A escolha da Red Bull

Publicado: 07/11/2010 por Sirlan Pedrosa em Artigos

2010 Brazilian Formula 1 Grand Prix: Sunday

Após a corrida de Interlagos fica uma questão a ser discutida : a Red Bull não deveria ter ordenado a Vettel  “que deixasse”  Webber vencer ? A postura que a equipe adotou de manter os pilotos disputando entre si é louvável, mas pode fazê-los perder o campeonato de pilotos.

Pensando como equipe de uma forma mais pragmática, hoje no GP do Brasil o natural seria uma vitória de Mark Webber. Vettel vencer com Webber em segundo e Alonso em terceiro definitivamente não foi o melhor resultado.

Mas o que os torcedores no fundo mais gostam? Dois pilotos brigando pelo título até o fim ou o que a Ferrari fez na Alemanha? Como postura esportiva a posição da Red Bull é sem dúvida a mais correta.

Vejamos o que pode acontecer em Abu Dhabi :

Em condições normais teríamos as duas Red Bull na ponta seguidas por Alonso, o que só daria o título ao time austríaco se Webber estiver em primeiro. Podemos imaginar que nessa situação no final da corrida o time pederia a Vettel, se esse fosse o primeiro, para deixar Webber passar a garantir o título, mas aí o time que mais respeitou o esporte teria sua vitória “marcada” pelo jogo de equipe no final…e sabemos que para a opinião pública mais vale a impressão que a realidade dos fatos…

Outra situação é uma corrida com algumas alternativas que fujam da lógica normal (a entradade de um safet car, um furo de pneu, etc) que podem colocar os favoritos numa posição intermediária. Ai uma vitória de Webber em Interlagos o teria deixado a apenas 1 ponto de Alonso, não os atuais 7 pontos de desvantagem. Para tirar um ponto uma “nona” posição pode servir….para tirar 7 pontos é necessário ao menos um quinto lugar…

Existe a possibilidade de Vettel sair da corrida por alguma razão (erro, quebra, etc) e Mark Webber vencer a corrida mas perder o campeonato para Alonso se este chegar em segundo, beneficiado pela saída de Vettel…

Também podemos imaginar uma situação onde Alonso saia da prova e os dois Red Bull disputem a vitória, e o título. Um choque entre eles como o que aconteceu na Turquia, muito provável nessa situação, daria o título à….Fernando Alonso…

Como disse no início do post a decisão da Red Bull é louvável e a mais correta esportivamente, mas será que não se arrependerão no final ???

comentários
  1. Anderson Dorneles disse:

    Olá,

    Não estaria a RBR menosprezando Alonso, achando que quem vai ser campeão É um dos seus pilotos?

    Eu vejo assim, o Titulo de construtores eles ja tinham ciencia que era praticamente impossivel deles não ganharem, e agora eu acho q eles vão levar o de pilotos, com um ou outro, acho q tão contando com um otimo resultdo em abudhabi.

    É acreditar de mais num carro que ja quebrou tanto, e alem do mais tem um bi-campeão mordendo pra ser campeão.

    Abraço

  2. Allan Wiese disse:

    Alonso sai da prova, Vettel tenta passar Webber (ou o contrário), os dois batem, Lewis ganha e é bi! Hahaha…

    Esse campeonato está eletrizante. Muito por erros e inconstâncias da Red Bull e um pouco pela perda de rumo da McLaren, que poderia estar em posição bem melhor. Mas isso é automobilismo. 4 pilotos com chances matemáticas de título na última prova não se vê todo dia, por isso vamos aproveitar. A pena fica por conta da pista que vai decidir essa temporada histórica ser um Tilkódromo e praticamente o pior de todos. Fazer o que…

  3. wilson disse:

    suas previsões tem sido meio furadas, apesar da imprevisibilidade em algumas corridas, a lógica em reinado.

    a lógica, cinco provas atras dizia que a cota de azar das redbull ainda não tinha começado
    a lógica dizia que o piloto de autorama por se sentir pressionado faria lambança, fez em tres corridas e mais um problema mecanico

    a lógica dizia que com tempo bom teríamos as duas redbull e alonso em terceiro

    ou seja, tudo cumprido nos minimos detalhes.

    não sai ninguem da prova ultima corrida
    vettel se sair em primeiro (e deverá ocorrer porque tudo é voltado a ele na equipe e ele tem chances matematicas ainda) com webber em segundo e alonso em terceiro o título é do espanhol.
    Não havendo jogo de equipe o australiano é capaz de deixar o espanhol o ultrapassar e chegar em segundo só para se cobrar da equipe

    Hipotese bem possivel ainda é vettel em primeiro, com webber em segundo e alonso em quinto
    os tres empatam em nr. pontos 256, o desempate aí favorecendo o alemão.
    só que se isso ocorresse, seria a corrida inteira até ultima volta, com o alonso adotando essa postura que seria interessante, caso não tivesse perfomance para chegar nas redbull pois daria uma falsa ilusão ao vettel que poderia ser campeão, alonso então apenas ficaria a espreita ali logo atras do quarto lugar, passando o piloto que estiver nssa posição só na ultima volta e assim não daria tempo da redbull nem se articular ou instruir seus pilotos;

    • Allan Wiese disse:

      Vettel em primeiro, Webber em segundo, outro em terceiro, Massa em quarto e Alonso em quinto e esse seu último cenário está perfeito para o título do Alonso.

      E o meu cenário é só brincadeira, hehehe…

    • Felipinho disse:

      é.. só se esqueceu que a corrida é naquele circuitinho de merlim, onde ninguem passa ninguem, ou o vc acha que o quarto colocado vai facilitar para o Alonso (exceto que fosse o sancho massa né)?

      • wilson disse:

        se for o massa, ou outro pilotinho tipo o piloto autorama não vejo problemas

  4. fernando-ric disse:

    Sem contar que o Alonso “comprou” 7 pontos por 100.000 dólares….

  5. Alex-Ctba disse:

    Na minha opinião Alonso vai ser campeão. Vai ser assim. Vettel faz a pole, Webber segundo e Alonso terceiro. Na Largada, por estar na parte limpa da pista, Alonso come o Webber e termina assim a corrida. Vet-Alo-Web. Ou no desespero da Red Bull, tentando ainda levar o wdc, ela manda Vettel diminuir o ritmo para q o Webber tente uma ultrapassagem em Alonso, mas o Alemão acaba sendo ultrapassado e Alonso vence a corrida, com os dois pilotos da Red Bull com cara de bunda no pódio.

  6. Daniel Lima disse:

    Tá cheio de pai Dinah aqui,

    O pai Alan,é o que tem a previsão mais improvável,apesar de ter dito que foi de brincadeira,chances matematicas o miltinho ainda tem.

    Pai Wilson,é no minimo ingênuo vc dizer que a Red Bull não faz questão do titulo de pilotos.Que se o Vettel não puder ser campeão,eles entregarão de bandeja pra rival Ferrari.

    O pai Alex foi mais além,reproduziu até as ordens dos dirigentes da Red Bull.
    Ora,largando no lado sujo ou limpo da pista,acho que o Webber só foi ultrapassado uma vez (se o Alexandre Pires tiver esse dado nos apresente)e na corrida,uma coisa é ultrapassar uma Mclaren mambembe e seu piloto que anda mal das pernas,outra coisa é ultrapassar o melhor carro da F1,com um dos pilotos mais regulares e experiêntes como o Webber numa pista travada como Yas Marina.

    E eu pai Daniel,acho que vai dar bobradinha da Red Bull novamente,e dependendo de onde Alonso esteja,o campeão será Vettel ou Webber,pq entregar o titulo de mão beijada pra Ferrari eles não irão.

    • wilson disse:

      voce está esquecendo um detalhe mister daniel

      sua bola é made in paraguai

      ficou torcendo pro massa, mesmo com tudo mostrando o contrario
      falei e dei todos os exemplos, matematica, calculos, referencias, historico e voce nada. não o massa é bom, o massa era melhor que o kimi, mais isso, mais aquilo.

      deu no que deu. passão do alonso ano inteiro em cima do macarrão

      falei que o pilotinho de autorama ia pro vinagre em cinco corridas.
      batata.
      ontem mesmo o cara tava dormindo, nem o hulkenberg ele passou

      carinha, escuta a voz da razao

      alonso sera campeao fim de semana em cima das redbull, os caras lá não querem o webber campeão e não são transparentes, tão enrolando o cara metade do ano inteira.

      não proxima corrida eh voce, chega outra corrida mesma historia.
      pra que?
      pra ver se o vettel ficaria proximo de ganhar o titulo o que é possivel na proxima corrida. te garanto que eles acabam deixando o espanhol campeão do que ver o australiano.

      voce vai ver

      apostei o ano todo e ganhei (não levei porque voce não quis fazer valer sua aposta, caso contrario eu estaria comemorando)

      aposto contigo que dá alonso, e olha que não é de agora
      e voce aposta tambem valendo alguma coisa ou só na conversa fiada
      daniel lima?
      estarei por aqui acompanhando tudo

      • Daniel Lima disse:

        Você fala como se entendesse de F1.
        Tudo que fala é no chutometro.
        Eu continuo achando Massa melhor que o Kimi e o Alonso.Vamos ver em 2011 com a Pirelli se os pneus são desculpa ou não.

        Falando do campeonato.Desde que Vettel estava 20 pontos atrás do Alonso eu falei que ele o passaria,e no japão já estavam empatados.
        Se o motor não quebra na Coreia do Sul,Vettel estaria 12 pontos na frente do Alonso

        Lembro que falei que as pistas do japão,coreia do sul,Brasil e Abu Dhabi favoreciam a Red Bull e vc disse o contrario.Alem das pistas favorecerem a Red Bull,Vettel é muito mais piloto que o Alonso.

        Se você analizar o campeonato,vera que se não fossem as quebras de equipamento,ele já seria campeão na coreia do Sul.

        Você fala em apostar,cerveja,miniaturas etc.Não faço esse tipo de aposta nem com meus amigos pessoais,imagine os virtuais.
        Se pelo menos você morasse em Salvador eu abriria uma exeção.E Apostaria no Webber ou Vettel campeão,seria o engradado de cerveja mais facil de minha vida.

        Se a Red Bull não quebrar,Vettel ou Webber levarão o titulo.

      • wilson disse:

        e azar não está mais dentro das regras da f1?
        não vi em nenhum lugar, preciso me reciclar

      • wilson disse:

        se é para falar em azar então vamos lá
        tem a corrida que alonso não terminou quando estava atras do button
        tem a corrida que colocaram safety car na pista daí o pilotinho autorama e vettel deram a volta toda sem o safety na frente deles, e as duas ferrari ali logo atras do safety car e todo mundo atras deles trocando pneus, devido o safety ter entrado errado. Todo lugar do mundo que tem safety e que funciona há muito tempo, o safety entra, alinha tdo mndo, boxes fechados durantes umas duas tres voltas e depois abre pra quem quiser entrar. simples assim.
        portanto, sacaneados.
        tem a corrida que o alonso (monaco) bateu sozinho e poderia ter saido em primeiro, não deu espaço pra ninguem.
        Tem aquela no canadá
        tem aquela outra….

        então, daniel, desculpe mas é desculpa esfarrapada esse negócio de motor quebrado, erro de piloto, etc e tal
        o campeonato eh feito do todo e não de parciais

        e ano que vem, massa levará outra surra do alonso.
        alonso foi posto na ferrari pra ser líder e ser outro shumacher por lá.
        felipe massa não tem nada disso.

        sabe qual a diferença entre massa e alonso?
        então permita-se ler a seguinte matéria e se fores isento, e inteligente vais saber o motivo

        http://www.gazzetta.it/Motori/Formula1/05-11-2010/montecarlo-lettera-scuse-711707873257.shtml

      • wilson disse:

        vetel mais piloto que alonso????????
        kkkkkkkkkkkkkk
        hahahahahahahahahhah

        viajou bonito, deve ser o sol escaldante daí

        tudo que é gente do meio e que conhece do riscado vê de forma diferente
        emerson
        lauda
        e tantos outros

        soh torcedor do massa que acha que não
        cada coisa em prol da democracia que a gente tem que aguentar

  7. Parabéns Sirlan.

    Parabéns duplo.

    Pela análise que é muito válida, pelo rotorno ao blog e o que é melhor, dominando a ferramenta de edição.

    Continue a nos brindar com seus posts, amigo.

    • Sirlan Pedrosa disse:

      Amigo,

      Fiz um comentário ontem no post do Alex, mas achei que o assunto dava um post próprio.

      Você estava off no msn…então a necessidade fez as vezes de mestre…

      Mas não achei onde ficam os tag´s…e só hoje uma alma bem intensionada colocou a ferramente que insere o “read more”….já que eu não sei fazer…

      Para ser sincero…prefiro enviar o texto para você…

      Um abraço,

      Sirlan Pedrosa

      • O read more fui eu que coloquei.

        Não, continue tentando que você pega o jeito.

        As tags estão ao lado direito do editor logo abaixo de botão de publicar.

        O read more é um botão semelhante a uma página de novo documento do word, mas cortado ao meio, próximo ao de inserir fotos.

        Continue, continue, continuea nadar, como dizia aquela peixinha esquecida do filme Procurando Nemo.

      • Mari Espada disse:

        Peixinha esquecida… tá falando de mim??? Hehehe. =P

  8. Fernando Kesnault disse:

    Sirlan respeito a tua opinião e ponto de vista mas sejamos sensatos e práticos. A Red Bull será uma equipe composta de BESTAS QUADRADAS E IDIOTAS se caso estiverem na mesma posição do GP Brasil e não pedirem ao Vettel que deixe o Wettel passar para ser o campeão de pilotos e isso já ocorreu diversas vezes no campeonato de f-1 desde 1950, eu mesmo já fiz um texto sobre as “deixadas na f-1” que o BOSS CLAUDEMIR não quis publicar já que ele só gosta dos textos da BEBELZINHA DO BLOG.

    Mas deixando isso de lado, a ética de uma equipe é vencer tudo dentro das regras da esportividade e neste caso da “deixada” do Vettel para o Webber, estaria dando a lógica ética da equipe, já que é de seu interesse o título de campeão de pilotos também. Não há nada de errado nesta conduta e não há regras e nem falatórios contra tal atitude de uma equipe que visa o seu bem dentro das regras do esporte.

    • Mari Espada disse:

      Hahaha, qualquer dia o Kesnault se junta com o Wilson pra me encher de porrada! =P

    • Fernando, sinto muito, mas isso já está ficando chato.

      Tenho apenas um texto seu salvo em rascunho lá no blog que é sobre as numerações das equipes de F1.

      Não dou preferência a ninguém, todos que aqui escrevem vêem como eu trabalho com os posts, todos sabem que os posts entram de acordo com as datas e em semanas de corridas priorizamos as notícias e fatos da tal. Tanto que montamos uma agenda (que imagino que você tenha recebido algumas delas) para que cada um pegue o lhe for conveniente e possível fazer.

      Então peço-lhe que deixe isso de lado, porque já está gerando um certo desconforto de minha parte e não sou muito paciênte quando não tenho culpa nenhuma, se você quiser escrever matérias é só mandar para o e-mail do blog como você fazia antes, se quer apenas reclamar da Mari ou de mim este não é o espaço certo, aliás, não sei onde seria, já que não há como haver um lugar correto para isso, já que é uma besteira sem fundamento.

      Eu tenho coisas importantes para me preocupar e uma picuínha do tipo “alguém pegou o meu pirulito” não é uma delas com toda a certeza.

      O blog é meu divertimento e o blog não é meu, apenas ajudo e coloco os posts no ar.

      Mas uma vez reintero, se quiser continuar conosco mande os posts quando quiser, mas se quiser reclamar procure outro lugar ou meio, porque aqui não é o lugar.

      Sirlan, já havia respondido em alguns e-mails ao Fernando que não recebi nenhum e-mail dele, mas que estava a disposição, ele até se dispôs a mandar alguns sobre outras categorias, mas até hoje não os recebi, então sinto muito lavar a roupa aqui no seu post, não era necessário, mas você sabe como é, tem horas que enche.

      E-mail para envio é equipeultrapassagem@gmail.com

      • Fernando Kesnault disse:

        Ainda é cara-de-pau…Ok, será meu último comentário por aqui, mon ami.

        E espero, de toda sinceridade, que continuem a ter o bom desenvolvimento que teem no blog onde tenho certeza fiz boas amizades.

        Um abraço e auf wiedersehen.

        Fernando.

      • Só rindo mesmo desse tipo de comentário.

        Seu último artigo enviado foi em 3 de setembro de 2010 e devidamente publicado o do Clark não poderia ser feito devido a corrida daquele fim de semana, já suas promessas de envio e reclamações são datadas desde o dia em que a Mari (minha bebezinha como você mesmo disse, claro que adoro ela pela simpátia e amor com que trata a todos aqui no blog, sem falar dos textos soberbos que ele vem produzindo) fez o post histórico de Monza.

        De lá para cá revisei toda a caixa de entrada dos meus e-mails e não há nenhum texto novo, apenas as reclamações de sempre, uhmm, mas a agenda que sempre lhe enviei contendo os textos históricos em nenhum momento foi requerido por você.

        Até mesmo pediu desculpas por não poder colaborar com os textos.

        Mas as reclamações de que a Mari pegou seu pirulito e não quer desenvolver são muitas.

        Compre um novo pirulito e não deixe ela pegar e pronto amigo e seja feliz…

        Bye…

  9. Sirlan Pedrosa disse:

    “Podemos imaginar que nessa situação no final da corrida o time pederia a Vettel, se esse fosse o primeiro, para deixar Webber passar a garantir o título, mas aí o time que mais respeitou o esporte teria sua vitória “marcada” pelo jogo de equipe no final…e sabemos que para a opinião pública mais vale a impressão que a realidade dos fatos…”

    Caro Fernando,

    Conforme destaquei acima, o que eu falei é que acontecendo de Vettel dar passagem a Webber na última corrida para garantir o título, a equipe que “mais respeitou a esportividade” poderia ter sua vitória injustamente associada ao jogo de equipe, afinal não precisamos ser gênios para imaginarmos as manchetes no dia seguinte ressaltando que “Vettel deixou Webber passar e vencer o mundial….”.

    Quanto ao texto que você enviou para o Claudemir, acho sinceramente que houve uma falha de comunicação. Procure convesar com ele para saber o que aconteceu.

    A idéia do Ultrapassagem sempre foi de pluralidade, e nossa querida Mari tem mais textos publicados pelo simples fato de que ela….escreve mais para o blog…e se compromete mais com o blog que eu, por exemplo.

    Um abração

    Sirlan Pedrosa

  10. Alex-Ctba disse:

    Que isso Kesnault. Esfria a cabeça e não desiste do blog não. Deve ter havido algum problema com os emails e o Claudemir não recebeu o texto.

    Vem aí uma longa pre-temporada pela frente e aquelas pérolas do teu baú seriam mais do q bem vindas, além de temas sobre outras categorias q vc conhece bem.

    Abraços e Paz Galera!

    • É será uma longa temporada, falando nisso precisamos reunir o máximo de colaboradores no MSN para começar a discutir a pauta da pós temporada.

      Tenho algumas idéias que poderão fazer muito bem ao blog, então precisamos nos reunir.

      Reunião do G9.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s