Surpresa na pole em Cingapura!

Publicado: 25/09/2010 por Mari Espada em Formula1, Notícias
Tags:, , ,

Em Cingapura todos nós esperávamos uma hegemonia da Red Bull, devido às características do circuito serem parecidas com a Hungria, onde os touros dominaram o final de semana. Além disso, Sebastian Vettel vinha mantendo-se à frente nos treinos livres, sempre superando os tempos de Alonso, Hamilton e seu companheiro Webber.

Porém quando a pressão aperta, o jovem alemão cede…

A classificação já começou agitada. Todos em fila na saída dos boxes esperando “abrirem a porteira”. E lá foram eles!

Schumacher, um novato nesta pista, rodou logo em sua primeira volta. Mas o pior neste Q1 ainda estava por vir…

Enquanto os torcedores observavam a disputa pelo melhor tempo com Hamilton sendo superado pelo Button, que foi superado pelo Alonso, que por fim foi superado pelo Vettel. O sexto elemento dos candidatos ao título (considerando Webber como o quinto), Felipe Massa, simplesmente retirou-se da disputa sem pedir licença.

Faltando 10 minutos para o término do Q1, todos viram Massa “empacado” na pista. Ele ficou ali parado alimentando a esperança de retorno em seus torcedores, mas não foi possível. O carro sofreu problemas eletrônicos ou na caixa de câmbio (ainda não se sabe com certeza) e o piloto teve que abandonar a classificação ficando na última posição no grid de largada.

E como treino bom é aquele que traz fortes emoções, o torcedor Ferrarista (e também o McLarista) não pode reclamar! Porque por alguns minutos já no Q2, suspeitava-se de problemas no motor de Fernando Alonso, que foi informado pelo rádio para retornar aos boxes para alguns ajustes.

Então Alonso deu sua última volta e recolheu-se para os boxes… Enquanto isso Lewis Hamilton garantia o melhor tempo do Q2. E assim a rivalidade Ferrari x McLaren e Alonso x Hamilton trouxeram fortes emoções para os torcedores destas equipes e pilotos.

Foi então que, faltando apenas 3 ou 4 minutos para o término do Q2, o espanhol voltou à pista de Marina Bay com o motor em perfeito funcionamento e, dessa forma, tomou a primeira posição do inglês. Mas em seguida ambos perderam para o alemão Vettel, que neste momento confirmou ser a maior promessa para a pole position.

Mas como a Fórmula 1 é uma caixinha de surpresas (emprestando a frase do futebol), o Q3 viria para revelar o verdadeiro grid de largada…

Logo no início do Q3, Alonso e Hamilton disputam espaço na pista. Button, Webber e Vettel seguem logo depois acompanhados dos demais cinco pilotos que conquistaram a chance de brigar por posições nessa fase final da classificação: Barrichello, Rosberg, Kubica, Schumacher e Kobayashi.

E após uma agitada classificação e um intenso Q3, os últimos segundos foram cruciais e trouxeram duas grandes surpresas.

A primeira foi quando Jenson Button superou o tempo de Webber colocando sua McLaren na quarta posição do grid, logo atrás do seu companheiro Lewis Hamilton. Sendo assim ambos farão suas largadas na segunda fila do circuito de Marina Bay.

A segunda (e maior!) surpresa foi quando, em sua última volta rápida, Sebastian Vettel  vinha com a excelência de sua Red Bull para tomar a pole position de Fernando Alonso. Porém não conseguiu bater a diferença de tempo em menos de 1 décimo de segundo, contrariando as expectativas e apostas, e deixando a Ferrari levar a pole position de Cingapura.

Assim o podium dessa classificação (se é que podemos nomear desse jeito) ficou com Alonso, Vettel e Hamilton. E agora só nos resta esperar pelas surpresas que a corrida nos reserva…

comentários
  1. wilson disse:

    esse asturiano é dos bons mesmos!
    na hora do vamos ver mostra porque o pessoal nao gosta dele.
    eu ja tinha ele como segundo antes do treino oficial, primeiro em cima das redbull e sem dar chance pro miltinhu da mari é a coisa mais querida.

    • Mari Espada disse:

      Amanhã Hamilton parte pra cima do Vettel logo na largada, depois é só esperar uma oportunidade para brigar com o espanhol.
      Concordo que o Alonso é muito bom e casca grossa, mas o Hamilton também é! E o esporte só tem a ganhar com a rivalidade desses dois!

      Aliás, todo herói precisa de um vilão…

  2. Hummmmmm. Será que o motor do Alonso aguenta a corrida amanhã?

  3. Será que chove amanhã? Será?

  4. wilson disse:

    chove, durante o dia, para vai secando e fica como vimos nesses dois ultimos dias, a pista a maior parte seca e uns dois, tres pontos umida.
    chance de meterologia atrapalhar, quase zero.

  5. Sirlan Pedrosa disse:

    Caros,

    Hoje eu vi o treino….

    Fica aquela sensação que Alonso vai acabar levando o título, afinal a Ferrari melhorou no momento certo e o espanhol tem aquele algo mais que o torna muito difícil de bater.

    Vettel está pagando o preço de tantos pontos perdidos. Hoje errou a primeira tentativa de fazer a pole e na segunda tentativa não achei que tenha sido uma volta redondinha.

    Hamilton novamente parece andar mais que o carro, e Button que anda sempre tudo que o carro é capaz, pode ser um grande azarão na corrida.

    Webber muito abaixo de Vettel e Barrichello conseguindo evoluir a Williams de modo impressionante. Basta ver a posição da equipe em relação à Force Índia, Renault e Mercedes no início do ano e agora.

    Por falar em evolução, a Renault que foi a grande surpresa do início do ano claramente vem pedendo fôlego. Será que estão trabalhando mais no carro do ano que vem ?

    A Force ìndia está de dar pena, em queda livre após a saída de seus principais engenheiros para a Sauber e para a Lotus.

    O sorriso no rosto de Sir Richard Branson ilustrou bem um treino onde a Virgin foi melhor que a Lotus. Kovalainen só ficou acima de Lugas di Grassi porque acertou uma boa volta. A Virgin hoje foi melhor. O time de Mike Gascoyne pode estar pagando o preço de se concentrar no carro do ano que vem, a questão é que esse preço é de mais de U$ 10 milhões e tem nome, chama-se 10o lugar no mundial de construtores.

    Para o final a constatação maior deste treino : Bruno Senna não deve ter futuro na F1. Levar 1,3 s de Cristian Klien foi demais para o sobrinho de Senna. O cara tem mais experiência que ele, sim, mas não tem participado regularmente de corridas a um bom tempo e não conhecia bem o carro.

    Nelson Ângelo, Di Grassi, Bruno Senna….nosso estoque final está acabando e nenhum mostrou condições de continuar a nossa saga na F1….

    Diante deles a insistência de Barrichello começa a ser bem interessante…

    Um grande abraço,

    Sirlan Pedrosa

    • Bem vindo de volta meu caro amigo.

      Vettel está pagando o preço de tantos pontos perdidos. Hoje errou a primeira tentativa de fazer a pole e na segunda tentativa não achei que tenha sido uma volta redondinha.

      Ele errou na segunda tentativa, tocou no muro no setor 2.

      O único nome que pode render frutos chama-se Felipe Nasr, ele foi pole hoje no campeonato de F3 Inglesa, pena que foi punido, mas é um garoto de apenas 17 anos gerenciado pelo Robertson, mesmo empresário do Kimi e foi campeão em 2009 de F-BMW com 17 vitórias em 20 e poucas corridas.

    • Vitor, o de Recife disse:

      Sirlan, você está fazendo falta… e o panorama para novos pilotos brasucas é assustador.

      Sobre o Alonso e a Ferrari, estão crescendo na hora certa. E a Red Bull e McLaren bobeando na hora errada. Olha o cenário de 2007 dando as caras de novo..

      Grande abraço.

    • Anselmo Coyote disse:

      “Nelson Ângelo, Di Grassi, Bruno Senna….nosso estoque final está acabando e nenhum mostrou condições de continuar a nossa saga na F1….”

      Certo, cada um por suas razões.

      O Nelsinho andou proporcionalmente muito mais do que o Massa está andando, em relação ao pole de hoje, mas…

      O Bruno, coitado, anda num carro mais lento que um GP2. Sem comentários.

      O Di Grassi… bom, de traíras eu não falo. Está tendo o que merece.

      Abs.

      • Vitor, o de Recife disse:

        Sinceramente não entendo essa birra com o Di Grassi. Traíra? O que ele deveria fazer? “Ah seu Briatore, sinto muito, mas vou descartar a minha chance na F1 (talvez a única que terei na minha vida) em solidariedade ao meu colega Nelsinho”…

        Menos caro Coyote, menos… só não me mande pentear macaco, rssssssss!!

        Abraço, vou fazer um preview para amanhã.

      • samuel disse:

        Tenho que concordar que o Nelsinho Piquet foi de longe o melhor brasileiro iniciante dessa década na f-1. É uma pena que teve de sair pelos acontecimentos que são de conhecimentos de todos por aqui. E infelizmente acredito que dificilmente ele volte ao grid da f-1.

    • Mari Espada disse:

      Sirlan, que saudade! Concordo com o Vitor, você está fazendo falta por aqui…
      Obrigada por completar o meu post com seu excelente comentário!

      Beijos!

      • iDavid disse:

        Segundo uma entrevista recente dps confirmada pela Virgin, o NAP recebeu uma protosta para pilotar para a equipe Virgin em 2011 provavelmente no lugar do Di grassi, mas o NAP recusou o convite e está focado na sua carreira nos EUA.

  6. Allan Wiese disse:

    Vettel: decepcionando apostadores de pole position desde 1987… Impressionante esse rapaz. Quanto mais se aproximam os momentos decisivos da temporada 2010 mais ele não consegue administrá-los. Ainda tem tempo de crescer, mas tá quase começando a perder o timing.

    Mas amanhã veremos novamente Hamilton e Alonso disputando posições na pista. Com o histórico de largadas de Vettel, é quase certo dizer que Hamilton e Alonso dividirão a primeira curva e momentos interessantes podem surgir disso ao longo da prova. O GAP foi de menos de 0.2 entre eles e o ritmo de corrida deve ser muito semelhante. Desde que a disputa não seja definida nos boxes como foi entre Button e Alonso na Itália, vai ser lindo de ver isso aí…

    • Anselmo Coyote disse:

      “Ainda tem tempo de crescer, mas tá quase começando a perder o timing.”

      Há 5 anos ele está andando em carros F1 fazendo bolhas de sabão… e ainda vai perder o timing? Que timing longo esse, hein?!…rsrs.

      Abs.

      • Allan Wiese disse:

        Com certeza Coyote, está demorando demais. Mas ele tem a sorte de ser novo, muito novo.
        Sei que pra você esses exemplos não vão valer de muita coisa, mas veja um Button que foi campeão ano passado, depois de 9 temporadas, ou um Webber, que quase se aposentando está com grandes chances de ser campeão pelo ótimo trabalho apresentado esse ano…

    • Anselmo Coyote disse:

      Allan,

      Eu concordo com vc.
      Quando começamos a torcer por alguém a razão já foi para o ralo.

      O Button foi tratado como piloto mediano e mesmo tendo ganhado sistematicamente do Barrichello, o que obviamente não lhe enfeitou o curriculo.

      Porém, quando teve um carro competitivo, parafraseando o Obama, ele disse Yes, I can e foi campeão.

      Já o alemãozinho arrogante é idolatrado pela imprensa e mesmo com o melhor carro do grid só faz m.rda e tá tomando pau sistematicamente do Webber, que todos davam por morto.

      Mas isso também não vai enfeitar o currículo do aussie igual não enfeitou o do Heidfeld por ter feito o mesmo com o Kubica.

      Abs.

  7. Claudio Cardoso disse:

    Bem, com um piloto de nivel médio e parado, pudemos ver a realidade do Engodo chamado Bruno Senna..

    1 segundo…..

    Será que e amanha que teremos a tao falada promocao dos 50% nos produtos de informatica em uma loja da bahia ?

    • Edgard disse:

      Concordo…dessa vez não vai ter desculpa pela total falta de competitividade do sobrinho…

    • KKKKKKKKKKK, desistiu de dizer que eu torço pro Alonso e lembrou de algo no passado com camisa patrocinada por uma marca de cigarros?

      Fora isso, ainda acho que ele merece uma chance…

      Afinal, ele é o último dos moicanos, depois dele, quem sabe.

  8. Leandro Magno disse:

    Koba muito bem em ir pro Q3, apesar de que isso se deveu aos problemas do Massa.

    Era esperado q a Ferrari iria bem em Cingapura pelo q mostrou em Mônaco e Hungria.

    Para os torcedores da Mclaren, é ótimo ver Hamilton a apenas 0.18 da pole, numa pista que um quinto lugar a mais de 0,5s da pole seria o esperado. Isso mostra q a equipe acertou nas atualizações, e em pistas com menos pressão aerodinâmica, como são todas as demais 4, a equipe pode brigar por vitórias.
    Essa classificação tb mostra como as equipes com grana conseguem desenvoler seus carros. É simplesmente impressionante como a Mclaren melhorou em relação a Hungria. Lá Ham tomou 1,7s do Vettel no q3; em Cingapura 0,1s, que é mais longo que o magiar.(Ok, há os novos testes de flexibilidade…)

    Acho q pro Hamilton, o importante amanhã, é “marcar” Webber e terminar 6 pontos a frente do aussie e ir pro Japão na liderança, o q n será muito difícil se o piloto dos energéticos repetir as largadas ridículas q vem fazendo.
    Vettel tb n tem largado bem.
    Essa 1ª curva promete…

  9. Anselmo Coyote disse:

    Grande Vitor,

    Faça o preview mesmo. Vc é bom nisso. Vou ler e cornetar..hehe.

    Quanto ao traíra, temos um ditado aqui, aliás, alguns, embora dois bastem.

    “Em boca fechada não entram moscas.”

    “Nada como um dia após o outro, permeados por uma noite.”

    Ele que vá pentear macaco, de preferência de cabelo seco, duro e crespo… rsrsrsr! E, quando acabar, fuck and die.

    Abs.

  10. Anselmo Coyote disse:

    Essa largada tem tudo para ser sensacional.
    Esse grid é um sanduíche, com dois pilotos e um idiota. Tomara que a trapalhada deste não prejudique os que realmente sabem andar. Dando nome aos bois, quem sabe andar são o Hamilton e o Nada Sei, vulgo Alonso. O idiota… ah, pára, né. Vem falar que vc não sabe!?

    • Mari Espada disse:

      Vetel vai perder a posição na largada!
      E se bobear não perde só pro Hamilton, mas para o Button também…
      Daí em diante será uma briga de profissionais pela liderança! Será lindo!!!

      Go Lewis, go!!!!!

      • Anselmo Coyote disse:

        Assino embaixo, mãe Dinah… rsrsrs!

      • Claudio Cardoso disse:

        Um preview da largada de amanha.

        Alonso passa na ponta na 1a curva, na sequencia Hamilton divide com Vettel, e os dois saem :-)

      • Anselmo Coyote disse:

        Cláudio,

        Se isso acontecer, juro, nunca mais deito minha cabeça no travesseiro sem antes amarrar seu nome na boca do sapo com tripas de cascavel. Você decide, Bento Carneiro.

        Abs.

      • Mari Espada disse:

        Você são demais!
        Não posso nem torcer que viro vidente! Hahaha. =D

      • Claudio Cardoso disse:

        Ja vi que vou precisar contratar o pai de santo do Groo

        :-)

      • wilson disse:

        pai de santo do gro tá de férias.
        será que o hamilton não bate na roda de outro de novo?

  11. Allan Wiese disse:

    Massa troca motor…

    • Alex-Ctba disse:

      Seria burrice se a Ferrari não utilizasse o 9º motor com o Massa largando em último…

      • Claudio Cardoso disse:

        Concordo plenamente.

        Na hora que vi que o Massa parou, pensei:

        Vao por outro motor.

      • Anderson Dorneles disse:

        Olá,

        To curioso pra ver que performance o Massa terá largando la atraz, pq ele sempre largou e terminou as corridas no mesmo lugar, vamos ver agora tendo de se recuperar passando os outros carros. É obrigação dele passar as hispanias, virgins e lotus em pelo menos as primeiras 8 voltas, os demais carros ele tera que mostrar a q veio, vamos ver…

        Abraço

      • Mari Espada disse:

        Anderson, estou querendo ver a Hispania do Bruninho segurando a Ferrari do Massa… seria engraçado, vai!? Hehehe. =)

  12. Alex-Ctba disse:

    Gostei do preview do Claudio rsrs

    Agora vamos falar a verdade. Piloto, piloto é só o Alonso e o Hamilton, como disse o Coyote. Imaginem esses dois no carro da Red Bull? Era um campeonato a parte. Tipo Senna e Prost em 88.

    Podem falar o que quiser, mas o velho Barrica de guerra é o “the best of the rest”. Seria o 7º se o Massa não tivesse o problema.

    Chuva não,mas uma pista levemente úmida para valorizar o braço dos contenders seria bom.

    Heidfeld tomando 1 segundo do Koba no Q2. A vida não vai ser fácil pro tampinha.

    Quanto ao Bruno Senna, pelo q eu vi, ele rodou e não teve oportunidade de melhorar seu tempo.

    Sirlan, que bom ler de novo seus pitacos.

    Mari, precisa novamente. Post na medida certa.

    No mais, uma ótima corrida para todos nós! ( na verdade essa é só uma frase de efeito, já q uma corrida ótima para “alonsistas” não será para “vettetes” ou “Hamiltetes” etc rsrsrs )

    • Mari Espada disse:

      Muito obrigada Alex! =)
      Sabe, o termo “Hamiletes” ficou muito engraçado… imaginei um omelete… acho que o amarelo do capacete do Hamilton ajudou na associação das palavras. Hahaha!

      Beijos!

    • Claudio Cardoso disse:

      Grande Alex. :-)

      Mas o Bruno ter rodado, para quem acompanhou todos os treinos, foi a unica coisa que ele fez essa semana. RODAR.

  13. wilson disse:

    corrida perfeita:
    um enrosco de hamilton e weber.
    Será que não dá um repeteco corrida anterior?
    de repente ali na primeira curva um leve toque de rodas entre hamilton e weber?

  14. MusaLame disse:

    Não queria falar nada não , porque … ” corrida é corrida , e treino é treino ” … pois é como diz o nosso grande filósofo contemporâneo .

    Mas o Sabe Demais barbarizou !!! Tá dando um cagaço na Red e Mclaren .

    O Sabe Demais , o melhor de todos os atuais pilotos , e maior pilotos de todos os tempos , mostrou em Cingapura o quanto vale a experiência dentro da F1 .

    O Sabe Demais cravou uma pole que parecia impossível , ou pelo menos com a Ferrari enfrentando os Red Bulls , claramente mais mais velozes na pista da tal Marina Bay . Mas isso , é só pra quem é infinitamente muito melhor do que qualquer piloto que já apareceu na F1 . Isso é coisa de somente um único piloto : O “El Cid ” de Oviedo , o Arquiteto , o Onisciente , o Onipotente Fernando Alonso rumando ao tricampeonato !

    Amanhã se tudo for dentro ” dos conformes ” , vai dar uma volta em cima do segundo colocado . é esperar pra vêr .

  15. Marcelo Brum disse:

    Decididamente o Alonso não vai ter vida mansa na corrida de hoje. Seja lá quem for que venha atrás dele – Vettel, Hamilton, Button ou Webber -, o espanhol vai ter que ter muito braço e muita concentração para guiar rente aos muros e chicanes sinuosas.
    Ah, e quanto aos secadores do Hamilton: percam as esperanças, pois o raio não cairá duas vezes no mesmo lugar; e dessa vez ele pode até chegar no topo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s