Preview GP do Brasil.

Publicado: 04/11/2010 por Sirlan Pedrosa em Artigos
Tags:, ,

Interlagos sedia mais uma etapa do mundial de F1 no próximo domingo. Esse GP que um dia já foi distante e exótico, hoje é um dos mais tradicionais da temporada. Com possibilidades de chuva para classificação no sábado o GP pode ser outra loteria como foi a Coreia do Sul, mas com os ingredientes que todos conhecemos da pista podemos esperar surpresas para a corrida.

Esse ano o torcedor brasileiro terá a oportunidade de ver (rever…)  em Interlagos o nosso bi-campeão Emerson Fittipaldi pilotando a saudosa Lotus 72, o mesmo carro (sim,é o mesmo número do chassi) que ele usou 40 anos atrás em sua primeira vitória em Watkins Glen, e que também utilizou para vencer o primeiro GP Brasil válido pelo mundial, em 1973.

Vamos analisar agora como chegam e o que podemos esperar de cada equipe para a corrida em Interlagos :

Red Bull: Ganhou ano passado com Mark Webber e deve ser competitiva, afinal este ano andaram bem em todos os tipos de pista. Entretanto pelas características de Interlagos, com dois trechos longos de aceleração plena (um deles em subida), não deve ser dominante. Tomou a louvável e arriscada decisão de deixar os dois pilotos brigarem pela vitória, o que deve estar deixando Fernando Alonso feliz da vida.

McLaren: Após as últimas corridas, onde não conseguiu andar no mesmo ritmo da Ferrari e Red Bull, o título ficou muito difícil para os pilotos da equipe inglesa. Button já é carta fora do baralho na disputa pelo campeonato, e Hamilton depende muito de uma boa adaptação do carro à pista de Interlagos. Como os carros da McLaren são os que possuem o melhor F-duto, pode ser que se beneficiem disso de uma forma mais acentuada aqui no Brasil que em outras pistas e sejam competitivos. Hamilton em Interlagos pode ser uma boa aposta para a vitória.

Ferrari: A equipe italiana vem de desempenhos muito bons nas últimas corridas, onde contaram com uma grande melhoria do carro, uma pilotagem soberba de Alonso…e muita sorte ! A única peça que destoa nesse conjunto harmonioso é Felipe Massa, que no Brasil diante de sua torcida e numa pista que sempre andou bem pode se recuperar. Acho difícil que Felipe possa ajudar Alonso cedendo uma posição no final, pelo simples fato que não vejo o brasileiro, mesmo em Interlagos, andando na frente do espanhol nesse momento do campeonato. Felipe já terá feito sua parte para a equipe se tirar pontos de Vettel, Webber e Hamilton.

Mercedes: Numa pista onde o motor Mercedes deve falar alto, a dupla alemã pode andar na frente da Renault e quem sabe até incomodar as três grandes. O mais interessante vai ser o reencontro de Shumacher com pista onde encerrou, com uma exibição de gala, sua carreira quatro anos atrás. Hoje Shumacher chega a Interlagos numa situação completamente diferente, e de forma inédita tem sido batido de maneira contundente pelo seu companheiro de equipe. É verdade que o super campeão andou bem na Coréia, mas até ser acertado e abandonar a corrida Rosberg novamente batia com facilidade Shumacher.

Renault: Não podemos subestimar o polonês Robert Kubica, que foi um soberbo segundo colocado ano passado com uma “manca” BMW e faz uma temporada que o coloca seguramente entre os melhores do ano, mas Interlagos definitivamente não parece sob medida para o carro  da Renault.

Williams: É a equipe que mais evoluiu na fase final do campeonato, mas no Brasil um motor forte sempre tem um peso grande, e é exatamente o motor a parte mais fraca do pacote da equipe. Barrichello chega a Interlagos sem chances de repetir a pole emocionante do ano passado, mas de qualquer forma vai ser bonito ver o brasileiro diante de sua torcida, com toda emoção estampada em sua face.

Force Índia: A equipe que mais caiu ao longo do ano. O motor Mercedes ajuda, Adrian Sutil também, mas pelo retrospecto das últimas corridas será uma surpresa se um carro da equipe indiana chegar ao Q3 em Interlagos.

Toro Rosso: Está onde sempre esteve esse ano, no meio do pelotão. Talvez uma das equipes mais sem graça na temporada.

Sauber: Ano passado o nosso querido Kobayote maravilhou a F1 andando com o carro da finada Toyota em Interlagos e fazendo grandes ultrapassagens. Vamos torcer para que o simpático japinha esteja num dia inspirado domingo, como estava no GP do Japão. Aí é emoção garantida !

Lotus: Numa pista curta a diferença em termos absolutos para as equipes estabelecidas deve ser menor que o normal, mas nada que mude o estágio de competitividade da equipe. A tendência é que novamente a Lotus bata as equipes estreantes e ande longe das equipes antigas, sempre sonhando para que 2011 chegue logo e com ele traga motores e transmissões melhores.

Virgin: Lucas di Grassi e Timo Glock devem bater com alguma folga a Hispania…e só. Richard Branson já deve estar treinando para se vestir de comissária de bordo no final do ano…

HRT: Devem ser mais rápidos que a Lotus….72. Vejam bem, escrevi  “devem” e não que “vão ser” mais rápidos. Afinal, vai que nosso Emmo resolve apertar o pedal da direita com mais força….

CLIQUE NA IMAGEM E VEJA O MAPA ANIMADO.

Programação completa do fim de semana do GP. Brasil

Sexta-Feira

10:00 – 11:30 Treino Livre, Fórmula 1

12:00 – 12:35 Treino Livre Evento Suporte, Porsche Cup

14:00 – 15:30 Treino Livre, Fórmula 1

15:40 – 16:15 Treino Livre Evento Suporte, Porsche Cup Light

16:25 – 17:00 Treino Livre Evento Suporte, Fórmula 3

17:05 – 17:25 Sessão de Classificação Evento Suporte, Fórmula 3

Sábado.

09:25 – 10:00 Evento Suporte, Fórmula 3

11:00 – 12:00 Treino Livre, Fórmula 1

14:00 – 15:00 Sessão de Classificação, Fórmula 1

15:10 – 15:45 Sessão de Classificação Evento Suporte, Porsche Cup

16:00 – 16:35 Sessão de Classificação Evento Suporte, Porsche Cup Light

Domingo.

09:00 – 09:35 Evento Suporte, Fórmula 3

09:50 – 10:25 Evento Suporte, Porsche Cup Light

10:35 – 11:10 Evento Suporte, Porsche Cup

12:30 – Desfile de Pilotos, Fórmula 1

13:30 – Formação do Grid de Largada, Fórmula 1

13:45 – Fechamento saída de box, Fórmula 1

14:00 – Grande Prêmio Petrobras do Brasil de Fórmula 1, 71 voltas

Abertura dos portões: 7h

comentários
  1. Will disse:

    Valeu Sirlan!

    Muito bom o post!

    Nesses tempos em que aceitamos cessão de posição, gostei muito do trecho “Tomou a louvável e arriscada decisão de deixar os dois pilotos brigarem pela vitória”.

    Go Lewis!

    • Mari Espada disse:

      GO LEWIS é o que diz na faixa que mandei fazer!!! =D
      Quando ficar pronta vou postar uma foto no meu blog, daí vocês dão uma olhada na louca uniformizada! Hehehe.

      • wilson disse:

        tomara que não acabe se tornando:
        go lewis
        e ele indo pros boxes mais cedo

        he he he

  2. A. Coyote disse:

    “Sauber: Ano passado o nosso querido Kobayote maravilhou a F1 andando com o carro da finada Toyota em Interlagos e fazendo grandes ultrapassagens. Vamos torcer para que o simpático japinha esteja num dia inspirado domingo, como estava no GP do Japão. Aí é emoção garantida !”

    Esse japinha me mata do coração… Eita cabra bom, eu queria ter um filho assim…kkkkkkk!!!

    Já apostei todas as fichas nele. A turma da frente vai ficar naquela briga de foice que entre mortos e feridos todos sairão ralados e serão internados no hospital para observação. Enquanto isso o japinha vai passear em Interlagos….hehehehe!!!!

    Abs.

    (depois eu acordei… que paia!)

  3. Allan Wiese disse:

    Interlagos sempre traz provas emocionantes, independente de chuva ou sol. E se a chuva aparecer pra bagunçar as coisas, melhor ainda.

    Ótimo preview Sirlan.

  4. Mari Espada disse:

    Lindo preview, mestre!
    Foi perfeito para eu ir esquentando os “meus” motores pra Interlagos!

    7hs estarei lá ajudando a abrir os portões!!! =D

    “Hamilton em Interlagos pode ser uma boa aposta para a vitória.”
    <<>>

    Beijos!!!!

    • Mari Espada disse:

      Porque não saiu o que eu escrevi entre as setinhas?
      É algum código HTML estranho que eu não sei? Enfim… vai denovo!

      “Hamilton em Interlagos pode ser uma boa aposta para a vitória.”

      EU JURO QUE MORRO DE EMOÇÃO SE ISSO ACONTECER!!!!

    • Tomás Motta disse:

      Imagina o Lewis ganhando em Interlagos! A Mari abre um foguete na multidao, pula pro podio e sai na foto!

    • wilson disse:

      soh em seus sonhos,
      só em seus sonhos mari

      vou fazer dança da chuva por aqui, pra dar uma reviravolta lá pelos lados de interlagos. E sabe que minhas mandingas esse ano pegaram.
      Pra quem não sabe nasci ali perto e morei nas proximidades durante alguns anos, depois vim pra sc.

      Rio Bonito, Cidade ademar, cidade dutra, jardim primavera
      (decada de 70) mudou muito as coisas por aí.

  5. Lucas Túlio disse:

    Alguém ai ja viu a corrida “In loco”??

    • Mari Espada disse:

      Nunca vi não… esse ano será a minha estreia! =)

    • Teo disse:

      Eu ja vi em 2006 e 2008, e bacana, o que emociona mais sao os roncos das maquinas, muito alto e pra quem gosta uma fina sintonia!

    • Felipinho disse:

      Fui em 2007, quando o Massa ajudou o Raikkonen a ser campeão, assisti também os treinos de sábado, cheguei em Sampa na sexta a noite. Fiquei na arquibancada em frente ao S do Senna, ali tinha um stand da Ferrari (O patrocinio era da Shell), com uma exposta bem ali, pude até tocar os pneus. Da onde estava via o fim da reta e além do S a reta oposta e claro a maioria das batidas, de resto mais nada, pra ver o que acontecia depois só na TV (tv mesmo, porque telão só na reta de chegada).
      O ronco dos motores é indescritível, o cheiro de gasolina enebriante.
      Mas um conselho, se for acompanhado, vá com quem realmente goste de corridas.
      Um dia ainda vou conseguir ir com acesso ao paddock e boxes.

      • Teo disse:

        Felipinho, fiquei no mesmo lugar em 2008, na freada do S!

      • Mari Espada disse:

        É onde pretendo ficar! Espero que eu consiga, porque o Setor G é grande…
        Se não ficar ali no começo da reta oposta, vou tentar ficar no final, pra ver as freadas! Só acho que não compensa ficar no meio da reta, porque os carros voam por ali e acho que não se vê muita coisa.

        No começo da semana que vem eu conto onde fiquei e como foi a experiência! =D

  6. A. Coyote disse:

    O mais perto que já cheguei de um F1 foram 500km… (distância de BH a SP).

    • Lucas Túlio disse:

      Eu cheguei bem perto da Renault do Alonso! Tava na Bienal do Automovel em B.H!!

      Interlagos fica pro ano que vem! rs

      • Mari Espada disse:

        Ah, esse ano eu chorei no Salão do Automóvel… fiquei bem perto da Lotus do Senna.
        Melhor que isso só em 2008, quando a McLaren do “meu Miltinho” estava em exposição na fábrica da Mercedes-Benz, onde eu estagiava. Quase morri!
        Fora isso já vi (no salão do automóvel de anos anteriores) uma Toyota, uma Renault, e agora o Indy da Bia Figueiredo.
        É legal estar perto dessas máquinas! =)

        Gente, vamos formar uma torcida do Ultra no setor G em 2011, que tal????? =D

      • A. Coyote disse:

        Opaaaa…
        Daquele eu tb cheguei, lá na Gameleira… mas nem motor aquele carro tinha.
        Abs.

  7. wilson disse:

    autodromo de interlagos receberá adaptações para se tornar palco de shows e missas do padre marcelo rossi…

    O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, anunciou nesta quarta-feira a criação de um Plano Diretor para o Autódromo de Interlagos e seus arredores.

    Segundo o governante, um plano de revitalização do entorno do circuito, que já dura seis anos, será encerrado, e o próximo plano é transformar Interlagos em uma arena multiuso.

    “O plano contempla uma série de ações para que o autódromo passe a receber shows e outros eventos”, afirmou Kassab. As intervenções necessárias para o circuito serão concluídas nas próximas semanas.

    Recentemente, Interlagos vem recebendo mais que apenas corridas. O circuito já é palco de grandes shows e de algumas tradicionais missas promovidas pelo Padre Marcelo Rossi.

    fonte: tazio

  8. wilson disse:

    problemas a vista pelos lados da redbull

    webber diz que a equipe dá preferencia a vettel.

    Horner, o chefe diz que não é bem assim.

    webber
    http://tazio.uol.com.br/f-1/textos/22189/

    horner
    http://tazio.uol.com.br/f-1/textos/22190/

  9. wilson disse:

    Fosse no futebol, não demorariam a colocar nas manchetes mais exageradas que a Red Bull está em crise. Às vésperas da primeira parte da definição do campeonato, Mark Webber estampou novamente sua condição de segundo piloto em entrevista dada nesta quinta-feira (4) à ‘Autosport’ dizendo que a equipe taurina favorece Sebastian Vettel.

    A declaração de Webber parte do princípio de que, em nenhum momento, por mais que estivesse na maior parte do tempo à frente de Vettel — e fazendo um campeonato bem mais consistente —, a Red Bull cogitou apoiá-lo. “É óbvio, não?”, respondeu quando perguntado se havia uma preferência ao companheiro, alegando que Vettel é mais jovem e desperta mais emoções ao time.

    Webber deu a batida para logo completar com uma assoprada. “Mas isso é normal, porque tive uma grande oportunidade e um grande carro para fazer coisas muito boas neste ano, e eu fiz”, disse. “Eu tenho meus favoritos na vida, tenho pessoas com quem gosto de estar. É assim mesmo, é a natureza do ser humano”, filosofou.

    Segundo colocado no campeonato, Webber está 11 pontos atrás de Fernando Alonso e 14 de frente para Vettel. De quem não espera nenhuma ajuda nem se as chances do alemão se encerrarem em Interlagos. “Se não aconteceu até agora, não vai acontecer nunca”, e tornou a endurecer o tom. “Mas a decisão não é minha. Tem que perguntar para quem toca a equipe.”

    E é verdade. Sebastian, jovem intempestivo, dificilmente vai ajudar o parceiro. Ainda que a equipe peça encarecidamente. À RTL, TV alemã, Vettel não se fez de rogado e soltou: “Se Mark precisa de ajuda, deveria procurar o carro médico”.

    Há quem já tenha ouvido de Webber algo no sentido de que nunca será amigo de Vettel por tudo que aconteceu na temporada, exposto principalmente no “nada mal para um segundo piloto” após a vitória na Inglaterra. A Red Bull tem o melhor carro do ano. Só que Vettel e Webber estão deixando o cenário perfeito para Alonso trilhar rumo ao tri.

    fonte
    tazio

  10. wilson disse:

    Bruno senna correrá na Lotus em 2011

    Com patrocínio da Embratel, Senna fecha com Lotus e se livra da Hispania

    acompanhem a matéria

    http://esporte.ig.com.br/grandepremio/formula1/2010/11/05/com+patrocinio+da+embratel+senna+acerta+com+lotus+e+se+livra+da+hispania+9985064.html

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s