Review: Formula 1 – 2010, o Game!

Publicado: 29/09/2010 por Claudemir Freire em Artigos, Variedades
Tags:, , , , ,

Texto: Rodrigo Pedrosa.

UMA TAPA NA CARA…

Joguei o game do Xbox 360.

Vou primeiro avaliar, colocando notas de 1 a 5.

Gráficos – Nota 5

Os gráficos são sensacionais! Carros, pistas, paddock e demais objetos que compõe o ambiente foram fielmente reproduzidos, com uma qualidade absurda. Podemos perceber poças sendo formadas onde o asfalto é mais baixo quando a chuva aperta. O contrário também é válido, pois quando a chuva para, a pista aos poucos vai secando e formando um trilho seco, com o traçado dos pilotos.

Som – Nota 3,5

O som cumpre o seu papel, ajudando e muito na imersão do jogo. Dentro do jogo, nota-se a diferença de som entre motores trazendo bastante realismo às ultrapassagens durante a corrida. O rádio de comunicação com a equipe também é bem fiel ao real, tornando-se necessário estar com o inglês em dia. Seu engenheiro te dá dicas de mapa de motor, informa em quais setores você tem que melhorar, não é apenas papo furado, o recurso está lá, e é bem útil. Já nos menus, a trilha sonora poderia ser um pouco melhor. Talvez uma diversidade maior de músicas ou até mesmo uma melhor seleção, com ritmos mais intensos, poderiam melhorar a navegação pelas opções do jogo.

Jogabilidade – Nota 4,5

Aqui é onde realmente se diz se um jogo de corrida é bom ou não, e esta a dúvida de muitos quanto ao F12010. Por incrível que pareça F1 2010 consegue satisfazer os dois tipos de jogadores fãs de corrida: simulação e arcade. Adianto que F1 2010 não é tão simulador como o Forza, por exemplo, porém isso não significa que a simulação seja fraca. Muito pelo contrário, há muitas opções de ajustes no carro (motor, suspensão, mapa de marchas, pneus, freios e etc.) e todas interferem no desempenho do bólido na pista.

Quanto ao arcade, com todas as ajudas (freio, traçado, controle de tração.) para quem acha interessante, nessa opção fica tudo muito fácil, mas fica difícil andar rápido com o auxilio de freio. Pilotar um carro de F1 exige muita habilidade e atenção, fatores estes que precisam estar presentes quando estamos guiando um carro em F1 2010. Para os pilotos mais experientes, o controle total do carro, sem nenhuma assistência, bem como o sistema completo de danos do carro, é um desafio do começo ao fim de cada corrida, visto que cada erro pode ser fatal. Creio que a Codemasters procurou equilibrar um pouco a Jogabilidade para não ficar muito difícil e restringir o seu público. Outro fator importante é que seria muito complicado jogar no controle (DualShock/Sixaxis) se o nível de realismo fosse tão alto.

Além disso, o próprio sistema de danos não chega a ser perfeito. Não é qualquer toque no adversário que quebrará a asa de seu carro. Pode ser que isso seja proposital, para equilibrar a disputa, caso contrário, poderíamos ver muitas corridas acabando na primeira curva.

Enredo – Nota 5

Finalmente todo o Circo da F1 foi minuciosamente retratado. Entrevistas, a pressão de ser um piloto de F1, os objetivos da temporada e objetivos do final de semana são claramente expostos para aumentar ainda mais essa pressão. A concorrência com seu companheiro de equipe, que neste título, é o seu maior rival. O inicio do jogo é uma entrevista coletiva em que você está sendo apresentado como piloto, lá você coloca seu nome, sua nacionalidade e escolhe sua equipe, (Williams, Force Índia, STR, Sauber, Hispania, Lotus e Virgin.) depois vai para o motorhome onde é o menu do modo carreira, daí você pode sair para jogar normalmente ou ir para as corridas do modo carreira, onde você é o piloto.

Modo Online – Nota 5

Tive ontem a oportunidade de testar o modo online que é fantástico. Nele, é possível criar salas privadas para jogar com amigos ou entrar em partidas públicas. Nas partidas privadas, o “dono” tem o poder de definir quantas voltas terá a corrida, selecionar se a escolha das equipes será aleatória ou direta. Há também uma opção que define se os carros possuirão o mesmo rendimento ou se comportarão como na realidade, com carros mais rápidos como a RBR andam mais que a fraca Hispania de nosso Bruno Senna. As salas tem a capacidade de abrigar até 12 jogadores simultâneos, o que pode ser considerado um número ideal para não comprometer o rendimento das partidas. Não detectei nenhum sinal de lag. Notícia boa para todos que esperam campeonatos com o pessoal aqui do Ultrapassagem, não é Mari, hehehe.

Pontos Fortes:

– Gráficos.

– Sensação de velocidade

– Jogabilidade precisa

– Dinâmica do clima

– Pistas muito bem desenvolvidas, com ondulações, desnivelamentos, com todo ao redor reproduzido.

Pontos Fracos:

– Musicas do menu

– A destruição do carro é bem fraca, a batida ter que ser relativamente forte para fazer algum estrago no carro. Isso me preocupava para o multiplayer, mas há penalizações para os Schumacheres de plantão. Em alguns casos a penalização pode ser até mesmo a bandeira preta, com a desqualificação imediata da corrida.

Para Finalizar:

O clima da F1 foi totalmente transportado para dentro do game, fazendo-nos realmente sentir um piloto em começo de carreira na F1. A Codemasters tinha como objetivo agradar a todos os gostos com o F1 2010 e a meu ver, o objetivo foi cumprido. F1 2010 é o jogo mais emocionante de corrida que pude jogar nesta nova geração de games.

Fãs de F1, corram para as lojas!

Vídeos:

Interlagos – Pit Stop

Mônaco – Chuva Forte

F1 2010 – Felipe Massa.

Lewis Hamilton plays Codemaster’s F1 2010.

comentários
  1. Sirlan Pedrosa disse:

    Rodrigo,

    Grande texto ! Parabéns !

    Quando for na sua casa testo o jogo, se bem que você bem sabe que sou péssimo nessas coisas…

    Aliás, você poderia partcipar mais com post´s aqui. Quem sabe um post semanal sobre games de corrida ??? ou um texto sobre seu ídolo Gilles Villeneuve…

    Um beijo,

    Sirlan Pedrosa

  2. Sirlan Pedrosa disse:

    Rodrigo,

    Parabéns ! Grande texto !

    Quando for na sua casa testo o jogo.

    Você poderia fazer mais posts sobre esse tema, jogos de corrida. Ou quem sabe um sobre Gilles Vileneuve.

    Um beijo,

    Sirlan Pedrosa

  3. Allan Wiese disse:

    Não sou gamemaníaco, mas meu irmão já testou o jogo e gostou muito.
    E por essa belíssima descrição de como são as coisas, de fato dá pra acreditar que seja um baita jogo!

  4. Claudio Cardoso disse:

    Ola boa tarde pessoal.

    “A destruição do carro é bem fraca, a batida ter que ser relativamente forte para fazer algum estrago no carro.”

    Olha que boa noticia pro Hamilton. Ele vai adorar isso :-)

    Alias a Mari tb :-)

    ——- x ——————- x———–

    Deixa eu ser cricri :-)

    No 1o video, o carro sai antes da placa ser levantad

    —– x ———————————–

    Pergunta:

    A visao do jogo é aquela da camera de cima, ou tem a opcao da visao do piloto tambem ?

    Parabens pelo review.

    Agora ja penso em comprar o xBOX :-)

    Vai ter versao PC tambem ?

    Quem jogar no PC, pode jogar contra quem esta jogando no X-Box ?

    • A visão do jogo pode ser de dentro do cockpit, um pouco acima vendo o topo do capacete, atrás do carro, atrás um pouco mais distante, e no bico onde só se vê a pista.
      Sim tem para PC, e já foi lançado. (PC, PS3 e Xbox 360).
      On line só entre as mesmas plataformas.

    • Tem um erro mais grave no 3º vídeo:

      Felipe Massa em primeiro, a Ferrari não ia deixar ou então o Alonso já estaria no rádio dizendo que aquilo era ridículo.

      • Hoje em dia os jogos saem e logo logo tem atualizações, na proxima atualização é capaz de o carro de Massa não conseguir ficar na frente do de Alonso, da um bug, hehehe…

    • Mari Espada disse:

      Esse Claudio sempre atormentando a minha vidinha, né? =)

    • Mari Espada disse:

      O jogo pra PC pode ser mais barato, mas a plataforma não é…
      Com certeza um PC para rodar esse jogo em qualidade máxima é muito mais caro que um Xbox ou um PS3.

  5. Marcelo Brum disse:

    Realmente muito bom o seu texto, Rodrigo. E esses videos são um excelente aperitivo. Os gráficos estão sensacionais, possuem um realismo impressionante!!!

    Dá até para você se sentir dentro do cockpit!

    Quanto aos estragos da batida: este é o único momento em que vocêm acorda para a realidade e vê que é apenas um jogo (rsrsrs)

    Abçs!

  6. Marcelo Brum disse:

    O terceiro video com o Massa foi impressionante, hein rapaz? Você estava inspirado ali, né? Debaixo de toda aquela água foi passando um por um e só tinha fera, à sua frente. Lembrou até aquela primeira volta de Senna em Donington Park, lembram?

    • Ô Marcelo, valeu, mas é um video de divulgação, não fui eu.

      • Mari Espada disse:

        Mas Rodrigo, com o seu histórico em games de corrida, aposto que você consegue fazer igual ao vídeo! Agora eu… hehehe. Eu falo para o meu marido que vou começar a jogar com o Bruno Senna, porque ele já está acostumado a jogar em último. =P
        E o Hamilton é para ele jogar apenas quando estiver bem acostumado com o game… porque não pode perder com o Miltinho! =)

      • Mari Espada disse:

        Opa, corrigindo…
        “já está acostumado a CHEGAR em último.”

      • Só corri uma vez na chuva e me sai bem, começou a chover faltando tres voltas para o final, eu estava em 6º com minha potente, hehehe, Lotus que andam tanto falando dela aqui no blog, Vi todo mundo parando e resolvi não parar, pulei para primeiro, pensei que eu ia vencer, consegui segurar bem o começo da chuva, mas na ultima volta estava bem difícil de guiar e eu acabei terminando em 4º, considerando que eu estava em 6º foi bom.

  7. allan disse:

    qual o requisito minimo para a versão de PC?

  8. Requisitos:

    ► Sistema Operacional: Microsoft Windows XP, Vista or Windows 7
    ► Processador: Intel Pentium 4 3.0Ghz, AMD Athlon 64 3400+
    ► Memória RAM: 1GB (2Gb para Windows Vista)
    ► Vídeo: ATI Radeon X1500, NVIDIA GeForce 6800 ou superior
    ► HD: 10 GB

    ► Sistema Operacional: Microsoft Windows XP , Vista or Windows 7
    ► Processador: Intel Core i7 or AMD Phenom II
    ► Memória: 3GB
    ► Vídeo: ATi Radeon HD 5700 Series
    ► HD: 10GB
    ► DirectX Version: 11

    • Galkadesh disse:

      E o link para baixar o jogo? Alguém já achou ele na net?

    • Não, não.

      A primeira configuração dá pra jogar muito bem o pac-man do Atari.

      A segunda é uma lástima nas combinações, então a ideal seria:

      OS – Windows 7 (Vista nem sob ameaça de morte)

      Processador Intel Core 2 ou 4/ AMD Phenon X3 (são para placas mães com valores acessíveis as LGA 1156 são caras e ruins, as boas ainda não tem preços acessíveis e os processadores Intel i3, i5 e i7 não se mostraram em nada melhor que os citados até agora, a não ser o preço absurdo porque o i3 nada mais é que o Celeron dual core)

      Placa Mãe com capacitores sólidos para aguentar o trampo dos processadores e não abrir o bico antes de 1 ano, ainda dá pra encontrar boas placas para 775 no mercado.

      Memória mínimo 4gb ou 8gb se seu OS for 64 bits (não adianta colocar 6 ou 8 se o OS for 32 bits, porque esse só lê 4)

      HD 500 GB ou 1 tera, mas com 32 mb de Buffer para otimizar a leitura.

      Placa de vídeo, hahaha, aí é onde a porca torce o rabo, tem que ser no mínimo uma NV 9800GT 1Gb DDR3 256bit PCI-E HDMI, mas o ideal é a nova série da NVidia que é a NV GTX470 1280Mb DDR5 320bit PCI-E HDMI, para os desavisados só essa belezinha básica para jogos dessa magnitude sai por mais de R$ 1.300,00.

      Fonte Corsair de no mínimo 600 real, para aguentar essa molecada aí em cima

      Directx é besteira, já vem incorporado no Windows 7.

      Valor do brinquedo é de no mínimo R$ 3500,00 em lojas especializadas, com NF, garantia e tudo mais.

      Volante Logitech G27, esse é o cara, deve custar uns R$ 1200,00.

      Resultado da análise:

      Comprem um console X-Box ou PS3 com o volante G27, que sai mais barato e o dinheiro que sobrar dá pra comprar uma TV LCD 42 Full HD.

      • Allan Wiese disse:

        Só faltou o telefone pra contato Claudemir, haha…

      • Não recomendei a compra de um PC desses, que está a preço médio para uma máquina de jogos, posso passar uma configuração completa com marcas e tudo mais que pode passar do R$ 7000,00. : )

        Por isso recomendei um console, porque já vi uns jogos em PS3 com TV full HD e não perdem em nada para os Pc’s mais potentes que já vendi aqui na loja.

        A Allan o telefone é 73 3284 ????….

        Brincadeira, rsrs.

  9. Mari Espada disse:

    Rodrigo, ainda não pude ler o texto todo…Mas estou MEGA ansiosa para chegar em casa e ler com calma todos os detalhes desse game que, com certeza, entrará para a história!

    Depois volto aqui para comentar, beijos!

    PS. E agora que você estreou no Ultrapassagem, quem sabe não se anima a escrever mais vezes, hein… =D

    • Quando eu vi o video de Hamilton, sabia que alguem em especial aqui no blog iria gostar, hehehe…

      Vamos ver, espero contribuir e ajudar a somar.

      • Mari Espada disse:

        Ah, obrigada pela lembrança! =)
        Você acertou, eu amei esse video quando o assisti. Além de tudo o “meu Miltinho” é um cara muito legal… e muito bem humorado com a escolha do irmão pela Red Bull, e do apresentador pela Ferrari, e pra piorar, do Alonso.
        Eu gostei tanto desse vídeo que cheguei a colocar no meu blog pessoal, para que eu possa vê-lo sempre que der vontade.
        http://peixespada.wordpress.com/2010/09/15/93/

        E mais tarde eu leio todo o texto, prometo! Daí comento denovo!
        Mas desde já te digo que você ajudará a somar aqui no blog sim, com certeza! E apoio a dica do Sirlan de que você poderia escrever sobre outros games de corrida!

        Até depois!

  10. Daniel Machado disse:

    Quero muito jogar, parece ser um excelente jogo. Já vi fotos e videos, só me falta dinheiro pra comprar ou coragem pra baixar rsrs.

  11. Mari Espada disse:

    Pára TUDOOOO! Muito boa a sua análise Rodrigo!
    Só tem um problema, eu ainda não tenho o jogo, e seu texto só aumentou a minha vontade de jogar!!! Culpa sua!!! =P

    Olha, e eu preciso assinar a live gold do meu Xbox para poder jogar online com você, aliás, todos vocês!!!
    Porém eu já vou avisando que eu sou uma lástima! Hahaha. Mas qualquer coisa eu chamo meu marido pra brigar com você na pista, tá! Pelo menos alguém tem chance de chegar ao pódium nessa família! Ele é tipo o Ayrton, enquanto eu tô mais pro Bruno! =)

    Aliás, obrigada pela citação da minha pessoa em seu texto! =D

    Bom, tenho algumas dúvidas para tirar…

    1- Que raio de música toca no menu??? Pois eu já li muitos comentários de gente falando mal da música… Estou curiosa!
    Tudo bem que nenhuma trilha sonora jamais irá superar o F1 2000, afinal foi através desse jogo que eu conheci Placebo, uma das minhas bandas preferidas atualmente!

    2- É sério que não tem volta de apresentação???

    3- E como funciona o Safety Car??? Porque eu li em alguns lugares dizendo que eles não implataram esse recurso no jogo, mas achei estranho.

    4- Como pilotos iniciantes, nós temos essas 7 opções de equipes… Mas conforme avançamos na carreira o leque de opções aumenta??? Porque um dia eu quero chegar na McLaren, né… Senão não tem graça! =)

    Beijos! Até mais!

    • Mari Espada disse:

      Ah, esqueci a 5ª dúvida!
      Você joga no controle do Xbox ou no volante???
      E com a sua vasta experiência em jogos de F1, recomenda alguma marca de volante? Pois estou pensando em comprar um…

      Thanks!

    • Lucas Domakoski disse:

      Mari, realmente não tem a volta de apresentação nem o Safety Car. Eles dizem que estão trabalhando nesses aspectos para o 2011.
      Quanto Às equipes iniciantes, é bem relativo…depende do nível de dificuldade que você escolhe no início (na entrevista). Se você escolher níveis mais difíceis, aparecerão ofertas de contrato só para as três nanicas. À medida em que você ganha prestígio no jogo (superando as metas da equipe nas qualificações e corridas, obtendo bons resultados), mais equipes ficarão interessadas em te contratar. Eu também quero chegar na Mclaren, mas vai demorar…eles exigem um nível de prestígio muito alto! =P
      Enfim…é um jogo realmente incrível, você não vai se arrepender de adquirir! ;-)

    • 1 – É uma musica instrumental sem graça, não tem uma trilha, normalmente rock, muito comun em jogos de esporte, FIFA, MADEN, NBA…

      2 – Realmente não tem.

      3 – Ainda não tive situação de safety car.

      4 – Tem como chegar sim, mas tem que pilotar bem, e as 7 equipes é só na primeira vez que você joga, a partir das outras só apareceram as 3 piores, Lotus, Virgin e Hispania.

      5 – Eu tinha volante no PS2, mas nunca consegui jogar pois eu achava ruim de achar um lugar para jogar com ele, no Xbox eu jogo com o controle, que realmente em jogos de simulação atrapalha por ser muito sensivel, no F1 2010, eu estou desenrolando bem, mas quando jogo na live, noto que quem joga com volante tem tempos mais baixos.

      Quanto a LIVE não sei se você sabe, mas no xbox vem salvo 3 meses de Live Gold gratis, só que tem que ser com 3 contas diferentes, cada conta você pode usar um mes.

  12. Lucas Domakoski disse:

    Voltando a comentar, depois da ressaca pós-Cingapura…quanto à corrida, não vou falar nada. Foi capaz de estragar minha semana. Estou desviando os olhos de qualquer notícia relacionada que encontro pela internet… =(
    Agora falando do jogo…posso dizer que é realmente fantástico. Eu baixei ele completinho, 1 dia depois do lançamento (não me culpem: sou pobre e não tenho dinheiro pra essas coisas! =P). Tive que diminuir um pouco a resolução, pra não ficar lento no PC. Mesmo assim os gráficos continuaram incríveis. A chuva é fantastica de se ver, e é tão imprevisível quanto na realidade. Os carros estão fantasticamente bem produzidos, os sons dos motores são diferentes entre si e a jogabilidade é excelente. Estou no modo carreira, pilotando uma Virgin, no modo mais difícil. O único auxílio a que eu me permito é a troca automática de marcha, porque eu não tenho paciência pra ficar trocando manualmente…! =P
    A inteligência artificial dos pilotos é muito boa também. Você cria rivalidades (já andei me batendo com o Alonso =P) e isso se reflete em mais dificuldade pra ultrapassar na pista. Falando em pista, não poderiam ser mais bem reproduzidas: cada saliência das pistas de verdade está lá, e o visual é simplesmente soberbo.
    Enfim, realmente recomendo a todos os fãs da F1 que adquiram o jogo (de alguma maneira =P). É fantásticamente viciante e simplesmente um deleite para os olhos e para a imaginação. Sem dúvida, o melhor jogo de F1 de todos os tempos!

  13. Galkadesh disse:

    Rodrigo Pedrosa, muito obrigado pelo link .. vou começar o download hoje mesmo.
    Abraço

  14. allan disse:

    Rodei aqui no meu pc pentium dualcore 5200 2gb de ram ATI Radeon HD 3650 e rodou suave e a jogabilidade é muito boa tanto no teclado quanto no meu volante meia boca da leadershit, muito melhor que a jogabilidade do Rfactor (horrivel)

  15. carlos disse:

    Por favor, pelo amor de Deus. Estou tentanto jogar o F1 2010 no teclado. Quando vou fazer uma corrida e o carro está no box, não consigo fazer com que ele vá para a pista, para treino, tomada de tempo, etc. Ele simplesmente não sai.. Já usei o teclado inteiro, e não deu certo. Onde conseguir um manual dos comandos para o teclado. Alguém, poderia dar alguma dica? Grato

  16. carlos disse:

    Grato pela dica. Vou reinstalar o jogo na semana que vem e vou tentar. PS Tem um monte de site só criticando o jogo. Não resolve muito ficar só chutando o balde. O bom é ter um lugar pra se conseguir trocar informações e todo mundo desfrutar do melhor do game. Nota dez por essa iniciativa de vocês. Vou continuar colhendo as informações aqui postadas. Agradeço a todos que estão dispondo essas informações. Aliás, em nível de jogo, box, clima, etc, enfim se pode dizer que finalmente veio o “GP5!”. Carlos.

  17. carlos disse:

    É possível instalar o jogo sem ter internete, mesmo que seja só para jogar of-line?

  18. André Pfister disse:

    Acho que como fã de GP4 e de F1, devo escrever um longo texto, mas deve ser interessante. Vamos lá.

    Tenho PC e PS3. Minha opção foi comprar o Original do F1 2010 para PC por 2 razões: Primeiro que o teclado é meu parceiro inseparável (joystick do PS3 só pra futebol). Segundo que é mais barato pra PC… R$ 84,99 na Saraiva (sem propagandas).

    Bom, antes de comprar, como a grande maioria, baixei o jogo (5,5gb), instalei, joguei, mas depois do 2º dia de jogatina, o jogo dava erro e saía automaticamente para o Windows… ficou constante. Além disso, não podemos salvar os nossos jogos sem serial válido, ou seja, todo início de jogo temos de esperar toda a explicação, a agente falando conosco, o que demora muito. Resolvi adquirir o Original (Deve chegar sexta-feira).

    Meu PC não tem nada demais (X2 5200+; GeForce 8600GT; 3Gb RAM… enfim)… rodou legal até com 4x de filtro anti-aliasing. Tentei testar com tudo no FULL mas deu erro e voltou pro Windows (muita raiva).

    Sobre a jogabilidade: Em comparação com GP4, o carro é muito mais solto, mais real. Mais difícil de controlar, requer mais habilidade e atenção, o que fez minha mão direita doer um bocado.

    Pistas novas perfeitas, carros também perfeitos, chuva (até no Bahrein chove… rsrsrs)… mas como tudo tem exceção…

    – Não existe o HUD (aquelas informações da TV de distância de um piloto para o outro, por exemplo. Acho isso imprescindível num jogo de F1 (o meu GP4 tem isso com o MOD que lançaram, mas já tem tempo)

    – Não consegui “sentir” o vácuo do carro da frente (pelo menos não tão visível quanto o GP4).

    *Pessoal, estou comparando tanto com o GP4 pois foi o único jogo de F1 que gostei (jogo desde o GP2)… mas a comparação em si é ridícula, até pq o GP4 já tem exatos 8 anos.

    – A destrutibilidade é MUITO baixa… no GP4 um simples toque já quebrava sua asa dianteira, por exemplo. No F1 2010, as rodas se tocam, se batem e o carro nem levanta, nem arranha. Achei isso muito fraco, mesmo com a destrutibilidade em FULL.

    Enfim, preciso jogar muito mais que 1 dia de experiência que tive para dar opiniões mais concretas, mas por enquanto, é isso!!

    Abçs e desculpem o tamanho do texto.

  19. carlos disse:

    Conseguir descobrir uma forma de salvar os ajustes pessoais do jogo, tal como configurações de teclado, vídeo, etc. Existe um tutorial na internete que explica como salvar o jogo of-line. Em verdade, temos que baixar o programa Games for Windows Live e instalá-lo no computador. Depois, criar um perfil ofline através dele. Dessa forma, os ajustes são preservados. Ao se iniciar o jgo, vamos direto para o nemu principal. Enquanto se estiver fazendo o mesmo tipo de corrida, no mesmo circuito, fica tudo salvo. Pode-se também salver os setups. Meu jogo é original, mas sei que já tem crack que roda melhor. (como sempre!!!). O que ainda não conseguir entender é porque nos videos se tem acesso ao retrovidor interno, quando vamos jogar se selecionamos a opção dentro do coptik, a gente não dispõe de retrovisor e não vemos os carros que vem atrás. No meu jogo, não consigo isso. Inteligência artificial? Só mesmo no GP4. Pena que não haverá GP5. PS. Assiim como o RFactor e o F1 challege, o F1 2010 não tem opção prá salvar o jogo. Isso era a melhor coisa do GP4. Tá difícil. Resta rezar pelo Rfactor 2 e pelo F1 2011. Desculpe, também, pelo tamanho do texto.

    • No xbox, tem o analogico direito que é como se fosse o movimento da cabeça do piloto, assim, quando usa a camera do cockipit, você movimenta o analogico para espiar o retrovisor, deve haver algum comando tambem no pc.

  20. Mari Espada disse:

    Rodrigo, passei aqui só pra te contar que chegou hoje o meu F1 2010!!!!!

    Meu marido começou a jogar como team mate do Koba San! E depois eu vou fazer um perfil pra mim… mas ainda não sei que equipe escolher…

    Estou empolgada e querendo ficar horas aqui olhando para o jogo! Mas daqui a pouco tenho que dormir, afinal hoje de madrugada tenho que escrever sobre o FP2 de Suzuka, e amanhã eu trabalho… então fui!

    Depois eu volto para contar como estamos nos saindo no game… =D

    • Lagal, Mari.

      Eu estou com a Lotus na primeira temporada, estou no GP de Cingapura, já tenho proposta de renovar com a Lotus como primeiro piloto, e tenho tambem proposta da Sauber, vou esperar terminar a temporada para ver se aparece algo melhor.

  21. Rodrigo Pedrosa disse:

    Desvendando o Set Up do Formula 1 2010 !

    Feito pelo usuario do W11ONLINE – baccobest

    Depois de duas semanas de estudos e traduzir os textos do Set Up , fiz esse Faq para ajudar a vida de todos nós na melhora do rendimento dos carros . Aproveitem e estudem bem Pista a pista e o que voce espera da reação do seu carro em curvas , retas , retomadas etc
    Ele segue a ordem do set up do jogo , da esquerda para a direita na tela do SET UP

    Aerodinamica

    a- angulo da asa dianteira –

    Um valor elevado da asa dianteira (AIDS) trara aderência nas curvas de velocidade com saida de frente, mas precisa de ser equilibrado pela asa traseira para evitar a isntabilidade da mesma .

    b-angulo da asa traseira –

    Um valor alto gera downforce alto ( baixa velocidade + melhor aderencia), mas permite uma maior velocidade nas curvas

    rápidas com o custo do arraste aumentar causando uma menor velocidade Final

    Frenagem

    a- equilíbrio –

    (Bias) Dianteiro quanto maior o valor maior sera a probalidade de travagem.
    (BIas)traseiro quanto maior o valor levara o carro a sair mais de traseira.
    A distância de frenagem é maior em ambos os casos.

    b-pressão –

    Um valor maior faz com que a “pressão” das pastilhas fique mais sensível, e potencialmente mais propenso a
    resultar no travamento das rodas.

    Estabilidade

    a- A distribuição de peso com propenção a frente do carro , melhora a aderência em detrimento da estabilidade traseira.
    Mova o lastro ( Peso ) para trás para um comportamento mais estável nas curvas.

    b- A barra estabilizadora dianteira –

    Um valor mais alto gera patinagem , criando assim um carro mais ágil, a um custo de perder a aderência nas curvas. Isso também irá aumentar o desgaste dos pneus.

    c- A barra estabilizadora traseira –

    Quanto maior o valor , melhor sera a aderência e tração nas curvas, diminui o desgaste do pneu, mas a resposta na retomada de aceleração sofrera queda.

    Suspensão

    a- Altura do bico em relação ao solo –

    Quanto maior o valor maior sera a tração em curvas rápidas, e amolece as molas deixando-as mais macias para um ataque agressivo as Zebras , no entanto reduz o downforce.

    b- Altura da Traseira em relação ao solo –

    Quanto maior o valor melhor sera a retomada de aceleração permitindo um rendimento melhor em curvas rápidas, permite molas mais macias e uma utilização mais agressiva dos freios, mas reduz o downforce.

    c- rigidez da mola dianteira-

    Um valor mais alto diminui a patinagem das rodas dianteiras , aumentando a capacidade de resposta e maior tração, mas diminui a aderência nas curvas e aumenta o desgaste do pneu dianteiro.

    d-rigidez da mola traseira-

    Um valor mais alto gera mais saida de traseira , aumenta a capacidade de resposta, mas vai reduzir a tração e a aderência nas curvas e aumenta o desgaste do pneu traseiro.

    Cambio

    – 1ª Marcha –

    definir essa engrenagem para a curva mais lenta da pista.

    – 2ª Marcha –

    Use engrenagens curtas para pistas com algumas retas e muitas curvas. Use engrenagem longa para pistas com longas rectas e muitas curvas rápidas.

    3ª – 4ª -5ª e 6ª marchas não influenciamdiretamente no rendimento do carro , use flat , ou seja ? deixe como esta!

    -7ª Marcha –

    Defina esta engrenagem que está muito próximo do limitador de giros para aumentar a sua velocidade de fim da maior ou das maiores retas , cuidado se o motor sair de giro , podera explodir.

    Alinhamento

    a- Cambagem frontal-

    Diminuindo os valores do camber voce melhora a estabilidade da frente do carro nas saidas de curvas de
    baixa e na largada, mas vai diminuir a aceleração proporcional e final e aumentar o desgaste dos pneus dianteiros.

    b- Cambagem traseira –

    Diminuindo os valores do camber voce melhora a estabilidade traseira quando virar, mas tera menor tração e aumentara o desgaste do pneu traseiro.

    c- Toe Frontal –

    Um valor mais elevado faz o carro responder a aceleração de uma maneira melhor nas Curvas, mas o deixa menos estável em retas. Um valor mais baixo tem o efeito inverso.

    E ainda tem gente que tem a cara de pau de chamar o jogo de ARCADE ..rsrs só rindo!

    • Rodrigo Pedrosa disse:

      Eu vi num forum de Pro evolution Soccer, achei interessante e coloquei aqui, espero que ajude.

Deixe um comentário

