A regra da caixa de câmbio

Publicado: 12/10/2010 por Alex-Ctba em Variedades
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Visitando blogs internet afora, tenho notado muitas dúvidas em relação a regra da caixa de câmbio, devido é claro, ao problema de Lewis Hamilton no GP do Japão. Vou tentar esclarecer a dúvida.

O Artigo 28.6 do Regulamento Esportivo versa que cada piloto deve usar uma caixa de câmbio para quatro eventos consecutivos. O Regulamento considera evento: O treino livre 3, classificação e corrida.

A punição por troca da caixa de câmbio, todos sabem, é a perda de cinco posições na corrida e se tiver que trocar novamente para o próximo evento, perde cinco posições na corrida novamente.

A relação de marchas deve ser configurada para o evento e não pode ser mudada, sob pena de perda de cinco posições no grid. Resumindo, as equipes tem o FP1 e FP2 para definir a relação de marchas que vai usar para o evento ( FP3, Q e R).

A caixa de câmbio montada para o evento deve ser usada nas próximas três corridas. O piloto só poderá mudar a caixa de câmbio, sem tomar a penalização, se não terminar a corrida.

A FIA selará as caixas de câmbio, para assegurar que nenhuma parte móvel possa ser reconstruída ou substituída.  Os selos podem ser violados, para mudar a relação de marchas e os “dog rings” ( anéis dentados ) até no máximo, duas horas após o FP2.

Em relação ao caso específico da McLaren do Hamilton, se o problema dele estiver relacionado aos “dog rings” ele poderá ser consertado e vai para a corrida normalmente com essa caixa de câmbio nova que ele usou no Japão. Se tiver que trocar por outra caixa, perde cinco posições novamente.

Martin Whitmarsh, não demonstrou preocupação para a próxima corrida – o agora  confirmadíssimo GP Coreano – porém,  sua declaração deixa dúvidas quanto ao seu conhecimento das regras:

It was third gear and probably a dog – but it won’t be a problem for the next race. We’ve taken the penalty for this weekend so we had a free gearbox change for the next race.

Quando ele diz que o problema é provavelmente o dog ring, então não teria com o que se preocupar realmente, já que a FIA permite o reparo da engrenagem, porém não faz sentido,  quando ele diz que tem uma troca livre de penalização, por já ter sido punido no Japão.

Das duas uma, ou ele desconhece totalmente a regra, o que eu acho difícil, ou o repórter, transcreveu errado a entrevista. A matéria é assinada pelo respeitabilíssimo Jonathan Noble da Autosport.

Abaixo o artigo do Regulamento Esportivo na íntegra em inglês:

28.6 For the purposes of this Article only, an Event will be deemed to comprise P3, the qualifying practice session and the race.

a)Each driver may use no more than one gearbox for four consecutive Events in which his team competes. Should a driver use a replacement gearbox he will drop five places on the starting grid at that Event and an additional five places each time a further gearbox is used.

Any replacement gearbox must be fitted with the same gear ratios that were declared under d) below and will only be required to complete the remainder of the Event in question. Any change to the gear ratios declared under d) below will incur a further five grid place penalty. In either case a new four race sequence may start at the following Event.

Unless the driver fails to finish the race (see below) the gearbox fitted to the car at the end of the Event must remain in it for three further Events. Any driver who failed to finish the race at the first, second or third of the four Events for reasons which the technical delegate accepts as being beyond the control of the team or driver, may start the following Event with a different gearbox without a penalty being incurred.

A gearbox will be deemed to have been used once the car’s timing transponder has shown that it has left the pit lane.

b) If a driver is replaced after the first, second or third of a four Event period, having finished the first, second or third Events, the replacement driver must use the gearbox which the original driver had been using.

c) After consultation with the relevant team the FIA will attach seals to each gearbox in order to ensure that no moving parts, other than those specifically permitted under d) below, can be rebuilt or replaced.

d) At each Event seals may be broken once, under supervision and at any time prior to the second day of practice, for the sole purpose of changing gear ratios and dog rings (excluding final drives or reduction gears). Competitors must inform the FIA technical delegate which ratios they intend to fit no later than two hours after the end of P2.

Gear ratios and dog rings (excluding final drives or reduction gears) may also be changed under supervision for others of identical specification at any time during an Event provided the FIA technical delegate is satisfied there is evident physical damage to the parts in question and that such changes are not being carried out on a systematic basis.

e) Other than under d) above, a replacement gearbox will also be deemed to have been used if any of the FIA seals are damaged or removed from the original gearbox after it has been used for the first time.

comentários
  1. costawil disse:

    desde já torço para que a caixa incomode e precise ser trocada, perdendo 5 posições antecipadamente. simples assim.
    go lewis. go lewis
    go 2011

  2. Felipinho disse:

    é..
    se tiver que trocar novamente já era pro “miltinho”, a caixa da mclata enterrando o campeonato..

  3. Mari Espada disse:

    Tô contigo, Alex. Seria muito estranho Whitmarsh desconhecer as regras do esporte, o repórter deve ter transcrito alguma coisa errada.
    No mais, estou com os dedos cruzados para que seja o dog ring… mas do jeito que o meu Miltinho anda com essa “uruca braba”, não sei não, viu. Só digo uma coisa, ele não merece!

    Beijos!

    • wilson disse:

      discordo

    • claudio cardoso disse:

      Ola Mari.

      Boas Noticiais.

      Ele ja confirmou, que foi apenas um dente que quebrou da 3a marcha.

      logo como é permitida trocar a relacao de marcha, nao terá problema algum.

      Mas como ja quebrou 2 nesse final de semana, ficamos na torcida para quebrar novamente no proximo treino livre :-)

      • Mari Espada disse:

        Claudio, não seria você se não houvesse essa torcidinha contra no final do comentário, né? =P
        Mas eu nem vou reclamar, porque estou grata pela boa notícia! Vou dormir feliz agora. =D
        Aliás, que tarde! Me perdi nas pesquisas da Porsche e esqueci que tenho que trabalhar amanhã, hehehe. Nossa, mas tem tanta coisa legal, dá pra escrever milhares de textos só deles! Estou maravilhada… =)

      • Allan Wiese disse:

        É Mari, histórias da Porsche não vão faltar nunca! Uma belíssima montadora com uma belíssima história fazendo belíssimos carros…

  4. Marcelo Brum disse:

    Nós, amantes da McLaren, sabemos que não temos chance de título em 2010, mas em 2011 viremos com tudo, como disse o noss engenheiro-chefe, Phillip Prew – http://esporte.ig.com.br/grandepremio/formula1/2010/09/22/mclaren+segue+desenvolvimento+do+mp4+25+mas+foca+em+carro+de+2011+9597753.html.

    Por outro lado, adoraria ver Button e Hamilton tirando pontos do Alonso nas últimas três etapas e deixando a decisão entre Vettel e Webber. A RBR merece os dois títulos do ano, gente! Só não ganhou disparado devido à incompetência dos seus dois pilotos que deixaram os concorrentes chegar, mas ainda assim se o título ficar com um dos dois ficará de bom tamanho!

    Abçs!

  5. Anderson Dorneles disse:

    Olá,

    Trocas de Câmbios a parte, me parece que a Ferrari conseguiu administrar bem o uso dos motores, sem ser penalizada, alguem me diz ai se para o proximo GP como fica essa dança de motores entre as RBR e a Ferrari do alonso ?

    Abraço

    • Alex-Ctba disse:

      Em relação aos cinco postulantes ao título a situação é a seguinte:

      Jenson Button está no 8º motor
      Lewis Hamilton está no 8º motor
      Sebastian Vettel está no 8º motor
      Mark Webber está no 7º motor
      Fernando Alonso está no 8º motor

      A FIA divulga os motores utilizados em cada corrida e ainda não saiu qual motor os pilotos utilizaram em Suzuka.

      Por exemplo: Em Singapura o Alonso utilizou o motor nº 6, que já tinha sido utilizado na Alemanha e na Hungria. Provavelmente em Suzuka, Alonso deve ter utilizado o motor nº 7, já q este, ele só utilizou na Bélgica. Na Itália ele utilizou o nº 8. A Ferrari utiliza em média, três corridas por motor. Seguindo essa tendência, Alonso utilizará o motor nº 7 na Coreia e o motor nº 8 no Brasil e Abu Dhabi, escapando assim de sofrer o penalty de 10 posições.

    • Allan Wiese disse:

      Como já tínhamos escrito por aqui, os pilotos podem usar 8 motores durante a temporada, mas isso não significa que eles não possam voltar a usar um motor usado anteriormente.
      Entre os title contenders, somente Webber ainda não usou seu 8º motor ao menos uma vez. Todos os outros 4 já usaram seus 8 e vão distribuir o uso entre os de menor quilometragem para as 3 etapas restantes.

      Ps.: desculpe falar dos 5 postulantes mesmo tendo 3 com maiores chances, mas meu coração torcedor ainda alimenta esperanças, hehehe…

      • Alex-Ctba disse:

        Exato Allan. O Webber tá nadando de braçada. Ainda tem um motor zerado.

        Curioso foi a utilização do motor nº 1. Do cinco contenders, só o Webber utilizou duas vezes o nº 1, no Bahrein e na Austrália, todos os outros só utilizaram no Bahrein.

        A Ferrari teve problema com o nº 1 e o nº 2. Na Austrália, segunda prova da temporada, os dois pilotos já estavam utilizando o nº 3.

        Alonso pela programação da Ferrari, tá ali na navalha, mas pode escapar da punição.

        Os dois pilotos da McLaren e o Vettel, estão tranquilos, na questão dos motores, enquanto o Webber tá super tranquilo.

      • Allan Wiese disse:

        Já que tá cada vez mais difícil pro Hamilton voltar à disputa, minha torcida é puramente Webber. E as coisas estão andando a seu favor. É só ele conseguir uma classificação melhor do que Vettel em uma das 3 pistas restantes e o título fica ainda mais perto.

      • Vitor, o de Recife disse:

        “O Webber tá nadando de braçada. Ainda tem um motor zerado.”

        Bem, em relação ao motor, Webber tem uma grande vantagem. Mas em pilotagem, tá devendo. Poderia se impor na equipe, coo o piloto a ser priorizado nesta reta final, mas o que tem visto é o companheiro, queridinho da equipe, encostar.

        Se a diferença continuar caindo, as coisas vão voltar a ferver em Milton Keynes.

  6. Allan Wiese disse:

    Com relação à caixa de câmbio, não foi o Lucas di Grassi que recebeu punição em uma etapa do início da temporada por mudar a relação de marchas depois do tempo permitido?

    • Alex-Ctba disse:

      Eu lembro de um penalty q ele tomou mesmo, acho q na Malásia Allan, de qualquer forma, como diz o Arnaldo Cezar Coelho: ” A regra é clara”, mudar a relação de marchas só pode até antes do FP3, depois, penalty.

  7. Allan Wiese disse:

    Ou tem alguma coisa muito errada com as transcrições dos reporteres, ou mandaram a versão errada do regulamento para Woking: Hamilton também disse que eles não terão outra punição se precisarem trocar de caixa de câmbio na Koréia:
    http://www.f1fanatic.co.uk/2010/10/13/hamilton-takes-solace-in-mclarens-pace/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed:+f1fanatic+(F1+Fanatic+-+The+Formula+1+Blog)&utm_content=Google+Reader

    Estranho…

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