Massa fora da Ferrari?

Publicado: 30/08/2010 por Vitor, o de Recife em Notícias
Tags:, , , , ,

Não caro leitor, não se assuste; Massa continua piloto da Ferrari e até agora nenhuma ordem neste sentido tem sido dada como certa por Maranello. Mas que ainda há alguns burburinhos pouco audíveis sobre este assunto, sim, existem.

A polêmica que não morre

A questãovoltou à tona semana passada, pela revista virtual germânica P1 Mag, em sua edição 11. A matéria, assinada pelo competente insider Mario Bauer, surpreende por tocar em um tema dado como morto após a renovação do vinculo do brasileiro com a Scuderia e a de seu “substituto certo”, Robert Kubica com a Renault.

Vamos clarear alguns pontos: quem conheceu o trabalho de Mario Bauer sabe que o sujeito não é do mais simpáticos em relação à família Massa, dado os comentários ácidos que postava no seu blog Grand Prix Insider (versão brasileira, já fechada). Mas é bom que considerar que o mesmo jornalista costuma ser muito sério em seu trabalho, visto sua cobertura extremamente impessoal do acidente de Massa em Hungaroring, além de sua posição enquanto insider na categria. Deste modo, a reportagem merece relevância. Vamos a ela.

O primeiro ponto levantado já é surpreendente: a participação do Banco Santander na renovação (sim, vocês leram certo):

Diz-se que a família Massa possui boa amizade com o CEO do Santander no Brasil, Fabio Barbosa. Quando surgiram os rumores sobre Kubica, Massa falou com Barbosa, que então contactando Francisco Luzón, Vice-presidente do Santander para a América Latina, explicando o valor de mercado do vice-campeão de 2008 da Fórmula 1.

A reportagem ressalta que Alonso é um ícone importante para o banco na Europa, mas o Santander espera crescer 20% na América do Sul, o que valorizaria a imagem de Massa. Luzón teria comunicado o presidente-executivo do Santander, Emílio Botín, sobre os planos da Ferrari em trocar Massa por Kubica. Botín, em uma de suas regulares visitas aos pits da Scuderia, teria conversado com Montezemolo sobre  assunto, utilizando o papel de grande investidor da equipe como trunfo, o que teria irritado o presidente da Ferrari.

Montezemolo reagiu afirmando irritado que a equipe ainda se chamava Scuderia Ferrari, não Santander Ferrari. Assim, o presidente da Ferrari deixou implícito que os espanhóis não têm o papel permanente de um patrocinador principal, não podendo opinar sobre os pilotos.”

Domenicali, Montezemolo e Botín: quem manda?

Patrocinadores ou fornecedores pressionando as equipes a tomarem determinadas decisões não é novidade na F1. Inúmeras vezes vimos pilotos serem impostos às equipes, como a Honda em relação ao Nakajima pai na Lotus e a Toyota impondo o filho de Satoro na Williams. Mas muitas vezes as relações entre patrocinadores/fornecedores são complicadas pela interferência destes e a defesa da independência de decisões das equipes. Assim foi com a BMW e a Williams e, comenta-se, os ruídos entre a parceria McLaren/Mercedes.

O que fazer com Massa então?

A alternativa a ser tomada pela Ferrari, segundo a reportagem, seria uma troca de posições entre Kubica e Massa, sendo que a Scuderia pagaria o salário do brasileiro. Ele estaria a favor?

Considerando que Massa ganha atuamente 14 milhões de euros sendo, portanto, o piloto mais bem pago sem um título de F1, ir para a Renault com salário inalterado não parece muito improvável. O negócio seria particularmente valioso para a chefe da equipe Renault, Eric Boullier, pois ele poderia investir os 7,5 milhões de euros pagos pelo salário de Robert Kubica no desenvolvimento de seus carros.

Nick "Die Hard" Heidfeld: você verá este nome novamente em 2011

Não seria certamente um mau negócio para Massa, que tem sido constantemente ofuscado por Alonso nesta temporada. E não chega a ser tão absurdo, dada a montanha de dinheiro que Maranello está pagando a Kimi Räikkönen para o finlandês se divertir no WRC.

Se o cenário desenhado por Bauer possui alguma possibilidade de ser concretizado, provocará um tsunami nas especulações sobre os cockpits. Neste tabuleiro, as peças até o momento especuladas estão concentradas, principalmente, no segundo cokipit da Renault, atualmente ocupada pelo inconstante Petrov. Kobayashi, Kovalainen e Glock estão no páreo, mas um piloto viu a cotação de seu nome subir velozmente: Nick Heidfeld, piloto de testes da Pirelli. Segundo a mesma reportagem da P1 Mag, a experiência de Heidfeld com a Pirelli o leva a ser disputado também pela Mercedes, que alega ter um pré-contrato para 2011 e o levaria para a Force India; outra pretendente é a Sauber, em substituição a Pedro de la Rosa.

É, definitivamente a silly season andava calma demais…

Anúncios
comentários
  1. joao disse:

    felipe massa queimou a largada parou a frente da marcação tai o video:

  2. Leandro Magno disse:

    Teoricamente, Alonso vetaria o nome de Kubica que, por sua vez, hesitaria em mudar de equipe pra correr o risco de se tornar 2º piloto do Alonso, apesar da amizade entre os 2.
    Além disso, se a Renault se mantiver num bom momento nestas próximas 6 corridas(e talvez, até melhor que a Ferrari), isso faria o Kubica não se animar muito.
    A Renault é a equipe q mais me surpreendeu nesse ano. Vejam: eles estão no primeiro ano pós-Briatore e, se não fosse, o inconstante Petkovic, a equipe estaria brigando com a Ferrari pelo 3º lugar nos construtores.
    Eu queria ver o Kubica num carro capaz de disputar um título, mas n acho q seja uma boa ir pra Ferrari enquanto Alonso estiver por lá.
    Quem sabe o Webbo sendo campeão(o q, particularmente, n torço para) e se aposente, o polonês n vai pros Touros Vermelhos pra mostrar, de uma vez por todas, que não é(ou n) apenas uma promessa?

    • Vitor, o de Recife disse:

      Leandro, acho que superestimam os poderes de Alonso na equipe. Na mar-me-la-da de Hockenheim, chegaram a sugerir que partiu do espanhol a iniciativa de inverter as posições depois que a FIA divulgou o rádio da Ferrari. Ora, a inversão já havia sido arquitetada bem antes pela equipe, e somente por esta. Estamos falando da Ferrari, uma equipe em que o carro é venerado, não os pilotos. Caso contrário, Schumacher teria bem mais reverência na equipe do que atualmente tem…

      Se a Ferrari quiser contratar o Kubica, contrata e o espanhol que se vire. Claro que vai haver uma guerra entre os pilotos por mais atenção, mas veto? Creio que na Ferrari não.

  3. Talvez fosse bom para Massa sair da Ferrari, ele já perdeu o espaço dele, e agora é muito difícil recuperar, talvez em outra equipe ele conseguisse voltar.

    • Mari Espada disse:

      Concordo, Rodrigo!
      O Massa já perdeu seu território na Ferrari. Daqui pra frente, naquele bando ele tem que obedecer as vontades do “macho alfa”.
      Então acho que seria muito mais válido para a carreira do Massa brilhar em outra equipe, mesmo que seja menor, doque ficar ofuscado pela sombra do primeiro piloto.

  4. Anselmo Coyote disse:

    “Quem sabe o Webbo sendo campeão(o q, particularmente, n torço para) e se aposente, o polonês n vai pros Touros Vermelhos pra mostrar, de uma vez por todas, que não é(ou n) apenas uma promessa?”

    Tá de brincadeira, né, Leandro? Vc quer acabar com a Red Bull, rapaz!
    Seria um absurdo aposentar um piloto que está correndo como nunca correu, que é o responsável por qualquer coisa positiva que se fale sobre a equipe e ainda lhe deu a maior lição (quanto à querer transformar um poste sem luz num campeão de F1) e contratar uma promessa fraquíssima como o nariz polonês.

    Nossa Senhora Aparecida…!!!
    O que fariam com dois carros excelentes os superegos de uma dupla formada por uma promessa fake e um piloto de videogame? Pelo menos, uma coisa é certa: corridas monótonas, nunca mais. O Fantástico criaria o quadro Pneu Cheio x Pneu Murcho e seria difícil escolher entre os dois o pneu murcho no final do ano.

    Evidentemente o nariz-polonês, como quase todos os pilotos do grid, é melhor do que o Vettel mas a essa altura isso não é nenhum feito que mereça relevo.

    Sabe o que eu acho de verdade que seria uma boa para a Red Bull? Manter o Webber que está muito bem, embora não seja nenhum gênio, contratar o japinha-voador e deixá-los se divertir à vontade – quem pudesse mais engoliria o outro até que um deles não tivesse mais chances de disputar título. Quando o Webber se aposentasse a equipe teria um piloto de verdade e poderia contratar um 2o piloto.

    Abs.

    • Mari Espada disse:

      “O Fantástico criaria o quadro Pneu Cheio x Pneu Murcho”

      Eu adoro ler os seus comentário, Coyote! =D

  5. Anselmo Coyote disse:

    Ah.. o post é sobre o Massa fora da Cosa Nostra.
    Uai, se eles tiveram a coragem de limar o Kimi Raikkonen e ainda pagar uma fortuna…
    Basta alguém dizer que vai pagar o cafezinho servido na cantina dos boxes em finais de semana de corrida para o Zacarias dançar o rebolation na prancha.
    Pobre Massa! Deixou passar o momento (final de 2008, quando poderia ter ido para alguma equipe desavisada…). Agora terá um fim melancólico e passará por momentos como aquela agonia pela qual passou o Barriquelo quando a Honda acabou e ele não sabia se teria ou não emprego.
    Lamentável.
    Abs.

  6. Anselmo Coyote disse:

    Amigos,
    E o alinhamento errado do Massa no grid pondo-o em desvantagem quanto aos demais? Vai ficar por isso mesmo? Pobre Alguersuari que foi punido e perdeu 3 posições por ter passado sobre uma área de escape! Sem explicações.
    Abs.

    • Mari Espada disse:

      Essa impunidade é realmente estranha…
      Será que eles vão deixar para punir tudinho de uma vez só, no julgamento da Ferrari às vésperas do GP de Monza??? Hehehe.

  7. Daniel Lima disse:

    Vitor, o de Recife,

    Não dá pra levar a sério essa boataria,aqui no blog esse tipo de materia só da espaço pra trolls,demostrarem suas frustações atravez ofenças pessoais.
    Desde 2006 tentam tirar o Massa da Ferrari atravez de boatos,chutes,previsões,até mãe Dinah já previo sua saida e ele continua aí.

    Esse assunto do Kubica,se enterrou na renovação do Massa até 2012.
    Em 2007 o davam como acabado,em 2008 ele foi lá o botou o campeão Kimi no bolso,e só não foi campeão por erros da Ferrari,perdeu por 1 ponto,uma curva,que os fãs do Hamilton do blog(a maioria diga-se de passagem)insistem em negar.

    Garanto que ninguém aqui do blog inclusive eu,entende mais de carros de F1 e pilotos que os dirigentes,engenheiros e mecanicos da Ferrari-então se eles renovaram com o Massa ao invés de contratarem o Kubica é pq acreditam mais no Massa.

    Acho que a Ferrari tá levando em conta que o companheiro de equipe do Kubica é o Petrov,pq se fosse o Nick Heidfeld “acho” ele tava tomando pau,como na BMW.

    Das 3 principais equipes considerando os 1 pilotos,Massa tem o companheiro mais duro,ou será que o Button e Webber são melhores?Na minha opinião não.No naipe do Alonso só o propio Massa,Hamilton,Vettel e Kimi.

    Domenicali, Montezemolo e Botín: quem manda?
    R-Manda o Montezemolo.

    Massa continua na Ferrari!Se não fosse a troca de posições na Alemanha,Massa estaria a 18 pontos do Alonso.Esse ano tá dando Alonso(por enguanto)mas a Ferrari sabe que ano que vem pode ser o Massa,como em 2008 e 2009 em cima do Kimi.

    • André disse:

      A FIA tentou de todas as formas dar o título para Ferrari em 2008. Puniram o Hamilton escandalosamente sem motivos. Lógico que o Massa continua na Ferrari, o Kubica não se sujeitaria ser o segundo piloto.

      O Massa só sai da Ferrari se ele quiser!

    • Fernando Kesnault disse:

      Daniel, hoje em dia o que prevalece no seio da f-1 é grana, apenas isso e não talento de um piloto e se fosse apenas talento talvez teríamos apenas uns 5 no máximo do atual grid por lá. O resto estaria correndo por patrocinios ou já tinha desistido de correr e nestes incluo Digrassi, B.Senna, Yamamoto, Buemi, Alguersuari, Trulli, Barrichello, Nico(companheiro do barrica), Petrov, etc.

    • Vitor, o de Recife disse:

      É Daniel, a priori tendo a acreditar que é mais um boato, como tantos que já envolveram o Massa e que também envolviam o Barrichello em seus tempos de Ferrari. Mas muitas das especulações que surgem na F1 tem um fundo de verdade.

      Sim, o Montezemolo manda e a reportagem descreve que ele ficou puto com os palpites do Botín. Por sinal, foi surpreendente como a reportagem descreve o papel pró-Massa do Santander, quando normalmente aqui no Brasil se coloca o banco como um fator contra o Massa…

      Por fim, não ponha fé na fidelidade da Ferrari com seus pilotos. Massa tem bancado este papel e não tem sido devidamente retribuído pela equipe.

    • Daniel, é uma especulação da imprensa, mas veja que a matéria aborda uma óptica que você parace que não atentou.

      Quem quer a permanência do Felipe Massa na Ferrari é o Santander e não é o Montezemolo que o quer até o fim do contrato.

      Então, um piloto que andou muito bem em 2008 superando o parceiro de equipe e atual campeão, e perdeu o WDC por um ponto merece todo respeito do mundo, mas…

      Vem sendo burocrático demais, e a imprensa de língua inglesa pega regularmente no seu pé, então esses boatos sempre surgirão, e nós temos o dever de reporta-los para que saibamos a opinião de vocês e dar as nossas também.

      Por isso não é um post para atrair trolls e sim para debate, porque as opniões são diversas e bem humoradas e educadas, e como disseram alguns, talvez seja um update na carreira do Massa, que anda muito borocoxo nus úlitmos meses.

      • Vitor, o de Recife disse:

        Claudemir, omiti um detalhe: a reportagem diz que na verdade este boato surgiu na Itália…

      • Daniel Lima disse:

        Andre……não é questão de se sujeitar a segundo piloto,o Kubica viraria segundo piloto na mão do Alonso,Hamiloton,Massa ,Kimi,Vettel.Essa é minha opinião.Quem sabe um dia ele tenha um dos top 5 como companheiro e cale minha boca.
        Por que na época da BMW ele foi superado pelo Nick Heidfeld por 3 vezes.

        Fernando Kesnault -Sem duvida que alguns pilotos chegam a F1 por terem grana ou nome.Mas falando dos brasileiros Bruno e De Grassi,temos que um desconto,já que ambos são estreiantes e num carro de GP2 na F1.

        Vitor-Eu nunca coloco fé na fidelidade da Ferrari em seus pilotos.Eu acompanho a scuderia de maranello a muito tempo,sei como as coisas fucionam.Por isso te afirmo que se a Ferrari achasse o Kubica melhor que o Massa,tenha certeza que o polonês estaria em maranello ano que vem.

        Massa não esta lá por bondade ou gratidão da Ferrari,ele esta por ser um dos 5 melhores,superou um dos melhores(Kimi)por 2 anos seguidos.

        Claudemir,

        “Quem quer a permanência do Felipe Massa na Ferrari é o Santander e não é o Montezemolo que o quer até o fim do contrato”

        Qual a fonte disso?Se o Motezemolo não o quizesse até 2012,nem Santander(do qual sou cliente rsrs)nem Deus o convenceria a renovar o contrato do Massa por mais 2 anos.

        Concordo que a pilotagem do Massa esta a quem do que esperavamos,mas ele já dei a volta por cima nas outras vezes.

        Num post passado quando eu disse estar surpreso pelo Massa,ter superado o Alonso na classificação de SPA.O Allan Wiese disse estar surpreso por eu estar surpreso do Massa largar na frente do espanhol.
        É que desde a pré temporada eu dei essa pista como certa pro Alonso bater o Massa,mas não foi o que aconteceu.
        Vamos ver na Italia que o espanhol tb é fortissimo se foi um acaso ou Massa resolveu mostrar pq foi quase campeão,tendo o Kimi como companheiro e o Hamilton como rival.

    • tou de acordo, daniel. não acredito na saída do massa. esta temporada tem mostrado que não há piloto espetacular inconteste.
      alonso não tem feito milagre.
      hamilton tem ido bem, mas button também foi.
      vettel é veloz, mas webber é vencedor.
      kubica fez a renault andar, levantando uma interrogação sobre o ex-piloto de enstone, o inalcançável alonso.
      rosberg tá dando pau no schumacher, até então um semi-deus.
      barrichello, a lentidão personificada, segundo os detratores, tem feito a williams pegar o jeito de novo, equipe que andou tomando pau até da tororrosso no começo da temporada.
      não há piloto com segundos na algibeira. isto é piloto vendendo seu peixe.

      agora, só pra provocar um pouco você, daniel, você foi muito generoso quando colocou ao lado de alonso, kimi e hamilton o nosso brazuka e e promessa teutônica. vamos dizer que são aspirantes…
      ao lado de campeão só outro campeão, qualquer coisa contrária é gentileza. =)

      • Daniel Lima disse:

        Vou responder a provocação rsrs
        Coloquei ao lado do Alonso,Kimi e Hamilton.
        Pelo menos o Kimi ele superou em 2008 e em 2009 antes da batida estava 16 pontos na frente.

        Alonso esta melhor por enquanto,mas a teporada ainda não terminou.Em relação ao Hamilton,quem sabe um dia os 2 briguem novamente como em 2008 e aí dê o Massa.

    • samuel disse:

      “e só não foi campeão por erros da Ferrari”

      – Austrália (erro sozinho na 1ª curva);
      – Malásia (com direito a “sensações estranhas”);
      – Inglaterra (apenas 5 rodadas e 2 voltas do líder).

      Estas 3 corridas mandam um abraço.

      Sério, não nego que o Massa foi um dos melhores pilotos em 2008, mas afirmar que ele perdeu o título por culpa exclusiva da Ferrari (que sim, rateou muito naquele ano) é excesso de lavagem cerebral da platinada.

      Mas enfim, melhor ler isso do que ser cego né?

    • Anselmo Coyote disse:

      “Garanto que ninguém aqui do blog inclusive eu,entende mais de carros de F1 e pilotos que os dirigentes,engenheiros e mecanicos da Ferrari-então se eles renovaram com o Massa ao invés de contratarem o Kubica é pq acreditam mais no Massa.”

      Daniel, onde vc ouviu dizer que carcamanos respeitam contratos? Eu falei sobre quebrarem o contrato com o Massa por que eles quebraram com nada mais nada menos do que o grande campeão Kimi Matias Räikkönen (com todas as tremas etc).

      Ou vc não sabe que o campeão mundial de F1, Kimi Matias Räikkönen, tinha contrato com eles até o final deste ano? Informe-se.

      Agora imagine o que não fariam com um subalterno que nunca ganhou p.rra nenhuma e perdeu um campeonato (2008) mais do que ganho por erros crassos cometidos ao longo do campeonato?

      Ora essa!…rsrsrs.

      Abs.

  8. Fernando M. disse:

    Não acredito na saída do Massa da Ferrari, não por enquanto… Existe uma relação de competência diretamente ligada à conveniência da situação. Massa é um bom piloto que confia na equipe e a motiva em momentos complicados e principalmente é submisso às ordem di la scuderia. Ter dois pilotos muito fortes (incluindo de personalidade) dentro da mesma equipe não funciona na Ferrari… Não funcionou nem na Mclaren com Alonso e Hamilton. Kubica não é do mesmo nível do Alonso, mas aparentemente não é submisso, o que seria um problema.

    E bem, todos sabem que a Ferrari prioriza sempre um piloto, o melhor… E no atual grid os melhores são Hamilton e Alonso. Isso não quer dizer que sejam imbatíveis, são apenas os mais bem preparados. Próximo vem o Button com seu jeito “come quieto”, com muita constância e estratégia. Depois vem Massa, Vettel, Kubica, Webber etc etc…

    Ou seja, a Ferrari tendo um dos melhores piloto da atualidade, é claro que vão focar nele as melhores chances…

  9. Mari Espada disse:

    Para mim a questão não é a Ferrari substituir o Massa… e sim o Massa substituir a Ferrari.
    Sinceramente, eu espero que ele consiga libertar-se da máfia italiana e possa brilhar em outra equipe!

    • Vitor, o de Recife disse:

      Há uma guerra pelo segundo cockipit da Renault, e a lista de candidatos só faz crescer…
      Na minha opinião, faltou coragem ao Massa para recomeçar em outras bandas. Essa batalha dele com o Alonso é uma luta inglória e a Ferrari não deve levar em consideração seus serviços prestados pela equipe.

  10. Allan Wiese disse:

    Não me surpreenderia se isso acontecesse. É um luxo que a Ferrari pode dar-se, pagar pilotos para que eles não corram por ela depois de a terem decepcionado. Massa é um ótimo piloto. Não foi campeão por detalhes. Levou azar na batida do ano passado e não está conseguindo demonstrar a mesma velocidade de antes. E Alonso ainda não está sendo capaz de devolver os dias de glória à Ferrari. Faz tempo que a Scuderia não vence o WCC (fora 2007) e esse pode ser um motivo para trazer Kubica para Maranello.
    Não sei se isso vai acontecer, mas que Kubica deve estar torcendo pra isso…

    • Fernando Kesnault disse:

      E esse título de 2007 foi arrumado né???

      • Allan Wiese disse:

        Hehehe, de uma forma ou de outra foi o que eu quis dizer, hehehe…

      • Anselmo Coyote disse:

        Arrumado? Como assim. Eu vi o Kimi ganhar 6 das 16 corridas que aconteceram, contra Hamilton e Alonso que ganharam 4. Então, porque esse título não caiu na mão do Massa, por exemplo, mas do Kimi?

        Pra mim está muito claro que o título foi justo e limpo. Mas, de qualquer forma, solte a pérola aí e diga o que vc quis dizer com esse “arrumado”.

        Abs.

    • Alex-Ctba disse:

      Faz tempo que a Scuderia não vence o WCC (fora 2007) e esse pode ser um motivo para trazer Kubica para Maranello.

      Ué, quem foi campeão de construtores em 2008?

      Resposta: Scuderia Ferrari Marlboro = 172 pts

      Massa = 97 pts / Kimi = 75 pts

      Em 2007 se a McLaren não tivesse roubado o projeto da Ferrari, provavelmente ficaria a léguas de distância. Acho q 100 milhões de dólares e exclusão do wcc falam por si só em relação a gravidade da falcatrua. Uma coisa é vc trabalhar em cima do seu projeto e tirar fotos do carro do concorrente, para copiar um duto um escape, etc. Outra é vc ter todo o projeto detalhado do maior rival para acrescentar ao seu todo tipo de melhoria.

      • Anselmo Coyote disse:

        “Massa = 97 pts / Kimi = 75 pts”

        Kkkkkkk!!!!!
        Esses piadistas são f.da.

        Massa = 97 pts = vice-campeão = 2o piloto = escudeiro = salário baixo = humilhado = cabisbaixo = sorumbático = macambuzio = piada mundial etc.

        Kimi = 75 pts = campeão mundial de F1, 2 vezes vice-campeão.

        Prestenção, rapaz! O nome do Kimi está e estará para sempre na história da F1 e do automobilismo como o melhor piloto do mundo no ano de 2007.

        Pergunte ao Massa se ele trocaria com o Kimi.

        Abs.

      • Alex-Ctba disse:

        ô Coyote, não quis desmerecer o Kimi. Foi só para dar o total de pontos no Mundial de Construtores, q o Allan disse q faz tempo q a Ferrari não ganha e o último foi o de 2007 “arrumado”. Ele esqueceu de 2008.

      • Allan Wiese disse:

        É verdade Alex, esqueci do de 2008.

        Mas, anyway, Massa está enfrentando problemas durante toda essa temporada. Diria que a tal ponto que a equipe pode estar começando a duvidar que ele consiga recuperar sua antiga forma. E por isso a Ferrari poderia ir atrás de alguém que eles consideram mais forte.
        Como disse o Coyote, se eles fizeram isso com o Kimi, por que não fariam o mesmo com o Massa?

  11. Will disse:

    Muita polêmica para pouco piloto…

  12. Will disse:

    Talvez, ser ‘o piloto sem WDC mais bem pago’ seja um bom título para o Felipe…

    ps.: eu não esqueci o overtakegate…

    • Anselmo Coyote disse:

      Will,
      Existem títulos oficiais, conquistados nas competições com muito talento, dosagem certa de instinto assassino e sangue-frio nas horas certas, oportunismo, competência etc.

      E existem os títulos – esses sim – “arrumados”, como “piloto mais bem pago sem ganhar um WDC”, “piloto com mais GPs disputados”, “grande acertador de carros” etc, como se não estivéssemos tratando de corridas de automóveis e sim de competições como “quem ganha mais, proporcionalmente”, “quem disputou mais GPs”, “quem é o melhor acertador de carros” etc.

      É a vida. Afinal ninguém gosta de admitir que investiu tudo no cavalo errado.

      Abs.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s