As impressões dos pilotos e as apostas para a classificação do GP da Coreia.

Publicado: 22/10/2010 por Vitor, o de Recife em Artigos, Formula1
Tags:, ,

Os corajosos que acompanharam os treinos livres na madrugada de quinta para sexta-feira foram brindados com muita atividade na pista, bem diferentemente do usual, onde as equipes poupam os pneus e deixam o asfalto livre por longos períodos. Os resultados foram inconclusivos como todos os treinos livres costumam ser, mas a classificação de Yeongam promete grandes surpresas…

Ter uma Red Bull a frente tem sido a regra nesta temporada, mas o tempo de Mark Webber nem de longe sugere o domínio imposto pela equipe ao longo deste ano. Tanto McLaren como Ferrari mostraram força em Yeongam e “coringas” como a Renault de Robert Kubica podem dificultar a vida dos aspirantes ao título.

Muita sujeira na pista durante as primeiras atividades em Yeongam.

O asfalto do circuito coreano era a grande preocupação dos pilotos, mas o que se viu foi muita sujeira subindo enquanto os carros passavam, como aquele spray levantado pela pista molhada. A falta de aderência é a grande dificuldade dos pilotos no momento, assim como a degradação dos pneus. Nick Heidfeld fez a seguinte observação:

Esperávamos que a pista tivesse um nível de aderência muito baixo no começo, mas foi ainda menor do que pensávamos.

Nós começamos com os tempos de volta próximo de dois minutos, mas depois a poeira e a sujeira começou a desaparecer, a pista foi emborrachando e o circuito começou a ficar realmente divertido.”

O circuito de Yeongam foi muito elogiado pelos pilotos. Segundo Lucas di Grassi:

A pista, para começar, é bem segura. Apesar de ter sido terminada rapidamente, o asfalto foi bem colocado, a pista é bem plana, mas isso acarreta que a pista é bem escorregadia. Tem que andar com um set up bem diferenciado para andar bem.
Além disso, você não pode sair da trajetória, senão o pneu suja e demora uma volta para limpar ou até mais. É uma pista técnica para você achar o limite do carro”.

Rubens Barrichello aposta que o circuito deva melhorar ainda mais nos próximos anos e prevê que amanhã o tempo de volta deva cair ainda mais.

A gente trabalha em acerto e em suposições. Temos que supor que a pista amanhã pode estar 1s5 mais rápida. A pista é legal, é gostosa, mas acho que vai ser legal daqui um ano, quando tiver mais corridas. Está como Barcelona quando mudaram o asfalto.”

Mas Yeongam não foi só elogios. A veloz curva 17 e o acesso aos boxes foram alvos de preocupação para os pilotos. Heikki Kovalainen alertou:

Nós todos vamos ter que ter cuidado em torno da entrada pitlane porque é um pouco apertado por lá. Com os carros em voltas rápidas, temos que manter um olhar atento com os pilotos que estão diminuindo a velocidade para entrar no pit lane, mas eu tenho certeza que nós vamos lidar com isso bem.”

Nico Rosberg comparou Yeongam à um circuito de rua e pediu por mais sinalização na crítica área dos boxes para evitar acidentes.

A entrada do pit é definitivamente uma preocupação, mas o que você tem a fazer é agir como se fosse um circuito de rua naquela área, e se alguém está indo mais devagar, então você precisa de um fical de pista bem posicionado, que acene a bandeira amarela ou algo assim, porque é realmente um ponto cego e você precisa de uma boa informação sobre o que está acontecendo lá.”

 

Nico Rosberg: pilotos preocupados com a entrada dos boxes.

Podemos concluir que o circuito coreano esteve longe de ser o fracasso que o evidente atraso nas obras sugeria. A corrida tende a ser interessante pela pouca aderência da pista. Encontrar um acerto ideal é o grande desafio e os carros ainda escorregam muito, como declarou Barrichello:

Nas curvas de alta o carro tem aerodinâmica suficiente para você ir rápido, mas nas curvas de baixa você perde bastante tempo, então o carro fica escorregando. Nesse ponto é divertido. Agora tem alguma aderência, mas ainda está escorregando.”

Esta situação anula a vantagem que um carro praticamente perfeito como a Red Bull teria em tese. Assim, o caminho para surpresas está aberto, ainda mais se as previsões de chuva, seja durante a classificação ou mesmo antes, lavando a pista, se confirmarem. Deste modo, será difícil até mesmo fazer uma aposta para a classificação.

Mas não é por isso que os palpiteiros de plantão vão desistir do desafio, certo?

comentários
  1. Allan Wiese disse:

    Eu vou com o coração!

    1º: Hamilton
    2º: Webber
    3º: Alonso
    4º: Vettel
    5º: Button
    6º: Rosberg
    7º: Kubica
    8º: Barrichello
    9º: Schumacher
    10º: Koabyashi

    Com relação aos treinos: li no fasterf1 algo interessante em relação aos tempos do FP2. Hamilton foi o primeiro dos três a dar um stint de macios, depois veio Alonso e depois Webber, com média de 5 minutos entre eles (pista emborrachando) e cada um dominando um dos setores.
    Devido ao fato de ser uma pista nova, com a pista ganhando aderência aos poucos, realmente fica difícil saber quem está mais forte e é possível que tenhamos uma classificação e uma corrida bastante equilibradas.
    Ao meio-dia conversávamos no MSN sobre a entrada dos boxes perigosa e da possibilidade de acidentes por ali. Se isso acontecer, pode ser mais um ingrediente de emoção adicionado à receita. As relargadas, apesar de ultimamente não estarem sendo efetivas nesse sentido, são sempre uma possibilidade de ultrapassagens, ainda mais com uma sequência de retas e freadas fortes no início da volta.

    • Vitor, o de Recife disse:

      Você levantou um ponto interessante, Allan. O safety car deve fazer muitas intervenções nesta corrida. Como os pilotos comentaram, Yeongam é quase um circuito de rua, com pontos de alta velocidade. Receita certa para a bela Mercedes SLS…

  2. Vitor, o de Recife disse:

    Meu chute:

    1. Alonso
    2. Webber
    3. Hamilton
    4. Kubica
    5. Vettel
    6. Button
    7. Massa
    8. Rosberg
    9. Barrichello
    10. Kobayashi

  3. Felipinho disse:

    sem tempo para postar por aqui, vou ser rápido:

    1 – Tião Alemão
    2 – Canguru perneta
    3 – Choronso
    4 – Zigzag
    5 – Narigudo
    6 – Butão
    7 – Rosbifinho
    8 – Sancho Massa (os velhos problemas de aquecimento de pneu, sabem como é..)

  4. Mari Espada disse:

    Se até o Allan apostou com o coração… Quem sou eu para fazer diferente??? Tô quase colocando uma dobradinha da McLaren… hehehe! =)

    1. Hamilton
    2. Webber
    3. Alonso
    4. Button
    5. Vettel
    6. Kubica
    7. Massa
    8. Rosberg
    9. Hulkenberg
    10. Kobayashi

    Beijos!!!

  5. Allan Wiese disse:

    Amigos do Ultrapassagem que têm mais anos acompanhando Formula 1 do que eu tenho de vida: o que vocês acharam do texto do Flavio Gomes sobre as diferenças, ou a falta delas, entre a F1 do passado e a F1 de hoje?

    • Mari Espada disse:

      Allan, eu sou apenas uns 3 anos mais velha que você, e não tenho moral alguma para falar sobre isso, mas… eu consigo ficar quieta???

      Só queria dizer que eu concordo com o ponto de vista do Flavio Gomes neste texto. Realmente temos uma tendência absurda à nostalgia e, sem dúvida, não podemos comparar a F1 de antes com a de hoje, pois além de serem outros tempos é praticamente outro esporte, muita coisa mudou!

      Claro que manter uma tradição é sempre bem vindo, mas não podemos dar as costas para o novo. Senna era meu ídolo em 90 e poucos, assim como Hamilton é hoje. E quem é melhor? A nostalgia me faz dizer Senna, sem pensar. Mas na realidade cada um deles está fazendo o melhor em seu tempo e em seu esporte!

      Não podemos esquecer o passado, e é importante termos características mais old school sempre presentes, como algumas pistas tradicionais no calendário. Mas é só! Não podemos querer viver em outra época!

      Enfim… já escrevi demais para quem não tem nada a dizer sobre isso, hehehe!

      Beijos!

      • Allan Wiese disse:

        É Mari. Mas eu achei interessante o ponto de vista dele. Mas acho que eu vou ressucitar esse assunto em um post que vai ser mais visualizado, hehhe, pra ver o que o pessoal que tem algo a dizer sobre isso vai falar.

        Mas achei interessante o que a Julianne, do Fasterf1, falou sobre as fotos de 86 e 2010. Os melhores pra guiar os carros daquela época e os melhores pra guiar os carros de hoje. São esses os que estão nas duas fotos…

  6. Vettel
    Webber
    Hamilton
    Alonso
    Kubica
    Button
    Massa
    Barrichello
    Rosberg
    Hulk

  7. wilson disse:

    webber com vantagem:
    redbull e webber trocaram o motor para restante fim de semana, portanto motor novo e sem nenhuma perda de posições, pois é o oitavo, ou seja, dentro do limite motores no ano

  8. Marcelo Brum disse:

    RBR é pole! Que novidade…
    Alonso e Hamilton largam na 2a. fila! As RBRs não têm um primeiro setor bom, mas no segundo e no terceiro são imbatíveis. Que projeto desse fenômeno chamado Adrian Newey! No primeiro setor, onde predominam as retas, ele não ganha das rivais, mas também não perde muito (no máximo, 0.2 segundos). Já nos segundo e terceiro setores, que é uma seqüência incrível de curvas, ninguém supera – tomando por média da concorrência 24 e 20 segundos cravados, no segundo e terceiro setor, respectivamente, as RBRs subjugam os adversários impondo-lhes abissais 0.6 segundos! Quer dizer, sem muita dificuldade os “touros vermelhos” abrem 2 segundos a cada 5 voltas!
    É ou não é o carro a ser batido? Diante desses fatos, mais ainda devemos valorizar o trabalho fantástico de Alonso e Hamilton nesta temporada. Lutar contra este touro indomável a temporada inteira não é fácil. Basta olharmos o semblante do Alonso e compararmos com o semblante dos companheiros de RBR: enquanto o Alonso parece que acabou de virar um concreto, os da RBR parece que só sentaram uns tijolinhos.

    Bem, mas na corrida, são outros quinhentos! Se toda essa superioridade tivesse sido posta em prática, o campeonato já estaria decidido faz tempo, né? (hehehe)

    Abçs!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s