E agora, em quem podemos confiar?

Publicado: 23/08/2010 por Mari Espada em Artigos, Formula1
Tags:, ,

Lembra na época da escola, quando você estava nas férias de julho e pegava o boletim do primeiro semestre para fazer as contas de quanto precisaria tirar de nota no segundo semestre e assim garantir o ano?

Pois é… Já que estamos para voltar de férias da Fórmula 1 no próximo fim de semana, vale a pena recordar o histórico de confiabilidade de cada equipe nessas 12 primeiras corridas da temporada, para assim seguimos em frente no campeonato com consciência da situação de nossas escuderias do coração!

E para essa aferição de confiabilidade vou resgatar os números de voltas completadas por cada equipe, publicadas na revista alemã “Auto Motor und Sport”; lembrando que ser confiável diz respeito à estabilidade do funcionamento dos carros, e dessa forma não considera velocidade e nem pontuação.

01 – Ferrari: 99,8% confiável / 238 pontos no campeonato
Em um total de 1474 voltas nessas 12 primeiras corridas do ano, a Ferrari está no topo da lista de confiabilidade com surpreendentes 1471 voltas completadas, tendo sofrido apenas um problema mecânico até então.

02 – Red Bull: 93,1% confiável / 312 pontos no campeonato
Apesar de uma reputação de baixa confiabilidade no início da temporada, a Red Bull é a segunda colocada com 1373 voltas completadas até agora. Pois eles abandonaram apenas duas corridas, sendo uma devido a problemas mecânicos, e a outra devido à colisão entre Vettel e Webber, eliminando os dois pilotos da corrida. Os demais problemas enfrentados pela equipe não causaram abandono, apenas alguns atrasos e perdas de posição.

03 – Mercedes: 92,7% confiável / 132 pontos no campeonato
Com 1367 voltas completadas, a terceira colocada nesta lista de confiabilidade é a equipe Mercedes GP, que possui apenas dois abandonos de corrida nesta temporada devido a problemas mecânicos. E, juntamente à Ferrari, são as únicas equipes que não se envolveram em nenhum acidente até o momento.

04 – McLaren: 91,4% confiável / 304 pontos no campeonato
Surpreendentemente atrás da Mercedes e na quarta colocação nessa lista de confiabilidade, a McLaren completou 1347 voltas, sendo que enfrentou dois problemas mecânicos e um acidente nessas 12 primeiras corridas de 2010.

05 – Renault: 86,4% confiável / 106 pontos no campeonato
Com quatro abandonos devido a problemas mecânicos e dois abandonos por colisão, a Renault ocupa a quinta colocação da lista de confiabilidade, sendo a pior entre as equipes de ponta com apenas 1274 voltas completadas e apenas 18 corridas finalizadas por seus dois pilotos.

06 – Williams: 86,1% confiável / 40 pontos no campeonato
Com somente 1269 voltas completadas devido a um problema mecânico e três acidentes, a Williams ocupa a sexta colocação na lista de equipes mais confiáveis; sendo que completaram apenas 20 das 24 corridas realizadas por seus dois pilotos.

07 – Force India: 85,5% confiável / 47 pontos no campeonato
Em um total de 19 corridas finalizadas por seus dois pilotos, a Force India ocupa a sétima colocação com a soma de 1260 voltas completadas até agora na temporada. Sendo que três de seus abandonos ocorreram por problemas mecânicos e dois por acidente.

08 – Toro Rosso: 80% confiável / 10 pontos no campeonato
Somando 1184 voltas completadas em 17 corridas finalizadas, a Toro Rosso é a oitava colocada na lista de confiabilidade com quatro abandonos por problemas mecânicos e três abandonos por colisão.

09 – Lotus: 71,1% confiável / sem pontuação no campeonato
Até agora na temporada, a Lotus sofreu nove abandonos por problemas mecânicos e três abandonos por acidente, empatando com a Virgin em número de abandonos, só perdendo para a Sauber. Com isso a equipe ocupa a nona colocação com 1049 voltas completadas em 12 corridas que conseguiram terminar.

10 – Hispania: 70,7% confiável / sem pontuação no campeonato
Com apenas 1043 voltas completadas em 13 corridas que conseguiram cruzar a linha de chegada, a Hispania ocupa a décima colocação em confiabilidade até o momento nessa temporada, contabilizando oito abandonos por problemas mecânicos e três abandonos de prova por acidente.

11 – Virgin: 65,2% confiável / sem pontuação no campeonato
Assim como a Lotus, a Virgin também possui apenas 12 corridas completadas por seus dois pilotos, ou seja, metade do total de corridas. Dessa forma a equipe possui 962 voltas completadas, com onze abandonos por problemas mecânicos e um abandono por acidente.

12 – Sauber: 57,9% confiável / 23 pontos no campeonato
A Sauber é a última colocada e, com isso, a equipe menos confiável do grid. Com míseras 854 voltas completadas por seus dois pilotos em um total de onze corridas finalizadas, sendo que ocorreram dez abandonos de prova devido a problemas mecânicos e três abandonos devido a acidentes.

Agora que já conhecemos os fatos, o seu coração apaixonado vai continuar confiando na equipe errada?
O que fala mais alto para você, a razão ou a emoção?

No meu caso… Eu nem preciso responder essa pergunta, né!?

comentários
  1. Mari Espada disse:

    Depois que fiz esse comparativo, fiquei com medo do Alonso! Não esperava que a Ferrari estivesse assim tão estável… acho que eles estão mais na briga pelo título doque eu pensava!

    E sabe, a minha amada McLaren me surpreendeu também… mas porque eu esperava mais dela! Pô, ficar atrás da Mercedes não dá!
    Quero só ver agora em Spa… porque estou traumatizada depois do GP da Hungria!
    Ai ai ai, não pode deixar o Miltinho na mão denovo, hein! Vou ficar brava!!! =/

    Aliás, parabéns ao Massa, que concluiu todas as voltas até agora! Ele não quebrou e nem bateu! Excelente para um piloto mediano… é brincadeira gente, calma! =)

    • Fernando Kesnault disse:

      Mas é por isso mesmo Mari. Piloto mediano só sabe “levar” o carro e mais nada. Se der certo no final, ótimo, senão deixa pra próxima.

  2. Mari Espada disse:

    Ah, só pra constar nos registros:
    É claro que o meu coração apaixonado vai continuar torcendo pela McLaren, né?

    O amor é cego (e burro)! =)

  3. Anselmo Coyote disse:

    Infelizmente a Cosa Nostra está com mais chances que todas as outras. Lá não há disputas de pilotos embora os carcamanos jurem de pés juntos que não é assim (e essa dissimulação que é o problema, pois gera surpresas que os torcedores não esperam). Mas, a essa altura, quem dá ouvidos a eles?
    Abs.

  4. fernando-ric disse:

    Todo mundo se preocupa primeiro em terminar as provas…..

    Mas não adianta nada terminar todas as corridas…. sem ganhar !

    • Mari Espada disse:

      Com certeza, Fernando! Por isso confiabilidade não é sinônimo de pontuação!
      Veja a Sauber, com menos da metade das corridas terminadas… e em compensação é a única da “série B” que tem pontuação! Afinal as poucas corridas em que “sobreviveu” ela conseguiu uns pontinhos de recordação.
      Mas a confiabilidade interfere bastante entre as melhores colocadas, já que tem muita equipe dependendo do erro das demais para conquistar uma vitória.

  5. Fernando Kesnault disse:

    Podem vir com estatisticas e tudo mais mas no final dará o Mark Webber como campeão e a Red Bull como campeã por justica entre os construtores. Quanto à Ferrari,….bom é melhor nem falar nada…

    • Vitor, o de Recife disse:

      “Podem vir com estatisticas e tudo mais mas no final dará o Mark Webber como campeão e a Red Bull como campeã por justica entre os construtores. Quanto à Ferrari,….bom é melhor nem falar nada…”

      Sei não… o carro é realmente para ganhar o título, e com sobras, mas a equipe…
      E Ferrari e McLaren não devem ser subestimadas.

    • Mari Espada disse:

      Meu coração é McLaren e Lewis Hamilton até o fim!
      Mas eu admito que esse ano o Mark Webber merecia ganhar só pela sua atitude! E a Red Bull só pelo projeto assustadoramente certeiro do RB6!

  6. Lucas Túlio disse:

    Eu torço e confio muito de que Mclaren vai ter gás pra chegar disputando o titulo!

    Com Lewis de preferencia!

    Na Red Bull eu sou mais Webber do que “juvena” Vettel!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s