Corridas, corridas e mais corridas

Publicado: 30/08/2010 por kesnault em Notícias
Tags:, , ,

AO REDOR DO MUNDO…

Neste fim de semana tivemos boas provas pelos principais campeonatos a nível internacional e a nível nacional, vejamos:

FIA GT

A Aston Martin através da equipe Young Driver dominou as duas provas (qualifying race e championship race) da 6ª etapa realizadas no circuito alemão de Nurburgring com a dupla Darren Turner(ing) e Tomas Eneg (tch). Com este resultado a equipe se posicionou em 3º no campeonato de equipes com 91 pts. a 30 da ainda líder Vitaphone Racing Team que corre com Maserati.

A dupla de pilotos da Vitaphone, Michael Bartels e Andrea Bertolini chegaram em 6º e ainda tem uma boa vantagem no campeonato de pilotos sobre o vice-líder Thomas Mutsch da equipe Matech que corre com um Ford GT 40. A próxima prova será em Algarve (Portugal) em 19 de setembro. Aprova no Brasil será em Interlagos no dia 28 de novembro como a penúltima prova do campeonato.

AMERICAN LE MANS SERIES

A 9ª etapa do campeonato foi realizada no lendário circuito canadense de Mosport Park que este ano comemora 50 anos de existência. Com um bom público que assistiu a vitória da dupla da Porsche da equipe Muscle Milk Team Cytosport, o alemão Klaus Graff e o francês Romain Dumas. Com a vitória o alemão da dupla ainda tem chances de ser campeão contra a dupla que ontem chegou em 2º, o australiano David Brabhan e o francês Simon Pagenaud. Na classe GT o brasileiro Jaime Melo que ainda tinha chances de ser campeão não pode participar da prova (apesar de ter feito a pole da categoria) por estar acometido de uma forte virose e foi substituído pelo suíço Vilander que juntamente com o italiano GianMaria Bruni chegaram em 2º atrás dos líderes da categoria, Jorg Bergemeister e Patrick Long que mais uma vez venceram e estão bem perto do bicampeonato. A prova foi suspensa com 75% de seu tempo devido a um sério acidente com o então líder da categoria GT Challenge, Luke Hines, que afetou o guard-hill em um local perigoso e que a equipe de apoio após 45 minutos de bandeira vermelha concluiu que teria que ter mais tempo para a conclusão dos serviços e assim a organização instruiu as equipes de que retornassem os carros à pista para receberem a bandeirada e oficializar os resultados finais.

GRAND AM ROLEX

O domínio da equipe Chip Ganassi nesta temporada foi mais uma vez evidenciado com a 8ª vitória da dupla Scott Pruett e Memmo Rojas que com esta vitória bateu o recorde de provas vencidas em uma mesma temporada. Nem mesmo o belo circuito de Ile de Notre Dame conseguiu superar o tédio nesta categoria de protótipos e se nesta está um tédio na categoria GT a disputa pelo título continua aberto pelo menos entre as equipes que disputam o campeonato com o modelo da MAZDA que tem a dupla Emil Assentato e Jeff Segal como líderes um pouco à frente da outra dupla da SpeedSource Sylvain Tremblay e Jonathan Bomarito. Faltam duas etapas para a conclusão do campeonato (Miller Motosports em Utah e Virginia).

INDYCAR

Quem teve a oportunidade de assistir à prova de Chicago no sábado à noite não perdeu nada pois foi uma ótima prova com bastante disputas por posições com vários pilotos juntos à pequenas distâncias em altas velocidades e com um show de imagens apresentadas. Com uma estratégia fantástica da equipe Chip Ganassi que o tirou do 9º lugar para colocá-lo na liderança da prova, o escocês Dario Franchitti venceu com méritos e passa a ver o bicampeonato com mais certeza embora o ainda líder, o australiano Will Power que vinha fazendo excelente prova, estava em 2º quando por erro da equipe teve que parar nos boxes para um “splash and go” faltando 9 voltas, e assim destruindo toda a sua pilotagem e mesmo a boa vantagem que tinha no campeonato. Faltam três provas para a conclusão do campeonato que agora parece ser restrito à estes dois pilotos.

NATIONWIDE SERIES

Em um final emocionante após várias bandeiras amarelas e inclusive uma vermelha por 20 minutos, o norte-americano Boris Said, que só corre em circuitos mistos da categoria da Nascar, conquistou a sua primeira vitória na categoria em uma diferença mínima no photofinisch sobre o italiano Max Papis. Jacques Villeneuve um dos vários canadenses que participaram da prova (outros: Patrick Carpetier,  J.R.Fitzpatrick, Ron Fellows, Parker Kligerman etc), chegou em 3º a menos de 1 segundo do vencedor. O australiano Marcos Ambrose pela 4ª vez consecutiva nesta pista, tentou a vitória e estava a liderar até ter um problema com o alternador acabanco com suas chances de uma vitória. O líder do campeonato Brad Kaselowski chegou em 4º e vem ratificando o título da temporada já que esta categoria não tem um “Chase”, o que seria salutar ao meu ver e principalmente sem a presença dos grandes nomes da categoria principal (Sprint Cup), que apaga a presença dos novatos e mesmo o aparecimento de estrelas nesta competitiva categoria.

SUPERTARS SERIES

Pela 7ª etapa do campeonato realizada no circuito italiano de Varano, a principal categoria desta Série, tivemos o domínio dos pilotos da equipe oficial italiana da BMW, com uma vitória do líder do campeonato Thomas Biagi e outra de Luca Capellari. O atual tricampeão da categoria o também italiano  Gianni Morbidelli vê o tetracampeonato cada vez mais distante após dois 4º lugares. Sendo uma categoria bastante competitiva com várias disputas e a presença de 7 ex-pilotos que já participaram da f-1, apesar de ser um campeonato italiano tem provas em Algarve, Paul Ricard e mesmo em Kyalami que é a última prova do campeonato.

Anúncios
comentários
  1. Vitor, o de Recife disse:

    Kesnault, excelente “geral” do fim de semana. Só uma pequena retificação: Franchitti está na busca do tricampeonato, segundo pela Chip Ganassi (o primeiro foi com a Andretti-Green).

    Grande abraço.

  2. Fernando Kesnault disse:

    Ok Vitor (do Recife), Veneza brasileira que pelo menos não tem aquele cheiro…

    Mas qdo. eu disse bicampeonato é por ser seguido como de costume e não como o pessoal da mídia fala que é errado quando diz que o Brasil é pentacampeão. Não, ele é cinco vezes campeão e pentacampeão e cinco vezes seguidas.

    • Vitor, o de Recife disse:

      Entendido, Kesnault. Então o resumão do fimde semana está duplamente excelente. ;)

      Abraço.

      • Fernando Kesnault disse:

        Não tá excelent não pois falta a IndyLights, a GP2, a GP3, a F-3 inglesa, a F-3 sul-americana……hahaha

  3. Mari Espada disse:

    Ah, vocês entendem de tantas categorias do automobilismo que me sinto até desconfortável pra dizer qualquer coisa. Eu só posso dar pitaco em F1, e olhe lá! Às vezes vejo a GP2, a Indy, a Nascar, a MotoGP… mas é só.
    Sendo assim, obrigada por contribuir para o meu conhecimento das demais categorias! =)

    • Fernando Kesnault disse:

      Mari, Mari, eu já gostei um tanto bom da f-1 mas atualmente diante de tanta frescuras que ocorre lá e de tantas pistas chatas, tenho optado pelos esporte-prototipos e GTs (FIAGT) e ver histórias de categorias já extintas como a f-5000, a f-2 europeia de 1967-1984, que curtia bastante e o Mundial de Marcas que quero fazer uma série para vcs. sobre o campeonato de 1973 que iria iniciá-la. Vamo ver com o boss….

  4. Alex-Ctba disse:

    Valeu Kesnault por preencher essa lacuna, para os q anseiam por notícias de outras categorias. Espero q teu post tenha atendido a uma parcela de frequentadores do blog.

    Abs

  5. Will disse:

    Eu realmente só gosto da F-1 (influência Global?). Passo fim de semana tentando me ligar no Speed, mas realmente circuito oval é muito chato (o de Chicago então – minioval…).

    Obviamente é uma questão de costume e cultura (é como cerveja – os alemães preferem quente…).

    Sds

    • Fernando Kesnault disse:

      E questão de gostar Wil, gostar..

      Eu gosto de automobilismo em si e pode ser qualquer categoria, curto um boa disputa não só bitolado só em f-1…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s