hamilton é o toque dele no volante.E le é muito impulsivo e gasta muito o pneu, isso já era previsivel.
    Massa foi muito bem, mas as rodadas dele mostraram que mesmo ele ficando em segundo no treino ele não entrou em sintonia com a pista.
    Sutil pelo menos nos treinos levou a Force Índia ao topo.

    • djow disse:

      –>
      O problema de Hamilton é o toque dele no volante.E le é muito impulsivo e gasta muito o pneu, isso já era previsivel.
      –>

      Cite um exemplo disso.

      PS.: Fora o Hamilton, outros 8 pilotos saíram da pista. Todos, sem excessão, pelo memso motivo. Pista molhada e escorregadia.

      • F1-Fan disse:

        djow,

        Eu não estava falando só desse treino… eu estava falando no geral, tirando uma conclusão de todas as corridas até agora.
        Ele é um ótimo piloto, mas eu estou falando é que ele não preserva os pneus do mesmo jeito que Button. Ele é o líder e com méritos mas não me leve a mal colega.é só uma opinião. OK ?

  24. Mari Espada disse:

    Que susto essa foto do MP4-25 destruído! Quase infartei enquanto lia o post!!!
    Hoje passei o dia sem internet no escritório, por culpa do speed, e estava totalmente sem notícias dos treinos livres!
    Mas ainda bem que o Hamilton conseguiu voltar para a segunda seção!

    E quanto à classificação, eu só sei de uma coisa, a McLaren sempre me deixa preocupada nos treinos livres (principalmente quando o Button anda na frente do Hamilton – isso não pode!), mas depois dá tudo certo (pelo menos nos últimos GPs).
    Acho que a má sorte do início do ano, onde sempre acontecia um incidente com o Hamilton, acabou! Agora os prateados estão em sintonia perfeita!

    Já os azuis, apesar de voarem baixo, andam com a inteligência emocional destruída! E isso vai custar-lhes o pódium desse fim de semana e o título deste ano, pode apostar!

    Vai dar dobradinha da McLaren, com o “Miltinho” na frente, claro!

  25. djow disse:

    É verdade que o Hamilton fez o 7º tempo no P2 de pneus duros? E o tempos dos outros 6, foi com que composto? Alguém sabe?

  26. Alex-Ctba disse:

    Começa o FP3 com chuva fraca e pista molhada.

    15 min de treino e o Vettel na pista rodando na casa de 1:28

    Alonso na pista.Após 20 min de treino, os pilotos começam a rodar, alguns de pneus para chuva forte e outros de intermediários

    Quase meia hora de treino e o melhor tempo é do Vettel com 1:24.9

    Os pilotos vão ter 3 jogos de pneus para chuva forte e 4 jogos de intermediários.

    Massa 1:24.017

    A pista já está quase seca e é bom já pensar em economizar intermediários, já q nessas condições o pneu intermediário se degrada mais facilmente

    35 minutos de treino e os mecânicos da Force India, trabalham no carro de Sutil q teve problema no início da sessão.

    Button abrindo volta

    40 min e Buemi o primeiro a rodar de pneus duros faz 1:21.369

    Webber vai pra pista de pneus duros e faz 1:20.360

    Faltando 15 min de treino e vários pilotos na pista. Hamilton abre volta rápida

    Webber 1:18.675

    últimos 5 min e todos de pneus super-macios na pista. Muitos carros na pista e tráfego.

    Alonso 1:15.387 é o melhor tempo e vai acabar a sessão

    Deu tempo ainda do Vettel fazer 1:15.103 e novamente Red Bull e Ferrari dominando a última sessão antes do Q#

  27. celso gomes disse:

    De dar gosto o final da FP3. O locutor do SporTv parecia que estava narrando uma corrida de cavalos. Que cara chato, meu bom Deus! Onde é que esse pessoal das TVs arrumam esses caras?

    Qualy prometendo chuva. Esse ano a F1 está realmente dando gosto de se ver. Emoções até Abu Dahbi, sem dúvida.

    abçs

    • Alex-Ctba disse:

      Eu tava assistindo pela net a transmissão da tv portuguesa, um cara bem calmo q fica passando informações relevantes o tempo inteiro.

      Os últimos 5 minutos foram alucinantes e a Ferrari vem pra briga mesmo nesse GP. Alonso quer incomodar a Red Bull na luta pela pole.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s