Preview GP da Itália.

Publicado: 09/09/2010 por Alex-Ctba em Artigos, Formula1
Tags:, , , , ,

Chegamos a 14º etapa da temporada e a última prova européia do calendário, na tradicionalíssima pista de Monza, que desde o primeiro campeonato mundial de F1 em 1950, não fez parte do circuito em apenas uma oportunidade.

Como costumamos dizer, Monza com suas retas extensas e com 70% de aceleração máxima por volta, é uma prova para motores e por esse motivo, as equipes que dispõe dos potentes Mercedes, devem ser observadas com atenção. McLaren, Force India e a própria Mercedes, apesar do discurso “pés-no chão” de Schumacher, tem boas chances de realizarem uma corrida consistente, com maior favoritismo para o time de Woking, que vem de um bom momento em Spa e concentra no líder do campeonato, Lewis Hamilton, suas apostas para ampliar a vantagem sobre os pilotos da Red Bull, favoritos para as provas finais da temporada.

A Ferrari, depois de escapar ilesa de alguma punição maior do que os 100 mil dólares que havia recebido, por favorecer Alonso no GP da Alemanha, tenta no seu GP caseiro, diante dos tifosis, recuperarem-se do fraco desempenho na Bélgica, já que Alonso, o title contender de Maranello, fracassou em sua corrida de recuperação após ser atingido involuntariamente pelo brasileiro Rubens Barrichello.

A Renault, após o excelente desempenho em Spa, depois da introdução do seu F-Duct, vive o dilema de se utilizar ou não o dispositivo, já que Monza, um circuito de baixa pressão aerodinâmica, coloca essa interrogação nos engenheiros, que sem testes, não sabem como os acertos para essa pista reagirão em conjunto com o duto. Dúvida essa que é menos preocupante para Maranello e Woking, já que o GP do Canadá pode servir como parâmetro para essas equipes. Os treinos livres de sexta, serão muito importante para as devidas avaliações.

E a pergunta que não quer calar: E a Red Bull? O que esperar da equipe de Newey nesse GP único? O consenso é que Webber e Vettel não são favoritos para a vitória no domingo e muito menos para pole no sábado, mas quem sabe o time de Milton Keynes não tira um ás da manga e surpreende a todos.

Vale destacar ainda de relevante, os pneus que a Bridgestone disponibilizará para a corrida: Duros e Macios. Ano passado foram utilizados os Macios, denominados Médios e os Super-Macios, que foram descartados pela fábrica japonesa para esse ano. Problema a vista para Felipe Massa e sua batalha para aquecer a borracha.

Luz amarela para a Ferrari na questão dos motores, já que Massa e Alonso estão no sétimo propulsor e Monza é exigente demais com os mesmos. Kobayashi já utilizou seis motores, porém ele só tem mais um motor novo, já que perdeu um do conjunto,enquanto que seu companheiro De La Rosa já está sofrendo punições, pois está no nono motor.

E dois pilotos podemos dizer que estarão sob os holofotes. Alonso, que pela primeira vez corre em Monza como piloto Ferrari, depois de ser hostilizado pelos tifosis em 2006, quando travava feroz batalha contra Schumacher,  e necessita de uma vitória, ou no mínimo um pódio, para continuar vivo na luta pelo título e Vettel que, culpado ou não, pela perda de controle do RB6 após sair do vácuo de Button na última corrida, tem suas habilidades questionadas, inclusive a que diz respeito, lidar com a pressão.

Clique aqui e veja mais fotos do circuito oval de Monza.

Clique na imagem e veja o mapa animado.

Sexta-Feira: 5h, 1º treino livre; 9h, 2 treino livre.
Sábado: 6h, 3º treino livre; 9h, classificação
Domingo: 9h, corrida

comentários
  1. Allan Wiese disse:

    A expectativa é grande novamente. Essa é a última chance teórica de domínio de outros carros que não os RB6s mágicos de Newey.
    E a torcida, claro, é que o carro que venha a dominar seja o MP4-25, nas habilidosas mãos de Lewis e nas cuidadosas mãos de Jenson.
    Eu só espero conseguir ver a corrida em meio à um final de semana corrido que terei…

  2. Mari Espada disse:

    “com maior favoritismo para o time de Woking…”
    Ebaaa! E ainda bem que esse texto é de um ferrarista, pois se fosse meu já estariam dizendo que eu tava puxando o saco do Miltinho! =)

    • Alex-Ctba disse:

      Eu acho que a McLaren, pelo momento e pelos motores Mercedes, pode ser considerada favorita para essa corrida. Ano passado, os motores Mercedes dominaram a corrida. Fica sempre aquela expectativa sobre o que o RB6 pode aprontar…

  3. Felipinho disse:

    Bom lembrar ainda, que embora seja uma pistas das antigas.. a questão aerodinâmica na parabólica impede uma corrida com muitas ultrapassagens.

    Por tanto vantagem para quem classificar melhor.

  4. Acho que quem pode fazer uma graça é a Force India, acho que a Ferrari com Alonso que vai para o tudo ou nada tambem pode fazer frente as McLaren e Red Bull.

    • Alex-Ctba disse:

      Sim, para o Alonso é vencer ou vencer. Vamos ver como o espanhol reage sob a pressão dos tifosis. McLaren pode até ser favorita, mas se tivesse q apostar em alguém, cravaria no Alonso.

  5. Daniel Machado disse:

    Incrivel como a pista antiga esta destruida, sem cuidados sem nada. Acho que nessa corrida da McLaren de novo, até mesmo uma dobradinha como seria em Spa se Vettel não tivesse batido no Butto.

  6. Will disse:

    Muita expectativa e uma enorme torcida para que a Ferrari não vença em Monza. Minha aposta segue para o MP4-25, dessa vez acho que o Button leva.

    Quanto aos RB, tenho a impressão que eles não serão tão ruins quanto foram ano passado e em 2008 (apenas 8º lugar), acho que virão perdo, mas fora, do pódio.

  7. celso gomes disse:

    Sou Canguru desde criancinha e não abro mão!!

    O Grande Guru Careca não está satisfeito com essa pequena falha que sua cria teve ano passado e trará mais uma assombrosa (para os rivais) barata. Com a precaução de botar uma focinheira no Tião Pasttel para ele não saia dando focinhada na barriga dos demais.

    saudações rubrotaurinas

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s