Massa pode ser preso se der passagem a Alonso no GP Brasil, diz promotor.

Publicado: 04/11/2010 por Claudemir Freire em Notícias
Tags:, , , ,

Alonso e Massa riem na Coreia do SulFelipe Massa pode ser preso se der passagem para seu companheiro de Ferrari, Fernando Alonso, no GP do Brasil de F-1, no domingo. É o que destaca a coluna de Mônica Bergamo, , publicada nesta quinta-feira pela Folha.

Pelo menos é o que ameaça o promotor Paulo Castilho, do Juizado Especial Criminal, baseado no Estatuto do Torcedor. Ele prevê prisão de até seis anos para quem “fraudar” ou “contribuir para que se fraude” o resultado de competição esportiva.

A MARMELADA

Depois de ter liderado o Mundial nas duas primeiras etapas –venceu o GP do Bahrein, abertura da temporada, e foi quarto na Austrália–, Alonso amargou uma série de maus resultados.

Em oito corridas, subiu só duas vezes no pódio, nenhuma em primeiro lugar, e deixou de pontuar duas vezes.

O começo da ascensão veio no polêmico GP da Alemanha, em Hockenheim.

Segundo no grid atrás de Sebastian Vettel e à frente de seu companheiro de time, Felipe Massa, Alonso viu o brasileiro assumir a liderança da prova na largada e pulou para o segundo posto, à frente do rival da Red Bull.

Insatisfeito por estar atrás de Massa sem conseguir superá-lo, o espanhol choramingou via rádio, até que, na 48ª volta, veio a deixa para que o piloto brasileiro abrisse caminho para Alonso. “Fernando é mais veloz que você”, disse o engenheiro Rob Smedley a Massa, que, na sequência, abriu passagem.

Alonso venceu, com o brasileiro em segundo, e deu início a um período arrebatador. Ganhou quatro de sete provas e conquistou 133 pontos de 175 possíveis –um aproveitamento de 76%, nem de perto acompanhado por seus concorrentes ao título neste ano.

Anúncios
comentários
  1. Vitor, o de Recife disse:

    Típica notícia “me engana que eu gosto”… é só observar a palhaçada que é o futebol brasileiro, onde em tese deveria vigorar o mesmo estatuto.

    Fora que uma medida dessas serviria para incrementar mais ainda as ameaças de Tio Bernie em chutar a etapa brasileira para dar espaço a mais um Tilkódromo.

    Enfim, delírios e delírios…

    • Sim, é mesmo, porém, veja por duas ópticas diferentes:

      1º – Seria um sarro ver o Massa sendo caçado pela polícia dentro de Interlagos.

      2º – Essa ameaça deve ter chegado aos ouvidos dele e da equipe, mesmo sabendo que nada deve acontecer, eles devem se preocupar um pouco mais caso queiram fazer uma marmelada, fazer de forma que não escancare demais, não como foi na Alemanha.

      • Vitor, o de Recife disse:

        Engraçado seria, sem dúvida. Mas a equipe não vai ter nenhuma consideração em deixar de fazer o jogo de equipe.

        Como o Alex disse, é só mais um palhaço querendo aparecer. Aliás, em todo canto tem um promotor querendo aparecer. Acho que tem gente que pensa que a palavra promotor vem de promoção (pessoal). Aqui em PE teve aquele caso da praia de Serrambi, onde duas jovens foram assassinadas; o primeiro promotor do caso fez um verdadeiro circo. Anos depois, candidatou-se a deputado federal nessas eleições. Ainda bem que perdeu…

        Incrível e triste uma função vital para a democracia ser mal usada dessa forma. Mas claro que, felizmente, não são todos; há bons e maus profissionais em todas as áreas.

    • wilson disse:

      palhaçada.
      o cara tem é que prender os aloprados da turma do pt
      os mensaleiros
      indiciar o presidente nada vi, nada sei
      ir atras do dinheiro (nosso dinheiro) roubado por essa troupe inclusive somando agora a irenice guerra e familia
      os juizes de futebol que manipulam resultados na cara dura

      conversa pra boi dormir
      quis fazer uma média pra aparecer na mídia

  2. Alex-Ctba disse:

    Paulo Castilho né?

    Olê, Olê, Olê, Olê…tem um palhaço querendo aparecer!

  3. Marcelo Brum disse:

    Se o Massa estiver na frente e correndo demais, podem ter certeza de que na hora do pit dois pneus do Massa darão problemas na hora de trocar. Depois o senhor promotor terá que prender os mecânicos ou então enviar intimação ao Montezemolo, na Itália.

    Fala sério! Não cuidam nem desse escândalo que são as arbitragens compradas do futebol, como juízes claramente mal intencionados e determinados a favorecer este ou aquele, é brincadeira. Ontem garfearam o Cruzeiro com um pênalti ridículo que nem sequer foi falta e muito menos dentro da área. E que foi o maior beneficiado, de novo? o Corinthians! Estão arrumando para o Corinthians ganhar esse campeonato na marra, outra vez!

    E isso, o MP não investiga.

  4. Allan Wiese disse:

    Hehehe, cheguei a me assustar quando li o título do post. Mas logo passou e deu vontade de rir…

    Por “increça que parível” esse tipo de coisa só acontece por aqui. O problema? Incoerência. Os discursos são incoerentes na maior parte dos casos e aí têm-se abertas as possibilidades pra esses tipos de palhaçadas, como bem disseram o Alex e o Vítor.

  5. Galkadesh disse:

    Não vou questionar os possíveis interesses pessoais da declaração feita pelo Promotor de Justiça, tampouco as nuances politico/esportivas e interesses econômicos que envolveriam tal situação, mas o fato é que a lei existe e pode ser aplicada (atenção para a tipificação da conduta mencionada, fraude de resultado de competição esportiva, que foi inserida por lei criada apenas em julho deste ano).

    A quem interessar, uma rápida leitura na Constituição Federal (artigos 127 a 130) pode esclarecer perfeitamente as atribuições do Ministério Público.

    A LEI No 10.671, DE 15 DE MAIO DE 2003 que dispõe sobre o Estatuto de Defesa do Torcedor

    CAPÍTULO XI-A

    DOS CRIMES

    Art. 41-E. Fraudar, por qualquer meio, ou contribuir para que se fraude, de qualquer forma, o resultado de competição esportiva: (Incluído pela Lei nº 12.299, de 2010).

    Pena – reclusão de 2 (dois) a 6 (seis) anos e multa.

    Enfim, como muitos acreditam (e aí me incluo) pode ser extremamente improvável que aconteça alguma coisa se houver “manipulação” no resultado da corrida, mas é bom ressaltar que existe embasamento legal na declaração do Promotor.

    • Allan Wiese disse:

      É a multiplicidade de perfis do ultrapassagem aparecendo mais uma vez. Ótimo ter embasamento teórico sobre leis por aqui também…

      • Claudio Cardoso disse:

        Por esse texto ai colocado acima.

        O Engenheiro do Massa tem de ir preso tb, e junto o Domenicali.

        E ai chamar para depor o Montezemollo para apurar se ele teve participacao ou nao.

      • Claudio Cardoso disse:

        Esqueci.

        Tem de prender o Alonso, e o engenheiro dele tambem, pois estariam em tese participando da fraude.

        E o presidio tem de aumentar.

        A Mclaren ja se pronunciou dizendo que o Button pode ajudar o Hamilton.

        Mais 5 pra cadeia, pq ainda tem o Whitmarsh, o engenheiro do Button, e o Engenheiro do Hamilton

  6. Teo disse:

    Entao pode mandar ele alargar os presidios de Sao Paulo, vai ter que prender quase que o circo todo da f1!rsrs…dorme com esse barulho:D, rsrsrs…

    • wilson disse:

      tenho uma aqui pra ele:

      em curitiba, o pobre infeliz acreditou na renault e comprou um carro imaginando que como em paises civilizados fosse ser bem atendido. Ledo engano e sua saga por ter seu problema resolvido está longe de chegar ao fim.
      Mas ele está fazendo o que todos nós devemos fazer: protestando e em frente a concessionaria que não o atende devidamente. Os negócios? bem não precisamos imaginar que a propaganda negativa que está fazendo é bem superior em custos a terem pago no minimo um carro novo ao mesmo.

      E vocês tem, tiveram algum problema parecido?
      faça o mesmo, garanto que prestarão atenção srs. e sras.

  7. manda esse cara arrumar alguma coisa pra fazer….

  8. Speeder_76 disse:

    Cómico, se não fosse trágico… Acredito que seja “show-off”, ou como diz o Alex, “palhaço querendo aparecer”. Será que esse senhor foi um dos que votou no Tiririca?

    Enfim, brincadeiras à parte, isto não vai dar em nada.

  9. A. Coyote disse:

    Seria um barato ver o promotor lá dentro dos boxes da Cosa Nostra, vigiando a tudo e a todos de algemas nas mãos, pronto para prender em flagrante qualquer um que ele achar que estava metido em imbroglio para favorecer o Nada Sei.

    Melhor seria ouvir os carcamanos falando em dialetos e gírias italianos e ver o bobão lá, com cara de b.ndão, tentando entender alguma coisa em meio aquele barulho ensurdecedor de motores de carros chegando e saindo a cada minuto.

    Quem sabe ele não encontra alguma lei que obrigue as equipes falar o idioma local ou mesmo usar um tradutor juramentado…!

    Ou será que ele preferiria acompanhar a corrida pela TV e acreditar piamente no que disser o babacão bueno…rsrsrsrs?!!

    Realmente, fanfarrões existem em todos os lugares.

    Galkadesh, eu compreendo a sua colocação. Ela é tecnicamente correta.

    Abs.

  10. fernando-ric disse:

    Pro Massa dar passagem pro Alonso, tem que estar na frente deste. Já começa aí a viagem.

  11. djow disse:

    Acho difícil o promotor fazer valer a Lei. O Massa não tem capacidade de competir com o Alonso. Não é questão de ser capacho ou segundão de luxo. É falta de capacidade mesmo.

  12. samuel disse:

    esse tipo de declaração dele infelizmente normal no MP, e decorre de uma doença muito séria: a síndrome de cembranelli.

  13. wilson disse:

    blog do flavio gomes sobre o assunto:

    MASSA PRESO?

    Felipe Massa pode ser preso se der passagem para seu companheiro de Ferrari, Fernando Alonso, no GP do Brasil de F-1, no domingo. Pelo menos é o que ameaça o promotor Paulo Castilho, do Juizado Especial Criminal, baseado no Estatuto do Torcedor. Ele prevê prisão de até seis anos para quem “fraudar” ou “contribuir para que se fraude” o resultado de competição esportiva. “Se fizer isso, ele tem que sair algemado de Interlagos”, diz.

    Ai, ai, ai.

    Não conheço o promotor Castilho pessoalmente. Devo tê-lo entrevistado uma ou duas vezes na rádio, ou na TV, por telefone. Ele vive aparecendo para falar de futebol, de proibir torcidas, bandeiras, apitos e serpentinas nos estádios.

    Suponho que seus salários sejam pagos com meu dinheiro. Sendo assim, gostaria de saber se posso pedir a alguém que o substitua. Não julgo que meu dinheiro esteja sendo bem usado para pagar os salários de quem diz uma sandice dessas. Não há atenuantes para tamanha barbaridade. Se falou brincando, ou em tese, ou o que for, o cara não pode disparar uma bobagem desse tamanho imaginando que alguém vai achar engraçadinho.

    Ameaçar algemar um piloto? Talvez eu possa estar sujeito a algo parecido e deva me entregar na delegacia mais próxima. No campeonato que disputo, a Classic Cup, outro dia deixei o Marcelo Giordano me passar. É meu companheiro de equipe. O carro dele estava bem mais rápido, ele iria passar de qualquer jeito, mas deixei, para poder zoar depois. Assim, “fraudei” o resultado de uma competição esportiva. Ou “contribui” para isso.

    Na verdade, sou reincidente. Semana passada teve uma competição esportiva na quadra lá do prédio. Eu joguei de goleiro num time e meus dois filhos estavam no outro. Teve um pênalti para eles, o mais novo bateu e eu não me esforcei muito para defender. Deixei entrar. Uma fraude evidente. Teria de sair algemado do prédio, pela lógica cartesiana exposta pelo douto promotor.

    Ele alegará que a competição esportiva do meu prédio é diferente de uma corrida de F-1. Que as pessoas pagam ingresso e coisa e tal. Rebaterei. No jogo da quadra lá do prédio, estava valendo muito mais, uma Coca de dois litros para o vencedor. Tudo bem que era eu que ia pagar, ganhasse ou perdesse. Mas havia algo em disputa, e era muito sério. Um jogo de futebol de crianças é mais sério que qualquer competição profissional. E tinha gente torcendo do lado de fora da quadra. Portanto, o Estatuto do Torcedor também teria de ser aplicado. Talvez eu mereça mais do que algemas. Prisão perpétua, cadeira elétrica.

    Eu gostaria muito que Massa deixasse Alonso passar em Interlagos domingo. Aliás, torcerei entusiasticamente para que isso aconteça, porque quero ver se o promotor Paulo Castilho cumprirá sua promessa e virá ao autódromo algemar Felipe. E se Button deixar Hamilton passar, quero vê-lo na cadeia também, dividindo cela com o Marcola.

    Tem gente que não tem a menor noção do ridículo.

    • Will disse:

      Os dois casos que o Flávio ‘Mala’ Gomes citou não vale…

      Não tinha ninguém pagando ingresso…

      rsrsrsrsrs

  14. Lucas Túlio disse:

    É promotor devia colocaruma melancia no pescoço pra aparecer direito!

  15. Francisco bandeira disse:

    Uma pequena justificativa para o Autaquia Promotor:

    “Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk”

  16. Tomás Motta disse:

    Essa nem o tal do Paulo Castilho acreditou…

  17. Rodrigo Pedrosa disse:

    Engraçado, em 2007 já existia esta lei, e ninguem foi presso.

  18. […] This post was mentioned on Twitter by Daniaile Jarry, Paulo Patullo Neto. Paulo Patullo Neto said: Massa pode ser preso se der passagem a Alonso no GP Brasil, diz promotor. « Ultrapassagem http://ow.ly/34AYH […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s