Vitória da Red Bull, mas com Webber.

Publicado: 01/08/2010 por Claudemir Freire em Formula1

Parece que Hungaroring está destinado a ser uma pista para entrar para a história. Não pela vitória da perseverança de Mark Webber, mas sim por ser uma corrida muito movimentada cheia de nuances e punições.

Largar no lado limpo na Hungria é meio caminho andado para um bom resultado e ficou mais que provado na largada de Alonso que pulou para segundo e dividiu a curva no fim da reta com Vettel pela liderança, mas o alemão que poderia ser o protagonista da corrida fechou a porta e manteve a ponta e abriu uma grande vantagem para os demais até a entrada do SC.

Isso foi um capitulo a parte, muita bagunça nos pits, a começar pelos lambões da Renault que liberaram Kubica quando Sutil entrava nos seus boxes para troca de pneus, depois aquela cena grotesca do pneu da Mercedes de Rosberg soltou-se e foi em direção dos boxes da Force Índia e um dos mecânicos da equipe saltou para não ser abatido pelo pneu e terminou chocando-se nos boxes da Williams de forma violenta, mas felizmente não machucou ninguém.

Depois de toda bagunça, mas uma lambança, dessa vez deixo que vocês exponham suas opiniões, porque essa regra dos 10 carros para o SC eu não entendi e fiquei tão perplexo quanto Vettel, afinal ele não estava a mais de 10 carros do SC e sim de Webber e me pareceu uma punição compensatória pelo ocorrido na Alemanha, coisas que a FIA adora fazer.

Pronto, definido as posições que todos chegariam ao fim da corrida, menos a de Rubens Barrichello que não parou com o SC em pista. Vettel cumpria sua punição e passa pelos boxes reclamando muito da punição recebida e volta atrás de Alonso e ali ficou até o fim da temporada, vale lembrar as palavras do Galvão Bueno, que o alemão só entraria para a história se fosse “macho” e passasse o espanhol na marra, mas isso não aconteceu, e ele chegou ao fim da corrida com cara de poucos amigos.

Webber fez uma corrida sensata e muito regular, ainda mais ficando com pneus macios até a abertura da volta 44,  livrando mais de 23 segundos para o sortudo Alonso e voltou em primeiro depois dos pits, deixando a Hungria com a liderança do mundial de pilotos.

Hamilton sentiu o gosto amargo da quebra e de “quebra” ainda perdeu a liderança do mundial de pilotos, Mclaren que deve esquecer essa corrida e trabalhar muito no carro nessa silly season, porque a Ferrari passou em desempenho a equipe de Woking e deve passar também no mundial de construtores se nada for feito lá pelas bandas da terra da rainha, porque até o regular Button fez uma corrida apagada sem se quer incomodar de la Rosa com sua cambaleante Sauber.

Ferrari fez seu papel, foi coadjuvante da vitória da Red Bull e o sortudo Alonso ainda conseguiu se postar na frente de um carro azul de Milton Keynes e sai da Hungria mais perto da liderança do mundial, o que faz a controversa ordem de equipe na Alemanha ser crucial para isso, ficando agora a 20 pontos do líder Webber, Massa fez o que lhe foi pedido, comboiou o outro carro da equipe e mesmo parecendo mais rápido que seu companheiro em determinados instantes ficou alí há 6 segundos andando sozinho, sendo um expectador de luxo da corrida.

Ponto positivo foi a corrida consistente de Petrov e sem erros, andando o tempo todo muito próximo de Barrichello e fez uns pontinhos preciosos para tentar a sua permanência na F1 em 2011 e Hulkenberg que chegou finalmente a frente de Rubens Barrichello em uma corrida que os dois carros terminaram nos pontos.

Agora vamos falar da história, daquele lance de corrida que vai ser lembrado sempre.

O que foi aquilo que Barrichello e Schumcher fizeram! Sei que vão dizer que ele estava de pneus novos e com um carro melhor que a Mercedes do alemão, mas Vettel tinha um carro 1 segundo mais rápido que Alonso e mesmo assim não passou e não passaria.

Cheguei a pensar que o Barrichello teria medo de entrar colado no curvão e tentar no fim da reta por fora, que era o lugar que o Schumacher lhe deixaria, então imaginei que ele teria que fazer o que fez o Piquet em 1986, fazer o carro derrapar e passar no braço e na marra. Sua primeira tentativa já foi de tirar o fôlego, fazer a curva 1 colado na roda traseira do alemão foi coisa de louco.

Assim pensei, acabou a coragem, ele não vai tentar de novo os pneus vão se desgastar e ele vai ficar como o Vettel, só comboiando o alemão, não é que ele foi para cima novamente e tentou mais uma vez, mas essa sem sucesso, ele precisava chegar mais perto no curvão e reclamou que Schumacher freava com muita antecedência, agora acabou, ele vai chegar no fim da corrida e reclamar que ele foi desleal e chorar como sempre.

Ele foi pra cima, entrou colado na reta, pegou o vácuo e colocou de lado, por dentro, impensável fazer aquilo porque era muito apertado o espaço que lhe foi dado, foi mesmo assim, se emburacou ali e foi mais espremido ainda, e se o muro não acabasse teria sido um dos acidentes mais espetaculares da F1, passou na marra, passou na coragem, passou 6 anos de Ferrari, passou seu desafeto e foi sem dúvidas o grande vencedor da corrida, claro só levou um pontinho pra casa, mas fez todos aqueles que assistiram a corrida, travar os dentes, segurar respiração e vibrar no final da manobra.

E ainda deu uma cutucada no alemão.

Foi magistral, valeu pela corrida toda, valeu pelo “Rubinho” que foi piada pronta durante muito tempo.

Hoje, ele foi o grande vencedor!

comentários
  1. Lucas Túlio disse:

    Grande estratégia da RBR para o Webber, perfeito!

    Que “cagada” no boxes!

    Vettel passar alguém pessoal?? faz-me rir!!

    Corrida “chatinha”, mas no final essa ultrapassagem do Rubinho pra cima do queixudo foi fantastica!! Chupa Alemãooooo!! rs

  2. Alex-Ctba disse:

    A ultrapassagem do Barrica valeu a corrida. GRANDE BARRICHELLO!!!

    • Anselmo Coyote disse:

      Sessão exorcismo:

      Sai Galvão, Sai demônio, sai desse corpo que não é seu.
      Deixe os irmãos Lucas Túlio e Alex em paz.

      Abs.

      • Lucas Túlio disse:

        Coyote, sempre engraçados seus comentarios!

        Mas…,

        Galvão jamais vai influenciar minha opinião em nada, ele é um zero a esquerda!

        Eu sempre “dei moral” pro Barrichello!!

        Foi fantastica a ultrapassagem!!

        Abraço!

      • Anselmo Coyote disse:

        Túlio,
        Tenha dó, né.
        O Schumacher num tijolo de rodinhas com pneus lixados contra a Williams com pneus novos… putz!
        Quanto à fechada de porta do Schumacher… uai, o Rubello queria o quê? uma Áustria 2002 invertida? Espere sentado!
        Abs.

      • Alex-Ctba disse:

        Coyote, não é possível q vc como amante do automobilismo não tenha se emocionado com uma ultrapassagem daquele calibre, no Schumi e ainda mais na Hungria, onde ninguém passa ninguém. Mais ainda o Barrica chamando o alemão de fuck bastard depois pelo rádio…

      • Lucas Túlio disse:

        “Mais ainda o Barrica chamando o alemão de fuck bastard depois pelo rádio…”

        FOI FANTASTICO!!

      • Mari Espada disse:

        Foi uma ultrapassagem emocionante sim!!!
        Independente das condições dos carros, pneus e pilotos, eu não tiro o mérito do Rubinho… foi o melhor momento dessa corrida!

      • Alex-Ctba disse:

        Tentei entender o rádio do Barrichello vendo e replay e não consegui , alguém entendeu? Ele fala q o Schumi deveria tomar uma black flag ?

    • Lucas Túlio disse:

      “GRANDE BARRICHELLO!!!”

      Eu vibrei como um gol do Cruzeirão!!

      Aliás, hoje vamos depenar frango de novo aqui no clássico mineiro!!

      • Anselmo Coyote disse:

        Túlio,

        Complementando:

        Dou a mão à palmatória.
        Apesar de ser ridiculamente péssimo, o Rubello é melhor que o Vettel.
        Pelo menos ele passou o alemão depois de um zilhão de voltas – e passou no arrocho.

        Já o alemãozinho arrogante… depois de esquecer como se larga, de não saber ultrapassar, esqueceu também como se entra nos boxes.
        É um mesmo um m.rdinha. Tomando a maior surra do velho canguru-perneta.

        Sou mineiro tbém (Divinópolis), mas prefiro o Fla x Vasco.

        Abs.

      • Alex-Ctba disse:

        Prefiro hj o todo poderoso timão contra “os porco”, do nosso estimável presidente Claudemir.

        Qto. ao Barrichello, o cara atingiu a excelencia em pilotagem, mas dessa vez tomou pau do Hulk na classificação e na corrida.

        Hulk q agora passou a confirmar o excelente piloto q todos diziam q ele seria.

      • Lucas Túlio disse:

        Coyote,

        tudo bem, pelo menos voce ja da mão a palmatoria rsrs, já é um começo do seu processo mudança de opinião quanto ao Rubens! rs

        Quanto ao Vettel,

        “depois de esquecer como se larga, de não saber ultrapassar, esqueceu também como se entra nos boxes.
        É um mesmo um m.rdinha. Tomando a maior surra do velho canguru-perneta.”
        (muito bom, assino embaixo!!)

        Cara, Mineiro torcendo pra clássico carioquinha?? Não pode pô!!

        “Vamos vamos Cruzeiroooooo!!”

    • Sari disse:

      Valeu a corrida mesmo. Não há dúvidas. Rubens foi corajoso pra caramba.

  3. Anselmo Coyote disse:

    Kkkkkkk….!!!!!

    -Uai?!!!!!
    -Cadê o cara que fez pole e com0,5s segundo de vantagem sobre o 2o?
    -Chegou em 3o.
    -Ok, mas, agora me conte uma coisa que eu não sei.
    -Ele deu zilhões de volta com o canhão da Red Bull atrás do Príncipe das Lamúrias.
    -Ok, pow. Mas, me conte uma coisa que eu não saiba.
    -O Barriquelo reclamou do Schumacher.
    -Como assim, ele teve que dar passagem de novo?
    -Não ele ultrapassou o alemão e reclamou.
    -Normal. O Schumacher está andando no Flintstones-car. Mas…, hummm, pensando bem, quem sabe o Vettel toma umas aulas com ele para aprender a passar um fusquinha com um porsche.
    -Putz… vamos mudar de assunto.
    Abs.

  4. Esse Schumacher, como sempre, jogando sujo!
    É da turma do Alonso “SÓ GANHA NA MUMUNHA!
    Pra mim passível de punição por “Atitude anti-desportiva”. Vamos aguardar. Valeu Barrica!

  5. Lucas Túlio disse:

    “Ele deu zilhões de volta com o canhão da Red Bull atrás do Príncipe das Lamúrias.”

    “Vettel toma umas aulas com ele para aprender a passar um fusquinha com um porsche.”

    Impressionante como o Vettel não consegue fazer uma ultrapassagem, precisa mesmo de umas aulas e não é de hoje! rs

    • Alex-Ctba disse:

      kkkkkk, mas está indo ainda, ele tá só 4 pts do Webber.

      McLaren apressa-te pois!

      • wilson disse:

        apressa-te no que cara palida?
        ate fim do ano mclaren ainda vai ter umas duas, tres corridas não muito legais.
        Ferrari subiu de produção e redbull (sua dupla) cometendo alguns erros e tendo alguns azares.
        assim pontuação fica pulverizada.
        alonso era quinto antes da corrida 34 pontos atras
        alonso está em quinto apos a corrida da hungria 20 pontos atras do líder.
        mais algumas corridas pontuando e uma ou duas podendo vencer, poderá até não ser campeão, mas disputará o título desse ano.
        O rã-miltu ainda não esgotou sua cota de corridas sem pontuar ou com azar.
        até fim do ano mais uma ou duas corridas. podem anotar em seus cadernos

    • Lucas Túlio disse:

      hahahaa…

      Boa Claudio!

    • André disse:

      Que perseguição contra o Hamilton. Você está pior que o Galvão!

      • Claudio CArdoso disse:

        Recordar é viver.
        È que no post anterior, o pessoal que torce para Mclaren ainda acreditva que o Hamilton ia tirar leite de Pedra. Ai Perguntei se ele sabia tirar leite de Touro. Agora chegou a Corrida, a vaquinha do Hamilton foi pro brejo.
        Foi Apenas isso :-

    • Anselmo Coyote disse:

      Pow, Cláudio…

      Pensei que as atrações da corrida fossem
      – a vitória do Webber, a incompetência do Vettel (normal),
      – o choro do Rubelo porque o queixudo não lhe permitiu uma Austria 2002 invertida.
      – Ah… o Massa cumpriu a promessa – não abriu para o Nada Sei. Sujeito de palavra esse Massa, viu. Estou impressionado.
      – e outras cositas, claro.

      Agora vem vc destacar uma quebra de um carro de um piloto que fazia uma prova excelente para as condições que tinha? Olha os cotovelos, hein!…rsrs.

      Sessão exorcismo II.

      Sai Galvão. Sai, chifrudo. Sai demônio.
      Saia do corpo do irmão Cláudio. Amém nós todos.

      Abs.

      • Lucas Túlio disse:

        É cada uma,

        Ta inspirado hoje einh… rsr

        “- Ah… o Massa cumpriu a promessa – não abriu para o Nada Sei. Sujeito de palavra esse Massa, viu. Estou impressionado.”

      • Claudio CArdoso disse:

        Grande Anselmo..

        Concordo tudo com o que voce disse.

        Mas a da Vaca, é uma sequencia que começou no post da classificacao. Lendo so esse fica sem sentido.

        Recordar é viver.

        È que no post anterior, o pessoal que torce para Mclaren ainda acreditva que o Hamilton ia tirar leite de Pedra. Ai Perguntei se ele sabia tirar leite de Touro. Agora chegou a Corrida, a vaquinha do Hamilton foi pro brejo.

        Foi Apenas isso :-)

    • Mari Espada disse:

      Claudio, acho que no fim das contas você torce mesmo pro Galvão Bueno, não???

      Apesar das condições do MP4-25, o Hamilton estava com excelentes condições de se manter na frente e pontuar, para continuar líder do campeonato. Mas com o carro quebrado o santo não consegue fazer milagres, né?

      É impossível tirar leite de uma vaca morta!!!
      E isso não tem nada haver com a capacidade do piloto.

      • Claudio CArdoso disse:

        Mari uma pergunta.

        Voce leu em algum post, de qualquer site que eu tenha escrito que o Hamilton nao era bom piloto ?

        A unica coisa que eu escrevo, é que muitas pessoas ficam sonhando que ele vai fazer milagre com o carro ruim. Tem muito fan da Mclaren que se ele largar de ultimo, vao escrever, que o cara ainda tem chance de ganhar a corrida ate com 3 rodas.

      • Alexandre Gomes disse:

        Hamilton não continua na frente no campeonato porque quebrou.

        Na verdade, estava na frente do Massa que chegou mais de 12s atrás do Principe das astúcias.

        Não sei se daria pódio, mas Lewis chegaria ainda na frente no campeonato.

        Bom, Na próxima aperta mais Hepta, pois o Barrica passou. Perdeu, Playboy!

        Antológica ultrapassagem!

        E nem vem que a de Massa sobre Webber foi igual, Webber foi muito bonzinho.

      • Alexandre Gomes disse:

        21s, no caso 27s precisamente.

      • Alex-Ctba disse:

        Hamilton não continua na frente no campeonato porque quebrou.
        Na verdade, estava na frente do Massa que chegou mais de 12s atrás do Principe das astúcias.

        Na verdade o Hamilton, só ganhou a posição do Massa, pq teve sorte do Button ter parado uma volta antes, então a equipe teve um pouco mais de calma pra preparar o pit dele e ele gastou 20.738 de tempo total, enquanto q o Massa, apesar do excepcional trabalho da Ferrari, por entrar quase junto com Alonso gastou 22.083. O Pit do Miltinho foi 1,345 s mais rápido do q o do Massa.

        E não querendo ser, mas já sendo chato, ele chegou a 9,653 de distância do Alonso e não 27 s, q foi a distância para o líder. Alonso chegou a 17.821 do Webber e Massa a 27.474. ;)

      • wilson disse:

        nem quando a vaca estiver viva.
        hamilton ainda não estourou a cota dele esse ano de corridas com maus resultados, ainda terá mais umas duas corridas sem pontos até fim do ano.

    • Mari Espada disse:

      Meu comentário ficou preso em alguma outra dimensão, não apareceu aqui.

      Mas só quero dizer que não dá pra tirar leite de uma vaca morta!
      O Hamilton estava indo muito bem para o MP4-25 desajustado que tem, mas com o carro quebrado, fica difícil né? E isso não tem nada a ver com a capacidade do piloto…

    • Rodrigo Pedrosa disse:

      Que maldade, o cara era lider do campeonato com apenas duas vitórias, agora está a quatro pontos do lider que tem quatro vitórias, mesmo com o abandono de hoje Hamilton é disparado o mais constante.

  6. André disse:

    O Hamilton estava muito bem, foi uma pena o carro ter dado problema. O Galvão ficou muito feliz com a quebra do carro do Hamilton. Ele já ia dizer que foi erro, mas depois teve que engolir.

    Bela vitória do Webber, mais que merecida!

    • Lucas Túlio disse:

      “Ele já ia dizer que foi erro, mas depois teve que engolir.”

      Tambem tive a ligeira impressão que foi exatamente isso!

      Mas nada como uma corrida após a outra!

      • Mari Espada disse:

        Putz, é verdade!
        Quando acontece uma merda com o Hamilton, é culpa do piloto!
        Mas se fosse o Massa, é culpa do carro, da equipe, de todo mundo menos do piltoto.

      • Claudio CArdoso disse:

        Oi Mari.

        Boa tarde.

        Pessoal so para esclarecer. Eu Acho o Hamilton um grande piloto, é o piloto sem duvida mais agressivo da formula 1.

        Eu apenas nao sou fanatico de achar que ele tomando 2 segundos na classificacao, iria fazer algo de extraordinario na corrida.

        Muito pelo contrario, com isso estou valorizando o piloto, sabendo que ele realmente nao tem equipamento no momento para fazer nada. Exatamento como querer esperar algo do Schumacher.

      • Mari Espada disse:

        Tudo bem Claudio, fique tranquilo… não vou te amaldiçoar por falar algo contra o Hamilton ou a McLaren! Hehehe. =)
        Eu admito a minha tietagem e fanatismo pelo Hamilton, e apesar de torcer muito, sei que milagres não acontecem. Mas não é por saber da realidade que eu deixo de sonhar!!! Entende???
        E apesar das nossas diferenças, acho que podemos conviver pacificamente com isso, não acha?

  7. Alex-Ctba disse:

    Web – 161
    Ham – 157
    Vet – 151
    But – 147
    Alo – 141

    Que campeonato é esse? Vettel e Button a dez pontos do companheiro de equipe e Alonso, continua sua missão de corrida a corrida diminuir o gap para o líder. Agora é de 20 pts. Alguém ainda duvida de q o espanhol é candidato ao título, mesmo a Red Bull sendo esse carro de outro planeta?

    • Anselmo Coyote disse:

      Alex,

      Se fosse o Button nesse carro do Vettel a esta altura o campeonato já estaria praticamente liquidado.

      Abs.

    • Allan Wiese disse:

      Grande campeonato!

      Só espero que, mesmo sendo com uma corrida de antecipação, ele seja decidido em uma pista de verdade e não na última etapa do ano.

    • Mari Espada disse:

      O sistema de pontuação deste ano é uma loucura!
      Tudo pode mudar a qualquer momento!!!

  8. celso gomes disse:

    O Canguru, quem diria, está sózinho. O Tião Pastell não serviu nem para dar um sufoco no Nada Sei. Ficou lá, todo nervosinho, e dando umas erradas básicas atrás do cara.

    Campeonato cada vez mais embolado e indefinido. Do jeito que gostamos. A Vodafone tá ficando irreconhecível. Miltinho com carro quebrado (raríssimo) e o Botão disputando com a turma do meio. Os caras lá da prateada inglesa vão ter que “vender”as férias, se quiserem chegar em Spa a tempo de encarar os Touros e Ferrari.

    abçs

    • Alex-Ctba disse:

      Vão ter q vender as férias de verão com certeza. Ou pelo menos a equipe de espionagem e a equipe de cópia de partes e peças de Woking vão ter q adiar as férias, para poderem levar a asa flexível para Spa. :D

    • Anselmo Coyote disse:

      Cláudio,

      Tião Pastell é ótima!

      Abs.

      • celso gomes disse:

        Cláudio??? ;-) A cachaça tá brava, hein, meu querido causídico!

        Na verdade El Coyote, o Pastell foi criação de um companheiro lá do F1 Around, não me lembro quem, há algum tempo atrás, quando o dito cujo começou a evidenciar o que ele realmente é: um PASTEL.

        abç

    • wilson disse:

      pode por no caderninho:
      rã-miltu só começou a cota de corridas ruins ou sem resultados.
      falta mais umas duas até fim do ano.

  9. Galkadesh disse:

    Quanto à ultrapassagem do Barrichello sobre o Schumacher: foi pura circunstância de corrida que a viabilizou. Assim como foi pura circunstância de corrida o safety car que arruinou a corrida do Barrichello.

    Agora,
    É preciso ter “balls” para passar a centímetros do muro com o Schumacher jogando sujo do outro lado .. e tudo isso por apenas 1 pontinho … são essas coisas que fazem os mecânicos de uma equipe se apaixonarem por um piloto.

    Pro Barrica lavar a alma dele com o povo brasileiro só faltou descer do carro, ir na direção do Schumacher e encher ele de porrada …rsrsrs

    Nota 10 pra corrida dele hj .. deu azar no safety car, mas ta mostrando o quanto está determinado em reerguer a Williams e terminar a carreira por cima.

    • Alex-Ctba disse:

      É o q eu disse, aquela ultrapassagem salvou a corrida, q teve tb uma do Hamilton sobre o Petrov na volta 2 pra ele dar o troco na marca no casco q ele tomou do Russo na largada. Só q a do Hamilton o Petrov sambou na sua frente e o Hamilton foi por fora ganhar a posição.

      E outra parte menos tediosa, foi a lambança nos boxes qdo todo mundo foi pra troca aproveitando o SC. O que era aquele pneu do Rosberg pulando feito bola de basket ? Foi bem perigoso aquilo, fora a lambança do pirulito man da Renault. Não era o fds do polaco mesmo.

      • Mari Espada disse:

        O caos dominou as equipes com a entrada do Safety Car!!!

        Nossa, aquele pneu pulando em meio aos mecânicos foi assustador!
        Fiquei esperando ele bater na cabeça de alguém, só para piorar a situação!

        E coitado do Kubica!
        Ele devia ter atropelado o “pirulito man” só de raiva!!! Hehehe.

  10. Allan Wiese disse:

    Prejuízo grandíssimo para Woking depois de um Q3 ruim para Button e uma quebra de Hamilton.
    Perda das duas lideranças nesse GP… As férias vão ser longas para a McLaren.

    • Fernando Kesnault disse:

      Creio que esta é a realidade da McLaren, só estavam na liderança pelas besteiras feitas pelo comando de prova da RED BULL…

      • wilson disse:

        é o tipo de coisa que é a mais verdadeira realidade, mas que não é vista ou compartilhada pela maioria.
        Já disseram varios filósofos:
        a unanimidade é burra!

    • Mari Espada disse:

      Espero que a McLaren consiga desenvolver-se nessas férias…
      Vai ter muita gente trabalhando na garagem de casa!

  11. Leandro Magno disse:

    E o Fettel(By Regi Leme) ficou sem a porcelana (e ficaria mesmo se ganhasse)…
    Schumacher: um covarde.
    Deveriam tomar a super-licença dele. Foi uma tentativa de homícidio o q ele fez hj.

    • Fernando Kesnault disse:

      Leandro, me desculpe mas o nome do “banana verde” é pronunciado assim mesmo já que no alfabeto alemão a letra “V” se pronuncia como “fé” e o “W” como “vê”, espero que não ruim lhe informar sobre isso. Um abração.

    • Mari Espada disse:

      Homicídio? Hahaha, pior que é verdade!

    • Leandro Magno disse:

      Opa, não estava dizendo q é errado, mas q é o “único” no Brasil q assim pronuncia.
      abs

  12. Fernando Kesnault disse:

    O WEBBER esta competetíssimo e esta a aproveita a chance que está tendo assim como o foram D.HILL, J.HUNT e J.BUTTON. Toda torcida pro Webber e vai acontecer como em 1959 e 1980 qdo. prá espanto de todo mundo um Aussie se transformou em campeão na única chance que teve. Tem seus méritos.

  13. Mari Espada disse:

    E que loucura foi aquela do Vettel sendo penalizado sem saber o porquê!
    Ninguém explicou para ele que o problema foi ele ter ficado a mais de “10 carros” (isso é uma nova unidade de medida?) de distância durante o Safety Car! Afinal, a Red Bull não ia dizer que errou ao mandar ele “atrasar” a galera atrás dele, pro Webber abrir uma boa vantagem…

    • Rodrigo Pedrosa disse:

      Parece jogador de futebol que marca gol tira a camisa e depois não sabe por que levou o cartão amarelo, mostrou amadorismo da RBR, os pilotos deveriam saber a regra.

  14. Luís Carlos tá magrinho.
    Dejoão Alexandre também.
    Resta correr atrás do prejuízo.

    Marcos se deu bem pela quarta vez.
    Antes ele que Sebastião, o pueril.

    Fernandinho e Felipinho tão escalando.
    Um secando o outro.

  15. Mari Espada disse:

    E porque o Vettel amarelou??? Ele não tentou atacar o Alonso nenhuma vez!!!
    Você repararam na cara dele no pódium??? Estava bravinho… mas a culpa foi só dele!

    • Anselmo Coyote disse:

      Mari,
      Depois de 3 largadas horrorosas o Tião Pastel (ótima, Claudio) deu sorte nessa.
      Fez caca na hora do SC,
      Fez caca na hora de entrar nos boxes e
      Quando ficou com aquele foguete atrás do Nada Sei amarelou vergonhosamente. Eu achei até que ele recebeu ordem da Cosa Nostra para não passar. Sei lá, alguma coisa assim:

      Mr. I Don’t Know, the Mr Tião Pastel has a car faster than you, but don’t worry. We’ll take car of it.

      Conclusão de onde não se espera é que não sai nada mesmo.

      O piloto tem direito de mudar de trajetória uma vez para defender a posição. Essa é a regra a ser observada ao se defender posição e ao se tentar ultrapassar. Foi o que o Schumacher fez. Mas, parece que o Burriquelo não conhece essa regra e pensou que ia levar fácil. Espere sentado, Rubelo!

      Abs.

      • Felipinho disse:

        Pois é..
        o alemão acabou de perder 10 posições na próxima largada.
        Devem ter alegado “direção perigosa”.

  16. Mari Espada disse:

    Belo texto Claudemir!
    E, além do Hamilton, EU também senti o gosto amargo da quebra… Foi triste!

    Se a McLaren precisar de ajuda pra trabalhar na silly season, eu me candidato!!!
    Eles precisam concentrar todas as energias nisso!!!
    Ou então… Não quero nem pensar!

  17. Rodrigo Pedrosa disse:

    Corrida pouco movimentada, pontos altos a constância espetacular de Webber, que garantiu a vitória e a fantastica ultrapassagem de Rubinho.

    Foi postado aqui anteriormente algumas histórias do GP da Hungria, falando que apesar de normalmente ser um grande premio monotono, tem grandes ultrapassagens em sua história, e para mim, quando se falar do GP da Hungria, con certeza vai se falar da antologica ultrapassagem de Piquet em Senna e também na manobra perfeita de Rubinho em cima de Schumacher, com o alemão tentando jogar Barrichello no muro, mas mesmo assim o brasileiro saiu em vantagem, show de ultrapassagem que fica para a história.

    Confesso que após a parada de Rubinho, quando vi que ele ficou atrás de Schumacher, eu mesmo brinquei dizendo que ele estava guardando a posição de pontos para o alemão, mas quando ele partiu para cima com um apetite, que me parece que foi maior após o episodio de Massa em que tantos lembraram de 2002, ele caçou Schumy, que em ultima instância tentou o que sempre fez quando pressionado, apelou para o jogo sujo e tentou joga-lo no muro.

    Se na semana passada o resto do domingo foi triste por ver uma referencia no esporte ter caído diante de forças internas, hoje o dia parece com um outro sabor e diferente do domingo passado tem um sabor doce, nunca um 10º foi tão saboroso para um país, para mim Rubinho ajudou a tirar um pouco da tristeza do automobilismo nacinal este fim de semana, espero que daqui a alguns anos esta ultrapassagem esteja entre as coletânias no youtube, que tanto nos faz gostar de F1.

    O ponto mais baixo foi a falta de atitude de Vettel que com um carro muito superior não foi capaz nem de ameaçar Alonso, é o que eu sinto do Vettel, se ele está na frente faz tudo certo não erra, mas em compensação não consegue ultrapassar quando é necessario, hoje Vettel pode ver e rever a manobra de Rubinho, e aprender como se faz.

  18. Alex-Ctba disse:

    Claudemir, em relação a vc ter ficado confuso com a punição ao Vettel, o Regulamento Esportivo, diz :

    Primeiro depois de todo o procedimento de entrada do SC na pista o artigo. 40.5 diz:

    “From this time, any car being driven unnecessarily slowly, erratically or which is deemed potentially dangerous to other drivers at any time whilst the safety car is deployed will be reported to the stewards.”

    …algum carro sendo dirigido desnecessariamente devagar…

    Depois o artigo que vai punir o Vettel é o 40.9 que diz:

    40.9 The safety car shall be used at least until the leader is behind it and all remaining cars are lined up behind him. Once behind the safety car, the race leader must keep within ten car lengths of it (except under 40.11 below) and all remaining cars must keep the formation as tight as possible.

    Uma vez atrás do SC, o líder deve manter-se dentro da distância de dez carros dele ( exceção artigo 40.11 abaixo) e todos os carros restantes devem manter formação tão próxima quanto possível.

  19. Felipinho disse:

    Claudemir,

    olhando a regra:

    40.9 The safety car shall be used at least until the leader is behind it and all remaining cars are lined up behind him. Once behind the safety car, the race leader must keep within ten car lengths of it except under 40.11 below and all remaining cars must keep the formation as tight as possible.

    detalhe ao: and all remaining cars must keep the formation as tight as possible.

    Portanto a RBR vacilou nessa ao tentar ajudar o Webber prejudicando assim o Vettel, até parece piada tanta besteira que fazem, isso porque o Vettel tem a preferência.

    Quanto a corrida, só o SC para salvar essa pistinha de Merlin, e o Tio Bernie já ta falando mal de interlagos, vai entender né…

    Webber, nada mal para o segundo piloto, já que so restava ele para salvar a RBR.
    Choronso, ganhou uma posição na largada, e se o carro da RBR não fosse tão superior poderia ter se dado bem, dessa vez não ouvimos sua voz pelo rádio, será que não foi ele que pediu punição pro Vettel não?.
    Massinha, corrida burocrática, não conseguiu nem ganhar a posição do Vettel quando da punição, continua muito abaixo do que se espera, se é que alguém ainda espera alguma coisa.

    Destaque para a ultrapassagem do Rubinho, pena que com uns 10 anos de atraso, e com o velho lobo já sem dentes ( a diferença entre os carros quase de 4 segundos por volta), mesmo assim ele ainda empurrou o Rubinho pro muro, um pancão ali entre os dois ia dar o que falar.

    • Claudio CArdoso disse:

      Claudio CArdoso.

      EU sou um dos que torçam pelo Massa, porem procuro mantes os olhos bem abertos e nao cair no fanatismo piegas que embassa as vistas.

      O Massa esta muito mal esse ano, nao é possivel o caminhao que ele toma toda corrida do Alonso é incrivel.

      Sinceramente eu acho que a Ferrari fez o certo com o Alonso corrida passada, nao pode existir dentro da equipe a menor esperança que o Massa va disputar o campeonato com ninguem.

      • Mari Espada disse:

        Sorry, Claudio!
        Mas eu sou PIEGAS com orgulho!!! =D

        Go Hamilton, go!

    • wilson disse:

      se continuarem a esperar alguma coisa a mais do massa a decepção aumentará muito, coitado.

  20. Claudio CArdoso disse:

    Para mim essa corrida é apenas a continuacao do Script.

    A Redbull é uma pessima equipe no campo esportivo.

    Se fosse um campeonato onde existissi uma equipe ao menos proxima eles ja teriam dado adeus ao compeonato faz é tempo.

    È impressionante como toda praticamente toda corrida eles jogam pontos foras. È INCRIVELLLLL.

    • Anselmo Coyote disse:

      Cláudio,

      Não sei. Hoje eu fiquei em dúvida, sinceramente.

      Qdo o Vettel ficou em 3o minha dúvida foi:

      Ele vai pra cima e vai se estrepar todo OU ele vai amarelar porque é um c.gão?

      Agora a coisa piorou pra mim. Juro. Estou num momento tostines. Juro. Ajudaí.

      O Vettel é um c.gão porque amarela OU amarela porque é um c.gão?

      Obrigado antecipadamente pela força (mas fundamente sua resposta).

      Abs.

      • Alex-Ctba disse:

        Coyote não precisa mais disfarçar o palavrão. Aqui no Ultrapassagem a gente deixa o Akismet na geladeira :D

        Não sei como alguns comentários vão para cx de Spam , não fazemos a menor idéia, mas estamos sempre atento para liberar o mais rápido possível.

      • Claudio CArdoso disse:

        Anselmo, eu fico com a opcao que ele nao esta disposto mais a fazer merda.

        Por que ?

        Porque ele nao sabe realmente ultrapassar, entao ele fica no dilema.

        Eu tento e bato

        ou nem tento e fico com esses pontos mesmo.

        Pensando no campeonato melhor nem tentar. rsss

        Afinal quem tem um foguete daqueles, pode se dar o luxo de perder esses pontinhos, alias o que sao esses pontinhos ?

        Para quem ja jogou tantos no lixo, esses nao sao nada hahah

      • Claudio CArdoso disse:

        Anselmo.

        Precisa fundamentar, pq a Redbull é a Pior equipe Administrada no campo esportivo ?

        Nem precisa ne, so ver a quantidade de merda que eles fazem, sem fazer contas deve ser 1 no minimo a cada 2 corridas.

      • Anselmo Coyote disse:

        Brigado, Cláudio.

  21. fernando-ric disse:

    Afinal, até agora não sei o motivo do SC, de quem era aquela peça na pista ?

  22. Galkadesh disse:

    Schumacher é punido e perde dez posições no grid da próxima corrida.

    Questão de bom senso. Esta imagem fala por si só .. e mostra o tamanho do risco que Schumacher expôs Barrichello.

    Coyote,

    concordo que é lícito a manobra de mudar de posição uma vez para se defender de uma ultrapassagem .. mas o contexto de hj foi outro, Schumacher mudou de posição na pista para jogar Barrichello no muro .. e isso não é uma atitude esportiva.

    • Fernando Kesnault disse:

      Se batessem e o Rubens fosse lá e desse um murro no chucrute podem ter certeza de que seria redimido de suas atitudes em 2001 e 2002, mas…uma vez “bundão” sempre “bundão”..

    • Anselmo Coyote disse:

      Se tivesse conseguido eu ia adoooooooooooooorar.

    • Anderson Dorneles disse:

      Olá,

      Essa manobra do shumi hoje contra o rubens não foi identica a do vettel na largada da corrida passada contra o alonso? o chega pra lá contra o muro foi igual. É facto agora pra mim, a FIA tem dois pesos e uma medida, não q eu seja partidário do shumi, só acho q ambos teriam q ter sido punidos, tanto vettel qto shumi, pq pra mim a manobra foi igual.

      Abraço

      • Alex-Ctba disse:

        Tb acho q o Vettel deveria ter sido punido naquela largada. Só q a diferença de velocidade entre aquela manobra e a de hj não tem comparação. Na largada Vettel e Alonso estavam no máximo a 150 km/h, hj o Schumi jogou o Barrichello contra o muro a quase 300 km/h. A merda poderia ser grande.

    • Anselmo Coyote disse:

      Bom,
      Aí vc já entrou no campo da intenção.
      A regra deveria ser outra:
      Se for com intenção não pode. Se for sem intenção, pode.
      E o polígrafo seria o fiel da balança.
      Abs.

  23. Remédios, a bela disse:

    Coyote, Você é um fanfarrão. Adorei seu comentário. Rsrsrsrsrs

  24. Alex-Ctba disse:

    A tentativa de homicídio do queixada, lembrou um pouco a manobra do Webber sobre o Massa em Fuji 2008. Vejam, é a primeira de uma sequencia :

    Como disseram ali em cima, a ultrapassagem do Barrichello, acaba de entrar para a história.

    • Fernando Kesnault disse:

      Memoravel a ultrapassagem do Hakkinen sobre o Schumy inn Spa com o Zonta como observador privilegiado, a do Mansell sobre o Berger na curva Peraltada no Mexico…por fora e a do Piquet sobre Senna na Hungria/86, de lado com direito a levantar o braço após dominar o carro, o que será que ele fez?? O dedinho levantado??? HAHAH o Senna teve que engolir esta para “todo o sempre”, imaginem esta cena hoje em dia com o trio idiota da Venus platinada a ver?? Três frustados juntos é dose…Burti nunca fez nada na f-1 e nem outra categoria; R.Leme, o melhorzinho da turma mas que com a convivência e idade ficou “tapado” e o “CALA a boca Galvão” nem precisa dizer, é um completo idiota.

    • Anselmo Coyote disse:

      Quanta carência… haja coração!!!!!
      Qualquer piloto deixaria para ultrapassar no final da reta, onde o outro já posicionou e não tem como mudar de trajetória. Mas o Rubiquelo tentou isso umas 4 vezes e não soube como fazer. Aí partiu para o corpo a corpo na reta mesmo, onde o outro piloto está com o carro equilibrado e com possibilidade física e legal de mudar de trajetória.
      Passou o maior apertão, claro.
      O Schumacher é isso e sempre vai ser e se os pilotos brasileiros tivessem 1% disso não estariam pagando os micos que estão, não teriam se tornado chacota mundial.
      Abs.

  25. Alex-Ctba disse:

    E o “cala a boca Galvão” começou bem hj. A Tv mostrando uma série de replays, e qdo. mostraram a ultrapassagem do Hamilton sobre o Petrov ele gritou: “E AGOOOOOOORA o Petrov tenta dar o troco…” e depois q ele se tocou q era replay. Alguem deve ter falado em off pra ele.

    Depois qdo o Burti traduziu o rádio Schumacher e falou q os freios estavam “longos”, a anta q é metido a entendido, falou: “Burti é bom q se explique para o telespectador sobre a freiada na F1, a freiada é aquela pancada fortíssima ” Acho q com esse “pá” ele tentou “esclarecer” nós, os infelizes telespectadores dele.

    Mais tarde qdo. qdo começou a investigação da irregularidade do Vettel ele disse: “EU FALEI GENTE, não pode entrar nos boxes daquela maneira q o Vettel entrou” sendo q a investigação era pela tal medida de dez carros q o Vettel não poderia deixar entre ele e o Webber, para beneficiar a equipe.

    Mais tarde qdo. o Vettel não conseguia passar o Alonso, aí o trio caiu na pachequice total e ficaram lembrando o Senna e tal. O Burti foi lá na primeira volta do Senna em Donington Park, q foi sensacional, mas não tinha nada haver com o contexto.

    É amigos, haaaaaja coração!

  26. Nick Mason disse:

    Uma semana após a morte do Felipe Massa, o Rubinho renasce! Dá-lhe Rubinho!

  27. celso gomes disse:

    Claudemir,

    Perfeita sua resenha meu amigo. Minha opinião sobre o que você nos perguntou:

    “…dessa vez deixo que vocês exponham suas opiniões, porque essa regra dos 10 carros para o SC eu não entendi e fiquei tão perplexo quanto Vettel, afinal ele não estava a mais de 10 carros do SC e sim de Webber e me pareceu uma punição compensatória pelo ocorrido na Alemanha, coisas que a FIA adora fazer.

    Na foto abaixo dá para perceber que há uma verdadeira “avenida” entre o carro do Pastell e o SC, que por sua vez, está um pouco à frente do Canguru.

    1 abç

    • Fernando Kesnault disse:

      Esta foto mmostra o jogo de equipe a Webber “dispara” e o Vettel segura a turma, observa-se que o SC já esta na linha de entrada dos boxes portanto, o Webber pode acelerar e ir embora.

  28. André disse:

    O Button não esteve bem na corrida. Mas o Hamilton estava andando no mesmo ritmo das Ferraris mesmo com o carro não tendo as asas dianteiras flexíveis.

  29. zezinho disse:

    Depois de quase 100 comentários, não há nada de novo pra falar sobre a corrida, então vou registrar a felicidade de ver o Webber na liderança novamente. Sempre que ele cai, alguns já afirmam prontamente que ele ‘já era’ no campeonato, e logo em seguida ele consegue se recuperar. Pode até não ser campeão, mas torço que termine na frente do Vettel.

    Sobre a corrida do Barrichello, estava muito bem encaminhada até o SC. Passaria Rosberg e Petrov com a estratégia dos pneus duros e terminaria a corrida em 7º. Com os dois no tráfego pós pit-stop (por poucas voltas que fossem) ele teria pista limpa para manter essa vantagem no final da corrida.

    Pelo menos salvou o dia com a bela ultrapassagem, que era obrigação!

  30. zezinho disse:

    Ah sim…

    Muito boa a prova. Se pensarmos que foi na Hungria (!!!), foi extremamente movimentada!

    Abs

  31. Vitor, o de Recife disse:

    Sobre os dois lances que valeram a corrida (o resto poderia ter dormido que não perderia nada; só a confusão dos boxes pertubaria o cochilo):

    1. A Red Bull, que tanto criticou o jogo de equipe da Ferrari, uma coisa feia que não deveria acontecer, diria eles e… é punida por um lance de jogo de equipe!!! Que ironia, não? Perderam a oportunidade de desvia o foco de sua incompetência em administrar seus dois pilotos e engoliram a perda de uma vitória de seu queridinho Vettel, tendo que se contentar com uma vitória SOBERBA do segundo piloto. Não merecem o título e se levarem, que seja com o Webber.

    2. Sobre o Barrichello, todos sabemos que é um bom piloto, mas nada excepcional. Só que o cidadão tem os seus dias, e quando está nesses dias faz coisas de gente grande. Assim foram suas vitórias em Hockenheim/2000 e Silverstone/2003. A primeira foi a mais emocionante por todo o contexto, mas a segunda foi sua atuação mais brilhante em termos de arrojo. Mas a ultrapassagem de Hungaroring com certeza vai ficar na história do Barrica.

    E o Schumacher… bem, foi simplesmente o Schumacher, um piloto que carrega lado a lado um talento excepcional com manchas lamentáveis de atitudes antiéticas. E assim é a sua história na categoria: feitos memoráveis, como bem mostra o post feito pelo Sirlan, uma história de dedicação trabalho e empenho, enfim, exemplar. E um outro lado, repleto de feitos dos mais vergonhosos e hoje ele acrescentou mais um para a lista. Por sorte, terminou tudo bem.

    • Allan Wiese disse:

      Vitor: não sei se você ou os outros repararam, mas Horner ficou com um sorriso amarelo no fim da corrida com a vitória do Webber…

  32. Alex-Ctba disse:

    Race Edition do GP da Hungria

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s