Expectativas para o GP do Japão.

Publicado: 06/10/2010 por Allan Wiese em Artigos, Formula1
Tags:,

Faltam 4...

E a temporada 2010 da Formula Um vem entrando em seus momentos decisivos. Dependendo de como forem os resultados, alguns pilotos já poderão dar adeus à briga pelo título.

Em teoria o circuito de Suzuka favorece a equipe rubro-taurina. Mas, como dizem, na prática a teoria pode ser outra, já que a pista de Cingapura, teórico território das latinhas energéticas, viu pole, volta mais rápida e vitória de ponta a ponta de Fernando Alonso guiando sua F10.

Vamos a um pequeno resumo do que se pode esperar de cada uma das 3 equipes que brigam pelos títulos e um apanhado geral dos outros times.

Red Bull: declarações de ambos os pilotos dizendo que o campeonato ainda está aberto e Vettel mandando recado para Webber: “vamos ver quem é melhor”. O time de Milton Keynes vai continuar deixando seus pilotos disputarem posições na pista, apesar de alguns dizerem que eles continuam favorecendo Vettel. Webber tem consciência de que o campeonato está aberto, mas tem uma certa tranquilidade pela sua pequena vantagem de pontos sobre Alonso e os outros. Mas ele também sabe que a Ferrari “está com o momento”. Vettel diz que mesmo eles tendo o melhor carro na teoria eles precisam provar isso na prática. Ele também destaca que o campeonato está aberto e que os 5 pilotos estão separados por poucos pontos.

McLaren: o time de Woking vai trazer várias atualizações para Suzuka e irão testá-las na sexta, para decidir quais usar no restante do final de semana. A principal inovação é um novo assoalho, além de mudanças nas asas e outras pequenas partes. Declarações pós GP da Cingapura, ainda relacionadas ao acidente de Lewis, diziam que, se a McLaren fornecer um carro vencedor, Hamilton é capaz de vencer a corrida. Tendo feito apenas 25 pontos nas últimas 4 provas, Lewis sabe que esse é um momento crucial do campeonato. E Jenson, que é o último do campeonato, se diz voltando para uma segunda casa, já que trabalhou por muito tempo lá, nos tempos de Honda. Ele diz que, mesmo estando em último, se não cometer erros, ainda pode ser campeão.

Ferrari: mesmo por Luca di Montezemolo ter dito que o que a Ferrari espera de Felipe Massa é sua ajuda à Fernando Alonso e, dois dias depois, dizer que Massa sempre será um piloto número 1 para Maranello, nada disso muda a situação na Ferrari: concentração dos esforços no fortíssimo Fernando Alonso. Se considerarmos apenas as últimas 5 etapas, a Ferrari lidera ambos os campeonatos e depois das atualizações da Alemanha, o carro se mostrou forte em todos os circuitos em que correu. O fato de Alonso ter feito barba, cabelo e bigode e um circuito que era favorável ao RB6 deposita ainda mais confiança no time vermelho, que parece ter encontrado em Alonso novamente um piloto ao seu estilo. Alonso se diz 100% focado e animado, mesmo com o desgaste de fim de temporada. E Massa disse que nunca vai correr para ser escudeiro de ninguém, mas que não tem conseguido render o suficiente esse ano.

Nas outras equipes, alguns destaques: depois de fazer suspense, a Hispânia definiu seus pilotos: Sakon e Bruno. E Bruno Senna pilotará a Lotus com que seu tio conquistou sua primeira vitória na F1 no domingo de manhã. A Lotus, mostrando cada vez mais seu desejo de voltar a ser grande, anunciou que usará caixa de câmbio Red Bull em 2011. Não muda nada para essa corrida, mas é uma injeção de ânimo extra para seus pilotos. Na Renault, declaração de que Kimi não vai querer voltar para a categoria depois de ter se sentido usado pelo marketing da equipe. Isso pode trazer um pouco de tranquilidade à Petrov, para que ele consiga mostrar resultados à altura de seu vice-campeonato na GP2. A Mercedes, talvez querendo justificar antecipadamente maus resultados, disse novamente que o time já está focado no carro de 2011.

Pit-wall de Suzuka em 2010.

O ex-piloto que auxiliará os comissários nessa etapa será novamente Alexander Wurz, que já ocupou o cargo na China esse ano.

Para conhecer melhor cada uma das curvas do circuito, clique aqui.

As expectativas são grandes para ver os resultados dessa 16ª etapa de um dos campeonatos mais emocionantes dos últimos tempos na categoria.

comentários
  1. Marcus Zangari disse:

    corridaça na certa!!!
    vettel me parece mais maduro, portanto nao creio em confusao entre webber e vettel!
    se chover msmo o estrategista button pode dar os famosos pulo de gato dele.
    fora isso creio que dominguera da espanhol seguido por vettel e hamilton, com webber e butao logo atrás, nao acredito q felipinho vá roubar pontos como pediu montezelo, e tbm nao acredito em outras surpresas, apesar q torço mto pela chuva ai o bixo pega!

    • Allan Wiese disse:

      Se a chuva vier, a emoção vem junto…
      Mas teremos que esperar pelo início das atividades pra saber se a teoria se confirma ou não. E mesmo que se confirme na sexta, sábado e domingo ainda podem reservar surpresas, como foi em Cingapura…
      E, dependendo dos resultados, alguns pilotos já poderão abandonar a briga. Tomara que continue embolado até bem próximo de Abu Dhabi…

  2. é torcer para ser uma boa corrida.

  3. Mari Espada disse:

    Ei Allan, tenho um protesto a fazer… Tem foto da Ferrari (Alonso) e da Red Bull, mas cadê a foto da nossa amada McLaren aí no post???
    Ah, já sei… você está poupando o blog por enquanto, para que nenhum Troll reclame, já que a partir de sábado a McLaren vai dominar os posts por aqui, né? Hehehe. =)

    Agora que história é essa de que o Kimi não vai querer voltar para F1? Que lorota! Alguma coisa não deu certo na negociação e ele tá com essa desculpinha.
    Mas isso não quer dizer que o Petrov pode dormir traquilo, porque li que o Grosjean tem chances de vir para a Renault em 2011, o que é interessante agora que ele está testando os pneus Pirelli.
    Vamos ver como termina essa história…

    Beijos!

    • Marcelo Brum disse:

      Se a proposta fosse da RBR será que o discurso do Kimi seria diferente? Tá na cara que o Kimi quer retornar por cima à categoria.

      Abçs!

    • Allan Wiese disse:

      É Mari. Ele disse que se sentiu usado pelo marketing da equipe e que, se for voltar, não vai ser guiando pela Renault…

    • Tomás Motta disse:

      “já que a partir de sábado a McLaren vai dominar os posts por aqui, né? Hehehe. =)”

      Tem certeza Mari? Hum…. Esse fim de semana está muito mais para Red Bull!

  4. wilson disse:

    essa prova só admite duas variantes possíveis:
    a ferrari fazendo uma nova excelente corrida, com no mínimo um segundo lugar
    o piloto virtual batendo no webber de novo

    Não acreditam?
    nos encontramos aqui apos a prova

  5. Laysson disse:

    Esperar uma ótima corrida, melhor seria se começasse 1 da manhã, já as 3 o risco de dormir no meio quando a corrida fica morna, é grande. hahahaha
    A tal da chuva que sempre promete e raramente cumpre, pode vir a calhar nessa corrida e embolar ainda mais as coisas. To torcendo por uma vitória do Button e um bom resultado do Vettel pra deixar ainda mais embaralhada a pontuação dos postulantes ao título.

    O favorito acaba sendo o Alonso por conta desse momento dele em que tudo conspira a seu favor. Os touros seriam, mas o asturiano parece encapetado nessa hora em que chega lá. A Mclaren vai depender e muito desse pacote, e pelo que falaram, repetirão 2008 com novos pacotes até a última prova, então é difícil que errem a mão até lá, só espero que não seja tarde demais.

    Raikkonen, além do dinheiro espera um carro vencedor, então mesmo seu empresário tendo procurado equipes pra conversar, não é o caso pra ele na Renault. O grande lance pro Petrov, é que com esse balde de água congelada nórdica, a equipe não consegurá inflacionar tanto o preço do cockpit pro russo. Já Grosjean fica difícil sem aquela influência interna que seu pai possuia, e mesmo conhecendo os Pirelli, falta o aporte financeiro.

    • Allan Wiese disse:

      É verdade Laysson, o horário pode ser perigoso… E uma chuva não faria mal a ninguém (de nós, expectadores).
      Mas assim como já aconteceu com outros pilotos que tinham o momento ao longo do campeonato, a sorte pode abandonar Alonso. Ele tem competência pra não deixar isso acontecer, mas…

  6. Vitor, o de Recife disse:

    É… a dor de barriga do Yamamoto passou. Deve ser a comida japonesa que o deixou mais forte… :p

  7. Allan Wiese disse:

    Um pouco de maldade: devido ao histórico de câmbios quebrados por Bruno Senna em MP4-4 de seu tio, o dono da Lotus que Bruno vai guiar deve estar torcendo pra que seu carro volte inteiro do passeio…

  8. Vitor, o de Recife disse:

    Fórmula 1… Japão… Galvão????

    Não, prefiro o japonês. Pelo menos é engraçado ele se esgoelando…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s