O que esperar da corrida de amanhã

Publicado: 25/09/2010 por Vitor, o de Recife em Artigos, Formula1
Tags:, , , , ,

A surpreendente pole de Fernando Alonso nesta manhã em Cingapura, contrariando todas as expectativas de um banho da Red Bull, em especial com o talentoso mas inconstante Sebastian Vettel, coloca o asturiano em uma posição muito favorável para a corrida de amanhã. Só que o que poderá, em tese, ser uma corrida decidida na largada pode virar um domingo imprevisível, graças a São Pedro.

As chances de uma corrida complicada pelo tempo são grandes.O site de meteorologia Weather City prevê  para a tarde cingapuriana “uma mistura de sol com nuvens e algumas chuvas. Possibilidade de uma tempestade. 4-8 mm de chuva”, o que já seria o suficiente para molhar a pista antes da corrida. No treino classificatório já foram observados pontos de humidade que não secaram, em especial as partes recapeadas. O problema é que o mesmo site repete as mesmas previsões para a noite, inclusive a “possibilidade de uma tempestade. 4-7 mm de chuva.”

Contudo, as previsões do tempo costumam ser tão previsíveis como o resultado de uma loteria. Tratemos então de analisar o que a performance do treino classificatório sugere para o desempenho das equipes e pilotos amanhã.

Alonso: ascendência incontestável.

Ferrari (1º Alonso; 24º Massa)

A pole de Alonso hoje foi brilhante. Não pelo resultado em termos de tempo, longe do desempenho avassalador que Vettel vinha impondo nos treinos livres, mas sim, em dois quesitos: primeiro, a grande vantagem em condições de largada para amanhã; segundo, pela força moral que representa tanto para Alonso como para a Ferrari nesta reta final de campeonato. Não foi uma pole feita em um mero golpe de sorte, onde o espanhol acertou uma volta que não repetiria novamente (ele quase o fez em sua última tentativa). Mas uma pole de um piloto que, depois de tantos erros tolos ao longo da temporada, readquiriu a confiança. Em condições normais, é o favorito para amanhã. Tudo o que Alonso e a Ferrari deseja é repetir a incrível virada promovida por Kimi Räikkönen em 2007; os primeiros passos até aqui estão sendo dados.

Já Felipe Massa definitivamente deve levar um galho de arruda para Cingapura. Mais uma vez, por condições que fogem de seu controle, teve mais um golpe de azar nas ruas de Marina Bay. Duvido que superasse Alonso, mas certamente teria se classificado bem para a corrida de amanhã; ao invés disso, será obrigado a fazer uma complicada corrida de recuperação em uma pista difícil de ultrapassar. No entanto, o infeliz acontecimento deu ao menos uma vantagem para Massa: a equipe aproveitou a situação e trocou o motor do brasileiro por um novo.

Vettel falha novamente. Mas Webber foi pior...

Red Bull (2º Vettel; 5º Webber)

Mais uma vez, Sebastian Vettel falha em um momento crucial. O jovem talento alemão era uma aposta certa para a pole position de hoje, mas o máximo que conseguiu foi se manter na primeira fila, bem ameaçado por Hamilton. Levando em conta que a superioridade apresentada pela Red Bull na temporada não chegam nem de perto ao resultado convertido nas corridas (vejam o confronto dos resultados da classificação e corrida neste excelente post do Alexandre Pires) o quadro para a prova amanhã assusta… ainda mais para o líder do campeonato, Mark Webber.O australiano foi uma sombra distante de Vettel no FP2 e desde então o gap de desempenho entre os dois pilotos só fez crescer. O resultado foi uma decepcionante quinta colocação no grid e a esperança de conquistar o máximo de posições na largada, apostando em uma estratégia de retardar ao máximo a parada ou em um provável safety car para embaralhar as cartas.

McLaren (3º Hamilton; 4º Button)

Não o subestimem...

Se o cenário de sexta-feira sugeria um desempenho discreto da equipe de Working, na hora da decisão a McLaren mostrou força. Lewis Hamilton ficou a apenas 181 milésimos da pole de Alonso; Button, a meio segundo, mas é bom lembrar que o calo do campeão de 2009 nesta temporada tem sido as classificações e ele sempre surpreende nas corridas. Conclusão: a McLaren está muito bem em Cingapura; fiquem de olho no vencedor da edição passada e no rei das estratégias para corridas confusas nesta temporada.

Williams (6º Barrichello; 17º Hulkenberg)

A brilhante sexta colocação obtida por Rubens Barrichello, ao longo de seus mais de 300 GPs disputados na F1, retratam um piloto veterano motivado como um garoto e que vem desenvolvendo um papel soberbo para uma equipe em tempos difíceis como a Williams. A posição do grid obtida pelo brasileiro abre a possibilidade de uma boa prova amanhã e pontos preciosos para elevar a posição da equipe no campeonato de construtores e, consequentemente, atrair os patrocinadores que a equipe tanto precisa.

Já o jovem Hulkenberg, depois da excelente atuação em Monza e nos treinos livres de Marina Bay, se complicou mais ainda ao conseguir apenas a 12ª colocação no treino classificatório, caindo mais cinco posições por trocar o câmbio.

Schumacher estreando em Marina Bay

Mercedes (7º Rosberg; 9º Schumacher)

Com o foco voltado para o carro de 2011, a classificação dos pilotos da fábrica germânica não deixa de ser um ótimo resultado. Rosberg provou mais uma vez que se dá muito bem em Marina Bay, mas o mais surpreendente foi a boa performance de Michael Schumacher em uma pista que não conhece. Vale ressaltar que enquanto a pista esteve mais húmida, melhor o desempenho do veterano alemão. Sete titulos não surgem por acaso…

Boas chances de pontuar com os dois carros e consolidar a 4ª posição no mundial de construtores.

Renault (8º Kubica; 12º Petrov)

Esperava-se um bom desempenho da Renault nos treinos classificatórios, uma vez que tanto Robert Kubica como o carro amarelo costumam andar muito bem em circuitos de rua. A impressão inclusive foi reforçada no Q2, quando Kubica chegou a andar em 3º, mas o que se viu no Q3 foi uma decepcionante oitava posição, atrás de uma Mercedes e Wiliams. Mais decepcionante ainda foi o instável Petrov, apenas com uma 12ª posição, ajudado pela punição aplicada a Hulkenberg. A corrida de ambos depende das variáveis que possam acontecer amanhã.

Kobayashi ataca novamente

Sauber (10º Kobayashi; 14º Heidfeld)

Na estreia de Nick Heidfeld, Kamui Kobayashi já se impôs nos treinos. O alemão, depois de uma temporada praticamente parado, vina acompanhando o titular nos treinos, mas teve que se contentar em assistir ao japonês dar mais um show, conseguindo a proeza de classificar no Q3. Boas chances de conquistar mais importantes pontos para a Sauber, equipe carente de patrocínios nesta temporada.

Toro Rosso (11º Alguersuari; 13º Buemi)

Surpreendenteo bom o resultado da Toro Rosso e sua inexperiente dupla. Méritos para o jovem espanhol Jaime Alguersuari, que chegou com olhares de desconfiança na F1 pelos seus modestos resultados em categorias de base e vem mostrando talento; hoje, por pouco não conseguiu levar seu carro para o Q3. Já Buemi parte duas posições atrás, beneficiado com a punição de Hulkenberg e também tem chances de pontuar em uma prova que promete intervenções do safety car.

Force India (15º Sutil; 16º Liuzzi)

A Force India que vinha encantando nesta temporada com resultados consistentes, principalmente com o promissor Adrian Sutil, reviveu os tempos de recém adquirida da Jordan. Foi a grande decepção dos treinos e depende totalmente de acontecimentos anormais na corrida para aspirar algum resultado melhor no domingo.

Glock foi o melhor dos piores

Virgin (18º Glock; 20º Di Grassi)

A Virgin vem ratificando a melhora da equipe, que a exemplo das demais novatas de 2010 concebeu seu carro às pressas, em um projeto tido como revolucionário, que prescindiu do uso de túnel de vento. A evolução vem sendo lenta, mas eles já encostaram no melhor dos piores: a Lotus. Timo Glock, o piloto referencial da equipe, superou Kovalainen enquanto Di Grassi, ameaçado pelo piloto-pagante Jerome D’Ambrose, bateu Jarno Trulli. Resta saber se a equipe terá fundos para 2011 e como será o novo carro concebido pela ousada tecnologia.

Lotus (19º Kovalainen; 21º Trulli)

Sem mais nenhuma grande ambição nesta temporada, a Lotus está com os olhos voltados para 2011, onde terá os motores, KERS e câmbio da Renault e a promessa de um grande salto de qualidade. Mas 2010 não terminou e o risco de ser superada pela Virgin inspira cuidados no objetivo de ser a 10ª melhor equipe do Mundial de Construtores e, assim, garantir o direito de receber a verba dos direitos de transmissões. A briga promete ser ferrenha lá no fundão…

Hispania (22º Klien; 23º Senna)

Lá atrás, alheia a qualquer indício de competitividade, arrastam-se os carros da Hispania. Destaque apenas para o desempenho do renascido Christian Klien, de volta à uma prova de F1 depois de quatro anos. O austríaco colocou nada menos do que mais de um segundo em Bruno Senna, repetindo a tendência que foi exibida em Barcelona, onde participu dos treinos livres e humilhou os titulares. Daí podemos concluir que se a equipe tivesse um planejamento sério, escolheria uma dupla experiente, ou ao menos um piloto experiente ao lado de um novato, tal como fizeram Lotus e Virgin. O futuro é incerto para Hispania e Bruno Senna, que queimou definitivamente seu filme na F1.

Este com certeza vai andar na frente amanhã.

Esta é a previsão que temos para amanhã: uma corrida que dependerá do tempo para se desenvolver normalmente. Não chovendo, espera-se uma largada complicada; escapando todos, uma disputa acirrada entre os contendores ao título. Ultrapassagens são difíceis, logo, as paradas de boxe serão essenciais. Há mais um complicador: em um circuito de rua, com muros bastante próximos e uma pista escorregadia, o safety car é uma certeza. Ao final da prova, mesmo que o asfalto esteja completamente seco, os farelos de pneu acumulam-se fora dos “trilhos” e tornam-se mais um obstáculo para os pilotos. Promessa de uma corrida não emocionante, mas com possibilidades de algumas surpresas. Uma prova de sobrevivência.

E vocês, quais são suas apostas?

Abraços e boa corrida amanhã.

Anúncios
comentários
  1. Anderson Dorneles disse:

    Olá,

    To curioso pra ver que performance o Massa terá largando la atraz, pq ele sempre largou e terminou as corridas no mesmo lugar, vamos ver agora tendo de se recuperar passando os outros carros. É obrigação dele passar as hispanias, virgins e lotus em pelo menos as primeiras 8 voltas, os demais carros ele tera que mostrar a q veio, vamos ver…

    Abraço

    • Vitor, o de Recife disse:

      Anderson, lembro de duas corridas de recuperação do Massa, saindo lá de trás: um foi o GP da Inglaterra que ele largou dos boxes, terminando em 5º; o outro foi neste ano, na Malásia, em que choveu no treino oficial e o grid ficou todo embaralhado. Massa largou em 21º e terminou em 7º.

      Há uma grande diferença dessas duas pistas para Marina Bay; esta é um circuito de rua e as ultrapassagens são muito difíceis. Pode se recuperar? Pode, tem o safety car para embaralhar as cartas. Alonso conseguiu um excelente quinto lugar em Mônaco. Então, nada é impossível, mas o Felipe vai ter que ser agressivo e arcar com os riscos.

  2. Allan Wiese disse:

    Excelente preview Vitor!
    Essa corrida promete. A pista úmida no início poderá separar homens de meninos já nas primeiras voltas. E estou achando que a performance dos carros que largam nas 3 primeiras filas, à exceção de Rubens, estará bastante semelhante. Vamos ver o que acontece na largada…

    • Vitor, o de Recife disse:

      É Allan.. e tem outro detalhe que eu não citei no post: as tão reclamadas chicanes!

      Pode ter certeza que vai ter gente saindo da corrida por causa delas…

      • Mari Espada disse:

        Com certeza quem vai andar na frente é o Safety Car!
        Adorei essa conclusão, Vitor. Ainda mais com essas chicanes monstros!

        E parabéns pelo post! Você sempre faz excelentes previews.

        Beijos!

      • Mari Espada disse:

        Vitor, meu comentário original ficou preso nos Spams, mas logo logo o Boss irá resgatá-lo… enquanto isso fique com os meus parabéns pelo excelente post e pela excelente conclusão de quem vai andar na frente: o Safety Car! Hahaha.

        Aliás, com essas chicanes assassinas me surpreende se, depois de 61 voltas, alguém ainda esteja com o carro inteiro e com todos os ossos e músculos no lugar! Esses pilotos são super-heróis!!!

  3. Fernando Kesnault disse:

    Excelente comentário Vitor. Não vi os treinos de hoje e então não posso falar nada. Amanhâ??? Dá Webber em primeiro lugar…

    • Vitor, o de Recife disse:

      Webber? Não é uma aposta absurda, pois o australiano costuma andar bem em corridas. Lembra Montreal? Largou mal, mas terminou perto do Vettel.

      Vamos as apostas:

      1. Alonso (o espanhol está endiabrado, acho que leva mesmo chovendo)
      2. Button (o mineirinho. Corrida complicada é com ele)
      3. Hamilton
      4. Webber
      5. Barrichello (quebrando as bolsas de apostas… ou me quebrando, HAHAHA)
      6. Rosberg (afinal, é Cingapura)
      7. Kubica
      8. Kobayashi
      9. Schumacher
      10. Alguersuari

      Vettel completa a cota de m… no fim de semana e bate.

  4. Sirlan Pedrosa disse:

    Caro Vitor,

    Vamos falar apenas dos candidatos ao título.

    Caso Alonso faça a primeirra volta na ponta dificilmente perde a corrida.

    Vettel tem que entender que seu maior adversário não é Alonso, nem sequer Hamilton. Ele tem que chegar na frente de Webber.

    Hamilton também não precisa vencer Alonso e Vettel e tem demonstrado muita maturidade esse ano, mas tem sempre aquele instinto né…

    O Button é um piloto que tende a se dar bem num campeonato tão equilibrado como esse, e suas declarações após o treino mostram bem o quanto ele sabe que o mais importante é chegar na frente de Webber e marcar bons pontos.

    Mark Webber não treinou bem e não conseguiu jamais acompanhar Vettel nesse fim de semana. Normal num campeonato tão equilibrado um piloto não conseguir se sobressair numa pista ou noutra. Não larga na melhor posição mas como líder do campeonato corre para marcar o maior número de pontos possíveis.

    Já se chover…a corrida fica em aberto e confesso que torceria pelo velho Frank e Barrichello…

    Um abraço,

    Sirlan Pedrosa

  5. Anselmo Coyote disse:

    O que esperar?… hummm, falando sério mesmo (?), uma procissão em fila indiana.

  6. Mari Espada disse:

    Boss, tem um comentário meu preso nos Spams… mas eu não tenho permissão para tirá-lo de lá! =(

  7. Alex-Ctba disse:

    Comentário liberado Mari

    Ótima sintese Vítor e como vc disse, a probabilidade de SC é grande realmente, já ultrapassagens é complicado, porém acho q um pouco mais fácil do q Mônaco. Alonso penou para passar a Virgin do Di Grassi lá, no entanto os outros pilotos da série B não opuseram resistência. Vamos ver como será o comportamento deles em relação ao Massa. Se ele der sorte com um provável SC pode pontuar.

    Para arriscar um pódio, vou de: Alonso – Hamilton – Webber

  8. Felipinho disse:

    Safety Car?

    Dizem que o Briatore já telefonou para o Massa:

    – Alô Massa? o negócio é o seguinte vou ser chefe dessa bagaça ai. Pois é você não tem nada a perder nesta corrida, já q

  9. Felipinho disse:

    Safety Car?

    Dizem que o Briatore já telefonou para o Massa:

    – Alô Massa? o negócio é o seguinte vou ser chefe dessa bagaça ai. Pois é você não tem nada a perder nesta corrida, já que vai largar em último.. se lembra do Nelsinho?? então…

    • Alex-Ctba disse:

      Felipinho, a Ferrari é uma familia, então Massa vai trocar os pneus na volta 1 e o Alonso vai bater no muro propositalmente, para forçar a entrada do SC, para retribuir o favor recebido no GP ds Alemanha :D

      • wilson disse:

        eh ruim, hein?
        alex, formula1 é coisa pra gente grande, não eh pra piloto autorama nem moçinhos.

  10. Marcelo Brum disse:

    Sem dúvida foi uma surpresa a pole do Alonso. O mais surpreendente, porém é o crescimento da Ferrari num momento crucial do campeonato. O Alonso surge, sim, como um real candidato ao título – não com os 50% que ele mesmo dissera há algumas semanas, mas com boas possibilidades. A vantagem dele, sobre os demais postulantes ao título é, sem dúvida a sua maior bagagem na F1 – está mais acostumado a disputar títulos do que os colegas. Na hora da decisão, isso sempre acaba pesando, não é mesmo? Hamilton já entregou um campeonato no qual tinha o melhor carro, como é o caso de Webber – é bem verdade que aquele era estreante, já este é bem rodado na F1! Mas o fato é que o Webber, antes favoritaço, agora tem sido mais discreto nas corridas. Vettel tem carro, mas não tem cabeça, ainda. Hamilton é o showman, mas a McLaren não evoluiu muito neste ano. A verdade é que Hamilton vem “trazendo o carro nas costas” neste ano; se ainda está na disputa é por teimosia.
    Portanto, ainda que seja torcedor da McLaren, vejo o Alonso crescer na parada. E na hora certa. O que acham?

  11. wilson disse:

    entendo que torce pela mclaren queira ver o hamilton se dando bem, mas alguns torcedores aqui nos posts reconhecem que o rãmiltu tá andando um pouco mais que o carro e nessas circunstâncias as chances de ele bater ou quebrar o carro são grandes.
    Porque ele não é cerebral que nem o button, ele vai tratar de pisar no acelerador e esta pista não aceita erros, veja o caso do vettel.

    Numa cena no treino classificatorio vi o hamilton subindo naquelas zebras e saltando da pista, isso com carro vazio, imagine com tanque cheio e disputando posição ou segurando alguem.

    • Marcelo Brum disse:

      Concordo contigo, Wilson. Só que esse é o estilo de pilotagem do Hamilton, ou seja, para andar rápido ele necessariamente precisa atacar muito as zebras. E isso ele faz muito bem, pois se não estaria lá atrás na tabela. Porém, há uma grande possibilidade de chover, e aí qualquer um pode se dar mal ou acelerar demais em um momento indevido, não é mesmo. Ainda mais com pouquíssima viisibilidade.
      Ah, e eu não acho que o Button seja assim tão cerebral. Ele é um piloto normal, como os outros. Tem o seu estilo, que é de maior preservação do equipamento e tal, mas nada que os outros pilotos não possam fazer.

      Abçs!

      Marcelo

    • wilson disse:

      nao falei? to entrando depois da corrida, mas falei no piloto de autorama fazer igual a corrida passada. só não foi na largada, mas foi apos uma relargada.
      mari:
      hoje vou pentear macaco com muita satisfação.
      e cuidado com minha uruca
      kkkk

  12. Anselmo Coyote disse:

    Sem chat hoje?

  13. fernando-ric disse:

    dar um totozinho agora é manobra legal?

    se fosse o hamilton que tivesse jogado o webber pra fora, tinha tomado bandeira preta.

    é muito fácil dar um toquinho e tirar um concorrente ao título da corrida…. fica por isso mesmo?

    • Mari Espada disse:

      Fiquei muito puta com essa situação!
      Para mim foi o mesmo caso de Monza, mas com os personagens invertidos.

      Em Monza Hamilton errou, bateu na leteral do Massa e abandonou a corrida.

      Em Cingapura Hamilton ultrapassou Webber no final da reta, e veio por fora na curva, o Webber bateu na lateral dele e ele abandonou a corrida denovo!

      PQP, essa McLaren é feita de papel??? Qualquer toquinho quebra!!!

      • wilson disse:

        acho que voce nao viu a corrida que todos nós mari.
        o hamilton fechou pra cima do webber. Webber estava lado de dentro da curva, com a preferencia toda dele, não esparramou nem nada.

        algum tempo depois o kubica ultrapassou o sutil naquele mesmo ponto sem nenhum problema.
        Erro de calculo do miltinhu. e que infelizmente ocorrera em alguma corrida ate fim do ano.

        simples assim

  14. iDavid disse:

    Não tem problema djow…

    As MacLatas são feitas de papel !!!!!

  15. fernando-ric disse:

    e o que o schumacher fez? sem punição também?

  16. iDavid disse:

    Para de reclamar !!!!
    eu quero ver a F1 virar Rock and Roll Racing !!!!

    Let the Carnage Begin !!!!

  17. Anselmo Coyote disse:

    Correr com um carro mais rápido atrás do Nada Sei, vendo o campeonato ir para o ralo sem atacar. Esse é o Vettel… rsrsrs.

  18. iDavid disse:

    Coyote: Eu não sei de onde tiram essa ideia que o Tião tem pedigree pra ser campeão, o cara não sabe nem ultrapassar.

    • wilson disse:

      porque ele é isso:
      um showman. aparece o tempo todo, mas na hora h, ainda pensa mais com o pé do que com a cabeça. Está repetindo 2007 e 2008. Em 2008 ganhou seu título graças a erros da ferrari e do massa. Em condições normais não teria sido campeão.
      Mas pilotos são pilotos e cada um torce por quem gosta mais.

      No entanto as caracteristicas gerais não mudam:
      f1 não é lugar pra principiante nem pra garotos deslumbrados.
      è lugar pra gente grande.

      O nada sei, carcamano, picareta, etc…. segundo alguns tem sangue nos dentes.
      Ele ainda não está a vontade, ainda não tem o carro como gostaria, mas dentro daquilo que é possivel está conseguindo fazer tudo que é coisa para garantir voltar a ser estrela. Infelizmente já ultrapassou cota dele de erros esse ano. Tivesse sido mais cerebral provavelmente estaria a frente na pontuação do campeonato, mas talvez não tivesse imposto ao massa a força mental que ele tem, não teria conquistado os tifosi, a equipe ferrari como um todo.
      Porque nesse momento e a cada dia mais eles estão convencidos que eles conseguiram alguem a altura de schumacher para trazer resultados a equipe.

      Aí pode por sinal estar a diferença nesse fim campeonato:
      redbull saiu na frente e mclaren e ferrari foram atras copiando o que dava competitividade a redbull. A mclaren se perdeu nas ultimas atualizações, ao passo que a ferrari tem uma certa flexibilidade para mexer seu f10.
      Como assim? ora, todos nós, torcedores, bloguistas, analistas, reporteres, pessoal do meio da formula um sabe (ou sabia ate hoje) que redbull sempre teve melhor conjunto para pistas como hungria, cingapura (pistas baixa pressão aerodinamica), pois bem, ela foi batida basicamente por um unico piloto da ferrari, que fizeram o que? preferiram deixar usar duto f nessa corrida para ganhar mais downforce. Se conseguiram realizar isso e tendo as proximas corridas com caracteristicas parecidas, não precisará ter exito nas proximas quatro corridas. Bastará se sair, sobressair em pelo menos duas e estará o espanhol disputando o título.
      Outro detalhe significativo: alonso não pode mais usar motor novo sem ser punido com perda de posições. Então fez o que fez com motor usado.

      Mas ele não fez sozinho o resultado, a equipe realmente está de parabéns. Reagindo a altura.

      A mclaren é que precisa urgentemente de bons resultados e seu piloto principal se focar na coisa ou vai novamente por tudo a perder.
      AInda tem chances, menores no momento, mas tem quanto ao título. Mas mais uma dessas além de deixar aspirar o título ficará novamente com um estigma de que na hora h ele falha.

  19. iDavid disse:

    Eu queria ter visto a cara da Mari Espada (nome sugestivo) quando o Obama ficou de fora.

    • Mari Espada disse:

      Você leu meu nome inteiro no quem sou eu??? Vai lá e depois você me conta o que há de sugestivo nele… =p

      E sem essa de apelidos pejorativos pro Miltinho hoje, porque eu tô nervosa!
      Tudo bem que chamá-lo de Obama beira um elogio… mas eu sei que rola um tom ligeiramente preconceituoso na frase.

      E você queria ter visto a minha cara? Eu também, porque (apesar de tudo) deve ter sido engraçada! =)
      Da mesma forma que o Hamilton arremessou o volante pra longe, eu arremessei todas as almofadas do meu sofá! Quase que o meu marido leva uma na cabeça! Hahaha, cena de família buscapé!

      PS. Ainda bem que hoje não tinha chat… senão eu teria arremessado o notebook também!

      • iDavid disse:

        Mari, qnto chamar o Hamilton de Obama… hummmmm é…. é um pouco pejorativo sim… mas é que no grupo de amigos que tenho que gostam do Automobilismo, esse é o apelido “carinhoso” que demos ao Hamilton. Mas isso não muda o fato de que ele é na minha opinião o melhor piloto da F1 atual, apesar de eu não gostar dele.

      • iDavid disse:

        Então mari, fui lá ver o post e qual a minha surpresa em saber ke vc tbm tem pinto no sobrenome, mas o meu pinto -acredito eu, vem dos lados da espanha jah que minha mãe é bisneta de espanhois.

      • Mari Espada disse:

        Então também existem “pintos” na Espanha? Hehehe. =D
        Eu sou 100% portuguesa, tanto os Espada quanto os Pinto da Costa!

        E se o apelido é carinhoso, você está perdoado! =)
        Pra mim ele é o Miltinho, para você o Obama. Só detesto o jeito do Wilson chamá-lo de Rã-miltu ou Cirilo… mas o que poderia se esperar de um Alonsete, não é mesmo? Eles ainda sentem a mágoa de 2007, quando a McLaren escolheu o novato e deu tchau pro bi-campeão.

      • Mari Espada disse:

        Opa, e a minha memória de peixe me pegou novamente… Se você for torcedor do Alonso, inclua-se no comentário que fiz sobre o Wilson. Hehehe!
        Rivalidades à parte, vamos manter tudo em tom de brincadeira por aqui, ok?

        Beijos à todos os Alonsetes que vivem importunando a minha vida!!! =)

  20. wilson disse:

    eu falei pra ela que ia acontecer de novo, do rã-miltu bater num concorrente.
    até alertei que provavelmente seria com webber, só não saiu 100% como eu previa (desculpe, queria)
    só o miltinhu se deu mal.
    ele ta fazendo juz a cor do capacete: amarelo (amarela na hora H)

    Alonso?
    nem vou dizer nada, vai ter trocentos comentando, posso resumir:
    barba, cabelo e bigode.

    não foi perfeito, mas foi cerebral: weber, é por isso que será ele e alonso os dois a duelar pau a pau ate´ultima corrida.

    vettel? igual hamilton, tem muito chão pela frente. muito que aprender.

    Outro nomaço da corrida? kubica. botou pneus novos e foi pra cima, fez o que era possivel naquele momento. E tem gente que ainda acha que o heidfeld é melhor que ele.

    Equipe mais cresceu neste fim de campeonato: ferrari
    (Detalhe: alonso correu sem o duto f, perdeu em velocidade final, mas ganhou mais downforce na pista. Ferrari conseguiu neutralizar vantagem da redbull nesta pista, se conseguiur realizar isso em pelo menos mais duas, não resta dúvida que se não houver nenhum problema de erro de pilotagem, problema mêcanico, alonso disputará título com webber e os outros vão ficar para trás)

    Equipe que decresceu nesta reta final: mclaren.
    Tanto tecnicamente, quanto moralmente seu piloto mais expoente.
    Não sou vidente, mas avisei, falei que o piloto de autorama ia usar mais o pé do que a cabeça, disse mais: que sua cota de azar e erros não tinha acabado.
    Fará ainda mais uma lambança.

    Coisa positiva a destacar?
    Williams. cresceu positivamente. Barrica fez sua melhor corrida esse ano.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s