Adrian Newey não descansa…

Publicado: 28/10/2010 por Vitor, o de Recife em Formula1, Variedades
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A principal discussão pós-GP da Coreia tem sido o posicionamento das equipes para as duas últimas etapas do mundial, que decidirão quem levará a taça de campeão do WDC. A Ferrari já possui um posicionamento desde o polêmico Grande Prêmio da Alemanha; a McLaren deu indícios de que pode  apostar todas as suas fichas em Lewis Hamilton e a Red Bull soltou finalmente um comunicado revelando os planos da equipe para o fim da temporada. Enquanto isso, Adrian Newey resolveu relaxar e utilizar sua criatividade em outras áreas…

A Red Bull afirma que a equipe manterá a igualdade de condições para Mark Webber e Sebastian Vettel lutarem pelo título. Confiante na superioridade do projeto de Adrian Newey e que a má sorte vire para os rivais, Christian Horner declarou no site oficial da equipe:

Nós temos dois pilotos fantásticos e vamos continuar a apoiar ambos igualmente em consonância com o sistema de credibilidade esportiva da Red Bull.
(…)
Como vimos na Coréia, é impossível prever o que vai acontecer com cinco pilotos tão próximos na disputa. Por exemplo, com 10 voltas para o fim, Sebastian estava assumindo a liderança do campeonato, com Alonso passando para a liderança após a nossa má sorte.
Isso só mostra que as situações podem mudar muito rapidamente. Finalmente, como se aproxima o fim do campeonato, a matemática vai falar por si e eu estou certo de que ambos os pilotos vão fazer todo o possível para conseguir o melhor resultado para a equipe.

Resta saber se os adversários colaborarão com os touros vermelhos…

Enquanto isso, na Sala de Justiça… quer dizer, nos estúdios da Sony, a criatividade do gênio das pranchetas impressiona novamente. Só que desta vez em um projeto virtual;  trata-se de um modelo futurista feito para o jogo Gran Turismo 5, que será lançado para o badalado console Playstation. E não é que o carro – batizado de X1 Prototype – possui conceitos interessantíssimos? Uma engenhosa combinação entre um F1 e um esporte-protótipo da Le Mans Series: rodas cobertas, com faróis e uma “bolha” protegendo o piloto.Newey comenta sua nova criação:

X1 é sobre a evolução. Cumprindo a combinação ótima de tecnologias testadas em um design único e integrado. Este seria o futuro das corridas se não fossemos limitados pelos regulamentos, mas que seria viável hoje”.

Quem testou virtualmente o bólido foi ninguém menos que a estrela da Red Bull, Sebastian Vettel. O piloto baixou o tempo do circuito de Suzuka em nada menos do que 20 segundos. Quem sabe o jovem alemão não terá oportunidade de guiar um de verdade no futuro?

Confira as imagens da nova criação de Adrian Newey e deleite-se com a criatividade livre do gênio.

 

Vídeo do X1 Prototype em ação no circuito de Nürbürgring, com Sebastian Vettel. Créditos ao Laysson, que gentilmente indicou o vídeo.

ós temos dois pilotos fantásticos e vamos continuar a apoiar ambos igualmente em consonância com o sistema de credibilidade esportiva da Red Bull.

(…)

Como vimos na Coréia, é impossível prever o que vai acontecer com cinco pilotos tão próximos na disputa. Por exemplo, com 10 voltas para o fim, Sebastian estava assumindo a liderança do campeonato, com Alonso passando para a liderança após a nossa má sorte.

Isso só mostra que as situações podem mudar muito rapidamente. Finalmente, como se aproxima o fim do campeonato, a matemática vai falar por si e eu estou certo de que ambos os pilotos vão fazer todo o possível para conseguir o melhor resultado para a equipe .

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comentários
  1. Will disse:

    Impressiona pela beleza e pelo conceito. Incrivelmente parecido com ‘carros de hoje em dia’, mas que consegue, p. ex. baixar o tempo de Suzuka em 20s (!).

    Ou seja, a cara do futuro pode não ser tão diferente da que vemos nas pistas mundo afora.

  2. Felipinho disse:

    Lindão.. será que não fariam um desse pra correr a Le Mans?

  3. Apesar de estar afastado do ultrapassagem, não pude resistir a um post que fale de Gran Turismo — como sabem, sou um grande admirador da franquia.
    Quando vi a apresentação do X1 Prototype em 17 de setembro, já tinha passado o dia anterior todo no hospital com meu irmão e não pude fazer o que tive vontade momento: escrever um post sobre o “lançamento”. Ficou à vontade.
    Ontem, dia 28, mais de um mês depois, saiu a segunda notícia sobre o X1, uma matéria completa sobre o carro da Red Bull com a Polyphony, desenvolvedora do Gran Turismo.
    Para minha felicidade, nosso colega de ultrapassagem, o caríssimo Vitor, não deixou passar batido e tascou um post muito bacana sobre o “meu” Gran Turismo e a aventura de Newey. Aqui ninguém deixa a peteca cair. Assim que é bom.
    Quem quiser ver a apresentação de setembro, vá em http://eu.gran-turismo.com/gb/news/d14592.html ou a revelação de todo o projeto feita agora em outrubro, vá em http://eu.gran-turismo.com/gb/news/d14918.html, onde há muitas e muitas fotos e informações.
    Parabéns, Vitor.

    MEU COMENTÁRIO SOBRE O POLYPHONY-REDBULL-NEWEY X1 PROTOTYPE

    O carro revela a obsessão do engenheiro com a aderência aerodinâmica, o que já deveria lhe o apelido de Mr Downforce.
    O X1 é um “fan car”, bólido que conta com um exaustor do ar que passa por baixo. Como lembra a própria matéria do gran-turismo.com, o carro segue a tradição do Chaparral J2 que correu na Can-Am em 1970 e do vida-curta Brabham BT46B que correu o grande prêmio sueco de 1978.
    Quem olha este carro, vê um futuro da Fórmula 1 que não chegou. Mas muito do que está aí posto na mecânica (chassis e motor) e na aerodinâmica faz parte do passado do automobilismo.
    É uma pena que a categoria-laboratório tenha se permitido ultrapassar pelo desiderato pradonizador e regressivo de alguns. Agora, nem as mais velhas das novas soluções da velha indústria automobilística são alinhadas nas largadas recentes do esporte.
    A Fórmula está velha e envelhecendo.
    Vocês precisavam ver a decepção do meu pai quando mostrei o X1 e ele vislumbrou o que a Fórmula 1 deixou de ser. De repente, ele me falou dos comandos de válvulas variáveis que dominam os carros tradicionais e que até a conversa de hoje ele pensava estarem presentes na categoria-mor. Sem piedade, falei pra ele que nem isto a Fórmula 1 tinha. Busquei o regulamento técnico e li as restrições que imperam sobre os motores. A cara de decepção mudou para um rosto sem esperanças para com a volta da inovação a qualquer preço na categoria.
    Newey é um homem de ação. Vejo o X1 como a crítica dele a Fórmula 1 atual. Não com palavrório e sim com um carro que poderia estar aí a nos encantar em curvas a mais de 200 ou 300 km/h. Produzindo mais de 8G de aceleração lateral, no limite do corpo humano.
    Ah, como prova que Newey gostaria de uns passos atrás pra Fórmula 1 dar uns passos à frente, o motor que equipe o carrinho virtual tem a nostálgica capacidade de 3L, que era a dos carros por que muitos se apaixonaram e começaram a acompanhar o esporte.

    PS: Vitor, coloque as fotos da traseira do X1 pro pessol ver o enorme “fan” do carro.

    • Vitor, o de Recife disse:

      Adicionado, Alexandre. A Lotus também utilizou, sem sucesso, o ecaustor traseiro, não?

      Suas análises valiosas, como esta, fazem falta. Espero que possa retornar em breve.

      Grande abraço.

  4. Pelas fotos da pra perceber que ele se preocupou e muito com o desenho, mas o que dá mesmo a impressão é o efeito solo que ele criou com aqueles sidepods jogando o ar para o assoalho.

    Não sei se dariam 20 seg a menos em Suzuka, isso parece marketing, mas que seria interessante ver ele disputando de verdade com um RB6, seria.

    • O segredo é ser um “fan car”, Claudemir.
      Olha, Nurburgring o X1 com Vettel fez a 1m04s!!! 25s abaixo do recorde de Schumacher em 2004.
      Também o carro tem um motorzinho V6 de 1400cv de potência e 73 kg de torque.

  5. wdocluz disse:

    Sem palavras, o que mais me encanta são estes gênios que sempre nos surpreendem. Mais uma vez Adrian nos deu uma casquinha da sua genialidade, esse carinha é demais, independente de quem for campeão mundial.
    Ele prova que suas criações são as melhores sempre.

  6. Laysson disse:

    Excelente post. hehehehe
    Pra enriquecer, um vídeo com volta virtual do Vettel no circuito atual de Nurburgring. Tem as cenas onboard, e uma volta completa, como se fossem filmagens das cãmeras do circuito. O som do motor é lindo:

  7. iDavid disse:

    O X1 é realmente o futuro da F1 que nunca chegou, imagino eu que ele deve ter o sistema de suspensão inteligente e um senhor motor turbo.

    Agora tenho certeza que se esse carro existisse, ele teria que evitar a todo custo as zebras, pois qualquer fluxo ar a mais passando por baixo do chassis faria com que ele decolasse – literalmente.

    Vale lembrar, que um acidente com um carro desses poderia acabar com a carreira de mtos pilotos, pois imaginem o impacto de uma batida no estilo da do Kubica no GP do Canadá de 2007 com esse carro… Esses carros seriam maquinas de moer pilotos… Mas na boa… Eu não ligaria pra isso… Gostaria de ver outro campeão do WDC póstumo.

  8. X1 Specifications

    Dimensions

    Total Length: 4.75m
    Total Width: 2.18m
    Height: 0.98m
    Wheel Base: 2.9m
    Front Track Width: 1.85m
    Rear Track Width: 1.78m

    Weight

    Dry Weight: 545kg
    Wet Weight: 615kg

    Engine

    Type: V6 Twin Turbo (Direct Injection)
    Engine Displacement: 3000cc
    Maximum Output: 1106.0kw (1503.8ps) / 15000rpm *1483hp
    Maximum Torque: 714.1Nm (72.9kgf*m) / 12000rpm

    Suspension

    Full Active Ride Suspension

    Downforce generated at the bottom due to the fan

    Maximum Output 9800N, (1000kgf) equal to 1.63G

    Downforce acting at vehicle speed squared due to the wings/Venturi Effect

    At 100km/h:
    1044.7N, (106.6kgf) equal to 0.17G

    At 200km/h:
    4181.7N, (426.7kgf) equal to 0.69G

    At 300km/h:
    9412.9N, (960.5kgf) equal to 1.56G

    At 400km/h:
    16732.5N, (1707.4kgf) equal to 2.78G

    Performance Data

    0-60mph: 1.4sec
    0-120mph: 2.8sec
    0-200mph: 6.1sec
    Maximum Speed: Over 280mph (450km/h+)
    Maximum Longitudinal or Lateral Acceleration: 8.25G at 300km/h

  9. wilson disse:

    tem certeza que voces acham o carro acima o mais bonito?
    e uma bmw quadradinha? não leva o título?
    http://colunistas.ig.com.br/flaviogomes/2010/10/27/cars-girls-259/

  10. Mari Espada disse:

    Só digo uma coisa…
    Esse GT5 vai me obrigar a comprar um PS3, pra fazer companhia pro meu XBox 360. Tô ferrada!!!

    Aliás, Rodrigo…
    Meu marido terminou a primeira temporada no F1 2010, foi campeão com sua Sauber, e fechou contrato com a Red Bull para o próximo ano… mas já falei pra ele que se na terceira temporada ele não for pra McLaren, que vai tomar muita porrada! Hehehe. =)

    E no Forza 3 eu não canso de correr com o meu McLaren MP4-12C em Nürburgring…
    Esses jogos estão cada vez melhores!!!!! =D

    Se eu tivesse mais tempo livre, não faria outra coisa além de jogar…

    Beijos!

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