Como aumentar a popularidade das aulas de Física?

Publicado: 22/09/2010 por Mariana Espada em Artigos, Formula1
Tags:, , ,

Olhando para uma sala comum do Ensino Médio, pode-se notar o baixo número de estudantes que gostam de matérias exatas, como Física por exemplo. Porém, a maior parte dos adolescentes não vencem sua aversão às fórmulas e números, e assim não se deixam encantar pela possibilidade de compreender o mundo através da teoria da Física.

E precisamos admitir que o outro lado da história, os professores e coordenadores dos cursos de Ensino Médio, também não vencem suas aversão à novidade, e não propõem uma mudança no velho sistema de ensino “lousa-carteira”.

Porque qualquer um de nós, se pensarmos na física através da paixão que temos em comum (a Fórmula 1), podemos pensar em novas possibilidades para transformar o ensino dessa matéria…


A Física poderia ser abordada utilizando as corridas e os fatos do automobilismo como exemplo em aula, assim como as avaliações poderiam ser substituídas (ou apenas complementadas) pela aplicação dos conhecimentos teóricos em uma corrida de kart. Que tal???

Se eu fosse dar uma aula dessa matéria no dia de hoje, por exemplo, provavelmente eu abordaria o caso de Cingapura 2008, para já ir “esquentando os pneus” para o próximo GP.

Então eu iniciaria a minha aula evocando a 1ª lei de Newton, conhecida como Princípio da Inércia, que diz que todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças aplicadas sobre ele.

E assim faria a ponte para chegar à 2ª lei de Newton, que descreve o comportamento de um corpo quando submetido à ação de forças externas e explicaria a trajetória realizada pelo carro de Nelsinho Piquet naquele fatídico domingo.

No momento de uma curva o carro recebe uma força externa conhecida por força centrípeta, que é resultante das forças que agem na direção do centro da trajetória circular. Sendo que a força de atrito entre os pneus e a pista atua de forma contrária à força centrípeta, impedindo que o carro derrape na curva, dentro de uma velocidade limite.

No caso do Nelsinho Piquet, o seu carro ultrapassou essa velocidade limite, e os pneus acabaram perdendo aderência ao solo. Com isso ele percebeu que seu carro sairia reto pela tangente da curva, e assim, numa tentativa de corrigir a trajetória, ele girou o volante para dentro da curva, atingindo o muro do lado oposto da pista.

E dessa forma finalizaria com a 3ª lei de Newton, que diz que para toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade. Ou seja, para essa ação de colocar a vida de um piloto em risco para favorecer outro, houve uma grande reação: a revolta dos fãs e torcedores brasileiros e a consequente punição dos envolvidos.

Mas nem tudo nesse mundo respeita as leis da Física, e por isso algumas vezes a lei dos “dois pesos e duas medidas” suprime as demais.

Assim Flávio Briatore, recentemente, voltou a circular pelos bastidores da Fórmula 1 e, apesar de estar suspenso da categoria até 2013, o italiano já tem seu nome cotado para assumir a Ferrari no futuro, como sucessor de Stefano Domenicalli. E para piorar ainda mais a situação, há uma possibilidade de redução na punição junto à FIA, antecipando assim seu retorno à categoria, facilitando a reafirmação de sua parceria bicampeã com o piloto espanhol Fernando Alonso.

Chegando a este desfecho, o tema da minha aula mudaria ligeiramente o seu foco da Física para a Psicologia, pois é inevitável para um professor reforçar os valores morais aos alunos. Sendo assim eu buscaria pela sala o olhar levemente estrábico do menino Felipe Massa, e diria com clareza e objetividade: Fuja antes que seja tarde!

E você, como faria para aumentar a popularidade das suas aulas de Física???

comentários
  1. Felipinho disse:

    perfeito…
    mas o fundamental após esta aula de física seria uma aula de Ética.

  2. Daniel Lima disse:

    Mari…seus posts cada vez melhores!

    Li essa notícia ontem no site UOL,SR Flávio Briatore(na minha opinião o maior patife da F1)assumiria a direção da Ferrari no lugar do Domenicalli já no ano que vem.Confesso que fiquei estupefato,eu já esperava que o Briatore voltasse a F1,mas como chefe da Ferrari nunca.

    Caso a notícia se confirme,a Ferrari que já anda sem credibilidade,se tornara uma especie de WrestleMania de rodas,no qual o vencedor sempre será o escolhido pelo Briatore.No caso o “Hulk Hogan” da vez seria o Alonso.

    Eu que sempre defendi a permanencia do Massa na Ferrari,mesmo com a chegada do Alonso,agora acho melhor ele pegar sua “mala”,ou melhor seu “capacete” e cair fora.

    • Vitor, o de Recife disse:

      Não acho que saia, embora não ponha minha mão no fogo. Mas lembremos que Massa também representa um mercado muito interessante para o Santander.

    • Mari Espada disse:

      Obrigada Daniel! Fico muito grata pelo elogio! =)

      E com certeza, se o Massa tiver algum neurônio funcionando naquela cabeça (porque depois da molada do Rubinho, vai saber se ele não pirou, né não?) ele deve URGENTEMENTE pegar o capacete e se mandar pra outra equipe!

      E Vitor, porque não levar algum patrocínio do Santander com ele???

      • Vitor, o de Recife disse:

        E o Santander patrocinar três equipes? Difícil…

      • wilson disse:

        simples:
        porque o massa não tem a visibilidade e o nível de retorno necessário para um grande patrocinador atualmente

      • Anselmo Coyote disse:

        Mari,

        Pegar o capacete e ir pra onde?

        Especular eu também sei, mas o faço com alguma lógica. Vejamos: três coisas que, juntas ou separadamente, a equipe exige de um piloto para contratá-lo e ter retorno no investimento:

        1. Dinheiro (patrocinador) – Massa não tem.
        2. Título – Massa não tem.
        3. Boa imagem – Massa não tem. Ao contrário, agora a pecha de segundão colou nele igual a visgo e não vai sair mais. Patrocinador nenhum quer associar sua imagem a de alguém assim.

        Conclusão – O Massa não vai sair sponte suam (gastei o meu latim). Ao contrário, vai tomar um pé na b.nda e receberá propostas de algo como a Sauber mesmo. No máximo uma Williams, pois o Frank é um mão de vaca que quer pilotos experientes, que marquem uns pontinhos, não quebrem os carros e na medida do possível terminem as corridas.

        Em suma, o Massa tafú..

        Abs.

        Para terminar, como diz o meu amigo Ron Groo, depois dos Bananas de Pijama, apreciem o Torresmo de Sunga.

      • Mari Espada disse:

        Coyote, se o Massa não tem outra oportunidade na F1, que vá para outra categoria! Mas eu acho que ele tem que pegar seu capacete e se retirar com a cabeça erguida, enquanto isso ainda é possível.
        É muito mais digno fazer como o Kimi fez, doque ficar comendo migalhas dos outros na Ferrari! Esse comodismo não deveria fazer parte da personalidade de um piloto, não mesmo!
        Mas isso é só a minha opinião, é claro!

    • Anselmo Coyote disse:

      Mari,
      Concordo com seu pensamento, ó musa. Um piloto de verdade não tem esses pensamentos. Mas, quem disse que na F1 todos são pilotos? Eu, sinceramente, vejo como tal o Schumacher, o Hamilton, o Nada Sei e o Kobayashi. O resto, exceto o Rubens e o Vettel, sequer sabem empurrar bêbado escada abaixo.
      Abs.

    • Anselmo Coyote disse:

      Mari,
      Concordo com seu pensamento, ó musa. Um piloto de verdade não tem esses pensamentos. Mas, quem disse que na F1 todos são pilotos? Eu, sinceramente, vejo como tal o Schumacher, o Hamilton, o Nada Sei e o Kobayashi. O resto, exceto o Rubens e o Vette (estes não sabem)l, sabe empurrar bêbado escada abaixo.
      Abs.

  3. Hoje já saiu mais uma especulação da saída do Massa da Ferrari e pior indo para a Sauber.

    Ué, a equipe já não está loteada ?

    E o Kubica novamente na Ferrari, rsrs.

    • Mari Espada disse:

      Mas para a Sauber??? Vai tomar um couro do Koba!!! =P

      E se o Kubica for pra Ferrari, tá feito o clubinho do Alonsito mesmo…
      Com chefão mafioso e “amigo do peito, irmão camarada” pra ajudar a acobertar as mutretas!
      É o sonho do espanhol!

      • Daniel Lima disse:

        Mari,

        “”Mas para a Sauber??? Vai tomar um couro do Koba!!! =P””

        Massa esta entre os 5 melhores pilotos,por 1 ponto não foi campeão em 2008 em cima do Hamilton e tendo como companheiro de equipe o capeão Kimi Raikkonen a quem superou com folga.
        Esta numa faze ruim e tem pior companheiro de equipe da F1.

        Então n vamos exagerar,o Koba já tem problemas demais com o Nick Heidfeld que vem aí.

    • Daniel Lima disse:

      Claudemir,

      Acredito mais na ida do Briatore pra Ferrari,que do Kubica.
      Sinceramente o Kubica não é do nivel do Massa,Hamilton,Alonso,Vettel.
      Foi superado por 3 ANOS pelo Nick Heidfeld.
      Kubica tem que comer muito feijão ainda.

      • wilson disse:

        tinha que ser o daniel lima pra dizer essas sandices.
        torcedor da mclaren, antiferrari, fã do massita e que não tem grande percepção do real valor na F1.

        Aqui no Brasil não tem torcedor da Ferrari, só tem torcedor de piloto brasileiro.
        No entanto lá fora, enquanto aqui torcedores dão piti, lá fora na Italia, na espanha e outras partes do mundo a Ferrari ganha mais torcedores, fãs, compradores e tudo mais.

        Isso tudo é puro despeito. Freud explica.

  4. O casal perfeito, Ferrari e Briatore, com Alonso pilotando, que nada sabe a não ser pilotar, está formada a MAFIA da F-1, capiche, hehehe…

    • Mas mesmo com a mudança de chefia, entrando o mafioso mor, Briatore, algum dia deixou de ser a equipe mais mafiosa da F1 ?

      Só vai ratificar o que todos nós sabemos, menos os tifosis é claro!

  5. Vitor, o de Recife disse:

    Os argumentos do Ico fazem sentido, mas depois da dispensa do Raikkonen da forma como foi, eu espero tudo.

    http://blog-do-ico.blogspot.com/2010/09/massa-na-sauber-sem-fundamento.html

    • Daniel Lima disse:

      Vitor,

      Esse post do ICO é bem esclarecedor,não tem o menor sentido a ida do Massa para Sauber.
      Mesmo que ele saisse da Ferrari ele iria preferir correr de cart a correr pela Sauber.

  6. Allan Wiese disse:

    Será que o Briatore vai mudar a cor da lente dos seus óculos para vermelho?

  7. Mari Espada disse:

    Daqui a pouco tão dizendo que o Button vai pra Ferrari no lugar do Massa… hahaha!

    Jenson anda de Ferrari!!!
    http://www.caroverload.com/blog/2010/09/21/what-formula-1-drivers-drive-off-the-track/

  8. Fernando Kesnault disse:

    Bom…o Kubica tem um précontrato assinado com a Scuderia, o detalhe será quando irá para lá…

    Olha….o mar na f-1 tá agitado quando não deveria (em face dos vários contratos assinados) mas…

    E quem tá agitando é um piloto…..se for para a f-1 teremos um efeito dominó…o Schumi tá saindo pro Heidfeld sentar no cockpit da Mercedes….

    Tem o lance do Carlos Slim (Telmex) para com a Sauber…

  9. Anselmo Coyote disse:

    Opa…

    Nem li o post, mas vi que tem coisas sobre o Little Piquet e tem alguém falando sobre ética aí. Daqui a pouco eu voltarei (o Coyote Sanguinário), mas enquanto isso não acontece, sugiro a quem estiver falando sobre ética que leia, se ainda não tiver lido, o livro Ética a Nicômaco, de Aristóteles. Aí sim, poderemos discutir a questão com alguma profundidade e a partir do princípio a que ela realmente pertence – o Filosófico.

    Estou dizendo isso porque cansei de ouvir comentários sobre ética, mas baseada na ética do Galvão Bueno, da Globo e de tantos outros veículos de comunicação e outros safados.

    Abs.

  10. wilson disse:

    ética ao pé da letra?
    quem achar que está 100% a altura sujiro considerar ir para outro plano de vida.

Deixar mensagem para Mari Espada Cancelar resposta