Hamilton vence com facilidade em Spa!

Publicado: 29/08/2010 por Claudemir Freire em Formula1, Notícias
Tags:, , , ,

Em corrida conturbada pelas barbeirices de Vettel e Alonso, Hamilton ganha e assume a liderança do campeonato.

Seria esse o reporte ideal de uma corrida chata, que se não fosse a pouca chuva no início e no fim da corrida seria sem dúvidas uma das mais chatas corridas do ano, mas ela a chuva, salvou um pouco, e fez a vitória da Mclaren valer a pena. Hamilton foi consistente até mesmo os erros que cometeu foram agraciados pela sorte e volta a vencer no ano e se isola com Webber na liderança.

O início com pista seca na volta de apresentação e largada limpa sem nenhum incidente, Webber largou muito mal e foi ultrapassado por Hamilton que pulou na liderança e não a perderia mais, já na primeira volta quando chegaram a “nova” Bus Stop, vários pilotos pegaram o trecho molhado e saíram da pista e o Barrichello com seus 300 GPs bateu no fundo do carro de Alonso e saiu da corrida, já o espanhol entrou nos boxes e colocou pneus intermediários, o que foi mais um erro no seu fim de semana, a pista não molhou e ele teve que voltar para os boxes e colocar pneus lisos novamente.

Daí em diante podemos pular todo o meio e ir diretamente para a batida de Vettel e Button na volta 15, furando o radiador do educadíssimo inglês e destruindo as chances na corrida do alemãozinho que teve de trocar o bico do carro e ainda tomou DT, meio que mandraque do fiscal Mansell, afinal foi um incidente de corrida.

Vettel merece um paragráfo só dele, hoje ele mostrou o quanto não sabe ultrapassar, nem mesmo conseguiu passar o Liuzzi sem cometer um erro e tomar o troco na reta depois da Eau Rouge, pode ser um grande piloto um dia, mas ele não merece o status dado a ele de gênio, ele é ruim de braço, é um Mansell em início de carreira, só vence se estiver na ponta, sem isso não consegue fazer corridas atrás de outros pilotos, na opinião desse blogueiro ele é fraco, muito fraco.

Depois do incidente da volta 15, a corrida foi um marasmo, chata, muito chata, só as asneiras do trio da Rede Globo pode fazer alguma coisa pela corrida.

E só voltou a ter alguma emoção na volta 38 com a chuva que caiu sobre o traçado belga, Hamilton saiu da pista e por muito pouco não bateu na proteção de pneus e deu de graça a vitória para Webber, mas foi sortudo, sorte que abandonou Alonso, que rodou e bateu e deu adeus a corrida causando a entrada do SC e acabando com qualquer possibilidade de alguma emoção na corrida, já que nessa altura todos já estava calçados com pneus intermedários e o fim da corrida chegou e nada aconteceu.

Vale um paragráfo para o Massa, foi soberbo, foi impressionante, perfeito, afinal não rodou nenhuma vez com pista molhada e ainda conseguiu se manter a frente do Sutil, claro, mas claro que é uma piada, ele foi inconstante a todo momento, não andou bem e deve começar a repensar o que quer para sua carreira, já que está ficando burocrático demais, e perdeu velocidade, vamos ver em 2011 como vai ser.

Mclaren e Red Bull devem brigar até o fim do campeonato para saber quem levará os campeonatos de pilotos e construtores, já que a Ferrari terá uma punição pra inglês ver na semana que vem perdendo os pontos de construtores e dando adeus de vez ao campeonato.

Que venha Monza, porque essa Spa de hoje foi muito chata como a muito não se via.

comentários
  1. Mari Espada disse:

    Eu já sabia! Spa tava pro Hamilton e para McLaren.
    Se não fosse o looser do Vettel, o Button também tinha pontuado e a McLaren tinha passado a Red Bull no WCC.
    Mas pelo menos o meu Miltinho voltou a liderar o WDC!!! Uhuuu!!! =D

  2. Allan Wiese disse:

    O que eu não sabia é que o Petkovic tinha saído do Flamengo e conseguido uma vaga na Renault, uehauheuahe…
    Outra: onde tá o Alonso?

    Fala sério Galvão…

  3. Allan Wiese disse:

    Um detalhe: Hamilton escapou de slicks e não bateu. Alonso bateu de intermediários… Alonso está irreconhecível. E ele acha de dizer que vai ser campeão fará os tifosi ficarem mais contentes com ele. Vai precisar de mais do que isso.

  4. Mari Espada disse:

    A vantagem de uns 10 segundos que o Hamilton abriu, serviu para que pudesse errar sem perder posição… como nessa curva que ele quase beijou o muro. Mas isso não é apenas sorte, é a habilidade do piloto!
    E a sorte do Vettel foi que ele bateu no lorde Button… porque se fosse comigo ele ia apanhar muito no final da corrida! Nada mais justo, não acham? =)

  5. Mari Espada disse:

    Ah, e tem mais… depois dessa corrida em Spa, a Red Bull deveria eleger definitivamente o Webber como primeiro piloto, e o Vettel como TERCEIRO! =D

  6. Fernando Kesnault disse:

    Hoje se definiu que o campeonato será entre Hamilton e Webber. A sorte está com o aussie pois qdo. não vai bem, o destino coloca-o no lugar necessário e preciso, tá igual aos compatriotas qdo. conquistaram os títulos de 1959 e 1980.

    Na Indycar ontem a equipe Penske “kgou” no campeonato do outro aussie que vinha bem na prova (estava em 2º) enquanto a Chip Ganassi teve uma extraordinaria estratégia ao Franchitti tirando-o de 9º para colocá-lo na liderança da prova faltando 23 voltas.

    Fantástico e parabens aos pilotos da IndyCar com os carros às altas velocidades e bem perto uns dos outros, ótima prova e boa colocação da Milka Duno no final da prova.

    • Allan Wiese disse:

      Sinto pena que o Button não está nessa disputa. Mas assim fica bom, por que teremos um piloto de cada equipe que podem contar com escudeiros. E nisso, Hamilton tem uma vantagem enorme. Ou alguém ainda acha que Vettel é capaz de fazer algo relevante esse ano, mesmo que para ajudar Webber (menos ainda por isso, digo eu)?

    • Vitor, o de Recife disse:

      Kesnault, o Power mostrou que é realmente o piloto para levar a taça para casa. Soberbo nos mistos e, agora, também muito bom nos ovais.

      Mas Franchitti está na cola é é um dos melhores pilotos da categoria, sempre correndo com inteligência e interpretando muito bem as cndições das corridas.

  7. olha, eu gostei da corrida belga, não achei nem um pouco chata.
    teve de tudo. grid embaralhado. ultrapassagens. erros. batidas. tensão. chuva. mais erros e batidas. escapadas. pega entre as mercedes. o bufão vettel. teve muito bom. e a chegada viu no mínimo três pontuadores pouco habituais e um entrão polaco lá no pódio. nada previsível, a menos que a imprevisibilidade seja chata. além disso, mais uma vez vemos que a redbull não é sempre o melhor carro.

    • Allan Wiese disse:

      Bom te ver novamente por aqui Alexandre!

      Eu também gostei da corrida. Pra falar a verdade, teve bastante tensão. Principalmente ao ver o Hamilton passando muito perto do muro na escapada. Controlou o que pode pra voltar na frente. Estava com o coração na mão naquela hora e respirei aliviado ao vê-lo de volta ao asfalto.

      • Mari Espada disse:

        Eu também gostei bastante dessa corrida!
        E fiquei sem respirar quando o Miltinho escapou… tive fortes emoções em Spa!

  8. Allan Wiese disse:

    Achei engraçado ver o Hamilton falando pra equipe que o safety car estava devagar demais, hehehe…

  9. bom estar de volta, também, e encontrar você aqui a todo vapor, allan.
    na verdade, vejo que tá todo mundo muito afiado, tou me sentindo desatualizado.
    contra minha vontade, tive de tirar férias da fórmula um. sorte que foi nas férias da categoria.
    então, também gelei naquela hora. mas pelo jeito que ele foi preparando a curva já previ uma saída ali. acho que ele também viu que tinha errado a mão e já começou a pensar em não ficar na brita antes de entrar na brita. do contrário, era caixa na certa.
    veja a repetição, dá pra notar que o carro ia sair. sei lá.

    • Allan Wiese disse:

      Sim Alexandre. Hamilton fez o máximo para acertar a trajetória antes de estar na brita pra minimizar os riscos. Dá pra perceber como ele controla o carro sobre o asfalto, a zebra e a faixa extra de asfalto antes da brita.

  10. ah, já ia me esquecendo: que foto é esta!? coisa linda. muito bem escolhida pelo claudemir e muito bem tirada por sei-lá-quem. esses fotógrafos de automobilismo estão cada vez mais absolutos. inclusive, acho que o claudemir podia preparar um álbum-post com as melhores fotos que ele encontra por aí. podia ser um pra esta temporada. e talvez um outro mais histórico. só tenho visto imagens e fotos soberbas aqui.

  11. Vitor, o de Recife disse:

    Não achei a corrida tão horrível, longe disso. Claro que esperava mais, mas ainda assim foi divertida.

    Destaque para o pódio: Hamilton simplesmente soberbo; Webber contrariando todas as expectativas, até da equipe, e se impondo definitivamete como primeiro piloto (claro que a Red Bull ainda não vai focar suas atenções nele, embora devesse); e Kubica e a Renault, que fizeram uma belíssima prova e só não chegaram em 2º pelo escorregão do polonês nos pits.

    Menções honrosas para a Mercedes (principalmente Rosberg dando um “chega pra la, meu velho” na “casa” do Schumacão) e Kobayashi, que se recuperaram de um sábado terrível. Coyote deve estar feliz da vida e, confesso, já gostava do japinha abusado e vou fazer minha carteirinha do fã clube. A Sauber promete em Monza, vamos ver se eles acertam no sábado. E olha o Alguersuari arrancando outro pontinho… essa dula da Toro Rosso não é ruim como comentam, a equipe foi escanteada depois de dar pau na matriz em 2008, aí não dá pros seus pilotos se desenvolverem a contento. O fato de contar dois pilotos inexperientes também não ajuda muito.

    Pena que o Barrica tenha se acidentado no início, essa prova era uma grande chance para a Williams. E faland em desperdiçar chances, Alonso… sem comentários.

  12. olha, no fim, a forceindia ganhou um presente. dois pilotos pontuando. parte graças a punição do espanholito desastrado. a outra parte foi braço mesmo do sutil. que tou pra dizer que é o melhor dos cadetes pós-schumacher.

  13. Vinicuis Almeida disse:

    Uma pena, esperava muito mais deste blog, tão bom que se dizia, e só se vê pulos e gritos de torcedores da McLaren e do Hamilton. Não dá para falar outra coisa que ai que lindo o hamilton, o melhor de todos,ai, ai, ui ui.

    Menos, menos, em outros blog se conversa sobre OUTROS PILOTOS.

    E Hamiltinhninininho não vai ganhar esse mundial.Em monza já roda e todos choram. Ele perdeu em 2007 pq foi incompetente, ganhou em 2008 na pura cagada e vai perder esse ano.

    mInha ultima visita aqui, até mais hamiltonianos.

    • Lucas Túlio disse:

      Quanta “asneira”!

      O blog é completamente democrático! Todos respeitam as opiniões de todos, era só vc postar a sua e pronto, sem precisar essa “conversa fiada”!

      já vai tarde!

    • claudio cardoso disse:

      Eu sou a prova viva que o Blog nao é Pro Hamilton ou Mclaren.

      Pq sinceramente se o fosse, eu nao estaria escrevendo aqui. Pois como todos sabem eu torço para a Ferrari.

      E quem acompanhou no bate papo, eu fui o que mais sequei a Mclaren, e em nenhum momento fui expulso ou desrespeitado. Alias em todos os momentos o que esse blog sempre prezou, foi pela liberdade de expressao de todas as opinioes, mesmo as opinioes que divergem dos editores do blog. Coisa que sinceramente nunca vi em blog algum.

      Parabens a TODOS>

    • Will disse:

      Que comentário Bizarro! Mas não deixa de ser engraçado e emotivo, deve ter sido um pós-corrida traumatizante…quem acerta a torcida do ‘Vinicuis’ (ele errou até o nome!)?
      a) Alonso ‘Roda-roda-pião’?
      b) Vettel ‘Sniper míope’?
      c) Schumacher ‘tábua de tiro ao “álvaro”‘?

  14. bom, vinicius, não sei se você leu o post, mas ali não há nenhuma ovação ao piloto da mclaren. não sei se você leu todos os comments, mas até mesmo nos comentários imediatamente anteriores ao feito por você há destaques para outros pilotos.
    agora, naturalmente, quando um piloto ganha, ele acaba sendo destaque naquele momento. isto sempre ocorre neste blog e noutros blogs e na imprensa em geral.
    agora, se isto incomoda, paciência… boa sorte na sua busca por um lugar que não fale hoje de hamilton.

  15. Marco disse:

    O mais legal desse GP é que o resultado mexeu fortemente na pontuação do campeonato e , agora , poderá direcionar a preferência das equipes pelos pilotos melhores colocados . Uma atitude lógica no caso da Mclaren , que vai carregar sobre Hamilton ( que por sinal fez uma corrida perfeita ) tudo o seu poder de fogo .

    E vamos ver se Webber , que sempre foi preterido em favor de Vettel , possa ser olhado com mais carinho pela direção da sua equipe , pois este agora , têm 28 pontos a mais que seu parceiro . Essa é a minha torcida .

  16. Alex-Ctba disse:

    Claudemir, não foi a corrida q todos esperavam, mas ficou longe de ser chata. Na verdade eu achei bem movimentada, e pra mim foi bem divertida. Infelizmente não superou minhas expectativas, já q Melbourne e Montreal foram melhores na minha opinião.

    Alonso se perdeu na aposta dos intermediários e teve q fazer uma corrida de recuperação. Deu o show como era de se esperar, mas estava forçando demais. E quem força demais nessa pista, seca/molhada, acaba errando mesmo.

    Como disse o Vitor ontem, a corrida tinha a cara do Button. E acho q ele teria grandes chances de vencer mesmo, já q vinha fazendo uma corrida consistente tentando não deixar o rei da chuva Hamilton escapar muito. Se o Vettel não estragasse sua corrida, poderia se aproveitar das habituais escapadas do Hamilton e assumir a ponta. Pena para o Botão, q ficou em situação difícil no campeonato. Mônaco e Spa, corridas q certamente pontuaria, foram riscadas da sua contabilização, por culpa de terceiros.

    Incrível como o Webber não conseguia ser mais veloz do q o Kubica. A Renault tinha desempenho igual a Red Bull nessa pista. Motores iguais e desempenhos semelhantes. Funcionou muito bem o F-Duct da equipe amarela. Quem diria isso quatro semanas atrás.

    A Ferrari de segunda força, caiu para quarta nessa pista. Uma loucura a dinâmica da F1.

    Grande corrida de: Petrov, Kobayashi, Schumacher e Rosberg. A dupla alemã da Mercedes, andou se tocando, mas sobreviveram e chegaram aos pontos, mesmo vindo de trás.

    Novamente discordo da crítica em relação ao Massa. Claramente ele é um piloto pragmático. Assumiu esse estilo, da qual fazem parte ele, Button, Kubica e outros. Não é um estilo q enche os olhos, mas é um estilo q ganha títulos. Prost q o diga. Os pilotos q mais arriscam, arregimentam mais fãs, como Hamilton, Alonso e Vettel, porém cometem mais erros. Basta ver q, com toda a preferência da Ferrari em relação ao Alonso e com toda dificuldade do Massa esse ano em relação ao pneus, não estaria distante do badalado companheiro, dobro do seu salário, piloto Santander, blá-blá-blá se não fôsse a marmelada da Alemanha, o toque q sofreu do Alonso em Silverstone, a furada de olhos na China e sua tentativa de ser agressivo no Canadá, para responder as críticas e assumir o estilo q todos gostam de ver, cometendo erros desnecessários, como batida na largada com o Liuzzi e o toque no “irmão mais velho”.

    O negócio do Massa e ficar na dele e nesse estilo Prost q o levou ao vice-campeonato em 2008 e não dar ouvidos as críticas. É chato de assistir, mas vencedor na F1 atual, q premia os consistentes.

    E claro, grande Webber, q tem minha torcida para o wdc. Contra tudo e contra todos, vai firme na temporada, depois do começo vacilante e das cagadas na Austrália.

    E por fim, parabéns ao Hamilton o melhor piloto da temporada.

    • Allan Wiese disse:

      Parabéns Alex. Bela análise.

    • Ok, vamos respeitar a sua opnião.

      Mas os destaques da corrida foram:

      Chuva na primeira volta.

      Batida do Vettel na volta 15.

      Erro do Hamilton e a batida do Alonso nas voltas finais.

      Nada mais…

      Já a crítica ao Massa é por ele não ser mais o piloto que me orgulhou em perder o WDC em 2008 com dignidade, e está correndo pelo sálario, burocrático e burro.

      E a Ferrari, hahaha, foi motivo de piada…

      Mas ainda acho que a Red Bull está sobrando…

      • Vitor, o de Recife disse:

        Bem… teve a ótima disputa do Petrov com o Nico, Alonso x Liuzzi, Nico x Schumacher… não foi ruim, mas eu esperava “a” corrida.

        Quanto ao Massa… correu “como um bundão”, como o próprio definiu sua corrida em 2008, quando teve aquela vitória no colo por uma decisão questionável da FiA, mas eu não espero outra coisa dele na chuva, onde ainda tenho a impressão de que ele não tem muita intimidade. De qualquer forma, conseguiu pontuar e seu companheiro não, o que para ele é ótimo. Mas o saldo final da Ferrari é negativo.

      • Alex-Ctba disse:

        Fora o q vc destacou, ainda acrescento:

        O Rubinho enchendo a traseira do Alonso no seu GP 300 e depois o “gamble” do espanhol q não deu certo;

        Achei a corrida de recuperação do Alonso muito boa. Pena q a tv não mostrou a ultrapassagem sobre o Petkovic :D – Ele chegou a estar em 8º ;

        Schumacher e Rosberg tb fizeram uma corrida movimentada e várias ultrapassagens.

        Petrov ganhar 11 posições na largada foi foda tb. Schumi ganhou 9.

        A disputa do Kubica e do Vettel, com o polonês jogando o alemão para a grama, foi bonito .

        Quase batida do Alonso no Vettel na saída do pit-stop

        Roda a Roda do Hulkenberg com uma Sauber, não lembro agora quem.

        Rodada do Bruno Senna e o controle do carro depois.

        Escapada do Trulli.

        E a competência do Kubica, Webber e Massa, q andaram forte e não escaparam nenhuma vez.

        Em relação a Red Bull sobrando, tb acho, mas não vai ser em Monza. Acredito q no GP da Itália a Ferrari volta pra ponta.

      • Allan Wiese disse:

        Eu dou risada sempre que lembro do Petkovic Alex, hahaha.

    • Teo disse:

      Assino em baixo Alex de tudo, depois de uma pequena/grande alteração:Aonde vc torce para o Webber ser campeão, que tb tenho grande admiração pela superação que está impondo na equipe(q não é fácil) e sabe que pode ser sua última/única chance de ser Campeão Mundial, torço para o Hamilton, ele cresceu significativamente de 2007 pra cá, tö gostando muito da ombridade dele:D

      Abç

    • Will disse:

      Poxa Alex…se não fosse o SE o Massa seria líder do campeonato…a César o que é de César. O prórpio Massa não aceita que seja dito que ele ‘mudou de estilo’, ele assume que está tendo problemas de adaptação aos pneus slick desre ano. Vamos aguardar os pneus Pirelli e ver o que vai dar.

      Enquanto isso, ao penar com os pneus ele vai parecer burocrático, medíocre, acomodado, etc.

  17. André disse:

    Fantástica corrida do Hamilton. Ele administrou a corrida o tempo todo. Poderia ter sido uma dobradinha, mas o Vettel…
    O Galvão torceu contra o Hamilton durante toda a corrida. Ele torceu para o Hamilton ficar na brita, mas ele não é o Massa.

    O Button estava com um problema na asa dianteira. Se não fosse isso, a dobradinha seria quase certa, pois teria abrido uma boa vantagem sobre o Vettel. A McLaren estava muito rápida, o melhor carro do final se semana.

  18. Fernando M. disse:

    A corrida teve alguns momentos meio chatos, mas prontamente recompensados pelo chat com previsões errôneas da Mãe Dinah, a suposta aparição do Becken com duas frase no melhor estilo, oi e tchau e uma novidade interessante para apreciar a corrida! =D

    Mas no geral foi uma boa corrida cheia de emoções, em especial vibrando quando o Alonso saiu! Eu sempre vou vibrar com isso… =P
    O Kubica mandou muito bem e mereceu o podium.
    Vettel demonstrou mais uma vez que é rápido e ponto. Nada além disso… Falta um pouco da competência do Hamilton e Alonso para saber o que fazer quando não está de cara pro vento.
    Kobayashi vem mostrando que pode se tornar uma nova força na F1… vamos esperar quando tiver um carro melhor.
    O Di Grassi que ninguém lembra mostrou novamente que é um bom piloto e que faz milagres com um carro que… bem, já é um exagero chamar aquilo de carro. Enfim…
    Button merecia muito mais…
    Webber não é piloto acima da média, bem longe disso, mas é maduro, consistente, calmo, reconhece suas limitações e por isso mesmo vem fazendo um campeonato soberbo.
    Hamilton mandou muito bem de novo, o tempo inteiro andando no limite e ganhando vantagem. O erro é possível de acontecer o tempo inteiro, o fato de voltar na frente depois de sair da pista só mostrou uma coisa: competência.

    Mas o campeonato ainda está aberto e tudo pode acontecer novamente….

  19. […] disse nosso amigo Vinicuis Almeida este blog é tendencioso e pró Hamilton, então não posso deixar de dizer […]

  20. André disse:

    O meu comentário não apareceu. :/

  21. Allan Wiese disse:

    Alguém sabe dizer que o Webber teve problemas na largada ou se apenas perdeu o timing? Na repetição deu pra ver que o carro deu uma engasgada, como se estivesse com pouco giro e ele precisasse pressionar a embreagem novamente pro carro não morrer.

  22. Gilmar disse:

    Hei, vocês também notaram que Lewis e Jenson correram com asas dianteiras de modelos diferentes? Achei isso na hora da corrida, depois fui pesquisar e, de fato, são modelos diferentes.
    Asa do Lewis: http://www.f1fanatic.co.uk/wp-content/uploads/2010/08/hami_mcla_spaf_2010-4.jpg;
    Asa do Jenson: http://www.f1fanatic.co.uk/wp-content/uploads/2010/08/butt_mcla_spaf_2010-21.jpg;

    Percebam que Lewis correu com a versão da asa dianteira tradicional e Jenson, me corrijam se eu estiver errado, com uma versão que ainda não tinha sido utilizada. Suspeita-se que a diferença de deva ao estilo de pilotagem de cada um, mas é no mínimo estranho que a Mclaren coloque uma versão diferente de aerofólio justamente no carro que não foi inspecionado pela FIA (os carro de Lewis e do Webber passaram por testes na asa dianteira). Além do mais, Lewis chegou a correr com esta asa no qualifying, antes da inspeção (http://www.f1fanatic.co.uk/2010/08/28/belgian-grand-prix-qualifying-in-pictures/www-hoch-zwei-net-169/).
    Seria um teste da asa móvel versão mclaren?

  23. Corrida perfeita dele, mesmo dando aquelas escapadas. Hamilton e Webber são os favoritos ao titulo se mantiverem o ritmo. Na Itália, a McLAren deve levar vantagem como em Spa onde poderia até ter feito uma dobradinha não fosse o abandono de Button. Agora é esperar 15 dias para ver quem é quem em Monza. A, voltando, gostie que o Alonso saiu da corrida. Ele tava muito arrogante, achando que era o melhor ali e não é bem assim que a banda toca. Kubica muito bem de Renault, mostrando que o duto também fez efeito. e o Petrov (ou Petkovic, como diz galvão) saiu de ultimo para o nono lugar. O Russo fez uma corrida belissima, merece elogios também. A Renault deve estar em festa rsrs.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s