Treino livre GP da Hungria FP2.

Publicado: 30/07/2010 por Alex-Ctba em Formula1
Tags:, ,

A segunda sessão de treinos livres continuou com pista seca, sol e domínio da Red Bull, com Vettel e Webber novamente alternando-se nos melhores tempos. A expectativa era de melhora sensível em relação aos treinos livres da manhã.

Houve sim uma melhora, mas não tão sensível quanto o esperado. Faltando 30 minutos para o final da sessão, os pilotos passaram a utilizar os pneus supermacios, e foi a partir daí que a dupla de Maranello passou a rodar rápido.

Vettel tratou logo de estabelecer o melhor tempo do dia com 1:20. 087, mas dessa vez não mais com Webber na seqüência,  mas vale ressaltar que o australiano vinha para baixar seu tempo para casa de 1:19 alto,  quando foi atrapalhado pela Sauber de De La Rosa.

Quem se colocou em segundo foi o espanhol Alonso em uma volta que pareceu tirar o máximo daquele set-up de treino. Massa ainda sob tensão do ocorrido na Alemanha foi discreto e tomou como de costume 4 décimos em relação ao espanhol, salientando que errou em  sua melhor volta lançada,  onde vinha baixando seu melhor tempo. Escapou na curva sete, colocando o carro na grama, a exemplo do que fez Webber.

Para os outros espanhóis, um treino discreto, com De La Rosa reclamando muito pelo rádio dos bumps da pista, enquanto que Alguersuari sofria para segurar sua STR no traçado, errando na curva 4. Aliás, outros também erraram nessa curva, já que é a chamada “curva cega”, onde os pilotos têm que ter uma atenção especial para contorná-la, para não perder tempo no segundo setor.

Segundo setor que parece que será o trunfo da Red Bull para a pole amanhã. Suas velozes curvas 4, 10 e 11 estão fazendo a diferença em favor do time de Milton Keynes, meu favorito para o lugar de honra.

Renault dá indícios que vai fazer um bom final de semana, e o R30 parece ter reencontrado o caminho, após o fraco desempenho na Alemanha semana passada, seguindo as previsões de que seu o carro com o menor entre-eixos da categoria, poderia lhe proporcionar um bom rendimento. É uma boa aposta  para o Q3 de amanhã com Kubica.

Algumas curiosidades: Button reclamando muito de tráfego. Não sei o motivo da revolta, já que os tempos nesse treino não significam muito coisa. Será já irritação com o desempenho do seu MP4/25, que estréia novas partes nesse fim de semana, inclusive um orifício enorme na saída de ar da tampa do motor, como tem o Rb6, provavelmente para melhor adaptação do seu EBD. Mas seu desempenho pelo menos por enquanto ainda ficou aquém do esperado.

Schumacher abandonou as tradicionais luvas vermelhas e apresentou um modelo cor de gelo, quase prateado. Será que o capacete é o próximo passo, para o “funcionário padrão” ir abandonando as homenagens a sua ex-equipe e abraçar de vez a causa Mercedes?

Kovalainen foi mais um que sofreu nessa sessão, perdendo muito tempo com problemas hidráulicos na sua Lotus, enquanto que Sutil, enfrentou problemas elétricos com sua Force India.

Final de um treino morno onde as equipes fizeram stints longos com pneus macios,  num claro teste para saber qual será o estágio desses para corrida.

Red Bull e Ferrari dominaram as primeiras posições e somente estas duas equipes andaram na casa de 1:20, ressaltando a  não utilização do F-duct nesses treinos, por parte das equipes dominantes, que por coincidência, são as únicas a adotarem a asa dianteira flexível.

Será mais um passeio azul nesse fim de semana?

comentários
  1. Felipinho disse:

    Agora sim.. parece que estamos mais próximos da realidade…

    RBR continua a ser RBR…

    Webber voltou a ser Webber, e o Massinha continua sendo o Massinha…

    Go Vettel !!

    • Alex-Ctba disse:

      Orra Felipinho, C tava sumido cara. Tava faltando vc por aqui e suas tiradas irônicas. Seja bem vindo e Go Vettel Go (pra brita) hehehe

      • Felipinho disse:

        Opa Alex..

        pois é.. cheguei aqui atrasado…
        mas “vamo que vamo” !

  2. André disse:

    Tomara que chova durante corrida. Se não chover, a Red Bull fará uma bela dobradinha.

    • Mari Espada disse:

      Ah não! Seu avatar é igual ao meu!!!

      Tudo bem, tudo bem… vou pensar positivo…
      Mais um pra “ola” da McLaren!!!

      • Mari Espada disse:

        É QUASE igual, tá perdoado! hehehe. =D

      • André disse:

        Realmente, é quase igual. Não fique chateada comigo. McLaren na cabeça e no coração. :)

      • Mari Espada disse:

        Tudo bem! Já me acostumei com a idéia…
        Vou te considerar tipo um “irmão gêmeo de avatar”! =)

  3. Também estou torcendo para que a chuva apareça no FDS.
    As últimas corridas não tiveram metade da graça das primeiras, à exceção do vôo livre de Mark Webber.
    Massa está “mordido” com os acontecimentos do último GP e dizendo que está lá pra ganhar…..quem acredita?
    Enquanto isso, parece que Alonso foi visto falando pra o Schumacher:
    “o meu Rubinho é melhor que o seu!”. Durma com um barulho desses!

    • Eu acredito…

      Mas também acredito em fada do dente, papai Noel, duendes e elfos.

    • Alex-Ctba disse:

      Massa disse q não abre mais para o Alonso “Doeu muito na primeira vez”

      Durma com um barulho desses II

      • André disse:

        Ele abrirá quantas todas as vezes que forrem necessário( “Cláusula Barrichello”).

      • Vitor, o de Recife disse:

        Se é pra fazer barulho…

        “Massa disse q não abre mais para o Alonso “Doeu muito na primeira vez””

        E Alonso respondeu, consolando: “en la primera vez es así mismo, despues duele menos”…

      • Claudio Cardoso disse:

        Grande Alex. Se voce ler a declaracao nao foi isso que ele quis dizer.

        A imprensa nao sei porque interpretou dessa forma.

        “Estou trabalhando para um time, e sabemos o quanto é importante o trabalho em equipe. Vocês se lembram do que aconteceu em 2007 e 2008, então eu não acho que preciso ficar com todos os pontos. Se o time realmente tem a chance de vencer o campeonato, eu quero o melhor para a equipe.”

        Acho que isso nao ta dizendo nada que ele se arrepende.
        Para mim ta bem claro, que se for para o bem do time ele vai fazer novamente

      • André disse:

        Ele abrirá quantas vezes forem necessárias(“Cláusula Barrichello”).**

        Me desculpem pelo erro.

      • Alex-Ctba disse:

        Tava só zoando com o Zacarias. O Livio Oricchio fez um belo post sobre o episódio. Pra quem tiver paciência para ler, eis o link: http://blogs.estadao.com.br/livio-oricchio/minha-opiniao-sobre-os-episodios-de-hockenheim/

      • Mari Espada disse:

        Sorry Claudio, mas prefiro a interpretação escrita no comentário do Alex!
        Foi engraçado, vai… Vamos admitir! =)

      • Vitor, o de Recife disse:

        Sinceramente, creio que Massa não se considere um segundo piloto. Melhor dizendo: em sua concepção, ele ESTÁ sendo um segundo piloto, mas ele não É, entenderam? Em outras palavras, na próxima temporada o jogo zera e ele pode ter outra chance.

        Mas eu ainda acho uma aposta arriscada. Envolve muitos “se”s: se a Ferrari não tiver os mesmos problemas de aquecimento de pneus com a Pirelli; se o carro for feito mais ao estilo do Alonso que o dele; se não houver azares mecânicos ou mesmo incidentes normais de corrida que o prejudiquem; se Alonso vai ter habilidade até o fim do ano de conquistar toda a Ferrari para si, coisa que pode barganhar caso conquiste este título… enfim, acho que o negócio era o Massa sair de lá. Mas ele acredita que pode virar o jogo, então… é a aposta dele.

      • Alex-Ctba disse:

        A questão é: Qual time de ponta tem vaga para o Massa ano q vem , q lhe permita chance de vitória, mesmo q circunstancial? Nenhum. Todas as grandes equipes estão com contratos firmados com seus pilotos até 2012. É melhor ser primeiro piloto da Sauber ou viver uma situação limite dessas q ele está vivendo na Ferrari? Complicado, acho q se o Massa não obedece a ordem na Alemanha, como disse o Oricchio, provavelmente seria substituído já em Spa. Vejam o q fizeram com um piloto do calibre do Kimi. O q ele pode fazer, é ir “costurando” sua saída a partir de 2012, se essa situação não melhorar.

  4. Alex-Ctba disse:

    Não sabemos o nível de combustível da Ferrari. Ao se atingir um certo estágio, equipes de ponta costumam esconder o jogo, portanto, não descartem Maranello ainda. O FP3 vai nos dar a exata noção do q vai ser o qualifying.

    McLaren testou muita coisa nova e apesar do seu entre-eixos maior, o q dificulta o desempenho em pistas travadas, parece q a programação de Woking, foi encontrar o melhor compromisso entre o primeiro e terceiro setores. Amanhã saberemos. Treino chatinho…

  5. Anselmo Coyote disse:

    Olha o Príncipe das Lamúrias (boa essa – copiei de alguém) botando 0,5s sobre o M’passa de novo… rsrs!

    Mas, gente, sem sacanagem.
    O Massa tem uma forma de jamais ter que ceder a posição ao Alonso. Uma coisa discreta, sem alarde, sem rádio, que sequer precisa ser combinada nos bastidores. Afinal, o que aconteceu foi muito feio e ele precisa se recompor. Concordam?

    Basta ele classificar atrás e trocar pneus na mesma volta…kkkkkkk!!!!!!

    Abs.

  6. Rodrigo Pedrosa disse:

    Como esperado, acho que Ferrari e Red Bull na briga pela corrida.

    Massa vem mordido, acho que pode sim vencer o GP da Hungria, mas não vai apagar a cagada que fez na Alemanha.

  7. Vitor, o de Recife disse:

    Amanhã é pole do Vettel, fácil, Alonso em segundo e Webber e Massa brigando no tapa pelo terceiro. Aliás, muito estranha essa repentina queda de rendimento do Webber. Pode não ser nada, ele pode não ter se adaptado bem a algum pacote aerodinâmico, mas se a Red Bull não fosse tão desastrosa no trato com seus pilotos, não estaríamos especulando…

  8. Vitor, o de Recife disse:

    Apostas para amanhã?

    1. Vettel
    2. Alonso
    3. Webber
    4. Massa
    5. Hamilton
    6. Kubica
    7. Barrichello
    8. Button
    9. Hulkenberg
    10. Schumacher

    Na corrida a Ferrari deve dar trabalho. O mistério é a McLaren, se eles não aprenderem logo a dominar esse pacote aerodinâmico o campeonato vai complicar… Ferrari já definiu seu piloto ao título e, ao que parece, a Red Bull também.

  9. Will disse:

    Alex, o Button reclamou do tráfego em uma conversa de rádio: The traffic is a nightmare!

    Mas apenas isso, não houve outros momentos de reclamação. Acho até que ele e o hamilton estão bem conscientes de que a McLaren, outra vez, vai ter de correr atrás.

    Não vi indícios de irritação com o carro em qualquer momento.

    • Alex-Ctba disse:

      então tá então :D

      • Will disse:

        Ei Alex, pior que eu fui ver o site da McLaren e ele reclamou, não 1, mas 3 ! vezes…

        Acho que você estava certo lá em cima…rsrsrs

      • Alex-Ctba disse:

        O Button tá nervoso, pq a diferença pro Hamilton só cresce. É pequena, mas como a McLaren não vai ter a asa flexível na Hungria, eles podem perder terreno. Mas treino é treino, o bicho pega é amanhã e domingo.

  10. Allan Wiese disse:

    A esperança da McLaren vai ser, largando da terceira fila, arrancar bem e contar com o talento defensivo de seus pilotos para segurar os que eles tiverem passado na largada. Como o histórico recente diz que Vettel vai bobear e que poderão acontecer toques entre carros vermelhos na pista, quem sabe não sobra um pódium pra nós?

    • Will disse:

      Boa Allan…vamo que vamo! A equipe prateada chegando com suas costumeiras listras zebradas (até agora tem dado certo).

    • Mari Espada disse:

      Concordo com o Allan!

      Acredito muito na McLaren!!!
      Se depender da minha torcida, o Miltinho já tá lá!!! =D

    • Will disse:

      Muita torcida amanhã…

      • Allan Wiese disse:

        Gostei do MTC Will…!

      • Will disse:

        É onde residem as esperanças de um final de ano campeão!

      • Allan Wiese disse:

        No ponto. E temos muitas chances Will. Fizemos uma boa gordura na primeira metade do campeonato que pode ser administrada agora que estamos um pouco atrás. Mas temos consciência da nossa capacidade. E até a Ferrari pode ser usada como exemplo pra mostrar ser possível: começou a pré temporada voando. Ganhou a primeira etapa e foi diminuindo pra agora voltar à briga. Formula 1 é isso: evolução à cada etapa e constância. E o segundo ponto nós estamos mostrando ter de sobra…!

  11. Will disse:

    YamaMORTO ficou pertinho do B. Senna…

  12. Vitor, o de Recife disse:

    Off-topic: que panca assustadora do Hirvonen!

  13. Alexandre Gomes disse:

    Massa, empregado do mês na Ferrari, recebeu promoção para piloto 1B…

    A corrida da Hungria tá com cara de Bahrein/2010.

  14. Alex-Ctba disse:

    Para aqueles q afirmaram q Kubica jamais faria o mesmo q o Massa, se fôsse o companheiro de equipe de Alonso, vejam o q o Polaco respondeu, após ser perguntado por Holly Samos da BBC Radio Five Live: ( tradução na sequencia )

    Q: should the team order rule be scrapped? What’s your view?

    A:Robert Kubica: It’s not so simple, I think. We are all working for our teams. I think the most important…unless you like it or you don’t like it is the team. If there’s a chance or an opportunity to help the team to score better results or whatever in the final standings, it’s normal that you are asked to do it. It’s normal that you will do it, and that’s very simple. I know it’s not always easy to let your team mate by but sometimes it’s important for the team, and that’s how it was working, that’s how it will work for many years, so unless we say it’s not allowed to overtake your team-mate, because I think this is the only rule to stop it, but you cannot put it. It was like this ten years ago, it will be like this in the next ten years.
    P:Deveria a regra da ordem de equipe ser banida? Qual a sua visão?

    R: Não é tão simples, eu acho. Estamos todos trabalhando para nossas equipes. Acho que o mais importante …goste você ou não , é a equipe. Se há uma chance ou uma oportunidade de ajudar a equipe a marcar melhores resultados ou qualquer outra coisa na classificação final, é normal que você seja solicitado a fazê-lo. É normal que você faça, e isso é muito simples. Eu sei que nem sempre é fácil deixar o seu companheiro de equipe ultrapassar, mas às vezes é importante para a equipe, e é assim que ela trabalha, e é assim que ela vai trabalhar durante muitos anos, por isso, a menos que falem que não é permitido ultrapassar o seu companheiro de equipe, porque eu acho que essa é a única regra para impedir, você não tem como parar isto. Foi assim há dez anos, será assim na próxima década.

    • Anselmo Coyote disse:

      Pois é, Alex.

      E bater de leve no muro só para provocar o safety-car, ele bateria? Não, né?
      Na época esse narigudo foi o que mais se arrepiou com o Cingapuragate.

      Eu só não sei que diferença faz, se ambas as manobras são proibidas pois servem para manipular um resultado em prejuízo de um caminhão de gente, até de quem não está competindo.

      Muito hipócrita esse bonitão.

      Abs.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s