A briga pelo título e os motores.

Publicado: 19/09/2010 por Allan Wiese em Artigos, Formula1
Tags:, , , , , ,

O que empurra a nossa paixão...

Restando 5 etapas para o fim do campeonato e tendo 5 pilotos separados por menos pontos do que o equivalente a uma vitória, vários blogs levantaram uma questão muito importante: como está o uso dos motores de cada um dos postulantes ao título?

Os candidatos ao título e os motores que cada um já utilizou

A primeira vista a situação da Ferrari e, consequentemente, de Alonso é a mais complicada. Ele já utilizou ao menos uma vez os seus 8 motores de direito. Mas um ponto é importante de ser observado: o fato de Alonso já ter utilizado seus 8 motores não significa que todos os outros 7 já estão inutilizáveis. Só para se ter um exemplo: em Spa e em Monza todos os 5 candidatos ao título, à exceção de Webber, utilizaram motores novos em cada uma das duas provas. O que se conclui? Que esses dois motores podem ser utilizados em provas que exigem menos potência – o que temos em praticamente todos os circuitos até o fim da temporada.

Sem dúvida o piloto que está em melhor situação é Webber. 2 motores “zero-bala” pra serem utilizados, liderança do campeonato e um teórico carro dominante em todas as etapas a serem disputadas. Mas de Alonso, na pior situação entre eles, à Webber, todos eles estão sujeitos à quebras e possíveis punições por usar o nono motor.

Historicamente quem tem vantagem é a McLaren. É muito raro ao longo da sua parceria com a Mercedes ter visto um dos carros de Woking sair da corrida por falha nos propulsores. Já a Ferrari já teve um motor estourado nessa temporada, o que pode deixar Maranello preocupada. E a Red Bull enfrentou problemas nos propulsores no ano passado, o que também deixa Milton Keynes preocupada.

Quem vai chegar à frente?

Ao fim das contas, todos os 5 candidatos tem os seus motivos para estarem tranquilos mas também preocupados. E a resposta de tudo isso virá ao balançar da bandeira quadriculada em Yas Marina, junto com o piloto campeão de Formula Um 2010.

Anúncios
comentários
  1. André Correia disse:

    Se chover acredito que alguns deles, mesmo tendo a penalização pediram um motor novo, assim será fácil em condições de chuva voltar à frente, não digo o desajeitado alemão, mas a flecha inglesa ou o toureiro espanhol que se dão mt bem à chuva!

    • fernando-ric disse:

      não entendi nada!!!!

      • Mari Espada disse:

        O lance é que, se chover, vale a pena pedir um motor novo e largar lá trás, porque corrida maluca por corrida maluca… pelo menos vai de motor zero, que é uma vantagem.
        Agora se não chover… a punição por usar um nono motor é pesada!

  2. Mari Espada disse:

    As 5 últimas pistas oferencem vantagem aos Red Bulls, o Webber usou apenas 6 motores até agora… O campeonato está no colo do Webber, e eu adoraria ver o canguru campeão!
    Claro que precisarei ser totalmente autruísta e ignorar o meu sofrimento por ver o Miltinho perder, mas o aussie merece!

  3. Leandro Magno disse:

    – O quadro está trocado quanto aos nrs do Alonso e do Vettel.
    – Só a partir de 2007 é que o motor Mercedes parou de quebrar nos carros da Mclaren, pergunte ao Kimi.
    – Marina Bay fica em Cingapura. Acho que vc quis se referir a Yas Marina em Abu Dhabi.

  4. Mari Espada disse:

    Olha a lista completa do número de motores utilizados pelos pilotos.

    01 McLaren Mercedes Jenson Button 7
    02 McLaren Mercedes Lewis Hamilton 7
    03 Mercedes Benz Michael Schumacher 7
    04 Mercedes Benz Nico Rosberg 7
    05 RBR Renault Sebastian Vettel 7
    06 RBR Renault Mark Webber 6
    07 Ferrari Felipe Massa 8
    08 Ferrari Fernando Alonso 8
    09 Williams Cosworth Rubens Barrichello 6
    10 Williams Cosworth Nico Hülkenberg 7
    11 Renault Robert Kubica 6
    12 Renault Vitaly Pertrov 6
    14 Force India Mercedes Adrian Sutil 7
    15 Force India Mercedes Vitantonio Liuzzi 7
    16 STR Ferrari Sébastien Buemi 7
    17 STR Ferrari Jaime Alguersuari 7
    18 Lotus Cosworth Jarno Trulli 7
    19 Lotus Cosworth Heikki Kovalainen 7
    20 HRT Cosworth Sakon Yamamoto 7
    21 HRT Cosworth Bruno Senna 7
    22 BMW Sauber Ferrari Pedro De La Rosa 9 (Nick Heidfeld’s car now)
    23 BMW Sauber Ferrari Kamui Kobayashi 7
    24 Virgin Cosworth Timo Glock 7
    25 Virgin Cosworth Lucas Di Grassi 7

    Mas não consegui achar o número de vezes que eles já utilizaram o motor atual, e isso era importante para saber se já estão para trocar ou se o motor ainda rende alguns GPs.
    Se alguém conseguir completar a informação, agradeço!

  5. claudio cardoso disse:

    Eu tenho algumas duvidas sobre essa questao.

    1a È permitida a troca de alguns componentes ?

    2a Onde ficam esses motores ?

    3a. Na sexta feira, alguem vigia para ver se as equipes nao mexem nos motores ?

    • 1 – Não

      2 – Na sede da própria equipe, porem, são lacrados e esses só podem ser abertos durante o fim de semana de corrida, tanto novo quanto usados, todos são lacrados.

      3 – Na sexta a equipe pode usar um motor diferente do que vai usar no sábado e na corrida sem ser penalizado, no sábado os carros usam o motor que será usado no FP3, treino e corrida, após isso são encaminhados para vistoria e ficam no parque fechado até o início dos procedimentos de corridas

  6. claudio cardoso disse:

    SIm, mas o que garante que o Motor que esta com a equipe na sexta nao é mexido pela propria.

    Outra coisa esse lacre ai é muita ingenuidade nao imaginarmos que as equipes possam “fabricar um novo lacre”

    Duvido que na reta a Mclaren e a Mercedes sofram alguma coisa.

    Ja a Redbull tem o problema que o motor nao é proprio. Alias so a Ferrari faz o proprio motor, logo se depender de peças para modificar ela mesma pode fabricar por no motor e lacrar novamente.

    ja as outras equipes dependeriam de pedir ao fabricante a peça.

  7. Allan Wiese disse:

    Verdade Leandro.
    Fiz a tabela na pressa na sexta à noite e como estava viajando final de semana só vou poder arrumar agora.

    Daqui a pouco a versão corrigida.

  8. Vitor, o de Recife disse:

    O interessante é que a Red Bull possuía desde o ano passado uma fama de equipe com carro veloz, mas frágil.

    • Allan Wiese disse:

      E iniciou o ano confirmando essa fama Vitor. Mas de uns tempos pra cá as peças de Milton Keynes ficaram mais resistentes e as coisas melhoraram…
      Mas é impressionante como os ventos estão soprando para o país do hemisfério norte que fica no hemisfério sul…

  9. Alex-Ctba disse:

    Domenicali garante q a situação dos pilotos da Ferrari está sob controle. Me engana q eu gosto!

    Webber tá nadando de braçada nessa fase final…

  10. […] finais do ano. Nosso colega Allan Wiese apontou uma vantagem importantíssima para o australiano: Webber utilizou até aqui apenas 6 dos 8 motores a que tem direito. Some-se isso ao fato de que o aussie costuma andar muito bem em circuitos travados. Mas Vettel […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s