Ultrapassagens em 2010.

Publicado: 05/09/2010 por Allan Wiese em Artigos, Formula1
Tags:

Alonso e Liuzi

Ultrapassagens...

Depois de 13 etapas decorridas do mundial de Formula Um 2010, muita água já rolou (na verdade os fãs teriam gostado se mais água tivesse caído, literalmente). 6 pilotos e 3 equipes já se revezaram na liderança dos campeonatos e contabilizadas todas as manobras de ultrapassagem da temporada, chegamos a um total de 412 adiantamentos de pilotos sobre outros pilotos.
Vamos aos dados:

Os dois primeiros lugares da tabela não surpreendem ninguém. Olhar Alonso ou Hamilton largando um pouco mais de trás ou levando algum tipo de azar na largada é garantia de show de recuperação.
Mas já na terceira posição, empatados, estão dois pilotos que sofrem muitas críticas pelo modo como se comportam em pista. O sempre “burocrático” Felipe Massa tem apenas uma manobra de adiantamento a menos do que Lewis Hamilton, campeão no quesito no ano passado, por exemplo. Barrichelo também em terceiro mostra que a Williams, de fato, tem melhorado bastante. E Algersuari em quinto, com 28 ultrapassagens, também chega a ser surpreendente.

Fora os pilotos das equipes estreantes, o freguês favorito da temporada 2010 é, nada mais nada menos do que, Michael Schumacher. Muito diferente de sua época de domínio no início da década, no total o alemão tomou 20 riscos em seu casco. Também levou 20 adiantadas Jaime Algersuari (some as suas passagens e suas perdas de posição e você pode ver que Jaime é, no mínimo, batalhador).
Os pilotos que menos foram ultrapassados são Hamilton e Kubica, com 4 perdas de posição cada um. Depois dos dois, os mais difíceis de passar são Vettel, com 5, e Button e Alonso, com 6 cada um.

Fernando Alonso e Vitantonio Liuzi

Essa é a graça do automobilismo

Os GPs que mais geraram ultrapassagens foram China, com 82, Bélgica, com 67 e Canadá, com 62. Obviamente, a prova que menos teve ultrapassagens foi Mônaco, com 4. Supreendentemente, o Bahrein teve 21 ultrapassagens.

Ainda restam 7 etapas para o fim da temporada. Quem será que vai ser o campeão no quesito ao fim de 2010?

Obs.: essas estatísticas não consideram as posições ganhas em largadas.
Fonte: cliptheapex.com

comentários
  1. Willian disse:

    Interessantes estatísticas, Allan.

  2. Vitor, o de Recife disse:

    Surpresa, para mim, foram o Vettel, o “que não sabe ultrapassar”; e o Button, ainda na briga do título.

  3. Allan,

    Muito bom você trazer estes números ao nosso conhecimento.

    Correção: O nome de Kubica está “kubuca”.

    SUGESTÃO: Você teria como fazer um segundo ranking que não considere Hispania, Lotus e Virgin???
    Penso que isto seria salutar pra termos uma idéia do real arrojo dos pilotos com carros verdadeiramente competitivos.
    Você pode ir atualizando este post mesmo.
    Também penso que o ranking dos “ultrapassados” poderia vir em forma de tabela.

    • Allan Wiese disse:

      Obrigado Alexandre.

      Vou corrigir a imagem assim que for possível com o nome do Kubica.

      Quanto ao ranking sem as Hispânias, Lotus e Virgins, posso pensar em fazê-los para as próximas etapas.
      Também pensei nos ultrapassados em forma de tabela, mas quando finalizei o post estava meio sem tempo. Será colocado depois de Monza também.

  4. Mari Espada disse:

    Olha e eu devo ter dormido de tédio na prova do Bahrein, porque não lembro de ter visto 21 ultrapassagens. Impossível! =P

    • Alex-Ctba disse:

      Culpa da TV q se concentra nos principais pilotos, ou seja, no pelotão da frente, enquanto q o bicho pega mesmo é no pelotão intermediário e na rabeira do grid. Dessas 21 ultrapassagens do Bahrein, a TV deve ter mostrado só a das Ferraris e a do Hamilton sobre um Vettel baleado. O Kubica, p/ex. q largou em 9º, tocou na largada com o Sutil, caiu pra último e terminou em 11º. Acho q das 7 ultrapasagens do Polaco até o momento, a maioria foi no Bahrein, mas a TV não mostrou.

      Dessas 38 do Alonso, deve ter umas 20 só em cima dos carros da série B, já q ele foi o rei da corrida de recuperação até o momento.

  5. Lucas Domakoski disse:

    Muito legais mesmo as estatísticas. Mas concordo com o Alex, pelo menos 70% das ultrapassagens do Alonso foram sobre o povo do fundão! =P
    Me surpreendi ao ver o número de ultrapassagens do KubiTZa…dadas as posições de chegada dele, é de se imaginar que ultrapasse mais. Mas pensando melhor, eu realmente não me lembro de muitas ultrapassagens dele esse ano… =P

  6. celso gomes disse:

    Caríssimo Allan,

    Trabalho impecável. Só achei que o nosso (deles) japinha Kobayote tinha feito mais ultrapassagens. Bom, deve ser porque as dele foram mais vistosas, talvez! ;-)

    abç

  7. celso gomes disse:

    Allan,

    Acabei de ver um post, no forum da Autosport inglesa, e que foi aberto hoje (06) sobre este mesmo tema (Overtaking statistics) que você bem abordou, ONTEM, aqui no blog.

    Esse é o Ultrapassagem! Bombando internacionalmente, inclusive!

    abç

    • Allan Wiese disse:

      Fico honrado Celso. Mas como eu citei na fonte do post, apenas transcrevi as estatísticas do fórum cliptheapex.com.

  8. […] etapas se passaram desde que vimos os dados estatísticos sobre ultrapassagens na temporada 2010. Da última vez, tínhamos os dados contabilizados até o Grande Prêmio da Bélgica. Para esse post, teremos […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s