Eles estarão de volta? Parte II.

Publicado: 30/10/2010 por Vitor, o de Recife em Artigos, Formula1
Tags:, , , ,

Sim, os rumores sobre uma movimentação para a volta de Max Mosley voltaram. Depois da reportagem do site italiano 422race.com, que comentamos aqui no Ultrapassagem, o assunto esquentou novamente nesta semana. E desta vez, quem colocou lenha na fogueira foi ninguém menos que Bernie Ecclestone.

O eterno comandante da FOM declarou à ESPN britânica que gostaria que o velho parceiro Max Mosley retornasse à FIA. No entanto, Bernie sugeriu uma medida mais conciliatória do que a especulada pelo 442race.com, dividindo o comando da entidade entre a FIA e a extinta FISA:

Poderíamos voltar com a FIA e da FISA. Max poderia ser presidente da FIA, cuidando da Fórmula 1,  e Jean poderia ser presidente da FISA executando o lado esportivo. “

Sobre as reações das equipes, Ecclestone declarou:

Eu não acho que as equipes se importariam. Se você perguntar a qualquer uma delas agora sobre a volta de Max à presidência da FIA, elas iriam se queixar? Eu acho que não.”

Bernie ganhou um apoiador da Red Bull pelos seus 80 anos.

No entanto, Martin Whitmarsh, chefe da McLaren – equipe que teve sérios problemas com Mosley – não parece compartilhar da opinião de Bernie. Comentando as supostas movimentações de “golpe” do ex-presidente da FIA contra o atual, Whitmarsh fez diversos elogios à Jean Todt e declarou apoio ao dirigente.

Eu não sei se o que tem sido veiculado nos meios de comunicação sobre o Jean Todt é especulação,  se existem movimentos dentro da FIA e quem pode estar por trás disso. Eu não estou envolvido na política da FIA.

Mas eu tenho que dizer que Jean Todt vem desempenhando um bom papel. Acho que ele está ocupado, silenciosamente reformando da FIA nos bastidores, o que provavelmente causou algum desconforto no seio desta organização. Eu acho que ele não tem usado F1 como plataforma de pessoal para sua própria promoção, e acho que isso é muito, muito positivo.

Acho que o Jean está fazendo é bom, e continuaremos a apoiá-lo nessa posição.”

Detalhe do volante do apoiador.

Jean Todt, por sua vez, evitou fazer polêmica sobre o assunto.

Esta temporada tem mostrado que estou interferindo o mínimo possível. E se Mosley me oferecer seu conselho, este também será bem-vindo. “

E eis que Max Mosley finalmente fez uma declaração negando qualquer intenção de retornar à FIA. Em entrevista à rádio BBC, o ex-presidente da entidade se declarou um simples expectador da categoria, além de declarar apoio a Todt.

Eu acho que meus dias F1 estão acabados e eu mudei para outras coisas. Nunca se deve voltar atrás.

[A chance de voltar] É completamente um boato. Eu o segui vagamente à distância. Sou agora apenas um fã comum, eu assisto [a F1] pela televisão, mas ela não é mais minha responsabilidade.
Trabalhei muito pelo Jean [Todt] e eu acho que ele vai fazer o trabalho – e eu quero que ele seja bem-sucedido, porque eu sou responsável, em parte, por ele estar ali.

A ele deve ser dada uma oportunidade para fazer seu próprio caminho, que obviamente será diferente do meu e poderá ser melhor.”

Bernie e Mosley: não me deixe só!

Um ponto final nas especulações sobre a volta de Max Mosley? Pode ser que sim, mas interpretando as notícias veiculadas podemos concluir que Jean Todt encontra resistências consideráveis na sua missão de reformar a FIA. Mas elas viriam do lado esportivo ou dos clubes de automóveis? No que se refere à F1, as equipes estão satisfeitas;  Ecclestone não. O tom conciliador adotado pelo francês não deve agradar muito ao octagenário dirigente, já que dá mais margem para as equipes manifestarem seus interesses, por vezes bastante conflitantes com os de Bernie. A mão de ferro de seu amigo Mosley seria muito conveniente neste ponto.

Certo mesmo é que as peças do tabuleiro estão se mexendo. Vamos acompanhar os próximos movimentos…

comentários
  1. wilson costa disse:

    a volta dos mortos vivos? possivel, mas dificil, não oficialmente, se ocorrer é nos bastidores do esporte.
    Existe pouca boa vontade para com este senhor esquizofrênico, sádico, e outros adjetivos que ele merece.

    já quanto a f1, vagas, novidades, especulações – no momento temos:

    Jerome d’Ambrosio está muito próximo de assegurar a sua estreia na F1 em 2011. Quem afirma é Eric Boullier, diretor da Gravity, empresa que negocia em nome do piloto belga e que é um braço da Genii Capital, que atualmente controla a equipe Renault.

    “Temos 95% do pacote acertado. Para os restantes 5%, é apenas uma questão de dias. Eu ficaria satisfeito em termos um contrato assinado no bolso até a última corrida em Abu Dhabi”, afirmou Boullier, que também é chefe da Renault.

    D’Ambrosio vem atuando como terceiro piloto da Virgin Racing nos treinos livres das sextas-feiras. A equipe novata é o mais provável destino do piloto belga, o que deixaria o brasileiro Lucas di Grassi sem emprego na F1.

  2. fernando-ric disse:

    Bota o Briatore de presidente, e o Nelsinho de estagiário!

  3. wilson costa disse:

    amantes de automobilismo
    fim de semana não tem f1, mas tem boas corridas

    Sábado, 30/10

    Horário Emissora Categoria Local Tipo
    15h50 Rede TV! GT Brasil Curitiba Corrida1 ao vivo
    18h00 Speed NASCAR TS Talladega/EUA Corrida VT

    Domingo, 31/10
    Horário Emissora Categoria Local Tipo Ao vivo
    11h00 Bandsports DTM Adria (Ita) Corrida Sim
    14h00 Rede TV! GT Brasil Curitiba Corrida 2 Sim
    18h00 Speed NASCAR SC Talladega/EUA Corrida Sim

  4. wilson costa disse:

    Nelsinho correrá de ferrari este fim de semana

    O último final de semana do International GT Open, que terá provas amanhã e no domingo em Barcelona, marcará a estreia de Nelsinho Piquet no volante de uma Ferrari de competição em corridas oficiais. Ao lado do português Álvaro Parente, o piloto brasileiro da Nascar Truck Series conduzirá a Ferrari 430 GT2 a convite da Aurora Racing Team (ART).

    Mesmo focado em seu novo desafio nos EUA, Nelsinho continua interessado em competir na Europa, e o convite da ART foi prontamente aceito. Devido à facilidade de adaptar-se em qualquer categoria, o ex-piloto da Renault F1, campeão da F3 britânica e vice-campeão da GP2, está muito confiante e acredita que conseguirá um resultado expressivo.

    “Essa corrida foi anunciada há seis meses e fico muito feliz que finalmente chegou o tão esperado final de semana. Tenho certeza de que me sentirei muito à vontade correndo em Barcelona, um circuito que conheço bem e de que gosto muito. Além disso, Álvaro é um excelente piloto e nos damos muito bem. Espero conseguir um ótimo resultado em minha primeira corrida de GT com a Aurora Racing Team.”

    Para Álvaro Parente, “é uma oportunidade de mostrar meu potencial em qualquer carro, em uma equipe muito especial, e ao lado de um grande amigo e piloto como o Nelsinho”.

    A participação especial da dupla luso-brasileira na prova é destaque no portal oficial do campeonato na internet, http://www.gtsport.es/ . Desde a semana passada, o texto “Piquet-Parente, outro par de luxo em Montmeló” encabeça a lista de últimas notícias e registra também a participação da dupla Sebastian Loeb e Dani Sordo, destaques do WRC no evento.

  5. Speeder_76 disse:

    Eu diria que deveriamos ficar de olho. Eu comentei isso na semana passada e disse na altura que havia um assunto importante que vai ser discutido em 2011: a renovação do Acordo (ou Pacto) da Concórdia. E como é publico que as equipas querem uma fatia maior do bolo das transmissões televisivas (que é detido a 50 por cento pela FOM, a empresa de Bernie Ecclestone), suspeito que isto tudo não trata mais do que uma forma de Ecclestone evitar que as equipas ataquem o seu enorme quinhão. Daí as declarações que anda a fazer nas últimas semanas para que eles fiquem na sua e o deixem em paz com os seus incontilhões.

    Já agora, “off the record”, eu e mais dois amigos meus fizemos um video engraçado. Não seria má ideia colocar aqui, que tal?

    Deixo-vos o link, para o verem: http://www.youtube.com/watch?v=lrSeSdHcnu4

    Bom Dia das Bruxas!

    • speed,
      concordo. ainda mais na fórmula um, onde os boatos desempenham um papel importante nos rumos que o circo toma. o ecclestone não fala à toa.
      ah, assisiti o vídeo, e ri muito, ficou bem bolado. vai fazer os massistas chorarem… talvez de rir.
      abraços

  6. Mari Espada disse:

    Credo!!! Bernie e Mosley juntos seria ditadura!
    Todt pelo menos ouve os demais interesses e pontos de vista.
    Além de ser um velhote BEM MAIS SIMPÁTICO!

    Eu nunca pensei que ficaria ao lado de um Ferrarista… mas dessa vez meu voto vai para ele!
    Please, sem analogia às eleições para a presidência, ok? Hehehe. =P

    Beijos!

  7. ?????? disse:

    o claudemir é da turma da dilma?

    • Não tenho turma, bando, galera ou correligionário.

      Mas isso é um blog sobre esporte, não político, então bloqueei todos os comentarios que tinham cunho político e apaguei alguns que também faziam o mesmo.

      Então até que os animos se acalmem e a vida volte ao normal eu manterei os bloqueios dos comentários políticos.

  8. Mari Espada disse:

    Ué… Porque meu comentário está aguardando moderação? Alguém me liberte, please!

Deixe uma resposta

