FP2 – GP do Japão (Suzuka)

Publicado: 08/10/2010 por Mari Espada em Formula1, Notícias
Tags:, , ,

Suzuka, um GP que exige superação dos próprios limites! Tanto para os pilotos, quanto para os torcedores brasileiros, que precisam vencer o sono para acompanhar a Fórmula 1 madrugada à dentro.

Dessa forma, cá estou firme e forte para cobrir os acontecimentos do FP2 para vocês.

A previsão é de chuva para o treino de classificação e corrida, mas nessa segunda sessão de treino livre não caiu uma gota! Tornando tudo muito chato (para as expectativas climáticas), mas ao contrário do que o Claudemir observou no FP1, esse FP2 não será nada parado!

Alguersuari é o primeiro piloto a enfrentar a técnica Suzuka nesse FP2 e define o tempo em 1:35.875. O próximo a fechar volta é Heidfeld, que bate o tempo em 1:35,053, seguido por Hulkenberg que define sua volta em 1:33.800.

Com os lindos olhos rasgados dos torcedores japoneses voltados para Kobayashi, ele sente a pressão e roda no início de sua primeira volta, juntando muita grama e sujeira em seus pneus, mas aos poucos vai se recuperando para tirar o melhor que sua Sauber pode oferecer.

Mas logo nos primeiros 15 minutos Alonso, Webber, Vettel e Button já estavam preparados para dar as primeiras voltas.

E agora Button terá que trabalhar dobrado na pista, já que a McLaren não poderá contar com Hamilton que bateu na curva 8 durante o FP1, apesar de ele estar trabalhando nos boxes junto aos mecânicos.

Alonso chega impondo sua presença e domina a primeira colocação com 1:33:159, com pneus duros. Sendo seguido por ninguém menos que Schumacher com 1:33.299.

Mas Webber logo bate esse tempo com 1:32:574 aos 20 minutos do treino, sendo essa a melhor volta do dia, e sem nenhum esforço aparente. Mas Vettel vem logo atrás para reivindicar seu lugar, assim vence Webber com 1:32:501 e posteriormente com 1:32:210, sendo que este último tempo reinou em primeiro até iniciarem as voltas com pneus macios.

E Button, com sua pilotagem conservadora e pneus duros, mantém-se em décimo com 1:33:523.

Os pilotos da Willians contam com um novo pacote aerodinâmico para Suzuka e Hulkenberg elogia o equilíbrio do carro pelo rádio, mas avisa que o fundo está batendo na curva 8, a fatídica curva rápida onde Hamilton bateu anteriormente.

Os pilotos da Force Índia mostram-se satisfeitos com o carro, que conta com um novo difusor. Sutil consegue manter-se em quarto com 1:32:842, enquanto Liuzzi com seu tempo de 1:34:533 consegue apenas a décima quinta colocação.

E quem também traz uma novidade para essa pista é Vettel, com seu novo capacete, denovo! Será que ele está querendo competir com o Valentino Rossi?

Massa é o primeiro a colocar pneus macios faltando 40 minutos para o final do treino e consegue o terceiro tempo com 1:32:519. Em seguida Alguersuari também entra na pista calçando esse composto.

É hora dos tempos baixarem!

Webber na pista com pneus macios a 30 minutos do término desse treino fez 1:31:860, mas Vettel ainda não saiu com esse composto… E quando sai faz 1:31:712.

Faltando 25 minutos para o término do FP2, existe um abismo entre a Red Bull e a Ferrari, sendo que Kubica os separa com 1:32:200. Conforme previsto, essa parece ser uma pista onde os touros vermelhos devem liderar de ponta a ponta.

Parece que a Renault vem para a briga nesse GP do Japão, com Kubica entre Red Bulls e Ferraris, e com Petrov na cola da McLaren de Button.

Há 20 minutos do final, Vettel bate seu próprio tempo, baixando para 1:31:465.

E nesse instante vê-se Hamilton se preparando para entrar na pista e aproveitar os últimos minutos da segunda sessão de treinos livres, dando apoio ao seu colega de equipe, após muito trabalho nos boxes para recuperar sua McLaren, sem a necessidade de trocar o chassi do carro.

Faltando 15 minutos as Mercedes mantém-se no meio do grid, sendo que Schumacher conquistou um oitavo lugar com 1:32:831 e, como poucas vezes vimos, andou na frente de Rosberg que fez o décimo primeiro tempo com 1:32:880. E na tentativa de descer o tempo, Schumacher escapa feio na amaldiçoada curva 8 e quase encontra a mesma barreira de pneus que a McLaren de Hamilton “beijou” no FP1.

E, com pneus macios, vem aí o campeão de 2008 há 8 minutos para o final do treino. O novo pacote aerodinâmico da McLaren para Suzuka parece precisar de alguns ajustes ainda e Hamilton poderá dar novos parâmetros para a equipe.

Com sua típica agressividade, Hamilton vem abusando das curvas, mas sua McLaren subdesenvolvida não ajudou, parecendo mais um kart andando na chuva, saindo de traseira sem motivo. Assim ele inicia apenas em décimo oitavo e depois baixa o tempo para 1:33:481, finalizando com o décimo terceiro tempo.

Depois desse agitadíssimo FP2, vamos aguardar pelo FP3 logo mais na noite dessa sexta-feira!

Será que a Red Bull manterá essa liderança absurda? Será que a McLaren irá evoluir com o retorno de Hamilton? Será que Alonso irá se desdobrar para vencer como fez nas últimas duas corridas? Será que a Renault conseguirá se manter entre os primeiros?

Estou ansiosa para saber as respostas…

comentários
  1. Mari Espada disse:

    Antes de tudo, venho aqui na sessão de comentários para pedir desculpas caso eu tenha escrito alguma bobagem no reporte do FP2. Espero que todos compreendam o meu sono absurdo e a minha profunda tristeza ao ver o meu Miltinho desolado com sua batida no FP1. =(

    Olha que cena mais triste… Ele não parece um cachorrinho que caiu da mudança?

    Beijos para todos os Ultrapassistas!
    Agora vou voltar a dormir, afinal amanhã é dia de labuta.

    • Andy disse:

      O bom da Mari é que, mesmo quando se encontra em situação de desconforto (ainda que inocentemente, como foi nesse caso dos olhos rasgados, o qual eu também não vi nenhum problema – e tenho amigos descendentes de japoneses e uso a expressão sem causar mal-estar entre eles), ainda encontra polidez para admitir que “errou” e pedir desculpas na humildade. Você seria uma ótima diplomata, Mari.

    • Tem que dar um jeitinho de falar nele, hehehe, ainda bem que foi no FP1, e ainda da tempo de se recuperar…

      Apesar que algo me diz que no Japão da Webber.

    • Daniel Lima disse:

      Mari,Mari

      Não precisa se desculpar,seus posts bons como sempre!Tá certo que s vezes você puxa a sardinha demais pro lado do Hamilton,perdoavel,afinal é fã assim como todos nós temos nossos pilotos favoritos,faz parte como torcedores que somos (:

      Agora falando de beijar o muro,eu preferiria ver o Alonsinho desoladinho,mas o miltinho tb serve(Bricadeira em relação ao Hamilton) hehehe
      Vamos lá Vettel rumo ao titulo!!

      Abraço!

      • wilson disse:

        eh ruim hein???
        não leva o título.
        se alguem leva o titulo ou weber ou é alonso.
        os demais ainda na categoria de coadjuvantes

    • Felipinho disse:

      rsrs…
      Mary, me desculpe, mas parece mais um cachorrinho que foi jogado do caminhão de mudança..
      rsrsrsrs

  2. Japonês disse:

    “olhos rasgados”… patético e preconceituoso, uma pena que em seus belos e sensiveis posts no fundo escondam uma face mais negra.

    • Mari Espada disse:

      Ah, sorry… estou acostumada a falar com liberdade entre meus amigos “de olhos rasgados” e, por me conhecerem, eles sabem bem que não há nada de preconceituoso em minha opinião… e aqui no Ultrapassagem, como me sinto entre amigos, não pensei que eu precisasse dosar as palavras… mas esqueci que existem outros leitores, além dos que comentam normalmente… erro meu, causado pelo excesso de sono às 3:30hs dessa madrugada de treino livre.
      Da próxima vez prestarei mais atenção.

      PS. Mas quem disse que “olhos rasgados” é ofensa? Eu acho lindo!

    • Mari Espada disse:

      Amigo, atualizei o texto, mas não retirei o termo “olhos rasgados” porque a minha intenção foi pura ao utilizá-lo. Mas inclui a palavra LINDO para evitar outras interpretações, como a sua, pois não quero ofender ninguém, nem parecer uma coisa que não sou e que abomino (preconceito).

      Acredito que o próprio Alex-Ctba que é japonês como você e me conhece melhor, pelo contato que temos aqui no blog, pode lhe dizer que eu não sou preconceituosa mesmo, ainda mais com os lindos japas!

      E fique à vontade para fazer piadas com os portugas, que eu vou rir junto com você… =)

      Beijos, e boa sexta-feira!

      • Mari, você sabe a ultima do Manoel da padaria, hehehe… brincadeiras a parte.
        Humildade para pedir desculpa, mesmo quando não teve intenção, isso é uma qualidade grande, parabéns!!!

        Se o Claudemir foi um herói em ver para poder escrever sobre o FP1, o que falar de você, que fez o mesmo com o pior, parabéns novamente!!!

        Vamos ver as respostas quando estiver valendo…

    • Claudio Cardoso disse:

      Me desculpa.

      “olhos rasgados”… patético e preconceituoso,

      Mas onde esta o preconceito ?

      Ou será que por acaso a caracterista mais aparente visual dos japoneses nao é essa?

      Ao que me parece, uma caracteristica fisica nao torna um povo nem melhor nem pior que ninguem.

      Seria o mesmo que alguem tivesse mencionado, “os loiros nordicos”.

      Sinceramente na minha opiniao o preconceito esta dentro de voce…
      Talvez Freud venha a explicar, que o preconceito esta dentro de voce, que nao gostaria de ter os olhos assim, tendo em vista que incomodou-se e muito.

    • Alex-Ctba disse:

      Japonês, partindo do seu ponto de vista, os Negros podem ficar ofendidos, com esse seu “escondam uma face mais negra

      Viu? é complicado cara…

      • Mari Espada disse:

        Bem pensado, Alex!
        Então, considerando a sua dupla-decendência, você poderia se sentir ofendido por mim e pelo Japonês ao mesmo tempo! =)

  3. Vitor, o de Recife disse:

    As Red Bulls sempre impressionando nos treinos livres…

    Interessante as reações dos pilotos da Ferrari. Alonso demonstrou tranquilidade, enquanto Massa revelou estar impressionado com o “gap” dos carros de Adrian Newey. Vamos ver como as coisas vão correr hoje, mas a Red Bull é franca favorita… e com Vettel. Aí não dá pro Webber pedir prioridade…

  4. Felipinho disse:

    Se a Ferrada não tiver escondendo o jogo, os touros vermelhos vão levar esta com o pé nas costas…

  5. Mari Espada disse:

    Obrigada pela compreensão e pelo apoio, meninos! =)
    Meus posts sempre tem alguma polêmica, já repararam? Hehehe.

    Beijos!

  6. Alex-Ctba disse:

    Mari, agora entendi a polêmica. Qdo vc falou no email não entendi nada. Nem esquente, pq não foi ofensivo, IMHO. Muitos da raça dos meus ancestrais tem esse complexo mesmo. Pode ver os desenhos japoneses, eles colocam os personagens com um “zóiões” bem redondos e enormes rsrs

    Sei lá, assim como alguns brasileiros tem complexo de vira-latas, os nipônicos tem tb em relação aos olhos rasgados. É uma parada cultural. Algo q acumula ao longo dos anos, culpa daqueles termos q nós brasileiros gostamos de falar, tipo “abre o olho japonês” etc

    É igual Paulista. Todo nordestino pra paulista é baiano e o termo “baianada” virou um sinônimo infeliz, q pode ser ofensivo, mas q para nós, paulistanos, soa natural. Tipo: “putz, q baianada”

    E em todo lugar rola vários tipos de preconceitos contra, raça, região, religião etc. No final das contas, isso tudo é uma grande bobagem. Tem q saber identificar qdo a pessoa está usando esses termos de forma ofensiva ou não.

    Voltando a F1 e ao post, parabéns Mari, por ficar acordada de Madrugada e relatar o FP2 para nós. Muito bom o esforço seu e do Claudemir para manter o formato do Ultrapassagem, mesmo nesses GPs madrugueiros.

    Bjs para a Mari e outras meninas e Abraços pra rapaziada!

    • Mari Espada disse:

      Obrigada Alex!!! E hoje a noite estarei acordada novamente para a classificação!
      Mas considerando que é a SEGUNDA noite sem dormir direito… não garanto o nível do post! Mas dessa vez meu marido vai estar acordado também e me ajuda a anotar alguns lances que eu tenha perdido devido à uma “piscada mais longa”… Hehehe.

  7. Vitor, o de Recife disse:

    “Tem q saber identificar qdo a pessoa está usando esses termos de forma ofensiva ou não.”

    Exato. É a mesma coisa de um negro caminhar tranquilamente na rua e um policial pará-lo do nada, dizendo “vai pra onde, afrobrasileiro?”

    Não é um termo que vai colocar fim ao racismo. É uma coisa que me irrita muito nestes tempos pseudo-politicamente-corretos. Muda-se a embalagem, mas a essência que é bom nada. E o preconceito, real, continua, velado por sorrisos hipócritas…

  8. julets disse:

    Mariiiiii
    Primeiramente gostaria de agradecer todas as informações preciosas para nós mulheres do blog :)
    É meu primeiro comentário por aqui…normalmente só acompanho as notícias (mesmo sem ser fã de F1 igual você é; na verdade mais do que qualquer todo mundo que conheço).
    Ahhh, qualquer dia desses vou convencer o porteiro aqui da empresa a comentar por aqui também…aí quem sabe com a fotinha dele a galera daqui vai se impressionar com a semelhança com o “Miltinho da Mari”.

    Mas meu motivo real de comentar aqui hoje é sobre o caso dos japas kkkkkk meuuuuuu nada a ver!!!! Muita falta de compreensão do nosso coleguinha Japa achar ruim a expressão “olhos rasgados”, pois te conheço e sei que a comunidade japa é louca por ti!!! :) (com todo respeito Dani Dani ). Enfim, to gostando daqui e vim pra ficar…..vocês vão ter que me aturar!!! Woooooooooooow
    Beijos 1000 para todos *.*

    • Mari Espada disse:

      Juliana!!! Sai daqui sua maluca!!! Hehehe. =D
      Não vai me envergonhar na frente do povo aqui, hein. Eles acham que eu sou uma pessoa séria e inteligente… =P

      Meu, vou te passar o link do “Quem sou eu” aí você se apresenta para a galera!
      Acho que todos vão ficar felizes de ter a opinião de mais uma menina por aqui.
      Então volte sempreeeee!!!!

      Meninos, essa maluca trabalha comigo… e como ela adora uma polêmica, um barraco, me fez fazer um perfil no wordpress pra ela agora na hora do almoço, só para ela vir aqui me defender! Hahaha. Amiga é pra essas coisas, né?

      Tô pensando em passar pra ela o link daqueles meus posts antigos da McLaren, onde fui terrivelmente atacada por diversos Trolls.

      É galera, agora eu tenho segurança particular por aqui, hehehe!

      Beijos para todos!
      E para a Ju: beijos 1000!!!!!

      • iDavid disse:

        Outra doida !!!!
        legal legal, mais mulheres deixam o ambiente mais divertido.

        Mas Mari, vc n foi duramente atacada… Humm… como dizer isso…
        Já sei: Foi a maneira como vc se referia ao seu “Miltinho” que pegou mal.
        Mas n por ser ofensivo nem nada, é pq seus posts são desse jeito meio bobos com uma pitada de infantilidade, remetendo a uma certa ingenuidade de sua parte, eu ri pra caramba do cachorinho que caiu da mudança…

        Bom, eu mesmo fikei bastante chateado com o rumo que o Ultrapassagem seguiu, mas já me acostumei e hj leio seus posts tendo em mente que onde vc puder puxar o saco do Hamilton, vc irá.

        Seus posts subiram de nivel Mari e é uma grata surpresa encontrar uma mulher que entende e é tão apaixonada pela F1 (e pelo automobilismo -creio eu).

        No mais, continue assim…

        e… eu queria te pedir uma coisa… queria ke vc colocasse uma camera e gravasse vc assistindo a corrida, dai se o Hamilton bater, vc postar o video no youtube do momento da batida, pra ver a cara que vc faz…

        xD

      • Mari Espada disse:

        “meio bobos com uma pitada de infantilidade, remetendo a uma certa ingenuidade de sua parte, eu ri pra caramba do cachorinho que caiu da mudança…”

        iDavid, os meus posts são simplesmente do meu jeito… mais femininos… mais delicados… afinal o que você diria do meu jeito “fofo” de chamar o Hamilton de “Miltinho”???
        Jamais vou conseguir ser diferente, ou escrever diferente. Só que agora quando vou puxar o saco (ou se penso que algum fã do Alonso pode achar que perdeu tempo em ler meu texto e que vai reclamar pra caramba por isso, hehehe) já aviso desde o início, é só ver nesse meu post https://ultrapassagem.wordpress.com/2010/09/30/quem-nao-arrisca-nao-petisca/

        Mas obrigada por ter começado a apreciar meus posts do jeito que eles são, e ainda achar que eles subiram de nível. Fico feliz em saber sua opinião! =)

        E sobre gravar a minha reação nas corridas, seria legal, até para eu mesma ver como sou exagerada! Hahaha.
        Mas acontece que o Miltinho não vai bater mais, tá bom? Pode parar de jogar praga! =P

      • iDavid, talvez você seja um dos comentaristas mais honestos que temos por aqui e sempre tem uma opinião muito interessante e as críticas sempre vem a calhar…

        Mas até entendo sobre alguns rumos que o blog tomou não agradem a todos, principalmente aqueles que são oriundos do Becken, que tinha um perfil mais noticioso, e sempre aparecia com novidades a serem debatidas.

        Mas o que queriamos era desvincular a imagem, mudar um pouco o foco, trazer pessoas para dizer o que sentem e como vêem esse esporte, então, a partir desse momento adquirimos uma identidade própria e ganhamos novos e apaixonados comentaristas e visitantes.

        Dou como exemplo a Mari, ela se mostrou uma grande historiadora, assim como o Sirlan e o Fernando, já o Vitor um grande articulista que faz seus post com muito detalhes, Allan também sempre com bons posts igualmente o Alexandre, agora temos o Rodrigo trazendo posts para o lado divertido da F1, como jogos e filmes, o Roon com seus posts digamos pitorescos e bem inteligentes, o Alex-Ctba e eu cada um com sua diferentes formas de ver a F1, mas da mesma forma apaixonada.

        Então não há como não ser pluralista e agradar de alguma forma a alguém e claro desagradar a outros, mas peço a você que continue colaborando da forma maravilhosa que sempre faz. E sempre que tiver críticas como essa será muito bem aceita.

        Já as MENINAS, tomem cuidado pra não deixar isso aqui rosa demais, daqui a pouco vão nos chamar de Nicos do Ultra, brincadeira…

        Juliana bem vindo ao blog, continue comentando com assiduidade para contrapor o que a “certinha” Mariana fala, principalmente se você for fã do sombrancelhudo da Ferrari.

        https://ultrapassagem.wordpress.com/quem-sao-voces/

        Esse é o link para você se apresentar.

        Bem vinda.

      • Sirlan Pedrosa disse:

        Caro iDavid,

        Nosso Diretor Presidente Carregador de Piano Claudemir definiu bem nossa filosofia.

        Nascemos da decisão do querido Becken em parar o F1Around, mas o que nos motivou foi tentar manter o debate que existia por lá. Nunca tivemos a intenção de substituir o F1Around, porque este era um blog autoral que refletia nos post´s as opiniões pessoais do Becken.

        Nossa motivação era manter o bom debate que surgia nos comentários do F1Around, e para isso nada melhor que ser um blog multi-autoral (existe essa palavra ?).

        Fico feliz em ler opiniões tão distintas como as da Mari (mulher/origem portuguesa/torcedora de Hamilton) e as de Alex (homem/origem japonesa/torcedor do Alonso). Isso só torna o debate ainda mais profícuo e mostra que é possível conviver com respeito num ambiente de opiniões divergentes, nisso inclusive o Ultrapassagem pode ser referência para alguns políticos…

        É até engraçada a troca de emails para definir o que cada um vai fazer em um final de semana de corrida. Confesso nunca vi algo tão democrático e participativo, no que a batuta do Claudemir tem a maior responsabilidade por esse modo maravilhoso de trabalho que o blog adquiriu.

        Comente, participe e se quiser, venha para o time dar sua contribuição.

        Um forte abraço,

        Sirlan Pedrosa

    • Mari Espada disse:

      Hahaha, e você querendo fazer propaganda do nosso “Miltinho pobre” por aqui… Sua louca! =D
      Gente, pior que o Fredson parece o Hamilton mesmo… o nome até rima!!!

  9. Sirlan Pedrosa disse:

    Juliana,

    Seja bem vinda…mas cuidado ! Isso aqui vicia….

    Um abraço,

    Sirlan Pedrosa

  10. Daniel Lima disse:

    As Brothers da Mari invadindo o blog,agora vai ser um tal de miltinho pra lá,alonsinho pra cá,massinha pra acolá kkkkkkk

Deixe uma resposta

