Treinos Livres de Sexta-Feira em Monza

Publicado: 10/09/2010 por Alexandre Pires em Formula1, Fotos, Notícias
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Sex 20h30. Vettel crava a melhor volta do dia, 1:22.839. Alonso faz o segundo melhor tempo. Massa escapa na curva e perde a melhor volta do dia. As McLaren sucumbem com pneus macios. Olho nos pneus! Button fica atrás de Hamilton na segunda sessão. Uma McLaren sem o duto frontal da asa traseira (foto mais abaixo). Tudo sobre os treinos livres desta sexta-feira em Monza você encontra aqui. Fotos, notícias, tabelas e resumos.

RB6 de Vettel com pneus macios na 2ª sessão de Monza, 2010.

O tempo combinado dos melhores setores foi de 1:22,510 nesta sexta-feira de muito sol, em Monza. Três décimos abaixo da melhor volta do alemão da Red Bull. Sábado promete voltas rumo à casa de 1:21. O que será surpreendente. A Red Bull não se curvou ao favoritismo da McLaren, fez a segunda melhor volta pela manhã e a melhor pela tarde no circuito italiano. Ferrari mostrou serviço de uma sessão para outra e vem forte para sábado. A McLaren apanhou dos compostos macios e viu sua vantagem de sete décimos ser pulverizada pela concorrência austríaca e italiana. Portanto, olho atento nos pneus.

Uma imagem rara nesta temporada é ver uma McLaren sem o dispositivo inventado por ela, o duto frontal da asa traseira. O MP4-25 demorou para sair dos boxes na segunda sessão porque foi submetido a uma modificação inusitada, ainda que lógica:  os mecânicos retiraram o F-Duct. O visual mudou, mas o desempenho continuou o mesmo. A tentativa de configurar a McLaren para baixa aderência aerodinâmica não surtiu efeito, por ora.

A McLaren de Hamilton sem o duto frontal na 2ª sessão de Monza.

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Sex 11h45. Vettel faz o melhor tempo da segunda sessão de treinos. Resumo da segunda sessão e tabela de tempos abaixo. E mais abaixo também o resumo da primeira sessão e tabela de tempo. Além de fotos e notícias.

RB6 de Vettel com pneus duros na 2ª sessão, Monza, 2010. Foto: Luca Bruno.

Vettel, Alonso e Massa superam Hamilton e Button e cravam as três melhores voltas da tarde ensolarada em Monza. Um treino movimentado e revelador. Todo mundo está no páreo. Todos cravaram a melhor volta da sexta-feira nesta segunda sessão, Com exceção de Bruno, que não marcou tempo com a Hispania dele, além é claro de Sutil e Di Resta, que alternaram na mesma Force India.

A Red Bull de Vettel, primeiro, sempre esteve à frente da Red Bull de Webber, sexto de novo. Embora, tenham ficado atrás das McLaren e das Ferrari durante a primeira metade da sessão. Na outra metade, todos os carros passaram a rodar com pneus mais macios. A melhora de Vettel foi de 1,116 s e a de Webber foi de 0,877 s. O último só não melhorou ainda mais sua volta pois teve uma quebra da bomba d’água do RB6 dele.

Alonso durante a segunda sessão de treinos.

A Ferrari de Alonso, segundo, ficou à frente da Ferrari de Massa por muito pouco e só nos últimos 20 minutos de treino. Massa, que com pneus macios já havia melhorado a volta dele em 0,830 s, vinha para fechar a melhor volta dele quando escapou no meio da Curva Parabolica, tirou o carro da brita e recolheu para o boxe. Em seguida, Alonso cravou a melhor volta dele ao fazer com pneus macios um tempo 1,010 s mais rápido.

A McLaren de Hamilton, quarto, ficou à frente da McLaren de Button e do restante do pelotão por quase todo o treino, mas ambas sucumbiram a ritmo mais forte das concorrentes ao trocarem os pneus para compostos macios. Nem Hamilton e nem Button conseguiram baixar os tempos deles feitos com pneus duros quando usaram os pneus macios. Luz amarela acesa na McLaren. A lição de casa para hoje é descobrir por que o MP4-25 tanto na configuração de baixa aderência aerodinâmica (Hamilton) quanto na de alta aderência aerodinâmica (Button) não casou bem com o pneu macio a ponto de não rivalizar com o RB6 e o F10B, aliás, por que não foi capaz de manter a brecha em torno de 0,7 s para os concorrentes diretos. Quanto aos testes do MP4-25 com duto frontal na asa traseira e sem o dispositivo, tudo indica que foram inconclusivos, tendo em vista que Button correndo com o dispositivo estava a 0,056 s de Hamilton que corria com o carro depenado. Além disso, os dois carros estavam com asas dianteiras diferentes, do mesmo jeito de Spa.

A Williams de Barrichello, sétimo, retornou em forma para a segunda sessão de treinos,  mostrando um bom desempenho com os macios, que proporcionaram um ganho de 0,701 s. Suficiente para ficar à frente da Williams de Hulkenberg, nono, que deixou o brasileiro atrás por quase toda a sessão, mas só melhorou em 0,514 s ao calçar os macios. O desempenho repentino do brasileiro subjugou também a Renault de Kubica, oitavo, que com macios só lipoaspirou 0,424 s do tempo com pneus duros. Embora, o polonês tenha sempre ficado muito à frente da Renault de Petrov, 13º. As duas Williams deslocaram também a Mercedes de Rosberg, décimo, que vinha forte calçando pneus duros, mas que melhorou apenas 0,297 s ao trocar para macios. Ainda que o filho de Keke tenha dado outra surra na Mercedes de Schumacher, 14º, que não superou a própria volta com pneus duros. A Force India de Sutil, 11º, capitaneou mais uma vez a equipe, mas desta vez a Force India de Liuzzi, 120., conseguiu encostar na do colega. Mas ambas cresceram muito pouco correndo com pneus macios. Sutil ganhou 0,202 s e Liuzzi, 0,164 s.

O desempenho com o composto macio do jogo de pneus começa a surgir como a principal diferença entre os carros e, possivelmente, como fator crucial para definir as posições de chegada no domingo.

A Toro Rosso de Buemi, 15º, e a de Alguersuari, 18º, continuam a travar uma disputa particular com a Sauber de De La Rosa, 16º, e a de Kobayashi, 17º. O espanhol conseguiu novamente se manter à frente do arrojado japonês. E o suíço novamente à frente do outro espanhol, Alguersuari. Este, por sinal, não completou a sessão.

Para a turma do fundão, o destaque foi a Hispania de Bruno, 24º, que quebrou três vez nesta mesma sessão e impediu o aspirante brasileiro de marcar uma volta rápida. Desta vez, a Hispania de Yamamoto, 23º, terminou melhor que a do brasileiro. A surpresa foi a aproximação mais intensa entre os tempos de volta das Virgin de Di Grassi, 21º, e de Glock, 22º, e os das Lotus de Trulli, 19º, e de Kovalainen, 20º. Nada que uma pista com mais curvas não separe.

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Sex 07h00. Button lidera a primeira sessão de treinos. Abaixo, tempos de volta e resumo da sessão.

O início da sessão foi morno.O único alento foi proporcionado por Schumacher, que começou a fazer as voltas rápidas dele já nos primeiros minutos de treino. Um procedimento atípico para qualquer piloto. Por longos 20 minutos, Schumacher figurou praticamente sozinho na tabela de tempos. A partir daí tivemos o escalonamento de todos os pilotos.

Button em Monza. Foto: Olivier Morin (AFP)

A McLaren de Hamilton trouxe um carro com muita asa. Uma tentativa de fazer o carro andar bem também nas curvas. Mesma configuração da McLaren de Button. Deu certo por ora. Embora, a Red Bull de Vettel, com a segunda melhor volta, tenha separado as duas McLaren, com Button em primeiro e Hamilton em terceiro.  Nos últimos 40 minutos, estes foram os três melhores, sem qualquer ameaça ou mudança. A McLaren também testou o sistema que mantém a pressão dos gases de escape sobre o difusor durante desaceleração. A equipe se aproveita da vantagem comparativa em Monza para testar dispositivos e configurações salutares nos traçados subseqüentes.

Na Mercedes, Rosberg, quarto, mais uma vez superou Schumacher, décimo. Na Force India, Di Resta, que desalojou Sutil, ameaçou dar um baile em Liuzzi. Mas, no fim, Liuzzi, sétimo, virou o jogo, ficou à frente das Ferrari e escanteou Di Resta, 12º. Por ora, os motores Mercedes ainda não fizeram qualquer milagre. Embora, haja potencial para que os seis carros motorizados pela Mercedes fiquem entre os dez melhores. Mas ainda é muito cedo.

A Ferrari de Alonso, oitavo, e a de Massa, nono, começaram muito timidamente o final de semana, tendo em vista as pretensões de disputar algum dos campeonatos. O agravante é que a Ferrari pareceu não testar nenhuma novidade a ponto de justificar a pouca velocidade em Monza. A Toro Rosso de Buemi, 14º, e a de Alguersuari, 17º, trouxeram uma versão própria de asa traseira com duto frontal. Tiveram uma ótima velocidade de reta. Voltam a brigar no pelotão intermediário. Especialmente com a Sauber de De La Rosa, 15º, e a de Kobayashi, 16º.

A Red Bull de Webber, sexto, espelhou a modéstia manifestada pelo australiano no meio de semana. Pouco para o favorito ao título. Deve estar preparando o bote para o momento que realmente vale algo, a classificação. A Red Bull fez testes na asa traseira, o que era indicado pela tinta verde que aumenta a visibilidade das forças atuantes naquela parte  do carro. A Renault de Kubica, quarto, realmente ganhou velocidade e andou bem com o duto frontal da asa traseira. Devem manter o dispositivo. A Renault de Petrov, 13º, decepcionou, fica sempre a dúvida se a máquina do russo é a mesma do polonês ou se a diferença é só de braço.

A Williams de Barrichello, 23º, teve um mal súbito aos 45 minutos, logo após a segunda Lesmo. A de Hulkenberg, 11º, fez pouco. Mas talvez cresçam durante o fim de semana. Lotus, Hispania e Virgin fizeram o de sempre, dominando os piores tempos. Monza é demais para elas. Contudo, é um bom teste para os motores Cosworth.

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Qui 14h00. Os preparativos para a sexta-feira já estão em curso, lá e aqui. Muito sol. Sem previsão de chuva. Alívio na garagem da Ferrari. Horner contrariado. Webber modesto. A cobertura completa da sexta-feira em Monza você encontra aqui.

Como de costume, os aficionados passeiam pelos boxes, 9 de setembro, em Monza.

Metereologia para os Treinos Livres de Sexta-Feira (2)

A previsão de sol, muito sol, para os primeiros treinos livres amanhã segue ainda indissipável nesta quinta-feira. O final de semana todo promete ser seco e quente. O efeito surpresa que as chuvas trazem aos grandes prêmios estão fora de cogitação. As chuvas de meio de semana lá por Monza já escassearam e as nuvens carregadas já se dispersaram. Cada vez mais, a promessa é uma só: muita velocidade.

A nuvem negra que pairava sobre a garagem da Ferrari também se dispersou ontem, com a decisão do conselho mundial de automobilismo, que livrou a Scuderia de qualquer outra punição para o incidente ocorrido no grande prêmio alemão. A declaração da FIA sobre o jogo de equipe da Ferrari pode ser vista aqui.

Quem parece não ter ficado muito feliz com a declaração foi Horner, chefe da equipe RedBull, que reagiu assim à decisão do conselho de automobilismo da FIA:

Agora, em tese, se uma equipe estiver nesta situação e quiser trocar a posição dos carros dela, ou se o tiver de fazer, então o precedente está dado.

Para aliviar ainda mais o clima no paddock e lá na Red Bull, Webber, querendo disfarçar os bons ventos que sopram a favor dele, teve uma crise de modéstia e soltou a pérola de que não seria o favorito ao título, quem o autraliano quer enganar? Vettel?

Depois de tantas expectativas, o final de semana se aproxima e, enfim, a pergunta do momento é: quem vem forte para o ensolarado templo da velocidade?

Chat do ultrapassagem Confirmado

O bate-papo do ultrapassagem está confirmadíssimo para a segunda sessão de treinos (practice 2), a partir das nove da matina. Entrem no chat clicando aqui.

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Qua 12h00. Tudo a respeito da sexta-feira no Autodromo Nazionale di Monza você encontra aqui.

Metereologia para os Treinos Livres de Sexta-Feira (1)

Dia ensolarado e temperaturas máximas acima de 20 graus estão previstos para a área do Autodromo Nazionale di Monza, o circuito anfitrião do Grande Prêmio da Itália, a décima quarta etapa da temporada. Garantia de aceleração máxima no templo italiano da velocidade. Tudo o que os aficionados do esporte querem ver ali.

O embaralhamento visto no grande prêmio anterior, o belga, devido à chuva promete não se repetir. Com condições climáticas normais, a ordem das forças pode sofrer alguma modificação. A McLaren corre o risco de ficar sem todos os fatores que permitiram a ela impor outra derrota à RedBull. A Ferrari tem a chance de se redimir do vexame belga e voltar a mostrar a boa forma das últimas corridas.

De todo o modo, treinos em pista seca podem sacear a curiosidade daqueles que acompanham o esporte em torno de algumas questões. A RedBull pode melhorar em pistas velozes? A Ferrari sanou as deficiências vistas na Bélgica? A McLaren pode impor uma nova derrota às fortes RedBull e Ferrari? A Renault seria agora a quarta força da temporada a ponto de ameaçar Ferrari e McLaren?

Uma nova atualização da metereologia para o final de semana em Monza sai na quinta-feira, segundo informação do autosport.com.

Horário e Transmissão dos Treinos Livres de Sexta-Feira

O primeiro treino livre (practice 1) ocorre às 05h00, horário de Brasília. Pode ser acompanhado por televisão no canal pago Sportv, por internet no corridadeformula1.com ou no eplsite.com, por rádio na bandnewsfm.

O segundo treino livre (practice 2) ocorre às 09h00, horário de Brasília. Também pode ser acompanhado por televisão no canal pago Sportv, por internet no corridadeformula1.com ou no eplsite.com, por rádio na bandnewsfm. E também no chat ao vivo do blog ultrapassagem.

Resultados e Notícias dos Treinos Livres de Sexta-Feira

Logo após o término de cada sessão de treino, será disponibilizado um resumo do evento, acompanhado da tabela dos tempos de volta de cada piloto. Fiquem ligados.

comentários
  1. Alex-Ctba disse:

    Com esses tempos na casa de 1:23, mantenho minha opinião de que a pole desse ano vai conseguir superar a marca do Barrichello de 2004: 1:20.089

    Geralmente nos primeiros treinos livres, usam-se um regime conservador de motor, em Monza, mais do que nunca e principalmente a Ferrari que já está no sétimo motor com ambos pilotos.

    • Em um circuito de alta velocidade, será que é possível baixar tanto?

      • Alex-Ctba disse:

        Eu acho q sim, com os giros em regime máximo, pneus macios e pouco combustível, ou seja, a configuração para a pole. Mas vamos aguardar, já q eu posso estar sendo otimista demais realmente, já q o melhor tempo ano passado foi do Button no Q2 com 1:22.955

      • minha reticência é por causa das retas cobrirem quase todo o circuito. não há muito acerto pra curva. que é de onde vem as quedas de tempo nos outros circuitos.
        vamos ver agora o hamilton correndo com pouca asa. o button ainda tá com muita asa.

  2. Will disse:

    Fico com minha aposta de 1:21 baixo

  3. Daniel Lima disse:

    A Mclaren dançou!
    O melhor tempo do Button treino pela manhã foi irreal,não digo o mesmo do melhor tempo do Vettel,acho que as Red Bull estarão na frente amanha,se bem que se o Massa não tivesse errado teria feito um tempo melhor-o que não significa que largara na frente do Vettel amanha.

    Estou curioso pra ver se o Massa largara na frente do Alonso novamente.Spa e Monza são pistas que eu dava como certo o dominio do espanhol sobre o brasileiro.
    Se Massa andar na frente novamente minha surpreza será dupla.
    Primeiro pelo dominio do Alonso durante todo o campeonato,segundo pela propia Ferrari que já esta apostando as fichas no Alonso,visto o ocorrido na Alemanha.

    Acho que amanha dará Red Bull,Ferrari,Red Bull,Ferrari,Mclaren…..

    • Se os macios não funcionarem na classificação, a McLaren fica sem opção tática.
      Se a melhor volta só vier com pneus duros, a equipe terá de largar assim. Não é uma boa opção, tendo em vista que os macios nos concorrentes andaram mais.
      Enfim, se não se ajeitarem lá com os compostos macios, a McLaren realmente dançou.
      Agora, se com macios tiverem a mesma vantagem que tiveram com duros, que foi de mais de 0,7 s, aí os outros que dançam.
      Pelo visto, teremos outra corrida que os pneus determinam o domingo. Em Monza, já ameaçam determinar até a tarde de sábado.

    • Teo disse:

      Daniel,

      Tive a impressão que se o Massa não tivesse errado por conta da turbulencia do carro do Shumi, ele iria conseguir baixar o seu tempo em pelo menos 0.150s com os sapatos macios, mas amanhão as 06:00hrs vamos irar essa a limpo, pela reação dele de felicidade, mesmo depois de perder sua volta mais rápida do dia, arrisco que amanhã ele classifique a frente do Alonso!

      • Teo, acho que você tem razão. Veja lá no post que Alonso ganhou 1 s quando calçou os macios e Massa ganhou 0,8 s. Estes dois décimos a menos é por causa do erro na Curva Parabolica. Ele vinha para melhorar também 1 s!!! Lembrando que o brazuca estava à frente de Alonso nos tempos com pneus duros.

      • Teo disse:

        Pois é Alexandre, então minha desconfiança é fundamentada de acordo com ~esses dados, agora fiquei ainda mais curioso pra amanhã!

        Forte abraço

    • fernando-ric disse:

      O Massa só nos trás boas supresas, sempre !

  4. Mari Espada disse:

    Espero que a McLaren tenha andado de pneus duros nesses treinos livres… assim seus tempos vão descer ao calçar os macios, e eles voltam a liderar em Monza! =)
    Alguém sabe me confirmar essa informação???

    • Tá no resumo da segunda sessão, ali no post com mais detalhes. Lá apresento o ganho das principais equipes na hora que mudaram para macios.
      A McLaren não foi bem com pneus macios. Os tempos ficaram acima dos tempos dela com duros.

      • Mari Espada disse:

        Credo, que notícia horrorosa! =P
        Ah, e ignore a minha “cegueira momentânea” pois o sono está me domindando nessa sexta-feira! Nem consegui ler o seu post na íntegra! (ainda bem que fazemos aniversário apenas uma vez por ano!)
        Enfim, já consegui a informação que eu buscava (apesar de não estar nada feliz com ela)… obrigada Alexandre!!!

      • De nada, Mari. Olha, não vai ser fácil pra McLaren como muitos de nós supunham ou torciam. Amanhã cedo já vamos saber se o que houve com os pneus macios foi algo meramente circunstancial ou realmente estrutural. Hoje ninguém de Woking vai dormir em Monza. Vão virar a noite, buscando responder uma única pergunta: por que a vantagem era de sete décimos calçados com macios e virou uma desvantagem de três décimos de segundo quando calçados com duros???
        Ah, sem problemas, o post é um 2 em 1 ou 3 em 1, ficou mais extenso do que costuma ser.

  5. Ronei Leonel Junior disse:

    Alexandre ótimo review!

  6. Pessoal, a disputa entre Alonso e Massa vai ser acirrada. Vejam como estava a tabela de tempos antes das trocas pra pneus macios:
    Tempos de volta com pneus duros, no Treino #2, Monza, 2010

    • Fernando Kesnault disse:

      Olá Alexandre tudo bem??

      Olha estou a lhe dever o artigo com relação à NASCAR e suas divisões e diferenças…peço-lhe desculpas por não postá-las até o momento…existiu um contratempo entre a minha pessoa e o “boss” (a quem agradeço de coração a oportunidade de postar por aqui e aos amigos que conheci e estimo por aqui também) em face de um episódio que não convém comentar com a “protegida” dele (uma especie de Ron Dennis com o seu favorito Hamilton, entende?? – igual ao Pelé??…mon Dieu. Não gostei da atitude e por isso estou a dever um tantão – é assim mesmo que se escreve?? — de artigos, infelizmente).
      Um grande abraço a ti e continue a exercer este fascínio com os graficos e tabelas, algo que faz muito bem.

      • olá, fernando, tudo bem com você?
        eu já estava achando que você tinha esquecido do artigo sobre a Nascar. tou ansioso. agora fico mais tranqüilo sabendo que uma hora sai o texto.
        aqui no ultrapassagem tudo passa rápido. até os desentendimentos. então, faça os textos, sim; do contrário, a lista de pedidos a você só vai aumentar.
        e a manobra que dá nome ao blog existe em todas as categorias da velocidade, então, você é fundamental pra conhecermos as ultrapassagens que acontecem fora do mundo da fórmula um.
        outro grande abraço e pode deixar que sempre vou trazer os números!
        ps: acho que pode ser ‘tantão’, sim; e também ‘montão’.

  7. Fernando Kesnault disse:

    Valeu e ainda estou a dever sobre os tempos aureos da 1ª fase da Can-Am (1996-74) e do mundial de Marcas com corridas memoráveis, das pistas clássicas (Clermont Ferrand, Le Mans, Elhkart Lake, Laguna, Buenos Aires, Kyalami, Targa Florio, Brands Hatch, Osterreichring, St. Jovite, etc…..mas chego lá, com certeza… Obrigado pelo voto de confiança.

  8. Will disse:

    Fernando, acho que vai ser bem legal se você conseguir postar. Sou fã incondicional da F-1, mas tenho assistido algumas corridas pelo Speed (ALMS, Nascar, Indy, GT) e gostaria de conhecer mais a respeito.

    Achei engraçado a comparação:

    Kesnault: Alonso
    Mari: Hamilton
    Claudemir: Ron Dennis

    Kekekekekeke, vou morrer de rir desse jeito!!!

    • Fernando Kesnault disse:

      Will, não tenho nada contra ninguém, veja bem…acho a Mari fantástica e é o raro diamante deste blog, mas não creio que eu seja o asturiano, a igualdade fica no nosso nome e tenho uma caracteristica mais parecida com a do Kimi…dizem que sou frio, mas é porque vivo minha vida e deixo viver…não sou “esquentadinho e um tanto….baixo nas atitudes como o distinto a quem se referiu embora seja um excelente piloto nas pistas e até mesmo correto e leal nas pistas.

      • Will disse:

        Realmente Fernando, eu também prefiro a comparação com o Kimi que com o Alonso…ainda imagino se naquele ano a dupla da McLaren fosse Kimi – Lewis, o que teria acontecido…para mim, o título teria sido prateado e finlandês.

        Quando aos ‘entreveros’, deixa para lá…

    • Mari Espada disse:

      Ãh??? Acho que o meu SONO ABSURDO dessa tarde de sexta me fez perder algo nessa história! Mas apesar de entender que a comparação foi negativa, mesmo assim eu gostei de “ser” o Miltinho. =P

      O que tá rolando hein, guys?

      • Fernando Kesnault disse:

        Não te encuques Mari…estarás sempre em meu coração e logo lhe mando um video com as McLarens laranjas a dominar provas da Can-Am, para regozijar muito a marca representante do Kiwi, por falar nisto é ainda o animalzinho símbolo da equipe??? Creio que não….hoje em dia tá mais para um …Urso preto….hhahah

      • Fernando Kesnault disse:

        Além do que o que me foi solicitado está postado lá no blog das meninas do Octeto, e creio que ficou legal, mas paciência…
        Ahhh, sim…me deem licença pois agora estou a ir para o meu treinamento de natação (1500m all days) …uno abrazzo…arriverdecci.

  9. Alex-Ctba disse:

    Vixi, não entendi nada…

  10. 06H25. Button baixou seu tempo, com duto e duros, e está em 1:23,1. Hamilton sem duto já está em 1:22,9.
    O que a McLaren vai decidir???
    06H28. Vettel e Webber já estão em 1:23,0s, com pneus duros.
    06H32. Só agora Massa faz sua primeira volta rápida, em 1:23,8s, com duros.
    06H34. Massa vinha rápido e escapou na Lesmo. Muito bom, o brazuca tá forçando. A briga na Ferrari vai ser boa.
    06H39. Massa é o primeiro fora da McLaren a cair para 1:22,9.
    06H40. Webber fora do treino novamente!
    06H45. Rosberg sai pra pista com compostos macios.
    06H50. As duas McLaren com pneus macios, a primeira das 3 melhores a trocar.
    06H58. Hamilton é o primeiro a ficar abaixo da volta ideal de ontem (1:22,510) fazendo 1:22,498.
    07h08. Ganho com composto macio:
    Hamilton, 0,456s
    Alonso, 0,385s
    Vettel, 0,304s
    Massa, 0,286s
    Button, 0,106s

    A disputa vai ser encarniçada. A McLaren acertou o casamento com os macios. A Red Bull e a Ferrari estão fortíssimas. Button liderou os treinos com pneus duros e Hamilton, com macios. Será que a McLaren vai sem f-duct? As Mercedes pareciam estar sem f-duct também…

    • Mari Espada disse:

      E não é que eu fiquei feliz mesmo? =)
      Acho que a McLaren vai sem f-duct dessa vez…

      • o Hamilton com certeza vai sem f-duct.
        só não sei se Button vai querer encarar uma configuração que não testou, nem ontem e nem hoje.
        talvez tenhamos uma mclaren de alta aeroaderência e uma de baixa aeroaderência.

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