Preview GP de Cingapura

Publicado: 23/09/2010 por Vitor, o de Recife em Artigos
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O GP de Cingapura (ou Singapura, ambas denominações estão corretas), única prova noturna da temporada, é a décima quinta etapa do disputado campeonato de 2010. Cinco pilotos se mantém na luta pelo título e as ruas de Marina Bay prometem uma corrida imprevisível.

Ele só usou seis motores.

Há quem aposte em favoritismo da Red Bull, como o Luís Fernando Ramos (o Ico), o que é uma aposta até natural devido ao grande projeto do gênio Adrian Newey. O retrospecto da equipe nas corridas de rua disputadas até aqui também é muito bom: duas vitórias soberbas – Webber em Mônaco, Vettel em Valência. Em outra prova não disputada em circuito de rua, mas tão travada (e chata) como uma de fato, também teve um desempenho avassalador: Hungaroring. A razão é que em circuitos travados, onde a aerodinâmica conta muito, os carros dos touros vermelhos se sobressaem dos demais. Mas o curto histórico das corridas de Cingapura revela que a prova é marcada por surpresas.

A  3ª edição do Grande Prêmio de Cingapura está cercada de grandes expectativas, não só pelo afunilamento do campeonato como por conta de algumas novidades. Comecemos pelos candidatos a título.

Na Red Bull, o líder Mark Webber tentará adquirir alguma “gordura” para as provas finais do ano. Nosso colega Allan Wiese apontou uma vantagem importantíssima para o australiano: Webber utilizou até aqui apenas 6 dos 8 motores a que tem direito. Some-se isso ao fato de que o aussie costuma andar muito bem em circuitos travados. Mas Vettel mostrou em Monza que ainda está vivo. No entanto,  o retrospecto da equipe em Cingapura é modesto: em 2009, o jovem alemão se classificou em segundo  e chegou em quarto lugar na edição passada. Já Webber foi pior: largou em quarto e abandonou a corrida com problemas nos freios.

E quem ganhou em 2009 foi a McLaren de Lewis Hamilton, que precisa mais do que nunca repetir o desempenho. Após o inesperado abandono em Monza, Hamilton viu a liderança do campeonato escapar em um momento crucial. Já Button, com o brilhante segundo lugar em Monza, renasceu no campeonato, mas terá uma dura missão pela frente. As provas restantes são apontadas como favoráveis à Red Bull. Torcer para que as imprevisíveis curvas de Marina Bay sorriam para a McLaren e tragam dificuldades para os rivais é tudo o que os pilotos do time de Working desejam.

Já a Ferrari aposta na evolução do bom F10 e no ótimo retrospecto de Fernando Alonso em Cingapura. Sim, há toda a polêmica de 2008, com a suja manobra arquitetada por Briatore e cia., mas o fato é que Alonso anda muito bem em Marina Bay. É só lembrar que ele dominou os treinos livres da edição daquele ano e era um dos favoritos a pole, não fosse uma infelicidade; em 2009, conseguiu um belo pódio com uma péssima Renault, de forma limpa. Por outro lado, Felipe Massa só teve uma oportunidade de correr em Cingapura, e as lembranças não são nada boas. Foi na mesma corrida de 2008 que a Ferrari fez a lambança da mangueira de combustível. De qualquer forma, fez a pole daquela corrida e liderava até o tragicômico incidente. Em 2009, Felipe ainda se recuperava do acidente de Hungaroring, não participando da corrida.

A Mercedes, focada em 2011, tentará manter o quarto posto do campeonato de costrutores, ameaçado, ainda que com uma certa distância, pela Renault. Nico Rosberg tem boas lembranças de Cingapura: conseguiu um belíssimo segundo lugar no pódio em 2008, com uma Williams-Toyota. Ano passado, conseguiu outro resultado expressivo: um terceiro lugar no grid, embora tenha tido problemas na corrida, não pontuando. É com esse retrospecto do jovem alemão que a equipe espera obter um bom resultado em Marina Bay, já que o carro não vem sendo mais desenvolvido e Schumacher, que nunca correu em Cingapura, definitivamente não se adaptou ao modelo de 2010.

A Renault deposita suas fichas em Robert Kubica, que costuma andar muito bem em circuitos de rua. Responsável pela maior parte da pontuação da equipe na temporada, o talentoso polonês espera ultrapassar Nico Rosberg,  que é na classificação do mundial o primeiro piloto depois daqueles que correm nas três principais equipes. Já Vitaly Petrov, que trouxe mais um reforço para o caixa da equipe, deseja repetir o desempenho de Hungaroring, única prova em que ofuscou indubitavelmente o companheiro.

A Force India ainda ocupa uma honrosa 6ª colocação no mundial de construtores, mas já vê a ascedente Williams no retrovisor. Adrian Sutil, um talentoso alemão em busca de reconhecimento pelas grandes equipes, é o piloto a capitanear a difícil missão, mas a falta de verba para desenvolver o carro não ajuda. Já Liuzzi, seriamente ameaçado, ao menos não terá a sombra de Paul di Resta: o escocês, reserva da equipe, não participará dos treinos livres.

A Williams espera continuar com seu bom momento na F1 e se estabelecer como a quinta força deste fim de temporada. Bons resultados são essenciais para atrair novos patrocinadores, que é tudo que a equipe precisa para 2011. Rubens Barrichello vem de duas provas ruins, mas sua temporada tem sido brilhante. Já o promissor Hulkenberg enfim demonstra um grande potencial. Resta saber se a situação financeira da equipe não comprometerá seu futuro em Grove.

Chega de coçar a barba...

A Sauber terá como grande novidade o retorno do filho pródigo: Nick Heidfeld. O “Die Hard” alemão retorna à equipe que lhe deu a chance de brilhar em 2001 após um terrível ano de estreia na decadente Prost e substitui o espanhol Pedro de la Rosa. Será um retorno difícil; retornará depois de praticamente uma temporada sem disputar corridas e tendo como parâmetro uma das maiores promessas da categoria: Kamui Kobayashi.

Difícil ano para a Toro Rosso. É de se esperar também uma difícil prova para seus jovens pilotos em Marina Bay. No primeiro ano em que teve que “se virar” no desenvolvimento do carro, sem auxílio da matriz, a equipe nem de longe lembra os últimos anos. Buemi e Alguersuari são talentosos, mas a falta de experiência compromete resultados mais constantes. Resta esperar pelas surpresas que as corridas de rua costumam promover.

A Lotus apenas espera por 2011. Recém anunciada a parceria com a Renault para 2010, o foco da equipe está no salto de qualidade que seus carros devem ter na próxima temporada. Jarno Trulli, homem de confiança de Gascoyne – trabalharam juntos na Jordan, Renault, Toyota e, agora, Lotus – é nome certo para 2011. Kovalainen, especulado como um dos supostos substitutos de Petrov na Renault, deve permanecer.

A Virgin traz como novidade a participação do novo terceiro piloto nos treinos livres. Trata-se do belga Jerome D’Ambrosio, que substituirá Lucas di Grassi, deixando claro que a equipe precisa de mais do que a grana de Richard Branson para bancar a brincadeira. O carro tem melhorado ao longo da temporada, acompanhando a Lotus, mas o futuro da equipe é incerto. De qualquer forma, por falta de melhores oportunidades, Timo Glock deve continuar em 2011.

Incerto mesmo é o futuro da Hispania, um excelente carro… para GP2. E igualmente incerto é o futuro de Bruno Senna, que pode estar fazendo as últimas cinco provas de sua curta carreira na F1.

CLIQUE NA IMAGEM E VEJA O MAPA ANIMADO

Sexta-feira: 7h, 1º Treino Livre; 10h30, 2º Treino Livre    
Sábado
:  8h,  3º Treino Livre; 11h,  Treino Oficial
Domingo: 9h,  Corrida

comentários
  1. Alex-Ctba disse:

    Belo apanhado geral Vítor, e é isso mesmo. A expectativa é essa. Espero q a corrida não seja monótona e a previsão de chuva para um circuito noturno, combinação ainda inédita na f1, possa contribuir para o clima de decisão q esta corrida tem.

    Sei q ainda não é o post adequado, mas minha aposta para vitória é no Vettel. Ele andou forte ano passado e até o carro perder rendimento, ele atormentou o Hamilton q tinha um melhor carro ano passado nessa pista. Esse ano não estou colocando fé na McLaren pelo retrospecto da temporada em circuitos com alta pressão aerodinâmica, o q seria muito ruim para Button q necessita de um bom resultado, Hamilton ainda tem gordura e se fizer uns pontinhos se mantêm no bolo.

    Para o Hamilton, só complicaria um pouco, uma vitória do Webber. Teoricamente as Ferraris vem bem, como vc ressaltou e acredito no Massa. A pole dele em 2008 foi impressionante e o ritmo que ele imprimiu até o pit stop macarrônico da scuderia, era muito forte.

    Para o bem do campeonato q Webber e Hamilton, façam menos pontos do q os outros três contendedores.

  2. Will disse:

    Só digo uma coisa…

    CHUVA, senhores, CHUVA!!!!!!!!!!!!

    ‘Chove chuva, chove sem parar…’ e aí tudo é loteria.

  3. Vitor, o de Recife disse:

    Alex e Will: aí está uma questão a ser discutida: como fica esse GP com chuva? Os pilotos têm demonstrado preocupação quanto as condições mínimas de visibilidade do circuito. Nas edições passadas, houve reclamação sobre alguns pontos da pista que não possuíam iluminação a contento. Imagine isso com uma chuva forte, que ameaça cair no domingo?

    • Leandro Magno disse:

      A corrida começa e termina com Safety Car, se for preciso. Bernie só precisa dos carros na pista pra dizer q cumpriu os contratos.

    • Grande Prêmio de Cingapura de Formula SC.

      Será chamado assim se chover como a previsão está apontando até agora…

      • Claudemir eu fiz um review do F1 2010, como eu faço para te mandar?

      • Já te mandei, valeu.

      • Mari Espada disse:

        Rodrigo, já estou ansiosa para ler o seu review!
        Devo comprar o jogo na próxima semana… isso se eu aguentar esperar até lá.

      • Valeu, Mari, espero que esteja a altura do Ultrapassagem.

      • Alex-Ctba disse:

        Faz tempo q eu não jogo, mas daqui alguns anos vou ter q voltar a essa rotina, já q meu filho, atualmente com três anos vai crescer e, óbvio vai pedir pra eu compra o PS q estiver em vigor. Mas confesso q fiquei com vontade de comprar a versão do F1 2010 para PC, apesar de saber q minha mulher vai embaçar cada vez q eu sentar pra jogar e só vou poder dar minhas pilotadas na madruga hehehe. De qualquer forma, vou precisar atualizar o PC, vejam as configurações mínimas:

        Windows XP/Vista/7
        DirectX 9.0c
        Intel Core 2 Duo 2.4GHz ou Athlon X2
        1GB RAM (2GB para Win. Vista)
        Vídeo: GeForce 7800 / Radeon X1800 ou superior
        DVD-ROM
        12.5 GB de espaço livre no HD

      • Posso lhe dizer que com essas configurações mínimas você não sai nem do lugar, o jogo vai dar leg o tempo todo.

        Você precisará de um bichinho assim:

        Win7 32 bits, para não dar problemas com outros softwares que não tem suporte para 64 bits.
        Directx 10.
        Intel Core 2 Duo/Quad ou Phenon X3 em diante.
        Memória DDR 3 4gb, não adianta colocar 8 porque o Windows 32 bits não lê mais que 4gb.
        Placa mãe com capacitores sólidos para aguentar o trabalho dos processadores sem abrir o bico literalmente.
        Vídeo GForce 9500GT 1gb 256 bits com HDMI, mínimo
        HD 1 tera com 32mb de buffer para ajudar no desempenho.
        Monitor de 42 polegadas para 1080P de resolução, mas pode ser menor… rs.
        Volante analógico de boa qualidade, preferência por Logitech.

        Aí sim ficou bacana, dá pra rodar o jogo em seus 80% de plenitude gráfica sem dar leg, se quiser uma máquina melhor é só me avisar, rs.

      • Mari Espada disse:

        Alex, sai bem mais barato você comprar um X-Box 360 ou um PS3…

  4. Leandro Magno disse:

    Novas asas da Mclaren pra tentar segurar os touros:

  5. Alex-Ctba disse:

    Pelo menos recapearam a pista nos pontos críticos, mas uma corrida lotérica seria bem vinda. Poderia pintar o sexto vencedor na temporada…

  6. Leandro Magno disse:

  7. Will disse:

    Leandro…coisa linda essa pintura vermelho-prateada!!!

  8. MusaLame disse:

    O Sabe Demais , o ” El Cid de Oviedo ” , o melhor de todos , e dono do melhor retrospecto de Cingupura , porque com apenas 2 GPs , este magnífico piloto tem uma espetacular vitória e um não menos terceiro lugar , vem embaladíssimo pela magnífica vitória em Monza .

    Mas , o Sabe Demais , sabe muito bem que só isso não é combustível suficiente para dar o favoritismo à nossa querida e amada Ferrari . Vocês que entendem muito mais do que eu , sabem que , a pista sinuosa de Cingapura , com os seus 5,06 km , tem quase o dobrodo perímetro de Mônaco e , claro , multiplica a dificuldade .

    Portanto caros coleguinhas não é o terreno ideal para as nossas atuais máquinas Ferraristas , muito embora o nosso chefe Dominicali que é tão bom quanto Todt e Briatore garanta que as Ferraris além de receberem inovações específicas para este circuito urbano , conta evidentemente com o melhor piloto de toda a história da F1 , com isso a Ferrari tem a capacidade de construir mais uma vitória com o fabuloso Alonso , o Sabe Demais .

    E as facilidades podem até aumentar , porque a metereologia prevê chuva no final de semana , sendo assim , que é bom , como o Sabe Demais , o ” El Cid de Oviedo ” como disse , aí vai ficar fácil fácil .

    Para concluir , no entanto , a estréia de Cingapura no circo da F1 jamais será esquecida : o fim da carreira promissora do Nelsinho , lamentávelmente o mais fraco dessa história , que injustamente confessou ter provocado sua bem calculada rodada , para provocar a entrada do SC por cinco voltas , beneficiando assim de forma bem arquitetada e super bem planejada um dos grande arquitetos da F1 o Sabe Demais , que sabiamente já havia feito o seu pit stop .

    Mas como um bom piloto ubíquo , não pode admitir jamais que sua vitória foi arranjada . Tá mais do que certo ele . Basta aqui , reproduzir seu belo e inteligente discurso após magnifica vitória . A vitória dos inteligentes :

    ” Foi um resultado fantático . Estou muito feliz , embora levará dias até eu me dar conta do que aconteceu . Vencer um GP aqui , em Cingapura , parecia impossível , depois da má posição no grid ” .
    ” Optamos por uma estratégia bastante agressiva – olhem só , que sábias palavras desse grande piloto arquiteto – e tivemos um pouquinho de sorte , mas conseguimos manter o ritmo . O carro estava fantástico , ao longo de todo o fim-de-semana ” .

    O Sabe Demais , vai firme e forte rumo ao tricampeonato , e não tem pra minguém . Vida longa ao grande piloto arquiteto . Até segunda-feira depois de mais uma vitória do Sabe Demais , porque não estamos interessados em treinos , mas sim em resultado final de corrida . É como diz um filósofo contemporâneo : treino é treino , corrida é corrida .

  9. Fernando Kesnault disse:

    Dois fato-noticias pro pessoal participante do blog pensar/confabular e até mesmo fazer um “post”:

    _A atual equipe da f-1 mudará seu nome de Lotus Racing para Team Lotus para a temporada 2011 (equipe de Tony Fernandes, dono da empresa aérea Air Asia) e terá um equipe na GP2 em parceria com a Carlin;

    _A Lotus Cars (de propriedade da Proton, construtora malaysiana de carros) fará uma parceria com a equipe ART (em de seus proprietarios é Nicolas Todt) para a GP2 em 2011; e ao mesmo tempo fez parceria com a Toyota para equipar os carros de passeio da marca Lotus com seu propulsor…

    Agora confabulando…será que pode haver interesse desta Lotus Cars em entrar na f-1 com motor Toyota no lugar da Hispania que seria comprada por ela??

    DETALHE: Duas empresas distintas a entrar na f-1 e tendo o mesmo nome Lotus com diferença na designação oficial??

    Quando o Colin Chapman criou as duas empresas, Team Lotus (industria automobilistica) e Lotus Cars (industria automotiva) foi para que o desastre de uma não afetasse a outra. Desastre = falência ou concordata.
    Ind.Automobilistica = de competição
    Ind.Automotiva = de carros de passeio.

    Seria como a McLaren (vendida pelo Ron Dennis) fosse vendida para alguem e este alguem continuasse a competir na f-1 com o nome e o Ron Dennis que é proprietario da McLaren Cars (creio ser este o nome) resolvesse entrar na f-1 com o mesmo nome mas com uma designação diferente como por exemplo…McLaren/Rondell….

    • Vitor, o de Recife disse:

      Fernando, realmente são muitas interrogações… e cheira a confusão.

    • É bom lembrar que o nome Team Lotus não pertence ao grupo Proton, esse nome pertence ou pertencia a David Hunt, que para o ingresso da atual equipe no campeonato deu total anuência para uso do nome Lotus.

      Já a Lotus Car não tem nada a ver com a Lotus da F1 e provavelmente isso é apenas um suporte técnico que eles darão a equipe ART, assim também conseguindo tirar proveito por estar envolvido com uma equipe de Formula, mas o passo de chegar a F1 é improvável, seria até absurdo para eles.

      Mas rola o rumor que a Toyota quer comprar a Hispania e dar todo o suporte para o time de Murcia inclusive motores.

  10. Mari Espada disse:

    Muita coisa mudou no MP4-25 desde a Hungria… então não temos como saber o desempenho exato da McLaren para Cingapura, uma pista lenta e de alta downforce.
    Por isso estou ansiosa para os treinos livres, para ver o desempenho da flecha de prata em relação aos concorrentes!

    Aliás, parabéns pelo preview Vitor! Excelente apanhado de informações!
    Quando eu crescer quero ser que nem você… =)

  11. Vitor, o de Recife disse:

    Meu Deus, Bernie ainda insiste naquele sistema ridículo de medalhas. A F1 em coro respondeu, mais uma vez, que a ideia é uma asneira sem tamanho. Essas coisas absurdas normalmente não passam, mas depois do susto que a categoria tomou em 2009, é pra ter medo quando o “velhinho de peruca” (esqueci a autoria desta pérola) vem com essas sandices.

    http://www.autosport.com/news/report.php/id/86892

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