O melhor e o pior em Monza!

Publicado: 12/09/2010 por Claudemir Freire em Artigos
Tags:, , , ,

Em corrida morna e sem ação e uma transmissão de TV pior ainda a Ferrari vence e volta a luta nos mundias de pilotos e construtores e de forma merecida sua torcida foi agraciada com um pódio vermelho e sem controvérsias.

O melhor sem dúvida nenhuma a Ferrari surpreendeu a todos e foi superior por todo o fim de semana que valeu e a vitória do Alonso corou essa superioridade, então não podia ser outro se não Fernando Alonso o melhor em Monza.

O pior, Hamilton errou na escolha do setup de seu carro no treino classificatório e assumiu o erro no toque com o Massa, a pista de Monza não dá boas lembranças para o inglês que em 2009 bateu faltando 2 voltas para o fim.

Então é isso, agora elejam vocês os melhores e piores…

comentários
  1. Marco disse:

    Olha Clademir , o melhor foi toda a equipe Ferrari , Alonso na pista com o excelente trabalho de box .
    Não vejo o Hamilton como o pior não , mas sim a própria corrida , pois como você mesmo disse : ” corrida morna ” , pra não dizer fria .

  2. Alex-Ctba disse:

    Minha pequena lista de destaques positivos:

    Alonso – Hat Trick diante dos tifosis. Preciso dizer algo mais?

    Ferrari – A equipe italiana, que antes do GP de Monza discursou que se não conseguisse um resultado positivo em sua casa, concentraria seus esforços no carro de 2011 e abandonaria o desenvolvimento da F10, terá que continuar com pacotes de atualizações, visando os playoffs asiáticos juntamente com a cereja do bolo, nossa querida Interlagos, pistas favoráveis à Red Bull. A Ferrari permanecer na luta é, para mim, um destaque positivo para o campeonato.

    E a Ferrari deu um show nesse final de semana, entregando aos seus pilotos um carro competitivo e com um trabalho impecável no pit-stop, devolveu o espanhol na liderança da corrida. Button e Alonso que travaram uma bela disputa andando no limite dependiam de seus times para a vitória nessa pista de difícil ultrapassagem. Button entrou na volta 37 e sua troca foi de 22.955, com 4.2 no trabalho dos mecânicos. Alonso entrou na volta seguinte e sua troca totalizou 22.154, com 3.4 na troca de seus pneus, ou seja, foram oito décimos de diferença, que garantiram a liderança e a vitória do espanhol.

    Button – Desde sua ótima classificação, até sua corrida impecável, o inglês também se destacou nesse final de semana. Confiou nos simuladores e optou por correr com o duto, porém com muita asa. Dependia de uma boa largada para fazer sua tática funcionar e conseguiu assumir a ponta, depois de uma bela disputa com Alonso na largada. Não cometeu nenhum erro, porém o trabalho de sua equipe no pit-stop impediu que ele colocasse água no chope dos tifosis.

    Vettel – Redimiu-se do fiasco de Spa com uma corrida, estrategicamente perfeita. Teve uma inusitada perda de potência no começo da corrida, que facilitou a ultrapassagem do seu companheiro, mas recuperou-se e, com uma tática arrojada, conseguiu a quarta colocação, duas acima de sua posição de largada, graças ao ótimo trabalho em conjunto com seus mecânicos que realizaram sua troca na abertura da última volta, com o tempo de 21.558, de longe o melhor do dia.

    Webber – Foi o responsável pelas melhores ultrapassagens do dia. Sutil fez várias ultrapassagens em cima dos carros da série B, porém quando chegou ao mais fraco da série A, a STR do Alguersuari, empacou. Já o aussie, conseguiu ultrapassar a Renault do Kubica e arriscou bastante para ultrapassar o ótimo Hulkenberg, na freada da Della Roggia.

    O Pior do Final de semana:

    Não tivemos muitos destaques negativos no GP de Monza. Mas como tenho que citar alguns…

    McLaren – Não conseguiu devolver o Button na liderança, apesar do ótimo trabalho do piloto inglês na pista. Tomaram oito décimos dos mecânicos da Ferrari.

    Hamilton – Levou até as últimas conseqüências a máxima de que em Monza, a corrida se decide na primeira volta. Forçou demais para cima do Massa e perdeu uma ótima oportunidade de ampliar sua liderança no wdc. Segundo ano consecutivo de infortúnio na pista italiana.

    Hispania – A TV não mostrou, mas o pirulito-man da equipe espanhola liberou Yamamoto antes da troca do pneu traseiro ser finalizada, causando um acidente com um de seus mecânicos. A equipe levou uma multa de 20 mil dólares. Pra quem já está na pindaíba, 20 paus fazem muita falta.

    Galvão e Reginaldo – Como não poderia deixar de ser, a duplinha dinâmica não passou em branco sem suas já habituais escorregadas. Galvão insistia a toda hora que Button estava “mudando o conceito de se andar em Monza”, devido ao set up com muita asa do inglês. Só que o Galvão não atentou para o fato de que isso só foi possível, devido ao F-Duct, que já está proibido para o ano que vem. Também chamou o Di Grassi de Disgrassi, além de confundir o Hulkenberg com o Barrichello, em um dos momentos mais emocionantes da corrida, quando o alemão voltava do pit-stop a frente do Webber e do Kubica.

    Já o Reginaldo Leme, chegou ao absurdo de dizer que a bandeirada iria ser dada para o Vettel dentro dos boxes, sendo que havia uma volta ainda para ser completada.

    • Mari Espada disse:

      Alex, belo comentário!

    • Ronei Leonel Junior disse:

      Fiquei com essa curiosidade… Pode terminar a corrida passando por dentro dos boxes???

      • Alex-Ctba disse:

        Ronei, a questão da gafe do Reginaldo era a troca dos pneus. O regulamento exige uso obrigatório de dois tipos de compostos. Se ele recebe a bandeirada nos boxes, ele seria desclassificado pq não teria usado um set de pneus diferentes do que ele iniciou a corrida.

        O galvão que corrigiu o reginaldo, um pouco antes da parada do Vettel falou: ” Será que o Vettel parou e ninguém viu, nem mesmo o computador?”

        Quanto a sua dúvida, acredito que pode sim terminar a corrida pelos boxes. É uma dúvida pertinente, e não lembro de nenhum caso anterior. Dei uma rápida lida no regulamento esportivo e não encontrei nada dizendo que não pode.

      • Mari Espada disse:

        Alex, não se dê ao trabalho de procurar informações no regulamento… ele não serve pra nada mesmo! Hehehe. =P

      • Alex-Ctba disse:

        Quanta desesperança com a FIA nesse coraçãozinho Wokiano :D

        Achei a dúvida do Ronei bacana e fiquei curioso. O Galvão apressou-se em afirmar que não pode terminar a corrida pelos boxes, no entanto pode, eis o artigo:

        5.3 The distance of all races, from the start signal referred to in Article 38.9 to the chequered flag, shall be equal to the least number of complete laps which exceed a distance of 305 km (Monaco 260km). However, should two hours elapse before the scheduled race distance is completed, the leader will be shown the chequered flag when he crosses the control line (the Line) at the end of the lap during which the two hour period ended. However, should the race be suspended (see Article 41) the length of the suspension will be added to this period.

        The Line is a single line which crosses both the track and the pit lane.

        Ou seja, a linha de chegada inclui a área do pit lane.

      • Ronei Leonel Junior disse:

        Alex, muito obrigado pelos esclarecimentos!

        Mas outra dúvida surgiu. há alguma exigência para se configurar o uso de dois tipos de compostos??? uma volta ou algo assim. Suponhamos que a posição da equipe seja antes da linha, eu paro, troco o pneu saio e cruzo a linha de chegada sem dar uma única volta completa, eu seria desclassificado?

      • Alex-Ctba disse:

        Ronei, o regulamento só diz o seguinte nessa questão:

        25) SUPPLY OF TYRES IN THE CHAMPIONSHIP AND TYRE LIMITATION DURING THE EVENT

        25.4 Use of tyres :

        e) Unless he has used intermediate or wet-weather tyres during the race, each driver must use at least one set of each specification of dry-weather tyres during the race.

        No artigo 25, subgrupo 25.4 alínea “e”, só diz que: Ao menos que ele tenha usado pneus de chuva durante a a corrida, cada piloto deve usar ao menos um jogo de cada especificação de pneus para seco durante a corrida.

        Agora se alguem tentasse essa malandragem, ficaria sob o julgamento dos comissários. Possivelmente eles julgariam que o “durante a corrida”, seria ao menos uma volta completa, senão viraria uma bagunça e todo mundo ficaria buscando brechas no regulamento a todo instante.

        Abs

    • Felipinho disse:

      Alex..

      o Babão Dueno também colocou trocou os japoneses, colocando o Koba na hispania…

    • celso gomes disse:

      Caríssimo Alex,

      Análise perfeita. Sem espaço para mais considerações.

      Congrats, dude!

  3. Mari Espada disse:

    Boss, vou ficar de mal se você ficar dizendo por aí que o Miltinho foi o pior em Monza, hein… =P

    O MELHOR: Hulkenberg segurando o Webber, acho que eu vou me lembrar por muito tempo esses 5 minutos de sucesso do alemão e sua Williams.
    O PIOR: Yamamoto fazendo a sua primeira vítima nos boxes, porque todo japa é “meio kamikaze”, hein?

    Beijos e boa semana para todos!

    • Dizer que Yamamoto e trupe da GP2 são os piores é eufemismo.

      Mas Mari, Hamilton errou em dois momentos, perdeu pontos preciosos por culpa de seu staff e própria, então sei que doi dizer isso pra você, mas ele foi muito ruim nesse fim de semana.

    • Anselmo Coyote disse:

      Por que todo japa é meio kamikaze eu até entendo. O que eu não entendo é por quê kamikaze usa capacete. Alguém sabe?
      Abs.

      • Mari Espada disse:

        Acho que o kamikaze quer ser reconhecido por seu mérito de morrer em nome do país, então usa capacete para não ficar desfigurado na queda do avião e poder ser reconhecido no caixão! Hahaha. =P

        Beijos!

      • Alex-Ctba disse:

        kkkkkkkk Eles usavam capacete para não morrer antes de se matar :D

    • claudio cardoso disse:

      Mari

      Bom dia..

      o Yamamoto nao teve culpa, o “pirulitoman” levantou e ele acelerou. Os caras ficam concentrados na plaquinha, ou no caso da FERRARI no sinal de transito rs…

      Alias teve outra equipe com o sinal de transito nao lembro qual foi.

      Alguem lembra ?

  4. Allan Wiese disse:

    O pior de Monza foi eu não ter assistido a corrida e receber a notícia de Hamilton não pontuou na sua grande chance de acumular um pouco de gordura.

    Mas parabéns ao Alonso e à Ferrari pelo ótimo final de semana. E que bom que o campeonato está emocionante (à sua maneira de estar) e equilibrado, atendendo às expectativas do início da temporada.

  5. Daniel Lima disse:

    Confesso que torci pro Alonso bater,rodar,quebrar o motor,quebrar a suspenção,quebrar o cambio,que uma mola vindo do carro do button fosse de encontro ao seu capacete,mas não deu.Tenho que admitir que ele foi o melhor na corrida

    Não seria justo falar que o pior foi o Yamamoto ou DisGrassi(segundo galvão)tendo aquelas carroças na mão.
    Dito isto,acho que o pior foi o Felipe Massa mesmo.Mesmo que ele tivesse ultrapassado o Alonso na largada não iria vencer a corrida,pq a Ferrari(dessa vez de forma discreta) daria um jeito de por o Alonso na frente.Mas eu esperava que ele pelo menos chegasse em segundo.

    Vejam bem,não estou culpando a Ferrari pelo situação do Massa.Acho que a Ferrari deu condições iguais aos dois,mas Alonso foi melhor na maioria das pistas,tem mais pontos e merece privilegios da equipe na reta final do campeonato.

    • Alex-Ctba disse:

      De qualquer forma esse foi o melhor resultado do Massa nesta pista. Antes o máximo q ele havia conseguido foi um 6º lugar em 2008. Pelo menos aquela forçada em cima do Alonso na largada, é um alento de q ele não foi completamente destruído pelo espanhol, quem sabe ele ressurge das cinzas…

      • claudio cardoso disse:

        Alex->

        Sinceramente aquilo do Massa para cima do Alonso, eu achei totalmente desnecessario, e fora de espirito de equipe.

        Sinceramente acho que ele ja chutou o balde para a equipe, ele ja deve estar pensando em sair de la.

      • Alex-Ctba disse:

        Tomara q saia mesmo, a Ferrari a partir de ontem passou a ser Alonso F1 Team.

    • wilson costa disse:

      então minha torcida foi maior, porque desde inicio da corrida enquanto alonso perseguia e chegava no butto eu ficava fazendo figa e falando sozinho:
      quebra button, derrapa button, trava uma marcha button, só uma… vai.
      E de repente na troca de pneus aconteceu o que eu torcia.
      O resto é resto mesmo.
      Agora pro ano ficar completo só falta como falei em alguns posts dois meses atrás, o miltinhu quebrar mais uma vez pra ficar na média dele. Afinal como disse o alonso:
      porra meu! minha cota de coisas ruins já esgotou. tá na hora do hamilton, do button, do webber começarem a ter problemas.
      Dito e feito.

  6. Daniel Lima disse:

    Resta a mim e os outros fãs do Felipe,torcer pela volta desse Felipe do video.
    Nunca me esquecerei dessa corrida.

  7. Felipinho disse:

    ta aqui o u tubo com “Yamamorto” atropelando o mecânico, culpa total do cara que segura o pirulito.

Deixar mensagem para Felipinho Cancelar resposta