Resumo dos treinos livres.

Publicado: 08/10/2010 por Claudemir Freire em Artigos
Tags:, , ,

Se juntarmos os dois treinos em apenas uma frase essa seria:

Totalmente inconclusivo, sem favoritismo de ninguém.

Ué, então você, autor do post é uma anta, vão se perguntar os caros comentaristas, já que a superioridade das Red Bulls foi gritante. Mas me reservo ao fato de em Cingapura o domínio do Vettel ser tão dominante e um erro o fez perder a pole e Mark Webber não vem bem nas últimas corridas.

E para a classificação logo mais a noite ainda tem a possibilidade enorme de chuva, o que coloca mais uma grande interrogação no desempenho dos carros , já que Suzuka é talvez o circuito mais seletivo da temporada e qualquer erro e com chuva é caixa de brita e isso pode limar alguns dos favoritos ao título

Então vamos ser coerentes com os fatos e analisar apenas o que está feito com pista seca.

Red Bull é dominante em circuitos com níveis de alta pressão aerodinâmica e claro tem todas chances de fazer a pole e o segundo lugar com Mark Webber, porque ao que tudo indica o fedelho tem o carro mais na mão que o velhinho e mesmo que venha a chuva ele tem mais chances de bater o aussie e quem mais vier nessa luta.

Ferrari me pareceu sonolenta e ao mesmo tempo espantada com o desempenho no seco da equipe austríaca, as declarações contrastantes de Massa e Alonso dão o tom do que pode vir a noite, mas não descarto por inteiro as chances do espanhol fazer algo mais do o carro pode, ainda mais se vier um pouco de chuva, apesar dos desempenhos dele na chuva não sejam espetaculares, mas são regulares e pode surpreender e ele luta para ficar nesse momento a frente de Mark Webber, os demais que se explodam.

Mclaren, se está testando, se os boatos que a nova asa traseira é fantástica ao ponto de dar maior pressão e fazer o carro ficar com a frente solta, o que causou a batida de Hamilton e a quase batida de Button na curva 8, é só uma questão de ajustes para dar maior pressão aerodinâmica na dianteira e poder surpreender a todos, creio que não pole, mas bater ao menos Alonso na briga do grid, mas se não está testando e o boato não seja concreto, aí é só esperar 2011 porque quase se finda as chances de WDC.

Mercedes, Mercedes se veio para o Japão e deixou o carro no aeroporto de Narita, aliás ela é só notícia pelos boatos sobre seus dirigentes e pilotos, nada mais, estão esperando 2011 chegar e saber onde vão estar, porque nesse restante de temporada não vão acrescentar mais nada, nem ao carro nem ao campeonato.

Renault, como sempre anda bem em circuitos de alta pressão, mas sempre com Kubica, já que o russo é um roda presa com muita grana, imagino que com pista seca deva estar a frente de Mclarens e Ferraris, no mundial está correndo atrás de bater a Mercedes e ganhar mais alguns milhões de euros que a posição lhe dá.

Williams, vem na sua escalada de melhorias, andando forte no primeiro treino e tendo problemas de motor no segundo, porém, nada que venha abalar a confiança de ambos pilotos para a classificação, mas com chuva fica uma dúvida sobre o que podem fazer em relação as demais equipes que brigam com ela no meio do bolo. Só tenho uma pergunta, porque nos últimos 3 anos a Williams só consegue desenvolver seu carro a contento nas últimas etapas da temporada, porque quase sempre começa um tanto claudicante?

Force Índia, andou onde pode andar, surpresa com o Sutil na primeira sessão, ma de resto fica os destaques negativos nos tribunais, por onde tem tido assim como na pista sucessivas derrotas, a perca de gente de seu staff e o fim da temporada estão fazendo muito mal para os indianos.

Toro Rosso, mal, hoje andou lá no fundo como de costume, é o que pode se dizer dos carros de Faenza, nada mais, a equipe está a espera de um milagre para saber se por acaso anda em 2011, já que corre a passos de Usain Bolt que a matriz não quer mais injetar dinheiro, será que teremos mais uma morte de uma equipe simpática?

Sobre as nanicas deixo com vocês falar algo, se é que vale a pena falar…

Só lembrando que todas previsões são para pista seca, mas mesmo assim acho que Vettel pode fazer a diferença com pista molhada, um cuidado básico com Suzuka, errou é brita ou muro, então Hamilton, pega leve se não a Mari vai acordar amanhã com dor de cabeça.

comentários
  1. Vitor, o de Recife disse:

    É verdade Claudemir, o treino não quer dizer nada. E, como vimos tantas vezes nesta temporada, o “gap” que a Red Bull impõe nas rivais em treinos sempre tende a ser menor na corrida. Mas ainda são francas favoritas, claro.

    Alonso costuma andar muito bem em chuva, embora realmente não seja nada tão espetacular como um Hamilton. Mas São Pedro certamente embaralharia mais as cartas e em condições deste tipo apostaria na dupla da McLaren.

    A Force India é outra que deve torcer pela chuva, pois em piso molhado Sutil corre uma barbaridade.

    E quanto ao lento desenvolvimento da Williams, é realmente estranho, pois pelo orçamento enxuto que a equipe vem tendo ao longo dos anos, a lógica seria a inversa: andar bem no começo da temporada e ir caindo de rendimento depois.

    Sobre a Toro Rosso, o horizonte não é muito bom. Mas reitero que o tal do Alguersuari, visto com muito descrédito desde que chegou à categoria, merece ser melhor observado.

  2. O que se vê é um dominio que já era previsto pela REd Bull. O que falta saber é quem fica na frente. Se Vettel não vacilar, faz a pole tranquilamente. Porém, tem essa da chuva, o que pode mudar muita coisa em relação a pole, a classificação em si também. Vamos ver, espero que pelo menos seja bem melhor que no ano passado.

  3. Sirlan Pedrosa disse:

    Claudemir,

    Muito bem lembrado. Em Cingapura se esperava um domínio da Red Bull como o que havia acontecido na Hungria por exemplo, mas no sábado tudo mudou…

    Ainda acho que Suzuka pode ser das pistas restantes a mais favorável ao carro de Webber e Vettel (sem considerar a da Coréia), mas da forma como esse campeonato está mudando a cada corrida é muito difícil fazer uma previsão com segurança.

    De qualquer forma, se fosse arriscar um palpite para pole ainda seria Vettel. Vamos ver.

    Um abraço,

    Sirlan Pedrosa

  4. Mari Espada disse:

    “Hamilton, pega leve se não a Mari vai acordar amanhã com dor de cabeça.”

    Hahahaha… eu já estou com dor de cabeça, de ansiedade!!!
    Mas se ele não pegar leve, amanhã eu acordo com “olho de sapo”, inchado de tanto chorar! =P

    Concordo que tudo é muito inconclusivo. E tenho a certeza de que ver esses treinos livres só me deixa mais nervosa! Mas fazer o que, faz parte do ritual da Fórmula 1, e o fim de semana não seria o mesmo sem essas especulações e achismos.

    Eu acho que a Red Bull vem forte sim! E, como sempre, estou confiante na minha amada McLaren! Ferrari… prefiro não comentar para não ter que admitir o que eu não quero, hehehe!

    E vamos ver o FP3 que já começou!

  5. Mari Espada disse:

    Boss, vai ter chat no treino classificatório????

  6. Mari Espada disse:

    Meu, cadê o FP3??? Eles só vão sair na chuva quando forem obrigados!!!

  7. Acho que ninguém vai a pista, estão com medo de bater e estragar o treino classificatório.

    • Mari Espada disse:

      Pelo jeito você não vai ter nada pra escrever… Será que eu vou ter?
      No regulamento fala que se não der pra realizar o treino classificatório, este será adiado até momentos antes da corrida… se é que haverá corrida… =/

  8. Acho que vamos dormir mais cedo, não deve haver treino classificatório…

  9. Mari Espada disse:

    Finalmente, meu MSN: editado@maiseditadoainda.com

  10. Basta agora a Srta. aceitar o convite e ficar on-line…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s