Treino livre GP da Hungria FP3.

Publicado: 31/07/2010 por Claudemir Freire em Formula1
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A última sessão de treinos livres antes da classificação logo mais as 09:00h horário de Brasília, começou com temperaturas amenas de 22º ambiente e 32º da pista.

Choveu muito durante a madrugada no local, e a pista que havia ganhado um bom emborrachamento ontem, foi literalmente lavada, perdendo grip.

Os principais carros, só passaram a ir para a pista já com meia hora de treino e  Webber, à 15 minutos do fim da sessão,  de pneus duros, foi o primeiro (e único) piloto a entrar na casa de 1:19, o que dá a certeza que para o qualifying, poderemos ver esses tempos na casa de 1:18 .

Faltando 10 minutos para o término do FP3, o que se viu, foi um tráfego intenso, o que dificultou em muito, a volta limpa dos pilotos. Todos foram para pista de pneus macios para tentar baixar seus tempos.

Mark Webber, com o composto mais aderente, conseguiu baixar ainda para 1:19.574, estabelecendo a melhor marca do final de semana.

Nem Alonso  e nem Massa, conseguiram melhorar seus tempos obtidos ontem no FP2. Em parte por culpa do tráfego e também por pouparem pneus macios, já pensando na classificação.

Massa sofreu com o balanço de freios e o carro saiu muito de traseira, nas tentativas de volta lançada do brasileiro.

Schumacher, que voltou a usar suas luvas vermelhas, reclamou muito da sua W01, pois não conseguiu acerto para a sua asa traseira. Ela simplesmente não trabalhou do jeito que o Alemão gostaria.

E deu Red Bull com 1 segundo de vantagem para a Ferrari de Alonso. Daqui a pouco o treino classificatório, até lá amigos.

comentários
  1. Claudio Cardoso disse:

    Acordando cedo rapaz.

  2. Alex-Ctba disse:

    Tem que acordar, né ?
    Na verdade eu fiz um post de urgência pq o Claudemir teve problema com o servidor

  3. O MAIS “LENTO” É O MAIS RÁPIDO

    Na manhã de sábado de Budabeste, Adrian Sutil marcou às 11h56m51 do horário local a maior velocidade dos treinos livres com plásticos 299,9 kmh.
    Como se trata de um dos eventos de uma competição de velocidade, podemos imaginar que isto é um feito notável. Errado!
    Retirando o trio tenebroso de retardatários (Virgin, Hispania, Lotus), o feito notável da fórmula 1 atual é que o carro que está quase sempre entre os mais “lentos” é sempre o carro mais rápido.
    Falo das RedBull.
    Logo, a tabela de velocidades vai ter de ser ordenada de modo crescente, isto é, da menor pra maior velocidade.
    Já que ter a maior velocidade significa não ter a melhor volta.
    As RedBull têm tamanha aderência mecânica que nenhum outro carro consegue ser tão lento como estas sendo igualmente rápido.
    As McLaren são carros de arquitetura totalmente diferentes. Sempre disputam com as ForceIndia o topo da tabela de velocidades.
    E só conseguem reduzir a diferença de volta para as RedBull em traçados com setores onde predominam retas.
    Transformemos a velocidade de Sutil, os 299,9 kmh, em um índice 100, pra facilitar a comparação. Vejam agora a evolução das velocidades nos treinos livres (TL).

    REDBULL
    TL1 (94,0–95,5) TL2 (93,7–94,3) TL3 (94,1–94,2)
    FERRARI
    TL1 (95,4–96,0) TL2 (94,1–95,1) TL3 (94,8–95,6)
    MCLAREN
    TL1 (95,3–96,1) TL2 (96,7–97,2) TL3 (96,0–98,8)

    Pode parecer pouco, mas é muita coisa. Por enquanto, nenhuma equipe demonstrou a segurança da RedBull em acertos que priorizam a aderência aerodinâmica.
    A McLaren já indica que sacrificar velocidade de reta não resultará em ganhos de velocidade em curva.
    A Ferrari segue sendo um meio termo, bem próximo ao comportamento da RedBull.

    Tabelinha de velocidades só com Ferrari, RedBull e McLaren (a ordem exclui Virgin, Hispania e Lotus, só conta 18 carros):

    TREINO LIVRE #1 (Velocidade Máxima)
    4. BUT: 288,1 (96,1)
    5. MAS: 288,0 (96,0)
    7. VET: 286,3 (95,5)
    9. ALO: 286,1 (95,4)
    10. HAM: 285,9 (95,3)
    18. WEB: 281,9 (94,0)

    TREINO LIVRE #2 (Velocidade Máxima)
    1. BUT: 291,4 (97,2)
    2. HAM: 290,0 (96,7)
    9. ALO: 285,1 (95,1)
    16. WEB: 282,8 (94,3)
    17. MAS: 282,3 (94,1)
    18. VET: 280,9 (93,7)

    TREINO LIVRE #3 (Velocidade Máxima)
    2. BUT: 296,3 (98,8)
    9. HAM: 288,0 (96,0)
    12. ALO: 286,7 (95,6)
    15. MAS: 284,4 (94,8)
    17. VET: 282,5 (94,2)
    18. WEB: 282,2 (94,1)

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