Vende-se uma equipe de F1.

Publicado: 30/09/2010 por Claudemir Freire em Artigos
Tags:, , , , ,

Não é de hoje que equipes são vendidas ou apenas saem da F1 para o ostracismo e o completo esquecimento, mas nos últimos dois anos as coisas aumentaram e entraram num ritmo acelerado e os “investidores” mais conhecidos por mim como picaretas lavadores de dinheiro proviniente de falcatruas querem tomar conta daquilo que um dia pertenceu a incríveis pessoas que no meio foram apelidados de garagistas e hoje temos apenas 1 lobo solitário e de cadeiras de rodas.

Podemos enumerar alguns casos de investidores que estão ou estiveram na F1 apenas para lavar seus parcos euros ou empresas multinacionais que entraram e saíram sem ao menos dar alguma satisfação, mas não é esse o motivo do post, não quero fazer um texto remetendo a história da F1 e sim um sobre o futuro.

Vamos começar pela equipe que realmente tem que estar a venda, caso isso não aconteça ela não estará no grid em 2011.

Hispania, não há muito a falar da equipe mais precária da F1 atual, seus esforços para estar no grid nessa temporada foram louváveis, mas a continuação foi lastimável, demprimente, loteou seu carro com pilotos pagantes e duvidosos como Yamamoto e Chandhok, ao que parece dispensou ambos por mais dinheiro de Senna e Klien. E agora se vê envolvida em todos os rumores possíveis de venda, Stefan GP, Toyota, sim ela mesma, Durango-Villeneuve e Epsilon Euskadi, todas estão afim de pegar essa vaguinha pobre e fazer dela a mina de ouro, ledo engano…

Virgin, até esse fim de semana passado não estava envolvida em rumores de venda, mas até que enfim a nanica foi colocada no hall destas, mas seu dono, Richard Branson tratou de vir a público dizer que não há essa possibilidade, mas sim de que o nome Virgin diminua suas aparições devido a chegada de novos patrocínios. Mas a questão é que o empresário nunca foi chegado a investir dinheiro sem retorno, nem mesmo na carrocinha de cachorro quente que tem na London Bridge ou nas moto-taxis da capital inglesa, ele quer dinheiro, e talvez vendendo seu espólio por um valor maior que o investido seja um grande negócio para ele.

Toro Rosso, não é de hoje que a equipe filial da Red Bull tem seu nome nos classificados, mas até então não parecia mais que um rumor, mas acontece que nessa temporada os resultados e a falta de dinheiro para investir no desenvolvimento do carro e o fato da empresa Red Bull estar sofrendo um grande assédio onde era dominante, a área de refrigerantes energéticos e teve prejuízos no ano final de 2009, dão força para que a equipe de Faenza que já esteve nos classificados por 60 mi de euros esteja a venda agora por 30 mi de euros e claro os picaretas de plantão citados no caso da Hispania já estão urubuzando a equipe junto com o mexicano Carlos Slim.

Renault, sim a Renault, o grupo de investidores Genii parece estar fazendo muita onda para o caso do Kimi retornar a F1, mas na verdade está atrás é de notoriedade e dinheiro para fechar o caixa de 2010 e abrir no azul em 2011 e ficou mais explicíto quando foi de pires na mão pedir dinheiro para Bernie Ecclestone no meio da temporada, então foi aí que surgiu o rumor da retomada da equipe pela Renault verdadeira, já que aquela altura alguns cheques dos investidores estavam voltando sem fundos, até mesmo os da compra dos 75% na mão da montadora. Então resta saber se o bom desempenho vai fazer os gauleses pegar o seu nome e equipe de volta e formar uma das melhores duplas da F1 com Kubica e Kimi ou vão ficar passivos e esperar que os “investidores” vendam sua marca para outro “investidor”.

Sauber, sem dúvida nenhuma é a equipe que mais arrasta a torcida dos fãs de F1, como era o caso de Jordan ou Williams, mas vem passando por sérios problemas financeiros e ao que parece o interesse da Carlos Slim pela equipe não se restringe apenas a patrocinar a equipe e sim ser um dos donos ou o dono, isso porque os rumores que dão conta da venda da Toro Rosso incluem também o bilionário mexicano como um dos compradores, então é fácil de pensar que ele realmente quer uma equipe e não apenas dar o nome a essa.

Na Force Índia ainda não houve nenhum rumor, mas a situação financeira da equipe não anda nada bem.

A Ferrari está a venda e isso não é nenhuma pegadinha e sim o que corre no meio financeiro, a FIAT que detém 85% das ações está disposta a reduzir seu controle acionário para adiquirir o que falta das ações da americana Chrysler, isso não deve influenciar em nada na F1, pelo menos por enquanto.

Então, assistem de camarote a todo esse embróglio Red Bull, Mclaren, Williams, Lotus e Mercedes, mas não menos ameaçadas por alguma reviravolta na vida de suas gerencias empresariais, e até corre também o rumor que a CVC teria uma oferta de compra de suas ações na FOM, sendo assim.

Está tudo a venda. Vamos ver quem vende primeiro? Ou quem apaga a luz por último?

comentários
  1. Allan Wiese disse:

    E aí se pergunta (talvez eu esteja sendo radical demais e gostaria que o pessoal da velha guarda me contasse um pouco melhor essa história): no longo prazo, o modelo de Bernie vale a pena? Quem, além do próprio Ecclestone, ganha dinheiro?

  2. Mari Espada disse:

    Eu vendo, eu vendo! Eu compro! Que zorra!!! Parece a bolsa de valores!!!
    Com tanto entra e saí, vão bagunçar a casa toda, deixar a louça suja na pia e o último vai esquecer de apagar a luz!

    Alguém tem que zelar pela integridade da F1. Mas quem? Já que o Bernie só zela pela própria carteira…

    Tudo bem que a atuação de algumas empresas no esporte são excepcionais, como a Red Bull. Mas eu tenho saudade (sem ter vivenciado) do tempo dos garagistas que, financeiramente falando, jamais voltarão!

    PS. Eu adoraria que a Toyota voltasse através da compra da Hispania. Quem sabe…

    • Vitor, o de Recife disse:

      Taí uma equipe que não sinto a menor falta. Compreendo a importância da montadora, mas a Toyota passou em branco na categoria. Desempenhos modestos, a maior parte dos pilotos que guiaram pela equipe eram sem sal (tirando o da Matta, que acho o típico caso de piloto certo no lugar errado), gestão confusa, e uma pintura que simplesmente era uma das mais sem graça da história. Aquele branco com tinta vermelha-escorrida-pelo-vento… bleeeeeeeergh!!!

      Espero que a Epsilon Euskadi compre a Hispania, mas do jeito que as coisas andam na F1 é bem capaz da equipe do Villeneuve compra-la. Nada contra o canadense, que, pela personalidade, seria muito bem vindo nessa F1 extremamente corretinha (nas aparências, só nas aparências), mas esse lance dele com a Durango, e seus misteriosos INI (investidores não identificados)… tem tudo para ser mais um que entra e sai em menos de um ano.

    • Speeder_76 disse:

      A Toyota não volta tão cedo. Aliás, eles estão muito mais interessados em investir na Le Mans Series, por causa da hipótese que essa série dá aos carros híbridos. Portanto, a não ser que a FIA permita isso… Toyota de volta à Formula 1, não.

      • Speeder_76.

        A idéia do retorno da Toyota não seria de corpo e alma, apenas alugando as instalações de Colonia e fornecendo motores, eles estão com a infeliz idéia de colocar a Lotus Car como nome principal, já que a marca anglo_malaia já usa seus motores nos carros esportivos.

        Se isso acontecer vamos ter uma bela novela mexicana pela frente para saber que fica com o nome Lotus.

    • Anselmo Coyote disse:

      Mari,
      Isso são bolhas e nada mais. Quem oferece só quer saber quanto vale e quem se oferece para comprar só quer fazer farol. Td ficará na mesma.
      Abs.

      • Se ficar na mesma, coisa que eu gostaria muito, teremos 10 equipes em 2011, porque uma já está fadada a fechar e a outra se não encontrar que toque o barco vai junto, leia-se, Hispania e Toro Rosso.

  3. wilson costa disse:

    kimi na renault?
    não.

    De acordo com reportagens na Alemanha e na Finlândia, Vitaly Petrov é o favorito a seguir na Renault em 2011, ao lado de Robert Kubica.

    Segundo reportagens alemãs, os pilotos Adrian Sutil, Nick Heidfeld e Timo Glock não estão mais conversando com a montadora francesa. Além disso, o jornal “Turun Sanomat” afirmou que Kimi Raikkonen não está interessado em voltar.

    Segundo o periódicoo, as notícias sobre a aproximação entre Raikkonen e Renault surgiram apenas para “colocar pressão adicional em Petrov e seus patrocinadores”. O russo, por sua vez, disse não se preocupar com o assunto.

    “Não me preocupo. Por que deveria? Eles devem se preocupar. Acho que continuarei a fazer meu trabalho e tudo parece estar bem”, comentou Petrov.

    • Vitor, o de Recife disse:

      O que eu acho estranho é o próprio Kimi ajuda a por lenha na fogueira. Por que copiaria uma reportagem do Heikki Kulta em seu site com opiniões dos profissionais sobre uma possível volta? Não seria mais fácil colocar uma nota sucinta do tipo “estou muito feliz aqui e não quero voltar a F1”?

  4. Jackson disse:

    Pelo que me parece, a FIAT esta vendendo a Escuderia Santander Alonso Racing… mas isso não significa que estão “quebrando”… enfim… todos sabemos que a Shell, Mubadala, Santander e MARLBORO, da o dobro de dinheiro de um orçamento anual do que McLaren e outras… sendo que os patrocinadores apelam para a “midiatica Ferrari”… o retorno é sempre maior, por mais que sejamos fãs de outras equipes ou pilotos, temos que reconhecer, ninguém sabe vender mais do que os carcamanos…rsrsss
    prova disso è a Marlboro e a Vodafone… a unica empresa de tabaco que ficou foi a da Ferrari e a Vodafone, queria ser a title sponsor dos carcamanos.. mas saiu fora, devido a Marlboro pagar muito, mais muito mais para os italianos… então ela correu para outra equipe que aceitaria seu dinheiro…

    • Jackson,

      A Fiat não está vendendo, vão apenas abrir mão de 34% do capital votante da empresa Ferrari para poder adquirir o restante das ações da Chrysler que ainda não está sob seu controle e pertence ao governo estadunidense, assim ela seria a dona da empresa no capital votante.

      E na Ferrari ela permaneceria com 51% do capital e ainda seria a dona da empresa.

      E para tirar qualquer dúvida de que a marca Ferrari vende mais que qualquer outra em 2009 37% de todo o orçamento de patrocínio das equipes esteve na mão da Scuderia, se não me engano algo na casa de 350 mi de euros.

  5. Mari Espada disse:

    Por falar nesse papo de compra e venda…
    Você viram que a notícia que saiu hoje na Autosport???

    A Porsche quer voltar à F1… mas por enquanto apenas como fornecedora de motores.
    Eles devem voltar em 2013, que é quando mudará o regulamento.

    http://www.autosport.com/news/report.php/id/87103

    Hum… agora fiquei curiosa para conhecer o histórico da Porsche no automobilismo.
    Assim que der um tempinho vou pesquisar, e se for interessante lanço um post para vocês!

    • Sirlan Pedrosa disse:

      Mari,

      Você vai escrever bastante….A história da Porsche em corridas é fantástica.

      Só em Le Mans venceram um absurdo. Tem inclusive um modelo, o 917, que é em minha opinião um dos maiores ícones das provas de endurance.

      Na F1 foram os construtores do motor V6 turbo que foi campeão com a Mclarem em 84, 85 e 86, mas ao contrário do que muito se fala os alemães apenas entregaram um motor que foi encomendado pela TAG, não havia um envolvimento direto da Porsche com o time de Ron Denis.

      Fica para você fazer um post daqueles que temos tido o prazer de ler…

      Um abração,

      Sirlan Pedrosa

    • Vitor, o de Recife disse:

      Ah Mari, você vai gostar de escrever o post… pois a Porsche já correu com a McLaren! Foi campeã 1984 e 1985 (Lauda e Prost). Só que na época os motores eram rebatizados com o nome TAG.

      Boas pesquisas.

  6. wilson disse:

    belos motores, belos motores. boas recordações.
    Mas falando sério é que o post tá la pra tras e pra nao ficar escondido.
    Eu disse que o lewis ainda não tinha esgotado a cota dele de erros e azares pra esse fim de campeonato e você disse que eu era pessimista.
    Eu não sou pessimista, sou realista. Voce que ignora algumas caracteristicas do piloto de autorama (digo, piloto de simulador, coisa mais moderna, de autorama era de naos atras)
    Estou escrevendo antes da proxima corrida, ou melhor proximas corridas.
    Ate o fim do ano ele vai errar feio mais uma vez.

    Tais igual o lula mari.
    O povo dele faz falcatrua, corrupção, e o presidente diz que na verdade é conspiração contra mulher brasileira, porque a dilma é candidata, que a culpa eh da imprensa que é mesquinha.
    Mudou de nome bandalheira?
    ou seja, ele tenta mudar o foco da coisa.

    Lewis não será campeão nem esse ano, nem ano que vem.
    talvez 2013 com as mudanças gerais que teremos.

  7. Edson Vilar disse:

    Bem se vendem ou comprarm, isso faz parte do negócio. É como jogador de Futebol. O que importa é dar espetáculo!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s