Treino Livre, FP2, Alonso domina os treinos de sexta!

Publicado: 27/08/2010 por Claudemir Freire em Artigos, Notícias
Tags:, ,

Com propriedade de um bi-campeão, Alonso dominou os dois treinos livres desta sexta-feira, claro que ainda é sexta e a pista molhada no FP1 e secando no FP2 não dão o exato parâmetro para a classificação amanhã, mas deixa uma pontinha de esperança na casa de Maranello, destaque também para Robert Kubica, que com sua revisada R30 andou bem e a FI de Adrian Sutil, o que mostra que é um carro com DNA de Spa, porque só isso explica andar tão bem nessa pista.Por se tratar de um treino livre sem muita importância e com pista molhada não temos muito o que falar, houveram notícias sobre as polêmicas “asas flex”, então pelo visto foram aprovadas e assim como a Silly Season, Spa começa morna e sem graça, vamos esperar o desenrolar do dia e esperar a classificação de amanhã, enquanto isso fica um pequeno release do que as equipes fizeram na molhada pista belga.

Ferrari, com Alonso andou bem nos dois treino, conseguiu se mostrar forte para a classificação, Massa andou com seus meio segundo de sempre, pista molhada, fria e pneus frios são mais um problema para o brasileiro que não tem tido vida fácil em nenhum momento ante o espanhol. As atualizações de assoalho e difusor não podem ser avaliadas agora, já que é um treino de sexta e com chuva fica ainda pior.

Mclaren, consistente em ambos os treinos, conseguiu ficar sempre nas primeiras posições, Hamilton parace mais inteiro para lutar pela pole de amanhã, já Button começa ver sua regularidade se esvair na sua falta de tempo frente ao outro carro de número 2.

Red Bull, não se mostrou ainda, mas não descarto que venha firme e forte para a classificação, e as apostas recaem sobre Vettel que andou com mais consistência que Webber. Já repararam que em circuitos mais travados Webber sempre anda próximo ou na frente de Vettel e em circuitos rápidos o alemão sempre coloca tempo no aussie? É uma coisa a se ver em Monza, e se ele se embananar Vettel toma a ponta e vai ser o escolhido pela equipe.

Mercedes, em ambos os trreinos Schummy foi mais rápido que o Nico, mostra que ainda tem braço, talvez falte carro ao seu gosto para ele voltar a andar forte, porque em Spa ele é dominante. Destaque para as novas atualizações do modelo alemão, que parece que não funcionaram a contento. Já o carro ganhou algumas modificações testadas na Hungria, mas não colocadas em prática devido a superaquecimento, que agora voltaram a cena para novas baterias de testes.

Renault, pelo menos por hoje Petrov começa a entender que sua batata está assando, tomou um caminhão de tempo do polonês e de quebra seu companheiro ficou entre os ponteiros nos dois treinos, o que mostra que o motor Renault não é tão fraquinho como falam, é um motor bem equilibrado e pode surpreender, antes um carro que se apostava em bons resultados em circuitos travados, andou bem em um de alta e Kubica mostra a força de sempre.

Williams, Barrichello estreando um capacete e macacão comemorativo aos 300 GPs andou em 9º em ambos os treinos, e o carro está melhorando a cada etapa, se não fosse a nova mudança de regulamento para 2011 poderia ser um carro que andasse entre os 10 desde o início da temporada, o motor Cosworth também vem evoluindo com o tempo, resta saber o que vai ser dele em 2011, como vão chegar em termos de potência e torque. Hulk andando sempre perto, parece que está aprendendo e pode ser uma grata surpresa em 2011.

Force India, parece que o carro nasceu, criou-se em Spa, e vive lá o ano todo, porque quando chega sempre faz bonito, pode colocar Sutil entre o 5 amanhã e quem sabe fazer pódio, já o Liuzzi tem sua batata assando, não andou nada nos dois treinos e vê a sombra de um outro piloto no seu carro.

Sauber, está se tornando a segunda equipe de todos na F1, e tem tido até bons desemprenhos nos últimos Gps, e hoje surpreendeu a todos, colocando os dois carros entre os mais rápidos nos dois treinos, Kobayashi mais rápido que o veterano de la Rosa, mostra que o japonês pode se tornar o melhor de sua terra na categoria em todos os tempos.

Toro Rosso, a esquecida por deus Dietrich Mateschitz, vai se arrastando pelo meio do grid, sem nenhuma atualização decente nem se quer o F-duct que equipes com menos dinheiro como a Sauber já tem desde o GP da China, é lamentável, é lamentável também os pilotos, são fracos e não desenvolvem nem um carro montado a lego.

Lotus, Virgin e Hispania, continuam seu passeio em volta do mundo, não acrescentam nada a F1, em ambos os treinos andou a 4, 5 segundo mais lento que o Alonso, é como diz a Mari Espada, a segunda divisão da F1.

FOM, alguem sabe o que foi que aconteceu pra ter bandeira vermelha ?

Amanhã as 8:30 o chat já estará on-line.

comentários
  1. Felipinho disse:

    A Bandeira vermelha foi porque haviam torcedores em uma posição perigosa da pista.

    Alguma notícia sobre as asas da discórdia? foram liberadas ou não?

    • Não tenho nenhuma notícia, já olhei todos os portais especializados e até o site da FIA e Formula 1, nada, nadinha.

      E onde estavam esses torcedores pelo amor de Deus, rsrs?

      • Felipinho disse:

        Claudemir,

        a informação estava lá no live timing.

        Agora aonde os torcedores estavam… só os fiscais viram.

      • Mari Espada disse:

        O torcedor era o Claudemir, fazendo churras na subida da Eau Rouge! =D

      • Talvez por isso minha internet tenha dado problemas no hora do Chat, tinha um fiscal chato me mandando sair e a fumaça estava atrapalhando os carros na subida da Eau Rouge. : )

      • Felipinho disse:

        Churrasco na Eau Rouge e nem chama?
        Os fiscais tem que ir lá retirar mesmo. Foi mais que certa a bandeira vermelha então. :P

  2. Tomás Motta disse:

    “FOM, alguem sabe o que foi que aconteceu pra ter bandeira vermelha ?”

    Espectadores em local perigoso…

  3. Will disse:

    “e se ele se embananar Vettel toma a ponta e vai ser o escolhido pela equipe”

    Para mim, o Vettel sempre foi, e continuará sendo, o escolhido pela Red Bull…

    Vamos aguardar para ver o duelo entre Pablo do ‘Qual é a música’, Seb e Lewis pela pole amanhã.

    • Para mim, o Vettel sempre foi, e continuará sendo, o escolhido pela Red Bull…

      Mas se ele perder de forma acachapante nesses dois circuitos, vai ter que comboiar o Vettel até o fim do ano e sem reclamar, porque o alemão deve mesmo ser o escolhido quer ele queira ou não, vamos ver, hoje ele foi um fiasco, quem sabe amanhã ele queime a minha lingua.

  4. Mari Espada disse:

    Parabéns pela análise, Boss!
    E obrigada pela citação do termo “série B” ou “segunda divisão”. =)

    Agora estou na expectativa… o MP4-25 me pareceu consistente sim, mas claro que ainda estamos na sexta, não dá para sonhar.
    Mas conhecendo o meu piloto preferido, acho que a sede de vingança (depois da lastimável Hungria) vai levá-lo ao podium!
    E claro que quero vê-lo na pole position amanhã… mas também seria emocionante uma prova de recuperação na chuva em Spa, hein… então o que quer que aconteça, para mim será um show!

    Go McLaren, go Lewis!!!

  5. Claudio Cardoso disse:

    Alguem tem foto da traseira da Redbull ?

  6. Allan Wiese disse:

    O interessante das provas em que a Red Bull não esteve na frente na sexta, ela largou da pole com uma leve vantagem. Quando ela estava na frente na sexta, já era…
    Mas Spa deve trazer uma bela disputa já para amanhã e melhor ainda para domingo, já que na corrida (em alguns casos) eles não são tão fora do comum assim. Creio que essa será uma boa oportunidade para termos a segunda pole não azul e vermelha da temporada.
    Penso que a disputa para a posição de honra fica entre as latinhas, a vermelha de número 8, a prateada de número 2, a amarela de número 11, a prateada de número 1, a vermelha de número 7, as 14 e 15 e as outras. Nas quatro primeiras tudo pode acontecer e o resto deve ficar mais ou menos nessa ordem.
    E eu não ficaria nem um pouco surpreso se quem largar da pole for Lewis. Tendo sido o piloto que menos deu voltas, fora o Glock, ficou em terceiro (chegando a estar em primeiro). Mas Alonso está forte. Muito forte.

    • Com pista molhada não temos parâmetro como em pista seca, mas a sua análise é muito válida, principalmente quando a Red Bull domina as sextas ela coloca um caminhão de tempo na concorrência na pole, já na corrida, fica ali andando junto, esperando fazer alguma cagada para perder a corrida.

      Fora de contexto mas…

      O blog está as moscas hoje, pensei que teriamos mais debates e comentaristas retornando das férias, mas…

      E isso não é um fenomeno do Ultrapassagem não, no blog do Fábio Seixas até agora a pouco no post do treino de hoje tinha apenas 0, isso mesmo zero comentário e o do Flávio Gomes tinham 19, e olha que não modera seus comentários como faz o narigudo da folha.

      Então galera, vamô comentar, debater um pouco, e quem não comenta no blog, só lê, comente, sinta-se a vontade, a casa é sua também.

      ZzZzZZZZzzzzzzzZZZZzzzzzzz

      • Mari Espada disse:

        É verdade, Boss… tô sentindo falta de muita gente por aqui! =(

        E também seria ótimo se aparecessem novas pessoas com novos pontos de vista!
        People, comentem!!!!

      • Vitor, o de Recife disse:

        Síndrome de sexta-feira, Claudemir… ;)

        Mas amanhã deve ser difícil aparecer no chat, costumo ver o treino longe do computador.

  7. Allan Wiese disse:

    E o Reginaldo Leme cada vez mais gagá lá no blog dele…
    Disse que Webber não tinha vencido antes de 2010. E as do ano passado, não contam?

    • Vitor, o de Recife disse:

      Reginaldo Leme já foi “o cara”. Acho que ele já está em vias de aposentadoria, ou então os anos juntos com o Galvão fizeram mal a ele…

      De qualquer forma, merece respeito pela sua carreira.

      • Allan Wiese disse:

        Sem dúvidas.
        Mas está dando umas escorregadas legais com muita frequência…

  8. Vitor, o de Recife disse:

    Não assisti nem acompanhei via web o treino, mas pelo que li tá difícil concluir alguma coisa pelas condições do tempo. De qualquer forma é bom ver que a Renault adaptou muito bem o seu duto de ar, mais uma equipe pra embolar o bolo e o papel de Kubica como franco atirador vai apimentar um pouquinho mais a batalha daqueles pilotos que ainda estão disputando o título.

    Também foi bom ver que Ferrari e McLaren estão em boa forma, claro, a conferir se o desempenho é real.

    Interessante o comentário do Claudemir sobre a predileção do Webber por pistas mais travadas, não tinha me atentado para este detalhe. Vamos ver como ele se comporta em Spa.

    Promessa de corrida boa, finalmente vamos matar nossa sede a partir de amanhã…

    • Já tinha visto isso, que ele sempre anda um pouco atrás do Vettel em pista muito velozes como no Canadá por exemplo e hoje ele foi mal nos dois treinos, vamos ver amanhã se ele vai se sair melhor.

      Se não se sair e ainda tomar um passeio em Monza, outra pista rápida, a coisa vai degringolar faltando 4 ou 5 corridas para o fim do WDC.

      4 ou 5 é por conta do GP da Coréia, que está no telhado.

      • Allan Wiese disse:

        E se não sair o autódromo, alguém sabe o que vai ser feito com o GP? Cancelado, transferido?

      • Vitor, o de Recife disse:

        Pois é, tem essa da Coréia. Torço para que substituam, o Ico até levantou a questão de que as concorrentes ao título que estão menos favorecidas na tabela vão chiar se o calendário contar com uma prova a menos que o previsto… então vamos ver como fica. Torço para a pista de Algarve, gostaria de ver como os carros vão se comportar por lá.

        Sobre o Webber, tem alguns circuitos que talvez o ajudem. Cingapura é imprevisível; Japão, não tem como ter um parâmetro certo entre os dois pilotos: Vettel venceu, mas Webber teve problemas o fim de semana inteiro. Desconsiderando a Coréia, vem Brasil, onde Webber venceu ano passado.

        Enfim, a coisa não está tão feia. E o ritmo de corrida do australiano em Montreal foi bom, mas a classificação…

      • Suzuka é uma pista rápida com curvas muito seletivas, aposto que no saca rolhas o Webber pode ter problemas, porque aquilo é pra quem tem bolas roxas.

        Lembro de casos de pilotos reclamar de sentir ansia de vômito.

      • Vitor, o de Recife disse:

        É… vejamos. Spa e Monza nos darão as respostas definitivas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s