Alonso é pole position em Monza!

Publicado: 11/09/2010 por Mari Espada em Formula1, Notícias
Tags:,

Pela segunda vez nessa temporada a Red Bull não está na pole position! Com isso, Fernando Alonso já cumpriu parte da promessa feita em entrevista ao jornal italiano Gazzetta dello Sport.

Ele cravou a melhor volta no Q3 e acabou com a “uruca” dos tifosi após 2 anos sem assumir a pole, e a festa vermelha não poderia ter vindo em momento mais propício, justamente em Monza na Itália! Agora só falta conseguir a vitória na corrida de amanhã para fechar com chave de ouro!

A festa seria completa se Massa tivesse conquistado a dobradinha, mas a McLaren colocou-se na primeira fila do grid com inglês Jenson Button, logo atrás do espanhol. Parece que a combinação “f-duct + asa” foi mais bem sucedida do que a opção feita por Lewis Hamilton, que não usou f-duct para ter menos asa e favorecer a velocidade nas longas retas do circuito, sendo que este conseguiu apenas a quinta colocação no grid de largada. Agora espera-se uma grande prova de recuperação e um show de ultrapassagens do líder do campeonato.

Como já era esperado, o circuito de Monza não seria dos melhores para a terceira equipe das favoritas ao título, Red Bull. Assim seus pilotos Mark Webber e Sebastian Vettel conquistaram o quarto e sexto lugar, respectivamente. Mais uma vez o aussie supera o alemão, vamos ver se isso se mantém durante a prova de amanhã, abrindo ainda mais sua vantagem no campeonato.

Entre os pilotos, a surpresa dessa classificação ficou com Nico Rosberg, que trouxe seu Mercedes para a sétima colocação, superando o heptacampeão Michael Schumacher que irá largar em décimo segundo. E entre as equipes a Williams surpreendeu trazendo seus dois pilotos para o Q3, sendo Nico Hulkenberg em oitavo e Rubens Barrichello em décimo, deixando os brasileiros com o coração na mão até o último segundo!

Falando nos pilotos “brazucas”, Lucas Di Grassi e Bruno Senna continuaram barrados no Q1, sendo respectivamente o vigésimo segundo e o vigésimo terceiro da classificação, mas irão subir uma colocação na largada, já que Timo Glock perdeu cinco posições e largará na última colocação, devido à uma troca de câmbio entre o FP3 e a classificação.

Agora eu vou segurar a ansiedade para a corrida de amanhã… Afinal, com os tempos tão próximos, qualquer erro pode inverter as posições e definir o campeão! Tudo pode acontecer!

Anúncios
comentários
  1. Claudio Cardoso disse:

    Bom dia.

    O Claudemir, hoje nao vai nem dormir de tao emocionado que esta.

    Essa semana ele esta explodindo de felicidade, Ferrari nao foi punida, o Seu coracao batendo batendo a mil pelo “EL Alonsito” (desculpa revelar a forma carinhosa que vc se refere a ele)

    Vamos ver se a sua felicidade se completa amanha.

    O Claudemir ja ate promoteu que terá promocao na Bahia de produtos de informatica se o Alonso Ganhar, e o Hamilton e o Webber baterem. Td com 50 % de desconto.

    Abraços a todos

    e Bom dia.

    • Tomás Motta disse:

      rsrs..

      Pole nao è nada, mas é pole.
      Tem que vencer amanha e torcer para button, hamilton, webber e vettel quebrarem!

      rsrs…

      • Claudio Cardoso disse:

        Quem quiser comprar Produtos de informatica.

        Esperem segunda feira.

        Se Ferrari ganhar, tem promocao de 50 % vindo da bahia.

  2. Ronei Leonel Junior disse:

    Quantos voltas o Vettel deu no q3? alguém sabe dizer

  3. MusaLame disse:

    Só aconteceu o melhor . Sempre acreditei na isenção da FIA . Ela é justa !
    Já foi muito em dar uma grande multa injusta a Ferrari por simplesmente trocar o certo pelo duvidoso .
    Mas sim . Os sáfios juizes optaram em manter o resultado de Hockenheim , e assim compartilharam com o certo , com o justo que resultou na magnífica vitória desse que é o melhor piloto da atualidade . Fernando Alonso , o El Cid de Oviedo .
    Esses juizes marcaram de forma linda a vitória do esporte para a alegria não só da FIA , mas de todos os decentes torcedores da F1 , e de Fernando Alonso .
    E a prova do bom senso , da justiça está aí , Alonso é pole e a vitória vem amanhã em resposta para aqueles que priorozam a injustiça e , não sabem o que é um bom piloto .
    É Alonso !! É Alonso !! É Alonso !!
    Tricampeão !! Tricampeão !! Tricampeão !!!!

  4. Felipinho disse:

    Numa F1 cada vez mais tecnologica, assistimos mais uma vez a derrota do “feeling” e da capacidade de pilotar pelos simuladores. As simulações mostraram que a melhor combinação para a pista seria mais asa c/ duto, o Hamilton acreditou que levaria a melhor com menos asa e sem o duto. Se ele vai conseguir ultrapassar na prova acho dificil, já e complicado andar perto na parabólica, imagina com pouca asa, portanto, se nada de anormal acontecer lá na frente, creio que suas melhor chance é se posicionar bem na largada.

    Realmente o Alonso conseguiu uma volta estupenda na sua primeira tentativa, e numa pista que o Massa apareceu muito bem, ainda sim tomou os costumeiros 3 décimos. Se o motor da Ferrari suportar, grande chances de vencer e fazer a festa da italianada.

  5. Anderson Dorneles disse:

    Olá,

    Se o alonso sair ileso da primeira curva, acredito q a vitoria seja dele, pq nesse ano, ele ja foi “acertado” várias vezes, então é torcer …, apesar q quem vem atraz dele é o button, o piloto mais honesto no quesito batida de companheiros de pilotagem, vamos ver.

    Abraço

  6. É…

    Nessas horas de pressão, justiça seja feita, Alonso se sobre sai, vamos ver amanhã, em Monza largar na frente é importante, com Hamilton e Webber mais atrás Alonso tem reais chances de se aproximar dos lideres no mundial de pilotos.

    No momento torço pelo Hamilton, que é o piloto que mais da gosto de assistir, mas Alonso é de tirar o chapéu…

  7. fernando-ric disse:

    Mas e aí, tá liberado então o jogo de equipe?

    É só pagar uma pequena taxa?

    • wilson costa disse:

      vamos deixar lado a hipocrisia e a torcida por um brasileiro.
      Sempre existiu jogo de equipe e sempre existirá num esporte como f1 e outros a nível automotor, assim como em grandes corporações também sempre existirá os conchavos, assim como na política também acaba existindo posições e alianças na base da idiossincracia.

      Nas outras também existe, especialmente na mclaren só que de forma mais elaborada e o pessoal que torce pela mclaren acham que são uns santos.
      Na redbull também tem, em menor escala, mas tem vide o caso da asa dianteira que deram pro vettel e não deram pro webber, pior ainda, tiraram a do weber para dar ao vettel (menos mal que o weber mandou ver com a antiga mesma)

      E pronto está aí. Não teve rã-miltu, o alemãozinhu, nem o canguru australiano, nem massita. Deu o cara que já era pra ser tri-campeão. Não conta pra corrida? não, com certeza. Mas massita com uma multidão inteira de fãs brasileiros, senhor do bom fim, orações, torcida não consegue suplantar o companheiro de equipe em termos de classificação.

      Vamos aguardar a corrida amanhã. Vitória nas mãos duma ferrari ou mclaren.
      Redbull desta vez só figurante.

    • Alex-Ctba disse:

      sim fernando-ric, 100 paus :D

  8. Teo disse:

    Rapaz, uma coisa tem que ser dita, eu já não gostava muito do Alonso, e depois dessa abertura de informação da FIA dos giros de motores menos ainda, mas essa volta voadora dele foi de esmagar qualquer concorrëncia.

  9. Mari Espada disse:

    Aguardem a fabulosa corrida de recuperação do Miltinho amanhã!!!
    Afinal ainda estou esperando o meu presente de aniversário…

  10. Francisco Bandeira disse:

    Eu era torcedor de Fernando Alonso, por considerá-lo técnico, rápido e experiente.
    Mas depois da corrida da Alemanha, minha impressão sobre o mesmo mudou muito.
    O cara quer ganhar , sem competir. Assim é demais. Até entendo a atutide da Equipe, mas não concordo. Quer ganhar, passe se puder!
    Isso é um esporte de alta competitividade.
    Resumindo: Não torço mais pra esse FDP e pra essa porra de Equipe!

    • Anselmo Coyote disse:

      Uai… a falcatrua com o Hamilton (stephneygate) e com o Nelsinho (cingapuragate) não tirou todos os ursos da hibernação. Mas uma passadinha no Massinha … Entendo. Ecos do Galvão.
      Abs.

  11. Não dá pra misturar ética e técnica.
    Alonso fez uma volta arrasado, 1m21s962!
    O combinado dos setores na classificação foi de 1m21s846!
    Quer dizer, Alonso ficou acima só 1 décimo da volta ideal.

    Mas as posições de largada ainda jogam a favor de Webber e Hamilton, que saem com 12 e 10 pontos respectivamente.
    Alonso tiraria 13 pontos de Webber e 15 pontos de Hamilton.
    Button tiraria 6 e 8 pontos dos mesmos.
    Tudo na mesma. Pior pra Hamilton que perderia a chance de acumular alguma gordura.

    • Alex-Ctba disse:

      Essa largada amanhã promete. As ultrapassagens em Monza, só acontecem na largada e nas primeiras voltas quando os carros ainda estão juntos. Depois como o Felipinho falou, a turbulência da parabólica, não permite o vácuo. Tem que arriscar muito antes da Variante Della Roggia ou da Variante Ascari. Hamilton q o diga. As lembranças de 2009 não são muito agradáveis. Mas a expectativa de uma corrida com ultrapassagens sempre existe.

      Olho tb no Petrov, o rei da largada, q sai em 20º após perder 5 posições no grid

      Ótima leitura do atual campeão do mundo, q acertou em usar o duto, porém a largada será complicada para ele. A velocidade máxima q ele alcançou no qualifying foi de 329,5 Km/h enquanto q o Hamilton com pouca asa atingiu 344,3 Km/h. É o mais veloz do top 6. Alonso e Massa estão idênticos no speed trap, 341 Km/h. Button se conseguir manter a posição, o q eu acho difícil, tem td para fazer uma boa corrida, já q o seu set up lhe permite ser mais veloz na parabólica, impedindo uma aproximação. Meu palpite é q Alonso e Massa fecham a primeira volta na liderança, com Hamilton em terceiro. E esse, muito provavelmente será o pódio, na hipótese de uma corrida bem chata. Espero q eu erre feio :D

  12. Alex-Ctba disse:

    Vejam abaixo o speed trap dos pilotos. Incrível como o Button está “carregado de asa” no seu set up. Ele só está a frente das HRT. ( em Km/h ):

    1-ALG- 348.7
    2-BUE- 346.4
    3-HAM-344.3
    4-KOB-343.0
    5-ROS-342.6
    6-SUT-342.2
    7-HUL-341.8
    8-SCH-341.5
    9-BAR-341.2
    10-MAS-341.1
    11-ALO-341.0
    12-WEB-339.4
    13-TRU-338.7
    14-KUB-337.6
    15-KOV-337.1
    16-GLO-336.9
    17-VET-336.0
    18-DLR-332.4
    19-PET-332.1
    20-LIU-331.5
    21-DIG-331.0
    22-BUT-329.5
    23-SEN-324.5
    24-YAM-324.2

    • Mari Espada disse:

      É mesmo impressionante a escolha do Button, porque ele está com mais asa doque outros pilotos que também estão usando o f-duct… o speed trap dele é a prova!
      Será que isso faz mesmo sentido para Monza? Ainda acho vantagem aproveitar a velocidade nas longas retas… mas quem sou eu para contestar o grande estrategista e atual campeão do mundo, não é mesmo? =)

  13. Alex-Ctba disse:

    Eu gosto sempre de colocar a volta ideal do top 10, somando as suas melhores passagens por setor. Ficaria assim o grid:

    1 – Alonso – 1:21.892
    2 – Button – 1:21.998
    3 – Massa – 1:22.167
    4 – Webber – 1:22.330
    5 – Hamilton – 1:22.330 ( Incrível, mas deu idêntica a volta dos dois )
    6 – Vettel – 1:22.508
    7 – Hulkenberg – 1:22.716
    8 – Kubica – 1:22.763
    9 – Rosberg – 1:22:966
    10 – Barrica – 1:23.108

  14. Gilmar disse:

    Só o Hamilton foi pior no Q3 em relação ao tempo do Q2. Isso dá o que pensar.

    • quando estava na primeira volta da segunda saída do q3, hamilton chegou na parabolica muito encostado em weber, tirou o pé, tentou recomeçar, mas não conseguiu fazer mais nada. poderia ter ido um pouco melhor que no q2.

      • Alex-Ctba disse:

        pode até ser Pires, mas essencialmente foi a escolha de não utilizar o duto, a principal responsável pela sua fraca performance. Ele mesmo admitiu isto em entrevista. Na soma de suas melhores passagens nos três setores ele ainda tomaria 3 décimos do Button. Para ele, resta fazer uma boa largada e ganhar posições nas primeiras voltas.

        Mas realmente, esses 6 décimos q ele tomou do companheiro, credita-se a turbulência do RB6 do Webber.

      • alex, me baseio na troca de composto pra supor que hamilton tinha potencial pra ficar abaixo dos 1:22,394 do Q2, que até onde vi foi feito com pneu duro.
        com compostos macios, todos diminuiram seu tempo no Q3. menos hamilton. a situação na Parabolica abortou a volta rápida e comprometeu a volta seguinte.
        naturalmente, a configuração de baixa aeroaderência influi, não na velocidade do carro, acredito eu, mas sim na manuseabilidade do mesmo. deve ficar mais difícil cravar um tempo como o de button. embora, a meu ver, não tenha impossibilitado isto.

      • Alex-Ctba disse:

        Veja o q Hamilton disse:

        I’m a little bit disappointed – it would appear that we took the wrong route by running without the F-duct this weekend. I just didn’t have the downforce today, and the car was sliding in the corners – I couldn’t push any harder because the car just wouldn’t give me any more.

        Estou um pouco desapontado – parece que nós tomamos o caminho errado, correndo sem o duto neste fim de semana. Eu não tinha downforce hoje, e o carro deslizava nas curvas – Eu não conseguia forçar mais, porque o carro simplesmente não correspondia.

        For tomorrow’s race, I’ll have good top speed, but the car is going to be sliding through the corners, so I won’t be able to follow closely enough through the corners to try and pass, so it’ll be tough.

        Para a corrida de amanhã, eu vou ter uma boa velocidade, mas o carro vai estar escapando nas curvas, por isso não vou conseguir entrar próximo o suficiente para tentar passar, então vai ser difícil.

        But I have to congratulate Jenson on doing a great job. Today wasn’t my best qualifying performance of the season, but we’ll still push like crazy tomorrow and fight for some good points from the third row. It looks like it’ll be a tough race.
        Lewis Hamilton

        Mas eu tenho que parabenizar Jenson pelo grande trabalho. Hoje não foi a minha melhor qualificação da temporada, mas vamos com tudo amanhã e lutar por bons pontos largando da terceira fila. Parece que vai ser uma corrida difícil.

      • alex,
        isto tá me cheirando a jogo de cena. este hamilton já tá muito malandrinho. tá querendo fingir de morto. o erro foi dele e da equipe que o soltaram na hora errada. não tem nada a ver com o carro.

        vou retraduzir o que hamilton declarou:

        Ei, pessoal, não se preocupem comigo na longa reta já na largada, fiz uma baita cagada, meu carro vai correr muito lá, mas quando chegar na curva, não vou conseguir ultrapassar vocês, mesmo tendo meus declarados 8km/h a mais, que podem ser mais, fiquem tranqüilos e boa corrida a vocês, já que a minha já era.

        me engana que eu gosto. o bretão tá de lero. na verdade, todos os pilotos fazem estas declarações dissimuladas. eu prefiro ler nas entrelinhas. definitivamente, um carro que com pneus duros fica 0,4s acima da pole com pneus macios não foi uma escolha errada. estes bretões.

        agora, uma coisa é fato: carros com mais asa podem, em tese, frear mais tarde do que carros com pouca asa, estes, em compensação, acelerariam melhor. enfim, não sei se ali na Variante del Rettifilo isto fará muita diferença, pelo menos, na largada. e também não acho que o carro dele vai ficar escorregando na Biassono. primeira volta definidora, sem dúvida!

      • Mari Espada disse:

        Hahaha… Alexandre, excelente trabalho de tradução, não apenas do inglês para o portugues, mas também das entrelinhas… Concordo que o Miltinho está se fazendo de morto! =)

    • Gilmar disse:

      Pois eh, mas a volta dele no Q2 lhe daria o 4º lugar no Q3. O normal seria a melhora dos tempos no Q3 em relação ao Q2. Assim,vendo o vídeo, hamilton errou bastante na volta rápida dele. Além do que o acerto parece não ter se dado bem com o tanque vazio, mas com o tanque cheio pode ser outra história.

  15. MusaLame disse:

    Para encerrar o meu dia aqui por aqui , quero dizer o seguinte : O maior arquiteto e piloto da F1 , Fernando Alonso , que por aqui , equivocadamente é conhecido pelos sabichões de Nada Sei , pois na realidade , ele é o Sabe Demais porque além de pilotar magistralmente muito bem , sabe arquitetar as coisas para si , sabe fazer as coisas andarem a seu favor , sabe trazer a equipe para si , sabe trazer a FIA , patrocinadores … enfim , o El Cid de Oviedo realmente é um piloto muito acima da média porque além de preencher os requesitos básicos de um piloto de F1 , é um autêntico estrategista não só nos bastidores como também na pista . O cara é realmente um fora de série .

    Esse monstro sagrado , esse piloto arquiteto , invejado por muitos aqui , o Sabe Demais , sabe , e como sabe , que , com 150 pontos em jogo podem passar por muitas coisas . Então ele vai ser manter como realmente é ; mais frio do que nunca para remontar a pontuação pendente que agora está , mais do que nunca , por obra e graça da sua mais alta competência .

    É uma pena que o Alonso ainda não tem um carro competitivo , pois alí e´só talento … talento puro , talento refinado ; mas com toda a torcida a seu favor ( menos aqui com os sabichões é claro ) , e na casa da Ferrari , com toda aquela energía dos tifosis passando para o El Cid de Oviedo , ele vencerá !!! ele vencerá !!! e vai se manter vivo e bem vivo para a conquista do tri campeonato .

    Ele o grande piloto arquiteto , não vai permitir-se com um outro resultado senão a vitória , esse grande piloto vai com tudo , sem nenhuma reserva como é a sua caracteristica , e além do mais , vai contar com a ajuda desse extraordinário piloto que é Felipe Massa , que de forma muito sensata e muito inteligentemente , soube acatar todas as orientações não só de Alonso como também da sábia Ferrari .

    No mais quero agradecer todos as respostas a mim dadas , e dizer para o Teo , honrar o avatar que ” veste ” , porque a sua resposta tipifica o descumprimento , a perversão , a oposição de um torcedor ferrarista , que mais parece ser um tirano anti ferrarista . Portanto és um ********* , e ******** , que fica aqui só puxando o saco dos Mclaristas . kkkkkkkkkkkkkkkk .

    * Editado: Não vamos permitir ofensas pessoais

    • Mari Espada disse:

      Bom, eu prometi à mim mesma que iria evitar responder aos seus comentários, para evitar qualquer desentendimento… mas isso é mais forte doque eu! Então cá estou!

      Olha, eu poderia simplesmente recortar os seus comentários aos meus textos e colar aqui, porque iria aplicar-se perfeitamente! Afinal, quem está torcendo cegamente nesse instante?

      Enfim, o Alonso é um puta piloto sim! E eu nunca neguei esse fato, assim como os demais comentaristas desse blog. E é justamente por isso que ele foi apelidado como “Nada sei”. Pois esse codinome não quer dizer que ele seja burro, por favor não é nesse sentido que o aplicamos! “Nada sei” foi apenas a declaração do próprio Alonso sobre o caso com o Nelsinho, ou seja, pode ser interpretado como uma prova da inteligência e astúcia desse piloto. Só é uma pena que ele utilize suas habilidades sem medir consequências, porque eu não concordo com essa atitude de rolo compressor que ele tem, mas isso são “apenas valores”, não é mesmo?
      De toda forma, seja para o bem ou para o mal, o Alonso é inteligente sim, então não nos compreenda mal, ok?

      E é claro que este blog possui um número surpreendentemente grande de McLaristas, afinal essa turma vem do blog do Becken (que é torcedor da McLaren), eu mesma frequentava o saudoso F1 Around porque me sentia em casa em meio à tantas opiniões semelhantes à minha. Contudo não quer dizer que nós somos torcedores cegos e puxa-sacos como vocês nos desceve. Preste atenção antes de nos ofender, tá bem? Tente sentir-se em paz com os demais torcedores, pois a convivência pacífica é a bandeira desse blog.

      Enfim, já perdi tempo demais escrevendo explicações para alguém que, muito provavelmente, não se esforçará em entendê-las. Afinal parece-me que sua intenção é causa polêmica, e não conversar sobre Fórmula 1… mas sinta-se à vontade para provar que eu estou enganada quanto à isso.

      • Alex-Ctba disse:

        Quem apelidou o Alonso de Nada-Sei foi o Anselmo Coyote, depois do Crashgate, no qual o espanhol, afirmou que não sabia de nada, da manipulação do resultado da corrida de Cingapura, mesmo largando com uma estratégia esdrúxula, justo ele q, como a Musalame mesmo disse, gosta de “arquitetar” as coisas para si.

        O Coyote aproveitou o gancho de alguns versos da música do Kid Abelha :

        Nada sei, dessa vida, vivo sem saber. Nunca soube, nada saberei, sigo sem saber…

        E o apelido pegou desde o blog do Becken.

    • Anselmo Coyote disse:

      Musalame,

      Aqui todos entendem de corridas, menos eu. Todos aqui sabem que eu apelidei o Nada Sei de Nada Sei por causa da cara de pau dele de dizer que nada sabe sempre que é pego em falcatruas. E todos sabem que ele é um dos melhores do grid, atrás do Hamilton, do Schumacher, do Kobayash… Ele é tão bom quanto sórdido.

      E, por falar em Hamilton, ele também não tem um carro competitivo e tem como companheiro o campeão mundial e não um subserviente trabalhando para ele. E mesmo assim está liderando o campeonato, fique sabendo.

      No mais, se vieres com educação, certamente serás bem vindo.

      Abs.

    • Andy disse:

      Parece que o Alonso fez faculdade de Filosofia antes de entrar pra F1. Seu pensador preferido, de cabeceira, é o Sócrates, e sua linha de pensamento intelectual é baseada na retória socrática que é resumida com uma frase: “só sei que nada sei”. ;)

      • Anselmo Coyote disse:

        Rsrsrs…
        Sócrates foi o cidadão Ateniense mais ético que já existiu. Por isso mesmo foi condenado a morte por políticos sórdidos. Essa frase diz respeito ao seu conhecimento e aos seus diálogos aporéticos, segundo Platão e Xenofonte.

        Certamente o Nada Sei é um semi-analfabeto, como todos os outros pilotos, claro. Afinal esses garotos só aprenderam acelerarar.

        No entanto, alguém leu O Príncipe (de principatibus) para o Nada Sei e ele assimilou certas passagens estratégicas desse clássico.

        Abs.

  16. wilson costa disse:

    dá-lhe!!!!!!!!!

  17. wilson costa disse:

    eu ainda prefiro um alonso que dois rã-miltus e tres massitas

  18. Anselmo Coyote disse:

    “…deixando os brasileiros com o coração na mão até o último segundo!…”

    Isso é foda!

    Abs.

  19. Anselmo Coyote disse:

    Será que o Massa vai segurar o pelotão de trás para o Nada Sei vazar na frente? Sinceramente, eu acho que não. Não acredito que o Massa não esteja indignado.
    Abs.

  20. Voltei…

    Amigos do Ultrapassagem espero não ser rude, mas não sou democrático quando o caso é ser ofensivo, então espero que essa ofensa do MUSALAME seja um fato isolado do contrário serei radical, não ativarei o Askimet para palavras e sim para comentaristas e esses não consiguirão comentar no blog.

    E para os críticos do blog, mais uma vez, se querem criticar, escrevam posts no blog com sua visão e sua paixão, assim deixarão de ser pedra e passarão a ser vitrine, desse modo terão o respeito de todos, de outra forma serão apenas fanfarrões…

    Espero estar sendo claro…

    • Anselmo Coyote disse:

      Putz…
      Gosto tanto da palavra fanfarrão… me considero um e ainda chamo os colegas assim sem pre que vejo nos coments deles alguma zoação, safadeza ou coisa do gênero.
      Bom, a minha idéia de fanfarrão é literal e vou continuar usando-a do mesmo jeito, afinal, não faz a menor diferença mesmo.
      Abs.

      • celso gomes disse:

        El Coyote meu amigo,

        Você é um fanfarrão sagaz. O tipo de fanfarrão necessário para dar um toque de bom humor, com muita inteligência, em qualquer debate.

        Você sabe que você mora em nossos corações… ;-)

        abç

      • Mari Espada disse:

        Junto com fanfarrão, também gosto de supimpa e balbúrdia! Hehehe. =D

  21. celso gomes disse:

    Coisinha pouca essa de torcedor fanatizado. Essas pessoas não conseguem enxergar o global do esporte, e as emoções que ele oferece. Botam um cabresto e vão em frente. Na grande maioria das vezes é para ofender quem faça qualquer menção que não seja de idolatria ao seu “‘icone” – santificam mesmo – e querem, à força, fazer que os demais engulam os “feitos” de seus adorados santos. Esses blogs são criados para que haja debates, com inteligência e principalmente, com educação. Tentem perceber isso. Ninguém ganha, absolutamente nada, no grito. Só ódio, discordia e animosidades.

    Pessoas normais discutem, discordam, se entendem e aprendem a cada dia.

    Muito ruim esse clima, baixíssimo astral. Deprimente mesmo.

  22. wilson costa disse:

    faz parte da vida.
    Democracia é isso. Eu não aceito e não concordo com gente levando vantagem, com coisa declarada de mensalão, no entanto sou obrigado a aceitar essas porras locas de políticos administrando meu país, minha vida indiretamente como se fosse casa da mãe joana.
    Seja dilma seja serra vamos enfrentar novos anos de coisa ruim.

    No esporte fica tudo igual.
    Essas idiossincracias, palavrões etc… são fruto de paixões, quem é apaixonada pela vida, quem tem sangue correndo nas veias é assim mesmo.

    daí tem os pretensos intelectuais, os injuriados com coisas adversas que ocorrem, mas que na verdade só ficam assim porque atrapalha suas paixões na vida (politica, futebol, automobilismo, religião, etc)

    Jensom button declarou ser contra jogo de equipe. Isso esse ano na mclaren, ano passado na brawn aceitou e foi muito bem ajudado por táticas do ross brawn contra o rubinho. ano passado valia, esse ano não? me engana que eu gosto.

    O nada sei tá mais é certo. ele não é pago, não tem cargo de relações publicas para ficar emitindo comentários.

  23. celso gomes disse:

    Uilson,

    Democracia não tem nada a ver com liberdade de expressão. Democracia tem a ver com política, é um regime de governo. E por falar em políticos, não adianta ser revoltado com mensalões e etc. e ter nojo de político. Você acha que os políticos brasileiros vieram de onde, de outro planeta? Não eles vem do povo brasileiro, de gente como eu e você. Para melhorar esta merda, nós temos que dar a nossa contribuição ensinando e defendendo valores a filhos, netos e gente com que convivemos. Os tais dos valores, tão desvalorizados.

    Ter sangue nas veias não é brigar com o mundo para defender um pobre(?) piloto de corridas, tadinho dele. Ter sangue nas veias é tentar contribuir, efetivamente, para que haja mais honestidade e firmeza de caráter em tudo na vida, inclusive no esporte, como um todo.

    Você por exemplo, odeia os políticos e idolatra um cara que sabidamente tem um caráter duvidoso, como o Alonso. É pura incoerência. Não existe diferença nenhuma entre ele e nossos políticos. É talentoso no que faz, é, ninguem nega. O Sarney, também é muiito talentoso no que faz, inegavelmente. Agora o caráter dos dois é bem parecido. Um é espanhol e outro é brasileiro, tai a única diferença. E não adianta vir falar que eu digo isso do caráter do Alonso, baseado em especulações. Não provo nada, e você também não, mas sabemos que sempre há um fundo de verdade nas especulações, como você mesmo seguiu essa linha, no caso do Buton X Rubinho na Brawn.

    Continuando na sua linha de pensamento, os políticos é que estão mais é certos. Não são pagos e não tem cargos de relações públicas para ficarem emitindo comentários.

    Ter opinião mais abrangente sobre a vida não faz mal para ninguem e não custa 1 tostão. Já disse isso, a vida não é um grande jogo de futebol, uma corrida de carros, odiar políticos que são a sua imagem e semelhança e acreditar ou não em papai do céu. A vida é usar a inteligência onde você tem um papel importantíssimo, por menor que seja ele, em difundir convivência pacífica, saudável e correta entre os semelhantes. Definitivamente a vida não é uma briga entre trogloditas.

    • Mari Espada disse:

      Celso, maravilhosas palavras!!!
      Só discordo de um ponto: “Um é espanhol e outro é brasileiro, tai a única diferença.”
      Tem outra diferença, um é bonito e o outro é feio! Hehehe, sorry. =)

      • celso gomes disse:

        Maricota querida,

        Não atinei para esse detalhe. Interessante! ;-)

        bjo

    • wilson costa disse:

      cuidado celso para não ser santificado

      • celso gomes disse:

        Você não consegue falar nada, sem querer demonstrar sua “imensa superioridade”, não é companheiro? Tome um cházinho de erva cidreira para ver se passa isso…

    • wilson costa disse:

      Politicos não vem de mim não colega, assim como não vem de pessoas esclarecidas e pessoas de bem. Somos governados não pelos melhores (melhores em política sim) mas não pelas melhores pessoas de bem. Enquanto tivermos tres brasis dentro do próprio Brasil não vai ter jeito nunca.
      Execraram o collor por causa do jardim da dinda e um fiat elba. Passados alguns anos veio o mensalão com um roubo cem vezes maior e deu em nada.
      O collor só caiu porque seu partido era nanico, fosse hoje em dia ele não teria tido o impechment. Teria apoio diversos senadores, favores pra lá, pra cá etc.
      Hoje ele, dirceu, sarney são os apoiadores da Dilma.
      E você vem dizer que essa corja que nos dirige vem do povo? só se for o povo lá de cima do norte e nordeste, das favelas rio/sp/belo horizonte etc…
      Pessoal das cidades maiores, do litoral, mais esclarecidos segundo pesquisas é de um perfil bem diferente.

      Eu, você, outros aqui do blog e por aí vai, votamos conscientes. Os das classes d, e – interior do brasil, onde reina seca, coronéis votam com a barriga e eles são em maior número. Daí predomina as bolsas esmolas. Portanto, nem com duzentos, trezentos anos de educação pros meus filhos, meus netos, seus filhos, seus netos mudaremos a cara desse país.

      Ter sangue nas veias não é brigar com o mundo para defender um pobre(?) piloto de corridas, tadinho dele. Ter sangue nas veias é tentar contribuir, efetivamente, para que haja mais honestidade e firmeza de caráter em tudo na vida, inclusive no esporte, como um todo.

      Celso, se você quer honestidade tens que ir pro céu, tens que acompanhar jogo de xadrez, golfe, algo assim. Não defendo com isso a desonestidade, mas não sou um idealista (ou seria irrealista, como você?)

      Você menciona seu post anterior: “…Você por exemplo, odeia os políticos e idolatra um cara que sabidamente tem um caráter duvidoso, como o Alonso…”

      Celso quando alguém julga outro sem todos os elementos possíveis ou baseado em coisas intangíveis está se colocando no lugar de Deus e mesmo ele permite que tantos bons quanto maus tenham chuva, sol, saúde e assim por diante.

      Será que você é assim tão santificado, tão cheio de virtudes que não furou fila em supermercado, bancos, lotéricas, que não furou sinal vermelho, que não pagou um dim dim pra policiais pra não ser multado, não tentou fazer um agrado a algum servidor em qualquer esfera pra ser melhor tratado? Se você não fez nada disso então precisamos por seu nome numa lista pra canonização. Estais acima do bem e do mal e não deves viver aqui nesse mundo cheio de idiossincracias e desigualdades. Tens virtudes que devem ser melhor aproveitadas ao lado de Deus.

      VocÊ em seu post: “… É pura incoerência. Não existe diferença nenhuma entre ele e nossos políticos. É talentoso no que faz, é, ninguem nega. O Sarney, também é muiito talentoso no que faz, inegavelmente. Agora o caráter dos dois é bem parecido. Um é espanhol e outro é brasileiro, tai a única diferença. E não adianta vir falar que eu digo isso do caráter do Alonso, baseado em especulações. Não provo nada, e você também não, mas sabemos que sempre há um fundo de verdade nas especulações, como você mesmo seguiu essa linha, no caso do Buton X Rubinho na Brawn.

      Não tem incoerência nenhuma Celso. Sarney, collor e cia agem por conta própria, por seus bolsos. ALonso trabalha numa empresa, deve satisfações, age em harmonia com o que lhe é ditado. É um baita piloto e por querer alcançar seus objetivos indo além do que os comuns fazem sempre está na linha de frente de torcedores xenófobos e críticos que existem apenas para dar um certo caos no mundo, pois harmonia e paz não podem reinar num mundo de seres humanos, pois um outro pecado praticamos.
      Pessoal fica doido com alonso porque nos dois casos foram pilotos brasileiros envolvidos. Ao que sabemos nelsinho não teve uma arma apontada na cabeça e tinha duas opções a disposição: fazer ou não fazer o que foi pedido. Felipe Massa assim como alonso é um profissional a serviço de uma empresa, um grupo empresarial. Se espera que aja em conformidade com o que é determinado em prol do grupo, da empresa. Acima de interesses pessoais. E seguindo essa linha de raciocinio Celso, alonso não é dono da equipe, segue ordens também, por estar num patamar acima do Massa quanto a retorno de resultados foi o escolhido a ter privilégios, somente isso. Querer produzir a figura dum monstro, dum diabo, duma pessoa de personalidade ou caráter duvidosos é coisa de pessoas com pouco senso de realidade na vida, que veem teoria da conspiração em tudo na vida. A vida pode um pouco mais simples do que pensamos.

      Segundo você os políticos é que estão mais é certos. Não são pagos e não tem cargos de relações públicas para ficarem emitindo comentários.

      Pelo contrário, são pagos sim, muito bem por sinal, tanto que se tivessem que por algum dinheiro do bolso não tem um que se canditaria, e seus cargos pressupõem serem representantes do povo, se são representantes tem satisfações a dar, a esclarecer, se não são bons oradores ou escritores é outro depto, que sejam bem assessorados pra se explicar, mas que são obrigados a se manifestarem, são sim.

      Ter opinião mais abrangente sobre a vida não faz mal para ninguem e não custa 1 tostão. Com certeza, e eu tenho uma bem grande, inclusive que permite conviver muito bem com a grande maioria das pessoas ao meu redor e ter uma visão correta do mundo, da minha cidade, do meu país.

      E é por isso que em se tratando de esportes como futebol, formula um lhe garanto que não existe esse bom moçismo que você deseja e prega. Uns torcem de maneira mais amena, outros são mais apaixonados, uns são meio introspectivos outros são bem extrovertidos especialmente quanto a manifestar sua paixão na vida, especialmente em se tratando de esporte.

      Dei duma coisa: eh melhor ser um nada sei vencedor, do que um sei mais ou menos ou tudo sei que não resolve. Prefiro dois, tres alonsos a uma duzia de massas e cirilos.

      • celso gomes disse:

        Uilson,

        “Politicos não vem de mim não colega”. Vem sim Uilson, vem sim, e quer saber porque? Ai vai:

        “que não furou fila em supermercado, bancos, lotéricas, que não furou sinal vermelho, que não pagou um dim dim pra policiais pra não ser multado, não tentou fazer um agrado a algum servidor em qualquer esfera pra ser melhor tratado?”

        e mais ainda:

        “E você vem dizer que essa corja que nos dirige vem do povo? só se for o povo lá de cima do norte e nordeste, das favelas rio/sp/belo horizonte etc…”

        É, eu acho que não me fiz entender. Tudo quer você colocou ai em cima, o que está entre haspas, para você entender melhor, só vem corroborar com o que eu falei. Você é “aberto” a malandragens, a tirar vantangens, a ser extremamente preconceituoso, achar que pela sua origem, o sul/sudeste maravilha, seus conterrâneos são alguma espécie de lixo humano e por aí vai. Você tem todas as ferramentas para ser um excelente político brasileiro. Percebe o que foi dito por você? Suas palavras e não minhas!

        “se você quer honestidade tens que ir pro céu”… “Não defendo com isso a desonestidade, mas não sou um idealista (ou seria irrealista, como você?)”…”Se você não fez nada disso então precisamos por seu nome numa lista pra canonização. Estais acima do bem e do mal e não deves viver aqui nesse mundo cheio de idiossincracias e desigualdades. Tens virtudes que devem ser melhor aproveitadas ao lado de Deus”…

        Uílson essa é a tradicional desculpa para atitudes indesculpáveis, arrumar amparo numa religião qualquer, porque serás perdoado, ou não, na eternidade, porque terás à disposição não sei quantas virgens, porque no outro estágio após a morte você irá voltar uma pessoa melhor, porque se você “caprichar” no valor do dízimo estarás salvo e por ai vai, ou quer mais? Um salvo contudo para poder fazer o que lhe der na telha, inclusive as mais sórdidas, porque, no final das contas você receberá benefícios. O tradicional aqui se faz, aqui se paga seria mais interessante, concordas? Ficaria mais fácil se enquadrar nas leis dos homens e a partir delas estabelecer uma conduta mais reta entre todos.

        “Não tem incoerência nenhuma Celso. Sarney, collor e cia agem por conta própria, por seus bolsos(?)… qualquer um trabalha por seu bolso ou você
        não?

        ALonso trabalha numa empresa… (privada) e “Felipe Massa assim como alonso é um profissional a serviço de uma empresa, um grupo empresarial…

        A diferença básica entre políticos que trabalham para um patrão – você, eu e o “resto” do povo como você mesmo disse (nordestinos, nortistas, favelados e etc.) e, vamos descer ao nível do Alonso e Massa, que tem patrão privado, está no tamanho do “negócio”. O negócio país tem as dimensões infinitamente maiores e mais complexas como você evidentemente já deve ter percebido e você como um dos patrões de nossos representantes (políticos), precisa também ajudar a administrar fazendo primordialmente o seu papel que é, não compactuar e não fazer falcatruas e secundariamente, difundir princípios sempre que puder e para quem puder. Esse é a sua obrigação como patrão. O negócio privado Ferrari quer vender os carros de luxo dele e nada mais. Bem mais simples.

        “Segundo você os políticos é que estão mais é certos. Não são pagos e não tem cargos de relações públicas para ficarem emitindo comentários.”… ei, ei, não fui eu quem falei isso, só adaptei a seguinte frase que você usou no seu post original “O nada sei tá mais é certo. ele não é pago, não tem cargo de relações publicas para ficar emitindo comentários.”. Desculpe-me novamente por não ter me feito entender ;-)

        “alonso não é dono da equipe, segue ordens também, por estar num patamar acima do Massa quanto a retorno de resultados foi o escolhido a ter privilégios, somente isso. Querer produzir a figura dum monstro, dum diabo, duma pessoa de personalidade ou caráter duvidosos é coisa de pessoas com pouco senso de realidade na vida”…

        “E é por isso que em se tratando de esportes como futebol, formula um lhe garanto que não existe esse bom moçismo que você deseja e prega”…

        Senso de realidade, hum! Bom mocismo, hum! O meu senso de realidade, Uílson, como você deve ter também percebido, é diametralmente oposto ao seu e o meu “suposto bom mocismo” nunca me impediu, em momento nenhum desses meus 50 e muitos anos, muito bem vividos por sinal, em ter perdido a vontade, nem ter diminuido o tesão de lutar por valores, que na minha modesta opinião, são importantes para uma convivência mais justa entre os seres humanos.

        sds

      • celso gomes disse:

        Ah, Uílson, esquecí e só prá te encher o teu saco mais um pouquinho! ;-)

        Gostei disso aqui que você falou:

        “Com certeza, e eu tenho uma bem grande (opinião), inclusive que permite conviver muito bem com a grande maioria das pessoas ao meu redor e ter uma visão correta do mundo, da minha cidade, do meu país.”

        depois de ter dito isto:

        “só se for o povo lá de cima do norte e nordeste, das favelas rio/sp/belo horizonte etc…”
        “Pessoal das cidades maiores, do litoral (?) – a interrogação é minha -, mais esclarecidos segundo pesquisas é de um perfil bem diferente.
        “nem com duzentos, trezentos anos de educação pros meus filhos, meus netos, seus filhos, seus netos mudaremos a cara desse país.”

        sds

      • wilson costa disse:

        é muita santidade celso. voce um santo e eu o demonio.
        será mesmo?
        voce desvirtua as coisas.
        Não tenho nada contra nordestinos companheiro, mas acontece que o sistema atual faz com que sejamos liderados, dirigidos por pessoas que não tem nada a ver com o jeito e as necessidades que outras regiões tem.
        Se lá em cima o pessoal se contenta ou deixa serem dirigidos por quem oferece bolsa esmola, aqui em baixo no sul temos direito a quem queira agir diferente.
        Simples assim. Isso não diz que não gosto do nordeste. Gosto muito, ainda não conheço pessoalmente, mas é um lugar que pretendo ir para conhecer.
        No entanto não concordo com a forma de atuar dos políticos de lá e que por fim acabam dirigindo restante do país. Isso é incoerência.

        Preconceituoso é você que chamou no seu post pessoal do sul/sudeste de lixo humano (leu antes de enviar?) não é invençaõ minha.
        Quem que é o preconceituoso colega?

        Trabalho pro meu bolso sim, mas nunca acima dos outros, nunca tirando um tostão de alguém. Então, mais um argumento seu derrubado. Aliás seus argumentos são pobres diga-se de passagem.

        O que você defende de valores na f1 não tem nada de justiça, justiça que só vê um lado já não é justiça.

        A vida é mais do que senso de justiça, lealdade, valores, virtudes. é saber conviver com as idiossincracias da vida, com as paixoes, com os erros, acertos, as entrelinhas, os olhares, etc.

        Muito fraquinho você.

        Resumindo:
        não votei e não tenho votado em ninguem. E MESMO QUE TIVESSE VOTADO MINHA VIDA NÃO TERIA MELHORADO EM NADA.
        Cometo erros como todo mundo. Tenho consciência deles.
        Não vou para o céu, até porque no céu só vivem seres celestiais.
        Também não vou para o inferno, pelo menos não o de fogo, porque a palavra inferno tanto em hebraico como em grego definem apenas a sepultura, o lugar que se é enterrado. Então para um lugar de tormento eu não vou.

        Não defendo ilegalidades, não sou juiz, mas também não vou realizar uma caça as bruxas ou as ilegalidades e coisas erradas quanto a f1.
        Se você acha que o alonso é errado, alguns também pensam assim, mas uma grande maioria não. Se ele errou, o massita também e na mesma proporção ou até pior, pois aceitou sem lutar.

        Continuo dizendo: prefiro um alonso a dois cirilos e tres massitas (no que tange a motivação, perseguir resultados e costurar os acordos necessários para isso)

        Por isso, terminando para você entender:
        não sou responsavel nem direta, nem indiretamente pelos políticos que estão lá, não representam em nada minha forma de ver as coisas e tratar a coisa pública.

        Somos um republiqueta de muitas facetas.
        Explorado por colonizadores portugueses, que não eram os melhores, os mais cultos, os mais inteligentes, os mais moralmente certinhos.
        Eram corruptos, prisioneiros, marginais e toda escória que tinha por lá em portugal. Aqui os índios que tinham uma vida sossegada, sem grandes ambiçoes. Mais tarde os negros trazidos a força como escravos de sua terra natal.

        eis nossa maior formação. Daí metade seculo 19, começamos a ter levas de outros povos: alemães, italianos, japoneses, poloneses, etc…
        mas daí já tinhamos nosso legado.

        Franceses, espanhois, italianos, ingleses e outros povos tiveram que lutar muito em sua história. Lutas sangrentas, historia de grandes rivalidades.
        Por lá se cobra muito de seus governantes, até existe corrupção, mas não eh escancarado como aqui. Lá eles tem alguma vergonha em serem apanhados realizando algo ilicito contra a população.

        Então resumindo a coisa celso é o seguinte: você até entende de escrever o que você acha e entende como justiça, agora de f1 você entende pouco e de ser humano menos ainda.

      • celso gomes disse:

        “Então resumindo a coisa celso é o seguinte: você até entende de escrever o que você acha e entende como justiça, agora de f1 você entende pouco e de ser humano menos ainda.”

        Não adianta malhar em ferro frio, né? Estou debatendo sobre condutas na vida e você, além de não entender “chongas” sobre o que estou falando, acaba caindo na sua sempre na tradicional ladainha sobre o Alonso e o quanto eu sou ignorante sobre a Formula 1 e etc e tal. ;-) Seja feliz!

  24. celso gomes disse:

    E agora para desanuviar um pouco o ambiente “ultrapassístico”, um novo filme em cartaz:

    boa corrida a todos.

    • wilson costa disse:

      continuas equivocado celso.
      motivo: não elegi ninguem. Não votei em nenhum político nas ultimas eleições.
      E saiba você que tem como mudar sim, só que é praticamente impossivel.
      Se deixassemos de votar nos candidato que aí estão, a eleição terminar sem votos para os candidatos, com voto nulo em massa. Seria necessario nova eleição sem os candidatos que foram votados.

      Os políticos que estão aí, desde vereador ao presidente vai fazer alguma coisa. O sistema não deixa. O que tentar fazer algo que mude realmente as coisas não ficará um mès no poder.

      • Alex-Ctba disse:

        A minha proposta, seria a seguinte: Só poderia tirar título de eleitor, quem concluísse o segundo grau. Então por consequencia, só os cidadãos com um mínimo de discernimento votariam. E quem gosta de política e quisesse votar, teria q concluir o ensino médio. Uma coisa forçaria a outra. Teríamos um ganho de qualidade na escolha dos nossos representantes.

  25. Alex-Ctba disse:

    Parabéns ao Celso, pela linha de raciocínio q remete ao altruismo e a grandeza da alma humana. Prefiro seguir por esse caminho, ainda q seja muito difícil as vezes, já q nós, latinos, somos culturalmente, seres passionais.

    Alexandre Pires, vou responder aqui embaixo, pq lá em cima ficou confuso. Concordo tb com se raciocício. Se o Hamilton, fez 1:22.3 com duros, o normal era fazer 1:22.0 de macios e ficar ali entre 2º e 3º, já q a média era de 3 décimos, q os pilotos baixaram de duros para macios. A questão para mim é se foi só erro mesmo o q levou ele tomar seis décimos do Button, ou seu acerto não funcionou com os macios, com o carro leve. Vimos esses diferenças de pneus nos FPs.

    • alex,
      confirmando minhas suspeitas, hoje pela manhã saiu isto no autosport.com

      The Briton said he did not feel having opted to go into qualifying without the F-duct was necessarily an error, but he said he had not managed to extract the best from the package.
      I don’t think it is necessarily a mistake,” said Hamilton. “While I was out there, I am on the lightest downforce level. For me I tried both downforce levels and both were as fast as each other but my own allowed me to be a little quicker on the straights.
      “I felt it was the direction I wanted to go in, and maybe in qualifying I was just was not in enough free space to have the optimum balance and get the most out of it, so that is probably my fault.”

      mas a parte engraçada da entrevista é quando lewis diz que vai pegar umas dicas com jenson, já que o colega é bom de largar de trás e chegar na frente:

      I might take some tips off Jenson. He is pretty good at coming from where I am, and getting up there.

    • celso gomes disse:

      Alex meu amigo,

      “Prefiro seguir por esse caminho, ainda q seja muito difícil as vezes”…

      Com certeza meu caro, é o mais difícil. Mas certamente você irá ter a tranquilidade de que passou por essa vida e contribuiu para um mundo melhor.

      Podes crer, amizade!

      1 gde. abç

  26. Alex-Ctba disse:

    Pois é, a expectativa é q ele faça uma boa corrida realmente. Então ele se perdeu mesmo na distância q deveria dar ao carro da frente, já q a tv não mostrou nenhum escapada ou escorregada excessiva, q o fez perder 6 décimos, já q o normal então seria ele lutar pela pole.

    E parabéns ao Venezuelano Pastor Maldonado pelo título da GP2, apesar de abandonar o GP de Monza na primeira volta depois de escapar na parabólica. Mais um Sul-Americano a procurar uma vaguinha na F1 ano q vem. Sem equipes novas fica difícil, mas…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s