Vettel faz a pole de estréia do GP da Coréia!

Publicado: 23/10/2010 por Mari Espada em Formula1, Notícias
Tags:, , , ,

Circuito novo, asfalto novo, zebra nova, grama nova. Mas não há nada de novo no pelotão de frente desse grid do GP da Coréia.

As Red Bulls mais uma mostraram sua capacidade voadora de assumir a primeira fila nos últimos segundos do Q3, dessa vez com o alemão Sebastian Vettel.

Q1

O treino classificatório teve um início tranqüilo, se comparado à agitação constante para o acerto dos carros vista nos treinos livres.

Com tempo seco e o termômetro acusando amenos 26 graus, o primeiro a abrir volta rápida foi Kovalainen com sua Lotus determinando o tempo de 1:45.450, mas logo foi superado por Petrov, Hulkenberg, Kobayashi e Alguersuari.

O alemão veterano Schumacher, veio fazer frente ao pelotão aos 15 minutos com 1:40.557, mas seu tempo logo foi batido pelos novatos e Alguersuari conseguiu manter-se na ponta com 1:39.690.

Hamilton e Alonso entraram praticamente juntos na pista aos 12 minutos, sendo que o inglês da McLaren manteve-se à frente com 1:38.667.

Aos 10 minutos Rosberg ameaçou a liderança de Hamilton, fazendo 1:38.178, mas o inglês logo retomou o seu lugar ao baixar o tempo para a casa dos 37 segundos, com 1:37.517, seguido de perto por Massa. Porém ambos foram superados por Alonso que cravou 1:37.395.

Nessa primeira parte dos treinos classificatórios, o líder do campeonato Webber ficou escondido na sexta colocação até os 5 minutos, quando fechou uma volta rápida de 1:37.373, que o colocou entre as Ferraris no quarto lugar.

Button não obteve uma posição de destaque no Q1, pois estava com problemas na pressão dos pneus, e seus engenheiros o instruíram a mudar o mapeamento do motor e retornar para os boxes.

Quando tudo já estava estabelecido entre os 5 postulantes ao título, no fundo do grid Heidfeld fechou uma volta rápida em 1:38.171, subindo para a décima primeira posição e deixando a briga pelo décimo sétimo lugar entre Liuzzi, Sutil e Buemi, sendo que a Force India de Liuzzi foi quem caiu fora do Q2.

Q2

Logo aos 15 minutos da segunda parte desse treino classificatório, Hulkenberg foi para a pista com pneus macios, fechando sua volta rápida em 1:38.058.

Mas aos 10 minutos Vettel veio decidido a assumir a liderança, fazendo 1:37.224. Perdendo a primeira posição para Alonso com 1:37.096, que por sua vez perdeu para Massa que foi o primeiro piloto a baixar o tempo para a casa de 36 segundos, com 1:36.672.

Mas Vettel também conseguiu baixar o tempo e recuperar sua liderança, com Webber logo atrás, Hamilton em quinto e Button em oitavo, porém as McLarens ainda de pneus duros.

Aos 8 minutos do Q2, Massa recolheu para os boxes satisfeito com o quarto tempo. Porém ele retornou para a pista aos 4 minutos, junto com Button e Alonso, todos com pneus macios. E assim Massa fez o primeiro tempo de 1:36.169, ficando à frente de Vettel e Alonso.

Porém Vettel lutou para recuperar sua liderança e conseguiu atingir seu objetivo, com 1:36.074, mas logo Webber veio para tomar seu lugar com 1:36.039.

Petrov rodou feio no final do Q2, terminando na décima quinta colocação. Porém como o russo da Renault receberá uma punição por seu acidente em Suzuka, este fará sua largada na vigésima posição do grid.

Os dois pilotos da Sauber, Kobayashi e Heidfeld, fizeram apenas uma volta durante o Q2, e assim não conseguiram atingir um tempo para passar ao Q3, da mesma forma que Alguersuari e Buemi da Toro Rosso e Sutil da Force India. Hulkenberg também ficou no Q2, com sua Williams um décmo de segundo mais lenta que a de Barrichello.

Q3

A terceira parte desse treino classificatório iniciou com uma questão: quem será o primeiro piloto à baixar o tempo para a casa dos 35 segundos?

E decididos a colocarem seus nomes nessa conquista, Webber, Hamilton, Button e Alonso fizeram fila na saída dos boxes, aguardando o início do Q3.

Assim Webber fechou o primeiro tempo com 1:36.917, sendo superado por Hamilton com 1:36.167. Mas Alonso conseguiu a marca dos 35 segundos e garantiu a liderança do Q3 com 1:35.927.

Vettel assumiu o segundo lugar com 1:36.000, logo superado por seu companheiro de equipe Webber com 1:35.973.

Mas atrás da promessa de pole position da Ferrari de Alonso, seguido pelos dois carros da Red Bull, veio a McLaren de Hamilton na quarta colocação com 1:36.062. Porém o inglês não conseguiu baixar esse tempo devido a uma tensa escapada aos 4 minutos do Q3 na entradas boxes, uma entrada muito fechada e em um ponto cego após a curva 17, que o fez recolher sem tempo de voltar à pista.

Então Alonso conseguiu baixar seu próprio tempo e fez 1:35.766, mantendo-se na primeira posição.

Faltando 1 minuto para o término do treino classificatório, os dois carros da Mercedes resolvem finalmente sair dos boxes, e assim Shumacher conquistou a nona colocação enquanto Rosberg surpreendeu e assumiu a quinta posição do grid.

Outra surpresa, mas negativa, foi Kubica, que não rendeu como esperado, ficando na oitava posição, logo atrás de Button.

Com Alonso em primeiro e os cronômetros zerados, a Red Bull mostrou mais uma vez a sua cartada final com Webber fazendo 1:35.659 e Vettel 1:35.585, fechando assim mais uma linha de frente dos Touros Vermelhos em 2010.

Agora é aguardar para ver se Vettel consegue converter sua pole position em vitória…

Pois com as surpreendentes primeiras curvas da Coréia, muita coisa pode acontecer nessa largada, com Alonso e Hamilton na segunda fila, prontos para se aproveitarem de qualquer deslize dos adversários.

E com promessa de chuva, tudo pode ficar ainda mais interessante e, quem sabe, sobrar para o grande estrategista Button, que tem se mostrado eficiente em momentos de caos.

Não tem jeito, precisamos segurar a ansiedade e esperar para ver o resultado desta estréia do GP da Coréia, que promete trazer uma disputa bastante acirrada!

Anúncios
comentários
  1. Marcelo Brum disse:

    Hamilton escapou de um acidente grave ao perder o controle na entrada dos boxes no Q3. Ainda assim, conseguiu tempo suficiente para largar na segunda fila. Menos mal, né? Vettel fez a “centésima” pole do ano (brincadeira), resta saber se largará bem ou se repetirá as suas 99 más largadas (ops, mais uma brincadeira).

    Abçs!

  2. Alex-Ctba disse:

    Só não entendi a Ferrari com o Massa, deixando pra liberar ele só com tempo para duas tentativas, sendo q todo mundo fez quatro. O Tempo dele no Q2, que já garantiria a 5º colocação, sugeria q ele poderia largar no mínimo em 4º.

    Button não se encontrou mesmo e tomou 7 décimos do Hamilton, que quase se estrepa por tentar entrar muito forte nos boxes. Acho que vamos ter incidentes com essa curva cega durante a corrida.

    Essa primeira volta de Yeongam promete. Acho que vamos ter uma boa surpresa com esse circuito na questão da ultrapassagem, mesmo q não chova.

    Barrichello novamente pilotando muito. Vai ser legal se o tal do Maldonado fechar com a Williams mesmo. Vai tomar um pau do Barrica, igual o q o Petrov tá tomando do Kubica.

    Vamos ver se o Koba vem pra cima das Williams e do queixada, e dá show novamente.

    A expectativa é boa pra essa madrugada.

    Abs

    • Alex-Ctba disse:

      Na verdade acabei de ouvir a entrevista do Massa e foi cabaçada dele mesmo. Segundo o próprio, ficou com medo de não ir para o Q3 e usou dois jogos de pneus macios no Q2, sendo q os outros só usaram 1 jogo.

      No Q3 ele só tinha 1 jogo e na tentativa dele, pegou tráfego, aí foi mais uma cabaçada, dele e da equipe por não calcular direito a volta para uma pista limpa. Enfim, coisas da temporada 2010 do Massa…

    • wilson disse:

      eu quero é mais que o hamilton se exploda.
      alias em reta final de campeonato ele sempre tá ali perto de fazer cagada.
      [cara afoito)

      • Daniel Lima disse:

        Como eu havia dito a uns meses atraz,

        A pista esta mais pra Red Bull,Vettel será campeão e é melhor o “nada sei” ir pensando em 2011.

        O melhor de tudo foi ver a cara do Alonso na pesagem,ele devia tá pensando a vaca foi pro brejo kkkk

    • wilson disse:

      vai ser bonito é ver você de repente tendo que engolir o espanhol campeão.
      queria estar perto de você só pra ver tua cara lima.
      não tem preço.

      • Daniel Lima disse:

        Se você morasse em Salvador,te convidaria pra tomar uma cerva comer uns tira-gostos e ver minha cara de felicidade,quando em interlagos o “nada sei”ficar de fora definitivamente da disputa.

        PS:Kimi foi campeão na Ferarri,Massa foi Vice,só não foi campeão por incompetêcia da Ferrari…..Agora o “Nada Sei”tá perigando não ser nem 3 lugar.

      • Andy disse:

        Ôpa, mais um na torcida contra o Nada Sei aqui. Mas até que não é difícil para ele ficar em terceiro. De qualquer forma, não ganha o campeonato, a não ser que as Red Bulls cometam burrada dupla.

  3. Felipinho disse:

    não conseguir ver os treinos..
    horário ingrato esse, ainda mais em tempos de horário de verão..

    mas sinceramente, esse tempo do Alonso impressiona, ficou a apenas 1 décimo do Webber e a 2 do Vettel, com toda a vantagem que os carros da RBR tem…

    no mais Kubica e Rosberguinho me decepcionaram, se não tinha cravado os 8 primeiros.

    A não ser que algo extraordinário aconteça, creio que a remota chance do Button para o título termina nessa corrida, e a situação do Hamilton também se complica de vez.

  4. Hahaha, eu disse que a a pole ia ser na casa de 1:35.

    Mas no treino em si, nenhuma novidade os mesmos de sempre.

    Destaque negativo desse trieno foi a Ferrari que mais uma vez usou o Felipe Massa de limpa pista para o Alonso nos treinos livre e queimou um jogo de pneus do brasileiro.

    Positivo foi Lewis Hamilton, andou forte se não fosse o problema teria se metido entre os 3 ponteiros.

    D. Fernando Alonso da Lamúrias também merece um destaque pelo xilíque dado com Nico Rosberg no FP3, o que é aquilo, o que foi aquilo…

    • Mari Espada disse:

      Para mim e para as minhas expectativas…

      Surpresa positiva – Rosberg, não esperava ele em quinto!
      Surpresa negativa – Kubica, esperava mais do nariguro e sua Renault.

      Ponto positivo – Hamilton, nem preciso dizer que estou felizona com a McLaren andando forte, né?
      Ponto negativo – Kobayashi, que dessa vez não conseguiu entrar no Q3.

      Vídeo cacetada – Alonso, com seu xilique absurdo! Eita espanhol ranzinza! Hahaha!

  5. wilson disse:

    o hamilton teria é se metido no muro.
    pow meu não conhece a sina do cara ainda?
    não diz besteira não

  6. Vitor, o de Recife disse:

    Apesar da dobradinha da Red Bull manter a escrita da temporada, eles vão ter que suar na corrida. Nem de longe estão com aquela forma imbatível.

    Um quae off-topic: olha o puxão de orelha do Ico sobre o terrorismo que parte da imprensa tem feito à Yeongam…

    http://blog-do-ico.blogspot.com/2010/10/outra-face.html

    Realmente, dê a César o que é de César. Tem gente errando o alvo das críticas.

    • Allan Wiese disse:

      Interessante o ponto de vista de quem está lá dentro…

    • Mari Espada disse:

      Até que enfim um ponto de vista mais otimista! Mas também, ele é um dos poucos que não está tendo problemas com a hospedagem, né?

      De toda forma, a questão da internet deve ser mesmo absurda!
      Em toda a Coréia do Sul a velocidade é altíssima, inimaginável até para os padrões europeus, e é tudo de graça!!!

      Sem dúvida os coreanos se esforçarão para estarem mais bem preparados em 2011… e com o passar dos anos, com a cidade de Yeongam construída em torno do autódromo, tudo será indiscutivelmente perfeito!

  7. Allan Wiese disse:

    Eu ainda quero saber o que é aquela suspensão regulável que a RBR usa na classificação e seus pilotos assumiram isso na quinta, na coletiva. Eles disseram que esse é um dos segredos de suas poles. A FIA não proíbe dispositivos móveis?

    Pena pela escapada de Hamilton. Ele poderia ter tirado o terceiro de Alonso. Vamos ver o que Webber e Hamilton farão amanhã, largando do lado sujo da pista…

    Só espero que essa entrada dos boxes não cause acidentes sérios…

    Mas, como o Alex disse, acho que teremos boas surpresas na corrida de amanhã, mesmo sem chuva…

    • Vitor, o de Recife disse:

      “A FIA não proíbe dispositivos móveis?”

      Allan, o que a FIA proíbe ou deixa de proibir é um grande mistério…

    • Mari Espada disse:

      Amanhã para o Miltinho é tudo ou nada, amigo McLarista!
      E apenas isso já trará a dose de emoção necessária à essa corrida… estou tensa desde já!

      E concordo contigo e com o Alex, essa corrida promete!!!
      Alonso e Hamilton estarão sempre com o bote armado pra cima dos touros, só esperando uma vacilada.

  8. Sirlan Pedrosa disse:

    Mari,

    Como tem sido regra esse ano, o treino foi muito bom.

    Chama a atenção o fato de a Red Bull ter feito a primeira fila sem nenhum indício de domínio. Seus pilotos acertaram as voltas que tinham que acertar. Alonso fez o que se esperava e Hamilton errou, logo podemos esperar uma corrida muito equilibrada.

    No primeiro setor, onde estão as retas e que representa mais da metade da volta, as Ferrari e Mclarem (na verdade apenas Alonso e Hamilton) estão muito fortes, nos dois setores seguintes onde existem mais curvas a Red Bull passa a frente, mas tudo muito equilibrado.

    Mesmo que não chova, ultrapassar numa pista tão suja fora do trilho vai ser muito arriscado.

    Acho que a largada vai ser fundamental, sendo que Webber e Hamilton largam na parte suja da pista, o que pode atrapalhar muito. Estivesse no lugar de Webber me preocuparia mais em fechar Alonso que em atacar Vettel.

    Para finalizar, que pista interessante essa da Coréia ! Desde as Olimpiádas de Seul em 1988 sou um grande admirador do povo coreano. O que esse país avançou nos últimos 60 anos é uma coisa impressionante.

    Um abraço,

    Sirlan Pedrosa

    • Allan Wiese disse:

      Isso tem um nome Sirlan: educação.

    • Mari Espada disse:

      As Red Bulls parecem conseguir sem esforço algum, né!?

      Foi como o Marcelo Brum escreveu num cometário no post anterior… parece que Alonso, e também os demais pilotos que tentaram as primeiras colocações, tiveram um trabalho tão intenso quanto o de enxer uma laje de concreto, enquanto Webber e Vettel parecem que só assentaram alguns tijolinhos baianos. Hehehe! Coitadinhos!

      E sem dúvida os orientais dão uma lição de respeito e educação.
      No blog do Ico ele conta que os Coreanos pediram desculpas pela infraestrutura inacabada para receber a F1… Que bonitinhos, né!?

      Beijos mestre!

  9. Mari Espada disse:

    Meninos, obrigada por movimentarem o post na minha ausência. =)

    Essa sinusite tá me derrubando! Mas semana que vem, assim que eu estiver melhor, eu volto firme e forte para os meus textos, ok? Me aguardem…

    Sobre o treino, acho que o Miltinho foi apenas o primeiro, mas não será o único a ter problemas na entrada dos boxes. E isso com certeza irá apimentar essa corrida!
    Já estou até vendo um ferro-velho ao longo do traçado, com muitos carros rodando, e algumas batidas. Se chover então, será a lei do caos. Só espero que nada de grave aconteça!

    Beijos!!!

  10. Anselmo Coyote disse:

    Ai ai ai… mais uma corrida ao gosto do energúmeno. Tem carro melhor, larga na frente e acabou a corrida. O Webber e a seguir o Nada Sei tem que soltarem os cachorros pra cima do m.rdinha antes da primeira curva. Depois é só esperar ele vir tentar recuperar. Mas tem que tomar cuidade, porque as lambanças dele, vamos respeitar… só de pensar eu tampo o nariz.
    Abs.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s