Treino livre GP da Hungria FP1.

Publicado: 30/07/2010 por Alex-Ctba em Formula1
Tags:, ,

O primeiro treino do Final de Semana começou com muito sol e céu azul, ao contrario da previsão. Temperatura ambiente de 23º e da pista de 35º.

O circuito de Hungaroring é pouco utilizado durante o ano, então a pista sempre apresenta muita sujeira e pouca borracha, nas voltas de reconhecimento dos pilotos.

Mantendo-se sol durante os treinos e também para a classificação, a tendência é os tempos caírem muito, devido ao emborrachamento que a pista naturalmente adquirirá.

Mesmo assim, Vettel, com pouco mais de meia hora de treino, tratou de cravar 1:21. 275, baixando em um segundo o melhor tempo do treino livre de sexta do ano passado, que pertence ao Kovalainnen com 1:22.278 com sua MP4/24.

Como diz nosso presidente Claudemir, não há nada mais inconclusivo do que treinos livres de sexta, visto que não sabemos a programação de cada equipe e o nível de combustível que os pilotos vão para a pista. A Force Índia testou o EBD com Sutil e Paul di Resta – que não utilizou para poder ser feito a comparação de desempenho-  substituiu Liuzzi,  como já é de praxe na equipe Indiana.

Pescando notícias no twitter, ficamos sabendo que Felipe Massa, utilizou uma nova configuração de asa traseira testando sua F10 sem a BRW (Blown Rear Wing), enquanto que a McLaren demonstrava otimismo com essa declaração:

“We’ve gotta downforce package that’s more suited to this track than it was to Hockenheim last weekend”

“Nós temos um pacote de downforce mais adequado para esta pista do que para Hockenheim na semana passada”

E o que se viu foi uma alternância entre os pilotos da Red Bull, no topo da tábua de tempos. Faltando 21 minutos para o final d sessão, Vettel cravou 1:20: 976, estabelecendo o melhor tempo do dia e baixaria ainda mais nos segundos finais, porém foi atrapalhado por Alonso que recolhia o carro para os boxes.

Nota-se que já estão muito próximos da melhor marca da classificação do ano passado, onde Webber cravou 1: 20.358, o que dá a certeza que os tempos de 2009 serão pulverizados.

Anúncios
comentários
  1. As RedBull dominaram o primeiro treino livre em Hungaroring. Esta é a segunda vez na temporada em que isto ocorre no primeiro treino. A primeira tinha sido na Inglaterra, onde as RedBull foram absolutas.
    Uma repetição deste domínio pode ocorrer na Hungria, basta ver a diferença abismal do melhor tempo, feito pela RedBull de Vettel, para o terceiro melhor tempo do treino, feito pela Renault de Kubica, que tomou mais de 1,1 segundo. Seguido pela McLaren de Jenson Button, distante 1,5 segundo. Já a Ferrari de Alonso, distante 1,8 segundo, só aparece em sétimo, após a Williams de Barrichello e a Sauber de DeLaRosa. As Mercedes de Rosberg e Schumacher seguidas pela Williams de Hülkenberg fecham os dez melhores tempos do treino. Destaque para a Williams que volta a colocar seus carros entre os dez desde o primeiro treino.
    A Ferrari de Massa fez o 12. tempo, distante 2 segundos. Enquanto que a McLaren de Hamilton estacionou em um longínquo 18. tempo, distante 3,1 segundos e à frente apenas das Lotus, das Virgin e das Hispania.
    O treino for marcado pela entrada tardia das RedBull e das McLaren na pista. Os carros de Milton Keynes saíram da garagem já com 30 minutos de treino e os de Woking com uma hora. Fora isto, cabe destacar a estréia na ForceIndia de Sutil do escapamento rebaixado que turbina o difusor. Fez o 11. tempo, distante 2 segundos do melhor tempo. Conseguiu ficar à frente da Ferrari de Massa.
    Para quem assistiu aos treinos, a impressão era de que todos os carros tinham um comportamento “nervoso” no traçado húngaro. As tomadas de dentro do monoposto mostravam pilotos lutando com o carro em quase todas as curvas. Parece que a grande disputa ficará restrita ao carro, seu condutor e o circuito. E não entre as equipes. Em resumo, uma corrida “autista”, mas até domingo esta expectativa pode mudar. Por fim, vale lembrar que o grande prêmio húngaro promete forçar alguns erros, o que deve ser o principal fator de ultrapassagens.

  2. Segundo treino está para começar.

    Será que agora a Ferrari encosta nas RedBull?

    O primeiro treino foi um banho de água fria.

  3. Claudio Cardoso disse:

    Com certeza esse treino nao serve de referencia alguma.

    Alguem acha que a RedBull é 1,5seg mais rapida que a Mclaren ?

    Alonso 1,7 segundos mais lento ?

    So ai ja vemos que estao em programas completamente diferentes.

    • Claudio,

      Para a Ferrari, não sei dizer. Mas para a McLaren esta diferença pode ser bem plausível.
      Após 45 minutos do segundo treino, a McLaren está cerca de 1,5 acima do tempo das RedBull.

  4. Alex-Ctba disse:

    Exatamente Cláudio, cada equipe com sua programação. Pra quem assistiu o FP1, foi legal ver aqueles replays em slow-motion que introduziram esse ano, e o tema foi ” front wing analysis”, destacando McLaren, Red Bull e Ferrari. Realmente a diferença é visível. A McLaren vai perder terreno até estreiar a sua asa flexível.

  5. Pessoal,

    tou assistindo stream por aqui: http://c-football.blogspot.com/
    escolhi um dos stream

    o eplsite está fora do ar

  6. Alex-Ctba disse:

    http://sportstream24.com/f1/watch_online_2 Esse é da Tv portuguesa´e o cara passa informação o tempo inteiro

    http://www.corridadeformula1.com/ao-vivo/ Esse é da Sportv pra quem gosta do Lito Cavalcanti

    Vettel 1:20.733 . Vai cair muito isso ainda

  7. Para apimentar um pouco mais o assunto Massagate.

    Eu já havia lido na Moto-undo-Sport da Alemanha que:

    A ordem de deixar o Alonso passar foi dada 3 vezes e todas foram negadas pelo Felipe. Até que foi dada a ordem ouvida na TV pelo Rob Smedley que de acordo com a revista teria vinda do alto comando da Ferrari.

    O que corrobora a minha desconfiança de que não houve acordo nenhum antes da corrida caso algum deles estivessem mais rápido e, que Alonso fez sim pressão pelo rádio e acionou de alguma forma a mão de deus Montezemolo.

  8. Will disse:

    Elpsite funcionando bem demais aqui…

    Eu iria dizer que a Red Bull era de outro planeta em Hungaroring, mas ouso dizer que a Red Bull é o Sol!

    Ferrari e McLaren iram apenas orbitar ao redor das latinhas, e nesse caso as Ferrari seriam do planeta Mercúrio e as McLaren, não seriam nem Vênus, já estariam para Terra ou Marte mesmo…0,5s para as Ferrari e 1,0s para as prateadas.

    Vamos aguardar, mas minha torcida esse fim de semana é para um bom treino e uma corrida que possa minimizar estragos. Go Woking!

  9. Alex-Ctba disse:

    Will, qdo eu falei esses dias todos q a Red Bull é a favorita pra esse circuito, é por causa do S2. Lá vai ser difícil bater eles, pq, apesar do circuito ser travado, no 2º setor, estão as curvas mais velozes: a 4. 10 e 11, e curva veloz é com as latinhas. Mas a Ferrari vai continuar escondendo o jogo até a “hora do vamo vê”…

  10. Parece que o Alonso não está usando o Duto, vou buscar uma foto para confirmar.

    • Alex-Ctba disse:

      Speed Trap, definitivamente não é o compromisso do set up de Red Bull e Ferrari, estão bem longe dos pilotos de Woking q dominam o quesito: 291,4 com Button e 290,0 com Hamilton

    • É oficial.

      Ambos carros da Ferrari não estão usando o duto. Mas ainda não achei uma foto. : )

  11. Alonso deve estar correndo com tanque quase vazio… :)

  12. Allan Wiese disse:

    Que que é o Vettel com 0.5 de gap!

  13. O pneus mais mole deu 0,5 segundo a Vettel em relação ao melhor tempo de Webber com os mais duros.

  14. Alex-Ctba disse:

    Vou chutar a pole na casa de 1:18:5

  15. Estes trechos longos de fim de treino são uma chatice…

  16. Red Bull também está sem o duto.

    Pergunta.

    Então porque a Mclaren está usando ?

  17. Allan Wiese disse:

    E o Sakon hein?
    0.1 do Senna…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s