Preview do GP da Coréia.

Publicado: 21/10/2010 por Vitor, o de Recife em Artigos, Formula1
Tags:, , ,

Os postulantes ao título recriaram a história fotografia do Mundial de 1986.

E vamos nós para um preview de uma corrida que não sabemos nem se vai acontecer. Pois apesar do aval da FIA, não se sabe se a corrida terá condições mínimas de ser realizada (leia os dois últimos posts feitos pela Mari e Claudemir). Caso as previsões mais catastróficas se confirmem, a Red Bull terá muitos motivos para comemorar, ao contrário de Ferrari e McLaren.

Expectativas das equipes

Vamos ser otimistas e imaginar que tudo dará certo; afinal, será muito duro acordar de madrugada em vão. A corrida da Coreia possui muitos interesses em jogo para as equipes: a Red Bull espera aumentar sua vantagem com Mark Webber ou ainda confirmar a ascendência da estrela da equipe, Sebastian Vettel. Alonso e a Ferrari vêem Yeongam, um circuito desconhecido para todos, a oportunidade ideal de encostar ainda mais na liderança do Mundial de Pilotos. Dependendo dos resultados dos rivais, podem até sair da Coreia na liderança.

Os postulantes ao título na coletiva de imprensa.

Já a dupla da McLaren soltou durante a semana diversos comunicados de otimismo sobre as ínfimas chances que ainda possuem. Hamilton afirmou que tudo é possível e Button, reconhecendo as dificuldades, lembrou que todos tiveram momentos de falhas durante o mundial. Enquanto isso, Martin Whitmarsh advertiu que não se deve descartar a força da McLaren. A ordem em Working é não jogar a toalha antes do fim.

Já no segundo pelotão a briga continua acirrada, com Mercedes e Renault lutando para ser a melhor colocada depois das equipes de ponta. Se no Mundial de Construtores a vantagem dos prateados é grande, no de Pilotos Robert Kubica segue de perto Nico Rosberg: oito pontos os separam. Michael Schumacher quer ratificar o bom momento vivido em Suzuka enquanto Petrov – que dificilmente deve sair da Renault, apesar da dúvida lançada pela própria equipe via imprensa – deve continuar oscilando entre bons e maus momentos.

O terceiro pelotão, ocupado por Williams, Force India e Sauber tem como favorito a equipe de Grove. Adrian Sutil, piloto da Force India, admitiu que dificilmente sua equipe consiguirá permanecer na frente dos carros azuis. A diferença que separa as duas escuderias no campeonato de construtores é de apenas dois pontos: 59 a 57. No de pilotos, Sutil tem 47 pontos contra 41 de Rubens Barrichello. Force India e Williams possuem uma trajetória distinta neste ano; enquanto os carros de Vijay Mallya surpreenderam na primeira metade do mundial, a Williams cresceu bastante na segunda parte da temporada. Um caminho parecido pelo percorrido pela Sauber de Kamui Kobayashi. Em Yeongam, o arrojado piloto nipônico é a esperança de emoções em uma pista que promete asfalto escorregadio. O eficiente e discreto Nick Heidfeld, por sua vez, espera pontuar novamente e reza para que alguém se lembre dele em 2011.

Kobayashi entrevistado em Yeongam: garantia de espetáculo.

A Toro Rosso dos jovens e oscilantes Sebastian Buemi e Jaime Alguersuari não sabe o que esperar de seu carro e da própria pista coreana. Um GP acidentado viria bem a calhar para o time B da Red Bull, uma vez que a complicada prova de Suzuka propiciou um ponto para Buemi. Alguersuari, que correu bem no Japão até enfrentar por duas vezes o combativo Kobayashi, espera melhor sorte em Yeongam.

Já na categoria a parte da F1, a Lotus praticamente garantiu o décimo lugar nos construtores. Restam para estas equipes esperar por 2011.

Impressões sobre Yeongam

Alonso fazendo o reconhecimento de Yeongam sob duas rodas.

Alguns nomes da F1 deram suas primeiras impressões sobre Yeongam. Comecemos por um dos postulantes ao título, Fernando Alonso.

Eu tenho que dizer as primeiras impressões são positivas. Primeiro, não há grandes surpresas em relação ao que vimos no simulador ao longo das últimas semanas,na realidade tem muito em comum. Parece ser um circuito muito interessante, que deve ser divertido de pilotar, especialmente no setor final.

Que pista é semelhante a esta? É uma mistura de várias. O primeiro setor me lembra muito o do Bahrain: longas retas com frenagens fortes que levam a curvas de 180 graus. O segundo é semelhante a Turquia, em especial a curva 11, que faz você pensar na curva 8 de Istambul, enquanto o final é semelhante ao do terceiro setor de Abu Dhabi.

(…)

Acho que poderá ser uma corrida espetacular: há pelo menos um par de lugares em que ultrapassar parece ser possível, especialmente durante as freadas da curva 3, que vem no final de uma reta que tem mais de um quilômetro de comprimento. Deve haver muita ação na primeira volta da corrida, mais do que veremos no início.”

Os brasileiros também relataram suas opiniões sobre o circuito coreano. Rubens Barrichello teve uma primeira impressão positiva.

Acho que muito foi falado que a corrida não estava preparada, então acho que basicamente você faz uma visão negativa antes de chegar ao lugar. Mas aqui tive uma surpresa. Na minha opinião está tudo bem, acontecendo. A gente viu uma série de coisas ainda acontecendo, mas o circuito em si é bem legal.

Não sei se os muros que estão na pista são permanentes ou só para essa prova, mas o layout da pista é muito legal. Se o asfalto realmente for um pouco escorregadio deve ter uma corrida interessante .”

Felipe Massa reforçou o otimismo em relação à realização da corrida.

É sempre mais difícil chegar a uma pista nova e aprender do zero, então é um fim de semana com um pouco mais de trabalho”.

(…)
Pelo que vi está tudo funcionando. Não tem nenhum engenheiro reclamando e acho que isso é importante. O mais importante é ver amanhã, como vai estar a pista. Imaginava chegar aqui e estar tudo fora do lugar, mas está melhor do que imaginava.”

Já Lucas di Grassi preferiu colocar os pés no chão.

Achei que a parte estrutural, o que realmente importa, está pronta. O principal ponto de interrogação para o GP ser realizado é quanto o asfalto vai aguentar, porque, pelo que sei, ele foi colocado há pouco tempo e o carro de F-1 gera uma quantidade de tração muito grande no traçado.”

Finalizando com a análise do engenheiro da McLaren, Phil Prew, sobre a pista de Yeongam e possíveis favoritos.

Obviamente tem algumas retas longas com fortes freadas, o que não é diferente do circuito do Canadá, o que acho que vai favorecer o nosso carro ”

O setor dois é um pouco mais como a Turquia, onde fomos muito bem. E então vamos para o último setor, o que normalmente deve pedir muito downforce, um sector talvez um pouco parecido com a pista da Hungria.

Então, se eu tivesse que dizer qual carro é favorecido, eu diria que foi realmente um circuito muito neutro e há aspectos da pista que vai favorecer cada uma das equipes de ponta. Resta apenas saber se podemos ganhar tempo suficiente nas retas e os setores de alta velocidade para compensar, talvez, os pontos fortes da Red Bull em algumas outras partes, como as curvas longas que vemos no final do circuito.

Eu não acho que nenhum carro entre as três primeiras [equipes] terão domínio total.”

A se confirmar a promessa de equilíbrio em Yeongam, poderemos ter uma corrida interessante. Se tudo der certo…

Programe-se para esta madrugada. Não esqueça de acertar o despertador e o café…

Yeongam: 5.621 metros.
Voltas: 55.
Distancia percorrida: 309,155 Km.

Quinta-feira: 23h, treino livre 1
Sexta-feira: 3h, treino livre 2
Sábado: 0h, treino livre 3; 3h, classificação
Domingo: 4h, corrida

Atenção!! Os horários seguem o de Brasília.

Obviamente tem algumas retas longas com fortes freadas, o que não é diferente do circuito do Canadá, o que acho que vai favorecer o nosso carro ” 

O setor dois é um pouco mais como a Turquia, onde fomos muito bem. E então vamos para o último setor, o que normalmente deve pedir muito downforce, um sector talvez um pouco parecido com a pista da Hungria.

Então, se eu tivesse que dizer qual carro é favorecido, eu diria que foi realmente um circuito muito neutro e há aspectos da pista que vai favorecer cada uma das equipes de ponta. Resta apenas saber se podemos ganhar tempo suficiente nas retas e os setores de alta velocidade para compensar, talvez, os pontos fortes da Red Bull em algumas outras partes, como as curvas longas que vemos no final do circuito.

Eu não acho que nenhum carro entre as três primeiras [equipes] terão domínio total.”

comentários
  1. Leandro Magno disse:

    Massa literalmente nem apareceu na foto.

  2. Alex-Ctba disse:

    Belo Preview Vitor. Estava esperando ele para me programar. Aproveitando queria dizer q eu tb acho exagerado essa preocupação com o asfalto e coisa e tal e tal e coisa.

    Talvez as previsões apocalípticas nem se concretizem, mas eu tava torcendo mesmo é para um GP Caótico. Tô com saudades, tipo Bélgica 98, Interlagos 2003, Nurburgring 2007…

    E outra, esses caras tão acostumados a correr na chuva. E se o asfalto for esfarelar como em Montreal, que esfarele. Temos que ver qual piloto sobrevive a isso tudo e tira proveito desse possível caos para obter o melhor resultado. Provavelmente seria o Alonso, mas tudo é possível.

    Vai ter corrida sim e tomara que o Tilkódromo funcione. Todo mundo reclamava que o que impedia a ultrapassagem era a turbulência antes da curva, que impedia a aproximação para tentar o vácuo, tipo a parabólica em Monza. Então o cara fez curva fechada na entrada e na saída do retão de Yeongam. Vamos ver se vai funcionar.

    No mais, sempre tenho uma expectativa boa para circuitos novos e com esse não está sendo diferente.

    Abs

  3. Mari Espada disse:

    Vitor, nem preciso dizer nada, né? =)
    Você está se especializando nos previews (e o seu clone também). Parabéns!!!

    • Vitor, o de Recife disse:

      Clone? KKKKKKKKKKKK….

      • Mari Espada disse:

        Vitor, só estou admirada com a sua capacidade de escrever muito e rápido.
        Sua produção é assustadora pela quantidade e maravilhosa pela qualidade!

        Não falei por mal, viu… Realmente acho que você tem um clone! =)

        Me conta o segredo!!!!! =P

        Beijos.

      • Vitor, o de Recife disse:

        Entendi a brincadeira Mari, só achei engraçada a ideia. Eu bem que gostaria de ter um clone para fazer certas tarefas (tirando os posts)…

  4. wilson disse:

    começam os trabalhos lá na coréia.
    choveu por lá e a pista vai secando, cada piloto que entra vai diminuindo o tempo do outro.
    poucos andando. os que andaram (tem cerca de meia hora de treinos) está assim

    1 Mark Webber 1:49.308
    2 Sebastien Buemi 1:49.608
    3 Schumacher 1:50.140
    4 Kobayashi 1:51.866
    5 Yamamoto 1:58.025
    6 Alguersuari 2:16.178

    vamos acompanhar
    ate depois

  5. wilson disse:

    massa por enquanto só sexto tempo.
    pelo radio fala com engenheiro informando que pista esta muito escorregadia.
    engenheiro sugere ele ficar mais tempo na pista acostumando os pneus e o carro a essa situaçaõ para melhor analise

  6. wilson disse:

    maioria dos pilotos saiu com tanque carregado de gasolina para dar varias voltas e entender a pista

  7. wilson disse:

    os dois da mclaren praticamente não sairam a pista, isso com treino já quase uma hora.
    kubica sai agora.
    alonso deu poucas voltas, baixando seu tempo e indo de decimo segundo a quinto lugar

  8. wilson disse:

    faltando quinze minutos para fim primeiro treino livre.
    adivinhem quem está na frente?
    os dois da williams.
    nico e barrica

  9. wilson disse:

    fim primeiro treino livre
    resultado final

    1 Lewis Hamilton 1:40.887
    2 Robert Kubica 1:40.968
    3 Nico Rosberg 1:41.152
    4 Sebastian Vettel 1:41.371
    5 Jenson Button 1:41.940
    6 Schumacher 1:42.022
    7 Mark Webber 1:42.202
    8 Nick Heidfeld 1:42.293
    9 Nico Hulkenberg 1:42.678
    10 Barrichello 1:42.883
    11 Vitaly Petrov 1:42.896
    12 Felipe Massa 1:43.054
    13 Kobayashi 1:43.309
    14 Adrian Sutil 1:43.602
    15 Fernando Alonso 1:43.928
    16 Sebastien Buemi 1:43.940
    17 Vitantonio Liuzzi 1:44.887
    18 Alguersuari 1:45.141
    19 Timo Glock 1:45.588
    20 Jerome d’Ambrosio 1:46.613
    21 Heikki Kovalainen 1:47.115
    22 Sakon Yamamoto 1:50.347
    23 Bruno Senna 1:50.821
    24 Jarno Trulli 1:51.701

  10. Marcelo Brum disse:

    A julgar pelas primeiras impressões, o GP da Coréia irá se realizar sem maiores percalços. O mais bacana foi ver os pilotos pegando uma pista zero bala e todos tateando nos instantes iniciais, ninguém arriscando nada, mas todos na pista parecendo criança quando ganha um brinquedo novo. Sensacional. Amo esse esporte!

    Agora, o Hamilton vai vir com força para a pole, hein? Já foi o melhor na primeira bateria e agora, com meia hora do segundo treino, já está de novo na ponta – já baixou o tempo da manhã para 1:40.148. O cara tá voando!

    Enquanto isso, as RBR parecem estar encontrando mais dificuldades do que o normal para acertarem.

    Vamos acompanhar!

  11. Marcelo Brum disse:

    É uma pena que nem todos possam estar assistindo a este treino. Está sensacional! Melhor do que corrida! Volta mais rápida em cima de volta mais rápida.
    Também está divertido ver os pilotos mais rápidos a reclamar dos retardatários (coitados). Numa delas, Button praticamente parou o carro na pista porque a Virgin do Lucas lhe atrapalhava (hehehe). O Vettel já quase bateu duas vezes naquele trecho que antecede a reta dos boxes ladeado por muretas – aliás, aquilo ali é um ponto cego; o carro mergulha e não vê nada a frente, se tem um carro mais lento ali, realmente é perigoso.

  12. Marcelo Brum disse:

    A pista vai emborrachando e os tempos vão sendo pulverizados…
    Webber 1:37.942!!!
    Alonso 1:38.132!!!
    Hamilton 1:38.279!!!

  13. Marcelo Brum disse:

    E ficamos assim:

    1 Webber 1:37.942 (quando acertou o carro, fez esse temporal)
    2 Alonso 1:38.132 (conseguiu um belo tempo também)
    3 Hamilton 1:38.279 (foi o mais rápido durante a maior parte do treino)
    4 Kubica 1:38.718 (esse polonês faz miséria com esse carro)
    5 Button 1:38.726 (outro que estava andando com vontade)
    6 Massa 1:38.820 (pelo menos voltou a andar entre os primeiros)
    7 Vettel 1:39.204 (fez esta volta e depois teve problemas)
    8 Petrov 1:39.267
    9 Rosberg 1:39.268
    10 Kobayashi 1:39.564
    11 Heidfeld 1:39.588
    12 Schumacher 1:39.598
    13 Barrichello 1:39.812
    14 Liuzzi 1:39.881
    15 Sutil 1:39.971
    16 Hulkenberg 1:40.478
    17 Alguersuari 1:40.578
    18 Buemi 1:40.896
    19 Kovalainen 1:42.773
    20 Trulli 1:42.801
    21 Glock 1:43.115
    22 Di Grassi 1:44.039
    23 Yamamoto 1:45.166
    24 Senna 1:46.649 (Só deu tempo de dar uma voltinha rápida)

    Como primeira amostragem, achei muito boa. Dar uma escapada certamente é um péssimo negócio, a pista está muito suja. Apesar das ondulações, a pista se mostrou bastante rápida.

    Aqui encerra o “repórter especial” do ultrapassagem (hehehe).

    Abçs!

    • Vitor, o de Recife disse:

      Pô Marcelo, valeu por uma cobertura mesmo! Se for seguir o que aconteceu nos treinos livres, o treino classificatório vai ser muito bom!

  14. Alex-Ctba disse:

    Valeu pelo relato Wilson e principalmente o Marcelo, deu pra dar uma atualizada. Ontem a noite pelo msn no começo do FP1, eu e o Claudemir estavamos conversando sobre o tempo de volta e chutamos 1:35, pela extensão do circuito. Talvez não chegue a isso a volta da pole, mas vamos ver…

  15. wilson disse:

    olha alex-ctba, acredito que com mais emborrachamento chegue perto disso, só que é possivel chover novamente antes dos treinos e lavar tudo de novo e terem que acertar de novo o setup dos carros.
    fica complicado.
    ano que vem provavelmente a gente va ver tempos abaixo de 1:35

  16. wilson disse:

    e que coisa hein? essa hispania é um fiasco.
    eu como piloto abandonava o barco, digo a escuderia.
    tem vida fora da formula um gente do céu. Na europa mesmo varias classe turismo, tem o australiano, wtcc, britanico, dtm (inclusive com bmw e volvo entrando) etc…
    até o villeneuve já deu por encerrado no momento qualquer coisa sobre formula um.
    Estão vendo participação na nascar e no australiano.

    Ficar numa equipe como essa é pedir pra ser achincalhado. Ali nem hamilton faria milagre.
    Quando fosse tentar uma bela volta o carro provavelmente se desmancharia.

    • Marcelo Brum disse:

      Que várzea, né Wilson? A suspensão traseira esquerda do Bruno quebrou sozinha no primeiro treino. E depois o cara só conseguiu andar no finalzinho. (hehehe)

  17. wilson disse:

    pelos relatos de quem acompanhou de perto os treinos, button cumprindo o prometido:
    ser mais agressivo.
    nos dois treinos foi combativo, talvez não no mesmo nível do hamilton, mas bem de perto de compatriota.

  18. wilson disse:

    dado interessante:
    todos usando pneus macios, menos webber que foi fazendo tempo e mais tempo usando pneus duros (como disseram os comentaristas: a rbr parece que sempre tem algo na manga e parece carro doutro mundo)
    Acredito que então vamos ter nova pole da redbull (1-2 na largada não acredito)

  19. wilson disse:

    Van der Garde pode fechar com a Virgin para 2011

    E adivinhem no lugar de quem? quem? hummm!

    vejam a matéria

    http://www.f1mania.net/noticias/vernoticia.php?48874

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s