O que esperar de Felipe Massa em Interlagos?

Publicado: 03/11/2010 por Alex-Ctba em Artigos
Tags:, ,

Entramos na semana do GP do Brasil, a realizar-se no autódromo de Interlagos a partir da próxima sexta-feira. A etapa brasileira sempre carrega muitas expectativas pelos mais diversos motivos. O traçado ideal para ultrapassagens, a atmosfera da torcida e o clima instável de novembro, são ingredientes que fazem desta corrida, uma das melhores da temporada.

Desde 2006, o campeonato vem sendo decidido em São Paulo. Alonso, Raikkonen, Hamilton e Button, respectivamente, sagraram-se campeões mundiais em Interlagos. Esse ano existe a possibilidade do espanhol Alonso conquistar o tri-campeonato  em terras tupiniquins, mas para isso, Felipe Massa teria que colaborar tirando pontos dos adversários de Alonso. Eu acredito que o título será decidido na insossa pista de Abu Dhabi, mas o que eu gostaria mesmo de discorrer aqui é sobre o papel e a expectativa em torno do piloto brasileiro da Ferrari.

Desde que foi relegado a posição de escudeiro de Alonso no GP da Alemanha, Massa vem sendo cobrado a ajudar seu companheiro, posicionando-se a frente de seus adversários diretos ao título. Nas seis corridas seguintes, Massa cumpriu seu papel de escudeiro apenas em duas oportunidades. Na Hungria, terminou em quarto, a frente de Button e na Itália ficou em terceiro, a frente das duas Red Bulls. Agora no Brasil, em uma pista na qual ele sempre teve excelentes performances, é absolutamente crível a possibilidade do carro número sete terminar à frente das McLarens e até quem sabe das poderosas Red Bulls, para ajudar o seu companheiro de equipe a solidificar sua liderança e melhorar a posição da Ferrari no mundial de construtores, onde ocupa a terceira colocação, vinte e cinco pontos atrás da McLaren. Ajudar a Ferrari a conquistar o vice-campeonato, poderia ser uma motivação a mais para o apático Massa.

Em cima desse possível e esperado papel de escudeiro, qual seria a reação da torcida, que não nutre muita simpatia pelo espanhol Fernando Alonso desde o episódio do crashgate em Cingapura? A Ferrari e Alonso esperam muito do brasileiro nesse GP, mas e os (ex?) torcedores do Massa, o que esperam dessa corrida? Seria o caso de alguns entrarem na pele do piloto brasileiro e,  em um exercício de imaginação, experimentar as vicissitudes do piloto que,  na sua última apresentação em Interlagos, venceu de forma inconteste e ainda assim foi uma de suas maiores derrotas.

Felipe Massa terá um final de semana de afirmação e superação. Correr frente ao seu público, após o vergonhoso incidente de Hockenheim,  será um bom teste para ver como está sua força mental, diante de uma possível hostilidade por parte de torcedores mais exaltados. Força essa, que sempre foi uma de suas características mais marcantes, após os diversos reveses que sua conturbada carreira tem lhe proporcionado.

Anúncios
comentários
  1. Allan Wiese disse:

    Eu não duvido nada de que Felipe incomode muito nessa prova. Se tem um lugar que ele gosta de andar e sabe andar rápido, esse lugar é Interlagos.
    Mas se nem mesmo aqui ele conseguir andar bem então eu vou começar a considerar com maior seriedade o fato de ele não ser mais o mesmo depois do acidente.

    • Alex-Ctba disse:

      Tb quero ver a diferença entre ele e o Alonso na sua pista mais forte. Ninguem aguenta mais ouvir falar de problema de aquecimento de pneus.

  2. Will disse:

    Eu só espero que ele não faça mais nenhum papelão…torço para que a F1 um dia supere o jogo de equipe.

    • Alex-Ctba disse:

      Pois é Will, mas na minha opinião, o jogo de equipe sempre existiu e vai continuar existindo, ou então não faria sentido as equipes ter dois pilotos…

  3. Mari Espada disse:

    Alex, o clima instável de novembro me preocupa.
    Para a corrida será ótimo, mas para mim será péssimo… acho que segunda venho trabalhar gripada, hehehe. =D

    E digo mais, se essa previsão de duas Ferraris à frente, abrindo uma vantagem absurda para o Alonso e, quem sabe, fazendo a scuderia italiana ultrapassar a minha amada McLaren no mundial de construtores… eu juro que não vai sobrar nada inteiro naquele autódromo! Mas que vandalismo, né!? Hahaha. =P

    No fundo eu admito que estou torcendo por um bom desempenho do Massa… não em prol do Alonso e sim de si próprio… ele precisa urgentemente reestruturar sua imagem perante os torcedores brasileiros!

    Beijos!!! E parabéns pela abordagem do tema!

    • Alex-Ctba disse:

      Valeu Mari, não esqueça a capa de chuva. Aliás nem vi a previsão do tempo pra esse fds em SP ainda. Ano passado caiu o mundo no sábado e no domingo o maior sol. Eu prefiro uma corrida com o famoso molha e seca de Interlagos.

  4. Danilo Abrantes disse:

    O que esperar de Felipe Massa em Interlagos?

    R: Dá a vitória ao Alonso

    • Alex-Ctba disse:

      Que isso Lucas, falando em nada, hj o Coringão ganha e o Cruzeiro e Fluminense perdem :D – Vamos ficar todo mundo com 57 pts…

      • Lucas Túlio disse:

        Caro Alex,

        Ja sequei o Florminense, com sucesso!

        Neste momento o Cruzeiro mais querido do Brasil esta em campo! Fazendo o dever de casa ta tudo tranquilo, seu time pode ate ganhar (leia-se torço pelo empate rs).

        Obs: Hj a CBF reconheceu nosso título Brasileiro de 66 contra o Santos de Pelé e cia ltda.

        É o Cruzeiro mais querido do Brasil rumo ao TRI – Eu Acredito!

        Saudaçoes Celestes!

      • wilson disse:

        saudaçoes sao paulinas lucas tulio

      • Lucas Túlio disse:

        Infelismente Wilson,

        O Cruzeiro “pisa na bola” de mais, alias, quando o Rogerio Senior aposenta einh? rs

        Mas estamos na briga ainda!!

  5. Ron Groo disse:

    Espero só um pouco menos de vergonha… Mas se lembrarmo bem, em 2008 ele era serissímo candidato ao titulo e em entrevista ao Galvão ele não fez promessa alguma.

  6. wilson disse:

    de qualquer forma, posição que veremos será massa grudado ao alonso com um cambão para garantir melhor posicionamento da equipe tanto na corrida quanto no campeonato

  7. wilson disse:

    não, falando sério.
    se o clima ficar quente e sem chover, com a pista quente, veremos um massa voando, pois não dependerá de ficar aquecendo os pneus (se não me falha memoria, alguem do blog já havia informado que para essas duas corridas os pneus que a ferrari se deu melhor esse ano)

    Então mesmo que o massa fique a frente do espanhol, no momento oportuno haverá uma mudança de posição ou na pista ou nos boxes (de preferencia) e as coisas ficarão como tem que ficar na reta final do campeonato.

    • Alex-Ctba disse:

      Se o Massa estiver imediatamente a frente do Alonso, o jogo terá q ser bem feito. Mas pela fase do Alonso, acho q mesmo em Interlagos é capaz de ele ficar a frente do Massa.

  8. Kirby disse:

    Esta é fácil de responder, Massa deixará o Alonso passar.

  9. Vitor, o de Recife disse:

    Bem capaz da corrida caseira mexer com os brios do Massa e ele voltar a ter aquele velho desempenho. Mas entregará a posição ao companheiro, a não ser que haja um piloto entre ele e o Alonso.

    De qualquer forma, será bom para ele voltar a ser competitivo, já se preparando para a próxima temporada. Sim, as coisas começarão do zero, embora ele tenha desafio ainda maior caso o espanhol confirme o título. Mas um 2011 competitivo o colocará na vitrine de novo, revalorizará a sua imagem. Ele precisa disso.

  10. wilson disse:

    a ferrari tambem

    • Vitor, o de Recife disse:

      Exato. Não seria sábio para o Felipe se queimar na “vitrine” e muito menos dentro da equipe… afinal, ele terá no mínimo uma temporada inteira nela (há quem diga que o contrato é até 2012; outros, 2011 com opção para 2012).

    • Allan Wiese disse:

      A Ferrari, como qualquer outra equipe, precisa de dois pilotos fortes. É só analisar a situação no WCC: a McLaren, mesmo tendo se perdido no desenvolvimento, segue na frente da Ferrari porque seus dois pilotos foram mais constantes (com exceção dos erros de Lewis no final).
      E faria um bem danado ao Felipe andar forte esse final de semana. E se for pra entregar a posição, que seja na boa, sem forçar a barra como foi na Alemanha. Todos sabem que se acontecer vai ser por planos predeterminados…
      E como disse o Vitor, isso pode dar a ele um ânimo renovado para 2011.

  11. Rodrigo Pedrosa disse:

    Vai ajudar Alonso.

  12. Teo disse:

    Alex,
    Sinceramente acho que o Felipe vai baixar o cacete no G5(pretenders ao titulo), depois vai ter que entregar a posicao pro Alonso, o que acho correto nessa altura do campeonato, isso e, se nao tiver ninguem imediatamente entre eles. Os pneus sao os favoraveis ao estilo dele, nao e isso(macio e medio), so falta nao chover nem sabado e domingo!

  13. Anselmo Coyote disse:

    O que esperar…? Uai…! Que ele seja um bom menino.

  14. Marcelo Brum disse:

    Que seja um bom funcionário e ajude a equipe (o Alonso) a somar pontos…

    É o que temos para o momento!

  15. Kirby disse:

    Pensando melhor, sobre o que eu falei, sabe uma atitude bonita que Alonso poderia fazer, se tivesse com o campeonato ganho no final da corrida? Ceder a vitória para Massa, pelo menos ele deu alguns sinais que pode acontecer isso:
    “Acho que Felipe é muito forte aqui. A melhor coisa para nós e ainda mais para mim, vai ser ter o Felipe como vencedor da corrida, porque ele tira 25 pontos de qualquer outro”, disse Alonso.

  16. Kirby disse:

    O Massa vai pensar duas vezes antes de ceder a posicao, estao o ameacando de dar voz de prisao por infrigir algum artigo da lei do torcedor Oo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s