Se a canoa não virar…

Publicado: 26/10/2010 por Mari Espada em Formula1
Tags:, , , , ,

O gráfico mostra tudo aquilo que o torcedor de Fórmula 1 já sabia… Que este campeonato de pilotos está fervendo!!!

Muitas águas já rolaram ao longo do calendário de 2010, e essa canoa já virou muitas vezes… E se continuar assim, nós só conheceremos o vencedor na última curva da última corrida, em Abu Dhabi.Porém desde o retorno da Silly Season, um piloto vem dominando os podiuns e, se a maré não mudar e a canoa não virar, ele chegará lá… E levará o seu terceiro título mundial de pilotos.

Mas como o futuro (de apenas duas corridas) ainda é incerto… Só nos resta observar a dura temporada que os nossos candidatos à campeão veem enfrentando, para tentar prever o futuro com base no passado.

Fernando Alonso

Iniciou 2010 no topo do podium, mas foi decaindo.  Começou a se afogar nessas águas turbulentas quando estourou seu motor Ferrari na Malásia, e continuou afundando na Inglaterra e na Bélgica. Porém os ventos começaram a soprar em seu favor quando retomou o topo do podium na Alemanha, com o auxílio de seu fiel escudeiro Felipe Massa. Então desde que voltou das férias de verão, tirando a infelicidade de colidir com Rubens Barrichello na Bélgica, está pilotando com muita consistência e, na última corrida na Coréia, assumiu a liderança do campeonato.

Mark Webber

Começou o ano como o piloto mediano de sempre, mas logo na Malásia a maré alta o levou ao segundo lugar do podium. Desde então mantém seus resultados consistentes, e com as vitórias na Espanha, Mônaco, Inglaterra e Hungria assumiu a liderança em diversos momentos do calendário de 2010, sempre revezando com Lewis Hamilton. Protagonizou dois acidentes cinematográficos nesse ano, no GP da Europa quando voou sobre Heikki Kovalainen e agora no GP da Coréia quando varreu Nico Rosberg da pista, sendo que este último custou-lhe a liderança do campeonato.

Lewis Hamilton

O extremo oposto de Fernando Alonso, tanto em personalidade, quanto em desempenho neste ano. Começou 2010 de forma consistente e com auxílio do F-Duct da McLaren manteve-se entre os primeiros. Com suas vitórias na Turquia, Canadá e Bélgica garantiu a liderança durante aproximadamente 6 corridas no meio do calendário. Porém suas quedas foram fatais, o pneu furado da Espanha e a quebra da Hungria até puderam ser administradas, mas o abandono na Itália e em Cingapura o fez perder o rumo da liderança, mas sem jamais deixar a briga pelo campeonato.

Sebastian Vettel

Com um ano cheio de altos e baixos, sua canoa ameaçou não apenas virar, mas também naufragar definitivamente. Mas ela manteve-se navegando durante esse maremoto emocional devido às suas vitórias da Malásia, Europa e Japão e também devido às suas boas colocações, fruto das nove pole positions conquistadas ao longo do ano. Não liderou o campeonato em nenhum momento, devido à sua inconsistência pelos problemas de freio na Austrália, ao enrosco com o companheiro naTurquia, ao ataque à Jenson Button na Bélgica e à quebra na Coréia.

Jenson Button

Iniciou 2010 com vitórias na Austrália e na China, que lhe trouxeram a liderança do campeonato até Mônaco, quando teve problemas mecânicos e abandonou a corrida. Outra maré baixa na temporada de Jenson Button ocorreu no GP da Bélgica, quando Sebastian Vettel o atingiu durante uma tentativa de ultrapassagem. Viu seus pontos serem levados pelo vento, devido à sua gradual queda de posições da Turquia à Hungria. Recuperou-se na Itália para afogar-se novamente na chuva da Coréia, onde abandonou suas chances ao título de 2010.

Sendo assim, alguém arrisca um palpite sobre as marés do Brasil e Emirados Árabes???

Fonte da imagem: Reddit

comentários
  1. Alex-Ctba disse:

    Mari, muito difícil fazer qualquer previsão. Tudo que eu sei é que Ferrari e McLaren não alcança mais o carro da Red Bull. Isso é fato. A Ferrari parece um pouco mais próxima, e as atualizações específicas para os circuitos de Abu Dhabi e Interlagos, não vão garantir um domínio de Maranello ou Woking.

    Nesso ponto, o braço do Alonso e do Hamilton, que fizeram a diferença a temporada inteira, é o diferencial para esses pilotos tentarem arrancar esse título da Red Bull. Se o Vettel trabalhasse a favor do Webber, eu não teria a menor dúvida em apontar o australiano como o provável campeão da temporada. Como parece que isso não vai ocorrer, então Alonso é o meu favorito ao título, ao menos que haja um abandono por fatores alheios a sua pilotagem, pq ele está pilotando o fino atualmente.

    Mas continua tudo em aberto ainda, com as chances divididas entre Alonso e Webber, sob condições normais. Gostaria muito de uma corrida com chuva em Interlagos pra bagunçar mais um pouco e trazer o Hamilton pro bolo tb.

    • Anselmo Coyote disse:

      “Mari, muito difícil fazer qualquer previsão.”

      Óbvio que não. Fazer previsão é muito fácil. Difícil é acertar. Imagina!
      É igual em prova de vestibular para algumas áreas em alguma faculdades. As questões são muito fáceis. Já as respostas certas… rsrsrs.

      Abs.

    • Mari Espada disse:

      Alex, você já viu essa “calculadora” do F1 Fanatic?
      Achei que você iria se divertir com ela, pois você estava imaginando vários cenários possíveis no post anterior… hehehe. =)

      http://www.f1fanatic.co.uk/championship-calculator/

  2. Anselmo Coyote disse:

    “Mas continua tudo em aberto ainda, com as chances divididas entre Alonso e Webber, sob condições normais. Gostaria muito de uma corrida com chuva em Interlagos pra bagunçar mais um pouco e trazer o Hamilton pro bolo tb.” … kkkkkkk!!!!

    Esse é o Alex que eu conheço. Quer ver o circo pegando fogo e os bombeiros em greve… rsrs.

    Abraço.

  3. Anselmo Coyote disse:

    Off topic…

    Esse vídeo sobre é bacana demais.

    Abs.

  4. Allan Wiese disse:

    A canoa tá virando pra tudo quanto é lado esse ano mesmo…
    E ainda tenho esperanças de que vire mais uma vez!
    Vamos ver: Vettel foi o mais azarado: em 3 provas que eram suas ele teve problemas. Hamilton teve 2 desses problemas. Alonso 1. O restante dos abandonos ou não pontuação dos postulantes foi por erro dos próprios (ou quase isso, como Hamilton em Cingapura, na minha opinião). Então, como a sorte costuma circular por todos os lados, bem como o azar, dá pra dizer que tanto Webber quanto Alonso ainda podem levar mais algum azar alheio à sua habilidade. E o mesmo pode acontecer com Hamilton e Vettel…
    Mas vamos a um cenário vindo mais do coração do que da cabeça: Interlagos é uma pista que exige bastante do motor e Alonso deixa o seu configurado com um pouco menos de giro; e Webber, por causa da batida, tem algum problema não identificado anteriormente com o seu motor (mais ou menos como foi o problema do Hamilton na caixa de câmbio por causa da batida em Cingapura). Já é algo que pode deixar o Hamilton um pouco mais no bolo…
    E aí o Webber continua favorito, já que o campeonato deve ser decidido no sábado de Abu Dhabi…

    • Mari Espada disse:

      “E aí o Webber continua favorito, já que o campeonato deve ser decidido no sábado de Abu Dhabi…”

      É Allan, considerando a decisão NO SÁBADO na procisão de Abu Dhabi, está mais pro Webber e seu RB6 voador mesmo! Mas se essas águas não tomarem outros rumos e a canoa não virar… é do Alonso, infelizmente.

      • Allan Wiese disse:

        Mas eu ainda prefiro o Alonso campeão, um piloto de verdade do que o Vettel. A torcida ainda é de uma virada do Webber, mas meu coração ainda tem um quê de esperança, meio utópica, é verdade, de Lewis virar mais ainda esse jogo. Difícil, mas quem sabe?

      • Mari Espada disse:

        Compartilho da mesma esperança “meio utópica” que você.
        Go Lewis!!!!!! =D

  5. Vitor, o de Recife disse:

    Essa canoa tá navegando um daqueles rios bem acidentados, cheio de pedras e descidas…

    Berger, sobre a Red Bull priorizar ou não o Webber:

    “A Red Bull tem uma abordagem muito diferente, usando a F-1 como uma plataforma de esporte para alavancar seu produto”, explicou Berger em entrevista ao canal de televisão austríaco “Servus TV”. “E do ponto de vista esportivo, o melhor homem vence”, completou.”

    fonte: http://tazio.uol.com.br/f-1/textos/22022/

    Helmut Marko, sobre o mesmo tema:

    “Vettel é o foco da equipe”.

    fonte: Arial 12.

    • Allan Wiese disse:

      Hehehe… A little bit different.

      Pior mesmo são as acusações de Berger de que Webber, ao ver que não teria mais como continuar na prova, deixou de frear de propósito para tentar atingir Alonso ou Hamilton, que vinham logo atrás dele…

    • Anselmo Coyote disse:

      Uai… é mesmo, né.

      Quando deram um bico novinho para o alemãozinho arrogante que não sabe ultrapassar e um bichado para o canguru eles estavam priorizando o esporte.

      Quando mandaram o Webber deixar o alemãozinho arrogante que não sabe ultrapassar eles estavam, da mesma forma, privilegiando o esporte. Hummm!!! Austríacos… Verdade. E tudo isso no inicio da temporada, quando eles ainda pensavam o Vettel era piloto.

      Quanta conversa fiada.

      O lance é simples:

      Eles investiram tudo nas patas do cavalo errado, levaram uma patada do canguru e agora, metendo os pés pelas mãos, com autoritarismo disfarçado de democracia, querem mostrar ao Webber quem manda no time.
      Ora. Claro que são eles.

      Nenhuma dúvida. Só que eles mandaram o Vettel ganhar e ele não ganhou. Mandaram o Webber dar passagem e ele não deu. É bom mandar assim, né!…rsrs.

      Para transformar um poste sem luz num piloto vencedor de F1 mandar (rsrs) só não basta. É preciso ser mágico.

      Abs.

  6. Anselmo Coyote disse:

    Extra! Extra! Extra!

    Esta é para os patriotas de plantão que torcem para um certo taxista.
    É uma anta mesmo esse burrinho esquecidello… rsrs.

    http://colunistas.ig.com.br/flaviogomes/2010/10/26/ela-se-chama-dilma/?allcomments#comments

    Abs.

  7. Mari Espada disse:

    Help, já estou com náuseas de tanto que essa canoa vira!!! =P
    Mas espero que agora, na reta final do campeonato, ela continue virando (e muito!). Porque só assim para tirar o título do espanhol ou do aussie e colocar nas mãos do meu Miltinho!

    Estou na torcida!!! E na MEGA expectativa para o GP do Brasil!!! =D

    • wilson disse:

      miltinhu só em 2012 agora mari
      esse ano já deu pra ele
      fazem quatro corridas que ele ou tem azar ou ele se equivoca tentando ultrapassar na hora errada

      duas corridas atras um dos meus posts foi que ele se ganhasse uma corrida (como essa ultima ou um segundo lugar e assim supostamente isso matematicamente lhe desse possibilidade disputar o título desse ano) ele voltaria a fazer lambança, inclusive fez na prova, todo mundo viu, ele vai sentir o peso da pressão e novamente fazer caca.

      quer apostar quanto que ele erra no Brasil?

      miltinhu=pilotinhu

  8. Mari Espada disse:

    Não, fala sério…
    http://www.pitpass.com/fes_php/pitpass_gallery_image_display.php

    Essa último GP foi um Rally, não? Acho que os pilotos deviam ter pedido conselhos para o Kimi!

  9. fernando-ric disse:

    Se o Alonso leva o título por 2 pontinhos, como fica a questão ética do jogo de equipe??

  10. Mari, você me faz rir. Meu Miltinho, jajajajaja!!!

    Esse seu Miltinho caiu pras catandubas minha filha! Eu serei campeao! Ou Melhor, TRIcampeao!

    Ahahaha… 26 vitórias na carreira, 5 no ano! e rumo ao TRI em Interlagos, onde o imbecil do seu miltinho irá bater no webber na largada e dar a vitoria e titulo para mim!

    Gracias! Y VIVA ESPAÑA A JODER!

    • Mari Espada disse:

      Estarei sempre aqui tentando elevar o bom-humor da sessão de comentários. =)
      Aproveite… pois seus risos podem não durar para sempre! sabe como é, né?

    • wilson disse:

      e antes que pense que é o wilson, asseguro que é outro engraçadinhu
      quando eu quiser escrever que o hamilton é issu ou aquilo, eu farei com meu nick proprio

      • wilson disse:

        mas que o cara acertou em cheio, ahhhhhhhh issu não pode ser negado

  11. wilson disse:

    O asturiano é o único que pode ser campeão ‘matemático’ no Brasil e tem 3 opções para isso:

    Vencer a corrida com Webber em quinto
    Ser segundo e Webber oitavo
    Ser terceiro e Webber ser décimo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s