Vettel vence novamente em Suzuka

Publicado: 10/10/2010 por Alex-Ctba em Formula1, Notícias
Tags:, , , ,

Sebastian Vettel venceu pelo segundo ano consecutivo, o GP do Japão, realizado no autódromo de Suzuka,  que foi palco para mais uma dobradinha da Red Bull na temporada. O jovem piloto alemão,  volta a encostar na briga pelo campeonato,  ficando a catorze pontos do líder Webber. Alonso que completou o pódio permanece vivo na disputa, com os mesmos catorze pontos de diferença, porém com uma vitória de vantagem sobre Vettel.

Resumo da Corrida

A 16ª etapa foi uma corrida monótona no pelotão da frente, bastante movimentada no intermediário e também na série B.

Petrov que sempre faz ótimas largadas, novamente partiu feito um foguete para cima dos adversários e bateu na Williams de Hulkenberg. Um pouco mais a frente, Massa tentou ultrapassar Rosberg que não largou bem e saiu da pista. Ao retornar, acertou em cheio a Force India de Liuzzi, encerrando prematuramente seu péssimo final de semana, que começou mal cinco horas antes, quando não conseguiu se classificar para o Q3. Assim fica difícil tirar pontos dos adversários do Alonso, como deseja Montezemolo.

Safety Car logo no início e um acidente inusitado. Na terceira volta com o carro de segurança na pista, a roda traseira direita da Renault de Kubica – até então, segundo colocado na corrida –  saiu de forma estranha, encerrando a participação da equipe francesa no Japão.

Na abertura da sétima volta, reinício da corrida com apenas dezoito carros, já que ficaram de fora: Kubica, Hulkenberg, Massa, Petrov, Liuzzi e Di Grassi que nem largou, já que sua Virgin quebrou ainda na volta de alinhamento para o Grid.

Disputa entre os postulantes ao título?

Dos cinco que disputam o campeonato, apenas Hamilton garantiu alguma emoção.  Fez uma bela ultrapassagem em Kobayashi na volta 25, duas voltas após sua troca pneus, porém logo a seguir teve um problema com a perda da terceira marcha, o que o impediu de atacar Alonso. Deixou de forma inteligente, seu companheiro assumir a quarta posição, já que era dois segundo mais lento do que Button.

Webber que não conseguiu lutar pela vitória, tratou de estragar o hat trick do companheiro. Vettel na volta 51 cravou 1:33.653 e achou que estava garantido a barba, cabelo e bigode. O australiano na última volta, marcou o tempo de 1:33.474 e colocou no bolso a marca.

Briga no pelotão intermediário e na série B

A TV passou boa parte do tempo mostrando uma disputa pela 15ª posição, entre Yamamoto, Trulli e Glock, já que não acontecia nada na frente. Destaque na série B para Kovalainen, que conseguiu a 12º posição, a melhor entre  essas equipes e garante assim, o décimo lugar para a Lotus, que vai ajudar a reforçar seu caixa ao término da temporada.

Schumacher, que fez uma corrida consistente, devolveu o risco no casco que levou de Barrichello na Hungria e fez bela ultrapassagem logo no reinício da corrida, na oitava volta. Travou bela disputa com seu companheiro de equipe e contou com a sorte, quando a roda da Mercedes de Rosberg, também saiu sozinha a seis voltas do final.

O Showman

Desta vez, o responsável pelo entretenimento, foi o piloto local Kobayashi. Em uma corrida extremamente agressiva, o japonês não tomou conhecimento de quem estava a sua frente e mostrou a todos,  um novo ponto de ultrapassagem da pista.  Na freada do hairpin da curva 11, ele mergulhou e surpreendeu vários adversários que não esperavam uma manobra naquele local. Alguersuari tomou duas ultrapassagens, sendo que na segunda se tocaram e a Sauber do kamikaze, mesmo avariada seguiu firme para ainda ultrapassar Barrichello e o companheiro Heidfeld  nas voltas finais. Completaram sua lista de vítimas, Buemi e Sutil. Nesse cabalístico 10/10/10,  esse piloto não merece outra nota que não seja um 10!

Briga pelo Título a três provas do final

Com isso, parece que o campeonato está se definindo entre a dupla da Red Bull e Fernando Alonso. Hamilton a vinte oito pontos do líder e Button a trinta e um, deixam a equipe de Woking com uma missão difícil nessas etapas finais. A McLaren mesmo com suas atualizações, não dá mostras que vai conseguir fazer frente à Red Bull. Até mesmo a Ferrari de Alonso parece perder o fôlego, porém, todos sabiam que o GP do Japão era totalmente favorável a equipe austríaca. Vamos ver daqui a duas semanas, na desconhecida pista coreana, como esse cenário se materializará.

comentários
  1. Marcelo Brum disse:

    Vettel venceu provando que na RBR não tem jogo de equipe… (hehehe). Vitória justa. Dessa vez o Sebastian “Bieber” Vettel fez tudo certo.

    Massa decepcionou outra vez: não passou do Q2 e ainda conseguiu bater na primeira curva – será que ele se sentiu pressionado com o ultimato de Montezemolo; ou foi alguma praga que o Rubinho jogou nele após o mal-entendido do meio de semana. (hehehe)

    O resultado ficou de bom tamanho para todos – até para o Hamilton que, com problemas no câmbio, não pode atacar o Alonso; certamente, perdemos esse embate interessantíssimo na corrida de hoje.

    No mais, teve o Kobayashi dando show lá atrás e era isso.

    E puxa, que azar do Di Grassi em bater antes de alinhar para a volta de apresentação! Que coisa!

    Abraços, galera!

    • Alex-Ctba disse:

      Realmente faltou uma briga mais aguda entre os cinco contenders. Hamilton com certeza iria pra cima do Alonso, já q qdo teve oportunidade, deixou um risco no casco da sensação da prova, Koba-san.

  2. Mari Espada disse:

    O meu Miltinho tinha tudo para chegar e passar o Asturiano… tinha tudo, menos uma marcha!!!
    Que zica é essa??? Estou triste… apesar do resultado ter sido satisfatório!

    O Wilson que vai ficar feliz, com o seu vudu da McLaren #02 funcionando à todo vapor. =/

    • wilson disse:

      não é vudu mari, é a realidade.
      parece que voce não assiste formula mari.
      fora 2009 onde ele não estava pressionado e por isso sem pressão, os outros anos demonstrou que com a corda no pescoço ele se enforca.

      Unico problema é que eu previa só mais um erro dele antes dessa corrida, e infelizmente ou felizmente, daí dependendo do ponto de vista é óbvio, não foi o ultimo, ele ainda vai dar uma mancada. Quem sabe no gp do brasil não???

  3. celso gomes disse:

    Amigos Ultrapasistas!

    Todas as minhas reverências hoje vão para 小林可夢偉 !!!! Ô Japinha da muléstia, sô. Cabra bom! Ultrapassagens de encher os olhos (rasgados ou não). Todas feitas com uma puta determinação. Era chegar e bye bye. Alguersuari (2 vezes), Sutil, Barrica e o Heidfeld. Esse carinha ainda vai nos dar muitas alegrias na F1, certamente.

    Canguru, chegando lá com bastante consistência. Go Canguru!!!

    abçs

    • Mari Espada disse:

      Queria ter visto o Koba chegar no Miltinho! =D
      O primeiro com uma Sauber, o segundo com uma McLaren sem uma marcha… seria uma briga justa e linda!
      Daqui uns anos, quando o lord Button se aposentar, quem sabe o Koba não vai pilotar uma flecha prateada… eu iria adorar! Muito melhor doque os boatos sobre o Vettel, eca!

      Beijos!!!

    • Alex-Ctba disse:

      É Celso, mas o Canguru tem q tentar chegar na frente do Vettel em uma dessas três corridas restantes, só pra garantir. Se o Vettel resolver vencer as três, ele é campeão.

      • celso gomes disse:

        Com certeza Alex meu caro, mas pessoalmente não acredito que o Pasttel irá ganhar as 3 próximas corridas. Continua só sendo piloto vencedor quando sai na pole. Só se ele tiver a sorte de 3 poles e não fizer mais alguma lambança em largadas como lhe é também peculiar, IMHO.

        abção

  4. celso gomes disse:

    Pastell fazendo a única coisa que ele sabe fazer – sair na frente e vencer. Nada Sei candidatíssimo. Miltinho precisando visitar, urgentemente, um pai de santo e o Butão meio sem sal – a McLata está ficando muito prá trás dos Touros e também da Ferralonso.

    Expectativas mil para a desconhecida Coreia.

    abçs 2

  5. wilson disse:

    alonso sem um carro a altura manteve-se diretamente na luta.
    vai patrolando a dupla da mclata.
    button: galo bom
    hamilton: galo garnizé
    alonso: galo mauuuuuuuuuuuuu…. muito mau.

    • Daniel Lima disse:

      Wilson,

      Como eu havia previsto o titulo esta entre os 2 da Red Bull,minha aposta é no Vettel campeão.Dom Alonso esta de coadjuvante assistindo os toros passearem.

      Se na corrida passada Alonso estava 10 pontos a frente do Vettel,agora estão empatados.Alonso tb estava a 10 pontos atrás do Webber a diferença aumentou pra 14.

      A tendência é piorar,na proxima corrida o “galo mau” vira “canja”.

      • wilson disse:

        tais equivocado na sua visao daniel. o que nao me espanta pois voce massista convicto ate gp da alemanha, depois disso resolveu declarar amor eterno ao vettel.

        em cingapura as redbull tinham tudo pra dominar e deu problema, alonso fez a parte dele. esse fim de semana a ferrari ficou sempre uns 0,4 a 0,6 da redbull mais proxima, então ele tá no lucro. Ninguem da frente dele deu problema, então fez a parte dele. as tres proximas corridas nao vai ser assim nao lima.

        Coreia ainda é uma incognita para eles e para nós.
        Brasil a ferrari sempre se deu bem e a ultima no deserto, se a temperatura lá estiver alta, favorece aquecimento pneus no caso da ferrari.
        alem disso numa dessas ultimas corridas volta pneus supermacios, que ficou evidente esse ano dar um bom rendimento a ferrari do alonso.

        o titulo na verdade é entre alonso e webber, vettel ta´se aproveitando apenas.
        ja ja ele novamente apronta igual o piloto de autorama, que não me decepcionou ate agora, pelo contrario só confirmou sua fama.

        falei que ele ia errar mais uma vez ate fim do ano, como ja foi nessa corrida, então vai aprontar mais alguma.
        mas tem gente que ainda acha que ele luta pelo titulo.
        faze o que né?

        chupa hamilton.

      • Daniel Lima disse:

        Wilson,

        Será que vou ter que repetir novamente?Continuo fã do Massa e do Kimi da mesma forma,como eles não estão disputando o campeonato,minha torcida vai pra outro piloto que sou fã desda epoca da toro rosso,o Vettel.

        Uma coisa eu tenho que admitir,Alonso nasceu com aquilo virado pra lua.Em cingapura só foi pole pelo erro do Vettel.

        Agora em suzuka,deu sorte do Kubica perder a roda trazeira e o Hamilton ter perdido 5 posições pela troca do cambio,se não ele chegaria em 5 no maximo.

        Sobre as proximas corridas,ano passado,assim como em suzuka as Red Bull venceram 2 das 3 proximas etapas,Vettel venceu em Yas Marina e Webber em Interlagos,a pista da Coreia do Sul é um circuito de rua,tá mais pra Red Bull tb.

        É bom dom Alonso ir pensando em 2011,esse ano vai dar touro,o galo das asturias vai pra panela.

      • wilson disse:

        minha torcida e praga é mais forte daniel.
        massa que voce torcia no inicio do ano e ate metade da temporada disse que ia ser patrolado pelo alonso e voce desconversa.
        posso por os posts por aqui pra refrescar sua memoria?

        Faz tempo que eu vinha dizendo que o lambão do hamilton ia errar nos momentos decisivos e ainda ter sua cota de azar, pois os outros tiveram durante o ano e ele não. Lógica pura.

        Coreia é travada? então não dá redbull, nobre representante vetteliano, weberiano, hamitoniano e todos que não sejem alonso.

        Tais falando assim porque não queres de jeito nenhum o alonso ganhando o ´titulo porque senaõ a gozação contigo será grande.

        freud explica, eu entendo pode deixar.

  6. Anselmo Coyote disse:

    Uau!!!!

    Esse japinha é voador, putz. Showzaço dele. Salvou a corrida que, fora as lambanças do Petrov e do Massa na largada, foi modorrenta. Isso sim, é piloto. Ele lembrou o Kimi Raikkonen na Mc Laren.

    Como esse mundo é injusto.. a Toyota investindo tudo naquele toco que responde por Nakajima… Sem comentários.

    E o Barriquelo? rsrsrs… No momento que todo mundo vem falar da evolução do Williams, até como quarta força do campeonato, vem um japinha numa charrete e lhe mete uma bicuda no capacete…kkkkk!!! Qual será a desculpa dessa vez?

    Se o Tião não tivesse a bordo do RB6 servindo de contrapeso o carro sozinho teria colocado umas duas voltas no Alonso… rsrs.

    Abs.

    • Felipinho disse:

      Ferrari para Massa:

      Heidfeld is faster than you.

      Acho que o Choronso pode esquecer qualquer colaboração do Sancho Massa, acho que a vaga da Ferrari tá em aberto…

      Vou fazer coro ao Koyote: Go Koba!! O Rubinho tá procurando o japa no retrovisor até agora…

      Com tanto nego incompetente em equipe boa por ai, o japinha amargar mais um ano de Sauber é osso. Campanha: Fora Massa, Schummy, Petrov. Abram uma vaga para o japonês.

      ahh ia me esquecendo…
      Go Vettel!!

  7. Anselmo Coyote disse:

    A desculpa p/Rubs já foi dada…. hehehe.
    Qdo ele não fala fãs falam por ele. Sim. Uma explicação 10, mas como justificativa 0. Agora só falta eu contar alguma novidade…rsrs.

    Vekam esta: “Os carros sofreram muito com os pneus e freios. Era nítido o desgaste dos carros, Barrichello e Bruno Senna sofreram com esses problemas.” Fonte: num blog por aí. Se for preciso ponho o link.

    Abs.

  8. Anselmo Coyote disse:

    Opa… !!!!!

    Mais uma desculpinha esfarrapada acabou de sair do forno, quentinha (como os meus pãezinhos de batata com requeijão que servi aos que me acompanharam no msn…rsrs).
    Agora os motivos são outros.
    Vejam aí a criatividade:

    “O carro de Barrica teve problemas de suspensão o com o tanque cheio. Bateu no chão o tempo todo. Assim, um carro que andava mais rápido 0,5 s do que a Sauber, foi ultrapassado. Erro da equipe.”

    Agora já não são só pneus… kkkkkk!!!!

    Aguardem, porque vão aparecer mais.

    Abs.

    • Anselmo Coyote disse:

      “Rubens Barrichello teve uma Williams inferior a da classificação. Este é um problemas que muitas vezes acontece com o time inglês. Fez o que podia.” (Teo José)

      Isso explica tudo…kkkk!

      Abs.

      • Anselmo Coyote disse:

        “Barrichello é o único brasileiro que está mostrando serviço, considerando o equipamento que tem. Se tivesse o motor Ferrari que Koba tem, a estória seria outra. Com sua Willians é o único com motor Cosworth que chega na frente (e ainda chegou na frente de dois com motores Ferrari!) e com o Hulk de vez em quando por já colher frutos com o aprendizado junto à Rubens.”

        Kkkkkkkkkkkk!!! O cara correu com Ferrari e não ganhou p.rra nenhuma. Agora a desculpa pela bicuda no capacete é o outro ter motor Ferrari… kkkkk!!!

        Chega… é muita desculpa pra pouco piloto.

        Koba, senta a pua.

        Abs.

      • Alex-Ctba disse:

        Quem será q disse ao Teo José q ele entende de automobilismo?

    • Mari Espada disse:

      Vou cobrar um pão de batata por sedex 10 pelo serviço de despertador! Hehehe! =)

      • Alex-Ctba disse:

        Eu li depois o msn, já q eu não acompanhei. Eu ria sozinho. O coyote com seu pão de batata quentinho (microondas) com requeijão e cafezinho mineiro. Da próxima vou tentar acompanhar com vcs no chat. Falando nisso, cadê a Remédios? Não apareceu para comentar hj…

      • Mari Espada disse:

        Alex, acompanhe conosco na próxima corrida sim! É uma bagunça! Muito engraçado!!!
        E segundo o Boss, eu sou a bagunceira mór! Quase que ele me deixa de castigo! Hahaha. =P

  9. Anselmo Coyote disse:

    Deixe comigo, musa.

  10. Mari Espada disse:

    Ah, e preciso dizer uma coisa que repeti mil vezes durante a corrida…
    O capacete branco do Vettel ficou mil vezes melhor! Ele devia adotar essa cor, pois destaca-se mais em sua Red Bull azul escuro.

    Está aprovado (pelo menos por mim)! =)

    • Alex-Ctba disse:

      Qual será o modelito para Yeongam? Cada corrida ele aparece com um casco diferente. Assim vai ficar sem identidade.

      • Mari Espada disse:

        Ele está querendo ser o Valentino Rossi da F1…
        Trocando de capacete como quem troca de cueca! =P

        Mas ele devia adotar uma identidade mais branca… até pega melhor para a imagem dele, dá uma purificada nas merdas que ele andou fazendo e dizendo… hahaha! É o poder da moda! =D

  11. Sirlan Pedrosa disse:

    Mari,

    O que seria de nós que ficamos acordados até as 3 da manhã se não fosse nosso querido Kobayote ???

    Corridaço do japinha, que não tendo velocidade final para passar na reta encontrou na freada do harpin um ponto de ultrapassagem. Andou pressionando o tempo todo e passou TODOS os que estiveram na sua frente em condições de disputa.

    A verdade é que se a corrida tivesse mais algumas voltas seria o Shumy a sentir a fúria deste samurai…

    Vettel venceu com a maturidade demonstrada em Cingapura. Tivesse esse comportamento em todo o ano já seria campeão. Na minha opinão foi quem melhor se deu nesse fim de semana.

    Mark Webber pela segunda corrida seguida foi batido sistematiamente por Vettel. Seguramente está adotando uma postura conservadora, mas num campeonato tão equilibrado como esse será suficiente ?

    O australiano chegou a liderança do mundial não só errando menos que o jovem alemão, mas também impondo um ritmo que fazia seu companheiro de equipe errar ao tentar suplantá-lo. Se continuar tomando tempo do Vettel sistematicamente perde o campeonato não por erros, mas por falta de velocidade…

    Alonso continua sua sina de tirar leite de pedra. Em 2005 foi campeão pela Renault com a Mclarem sendo mais rápida, e em 2006 as coisas se repetiram com a Ferrari de Shumi. Será que esse ano vai vencer novamente não contando com o melhor carro do grid ? Acho que a parte dele está sendo feita, vamos ver se Vettel e Webber vão dar sua parcela de contribuição…

    Button consegue ser mais lento que Hamilton e mesmo assim equilibrar a disputa…é impresionante. Sua estratégia de pneus duros se deu porque jamais esteve confortável com os macios nos treinos, e não para tentar dar um pulo do gato…

    Hamilton fez o que podia, mas ter problema em dois câmbios no mesmo final de semana é complicado. Foi uma pena, porque como seria a briga se o jovem campeão inglês tivesse chegado em Dom Fernando das Astúrias ?

    Shumacher fez sua melhor corrida do ano, mas mesmo assim treinou atrás e chegaria atrás de seu companheiro de equipe….teve muita sorte de ser salvo pelo gongo da katana assassina do Koba-San…

    Barrichello treinou muito melhor que andou na corrida. Discordando do nosso querido e espetaculoso Anselmo Coyote, acho óbvio que alguma coisa aconteceu com o acerto da Williams. Continuando assim Rubens vai ser chamado em breve de Ferreira…

    Lá trás o Kovalaine vai terminando seu intensivo de recuperação da autoestima enfiando 2 (dois !) segundos no Trulli na volta mais rápida da corrida…

    Para finalizar (sempre finalizo com Bruno Senna, afinal ele também sempre chega no fim da classificação…) apesar de ter chegado atrás do primeiro sobrinho, vocês também não ficararam com a sensação que o Yamamoto andou melhor que ele na corrida ? Pelo menos a volta mais rápida foi melhor em módicos 1s….

    Um abração,

    Sirlan Pedrosa

  12. Anselmo Coyote disse:

    “Discordando do nosso querido e espetaculoso Anselmo Coyote, acho óbvio que alguma coisa aconteceu com o acerto da Williams.”

    Rsrsrs… Claro. O Petrov errou sem que aoontecesse qualquer coisa com seu carro. O Massa, idem. O Disgrassi, ibidem. Mas com o Pé de chinelo, obviamente aconteceu alguma coisa no acerto do carro… Entendo. Ele não erra… é o carro. Sempre o carro, o vento, a chuva, a m.rda que o passarinho fez na cabeça dele etc.

    Como eu mostrei acima, dois fãs e um jognalista deram versões absolutamente distintas para o risco no casco do incapaz, culpando o carro. Um falou que foram pneus. O outro que foi suspensão. O jornalista foi genérico (carro inferior). A sua é a quarta, Sirlan e, naturalmente, diferente… agora foi o acerto do carro.

    Estou colecionando desculpas. Cada uma mais bizarra que a outra se consideradas em conjunto.

    Numa boa, sem ofensas, entenda-me, mas isso é patético.

    Abs.

    • Sirlan Pedrosa disse:

      Querido e espetaculoso Coyote,

      Como todo bom torcedor você enxerga com o coração e raciocina com o fígado.

      Talvez sua forma de encarar isso tudo seja a melhor mesmo, afinal não fosse pela paixão, ainda que cega, de que adiantaria carros andando em círculos ?

      Um forte abraço,

      Sirlan Pedrosa

  13. Anselmo Coyote disse:

    EM TEMPO.

    Depois de colecionar as desculpas vou fazer um esforço para montar o carro e aí nós veremos se esse carro tinha condições de ter saído dos boxes para a pista a não ser guinchado.

    Para começar, já tenho um carro da seguinte forma:
    Sem pneus,
    Sem suspensão,
    Inferior,
    Com acerto errado (é até engraçado porque acerto remete ao certo, mas esse aqui remete ao errado… rsrsrs).

    Abs.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s