4×4: Seis pilotos e seus pontos de Sakhir a Spa.

Publicado: 01/09/2010 por Alexandre Pires em Artigos, Formula1
Tags:, , , , , , ,

A pergunta que nunca cala numa temporada é ‘quem é o melhor piloto?’ Com tanto sobe e desce, seria mais justo perguntar ‘qual piloto está melhor?’ A diferença é sutil, ainda mais ao vermos as duas perguntas indicarem, não raro, a mesma figura. Preferências à parte, acho que vale a pena tentar responder, só que expandindo nossa referência de desempenho: passando de uma para quatro corridas. Quem vai melhor neste quesito? O sistema de pontuação atual até torna a comparação mais fácil, pois quatro corridas distribuem cem pontos, o que nos permite pensar em porcentual.

Como todos devem intuir, apenas pilotos da RedBull e da McLaren estiveram no topo de desempenho. Mas das dez quadras (4 GPs somados) possíveis, apenas Webber e Hamilton ficaram acima dos 70 pontos ou, se quiserem, 70% de aproveitamento. O recorde por enquanto é de Hamilton, que atingiu um pico de 86 pontos de 100 em disputa. Embora, nas últimas quatro corridas, Webber tenha batido sua marca anterior, 75 pontos, cravando 76 pontos. O australiano tem sido extremamente eficiente e não duvido que ele bata a marca do inglês.

Já a Ferrari tem amargado um aproveitamento baixo com seus dois pilotos. Chegando ao fundo do poço entre a Turquia e a Inglaterra, momento que sua arqui-rival, McLaren, atingia o pico com sua dupla. Depois dali, nas três quadras finais analisadas, a Ferrari esboçou uma forte reação. Massa, especialmente, teve uma ascensão notável, de algo abaixo dos 10 pontos foi acima dos 40 pontos. Atingiu 42 pontos, acima dos 41 pontos que havia conseguido nas quatro primeiras corridas do ano.

É neste mesmo momento que a McLaren apresentou sua queda mais abrupta. E quem mais sentiu foi Button. Nos últimos quatro grandes prêmios, Button alcançou sua pior marca, abaixo de 30 pontos. E está na condição de pior dos seis maiores pontuadores. Mas é importante notar que Hamilton despencou da casa dos 80 pontos para a dos 40 pontos. Embora, com a última vitória, ele tenha conseguido superar a marca dos 50 pontos novamente.

Vettel também atingiu sua pontuação mais baixa na última quadra. Primeira vez no ano que o alemão fica abaixo dos 40 pontos. Ao mesmo tempo que seu companheiro preterido tem ficado acima dos 50 pontos e com freqüência acima dos 70 pontos. Inclusive, só em uma ocasião Vettel teve um desempenho melhor que o de Webber em uma mesma quadra de corridas. Foi entre a Europa e a Hungria. E foi bem apertado.

Pontuação a cada quatro corridas, de Sakhir a Spa, 2010

Para finalizar, a pergunta que fica é como Massa estaria sem o famigerado jogo de equipe ferrarista. Massa estaria à frente do Alonso. (Alguém se surpreendeu?) Enquanto o brasileiro arranharia a casa dos 50 pontos, o espanhol despencaria para a casa dos 30 pontos. Massa estaria com um desempenho muito próximo ao de Hamilton entre Inglaterra e Bélgica. Enfim, seria o terceiro melhor pontuador do momento, e acima da média. Posto injustamente ocupado por Alonso, que mesmo beneficiado, está abaixo da média. Fica a expectativa de saber se a ascensão de Massa vai até o fim da temporada. Mas esta simulação não deixa dúvidas que Massa se adaptou muito bem ao F10B.

Pontuação a cada quatro corridas sem o jogo de equipe da Ferrari

Infelizmente, nosso olhar sobre Massa já está viciado e preso ao desempenho ruim em boa parte da temporada e ao escandaloso jogo de equipe na Alemanha. Esta mesma nuvem de suspeição pairou (e paira) sobre Barrichello por quase toda sua carreira, impedindo que lançássemos luz sobre o que de fato o piloto estava fazendo em pista. Melhor sorte a Felipe Massa. Seus pontos devidos e indevidos não mentem!

comentários
  1. Andy disse:

    Nada como as estatísticas para detonar alguns mitos. É quase impossível pro Massa ser campeão, mas ainda conto com a possibilidade de ele virar a mesa contra o Nada Sei. A menos que ele esteja colocado logo a frente do Alonso em algum GP desses aí…

  2. Will disse:

    Massa who?

    Vamos gastar teclado falando de McLaren e RBR, até o julgamento yo no hablo da Scuderia…

    Tenho dito!!!

  3. Mari Espada disse:

    Dear God! Ninguém segura esse menino! Alexandre, quantos textos, quantos gráficos, quanta informação! Parabéns pela dedicação, hein! =)

    E claro que o “meu Miltinho” só nos surpreende… um pico de 86%? Uau!
    Mas eu não vou falar muito sobre isso senão vai ter gente reclamando que o blog tá muito McLarista, hehehe!

    E só pra constar, gostei mais do visual desses gráficos (em comparação com os gráficos das equipes) por causa das cores mais vivas! Mas isso é bobagem, o importante é o conteúdo! E que conteúdo!

  4. Vitor, o de Recife disse:

    Bom trabalho Alexandre, esses gráficos são excelentes fontes de análise.

  5. djow disse:

    Pelo histórico de vantagens e facilidades que a Ferrari sempre teve da FIA, dificilmente ela e seus pilotos serão punidos. No entanto, mesmo assim, como de 2007 para cá, Alonso e Massa seguirão perdendo para Lewis Hamilton.

  6. Vitor e Mari,
    Obrigado!

    Will e Rodrigo
    Já disseram que o blog é uma filial do mclaren.com e você ainda quer que nem falemos da Scuderia e sua dupla? =)

    Andy e Djow,
    Acho que não sai punição. Embora, agora que Alonso tá longe dos líderes, talvez a FIA se sinta mais à vontade pra aplicar a regra. Sigo com minha intuição que Massa ainda vai pôr água no meio copo de chopp do Alonso. Kubica já minou o Alonso lá Enstone. Agora cabe a Massa a ingrata tarefa de fazer o mesmo em Maranello. A mesma tarefa que teve Hamilton lá por Woking.

  7. fernando-ric disse:

    Acho uma bobagem enorme considerar o Massa em estatísticas e na briga pelo título. Se não bastasse a enorme tarefa de bater Red Bull e Mclaren, ainda tem que torcer pro espanhol não estar por perto. Sem contar as inúmeras vantagens que o Alonso deve ter lá dentro, sem que nós saibamos (desenvolvimento, peças, etc).

    Carta fora do baralho, definitivamente.

    • Fernando,
      Não dá pra limar o Massa enquanto ele estiver na Ferrari e especialmente quando o carro da Ferrari está entre as três forças da temporada.
      Seria muito arbitrário se eu simplesmente apagasse o Massa.
      Naturalmente, se fosse um post sobre os concorrentes ao título, eu poderia ter apagado o Massa e, talvez, até a própria Ferrari. Mas não era esta a idéia. E talvez tivesse de usar outro tipo de dado.
      Enfim, o Massa serve de parâmetro a Alonso, como Vettel a Webber, e Button a Hamilton. E todos a todos.
      Para o título realmente tá mais pra carta fora do baralho. Mas já estaria à frente do Alonso sem o jogo de equipe, e agora estão praticamente empatados. A idéia era mais mostrar isto.

    • Alex-Ctba disse:

      Em relação a disputa de título, infelizmente tenho q concordar com o Fernando. Mas se ele conseguir terminar próximo ao Alonso em pontuação, pode diminuir um pouco da paixão q a Ferrari tem pelo espanhol atualmente. Aquelas três corridas do Massa sem pontuar (Canadá, Europa, Inglaterra) custou muito caro pra ele.

  8. Allan Wiese disse:

    Grande Alexandre!
    Já tinhamos discutido essas estatísticas em outros lugares por ai, hehehe…
    Mas o mais interessante de se olhar sobre essa perspectiva de grupos de 4 corridas é ver o momento pelo qual passa um piloto e seu equipamento. E é assim que se percebe também quem são os mais constantes, que se mantém em uma boa média. E Webber e Lewis acabaram invertendo os papéis nas últimas provas. Que Lewis aproveite essa prova de Monza que é favorável ao 25 pra poder administrar um pouco o prejuízo das outras pistas…

    • Allan
      A idéia é esta mesmo. Vou tentar transformar isto numa série ou algo assim.

      Webber está muito bem. Temos de frisar que o grande vitorioso de Spa foi Webber. Aquele segundo lugar apertou Hamilton.
      Se novamente Webber terminar logo atrás de Hamilton em Monza estará pavimentando um belo caminho pro Campeonato.

      Na verdade, a minha impressão é que o título está mais pro Webber do que pra qualquer outro piloto. O melhor momento, o melhor carro e a melhor sorte são de Webber este ano.
      Sem melhoras no MP4-25, Hamilton só vai continuar na briga até Monza. Depois tá mais pra um passeio das RedBull. Podendo conquistar os dois campeonatos e o vice-campeonato de pilotos.

      Agora olhando com frieza os números. Se a McLaren repetir entre Cingapura e Brasil (sem contar Emirados) o que vimos entre Europa e Hungria (o pior momento de Hamilton), a vida não será fácil pras RedBull também. Basta ver que Hamilton arranhou 50 pontos e Webber e Vettel, os 60 pontos. Um diferença tão pequena na hora de fechar o balanço pode empurrar a disputa do título mais uma vez para a última prova do ano.
      Hamilton tem 3 pontos a mais. Se vencer, garante mais 7, indo a 10 pontos, caso Webber chegue imediatamente atrás. É aí que pode estar a diferença.
      Claro que tem de continuar a torcer pela alternância entre Webber e Vettel nas vitórias e também torcer pra uma Ferrari roubar uns pontinhos das RedBull. Além disso, tem de terminar sempre à frente de Button. E Button tem de terminar à frente de Webber em algum momento.
      O jogo tá acabando.

      • Allan Wiese disse:

        É Alexandre, o cerco está apertando pra valer.
        Mas o que você destacou é interessante sim. Mesmo no seu pior grupo de 4 corridas, Lewis fez metade dos pontos possíveis.
        E como os 3 pilotos que ficaram um pouco pra trás agora ainda não entregaram os pontos, é pouco provável que as corridas se polarizem entre Webber e Hamilton. Como você disse, para Hamilton o ideal é que ele ganhe e Button fique na frente de Webber, pra que a diferença seja de, pelo menos, 13 pontos. E temos que considerar que assim como Hamilton, Button, Vettel e Alonso já abandonaram duas vezes cada um, isso pode também acontecer com Webber…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s