A força de Fernando Alonso na reta final.

Publicado: 27/09/2010 por Allan Wiese em Artigos
Tags:, , , ,

E Fernando Alonso está de volta. Muitos falaram que ele estava fora de si ao dizer, no retorno das férias da F1, que ele tinha 50% de chances de título. Naquela altura do campeonato Hamilton era líder e tudo parecia se afunilar entre ele e Webber. Duas provas e dois hat tricks de Fernando Alonso depois, o panorama também parece se afunilar, mas entre Webber e Alonso.

A força de Fernando na reta final do campeonato começa a se mostrar novamente. Como na época de seu bi pela Renault, Alonso vem mostrando velocidade e consistência incríveis. Conquistou a equipe para si e tem dela todo o apoio necessário.

Alonso está "com o momento"

E, sejamos justos, fora o episódio da Alemanha, fez por merecer essa preferência. Se no início da temporada errava bastante, muito se devia ao fato de o F10 não dar a ele plenas condições de pilotagem limpa. Agora que o F10 está evoluído e versátil, Alonso deixou de errar e mostra novamente porque é o considerado piloto mais completo da atualidade.

Sua briga com Webber, e com todos os outros 3, já que na teoria todos ainda tem chances de título, não será fácil. O australiano está em um ótimo momento, de grande consistência, e não vai deixar facilmente que Fernando estrague sua festa na reta final. Mas que Alonso vem forte, não há dúvidas.

Anúncios
comentários
  1. Alex-Ctba disse:

    Acho difícil a Red Bull perder o WCC, já o WDC tá correndo risco com essa ascenção do Alonso. Alonso conta com o apoio total da equipe e se precisar, do Massa para ajudá-lo. Com Vettel a 21 pontos do Webber, a Red Bull vai administrar essa situação até quando? Claro que, uma vitória do Vettel e um abandono do Webber no Japão, o Alemão ultrapassa o companheiro, mas como vc disse, o campeonato está afunilando…

    • Allan Wiese disse:

      Sim Alex tá afunilando e essa vantagem que Alonso tem, a exclusividade, vai fazer muita diferença no fim das contas. Imagine: Massa anda demais de Interlagos. Ele faz a pole e só espera o Alonso chegar atrás dele pra deixar a Ferrari fazer o serviço sujo nos boxes. Mais 7 pontos de diferença pra Fernando…
      Webber não vai poder contar só com administração pra ser campeão. Vai precisar de vitórias…

  2. wilson disse:

    rapaziada matando a charada.
    as outras duas equipes tem dois pilotos disputando o título, na ferrari só o asturiano e isso faz diferença enorme.

    gostemos ou não, certo ou errado, daí as analogias estão abertas pra que quiser assumir fazer e se responsabilizar, é que o estilo do asturiano é ter um escudeiro e a equipe trabalhando pra ele. Ele teve um trabalho danado esse ano pra conseguir isso.
    O carro não era bom o suficiente, tinha que fazer trabalho de bastidores, vencer o companheiro de equipe, ganhar a confiança da equipe pra trabalhar pra si.
    Conseguiu e está disputando o título como nos tempos da renault.
    Isso só prova a imbecilidade da mclaren em 2007 que ficou apostando no moleque que continua sendo um talento a ser lapidado e que em momentos cruciais vacila.
    Só na vacilou ano passado quando não disputou o título e portanto sem ter que correr sob pressão.
    Mas torcedor comporta isso, vão continuar achando o cara o máximo pelo que fez, ou melhor, pelo que impediu de outros conseguirem.
    Tem gente que é assim não se contenta com vitórias, se conseguir sacanear outro melhor já tá de bom tamanho.

  3. Daniel Lima disse:

    Allan,

    Você cita o Webber como o principal adversario do Alonso,já eu acho que não.
    Webber tem contado com a sorte ou melhor com o azar do companheiro de equipe.

    Acho que o Alonso esta mais preocupado com o Vettel que com o Webber,apenas 10 pontos separam Vettel do Alonso.Graças a um erro no Q3 o alemão não largou na frente,o que provavelmente o faria vençer a corrida.

    As Red Bulls estaram fortes em Suzuka,relembrando o F1AROUND e dando uma de mãe Dinah,vejo 1-Vettel
    2-Webber
    3-Alonso no podio lá o que colocaria Vettel a frente do Alonso e a 13 pontos do Webber.

    PS:fica meu palpite pra classificação e corrida adiantado (:

    • Allan Wiese disse:

      Não sei Daniel. Não creio que seja tanto essa sorte que você citou. Webber está com uma constância incrível. Mesmo quando não consegue andar tão forte, como foi o caso de Cingapura, tem resultados muito bons. Sua leitura estratégica foi muito eficiente.
      Mas que ele teve sorte ao terminar a prova, isso teve, como mostra o Vitor logo abaixo…

  4. Tomás Motta disse:

    Pois bem, o momento de Alonso é espetacular. Nem lá nas Astúrias se esperava isso dele. O Grand Chelem, que nenhum piloto fazia desde 2004 (Schmmy, obviamente), mostra que será difícil pará-lo.

    Acredito que ele achou o ponto certo da carro, se familiarizou com a equipe e agora mostra o piloto que é, tão criticado esse ano pelos seus erros. Sim, ali vemos que o carro faz a diferença.

    Agora são 4 etapas cruciais, em que 3 de 4 (Coréia claro que não) a Red Bull venceu ano passado. Acredito que Alonso vença no Brasil (como o Allan reproduziu comentários acima) e nas outras seja constante.

    Mas Webber tem outras duas corridas para brilhar e uma incógnita, que por ser travada deve favorecer os touros, porém nem sabemos se será feita ou não.

    Essse campeonato tem tudo para ser eletrizante. São 100 pontos em jogo para determinar o campeão!

    • Allan Wiese disse:

      É isso mesmo Tomás. Alonso cresce muito na reta final. Dê um carro vencedor a ele e ele vence. Basicamente é isso.

  5. Fernando Kesnault disse:

    A Red Bull tá numa “sinuca” pois nesta fase do campeonato teria que dar maior assistencia ao Webber que está em melhores condições de ser o campeão não só na tabela de pontos como também uma maior maturidade para alcançar o seu objetivo enquanto que o Vettel é imaturo, fraco psicologicamente e ansioso. A Ferrari ao contrário tem apenas 1 piloto para trabalhar e o outro é escudeiro e labrador para qualquer objetivo em prol do Alonso.

    Mas acredito na força do aussie que vem surpreendendo nesta temporada não só nas provas em si como em seu comportamento nos paddocks, entrevistas e está tendo “aquela” sorte que todo o campeão precisa.

  6. Fernando Kesnault disse:

    Vejam esta noticia dada no Continental Circus:

    Acho que todos por esta altura devem saber sobre a polémica do capacete especial que o Bruno Senna deverá usar no GP do Brasil para comemorar os 50 anos de nascimento do seu tio. Como é óbvio, fui um dos que votei pelo capacete do Bruno, que achei, dos outros quatro candidatos, o mais espectacular. Não precisavam de pedir para votar nele, pois eu teria feito por convicção.

    Tudo indicava que o desenho do Bruno seria o vencedor, mas no último dia das votações houve algo que escapou do controlo e transformou o resultado em algo que, na minha terra se chamaria de “fraude”. Deixo-vos aqui alguns excertos, o resto podem ver no seu site: http://www.mantovani.zip.net

    “Começou estranho. Meu desenho estava lá, mas não era meu nome. G.Sardinha assinava o desenho que eu havia criado para o concurso “Helmet Challenge” do piloto de F1 Bruno Senna, para homenagear os 50 anos de Ayrton Senna. Mesmo assim a votação estava rolando e quando eu já tnha mais de 200 votos de vantagem, a enquete foi zerada. Muito me impressionou tal fato, mas entrando em contato com a assessoria de imprensa do piloto meu nome foi trocado no final da tarde de terça-feira, 14 de setembro, dia que começou a votação popular. Sobre a enquete zerada, relevei. Ainda era começo.

    Tudo resolvido e a votação prosseguia. Para minha felicidade meu desenho estava ganhando o concurso e já estava cerca de 2 mil votos a frente do segundo colocado na noite de sexta-feira. Mas aí começou a surpresa. Nesta mesma madrugada notei que o desenho que estava em segundo havia recebido 400 votos, contra 1 para o meu. Achei estranho, mas não encarei como algo ilícito. Inocência a minha. (…)

    (…)

    Notei que os votos do candidato aumentavam sempre, e percebi que eram mais ou menos 2 votos por minuto. Foi quando resolvi fazer uma conta. As 18h24 o número de votos do candidato era de 7421. Para as 23h59 restavam 5 horas e 25 minutos, totalizando assim 325 minutos. Multiplicando pelo número de 2 votos por minuto, postei no twitter a seguinte mensagem: “O desenho que neste momento frauda o concurso do capacete tem em sempre 2 votos por minuto. Dessa maneira, ele terá perto de 8073 as 23h59″

    E assim a noite foi seguindo, sempre com o candidato em questão tendo sua soma de votos subindo a cada minuto.

    Muitos amigos me alertavam que isso é um script. Mas o que é um script? São códigos criados por programadores para diversas finalidades e neste caso é um código que consegue burlar a programação original do site e construir um roteiro de ações, que teria a função de votar para o desenho do capacete que estava atrás do meu. A programação original do site limitava o número de voto em apenas 1 por cada endereço IP. O script conseguia burlar essa regra e aumentar o número de votos na frequência programada. O script malígno buscava o código da enquete no site e assim executava a ação.

    Dessa maneira comecei a fazer prints da tela e contas sobre os número do candidato. Tenho vários prints que mostram sempre a evolução progressiva e constante.

    Desta maneira, o candidato teve mais votos desde sábado do que em todos os outros dias junto. Lembrando que os acessos a internet diminuem radicalmente nos finais de semana. E terminou o candidato com 7914 votos, contra 6809 para o meu desenho. Aqui está o print das 23h59.

    Números me aborrecem, diria um amigo meu. Então aqui está a evidência que julgo ser a maior prova que o site foi fraudado. Uma print da tela, poucos segundos depois da meia-noite.

    Algum programador poderá confirmar, ou provar que isso não é um problema, mas essa mensagem mostra que algum script tentou buscar o código da enquete e não encontrou nada (porque o código original da enquete deveria estar programada para sair do ar as 23h59min59s) e assim o script deixou a seguinte mensagem de erro, dizendo não encontrar o roteiro pré-estabelecido anteriormente pela pessoa que programou o script malígno.

    Para finalizar, gostaria de deixar muito claro que isso não se trata de uma acusação contra ninguém e muito menos chororô de perdedor. Faria a mesma coisa mesmo que meu desenho não estivesse entre os finalistas. Não estou avaliando a qualidade dos desenhos também.

    Meu objetivo é mostrar que houve algo fora da normalidade, independente de quem ou como foi executado. Diga-se ainda que muitas pessoas reportaram problemas de vírus no dominio do site do piloto. (…)”

    Este tipo de votações neste tipo de programas tem este efeito, não são protegidos contra este tipo de ataque. Não quero lançar suspeitas sobre a familia ou sobre o administrador do site. Mas creio que o que se deveria ter feito neste tipo de matéria era, ou anular o concurso, ou tornar válidos os dados de um dia antes, dando a vitória ao primeiro classificado da altura. Encontrei até uma petição na Internet relacionado com o caso neste fim de semana.

    No fim de tudo, aparentemente os administradores do site nada irão fazer e vão dar os votos como válidos. Mesmo havendo estas fortes suspeitas, isto não vai ser algo bom para a reputação quer do Bruno, quer da familia. E se ele usar o capacete do vencedor – isto é, admitindo que o Colin Kolles não irá dar um pontapé na bunda do Bruno ou a Hispania não fechar – vai dar a ideia de consentimento da fraude, para não falar de favorecimento.

    Quanto a mim, deste lado do Atlântico, tem toda a minha solidariedade. Porque pelo seu profissionalismo e humor, simplesmente… merece.

  7. Afs.Angola disse:

    Eu continuo acreditando, assim como Cingapura em que a Redbull era por todos nós considerada a favorita para a Pole e a Vitória, começo a acreditar que em Suzuka, mais uma vez o espanhol irá surpreender, pois ele fará de tudo e mais alguma coisa para estar na pole, alías eles vão levar um outro pacote lá… E no braço já sabemos que o asturiano é considerado pelos próprios colegas de profissão que ele é o melhor. Não há duas sem três. Que venha o tricampeonato.

  8. Justiça seja feita, Alonso ta merecendo…

    Esse campeonato ta parecendo com 2007, dois pilotos da mesma equipe se matando e a Ferrari que prioriza um levando…

  9. wilson disse:

    então essa eh a politica que parece dar certo

    • Allan Wiese disse:

      Pode ser que sim, mas ainda é cedo Wilson. Digamos que Massa nem consiga ânimo para ser escudeiro de Alonso quando este precisar. Acaba ficando na mesma situação.
      Lógico, como eu falei lá em cima pro Alex, a tendência é que Alonso tenha vantagens por estar com a equipe trabalhando pra si.
      Mas Alonso ainda tem que ficar mais de olho nos seus motores do que os outros 4. Webber pode ter azares que os outros pilotos já tiveram durante toda a temporada e ele ainda não. Hamilton pode voltar a usar cabeça somada à sua velocidade como no começo do ano. Vettel pode começar a andar tudo o que não andou até agora. Button pode pregar uma boa peça estratégica e acabar se dando bem.
      Como eu disse no post: a tendência é a disputa ficar entre Webber e Alonso, mas tudo pode acontecer até Abu Dhabi.

      • Marcelo Brum disse:

        Com relação ao Massa, achei que só eu tivesse notado a sua desmotivação. Não, porque se é pelo ufanista Galvão e cia. fica tudo por conta da má sorte do Felipinho. Aí é brincadeira, né? Se continuar assim, nem para escudeiro do Alonso ele servirá, pois a Ferrari não vai querer pagar uma fortuna para um cara que não consegue andar junto ao primeiro piloto para protegê-lo.

        Abçs.

      • Allan Wiese disse:

        Bem por aí Marcelo. O Massa que correu em Cingapura com o mesmo carro do Alonso (que venceu o melhor carro do final de semana) e não foi combativo o suficiente e ainda disse que lutou a prova toda não é piloto capaz de parar o ímpeto de um Webber, um Hamilton, um Vettel ou um Button lutando pelo título.

  10. Mari Espada disse:

    Alonso está “com a macaca”!!!! =D

    Tá difícil segurar o espanhol com sua Ferrari excepcionalmente evoluída e com as energias da equipe focadas em um único piloto!
    Ainda mais com o Hamilton e a McLaren “dando uma forcinha pra ele”, ao abandonarem em duas corridas consecutivas e não desenvolverem o MP4-25 à altura dos concorrentes…

    Enfim, o espanhol merece sim, ele é um puta piloto e está com uma sorte invejável.
    Mas eu ainda continuo torcendo pelo meu Miltinho e sua flecha prateada, e somente em caso de impossibilidades matemáticas seguirei torcendo pelo Canguru!

  11. Mari Espada disse:

    E meu comentário foi para o spam novamente…
    Alguém me resgate por favor!!!! =)

  12. Fanático disse:

    Olhem que beleza:

  13. wilson disse:

    gostei, mas nao fui eu mari

    • Mari Espada disse:

      Hahaha, obrigada por me avisar Wilson… já ia reclamar com você! =P
      Até parece! Desde quando eu defendo o Massa? Pra mim piloto com atitude de motorista não vale um tostão furado!

  14. fernando-ric disse:

    Não ia, mas eu vou perguntar:

    E se o Alonso ganha esse campeonato por um ponto, apenas um pontinho: as equipes deveriam ficar quietinhas e aceitar, ou tocar fogo no puteiro por causa do episódio da alemanha ??

    • Vitor, o de Recife disse:

      Vão ficar quietinhas. Cada uma tem seus podres, então… deixa quieto.

      Vou mais além: daqui a alguns anos, todos vão olhar para as estatísticas e ignorar aquela corrida de Hockenheim. Só será lembrada quando ocorrer algo parecido ou quando se falar no Massa. Tal como acontece quando falamos em Schumacher, Áustria 2002, Barrichello…

    • Alex-Ctba disse:

      Tem o outro lado da moeda fernando-ric: E se o Webber for vice-campeão por diferença de 6 pontos? A Red Bull vai se arrepender de não ter feito o jogo de equipe em Cingapura, mandando seus pilotos inverterem as posições?

      Se Webber termina em segundo ele abriria 18 pontos para Alonso e a Red Bull faria os mesmos 33 no WCC. Claro q o Vettel nunca concordaria em fazer o jogo de equipe, por acreditar q ainda tem boas chances de ser campeão.

  15. MusaLame disse:

    Os intérpretes de Fernando Alonso sempre colocam o piloto como o ” destruidor de companheiros ” .

    O fato é que Fernando Alonso é o mais importante piloto de todos os tempos , e está estendendo a área de sua influências para muito além das pistas adentrando a todos os cantos e lugares , e a todos os âmbitos da F1 , ou até muito mais .

    Fernando Alonso mostrou desde o ínicio de sua carreira , que todo piloto genuíno tem de , uma maneira ou de outra , conspursar o próprio ninho . E Fernando Alonso , que nasceu cercado de talento por todos os lados , faz deste , o alvo de seus combates e considera sua ” guerra ” pessoal contra ele a sua maior vitória . Fui compreendido ?

    A verdade é que Alonso mostra a todos que ele ousa , e sabe muito bem arriscar na hora certa mandando a humildade às favas , já que a humildade nunca fez parte de sua índole , pois esta , está a uma distância incalculável abaixo dele .

    Eis o piloto , pois . E os sabichões estão a toda hora gritando ” Crucifica-o !! Crucifica-o !! . Pois , lavar as mãos diante dele , ninguém jamais vai lavar .

  16. Allan Wiese disse:

    Fernando, Vitor, Alex e Mari.
    Toda essa questão é muito complicada. Vejamos: por mais que a McLaren, por exemplo, diga que deixa seus pilotos brigarem abertamente e sempre foi assim em sua história (fato, com algumas exceções), ela tem todos os seus podres recentes. E com toda a certeza do mundo se um de seus pilotos estiver em condições de brigar pelo título em Abu Dhabi, o outro vai abrir. E isso se dará em qualquer equipe. Mesmo Vettel, por mais contrariado que ficaria, fará isso se Webber estiver precisando.
    E a diferença entre estes 4 e Alonso é que Fernando consegue por seu carisma (?) e liderança conquistar a equipe para si (e gosta de trabalhar assim, como falou Nelsinho na entrevista pra IstoÉ) muito mais cedo. Faz um ótimo trabalho de pista, não há dúvidas, mas também um grande trabalho de bastidores. Junte um piloto que gosta de exclusividade e uma equipe que gosta de priorizar e você tem o resultado obtido na Alemanha, a 9 etapas do fim da temporada.
    Como fã do esporte e de esportes, sou totalmente contra qualquer influência nos resultados. Fico extremamente com raiva quando em competições de fase classificatória há combinação de resultados para evitar enfrentar esse ou aquele adversário, por exemplo. Por isso gosto da McLaren, que deixa seus pilotos disputarem na pista. Mas também pelo que ocorre até mesmo lá, fico triste por saber que esse tipo de coisas acontece em qualquer lugar. Mas como muitos pilotos já falaram, jogo de equipe sempre aconteceu na categoria e nunca vai deixar de existir.
    O que eu quero dizer com isso é que esse fator extra-pista faz parte da força de Alonso, que se evidenciou nos seus dois títulos e vem novamente se mostrando na briga pelo seu tri.

    • Alex-Ctba disse:

      Junte um piloto que gosta de exclusividade e uma equipe que gosta de priorizar e você tem o resultado obtido na Alemanha, a 9 etapas do fim da temporada.

      Juntou a fome com a vontade de comer :D

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s