McLaren contra Ferrari contra RedBull.

Publicado: 28/07/2010 por Alexandre Pires em Artigos

Qual equipe tem o melhor carro? Red Bull é a resposta corrente. Depois de 10 poles é difícil dizer o contrário. Mas as poles não são nada confiáveis enquanto critério para aferir o melhor carro. Por quê? Como já vimos o Red Bull RB6, imbatível em qualificação, já foi batido várias vezes em corridas. Insistindo nas poles, ficamos sem explicação para as vitórias de McLaren e Ferrari, que parecem um raio em céu azul.

Fiz um pequeno exercício estatístico. Coisa simples. Peguei a diferença de tempo de voltas (gap) das três equipes nos treinos (livres e classificatórios). Tirei à média. Fiz um gráfico em que o círculo preto representa este gap médio em uma coluna com o gap máximo e o gap mínimo nestes eventos pré-corrida. Este círculo preto no gráfico é o indicador que uso para dizer qual foi o melhor carro em cada circuito.

Tento demonstrar o que todos sabemos: o melhor carro é uma combinação do fórmula 1 com o circuito, no mínimo. Sendo assim, a Red Bull não foi sempre o melhor carro. Evidentemente, a Red Bull tem sido o melhor carro na maioria das pistas. Malásia, Espanha, Mônaco, Turquia, Valência, Inglaterra. Contudo, quando perdeu, não foi por acaso, e sim porque não tinha o melhor carro do fim de semana. Com exceção da Turquia, onde tinha o melhor carro pré-corrida e seus pilotos se chocaram em uma disputa pela liderança.

O grande prêmio turco foi também o único que a McLaren venceu sem ter o melhor carro do fim de semana. Ao contrário do que todos imaginam, na Austrália, na China e no Canadá, a McLaren tinha o melhor carro.

A Ferrari também ganhou todas as vezes que tinha o melhor carro. Bahrein e Alemanha.

Talvez esta estatística não se confirme para a Hungria, mas já se confirmou (se descontarmos o fiasco turco da Red Bull) em 10 de 11 corridas. É algo para considerar. Treino conta, e muito!

Era para escrever sobre a McLaren e seu desenvolvimento. Iria discutir os problemas recentes com o novo assoalho, o novo difusor, o novo escape e por aí vai. Aquilo que chamamos de modo resumido de EBD (exhaust-blown diffuser): o difusor turbinado pelos gases do escapamento. Claro que se eu soubesse o que está havendo, eu já teria mandado meu currículo para o Whitmarsh.

Usando o gráfico, posso dizer que a McLaren apanhou do EBD em Hockenheim tanto quanto a Ferrari em Valência. Digo isto tendo em vista o gap médio de ambas, que foi o dobro do melhor carro em cada fim de semana. Em Valência, Ferrari com gap de 0,5s contra 0,25 da Red Bull. Em Hockenheim, McLaren com gap de 1,2s contra 0,6s da Ferrari. Sendo assim, possivelmente só na Bélgica ou na Itália veremos uma McLaren como melhor carro. Com a ressalva de que a McLaren tem apresentado um desenvolvimento acelerado. Pode surpreender. Sempre.

Respondendo a pergunta que não quer calar, sim, a Ferrari F10 foi o melhor carro em Hockenheim. Seguido de perto pela Red Bull RB6. Em Hungaroring, o melhor carro está para ser definido. Ferrari é candidata. RedBull também. McLaren pouco provável, ainda que possível.

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comentários
  1. Cavallino Rampante disse:

    Actualmente, o Ferrari F10 é a nova referência ao atingir a excelência na Alemanha. Assim, este fim-de-semana em Hungaroring a Scuderia é a principal candidata a mais uma dobradinha!!!

    • Alex-Ctba disse:

      pela questão do repeteco dos pneus supermacios, sendo q a pole na Hungria vale um caminhão, sim, mas pelas características do circuito Húngaro, acho q a Red Bull ainda é a equipe a ser batida.

  2. wilson disse:

    claro que o desenvolvimento ajudou o f10, mas sem sombras de dúvida que a questão dos pneus macios contribuiu para isso.
    Acho interessante essa questão pro ano que vem, os pneus.
    Novo fabricante, sem necessidade de no mínimo dois compostos na corrida.
    Vamos ver onde as escuderias irão tirar seu grande diferencial.
    Duplo difusor não poderão ser usados.
    F-duct também não.
    Poderão usar asa traseira móvel, vamos o que isso vai dar.
    Mas sem sombra dúvidas os pneus será um capítulo a parte.

    • Alex-Ctba disse:

      Pneu vai ser um capítulo interessante, não se esquecendo da volta do KERS e a tal da Asa móvel.

      • wilson disse:

        então, é a asa traseira até agora intocável pelos projetistas.
        Alto grau de risco mexer ali. esse ano não, mas ano passado tentaram alguma coisa e os resultados não foram expressivos. Vamos ver de que forma ele vão executar essa nova funcionalidade.

  3. Will disse:

    Não sejamos cautelosos…deixemos que os vermelhos se animem!

    Mas Sir Lewis Hamilton, o cavaleiro prateado & Sir Jenson Button, o campeão devem ser o bastante para Don Alonso das Astúrias e seu fiel escudeiro Felipe ‘Sancho Pança’ Massa.

    • wilson disse:

      qual nada. apesar das modificações e ânimo dos pilotos mclarianos, não esquecer que o pacote ainda não tá refinado e um quesito que explica alguns circuitos para a mclaren.
      seguinte: hungria é meio travado e o chassi do mp4-25 esse ano é mais longo e isso acaba tirando sua agilidade nesse tipo circuito, em certos aspectos parecido com mônaco.

    • Mari Espada disse:

      Hahaha, adorei os títulos dos personagens, Will!
      E apesar do belo gráfico de comparação feito pelo Alexandre, com um critério muito, mas muito melhor doque as poles, ainda acredito que alguns pilotos são capazes de trazer um carro mediano para a linha de frente! Mas quando o piloto é mediano, só com o carro estando muito bom mesmo!
      Com isso o Sir Lewis poderá vencer a briga Dom Alonso, mesmo se a Ferrari estiver com o melhor carro do grid! A esperança é a última que morre, né?

  4. Allan Wiese disse:

    Grandes stats, como sempre Alexandre!

    A briga deverá ficar mesmo entre Ferrari e Red Bull, que já têm seus EBD e BRW bem alinhados ao projeto. Mas, como você mesmo disse, McLaren pode surpreender.
    Só não esqueçamos, como Will já lembrou, que Woking tem pilotos que podem fazer uma certa diferença. Principalmente o do capacete amarelo…

    Ps.: acho que você se confundiu em duas situações Alexandre: a McLaren tinha o melhor carro na Austrália, na China (aqui você escrever Malásia) e no Canadá. E o fiasco da Red Bull foi turco e não húngaro.

    • Tem razão Allan. Comi bola na segunda revisão.

      Claudemir, altera aí o que o Allan falou, por favor. Não consigo alterar pois não tenho privilégio de autor, só de colaborador.

      Abraços

  5. Sirlan Pedrosa disse:

    Caro Alexandre,

    Confesso que não entendi a origem e o formato do gráfico.

    Você poderia me explicar melhor ? Pode ser até usando como exemplo em GP.

    Um abraço,

    Sirlan Pedrosa

    • Sirlan, é um gráfico de gap. São os dados da sexta-feira e do sábado de cada grande prêmio, reunidos em uma única coluna. Ali podemos ver o maior gap, o menor gap e o gap médio das três equipes.
      O gráfico foi confeccionado por mim com o auxílio de um aplicativo de estatística. Os dados são os do formula1.com.

  6. Ronei Leonel disse:

    Alexandre só uma curiosidade, no box splot o ponto é o gap médio, mas as extremidades são valores em absoluto ou desvio padrão? Não sei como você escolheu os dados, mas não seria mais adequado pegar as 20 ou 30 melhores voltas de cada equipe para calcular o gráfico. Pois se o “massa” der uma volta com o cambio quebrado so em 1 marcha o tempo da volta além de ser estratosférico elevará o gap médio, sem na verdade refletir, na minha opnião, a real diferença para uma equipe e outra.

    mais uma curiosidade, que software usou?

    • É o valor máximo e mínimo absoluto.
      As voltas são as melhores da sexta-feira (Free Practice 1 & 2) e do sábado (Free Practice 3, Qualifying 1, 2 & 3).
      Não estou usando as voltas da corrida. Nos treinos, não houve casos de carros marcarem melhores voltas com o carro danificado.
      O aplicativo fica como segredo. Mas é desses de estatística que rodam por aí.
      Na verdade, a brincadeira é acabar com o mito da redbull toda poderosa.
      Os dados estão certos. A questão é saber se a pole é um critério mais confiável ou se é o gap médio pré-corrida. Com o último, a gente explica as vitórias de Ferrari e McLaren sempre atribuídas a tudo menos a um carro melhor que a RedBull em certos fins de semana.

      • Ronei Leonel disse:

        ah ta. Havia entendido que tinha pegado todas as voltas dos treinos. Então esqueça o que eu comentei. quanto ao software seria Statistica ou o SPSS?

        Achei interessante a ideia do gap, por outro lado, demonstra que mesmo não tendo o melhor carro a Red Bull em algumas corridas consegue cravar a pole. Daí poderiamos perguntar se a pole é fruto do sistema de escapamento ou que também há qualidade nos polotos da Red Bull.

      • Ronei,

        Foram só as melhores voltas mesmo. Mas foi bom você ter perguntado, é uma chance de ir detalhando o post. Valeu.

        Quanto ao software não foi nenhum dos dois que você citou.
        Foi o PSPP (http://www.gnu.org/software/pspp/).
        Mas nem é preciso isto pra fazer o que fiz aí.
        É canhão pra matar mosca.
        Uma planilha eletrônica dá conta do recado. :P

        Realmente, o diferencial da RedBull é o Q3. É sua carta na manga. Ou era!

  7. Claudio Cardoso disse:

    Pessoal sei que nao tem nada haver.

    Mas para quem ta com o bolso sobrando, vai abaixo umas sugestoes de pechinchas:

    Obs: todas autenticas e assinadas pelo Jean Todt

    Escapamento campeao do mundo com Michael Schumacher

    5.000 euros

    Virabrequim

    3.800 Euros

    Se voce achou que ta tudo muito barato e vc gostaria de algo mais exclusivo tambem tem para voce.

    Motor Campeao do mundo Usado pelo Michael Schumacher 2002

    55.000 Euros

    Ja sei tu ta duro e nao tem dinheiro, a Ferrari tambem pensou em voce:

    Pistao e Biela motor 2003, esse nao é assinado pelo Jean Todt é pelo Domenicalli

    600 euros

    Ainda ta ruim ?

    Ta bom vai la, tem para voce ainda.

    Pistao:

    350 euros.

    Ainda nao deu ?

    Valvula do motor

    150 euros.

    AGORA SE NEM ISSO TU PODE, entao faça um favor a nos da Ferrari, nem entre no site, para nao ocupar os nossos servidores seu pobre.
    rsss

    So para descontrair, nao tem nada de novo hoje mesmo. Abraços

    Ah sim. o Link para quem for comprar.

    http://store.ferrari.com/en/fan/car-parts/memorabilia/

    • Will disse:

      Cláudio, quanto será que custou pro Felipe ‘Sancho Pança’ Massa comprar e mandar instalar o botão de ignição do ‘team mate overtake system’ que equipava o carro do Barrichello em 2002?

      Óbvio que essa verão vem com exclusivo manual em português (não se preocuparam em fazer versões em alemão ou espanhol, mas as más línguas dizem que houve uma em finlandês).

    • Will disse:

      Ele deve ter tido desconto por ser ‘funcionário’…

      • Claudio Cardoso disse:

        Foi Gratis.

        Foi bonificacao por ser o Funcionario do ano rss

  8. wilson disse:

    quanto ódio pelo rapaz. O cara é só funcionário como qualquer um. Até antes da corrida era um semi-deus, cara que só perdeu o campeonato pro hamilton por um ponto em 2008, que em 2009 apesar de tudo lutou bravamente, que esse ano tinha liderado o campeonato no inicio.
    Vocês apagaram tudo isso do mapa? de suas mentes?
    tô curioso pra ver como tá o Lima. Não se pronunciou mais, acho que não vai mais torcer pelo massa nem assistir a f1.

    Gente do céu. Parece inquisição católica. Os grandes lá em cima que comandam a f1, pilotos e muita gente menor sabe que existe jogo de equipe e concorda com isso. Apenas deveria ter sido melhor feito a coisa. Não fiquem execrando o Felipe Massa pelo episódio. ele mesmo deve estar ciente que isso aconteceu porque esse ano vem andando menos que o espanhol e se peidando todo pra ficar segurando o espanhol quando está atrás e sempre com melhor desempenho.

    Aliás, tem coisa que o pessoal não comenta. O vettel por ex. tava em primeiro, e preferiu espremer o alonso no muro ao invés de se preocupar com posição dele ou quem vinha atras. Porque ele não ficou cuidando do massa? porque todo mundo quer bater o alonso.
    Tem um retardatário na pista, se eles olham o vettel, o webber, o massa eles deixam passar, quando é o alonso ficam dificultando a coisa. Mesma coisa com schumacher, afinal os caras querem dar uma de bom piloto pra ficarem (a imprensa dizendo depois) ” ó o cara lá era retardatário na pista mas dificultou ultrapassagem do alonso que é bi-campeão mundial, ou schumacher que é heptacampeão)

    • Will disse:

      Resumiu me sentimento no 1º parágrafo: “O cara é só funcionário como qualquer um”

      É exatamente o que seus torcedores devem estar achando dele…

    • Claudio Cardoso disse:

      Rapaz, onde tu viu odio ?

      era um post de brincadeira, nao percebeu ?

      E outra eu nunca considerei o Massa um Semi Deus, eu sempre achei um bom piloto e ponto.

      Mas o Post nem tinha Massa na historia, o Massa entrou de brincadeira

  9. wilson disse:

    visão de ross brawn sobre ordens de equipe:
    Um dos principais envolvidos na ordem de equipe do GP da Áustria de 2002, quando Rubens Barrichello cedeu a vitória para Michael Schumacher na última curva, Ross Brawn acredita que banir tais procedimentos é surreal.

    Em entrevista ao jornal italiano “La Gazzetta dello Sport”, o dirigente, hoje na Mercedes, disse entender a frustração dos aficionados pelo esporte, mas acredita que as ordens de equipe já fazem parte da categoria.

    “Entendo como os fãs da F-1 ficaram desapontados pelo que viram domingo. A regra que bane as ordens de equipe não são mais realistas. As equipes e a FIA devem encontrar juntas uma solução transparente que mantenha a integridade da competição e guarde o esporte”, afirmou.

    Brawn, inclusive, deixou claro que sua atual equipe usará tais ordens nos momentos e circunstâncias apropriados. “Nossos pilotos são orientados a não se envolverem em disputas diretas na pista. E, se um tiver a chance de ser campeão, vamos querer que ambos atuem de acordo com os interesses da equipe, sem jogarem fora a oportunidade.”

    fonte: tazio

    • Will disse:

      Ross Brawn, mais um da famosa listinha que não afeta meu ponto de vista sobre ‘ordens de equipe’…

      • wilson disse:

        Irvine não viu nada demais:

        Ex-piloto da Ferrari no final dos anos 90, Eddie Irvine demonstrou total apoio à decisão tomada pela Ferrari no último domingo, quando ordenou que Felipe Massa abrisse passagem para o companheiro de equipe, Fernando Alonso.

        Segundo piloto na época de Michael Schumacher, Irvine afirmou que não vê problemas na ação da escuderia italiana para com seus pilotos. “Massa tem um contrato onde está estipulado a necessidade de fazer o que a equipe mandar”, afirmou o ex-piloto.

        “Meu contrato nunca teve cláusulas dizendo que eu era o segundo piloto, mas dizia que eu teria que seguir as instruções dadas pelo time”, contou.

        Irvine também condenou as reclamações contra uma ação considerada normal e a qual o piloto teria total conhecimento, e mais, estaria de acordo com a imposição.

        “O Massa concordou com isso secretamente, o seu engenheiro sabe disso, então por que todos ficam enjoados quando isso ocorre? Isso acontece porque as pessoas concordam com isso, se não concordassem não iria acontecer”, sentenciou.

        O irlandês foi piloto da Ferrari entre 1996 e 1999 – ano em que teve sua melhor temporada pela escuderia italiana, quando o primeiro piloto Michael Schumacher sofreu um forte acidente e perdeu seis corridas.

        fonte: tazio

  10. wilson disse:

    ah! esqueci. ele também não conta.
    vou perguntar pro papa bento XVl

  11. Pensei que iria provocar a ira de algum torcedor da RedBull.
    Digo que a RedBull não é o melhor carro, pelo menos, não sempre, e tudo continua uma calmaria.
    Acho que o post foi um alívio para os torcedores da Ferrari e da McLaren.
    No fim, achei que ia surpreender, e acabei só dizendo o que pelo visto o pessoal já desconfiava.
    Será que a RedBull perdeu seus poucos torcedores após incidentes com seus pilotos?
    Nem os torcedores da McLaren ficaram desesperados com a perspectiva de tomar pau por mais 2 corridas no mínimo.
    Tou surpreso.
    O pior é que não vi ninguém defender a pole como o melhor critério do que o meu tal de gap médio…
    E os pilotos? Após dizer que Button, Hamilton e Alonso ganharam não APESAR do carro e sim GRAÇAS a este, ninguém se pronunciou. Os ases continuaram ases aos olhos do torcedor.
    Vai entender a gente! ;)

    • Teo disse:

      Alexandre, acho que é meio isso mesmo que vc falou, e ainda acrescento que tb pelo fato, de até eu mesmo estar assim, em estado de estarrecimento pelo grande salto que a Ferrari deu nessa metade de campeonato, ninguém acreditava muito, que repito inclusive eu, que é de supra importancia, haja vista serem diminuidos upgrades nos modelos 2010 para foco nos 2011.

      abço

    • Claudio Cardoso disse:

      Sinceramente acho que nao teve a irá, por conta de uma pergunta:

      A Redbull tem fan fanatico ?

      ou tem simpatizantes ?

    • Teo,

      Resta saber se a Ferrari deu um grande salto absoluto ou relativo.
      Em Hockenheim, o F10 foi melhor que a concorrência. Em Hungaroring, não há garantia disto. Tenho minhas dúvidas se os dois circuitos são tão semelhantes assim.
      Vai que o RB6 melhora ou casa melhor com o circuito húngaro. Já pensou?
      Isto não significa que o F10 terá piorado do dia pra noite e sim que o RB6 foi melhor naquele circuito.
      Esta tem sido a questão da temporada: estar melhor no momento certo e em relação ao principal concorrente.
      A McLaren perdeu o passo momentaneamente. A Ferrari já estava reencontrando desde Silverstone.
      Vou fazer um gráfico antes da corrida com os gaps húngaros e ver se solto um palpite em cima disto. :p

      • Teo disse:

        Alexandre,
        Os calçados para Hungaroring são os prediletos da Ferrari:supermacios e macios, mas vamos deixar isso para os treinos livres que estão para depois de amanhã, realmente a RBR ainda tem muito a mostrar, afinal trata-se nada menos que um projeto de Adrian Newey!:d

    • Claudio,

      Tou achando que até os simpatizantes tão meio brochados após os “favorecimentos” a Vettel.

      Mas o pessoal não se importou nem com o fato de eu macular a genialidade de Alonso e Hamilton e a inteligência de Button.

      Ah, ninguém liga se na fórmula 1 piloto não conta mais… :p

      • Vitor, o de Recife disse:

        Se a Red Bull tivesse um torcedor, com certeza este estaria fulo da vida… porque ô gerenciamento ruim dessa equipe. O Horner consegue ser pior que o Domenicali!

      • Allan Wiese disse:

        Calma lá Alexandre!
        Vamos voltar ao episódio turco. A Red Bull estava levemente mais rápida do que a McLaren naquele final de semana, segundo as suas estatísticas. Mas mesmo assim, sua vantagem na corrida não foi aumentando com o passar das voltas. O ritmo de corrida da McLaren era muito forte sim, mas ali os seus pilotos fizeram diferença, pisando o tempo todo e não deixando as latinhas distanciarem.
        Barcelona também. Se não fosse o pneu, Hamilton estaria ali colado em Webber, sem ter dado folga de fato na segunda metade da corrida em nenhum momento.
        E no Canadá, se não fosse o braço do Hamilton pra última volta lançada ele teria largado em 3º…

  12. Teo disse:

    Agora que podemos esperar sim, é o refino da Mclaren no EBD, isso eu não tenho dúvidas, aí amigo, a RBR vai suar com esses 02 pilotos que tem.

  13. Teo disse:

    Pessoal,

    Tava dando uma navegada e encontrei essa declaração do Newey em Silvertone 2009, olhem como mudou de comportamento a equipe de lá prara cá e o reflexo disso afetando justamento o ponto colocado por ele:RESULTADO!

    http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Formula_1/0,,MUL1202773-15011,00-MESMO+APOS+DOMINIO+NA+INGLATERRA+PROJETISTA+DA+RBR+FAZ+DISCURSO+CAUTELOSO.html

  14. Enquanto isto, Hamilton vem se divertindo bastante nesta temporada. Com direito a uma voltinha com o McLaren guiado por Senna. Beleza de matéria do TOP GEAR:

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