Correndo contra o tempo…

Publicado: 02/09/2010 por Mari Espada em Formula1, Notícias
Tags:, ,

Circuito de Yeongam, projetado por Hermann Tilke

O novo monstrinho criado por Hermann Tilke já está dando o que falar antes mesmo de nascer! Desde o início das obras em 2007, o circuito de Yeongam está correndo contra o tempo para estrear em 22 de outubro de 2010, para a primeira sessão de treinos livres do GP da Coréia.

No site oficial da Fórmula 1 existe a divulgação de um evento que ocorrerá no próximo final de semana (4 e 5 de setembro), visando marcar o início da contagem regressiva de 50 dias para o término das obras. Neste evento o piloto Karun Chandhok fará uma demonstração em um carro da Red Bull, e finalmente poderá incluir em seu currículo a pilotagem de um genuíno Fórmula 1.

Arquitetura moderna presente em Yeongam

Porém basta acompanhar algumas notícias sobre o circuito de Yeongam para duvidar de sua conclusão dentro do prazo. Mesmo porque se forem seguir à risca as regras da FIA, precisaremos voltar no tempo, pois as inspeções nessa pista deveriam ter ocorrido até 22 de julho, com 90 dias de antecedência para o fim de semana do GP da Coréia.

E para piorar a situação, tal inspeção tem por objetivo, além de avaliar a qualidade da pavimentação da pista, sinalizar a necessidade de barreiras de pneus, brita, áreas de escape e quaisquer itens de segurança. Portanto se a inspeção não foi realizada a tempo, correr em Yeongam ainda nesta temporada poderá comprometer a segurança dos pilotos.

São belos edifícios, mas cadê a pista?

De toda forma, as informações oficiais são de que o circuito de 5.450 km está com 90% das obras concluídas. Mas até o momento só foram divulgadas fotos dos edifícios de serviços e instalações do autódromo, o que me leva a pensar que os 10% restantes referem-se à pista. Pois ao menos que esse circuito seja indoor, e esteja escondido por uma das fachadas desses belos edifícios, eu ainda não pude ver a parte fundamental para a realização dessa corrida!

E nesse caso, eu quero ver para crer!

Fonte de pesquisa: Fórmula 1

Anúncios
comentários
  1. Teo disse:

    Eh, o que é uma arena esportiva sem seu gramado ou quadra para disputa!

    Precisamos e queremos mesmo é ver as condições de pista como ficarão, como vc bem colocou Mari:D

    Abço

  2. Mari Espada disse:

    Só preciso decidir se eu torço contra ou a favor da conclusão dessa pista! Afinal, estamos falando de mais uma “genialidade Tilkeana”, né!?

  3. Fernando Kesnault disse:

    A FIA a fazer “vista grossa” com questão aos prazos estabelecidos nas regras mostra um total desrespeito com as mesmas e mostra que querem mesmo a participação de mais um lugar exótico no circo da f-1. Até aí tudo bem, ter mais diferentes países participantes é até salutar, mas agora querer acabar com GPs em locais onde o automobilismo é tradicional como a França, Argentina, EUA, Africa do Sul é desrespeitar as tradicões daqueles entusiastas da competição e com um agravante: pistas entediantes que só são aceitas para se correr a f-1 se forem desenhadas ou redesenhadas por M. Tilke.

    Aí pergunto para que construir um circuito chato igual ao de Austin, se ali perto temos Laguna Seca?? Mais tradicional ou mesmo Long Beach??

    Por estas e outras coisas a f-1 perde (e muito) fãs de corridas (eu sou um deles) que assim preferem assimilar o seu entusiasmo por automobilismo em categorias que a política administrativa não prevaleça sobre a competição.

    Lembrem-se que não existe competição na atual f-1, tudo é carta marcada….pelos negócios….não adianta vcs. discutirem efeitos aerodinamicos, performances e outros itens que são importantes numa competição. Lá tudo, mas tudo é rigorosamente pré-estabelecido para satisfazer as exigências dos acordos entre os maiorais e que não são repassados ao público.

    • Mari Espada disse:

      Seu ponto de vista traz um realismo ao qual eu não estou preparada, Fernando!
      Para mim é triste desacreditar na minha maior paixão…

  4. Ron Groo disse:

    Já percebeu que todo Tilkódromo tem uma curva lenta antes da chegada e outra no fim da reta… Que horror.

    • Mari Espada disse:

      Isso é para denotar qualquer chance de ultrapassagem! Não é possível!
      Esse Tilke me envergonha como arquiteta! Será que não passa pela cabeça dele perguntar aos pilotos ou torcedores a opinião deles sobre uma boa corrida!?
      Aposto que ninguém iria dizer: “Ah, eu gosto mesmo é de pista travada… aquela procissão no Bahrein foi o máximo!”

    • Vitor, o de Recife disse:

      Que isso, Ron… é a assinatura do cara!

      Vade retro, Tilke… e leva o Bernie junto!

  5. MusaLame disse:

    Vocês são todos uns bocudos . Vou dar muitas gargalhadas se esse arquiteto que é dos bons , acertas mais esse . O grande problema são os carros seus bocudos .

  6. Will disse:

    Eu vou ser sincero. Gostei muito desse traçado e da curva 17 (ele ficou maluco depois da ‘curva’ de InstambulPark, quer colocar 1 em cada novo Tilkódromo’).

  7. fernando-ric disse:

    contanto que o terreno não seja plano…..

  8. Lucas Domakoski disse:

    Realmente, saber que a pista foi desenhada por Tilke não é muito animador. Mas ele desenhou alguns bons circuitos, como Turquia, Malásia, China (pelo menos eu gosto desses =P)…agora espero que esse novo circuito seja um desses nos quais ele acertou a mão. Porque se ficar igual Abu Dhabi…podemos esperar um trenzinho em alta velocidade. =/
    Gostaria que esse circuito não ficasse pronto a tempo e que a corrida fosse transferida para Estoril. Aí sim teríamos uma corrida de verdade!
    P.S.: A tirada com os carros da Hispania foi genial: ”Neste evento o piloto Karun Chandhok fará uma demonstração em um carro da Red Bull, e finalmente poderá incluir em seu currículo a pilotagem de um genuíno Fórmula 1…”!!! :-D

    • Mari Espada disse:

      Thanks! Sabe como é, né? Eu não podia deixar barato o fato do Chandhok pilotar um Red Bull. Tinha que alfinetar, mesmo que de leve (por não ser o tema do texto). =D

      E sobre Estoril…
      Ahhhhh, eu morro de felicidade de trocarem a Coréia pela minha amada terra lusitana! =)

  9. Não dá pra correr no sentido horário? Me pareceu mais intessante. E pelo menos um fim de reta não ia ser travado. Imaginem os carros dobrando à direito ali na curva 2 e em seguida se espremendo na curva 1 pra sair pra reta de largada! Imaginaram? Acho que vou ficar só no sonho. Inclusiva a tal cópia da 8 turca, esta 17 coreana, seria muito mais interessante no sentido horário. Queria ver os carros decolando. Quem ia ter peito de entrar com tudo numa parabólica desta?

    Se fosse como no videogame… Na minha época de viciado em gran turismo sempre corria nos circuitos invertidos. Era ótimo. Inclusive, no de Laguna Seca que foi muito bem lembrado. Ótimo circuito. Tem um mergulho (ou subida, dependendo do sentido) fantástico, eram duas curvas em seqüência. Gostaria de ver um Fórmula Um embicando ali.

    • Mari Espada disse:

      Nossa, meu sonho é ver Laguna Seca no calendário da F1… essa é uma pista muito foda! Pelo menos para mim nos video-games, assim como Suzuka e Nurburgring.

      E sabe que a sua idéia do sentido horário parece realmente interessante…
      Vou escrever lá pro Bernie dando a sugestão! =)

  10. Anselmo Coyote disse:

    Pelo jeito vão construir mais um complexo comercial com um kartódromo no estacionamento copiado de algum shopping center.
    Tilke, vá pentear macaco.
    Abs.

  11. Laysson disse:

    O Piloto de um carro que não existe, ganha um carro que existe pra pilotar numa pista que não existe. hahahahahaha

  12. Alex-Ctba disse:

    Vai q numa dessa o Tilke acertou a mão. Eu tb pensei a mesma coisa do q o Alexandre Pires, a corrida no sentido horário, pareceria ser mais interessante. De qualquer forma a saída dos boxes, parece ser boa, e pode ter alguma emoção, já q os carros q vem pela pista freiam forte na curva 1 e a 2 parece ser mais veloz enquanto q os carros q saem dos boxes já estão em plena reta.

  13. Eduardo De Campos disse:

    Pode até ser efeito da carveja, mas achei esse circuito muito parecido com o Alain Prost de perfil…

  14. Mari Espada disse:

    Primeiro vídeo onboard do GP da Coréia:

    • Laysson disse:

      Eu vi esse vídeo e fiquei pensando, o que o Tilke tem na cabeça de fazer circuitos em espaços monumentais com pistas estreitas cercadas por muros. Tá certo que dá um ar virtual de circuito citadino, mas mesmo assim, fica esquisito, feio pra caramba.

  15. Allan Wiese disse:

    O Tilke prometeu que vai ser mais ousado nos próximos circuitos que ele projetar. Que bela de uma porcaria de notícia. Saber que o Tilke vai ser o responsável pelas pistas da Índia, da Russia e de todas as novas que surgirem. E as nossas velhas conhecidas vão ficando cada vez mais velhas e menos conhecidas…

  16. Aviso aos navegantes, post novo com data velha no blog:
    https://ultrapassagem.wordpress.com/2010/09/05/a-morte-de-uma-estrela-da-formula-um/
    Para quem gosta das lendas da Fórmula Um: Jochen Rindt!

  17. Mari Espada disse:

    Em último caso, os pilotos podem propor uma corrida virtual… pois a pista do game F1 2010 está prontinha!
    Veja o comparativo no vídeo:

  18. […] de Fórmula 1 ao redor do mundo acompanharam a obra do circuito de Yeongam. E finalmente essa corrida contra o tempo chegou em sua reta […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s