Em corrida morna e sem ação e uma transmissão de TV pior ainda a Ferrari vence e volta a luta nos mundias de pilotos e construtores e de forma merecida sua torcida foi agraciada com um pódio vermelho e sem controvérsias.
O melhor sem dúvida nenhuma a Ferrari surpreendeu a todos e foi superior por todo o fim de semana que valeu e a vitória do Alonso corou essa superioridade, então não podia ser outro se não Fernando Alonso o melhor em Monza.
O pior, Hamilton errou na escolha do setup de seu carro no treino classificatório e assumiu o erro no toque com o Massa, a pista de Monza não dá boas lembranças para o inglês que em 2009 bateu faltando 2 voltas para o fim.
Então é isso, agora elejam vocês os melhores e piores…
Olha Clademir , o melhor foi toda a equipe Ferrari , Alonso na pista com o excelente trabalho de box .
Não vejo o Hamilton como o pior não , mas sim a própria corrida , pois como você mesmo disse : ” corrida morna ” , pra não dizer fria .
Minha pequena lista de destaques positivos:
Alonso – Hat Trick diante dos tifosis. Preciso dizer algo mais?
Ferrari – A equipe italiana, que antes do GP de Monza discursou que se não conseguisse um resultado positivo em sua casa, concentraria seus esforços no carro de 2011 e abandonaria o desenvolvimento da F10, terá que continuar com pacotes de atualizações, visando os playoffs asiáticos juntamente com a cereja do bolo, nossa querida Interlagos, pistas favoráveis à Red Bull. A Ferrari permanecer na luta é, para mim, um destaque positivo para o campeonato.
E a Ferrari deu um show nesse final de semana, entregando aos seus pilotos um carro competitivo e com um trabalho impecável no pit-stop, devolveu o espanhol na liderança da corrida. Button e Alonso que travaram uma bela disputa andando no limite dependiam de seus times para a vitória nessa pista de difícil ultrapassagem. Button entrou na volta 37 e sua troca foi de 22.955, com 4.2 no trabalho dos mecânicos. Alonso entrou na volta seguinte e sua troca totalizou 22.154, com 3.4 na troca de seus pneus, ou seja, foram oito décimos de diferença, que garantiram a liderança e a vitória do espanhol.
Button – Desde sua ótima classificação, até sua corrida impecável, o inglês também se destacou nesse final de semana. Confiou nos simuladores e optou por correr com o duto, porém com muita asa. Dependia de uma boa largada para fazer sua tática funcionar e conseguiu assumir a ponta, depois de uma bela disputa com Alonso na largada. Não cometeu nenhum erro, porém o trabalho de sua equipe no pit-stop impediu que ele colocasse água no chope dos tifosis.
Vettel – Redimiu-se do fiasco de Spa com uma corrida, estrategicamente perfeita. Teve uma inusitada perda de potência no começo da corrida, que facilitou a ultrapassagem do seu companheiro, mas recuperou-se e, com uma tática arrojada, conseguiu a quarta colocação, duas acima de sua posição de largada, graças ao ótimo trabalho em conjunto com seus mecânicos que realizaram sua troca na abertura da última volta, com o tempo de 21.558, de longe o melhor do dia.
Webber – Foi o responsável pelas melhores ultrapassagens do dia. Sutil fez várias ultrapassagens em cima dos carros da série B, porém quando chegou ao mais fraco da série A, a STR do Alguersuari, empacou. Já o aussie, conseguiu ultrapassar a Renault do Kubica e arriscou bastante para ultrapassar o ótimo Hulkenberg, na freada da Della Roggia.
O Pior do Final de semana:
Não tivemos muitos destaques negativos no GP de Monza. Mas como tenho que citar alguns…
McLaren – Não conseguiu devolver o Button na liderança, apesar do ótimo trabalho do piloto inglês na pista. Tomaram oito décimos dos mecânicos da Ferrari.
Hamilton – Levou até as últimas conseqüências a máxima de que em Monza, a corrida se decide na primeira volta. Forçou demais para cima do Massa e perdeu uma ótima oportunidade de ampliar sua liderança no wdc. Segundo ano consecutivo de infortúnio na pista italiana.
Hispania – A TV não mostrou, mas o pirulito-man da equipe espanhola liberou Yamamoto antes da troca do pneu traseiro ser finalizada, causando um acidente com um de seus mecânicos. A equipe levou uma multa de 20 mil dólares. Pra quem já está na pindaíba, 20 paus fazem muita falta.
Galvão e Reginaldo – Como não poderia deixar de ser, a duplinha dinâmica não passou em branco sem suas já habituais escorregadas. Galvão insistia a toda hora que Button estava “mudando o conceito de se andar em Monza”, devido ao set up com muita asa do inglês. Só que o Galvão não atentou para o fato de que isso só foi possível, devido ao F-Duct, que já está proibido para o ano que vem. Também chamou o Di Grassi de Disgrassi, além de confundir o Hulkenberg com o Barrichello, em um dos momentos mais emocionantes da corrida, quando o alemão voltava do pit-stop a frente do Webber e do Kubica.
Já o Reginaldo Leme, chegou ao absurdo de dizer que a bandeirada iria ser dada para o Vettel dentro dos boxes, sendo que havia uma volta ainda para ser completada.
Alex, belo comentário!
Fiquei com essa curiosidade… Pode terminar a corrida passando por dentro dos boxes???
Ronei, a questão da gafe do Reginaldo era a troca dos pneus. O regulamento exige uso obrigatório de dois tipos de compostos. Se ele recebe a bandeirada nos boxes, ele seria desclassificado pq não teria usado um set de pneus diferentes do que ele iniciou a corrida.
O galvão que corrigiu o reginaldo, um pouco antes da parada do Vettel falou: ” Será que o Vettel parou e ninguém viu, nem mesmo o computador?”
Quanto a sua dúvida, acredito que pode sim terminar a corrida pelos boxes. É uma dúvida pertinente, e não lembro de nenhum caso anterior. Dei uma rápida lida no regulamento esportivo e não encontrei nada dizendo que não pode.
Alex, não se dê ao trabalho de procurar informações no regulamento… ele não serve pra nada mesmo! Hehehe. =P
Quanta desesperança com a FIA nesse coraçãozinho Wokiano :D
Achei a dúvida do Ronei bacana e fiquei curioso. O Galvão apressou-se em afirmar que não pode terminar a corrida pelos boxes, no entanto pode, eis o artigo:
Ou seja, a linha de chegada inclui a área do pit lane.
Alex, muito obrigado pelos esclarecimentos!
Mas outra dúvida surgiu. há alguma exigência para se configurar o uso de dois tipos de compostos??? uma volta ou algo assim. Suponhamos que a posição da equipe seja antes da linha, eu paro, troco o pneu saio e cruzo a linha de chegada sem dar uma única volta completa, eu seria desclassificado?
Ronei, o regulamento só diz o seguinte nessa questão:
25) SUPPLY OF TYRES IN THE CHAMPIONSHIP AND TYRE LIMITATION DURING THE EVENT
25.4 Use of tyres :
e) Unless he has used intermediate or wet-weather tyres during the race, each driver must use at least one set of each specification of dry-weather tyres during the race.
No artigo 25, subgrupo 25.4 alínea “e”, só diz que: Ao menos que ele tenha usado pneus de chuva durante a a corrida, cada piloto deve usar ao menos um jogo de cada especificação de pneus para seco durante a corrida.
Agora se alguem tentasse essa malandragem, ficaria sob o julgamento dos comissários. Possivelmente eles julgariam que o “durante a corrida”, seria ao menos uma volta completa, senão viraria uma bagunça e todo mundo ficaria buscando brechas no regulamento a todo instante.
Abs
Alex..
o Babão Dueno também colocou trocou os japoneses, colocando o Koba na hispania…
Caríssimo Alex,
Análise perfeita. Sem espaço para mais considerações.
Congrats, dude!
Thanks mate !
Boss, vou ficar de mal se você ficar dizendo por aí que o Miltinho foi o pior em Monza, hein… =P
O MELHOR: Hulkenberg segurando o Webber, acho que eu vou me lembrar por muito tempo esses 5 minutos de sucesso do alemão e sua Williams.
O PIOR: Yamamoto fazendo a sua primeira vítima nos boxes, porque todo japa é “meio kamikaze”, hein?
Beijos e boa semana para todos!
Dizer que Yamamoto e trupe da GP2 são os piores é eufemismo.
Mas Mari, Hamilton errou em dois momentos, perdeu pontos preciosos por culpa de seu staff e própria, então sei que doi dizer isso pra você, mas ele foi muito ruim nesse fim de semana.
Por que todo japa é meio kamikaze eu até entendo. O que eu não entendo é por quê kamikaze usa capacete. Alguém sabe?
Abs.
Acho que o kamikaze quer ser reconhecido por seu mérito de morrer em nome do país, então usa capacete para não ficar desfigurado na queda do avião e poder ser reconhecido no caixão! Hahaha. =P
Beijos!
kkkkkkkk Eles usavam capacete para não morrer antes de se matar :D
Mari
Bom dia..
o Yamamoto nao teve culpa, o “pirulitoman” levantou e ele acelerou. Os caras ficam concentrados na plaquinha, ou no caso da FERRARI no sinal de transito rs…
Alias teve outra equipe com o sinal de transito nao lembro qual foi.
Alguem lembra ?
O pior de Monza foi eu não ter assistido a corrida e receber a notícia de Hamilton não pontuou na sua grande chance de acumular um pouco de gordura.
Mas parabéns ao Alonso e à Ferrari pelo ótimo final de semana. E que bom que o campeonato está emocionante (à sua maneira de estar) e equilibrado, atendendo às expectativas do início da temporada.
Confesso que torci pro Alonso bater,rodar,quebrar o motor,quebrar a suspenção,quebrar o cambio,que uma mola vindo do carro do button fosse de encontro ao seu capacete,mas não deu.Tenho que admitir que ele foi o melhor na corrida
Não seria justo falar que o pior foi o Yamamoto ou DisGrassi(segundo galvão)tendo aquelas carroças na mão.
Dito isto,acho que o pior foi o Felipe Massa mesmo.Mesmo que ele tivesse ultrapassado o Alonso na largada não iria vencer a corrida,pq a Ferrari(dessa vez de forma discreta) daria um jeito de por o Alonso na frente.Mas eu esperava que ele pelo menos chegasse em segundo.
Vejam bem,não estou culpando a Ferrari pelo situação do Massa.Acho que a Ferrari deu condições iguais aos dois,mas Alonso foi melhor na maioria das pistas,tem mais pontos e merece privilegios da equipe na reta final do campeonato.
De qualquer forma esse foi o melhor resultado do Massa nesta pista. Antes o máximo q ele havia conseguido foi um 6º lugar em 2008. Pelo menos aquela forçada em cima do Alonso na largada, é um alento de q ele não foi completamente destruído pelo espanhol, quem sabe ele ressurge das cinzas…
Alex->
Sinceramente aquilo do Massa para cima do Alonso, eu achei totalmente desnecessario, e fora de espirito de equipe.
Sinceramente acho que ele ja chutou o balde para a equipe, ele ja deve estar pensando em sair de la.
Tomara q saia mesmo, a Ferrari a partir de ontem passou a ser Alonso F1 Team.
então minha torcida foi maior, porque desde inicio da corrida enquanto alonso perseguia e chegava no butto eu ficava fazendo figa e falando sozinho:
quebra button, derrapa button, trava uma marcha button, só uma… vai.
E de repente na troca de pneus aconteceu o que eu torcia.
O resto é resto mesmo.
Agora pro ano ficar completo só falta como falei em alguns posts dois meses atrás, o miltinhu quebrar mais uma vez pra ficar na média dele. Afinal como disse o alonso:
porra meu! minha cota de coisas ruins já esgotou. tá na hora do hamilton, do button, do webber começarem a ter problemas.
Dito e feito.
Resta a mim e os outros fãs do Felipe,torcer pela volta desse Felipe do video.
Nunca me esquecerei dessa corrida.
quem vive de passado é museu.
ta aqui o u tubo com “Yamamorto” atropelando o mecânico, culpa total do cara que segura o pirulito.