Os primeiros sinais de 2011…

Publicado: 20/09/2010 por Claudemir Freire em Artigos, Notícias
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Nem mesmo chegamos ao ápice da temporada de 2010 e já temos claros sinais de como será a temporada de 2011, principalmente no que tange aos boatos e negociações, então resolvi colocar alguns deles em pauta para debate.

1º – Aposentadoria definitiva de Michael Schumacher por causa da performance abaixo da média e por não conseguir se readaptar ao carro dessa temporada. Isso pode até ser verdade, mas os valores implicados para a volta do alemão foram consideráveis e alguns patrocinadores da Mercedes só estão lá por causa dele, que ainda passa credibilidade para os  investidores alemães, então ele deve permanecer em 2011, já 2012 seria improvável que com essa atual performance. Resta saber se realmente o carro de 2011 está voltado ao estilo de pilotagem dele, seria uma aposta alta demais caso Rosberg é quem não se adapte ao estilo dos carros saindo de traseira como gosta o Schumacher.

2° – Há vários compradores que estão rondando a Hipania, parece até liquidação, mas tem tudo para ser um casamento infeliz ao final da temporada de 2010, quem comprar a equipe zumbi da região de Murcia terá muitos problemas para resolver e com toda certeza não terá carro para 2011, já que ela é a única equipe que não anunciou planos para construção do carro de  2011 e dos prováveis compradores apenas a Epsilon Euskadi tem algum esboço de carro.

3º – A volta de Kimi Raikkonen a F1 e na Renault, o tanto que isso pode ser verdade pode ser boato, porque pelos lados do WRC o mesmo está acontecendo, já que por lá comenta-se que ele está negociando com Ford e Mini para a temporada de 2011, e na F1 o maior indício de que pode ser apenas estratégia de marketing para arregimentar um piloto pagante de peso estilo Petrov que dizem ter trazido a bagatela de 15 milhões de euros, é que o salário recebido por Kubica é infinitamente menor do que viria a receber o finlandês e a equipe de “investidores” teria que contar com um grande números de patrocinadores para poder pagar ao menos 14 milhões de euros que ele já recebe hoje.

4º – A intensa briga pelo vaga pagante da Virgin, já não é de hoje que todos sabemos que das 6 vagas da novatas 3 delas são pagantes e pagantes descarados, os dois carros da Hispania e a vaga do di Grassi na Virgin provem dos euros desses pilotos, mas em 2011 a vaga do brasileiro está muito mais concorrida e nessa semana surgiu a notícia que Jerome D’Ambrosio teria comprado a vaga para 2011 e um claro sinal disso é que este foi efetivado como piloto de testes e correra as sextas até o fim da temporada, mas a vaga do brasileiro não é só ameaçada pelo belga, também está na páreo Luiz Razia, o baiano da Rapaxx espera conseguir o dinheiro para entrar no leilão.

5º – Mais motores para as equipes, Ferrari, Renault e Cosworth se juntaram e vão pleitear junto a FIA o aumento do número de motores para 2011 passando de 8 para 9 que poderiam ser usadas sem penalidades,  isso será reivindicado de acordo com o aumento de corridas que passará de 19 para 20, mas como tudo na F1 é motivo de guerra, seja ela qual for, a Mercedes se opõe a mudança e pode melar os planos do trio e a empresa alemã confia no seu motor e não vai abrir mão de ter mais um trunfo em 2011. Não entendo a posição da Renault nesse caso, já que seus motores tem se revelado os mais fiáveis da categoria.

6º – A mexicanização da Sauber, a sede de Hinwil já anda sendo pintada de verde, vermelho e branco já algum tempo e a eminência do acordo com o bilionário Carlos Slim está cada vez mais evidente, hoje foi anunciado que o piloto Esteban Gutierrez será o piloto reserva até o fim do campeonato e para 2011 corre a conversa que outro mexicano pode ser titular junto com o já assinado Kamui, resta saber qual será o papel do baixinho Heildfeld nesse acordo, ainda mais que todos no grid sabem que ele é um bom piloto, mas não tem nenhum apelo comercial para arrastar um caminhão de dinheiro para a equipe de Peter Sauber e essa aposta furada também foi tentada com de la Rosa.

– A Pirelli aos poucos vai soltando o verbo e revelando que a forma de disputa de pneus como está hoje deve permanecer para 2011, o papo de melhorar a esportividade está indo para o espaço, isso mostra que para conseguir a vaga de fabricante de pneus da categoria e superar a Michelin deve ter rolado unzinho para a dupla FOM e FIA.

comentários
  1. Fernando Kesnault disse:

    É disto que a F-1 vive para continuar a ter notoriedade na mídia: boatos soltos todos os dias para manter-se na mídia e pouca verdade de uma categoria que a cada dia tá a ficar ridícula, chata, monótona e cheia de gente idiota.

  2. Mari Espada disse:

    Nossa, quanta fofoca Boss! =)
    Eu devia estar preparando o meu veneno… mas sou uma mulher atípica, então vou aguardar os boatos virarem fatos para opinar a respeito.

  3. wilson disse:

    o que seria boato?

    não acho que eh boato, acredito que seja verdade a maior parte dos assuntos propostos.

    1) schumacher para 2011? corre na mercedes, não vai disputar título (ou até vai em alguns momentos, mas não vai ser o franco favorito) mas vai com certeza ter um carro mais ao seu jeito e apagar esse ano ridículo que está tendo, mas não vai ser sombra do que já foi, isso é evidente.

    2) Hispania – deixar ficarem com a corda no pescoço mais um pouco e comprar barato. Ainda é possivel aproveitar o que restou da toyota para a formula um. Não é o ideal perto de ferrari, mclaren, redbull, williams, toro rosso, force india, mas com certeza é um começo muito mais promissor que essas novatas todas e com chance de acertar.

    A FIA não iria deixar de levar em consideração a durango e a euskady quanto a poderem entrar na formula tendo em seu colo o que foi a USF1, o que está sendo a hispania.
    É sabido no meio da formula um que a hispania eh questão de tempo para fechar, até mesmo a sauber não anda lá essas coisas, então chance duma equipe nova é bem grande, até duas nesses proximos dois anos.

    3) Raikonen não volta pra formula um, é só especulação. Apanhou pra pegar o fio da meada, mas está indo cada dia melhor e fazendo o que gosta sem ter que ficar encarando coisas que ele destesta: paparicação da imprensa e pressão por título ou ser segundo piloto, vir a ajudar algum companheiro.

    4) Virgin – balcão de negócios. Sim, totalmente. Mas não vale a pena. Pagar pra ir pra Lotus ou a toro rosso ou a force india ainda valeria a pena, mas na virgin?
    credo, cruzes – ninguem merece.
    Equipe tipica para ser vendida dentro de algum tempo, sem maiores aspirações na f1.

    5) Um motor a maiis ano quem? totalmente possível. Somente a mercedes é contra, os outros estão a favor, portanto muito possível entrada dum nono motor a mais ano que vem ja que teremos mais uma corrida, chegando a vinte. temporadas seguintes também com essa previsão numero de corridas, portanto muito provavel que aprovem.

    6) Sauber – uma incógnita, acho que inclusive a maior. Vamos se realmente vai entrar uma grana pelos lados de lá que represente darem continuidade a escuderia e seu projeto e se realmente acertam a mão para estarem um pouco mais a frente no grid ao longo do campeonato. Se errarem a mão de novo e tiverem um ano como o desse, grande reformulação a vista para 2012 até mudar de dono.
    QUanto aos pilotos é o que já conhecemos: o japa, muito agressivo, combativo – com um equipamento razoavel nos garante emoções na pista. O de la rosa é o que foi, o heidfeld não vai revolucionar as coisas por lá não. Se não mostrar resultados podera ser substituido ao meio da temporada ano que vem.

    7) Pirelli – pensamento, o trabalho deles eh para num primeiro momento oferecer mesmo desempenho da bridgestone, mas vai se saber se vão poder oferecer isso.
    Pra um primeiro momento tentar manter o que já vinha sendo feito é válido. Se tentassem oferecer algo muito inovador, mas que viesse em algum momento, período ou alguma equipe a vir comprometer o campeonato seriam muito mal vistos e arranharia a imagem. Assim tentarão gradativamente conseguir perfomance, mas o alvo sera confiabilidade.
    Uma pena, eu torcia para ser a michelin, mais do que isso: pelo menos duas fornecedoras de pneus. Mas, se não conta, então vamos a 2011.

    Epa… pera lá, até 2011 um escambau. Vamos ver o negocio pegar fogo esse fim de ano isso sim, 2011 a gente fala depois da ultima corrida desse ano.

  4. Vitor, o de Recife disse:

    “O de la rosa é o que foi, o heidfeld não vai revolucionar as coisas por lá não. Se não mostrar resultados podera ser substituido ao meio da temporada ano que vem.”

    Olha, acho que o Heidfeld tem um peso importante para a equipe. Creio que ele fará o papel que fez com o Kubica na BMW: enquanto o piloto mais brilhante da equipe faz o show, o discreto alemão vai somando pontos importantes. Mas o papel principal de Heidfeld será sua experiência com os pneus Pirelli para o desenvolvimento do carro de 2008. É isto que fez ele retornar do limbo e virar um piloto valorizado para a próxima temporada. E é o mesmo motivo que pode ressucitar o até então esquecido Gorsjean.

    • Alex-Ctba disse:

      Vítor, eu até questionaria se esses parcos testes q o Heidfeld fez para a Pirelli, deu a ele um know how valioso para a próxima temporada, mas na F1 a gente sabe q os mínimos detalhes fazem diferença, então vamos dar o benefício da dúvida ao alemão.

      Vamos ver como se traduz em tempo, a diferença q faz um piloto q estava sem andar, para um em plena atividade como o Koba.

      • Vitor, o de Recife disse:

        Verdade, sem testes fica difícil para o piloto recuperar o ritmo.

        E onde tem carro de 2008, leia-se 2011. Não me pergunte como voltei no tempo…

  5. Alex-Ctba disse:

    Claudemir, em relação ao ítem 3, esse salário do Raikkonen q vc colocou, acredito q seja a soma do q ele recebe no rali + o q a Ferrari paga a ele. Pelo menos foi o q especulou o Livio Oricchio, a não ser q o jornalista do Estadão deu outra barrigada, depois das besteiras políticas q ele andou escrevendo naquele post infeliz.

    Quando encerrar essa indenização milionária q ele recebe de Maranello, o finn vai voltar a ganhar uma “merreca” de alguns milhõezinhos de euros, por isso a possibilidade de voltar a F1.

    • Até onde soube o sálario dele na Ferrari era de 28 mi de euros e a rescisão lhe garantiu metade desses vencimentos e o que ele ganha nos ralis parece que não paga o IPTU de suas casas.

    • Vitor, o de Recife disse:

      Independente do real valor das cifras, achei outro post infeliz. Pintou o finlandês como um mercenário. Quem acompanha a F1 além da Globo sabe que o problema de Raikkonen com a Ferrari foram dois: dificuldades em aquecer os pneus (mesmo do Massa neste ano) e sua personalidade introspectiva, muito oposta ao ambiente italiano da Scuderia. O negócio do finalndês sempre foi correr, o lado comercial da F1 nunca o agradou.

      Mas eu que ele volte, infelizmente.

      • O post do Lívio foi realmente infeliz.

        Mas no meu caso Vitor, eu só quis colocar o quanto a Renault desembolsaria para ter o Ice Man em sua equipe e isso poderia causar um certo desconforto no Kubica que recebe “apenas” 7 mi de euros, então me referi ao sálario que o filandês recebe para poder contrastar com do polonês e com os 15 de mi de euros que o Petrov trouxe na carteita, assim dá para ter uma idéia de como seria dispensar o russo_polpudo e o Kimi.

      • Vitor, o de Recife disse:

        Entendi seu post Claudemir, realmente seria uma saia justa para a Renault. Mas eu duvido que a equipe contrate o Kimi, ainda mais agora que foi anunciado um novo patrocinador russo para as cinco últimas corridas.

        http://www.autosport.com/news/report.php/id/86854

        Petrov tá devendo em constância, mas rende que é uma beleza. E o orçamento da Renault é curto, então…

        Já o Lívio, gosto muito do trabalho dele, escuto as corridas pela CBN para escapar do GB e por causa das participações do próprio Lívio. Mas que ele dá umas derrapadas, dá.

  6. Agora a Toyota quer entrar na briga pela Hispania, será que a Mari é a nossa mão Dinah ?

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