Como uma equipe constrói um carro em torno de seu piloto.

Publicado: 24/08/2010 por Mari Espada em Formula1, Notícias
Tags:, ,

Agora que estamos entrando em uma fase de design dos carros para a temporada de 2011, é interessante entender o processo de construção dos carros de Fórmula 1.

Por isso selecionei um vídeo que mostra o início desse processo, que é exatamente o que as equipes devem estar fazendo neste período: trabalhando com um modelo do chassi em escala real, de modo que todos os detalhes que podem interferir com o piloto estejam representados, evitando surpresas posteriores e visando o máximo de conforto para o piloto, garantindo assim que, no momento da corrida, ele esteja 100% concentrado em seu objetivo de vencer.

Neste vídeo pode-se perceber Lewis Hamilton trabalhando em ajustes do estofamento de seu banco para adequar aos movimentos de seu braço ao girar o volante. Na equipe McLaren o engenheiro Scott Bain, que vemos no vídeo, é responsável por toda a interface diretamente relacionada ao piloto, desde a parte traseira do assento até os pedais, passando pelo volante, uniforme e capacete.

A preocupação e planejamento das equipes em seus projetos vão além do que podemos imaginar…

Fonte: James Allen.

comentários
  1. Mari Espada disse:

    Eu adoro esses vídeos dos “bastidores” da F1! =)

    • Allan Wiese disse:

      São ótimos Mari!

      E a McLaren faz cada um que vou te contar hein?

      E é muito interessante, como você falou, notar que cada mínimo detalhe pode fazer muita diferença no rendimento dos pilotos.

      • Lucas Túlio disse:

        “E a McLaren faz cada um que vou te contar hein?”

        Fantástico! Um dos melhores que eu ja vi é o que mostra o Lewis e Button “abandonados” pela equipe e tendo que montar o carro sozinhos.

      • Allan Wiese disse:

        Esse é demais mesmo Lucas!

  2. Vitor, o de Recife disse:

    Vídeo muito bacana.

  3. Laysson disse:

    Muito bom o vídeo. Agora to pensando na questão do Button. Agora pro próximo carro, ele já tem mais voz pra dar feedback. Como esse ano ele já foi bem, aliás muito praquilo que se esperava dele, de repente da pra esperar uma melhora pra próxima temporada.

    • Mari Espada disse:

      Com certeza! O MP4/25 foi adaptado ao Button, que chegou “tarde” na equipe, mas o próximo carro já será pensado de acordo com suas necessidades, o que pode trazer uma melhora em seus resultados nas corridas.

  4. djow disse:

    Só um detalhe. Um piloto da qualidade e do nível do Button nao precisa de uma temporada inteira na equipe para só no próximo ano poder dar o seu feedback.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s