F1 2010: Uma experiência única

Publicado: 20/08/2010 por Mari Espada em Artigos, Notícias
Tags:, ,

Qual fã de Fórmula 1 que nunca sonhou em ser piloto? Eu mesma já tive os meus delírios. Até mesmo por isso defendo tanto a presença feminina no esporte, afinal que quero sentir-me representada no grid!

Mas como já passei da idade de iniciar no kart e enquanto o dia de termos uma nova dama na Fórmula 1 não chega, só posso acalmar meus ânimos no mundo virtual…

E para a minha felicidade, e de todos os amantes de vídeo-game, a produtora Codemasters está produzindo o F1 2010 para X-Box 360, Play Station 3 e PC.

Porém recriar uma experiência real em ambiente virtual não é tarefa fácil… A lista dos elementos que deve ser fielmente recriado é interminável, que vão desde a manipulação do carro e suas configurações, às mudanças climáticas e diferentes níveis de aderência à pista, até chegar em coisas como a atmosfera do paddock e a tensão entre as equipes e pilotos rivais.

Sem contar que o fã de Fórmula 1 é extremamente bem informado sobre o seu esporte favorito, e querem uma autêntica recriação de tudo o que vêem em um fim de semana de Grande Prêmio. Por isso todos os circuitos foram recriados com base em arquivos CAD e milhares de fotografias da pista e seu entorno, desde árvores, placas de publicidade, edifícios, topografia e o skyline da região.

O mais impressionante é que neste projeto já está inclusa a pista da Coréia, que ainda está em construção. Então provavelmente nós, torcedores, poderemos correr por lá antes de muitos pilotos!

Mas o melhor de tudo ainda está por vir…

Na maioria dos jogos de corrida criados até hoje, o jogador sente-se jogando com o carro e não com o piloto, contudo no F1 2010 o foco é o jogador sentir-se como um herói da Fórmula 1. Para isso re-criaram a interação direta com os engenheiros da equipe, seja para falar sobre a configuração do carro, os acontecimentos na pista, a probabilidade de mudança no clima, a localização do seu companheiro de equipe, etc… todas as coisas que estamos acostumados a ouvir no rádio ao longo de um fim de semana de corrida, considerando os treinos, classificação, pit stop e a própria prova do domingo.

Essa experiência única é a grande promessa deste game que será lançado em 24 de setembro deste ano nos EUA, e deve chegar algum tempo depois em terras tupiniquins. Eu estou aguardando ansiosa desde que tive notícias de que começariam esse grande projeto há uns 18 meses atrás, mais ou menos no início de 2009. Ou seja, minhas unhas Papaya Orange estão todas roídas de tanto esperar!

comentários
  1. Este jogo promete, mas esta “interação” com os boxes já existia no F-1 2006 do Playstation 2, no mais a grande novidade fica por conta do duelo com o companheiro de equipe que pode te dar vantagens e pela primeira vez um jogo de F-1 na nova geração de games, lembrando que apesar do WII ser novo ele tem uma engine no mesmo nivel do playstation 2.

    Acompanho games de F-1 desde do Ayrton Senna’s Super Monaco GP 2, do mega drive, e de lá pra ca posso dizer que joguei todos os que levavam o nome F-1, e essa expectativa já vive algumas vezes, quando sai do Mega Drive para o Playstation 1, depois de ver o F-1 1995, que era genial tinha até narração, hehehe, depois a expequitativa do F-1 para o Nitendo 64, a volta para o playstation 1, o F1 do Dreamcast, finalmente chegar aos do Playstation 2 e pensar comigo mesmo, não tem o que melhorar aqui, na verdade estava enganado, pois em setembro teremos mais um salto de geração nos jogos de F-1.

    É verdade que o Playstation 3 já tem um F1 2006, mas não foi um jogo criado para a nova geração, é o mesmo do playstation 2 apenas remodelado graficamente para o Playstation 3.

    No aguardo e super ancioso para pegar este jogo.

    Mari, bem legal sua postagem.

    • Vitor, o de Recife disse:

      Caramba, momento nostalgia… Já joguei muito Super Monaco GP. E uma curiosidade mórbida: quando você cruzava a linha de chegada e passava por cima do homem da bandeirada, o cara saia voando!

      Ainda bem que nunca fui piloto…

    • Mari Espada disse:

      Nossa Rodrigo, falou a voz da experiência, hein…
      Eu joguei alguns desses jogos que você citou, mas não todos. Lembro bem do F1 2000 do Playstation 1 e do Sega Rally do Saturno (que apesar de não ser Fórmula 1, era demais!).

      E obrigada por apreciar meu post! =)

      • Muito bom o F1 2000, lembro que tinha uma opção de ajuda, que você só precisava acelerar, o resto era automatico, até fazer as curvas, de certa forma era bom para correr a corrida completa, quando dava aquela cansada, hehehe.

        Outro fato importante, tanto o F1 98, quanto o F1 99, que só saiu no Japão, mas claro que chegou aqui (piratinha), eram muito abaixo da media, lembro que eu tinha uma expectativa de jogar o F1 99, que era a estréia da BAR, com aquela pintura louca de meio carro de cada cor e o ziper, mas foi uma decepção.

        Outra coisa que eu sempre lembro deste jogo é a musica da abertura:

        O tema:

        E logo após começava:

        Quem jogou lembra, hehehe, é tipo a song 2 do Blur para quem gosta de jogo de futebol, hehehe…

  2. Felipinho disse:

    opa…

    nessa interação com os boxes e engenheiros eu posso dizer que alguma coisa é ridícula e que estou mais rápido que meu companheiro de equipe?

    • Vitor, o de Recife disse:

      KKKKKKKKK!!!

      Ou pior, poderia ser ordenado a bater o meu próprio carro para favorecer o companheiro?

      Será que na tela de opções tem alguma chamada “FIA protected”?

      Ou 1A e 1B?

    • Mari Espada disse:

      Felipinho e Vitor, tenho impressão que o sarcasmo, ironia, manipulação e qualquer sentimento humano mais underground ficarão fora das possibilidades do jogo… hehehe.
      Vamos aguardar para ver! =)

    • Só se jogar com a Ferrari e um certo espanhol…

  3. André Távora disse:

    Esse jogo promete!! Mas eu larguei o mundo dos jogos ha algum tempo. O último que joguei foi o do Nintendo Wii, pilotei a Brawn do Barrichello, sensação mto boa “pilotar” com aquele volante sem fio.

    Atualmente eu “acalmo” meus animos pilotando Kart num campeonato da empresa, montamos até um site ( http://www.wix.com/coka_rj/2010 ) , quem quiser dar uma ollhada, fique à vontade!

    Abraços!

    • Mari Espada disse:

      Esse jogo promete tanto que aposto que você vai fazer que nem o Schummy e se des-aposentar! Não? =)

      • André Távora disse:

        É uma possibilidade.. hehe

        Tomara que eu não volte tão enferrujado quanto o Dick-Vigarista!

        parabéns pelo posta Mari.

  4. Zezinho disse:

    A codemaster ultimamente está fazendo uns jogos com os gráficos excelentes, mas tem deixado a desejar em alguns quesitos mais importatnes para mim, que é o fator simulação, jogo Richard Burns Rally, GTR2, GTL, GTR Evolution e Rfactor, todos são simuladores, e lhe exigem muita técnica para pilotar os carros, não é só sair acelerando , fazer curva de qualquer maneira. Vamos esperar para ver como vai ser este jogo!

    Relembrando jogos antigos de F1…, uns dos jogos que eu mais agradei for o F1 Circus do megadrive , eram 8 temporadas, de acordo com o seu rendimento você era chamado para correr em outras equipes! O cartucho tinha bateria para fazer o backup ( coisa rara na época , era tudo password ), a única coisa ruim de acostumar no começo era a visão de cima do carro, mas do resto era legal, os pneus tinham desgate, chovia no meio da corrida…

  5. Mari Espada disse:

    Vejam só esse teste do game… na chuva!

  6. Mari Espada disse:

    Vejam só o “Miltinho” jogando online!!!
    Muito legal, hein! =D

  7. […] com Lewis Hamilton! Publicado em 15/09/2010 por Mari Espada Em um texto para o Ultrapassagem eu falei sobre o novo game F1 2010, que deve sair em 24 de setembro nos EUA para os mortais, pois […]

  8. Mari Espada disse:

    Para irmos esquentando os motores para o próximo GP… segue um vídeo do novo game em Cingapura!

Deixe uma resposta

