A carreira de Felipe Massa em xeque.

Publicado: 28/09/2010 por Claudemir Freire em Artigos
Tags:, ,

Se tudo anda caminhando para um final apoteótico para Fernando Alonso e Ferrari, para Felipe Massa as coisas não andam nada bem, o piloto passa por um dos momentos mais críticos de sua carreira e tem tido sucessivos problemas não só no carro como pessoalmente.

Alguns rumores que correm o paddock nessa época do ano são normais, ainda mais quando se trata de uma vaga muito cobiçada como é o caso da Ferrari, mas outros boatos parecem ter fundamentos e se baseiam muito no fato do piloto estar cabisbaixo pelos boxes, parecendo que realmente acusou algum golpe e está sentindo as dores de uma derrota não só nas pistas como também nos bastidores.

Alonso conseguiu levar para sí toda a atenção da equipe logo após aquela manobra nos boxes da China, onde parece que alí Felipe Massa sofreu sua primeira grande derrota, até então vinha sendo combativo e andando sempre próximo ao asturiano, chegando até a ser lider do campeonato após do GP da Malásia, logo em seguida vieram os maus resultados na temporada européia e por fim o fatídico GP da Alemanha, onde ficou mais que claro que se ele quisesse permanecer na equipe teria que ceder a posição e cedeu.

Desde então vem sofrendo com boatos em série, como possíveis transferências para escuderias menores e substitutos para sua vaga, a última foi a possível ida de Adrian Sutil para Maranello, deixando ele simplesmente a pé, sem nenhuma troca, sem nenhum carro para 2011. Acontecendo tudo isso, juntando com o fato do piloto já entrar em pista derrotado e seus sucessivos problemas, nada resta para ele do que se abater e torcer para que Alonso não ganhe o mundial, fazendo assim que as forças fiquem parelhas para a próxima temporada.

Sua aposta para 2011 é um tanto complicada, a mesma aposta que está fazendo seu “irmão” Schumacher, a que os pneus Pirelli corrijam o sério problema dos Bridgestone, que é sair muito de frente, o que afeta o estilo de pilotagem de ambos, mas é uma das apostas, a outra é que os carros mais “soltos” devido as mudanças aerodinâmicas possam favorecer a ele por ter uma pilotagem mais agressiva que Alonso, que pilota de forma mais limpa e objetiva, mas são apenas apostas, que podem custar sua carreira em 2012, cedendo de verdade a posição para um piloto jovem e promissor como Jules Biancchi que já ensaia nas categorias de base como piloto da Ferrari.

Então a carreira do brasileiro chega a um ponto de xeque, ponto esse que ele terá que mostrar que realmente pode superar e ser o piloto que andou muito bem em 2008 e que mereceu todos os elogios naquela temporada

comentários
  1. O melhor para ele é pular fora, Briatore ta chegando e vai ser Alonso Ferrari Racing, 2011 ele vai ter que garantir uma vaga em outra equipe correndo bem e peitando a Ferrari, ou se contentar em ser 2º piloto…

    • Talvez nem isso sobre pra ele, pense bem Rodrigo, onde ele pode correr em 2011 ou 2012???

      • Tomás Motta disse:

        Force India, Renault, Sauber…

      • Ele já tem contrato para 2011 na Ferrari, então em 2011 ele tem que ir bem, para garantir um lugar no grid em 2012, quando eu digo um lugar no grid, falo num lugar em que ele possa lutar para ser o melhor, e não lutar pelo companheiro, na minha visão ele tem que ir bem em 2011 pela Ferrari, mas para ele e não pela equipe, ser egoista e pensar em sua carreira, ele indo bem acredito que em 2012 ele consiga um lugar em uma boa equipe, lembrando que 2012 teremos muitos contratos encerrando…

      • Ele tem contrato até 2012, o ano em que todos os pilotos de ponta ficarão sem contrato.

        Se ele conseguir se manter até lá na Ferrari tem chances de arrumar algo melhor que a Lotus.

  2. Daniel Lima disse:

    Claudemir,

    A verdade é que das 15 etapas ele só esteve proximo do espanhol umas 4 ou 5 vezes,o resto tomou de 0,5 a 0,7 em classificação,por causa dos pneus.Agora no final conseguio equilibrar mais as coisas-só que agora é tarde.

    Na alemanha a Ferrari deixou claro que já havia escolhido um piloto pra lutar pelo titulo,Massa sabe disso e já esta voltado pra 2011.
    Ele não tem mais motivação pra esse ano.

    Em Cingapura onde vimos ele ficar a corrida inteira atrás do Hulk e Sutill,teria sido diferente se a Ferrari não tivesse interferido na Alemanha e o deixasse vencer a corrida e com isso teria chances de ser campeão ainda-e aí concerteza ele teria partido pra cima de todos como fez o Webber em sua recuperação.

    Massa já esteve em situação tão complicada como agora e deu a volta por cima e por 1 ponto não foi campeão.O que muda agora é o protagonista,sai o Kimi e entra o Alonso.

    Não acho que Alonso será campeão,acho que o titulo esta entre os pilotos da Red Bull,mas se for,Massa já correu contra o ultimo campeão da Ferrari e o superou,eu acredito que ele possa fazer o mesmo em 2011.

    • Vitor, o de Recife disse:

      “Massa já esteve em situação tão complicada como agora e deu a volta por cima e por 1 ponto não foi campeão.”

      Complicada como agora? Não acho. Em todas as situações anteriores, quando o talento do Massa era questionado, havia atenuantes. Na época dde Schumacher, era apontado como um piloto veloz, mas instável. Mas quem se importava? Afinal a Ferrari era Schumacher, o piloto ao lado era só um detalhe…

      Aí trouxeram o Kimi para ser piloto. Massa não fez feio, mas a arrancada final do finlandês foi espetacular e ele levou o título. Depois veio a reviravolta de 2008.

      Portanto, mais do que nunca, a situação agora é muito complicada para o Massa.

      • Vitor, o de Recife disse:

        Nossa, quanto erro:

        Aí trouxeram o Kimi para ser PRIMEIRO piloto. (a diferença de salários não deixava dúvidas; só que liberaram o Massa para fazer o seu melhor).

  3. Daniel Trapo disse:

    Não era o contrário? Alonso agressivo e Massa mais limpo?

  4. Daniel Trapo disse:

    Não era o contrário? Alonso agressivo e Massa mais limpo??

    • Massa tem um estilo de pilotagem mais agressiva, saindo mais de traseira, atacando muito mais as zebras e tangenciando mais fechado.

      Alonso é mais limpo, o carro pra ele tem que ser mais neutro, ataca menos as zebras e tangencia mais aberto, conseguindo assim sair com mais velocidade nas curvas.

      Lembro do Nelsinho falando sobre o Alonso em 2008, que ele conseguia em uma determinada curva ser 1 décimo mais rápido, esse é o estilo dele, é o cara que tira o máximo que o carro dá, mas sem ser “abusado”.

  5. Joao V. disse:

    Felipe Massa sempre foi um piloto limitado. Só está na Ferrai devido ao filho do Jean Todt e sempre foi e sempre será tratado como segundo piloto. Ele merece muito mais piadinhas do que o Barrichello, este sim um verdadeiro piloto.
    Acorda Brasil ! Vai para a Stock Car Felipe Massa !

  6. André disse:

    O Alonso ficou visivelmente irritado quando o Massa disputou com ele na pista. O Massa é o segundo piloto da Ferrari, isto é fato.

    O Massa está infeliz na Ferrari. Se ele pretende alguma coisa na F-1, tem que sair desta equipe.

  7. Fernando Figueriedo disse:

    Pra mim, o Felipe foi azarado e negligente na condução de sua carreira.
    Quando em 2008 surgiram os rumores de Alonso na Ferrari, ele deveria ter se movimentado.
    Se naquele momento ele procurasse a Red Bull, as portas estariam abertas… E se procurasse a Mclaren, as portas estariam abertas.

    Mas depois veio o acidente, e melou tudo.

    Não dá pra um piloto de ponta como ele, deixar a condução de sua carreira com as rédeas soltas.

    Taí uma coisa que os esportistas tem que aprender, e muito com os executivos.

    Fernando

    • Andy disse:

      Mas como é que ele iria adivinhar que a Red Bull, que apanhava até da irmã Toro Rosso, iria se tornar grande hoje? Dizem que em 2009 a Mclaren o procurou depois do acidente, mas ele não aceitou.

  8. Marcelo Brum disse:

    Olha, Claudemir, se é mesmo verdade que o Massa estaria apostando tudo em 2011, essa aposta pode ser o seu fim. Imaginemos, que o Alonso saia campeão de 2010: como ficaria a imagem do Felipe dentro da Ferrari, inclusive? Quem seria mais considerado por Montezemolo: um piloto que lutou e acreditou mesmo quando as chances pareciam ínfimas ou um piloto que ficou emburradinho porque perdeu a preferência? Tomara que não seja verdade.

    Abçs.

  9. Fred Berli disse:

    Bem confesso que nunca vi no Massa um campeão.
    Acho que ele caminha para ser uma espécie de Alboreto, bom piloto que chegou a ser vice campeão pela Ferrari mas que depois caiu no ostracismo.

    Quanto ao estilo de pilotagem, acho que o Alonso é mais agressivo (ataca mais as curvas) e mais limpo (é mais constante e comete menos erros) ao mesmo tempo.

  10. Allan Wiese disse:

    A pergunta que me vem à cabeça é: Massa terá animação para tentar começar do zero em 2011?
    A situação é um tanto quanto diferente do que a que ele viveu em 2007 e 2008. Kimi sempre foi um cara na dele. Pegava o carro e pilotava. Pronto. Já Alonso não é nem de longe assim. Faz de tudo pra ter tudo pra si. Correr contra um Alonso campeão ou, no mínimo, que lutou até a última etapa pelo título em uma equipe apaixonada por ele não será tarefa nada fácil.
    Eu ainda tenho dúvidas se Massa voltou o mesmo depois do acidente. Por que só ele e o Schumacher (que voltou da aposentadoria) tiveram problemas com os pneus esse ano? É a mesma fornecedora dos anos anteriores. Será que muda tanto assim de uma temporada pra outra?
    Seu futuro é incerto e não sei se Massa conseguiria fazer o mesmo que Rubens tem feito: depois de sair da Ferrari conseguir ânimo para continuar guiando por equipes mais fracas.

    • Mari Espada disse:

      Olha Allan, você tocou o ponto vital dessa história toda…
      “Massa terá animação para tentar começar do zero em 2011?”

      Com certeza o brasileiro já está bem desanimado agora, no final da temporada de 2010.
      Na verdade eu o tenho notado cabisbaixo desde aquele ocorrido nos boxes da China, como citou o Claudemir no texto, depois de ceder espeço daquela forma, ele jamais voltou a ter pulso firme.
      E eu duvido que essa situação mude para a próxima temporada…

  11. Sirlan Pedrosa disse:

    Caro Claudemir,

    Muito oportuno seu post.

    Ao contrário do que muitos falam, na pista Felipe Massa sempre foi um grande piloto. Quando procurava um substituto para Kimi Raikonen no final de 2001 Peter Sauber ficou impressionado com a velocidade e o controle do brasileiro num teste que acredito foi em Valência ou Mugelo. Não considerou na época as muitas rodadas do jovem piloto…

    O que faltava para Felipe era o envolvimento no acerto do carro e a dedicação fora das pistas para trabalhar com o time, além do problema de concentração que o fazia errar muito. Isso fez Peter Sauber demiti-lo antes do final da temporada.

    Na Ferrari ele encontrou em Shumacher um exemplo a ser seguido exatamente onde ele era mais falho, e evoluiu de uma forma surpreendente. Tanto que diante de Kimi Raikonen foi sua forma de interagir com o time e trabalhar para o time que o fez ser preferido, já que em velocidade eram muito semelhantes.

    Com a chegada do bicampeão espanhol a coisa mudou. Fernando Alonso é em essência um líder de equipe, coisa que Kimi não era e Felipe Massa não é. O brasileiro começou a ficar para trás, jamais se impôs diante do espanhol e foi se apequinando.

    O ápice foi na Alemanha. Lá Felipe Massa se deixou mutilar-se como piloto. Jamais um piloto pode abdicar de tentar vencer, isso vai contra seu mais profundo íntimo. Aquilo que aconteceu foi um verdadeiro estupro na essência competitiva de Felipe.

    Gerard Berger fala com propriedade sobre isso em um livro quando relata os anos com Senna, como aquilo lhe fez mal como competidor.

    O que fazer ? O que o próprio Berger e posteriormente Barrichello fizeram, procurar outros ares e tentar fazer sua carreira renascer.

    A favor de Felipe o fato de ser bem mais jovem que o austríaco e seu compatriota quando estes tomaram a decisão de abandonar a Mclarem e a Ferrari respectivamente.

    Hoje qualquer lugar é melhor para Massa que a Ferrari. A questão não é ganhar corridas, mas sim recuperar a autoestima e por consequencia a autoconfiança.

    Vejam o bem que fez a carreira de Heike Kovalainen sua ida para Lotus. Independente de largar sempre em 18 ou 19 e ser 4 segundos mais lento por volta, o finlandês recuperou-se de anos frustrantes como segundo piloto de Hamilton. Hoje é um piloto confiante que lidera sua equipe e é o melhor da segunda divisão.

    Sinceramente espero que Massa consiga se reerguer. Talento para pilotar ele tem. Sempre teve.

    Um abraço,

    Sirlan Pedrosa

    • Mari Espada disse:

      Concordo plenamente, Sirlan.

      Como eu já havia citado em um post que escrevi (como aumentar a popularidade das aulas de física?), acredito que o Massa deva fugir da Ferrari com a mesma urgência que uma zebra foge de um leão!

      Com certeza “procurar outros ares e tentar fazer sua carreira renascer” é fundamental, muito mais doque buscar vitória.
      Se ele chegar em 2012 dessa forma, como o pesado rótulo de segundo piloto, talvez não consiga boas chances em outras equipes. Já se ele passar 2011 em uma equipe que lhe dê oportunidade de demosntrar o seu talento e que, principalmente, o motive a continuar; as demais equipes passarão a olhá-lo com mais respeito.

  12. Alex-Ctba disse:

    Como diria o Becken, vocês estão muito APOCALÍPTICOS. Durante essa temporada os adjetivos para o Massa foram: Burocrático, bundão, segundão, motorista e mais recentemente de garanhão castrado até culminar em pangaré, alcunha dada pelo insofismável Coyote.

    Ok, o post foi reto, na medida e não pegou pesado com o Massa. Concordo que ele não é atualmente, o piloto que foi em 2008 e 2009 até o acidente. Porém decretar o falência múltipla das habilidades do piloto, encaro como um exagero. ( Não o post, mas sim os comentários acima )

    O que eu vi, nesta temporada, além do fator “alonso” que todos já sabiam que iria trabalhar a equipe dessa forma, foi basicamente o problema dos pneus, que Kimi enfrentou em 2008 e três corridas sem pontuar na sequencia, que sepultou sua temporada.

    Vou fazer uma análise rápida e, por favor respondam se é delírio de torcedor ou uma hipótese plausível:

    Em quatro corridas que a Ferrari estava muito forte, o Massa fez apenas 4 pontos, média de 1 ponto por corrida. Foram elas:

    Canadá: Tentou mudar o estilo e ser agressivo na largada, já que vinha recebendo críticas de sua passividade e acabou com sua corrida no toque com o Liuzzi. Zero Pontos

    Valência: A Ferrari tinha um excelente carro nesta pista, mas um SC acabou com sua corrida. Alonso conseguiu pontuar ainda. Zero Pontos

    Silverstone: O toque de Alonso, furou seu pneu e acabou com sua corrida. Zero pontos

    Cingapura: A Ferrari tinha carro para rivalizar com a poderosa Red Bull, mas uma falha no câmbio, o fez largar em último. Com uma boa estratégia e na sua pilotagem burocrática sem erros, conseguiu fazer 2 pontinhos, elevado depois a 4 pontos. Os que o criticaram por não passar o Hulk, não entendem que a Williams estava forte nessa pista, tanto que Webber que vinha fazendo ultrapassagens, não conseguiu passar o Barrica, ficando várias voltas atrás. O Hulk foi punido, justamente por cortar caminho, evitando a ultrapassagem de Felipe.

    Vamos admitir então a pilotagem burocrática do Massa e dar uma média de 4ª posição para ele nessas corridas, nem considerando pódio, o q era perfeitamente possível para a Ferrari. Daria 48 pontos

    Massa antes do GP de Cingapura, tinha 124 pts + 48 = 172 pts. Algo mais próximo da realidade.

    Agora vamos tirar 7 do Alonso e dar ao Massa, pela marmelada da Alemanha = Massa 179 / Alonso 184

    Claro que a crítica continuaria, mas estariam falando que a pilotagem, pragmática ( não mais burocrática ) do Felipe, semelhante ao Prost, fazia com q ele se mantesse próximo ao Alonso, mesmo não sendo espetacular. Algo parecido com o q acontece com os pilotos da McLaren.

    Consideram isso um delírio da minha parte, ou algo perfeitamente possível de ter acontecido?

    Por fim Claudemir, vc poupou o Massa o tempo todo no post, mas no final não se conteve e foi mais um a especular mais um piloto para a vaga do Massa, colocando o Biancchi junto com Kubica, Sutil, Rossi, e outros q foram especulados para a vaga de companheiro do Alonso.

    Sei que eu vou ser criticado por estar analisando por hipóteses e vão me chamar até de cria do GB, mas eu enxergo essa diferença absurda de pontos e consequentemente as críticas, dessa forma que eu explanei.

    Claro que a cúpula da Ferrari, não tem a mesma visão que a minha e sim algo próximo a de vocês comentaristas, por isso, não descarto o “xeque” que a carreira do piloto levou realmente, BUT…

    Menos galera!

    • Sirlan Pedrosa disse:

      Alex,

      Você é uma figura. A lista de adjetivos dados ao Felipe Massa está impagável. Como sempre nosso caro Coyote foi ao ponto quando o chamou de pangaré…mas podia ser pior, poderia ser pangaré castrado…

      Respeito seu ponto de vista e acho que sua análise é válida, mas vou discordar em alguns pontos :

      1. Conseguir um quarto lugar nessa temporada não é tarefa fácil. Temos pelo menos 6 carros muito competitivos (Ferrari, Mclaren e Red Bull) e mais quatro carros que se alternam em boas performances (Kubica, Rosberg, Sutil e Barrichello). Então não acho que o Felipe conseguiria quatro colocações seguidas assim tão fácil, não fosse os “se”.

      2. Você coloca que a Williams de Hulkenberg era um carro bom em Cingapura não pela performance dele em si, mas pelo que andava Barrichello com o outro carro. A questão é extamente essa, o outro Ferrari tinha feito a pole e liderava corrida fazendo melhores voltas. A crítica em cima de Felipe Massa era em
      função do desempenho de Alonso, e acho muito válido o uso dessa referência.

      Por fim vou discordar de Claudemir quando ele vê a possibilidade do brasileiro perder a vaga no time.

      O que a Ferrari quer agora que achou o substituto de Shumacher ??? Um segundo piloto bom o bastante para ajudar o time no mundial de construtores mas inofensivo o bastante para não incomodar Alonso. Massa tem sido exatamente isso….

      Um abraço,

      Sirlan Pedrosa

      • Mari Espada disse:

        Sirlan, então podemos concluir que o Massa é um pangaré MANSO, não? Hehehe, calma Alex essa foi só pra te irritar… =)

        Eu também não acredito que a Ferrari irá descartar o Massa, a vaga será dele enquanto ele quiser! Porém ele não deveria querer estar lá, sabe? Ele tem que chutar a Ferrari, e não o contrário!
        Será que é improvável ele tomar essa decisão???

    • iDavid disse:

      Alex – Não foi na inglaterra onde ele foi MTO, MAS MTO LENTO e ainda por cima rodou sozinho e entrou no Box sem a equipe estar preparada ? Sua simulação tá meio estranha…

    • Por fim Claudemir, vc poupou o Massa o tempo todo no post, mas no final não se conteve e foi mais um a especular mais um piloto para a vaga do Massa, colocando o Biancchi junto com Kubica, Sutil, Rossi, e outros q foram especulados para a vaga de companheiro do Alonso

      Não, não, Alex.

      O Biancchi já é piloto da Ferrari, então é natural pensar que ele pode ser o substituto imediato do Felipe, os demais que você citou eu não creio que venham a figurar na equipe italiana.

      Mas como você disse, eu não bati no piloto, mas ele merece por enquanto todos os adjetivos, por enquanto ele não merece o cargo que ocupa que é o de inspiração para a garotada que quer chegar a F1 um dia. Aliás, esse é outro ponto que o Massa e o Barrichello estão fazendo muito mal a nossa geração de pilotos.

      • Marcelo Brum disse:

        Vou apimentar um pouquinho mais:
        Se é para ficar no campo das hipóteses, acho que ninguém aqui esperava que o Hamilton ficasse duas corridas sem pontuar, ainda mais com a constância que ele vinha demonstrando durante todo o ano. Daí, certamente ele estaria agora liderando o campeonato, ainda.
        Mas, quero dizer, caro amigo Alex, que seu raciocínio é válido.

        E vou, ainda, concordar e discordar, ao mesmo tempo com o Claudemir: quando ele diz que a Ferrari encontrou seu novo Schumi, está correto. Porém, o Massa está longe de ser um segundo piloto passivo – tal como era o Rubinho. Só acho que ele perde o seu tempo ao não deixar bastante clara a sua posição aos seus superiores. Ao invés disso, ele abaixa a cabeça e queima o próprio filme.

        Abçs.

      • Alex-Ctba disse:

        Valeu Marcelo, vc foi o único q entendeu meu raciocínio. F1 é isso mesmo, pequenos detalhes que mudam tudo. Como vc mesmo disse, as manobras do Hamilton em Monza e em Cingapura, poderiam ter dado certo e ele estaria com 30 pts a mais, ou seja, líder do campeonato e sem ser novamente questionado como um piloto que sente a pressão. São pequenos detalhes que transformam um piloto da noite para o dia de Bestial para Besta e vice-versa.

      • Vitor, o de Recife disse:

        “Porém, o Massa está longe de ser um segundo piloto passivo – tal como era o Rubinho. Só acho que ele perde o seu tempo ao não deixar bastante clara a sua posição aos seus superiores. Ao invés disso, ele abaixa a cabeça e queima o próprio filme.”

        Não entendi. Não é passivo como o Barrichello mas baixa a cabeça e obedece a equipe… se isso não é passividade é o que?

      • Marcelo Brum disse:

        Caro, Vitor, acho que não fui claro o bastante em meu comentário:

        “Não entendi. Não é passivo como o Barrichello mas baixa a cabeça e obedece a equipe… se isso não é passividade é o que?”

        Eu quis dizer que se o Massa fosse um piloto passivo, simplesmente obedeceria e cumpriria o seu contrato até o fim de bico calado, tal como fez o Rubinho. Aí você poderá retrucar: “Mas teve aquele episódio do GP da Áustria, no qual o Rubinho acatou as ordens da Ferrari no último momento só para protestar”. Mas eu pergunto: o que aconteceu depois? Rubinho levou um puxão de orelhas e cumpriu o resto de seu contrato bonitinho. Já o Massa, não parece ser do tipo que leva um puxão de orelhas e fica tudo normal.
        Até em relação a isso, sobre “abaixar a cabeça” eu quis dizer exatamente que por não saber ser segundo piloto passivo como o Rubinho, o Massa está decaindo, pois está numa sinuca de bico, como dizem: ou saio da equipe ou aceito a condição de segundinho. Só que isso vai contra os seus próprios princípios, por isso deve estar tão difícil para ele aceitar a idéia de ser um segundinho e andar coladinho no Alonso.

        Abçs.

      • Allan Wiese disse:

        Mas Marcelo, Rubens saiu da Ferrari um ano antes de seu contrato terminar. Por isso Massa foi pra lá…

        Li em algum lugar que fazendo isso, Rubens jogou fora o que poderia ser a garantia de primeiro piloto na equipe. Os planos de Maranello, segundo li, eram que, depois que Michael se aposentasse, Rubinho assumisse o primeiro volante da equipe.
        Mas ele optou por chutar tudo e teve que lutar com a fraca Honda.

        Mas aí a gente pensa: Rubens fica até o fim do contrato, em 2006, e renova por mais 2 anos, digamos. Em 2007 Kimi não teria o cockpit de Michael disponível na Ferrari e poderia ter ficado na McLaren. Se a McLaren tivesse contratado o bi-campẽao Alonso do mesmo modo, não teria espaço pra Lewis estrear em 2007…

        Bem no fim, é como você disse: o campo das hipóteses pode acabar se tornando uma loucura!

  13. wilson disse:

    pra mim é dificil dizer alguma coisa sobre o massa.
    Nunca acompanhei sua carreira, nunca torci, sempre via muito ufanismo por parte do galvão as loas e torcida pelo brasileiro.
    É intrigante isso, porque gosto do kimi, torcia, acompanhava seu envolvimento, desempenho tanto na mclaren como na ferrari.

    Nunca gostei do schumacher, nunca gostei do barrica.
    Gostava do estilo do outro finlandes o mika hakinen, do juan pablo montoya, até do villeneuve (que não é nem sombra do que o pai foi)

    Do espanhol gosto desde sua epoca na minardi, então não é coisa de agora.
    Fora senna e piquet não tive mais nenhum brasileiro entre os preferidos, em se tratando de formula um, porque lá no exteriro em outras categorias sempre tivemos bons representantes.

    Eu amo formula indy (com excessão dos ovais, alguns até passa, mas no geral são cansativos) e ali tivemos andré ribeiro, gil de ferran, emerson, helio castro neves e tony kanaan atualmente. Uma pessoa que tenho curiosidade de acompanhar eh a bia figueiredo desde seus tempos formula renault, foi indo, foi indo, daí indy lights e atualmente ainda atrás de patrocinadores para ficar uma temporada toda.

    Gosto de emoção, de reviravolta, de coisas de ultima hora e amo demais automobilismo, por isso curto muito alguns campeonatos mundo afora como o dtm, o wtcc, o britanico e australiano de turismo com pegas fantasticos.Temos também o gt da fia, gt brasil o tc2000 da argentina que são legais de acompanhar.

    Ficar só vendo formula um é tedioso além de ser um mundo que não é verdade no geral quanto a regras, quanto a competição. existe vida fora da formula um. Ainda bem.

    Massa, massa, massa…
    tem seu lado legal. Vejam por ex atualmente o trofeu linea e formula future que tem ele como padrinho, isso é legal de ver. Nota 10 a ele por isso.
    Como piloto no momento pra mim nota 5. Se vier a fazer algo parecido com o que o barrica fez e voltar a demonstrar qualidade de antes, minha nota aumenta com certeza.

  14. Anderson Dorneles disse:

    Olá,

    Muitos acham que o Massa ta garantido em 2011 e 2012 só pelo facto de ter contrato assinado. Desde quando contratos não podem ser quebrados, existem as tais clausulas de quebra, e a ferrari ja fez isso varias vezes.

    Agora falando como um time, a scuderia ferrari é um grande time, onde todos DEVEM participar pra dois objetivos claros, WCC e WDC, pelo menos um desse dois tem q ser alcançado, e pra isso todo o time joga junto. Analisando assim, creio eu que a permanencia do massa se dará somente se, e somente se mesmo, ele conseguir ser o fiel scudeiro do alonso nessas ultimas 4 corridas. É papel dele agora é se classificar e terminar as corridas entre o alonso e as RBR´s, Mclarens. Acredito piamente que se ele nao conseguir isso, alonso continuar lutando por poles e vitorias e massa lutanto pelas 4º, 5º, 6º e até mesmo 7º posições no grid e durante as corridas e ficar omisso igual ficou em cingarupa, dai meus amigos fecha a conta e passa a regua, ele definitivamente não serve para Ferrari e com certeza não figurará em 2011. Está nas mãos dele, tem 4 corridas pra provar isso.

    Abraço

    • Marcus Zangari disse:

      Eu realmente acredito que 2011 ele ta garantido, talvez tendo um ano ruim ano que vem 2012 esteja em risco, mas 2012 é ano de renovaçao, muitos contratos vao estar terminando, surgirao boas vagas como em rbr, wiliiams, renault…
      mas o Felipe ta deixando muito a desejar mesmo.
      pena.

  15. wilson disse:

    algo que li no site grande premio na coluna do vital e que acho bem importante, porque todos nós que gostamos de f1 nao suportamos o galvão bueno, então qual seria o melhor dentre os quatro que ele cita?

    http://colunistas.ig.com.br/victormartins/2010/09/27/o-substituto-de-galvao/

    ????

    • Fernando Kesnault disse:

      Wilson, creio que o problema principal é a política imposta pela Rede Globo aos seus comandados de ficar a falar, falar sem parar e não deixa o tele-espectador interagir via internet como faz a ESPN ou a SPEED CHANNEL por exemplo. E este falatório “enche o sac.” e não diz um coisa concreta e sensata e pelo contrario, cheia de ufanismo, mentira e ilusão contra algo difícil de fantasiar que é a própria imagem que vemos.

      O melhor seria o Edgard de Melo Filho mas este a Globo nunca contrataria pois fala umas tantas verdades algo que a R.Globo não gosta de passar ao público.

      • Vitor, o de Recife disse:

        Concordo. Seja quem for o narrador, vai fazer o mesmo festival de asneiras e ufanismo.

      • Alex-Ctba disse:

        Kesnault, acho q as corridas q o Luis Roberto narrou, foram ok. Ele não é um primor, mas conhece a história da F1, não se mete ou questiona os comentaristas, não fala em cima do rádio dos pilotos, enfim, mil vezes melhor do q o GB.

  16. Alex-Ctba disse:

    Bom, pra finalizar esse assunto, deixa eu replicar aqui embaixo. Eu sabia que tomaria bordoada de todo mundo, mas enfim, meu cliente está me pagando muito bem para defendê-lo na blogosfera, então vamos lá:

    Sirlan

    Mantenho minha posição. Acho que essas quatro corridas que eu citei, o Massa tinha totais condições de marcar bons pontos, pelo carro que a Ferrari apresentou nessas pistas. Vimos o desempenho mediano dele na Alemanha (2º) Hungria (4º) Bélgica (4º) Itália (3º) e continuo achando que ele poderia fazer os 48 pts ( ou mais ) da minha hipótese.

    iDavid

    Em Silverstone ele largou bem ( pra variar ) e ganhou a posição do Alonso. Estava em terceiro quando recebeu o toque. Depois, mesmo depois da troca de pneus, o carro continuou apresentando vibrações e comprometeu o balanço. Tanto que ele teve que fazer até mais uma parada pq o pneu estava dechapando.

    Mari

    Pangaré manso? Me aguarde…deixa o Miltinho fazer mais alguma caca nessas quatro provas restantes. MINHA VINGANÇA SERÁ MALIGNA!!!!!!

    Abs galera!

  17. Daniel Lima disse:

    Bobagem e mais bobagem!

    A anos colocam pilotos no lugar do Massa e a anos ele continua lá.
    Já colocaram Alonso 3 vezes,Valentino Rossi,Vettel,Kubica,até o Sébastien Loeb do rali já colocaram tb e ele continua lá.

    Amigos,se a Ferrari não tivesse a pretenção de continuar com o Massa,não renovaria por 2 anos,pra dispensa-lo no final do ano.Tem alguma lógica nisso?

    Massa esta entre os 5 melhores pilotos,continuara na Ferrari em 2011 e digo mais, vira com a faca nos dentes pra cima de todos,especialmente do Alonso.

    • Teo disse:

      Assino em baixo Daneil!!!

      • Daniel Lima disse:

        Velho amigo Teo,

        Não papo de torcedor,ano que vem com a pirelli o Massa da ultrapassagem sobre o Hamilton e Kovalainen na 1 curva Hungaroring estara de volta.

    • wilson costa disse:

      esperança é a ultima que morre.
      quem conhece de f1 sabe que com pirelli ou sem pirelli o time da ferrari vai dar um tratamento diferenciado a alonso em relação ao massa.

      A pirelli não vai ousar na construçao de seus pneus, estará balizando sua escolha naquilo que a bridgestone vem fazendo. Queimar a sua imagem por produzir compostos que não sejam a altura dos que vinham sendo usados não será nada bom, então no primeiro momento farão compostos parecidos aos que vem sendo usados.

      questão de aquecer bem os pneus vai continuar existindo pois os pneus dianteiros continuarão mesmo tamanho desse ano. O que vai ajudar a aquecer melhor os pneus será a eficiência do chassi e suspensão

      quem acha que a pirelli irá reinventar a formula um pode rever sua expectativa.
      Para 2012 ou 2013 pode ser que façam algo diferente, mas nesse primeiro ano nada de espetacular, serão pneus que aguentarão muito, quase uma corrida inteira, imagino.

  18. MusaLame disse:

    Verdade . ” Bobagens e mais bobagens ! ”

    Todos esses pensamentos não vão muitos além das palavras , de modo que se reduz quase que inteiramente a uma tagarelice de papagaios .

  19. Andy disse:

    Embora eu concorde com alguns colegas que dizem que o Massa deve vazar logo da Ferrari, isso também seria mais um peso contra sua já maculada imagem. O que fazer? Ir para uma equipe menor fugindo do Alonso (covarde) ou encarar o macho alfa no ano que vem com o status de segundo piloto? Creio que uma resposta para esse problema estaria ao lado do seu box: o próprio Fernando, que saiu fugindo da Mclaren – pois não encontrou um ambiente que achou na Ferrari e na Renault – e viveu dois anos de purgatório na equipe francesa, onde conseguiu refinar mais ainda sua pilotagem em um carro pedrado.
    Ferrari só funciona assim: com um superpiloto líder e um capacho (vide os anos de Schumacher), coisa que eles perderam entre 2007-2009, daí a nossa falsa ilusão de que eles tomaram vergonha na cara. O Kimi é apenas um superpiloto, faltou ser líder, daí o Massa ter crescido dentro da equipe.
    Eu torço pelo Felipe – ainda. Tomara que ele passe uma temporada nas montanhas do Tibet e crie vergonha na cara. Esse ano ele desaprendeu tudo: fazer classificações rápidas, ser atrevido (“va cagare, Alonso”) e a aquecer os pneus (ele não tinha problemas em 2008; já o Raikkonen penava nisso). Pelo menos ele aprendeu a ganhar pontos nas primeiras corridas do ano.

  20. fernando-ric disse:

    Piloto fraco. Não adianta nada ser rápido e errar pra cacete.

  21. Daniel Lima disse:

    Amigos,

    Sempre que a coisa complica pro Massa,surgem as comparações com a era Barrichelo,só que ele esta mais pra mineirinho(come queto)que pra “Rubinho”

    Massa sabe que tem talento suficiente pra bater de frente com qualquer piloto da atualidade,e isso ele provou em 2008 quando superou um dos melhores com o mesmo carro que ele “Kimi Raikkonen” e por um ponto perdeu o titulo na ultima curva pra outro fora de serie como o “Lewis”.

    Muitos criticos do contra querem mandar o Massa pra Suber,Force India….etc.Não amigos,ele continuara na Ferrari onde terá chances ano que vem de brigar pelo titulo.
    Nas 3 primeiras etapas de 2008,quando ele teve o pior inicio de sua carreira,disseram que ele seria demitido antes de terminar a temporada.E no fim da temporada ele quase foi campeão.

    Vocês não irão ouvir do Massa,criticas a equipe ou ao Alonso,como o Rubinho fazia.Ele dará a resposta ano que vem na pista.

    • wilson costa disse:

      ow daniel!
      de novo?
      vai nada aposto contigo hoje que massa ano que vem sera igual hoje em dia.
      Fique aí acompanhando
      nao vou nem te azucrinar
      cada vez que o massa levar pau do alonso
      vou por apenas uma carinha aqui no post
      daí voce lembrará do que falei.

  22. Allan Wiese disse:

    Tomara Daniel, tomara…
    Mas é como eu já disse acima: lutar contra um Kimi campeão não é a mesma coisa que lutar contra um Alonso campeão. Alonso, querendo ou não, é muito mais forte, psicologicamente falando, do que Kimi. Kimi pilota, Alonso pilota e mexe pauzinhos…

  23. Gabriel disse:

    eu acho uma iguinorancia a sentença de felipe massa se ele dixar alonso passar na frente dele

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s