Minha primeira vez em Interlagos

Publicado: 06/11/2010 por Mari Espada em Artigos, Formula1
Tags:, , , ,

Ao som de Muse, eu e meu marido pegamos a Via Anchieta às 4:30hs da madrugada deste sábado, sob uma chuva tão forte que seria necessária a entrada do Safety Car e, certamente, muitos pilotos pediriam o encerramento da corrida através de seus rádios. E isso era só o anúncio do que estaria por vir!

Nosso destino eram as ruas da Vila Olímpia, próxima à estação de trem. Uma ótima escolha de trajeto, pois chegamos rapidamente e conseguimos vaga fácil, pois enquanto todos estavam saindo das baladas nós estávamos chegando com destino ao autódromo.

A essa hora da madrugada o trem veio vazio, e a duração do percurso foi de apenas 30 minutos. Para ajudar, como a distância percorrida da estação autódromo até o portão do setor G era pequena, nós pudemos assistir o nascer do sol diretamente da fila, que já havia sido formada por barracas desde a noite de sexta-feira.

Estava tudo indo muito bem, se não fosse o momento de passar pelos portões de entrada. Começaram barrando a minha garrafinha d’água, depois meu caderno e, em seguida, a minha tão prometida faixa “Go Lewis!”, que precisou ir diretamente para a lata do lixo sem nenhum registro fotográfico.

Fiquei muito chateada, mas logo superei essa perda, afinal eu estava em Interlagos!!!

Então ao entrar no autódromo eu literalmente corri para o setor G, e analisei que a melhor localização naquela arquibancada seria no final da reta oposta, pois na ponta esquerda não era possível ver o S do Senna. Assim posicionei-me na marca dos 50 metros em um dos lugares mais altos que consegui encontrar.

E tão logo cheguei à arquibancada, a luz do dia começou a pesar sobre os olhos cansados da noite mal dormida, o que agregou ao uniforme de torcedor uns belos óculos de sol e um boné. Em seguida começou o vento forte, o que acrescentou um agasalho com touca. E na sequência veio a chuva, que variava entre fraca, forte e praticamente um dilúvio, somando ao uniforme a tradicional capa de chuva.

Vá preparado para sol, vento, frio e chuva!

Portanto, para acompanhar um GP de Fórmula 1 é necessário estar bem equipado e manter o bom-humor.

E em matéria de bom-humor algumas pessoas são um show!!!

Uma dessas pessoas é o “coordenador de escada” Fernando-33, um dos integrantes da organizada Torcida Acorda Cedo, que através de seu megafone (que lhe dava pequenos choques quando molhado pela chuva) gritava repetidamente “Libera o acesso, por gentileza, FDP! Escada somente para acesso!”, na tentativa de manter as pessoas em seus respectivos lugares, garantindo assim a boa convivência entre os que acordaram cedo e tinham bons lugares, e os que acordaram tarde e queriam surrupiar boas posições e atrapalhar a circulação de todos bloqueando a escada de acesso ao alto da arquibancada.

Personalidades do Setor G: Fernando-33, o coordenador de escada.

Foi então, quando ele me viu escrevendo em um papel, que eu fui vítima de sua língua afiada, que gritava aos quatro ventos que eu estava fazendo a lista do supermercado. E assim por acaso começou uma divulgação do blog Ultrapassagem no setor G, pois eu fui lhe explicar que estava escrevendo coisas a serem lembradas em meu próximo artigo para o blog de Fórmula 1 do qual faço parte. A partir de então a segunda frase mais falada por ele passou a ser: “Acessem ultrapassagem.wordpress.com, o melhor blog de Fórmula 1”.

E assim na minha primeira vez em Interlagos percebi que o mais importante são os fãs e não os ídolos. Afinal para acompanhar toda a corrida, com direito ao replay dos melhores momentos, apenas estando no conforto do nosso sofá. No autódromo o ritual é muito mais amplo do que somente acompanhar a corrida, pois envolve conhecer outros torcedores, vivenciar o momento e perceber coisas imperceptíveis através das lentes das câmeras da Globo.

Mas os ídolos continuam sendo parte fundamental do esforço de cada torcedor em estar em Interlagos, encharcado porém feliz!!!

Um protesto da torcida brasileira: neste ano a bandeira da Ferrari foi substituída pela Red Bull.

Então às 9:30hs quando começou a Fórmula 3 o meu coração já disparou. Ouvimos os sonoros motores pela primeira vez naquela manhã, apesar de ser impossível compará-los com a Fórmula 1. Mas independente dos motores e velocidade, ver esse evento suporte foi muito divertido e serviu como aquecimento para todos: pista, pilotos, funcionários do autódromo e torcedores.

Porém às 11hs e posteriormente às 14hs, quando o primeiro motor de Fórmula 1 fez-se ouvir, ainda à distância, todo o meu corpo arrepiou. E os olhos encheram de lágrima quando o Hamilton fez pela primeira vez a curva, ao final da reta oposta, diante de mim.

Foi uma sensação indescritível… Que não cabe em palavras!

Ver e ouvir a Fórmula 1 ao vivo nos permite perceber muito mais detalhes do que pela TV ou vídeos na internet. Como os diferentes sons dos motores, a extrema velocidade e brusca freada, o diferentes comportamentos dos carros e pilotos, a topografia do terreno, os efeitos imediatos das bandeiras azul e amarela (essa última ocorreu apenas na Fórmula 3), o ritmo das trocas de marcha, o estilo de pilotagem, etc.

E essa experiência única me fez amar ainda mais Lewis Hamilton e seu estilo de guiar a sua McLaren, que ficou ainda mais evidente para os meus olhos e ouvidos e mais vivo em meu coração. Sua agressividade ao final da reta oposta, à apenas alguns metros de mim, o seu total domínio do carro após um oversteer ao final da curva… Uau!!!

Mas confesso que também fiquei boquiaberta com o veterano heptacampeão Michael Schumacher, que ali ao final da reta oposta tinha a troca de marchas mais rápida e suave de todas, adiando a freada ao máximo e com toda a segurança. Um show de piloto!

E amanhã é o dia de consolidar todas essas sensações, emoções e lembranças para sempre em meu coração. Para isso sairei mais cedo de casa, umas 3:30hs, pois preciso chegar 5hs na fila, para garantir o meu lugar na arquibancada e o pão francês dos meninos da Torcida Acorda Cedo.

Então até amanhã!!!

comentários
  1. fernando-ric disse:

    Go Lewis!!!!

  2. wilson disse:

    pra fora da pista

  3. Michel disse:

    Pra min só 2 merecem o titulo, tio webber e o comandante hamilton. Torcer pra Vettel e Alonso? 2 mimados sem carater…

    • wilson disse:

      olha merecer, merecer só dois

      só que a ordem está equivocada

      hamilton é um bundão, piloto de autorama ( o neguinho vai lá num lugar que autorama pega o carrinho, o controle e acelera, acelera e… pimba.! sai da pista na curva ou bate noutro carrinho)

      vettel inexperiente e azarado pra kasseti.

      Então, o negócio é o seguinte:

      o webber merece por tudo que já fez e porque daqui a pouco não estará mais na f1, e para coroar esses dois anos de bom desempenho da redbull

      e alonso porque simplesmente está um degrau acima desses pilotos todos
      tire sua paixão, sua brasilidade, seus preconceitos por causa de jogo de equipe (afinal se o outro piloto fosse um finlandes, um noruegues, um americano, um austriaco, o pessoal não tava caindo de pau por causa de jogo de equipe)

      o cara pilota muito e quem entende do riscado, gente que trabalha por lá sabe disso (emerson foi um baita piloto ganhou titulos na f1, ganhou na indy e portanto tem bagagem suficiente para dar sua opinião e na dele alonso é o melhor piloto atualmente para levar o título, lauda idem, e tantos outras feras.
      Os que não acham foram segundões, gente sem expressão)

  4. Marcelo Brum disse:

    Mari, a sua descrição foi de arrepiar!!!

    Eu, que ainda busco a realização deste sonho, pude ter um panorama claro de toda a adrenalina que envolve a participação em um evento dessa magnitude. Você certamente deve ter começado a contar as horas desde o momento em que pegou os ingressos na mão. É muito forte tudo isso.

    Parabéns pelas fotos, pelo texto – que emociona a qualquer torcedor, independente de equipe ou piloto preferidos -, e, principalmente, pelos vídeos – escolheste uma bela posição, pois dá para ver os carros em várias tomadas de curvas.

    Acho que se chover, o Hamilton terá boas chances na corrida, uma vez que Alonso e Webber serão mais cautelosos.

    Não preciso nem dizer, mas bom divertimento neste domingo!

    Abçs!

    • Mari Espada disse:

      Marcelo,
      Fico feliz em ter conseguido transmitir um pouquinho da adrenalina de ver uma corrida ao vivo. A minha intenção era realmente compartilhar isso com vocês!

      Confesso que fiz contagem regressiva sim, tão logo recebi os ingressos em setembro. =)

      Beijos, e amanhã à noite eu vou escrever sobre esse meu domingão! Aguarde!!! =D

  5. Bernardino disse:

    Parabéns filha.
    O Marcelo Brum já disse tudo que penso.
    Eu me realizo perante a sua satisfação.

    Beijos,

    Seu pai – 7/11/2010

  6. Ffigueiredo disse:

    Mari,

    Ano passado foi meu primeiro ano em interlagos, e este ano, como me mudei para Salvador, assistirei pela TV.
    A sensação que tive foi exatamente a que vc descreveu.
    Eu sou um fã incondicional deste esporte. A minha sensação quando saí do autódromo ano passado, foi que F1 é um esporte pra se assistir da TV, pois no autódromo a gente fica um pouco “a pé” no quesito nível de informações. Mas a sensação no autódromo é indescritível….o barulho do motor é de arrepiar. E a galera na arquibancada…..é o maior barato.
    Se vc estiver com o astral legal…e for bem humorado, vc se diverte muito. É muito engraçado.
    A zoação com a turma que acorda tarde….é muito bom…..”a gostosa fiiicaaa, o Veado desceeee…a gostosa fiiicaaa, o Veado desceeee”. E tudo numa boa…. todo mundo levando na brincadeira.
    Certamente eu voltarei.

    Fernando Figueiredo

    • Mari Espada disse:

      Fernando,

      Sem dúvida Interlagos carece de infraestrutura adequada. Faltam telões, placar com as posições, rádio audível (mesmo com o ronco dos motores).
      E com certeza são duas coisas muito diferentes acompanhar pela TV e no autódromo! Quem vai à Interlagos tem que estar ciente disso, senão vai se aborrecer.

      Adorei a sua lembrança das musiquinhas do setor G! Vou colocar as principais em meu próximo post (sobre a corrida ao vivo), que deve sair na segunda ou terça à noite… acompanhe e cante comigo, hehehe! =)

      Beijos!

  7. Lindo relato, lindo…

    Se todos forem assim vou ficar com raiva de estar na Bahia, rsrs.

    • Mari Espada disse:

      Boss, obrigada!!!

      Você virá para cá em 2011 sim, nem que tenha que parcelar a vida! Venha!!!
      E traga a barraca para ficar na fila e fazer churrasco a noite inteira junto com os meninos do Acorda Cedo! Estou fazendo planos para isso no ano que vem, quem sabe… é o melhor esquema para pegar um bom lugar no domingo (porque apesar de eu ter chego 5hs, a fila já estava enorme e eu só consegui pegar o mesmo lugar de sábado graças ao acampamento do Acorda Cedo!).
      Aliás, vamos montar a Torcida do Ultrapassagem, e nos associarmos ao Acorda Cedo, que tal? Hehehe, torcidas co-ligadas, como na política… =)

      Mais disponibilizo o melhor e pior do fim de semana, ok? Mas vai ser breve, devido ao meu extremo cansaço e necessidade de trabalhar amanhã.
      E amanhã à noite começo o meu relato sobre a corrida ao vivo!!! =D

      Beijos!!!!

  8. Sirlan Pedrosa disse:

    Mari,

    Simplismente LINDO esse texto ! E esta era a garota que lia e não comentava no F1Around….

    A essência de nossa paixão descrita de uma forma quase poética…como só uma alma feminina é capaz de fazer em toda sua intensidade…

    Parabéns !!!

    Esperamos ansiosos pelo relato da corrida…

    Um abraço,

    Sirlan Pedrosa

    • Mari Espada disse:

      Mestre Sirlan, é sempre tão bom receber elogios seus! =)

      A garota que não comentava no F1Around botou as asinhas de fora, né? E foi tudo culpa sua, que me convidou para fazer parte da família Ultrapassagem. =D
      Obrigada por me ajudar a superar a timidez e o medo de escrever bobagem.

      No início da semana sairá o relato da corrida… Aguarde!

      Beijos!!!

  9. Juliana Helena disse:

    Mari!!! Parabéns!!! Adorei o texto…sem palavras, fiquei até emocionada..já senti o gostinho de Interlagos só de ler sua Primeira vez em Interlagos!

    Agora vem cá…se eu estivesse lá com você e o Dani Dani…. jamaaaaaais iam barrar sua faixa Go Lewis!!! Eu ia fazer um escândalo e com certeza deixariam você entrar…mas beleza, fica pra uma próxima.

    Beijos 1000

    • Mari Espada disse:

      Ju, querida torcedora do Button!!!!
      Amanhã te conto com detalhes tudo que rolou nesse fim de semana. Isso se eu não estiver dormindo no banheiro escondida do chefe, hehehe. Brincadeira, estarei firme como prego na areia para finalizar diversos projetos! =P

      Meu, ano que vem você tem que vir comigo e com o Dani pra Interlagos! É demais!!!
      E do jeito que você é louca, você ia roubar o megafone do Fernando-33 e ia gritar até estourar os tímpanos de todos!!! Tenho certeza!!! Hahaha.

      Beijos!

  10. Fernando 33 disse:

    Libera a escada por gentileza. Escada é só axcesço!!! FDP!!!

    • Mari Espada disse:

      Grande Fernando!!!
      Personalidade fundamental no setor G!

      Bem vindo ao Ultrapassagem!
      Passei os links de alguns textos meus para o e-mail do Lucas, dá uma lidinha depois… e fala pra sua esposa ler o texto que chama “Peixe Fora D’água”.

      Depois me passa seu e-mail, ou fala pro Lucas me passar. Beijos! E bom descanso!

      • MARCELÃO disse:

        e nada de cafe da manha, cade o pão com requeijão!!!

      • Mari Espada disse:

        Pô Marcelão!
        O requeijão foi na mochila… mas a padoca estava fechada!

        O que vale é a intenção!!! =)

        E seja bem vindo ao Ultrapassagem!!!!!!!

    • Mari Espada disse:

      Só um detalhe…
      FDP é similar a um ponto final… sempre está ao término de toda santa frase!

      Preciso policiar a minha “boca suja” agora que voltei pra vida real. Hehehe. =)

  11. Manuela Czinar disse:

    Mari, querida!
    Quebrada, fui dormir às 19 horas e acabei sonhando com a galera da Torcida, acredita? :-) Hoje acordei ainda sem voz! Hahahaha
    Foi ótimo compartilhar a minha segunda vez em Interlagos com vocês. Me diverti tanto que já espero ansiosamente pelo próximo GP. Em 2011 quero dormir na fila! Vamos?
    Inveja dos gerentes da SCA que ficam no setor VIP? Que nada! Eles não sabem o que estão perdendo! :-p
    Você arrisca dizer qual a proporção homem/mulher no Setor G? :-D
    Estamos em contato! E parabéns pelo Blog!

    • Mari Espada disse:

      Manu, bem vinda ao Ultrapassagem!!!
      Espero que você passe por aqui mais vezes e acompanhe as novidades e histórias da Fórmula 1 conosco.

      Depois me passe o seu e-mail, aí te mando algumas fotos desse fim de semana.
      E hoje a noite vou começar um texto sobre a corrida de domingo.

      Também estou querendo dormir na fila em 2011. Vou combinar aqui com os meninos do Ultra quem vai pra Interlagos e organizar uma torcida do blog. Já tenho 2 amigos e 1 amiga que querem ir comigo ano que vem. Depois vou combinar com os meninos do Acorda Cedo para unirmos as duas torcidas!
      Imagina só… Vai ser bem divertido! =D

      Cara, a proporção homem/mulher era ridícula!
      No sábado só tinha nós duas e mais uma meia dúzia de desavisadas (que pareciam estar no shopping e não na F1), já no domingo foram mais mulheres, mas não chegava nem a 2% eu acho.
      Por isso era aquela loucura quando circulávamos sozinhas pelo autódromo… Eu me sentia numa vitrine, ou melhor, num açougue hahaha!
      Se bem que até acompanhada era complicado! O segredo era levar na esportiva, ué!

      Beijos!

  12. Danilo Rico disse:

    Mariana,

    Primeiramente gostaria de lhe dizer meu sentimento depois de ler esse texto: ORGULHO!

    Sim, orgulho de ver a excelente escritora que você se tornou, não só com palavras bonitas e com a grafria perfeita, mas em conseguir passar a emoção que você sentiu em estar na corrida, em conseguir emocionar as pessoas somente ao ler suas palavras, ao sentir mesmo que a distância um pouco do que você sentiu. Aliás, não só as palavras, suas fotos e vídeos também incrementaram harmoniosamente seu texto.

    Vou te dizer que lembrei de você essa semena, lá no meu serviço (estou trabalhando no Santander), sortearam diversos convites para os treinos e a corrida, pensei: a Mari que ia curtir caso ganhasse!!! Pois bem, não ganhei nem o direito de ir vender pipoca por lá….tive que me contentar em ouvir os roncos dos motores dos estacionamento do banco, já que trabalho na avenida Interlagos.

    Bom, resumindo, adorei seu texto, fico feliz que você adorou a corrida, realizou mais um sonho. E novamente tenho que dizer, estou orgulhoso de ver aquela menina meiga, toda carinhosa que cresceu comigo naquele prédio que carrego grandes recordações se tornar nessa profissional que tem uma trilha de sucesso pela frente.

    Beijos do seu amigo aqui (que nem lhe chamou pelo seu apelido de infância !!! rsrsrs)

    • Mari Espada disse:

      Danilinho, que surpresa boa!!!

      Lindo comentário. Estou muito emocionada com suas palavras!
      Obrigada, do fundo do meu coração…

      Beijos.

      PS. Você é a única pessoa no mundo que ainda pode me chamar de Pedrita. Eu deixo. =)

  13. Leandro "CJ" - Torcida Acorda cedo ! disse:

    Bem vinda a torcida, Um abraço e parabens pelo artigo

    • Mari Espada disse:

      Leandro,

      Obrigada por me acolherem na Torcida Acorda Cedo! =D
      Naquela “terra de ninguém”, se eu tivesse ficado sola na arquibancada, estava fudida! Hehehe.

      E seja bem vindo ao Ultrapassagem!!! Espero que continue nos visitando e comentando por aqui.
      Mas libera a sessão de comentários por gentileza. A sessão de comentários é só axcesço, FDP!!! =)

      Beijos!!!

  14. MARCELÃO disse:

    oi mari!!!

    me manda as suas fotos p meu email!!!!
    ficamos eu e o hye hye, sem nenhuma foto!!!
    cruel e a segunda feira. completamente mudo e com o corpo moido!!!
    eu so queria saber o pq, hahahaha!!!
    hye hye hye hye hye hye hye hye hye!!!!!!!!

  15. Felipe S. disse:

    Primeira vez que eu leio (ou ouço, você entendeu) um relato de primeira mão sobre como é realmente estar numa corrida. Quem sabe algum dia eu não me interesso por velocidade? XD

    Aliás, você está escrevendo superbem! Nem venha me dizer pra “não botar defeito”, pô. Parabéns pelo texto e bons auspícios para o blog!

    • Mari Espada disse:

      Fe, se você decidir se interessar por velocidade, você está mais doque convidado a ir pra Interlagos comigo no ano que vem… Aposto que você vai adorar! =)

      E obrigada por gostar dos meus textos… vindo de você, um elogio desse vale o dobro!!!

      Beijos!

  16. Vitor, o de Recife disse:

    Mari, só li este seu texto hoje. Como passei o fim de semana longe do computador, fui vendo os textos passados aos poucos. Seu testemunho foi muito rico e deu água a boca dos pobres mortais com eu, que nunca foram a uma corrida de F1…

    A parte da lista de supermercado seguida da propaganda gratuita do Ultrapassagem foi sensacional, HAHAHAHAHA!!!

    • Mari Espada disse:

      E você viu no Site Stats que aumetaram os acessos de ontem???
      Vai ver foi a propaganda, né não??? =D

      Vitor, você está convocado para vir à Interlagos em 2011.
      Estamos agitando a torcida do Ultra, pra ficar junto com a torcida do Acorda Cedo.
      O Sirlan já disse que topa, acabei de falar com o Claudemir no MSN e ele disse que vem e que vai trazer o filhão, agora só falta você dessas bandas do nordeste…

      Estou esperando a sua resposta!!! =D

      E hoje a noite vou tentar concluir o texto da corrida e vou postar… aguarde!

      Beijos.

      • Vitor, o de Recife disse:

        Na situação financeira atual tá difícil… mas tenho fé de que ainda visitarei o templo.

        Beijos.

  17. […] Sobre os treinos de Sábado: Minha primeira vez em Interlagos […]

  18. Paulo (careca )Bittencourt disse:

    Mari, parabéns pela matéria. Estamos esperando você embaixo da nossa cobertura especial no próximo ano. O Sr. Walter foi pra casa desconsolado no Sábado…hehe. Brincadeiras à parte, foi um prazer !

    Abraços à todos.

    Paulo. O careca.

Deixe uma resposta

