Vettel Vence em Interlagos e Red Bull é campeã de Construtores.

Publicado: 07/11/2010 por Alex-Ctba em Formula1
Tags:, , , ,

Vettel iguala Webber em nº de vitórias na temporada

Sebastian Vettel confirma o favoritismo da Red Bull em Interlagos e vence com facilidade a 18º e penúltima prova da temporada, adiando a decisão para Abu Dhabi no próximo final de semana. Webber em segundo, garantiu a dobradinha da equipe austríaca com Alonso em terceiro fechando o pódio e permanecendo na liderança do campeonato agora oito pontos a frente do australiano.

Resumo da Corrida

Depois das fortes emoções da classificação ontem, a corrida prometia o mesmo nível de adrenalina após a eletrizante primeira volta, quando as Red Bulls não tomaram conhecimento da Williams de Hulkenberg e antes de chegaram no miolo do circuito,  já lideravam  com sobras. Alonso mais cauteloso,  demorou oito voltas para ultrapassar a estrela do final de semana e assumir a terceira posição, na qual permaneceu até o final.  E assim estava decidido o pódio da etapa brasileira, que teve muitas emoções no bloco intermediário, mas monótona entre os quatro postulantes remanescentes, já que Button, que largou em décimo primeiro, tinha poucas chances de se manter vivo na disputa.

E foi Button o primeiro a trocar pneus na 12º volta e arriscar uma estratégia diferente. Massa na volta seguinte fez um rapidíssimo pit stop, com troca de 3.3 segundos. Tão rápido quanto inócuo, já que a sua roda dianteira direita não foi bem fixada e comprometeu qualquer chance do brasileiro da Ferrari na corrida, que apesar da agressividade, não conseguiu pontuar em Interlagos, no seu retorno a pista que deu sua última vitória na F1.

E definitivamente não era dia dos brasileiros. Barrichello também teve problemas em seu pit stop e posteriormente furou o pneu em uma disputa de posição com Alguersuari.

Bruno Senna, só se destacou por atrapalhar  os ponteiros e Di Grassi em mais um final de semana complicado da Virgin, viu sua estréia em Interlagos ser mais uma corrida problemática.

Riscos no casco do Japonês

Kobayashi, que no ano passado se destacou em Interlagos, pelo seu débute agressivo na F1, esse ano vai ser lembrado pelas ultrapassagens sofridas, já que foi o último a trocar pneus, mas ainda assim, garantiu mais um ponto para a Sauber, o que não deixa de ser um bom resultado.

O sonho durou três curvas

Hulkenberg, estrela do sábado,  cruzou a linha de chegada em oitavo, Totalmente previsível para o carro que dispunha, mas ainda assim fez uma excelente apresentação,  segurando a Renault de Kubica, praticamente a corrida inteira, e mostrando que se for substituído, não vai ser por falta de talento.

Nem Safety Car apimentou a disputa entre os líderes

Após a forte batida de Liuzzi, na volta 51, a expectativa era de um final eletrizante. Massa, Hamilton e Button, aproveitaram a presença do carro de segurança e colocaram pneus macios para tentar algo mais na corrida.  Na relargada na volta 56, nada mudou e apesar da pressão de Alonso sobre Webber no final, a realidade é que a Ferrari em nenhum momento teve carro para ameaçar as Red Bulls aqui no Brasil.

Alonso dessa forma capitalizou o máximo de pontos possíveis e parte para a última corrida contando com oito pontos de vantagem e seu imenso talento para tentar o tri-campeonato, em uma pista em que as Red Bulls são imensamente favoritas.

A equipe dos energéticos continua sua política de disputa livre sem jogo de equipe. Garantiu assim o campeonato de construtores, mas corre sérios riscos de perder o de pilotos, já que se permitisse a inversão de posições entre seus pilotos,  Webber iria para a última corrida com um ponto de diferença para Alonso e não oito.

Pos No Driver Team Laps Time/Retired Grid Pts
1 5 Sebastian Vettel RBR-Renault 71 1:33:11.803 2 25
2 6 Mark Webber RBR-Renault 71 +4.2 secs 3 18
3 8 Fernando Alonso Ferrari 71 +6.8 secs 5 15
4 2 Lewis Hamilton McLaren-Mercedes 71 +14.6 secs 4 12
5 1 Jenson Button McLaren-Mercedes 71 +15.5 secs 11 10
6 4 Nico Rosberg Mercedes GP 71 +35.3 secs 13 8
7 3 Michael Schumacher Mercedes GP 71 +43.4 secs 8 6
8 10 Nico Hulkenberg Williams-Cosworth 70 +1 Lap 1 4
9 11 Robert Kubica Renault 70 +1 Lap 7 2
10 23 Kamui Kobayashi BMW Sauber-Ferrari 70 +1 Lap 12 1
11 17 Jaime Alguersuari STR-Ferrari 70 +1 Lap 14
12 14 Adrian Sutil Force India-Mercedes 70 +1 Lap 22
13 16 Sebastien Buemi STR-Ferrari 70 +1 Lap 19
14 9 Rubens Barrichello Williams-Cosworth 70 +1 Lap 6
15 7 Felipe Massa Ferrari 70 +1 Lap 9
16 12 Vitaly Petrov Renault 70 +1 Lap 10
17 22 Nick Heidfeld BMW Sauber-Ferrari 70 +1 Lap 15
18 19 Heikki Kovalainen Lotus-Cosworth 69 +2 Lap 20
19 18 Jarno Trulli Lotus-Cosworth 69 +2 Laps 18
20 24 Timo Glock Virgin-Cosworth 69 +2 Laps 17
21 21 Bruno Senna HRT-Cosworth 69 +2 Laps 24
22 20 Christian Klien HRT-Cosworth 65 +6 Laps 23
Ret 25 Lucas di Grassi Virgin-Cosworth 62 +9 Laps 21
Ret 15 Vitantonio Liuzzi Force India-Mercedes 49 Accident 16

 

comentários
  1. Felipinho disse:

    Go Vettel !!!!

    Agora é torcer pro choronso quebrar na próxima e o canguru ficar chupando o dedo…

    • wilson disse:

      vai sonhando

      tem que aprender escolher piloto pra torcer

      o rapaz vai fazer a parte dele, vai sair na pole, correr na frente, ganhar a corrida e…..
      mais nada.
      webber fica em segundo e alonso em terceiro

      alonso campeão
      simples assim, nem ele esperava essas facilidades

  2. antizyklon disse:

    Alonso fez o que tinha a fazer, perder os menos pontos possiveis para chegar a Abu Dhabi e depender dele mesmo. E aproveitou para dar um risco no capacete do Hamilton.

    • wilson disse:

      que por sinal foi lindo

      com toda torcida antialonso contra ele foi lá e pimba
      agora rapaziada sumiu pra não ter que encarar a verdade e as graçinhas

  3. Anderson Dorneles disse:

    Olá,

    Vettel: fez o que manda a cartilha, com o melhor equipamento;

    Webber: fez o que manda a cartilha, com o melhor equipamento, tirou um pouco o pé por super-arquecimento do motor? ou veio alguma ordem da equipe?

    Alonso: fez o que manda a cartilha, somar pontos com um equipamento inferior, e de quebra, duas ultrapassagens de quem sabe muito, em hamilton e hulck;

    Hamilton: Chegar em 4º foi oq ele poderia fazer, não passou o hulck qdo era preciso e ficou para traz, no mais administrou a corrida, tinha claramente problemas desde o começo da corrida, o q pareceu ser pneus, depois q trocou andou melhor;

    Button: Chegar em 5º foi muito lucro, pra quem veio de traz a estratégia foi otima, mais tb não poderia chegar mais adiante de onde chegou;

    Hulck: Teve seus 15 segundos de fama, e só, as RBR´s passaram muito facilmente ele, mais dificultou muito pro alonso e pro hamilton, isso que eu não entendi ainda;

    Rubbens: Calculou mau a ultrapassagem e teve o pneu furado, acho que não foi culpa de ninguem, todo piloto tem q arriscar, e ser ousado, mesmo que nao de muito certo depois;

    Massa: Queria dar o pulo do gato igual o Button, só que não deu muito certo, a ferrari não o ajudou, porem, depois da relargada no safety car, tentou alguma recuperação, mais qdo passava por 01 carro, errava e dava passagem pra 2, 3, então foi esforçado, nada mais q isso.

    Koba: De grande ultrapassador e arrojado no ultimo GP do Brasil, hoje quase todo mundo passou ele, acho que o carro nao o ajudou, akelas fritadas frequentes de pneu era um claro problema, ele nao poderia ter errado a freada tantas vezes.

    Os demais, fizeram uma boa participação, gostei muito dakela fila indiana depois da relargada, era um tal de perde e ganha posições, isso deu uma animada.

    Em abudabi, acho que o campeonato se decide no treino classificatorio, dos 3 que estão na disputa, quem largar na frente do outro, ganha.

    Abraço

  4. Na minha opinião o Webber é o maior merecedor do título de 2010.

    • Anderson Dorneles disse:

      Olá,

      Apesar de torcer pro Alonso, tenho que reconhecer q ele seria o merecedor maior, não por ter o melhor carro, mais simplesmente por ter que correr contra alonso, hamilton, vettel, button e contra a sua propria equipe. Eu torço muito, mais muito mesmo que a RBR não sabote o carro dele em favorecimento ao Vettel, o episodio da asa nova prova isso q é possivel, e tb ja foi feito, qdo alonso chegou na ultima corrida em 2007 (?) com chances de ser campeão e um carro infinitamente inferior ao do hamilton, ate inclusive com um motor com varios cavalos a menos. Acho que é possivel que aconteça o mesmo ao Webber, pq a RBR, atraves de seu dono, quer fazer a qualquer custo Vettel campeão. Mesmo assim, se não for o alonso que seja o Webber pra da um cala boca na propria equipe.

      Abraço

  5. Fernando Kesnault disse:

    João Paulo de Oliveira foi o campeão da F-Nippon em Japão vencendo a última prova do campeonato (Suzuka) com 3,5 pts. à frente de uma alemão (Lotterer) nesta madrugada…

  6. fernando-ric disse:

    Mais alguém cochilou durante a corrida?

    • Felipinho disse:

      O Miltinho..
      cochilou e deixou o choronso passar de novo…

      • wilson disse:

        faz tempo isso
        qdo chega a hora dos vamos ver ele entrega a rapadura, fora a ultima que chegou em segundo (depois de entregar a rapadura na corrida) outras tres anteriores fez lambança
        jogou contra ele mesmo
        mas não é novidade
        fez isso nos anos anteriores
        faz parte da carreira dele por enquanto

  7. Marcelo Brum disse:

    A corrida foi decidida na primeira curva. A superioridade das RBR foi tanta que a corrida deles era uma corrida à parte. Com poucos abandonos, conseguiram meter uma volta no sétimo colocado. A maior dificuldade dos touros vermelhos foi o trágego – aliás, como estavam em São Paulo, era óbvio que enfrentariam a hora do rush.
    Hulkenberg teve o seu fim-de-semana de glória ao segurar o ímpeto de Alonso e depois de Hamilton – será que o tal Pastor Maldonado ainda vem?
    As McLaren decepcionaram mais uma vez. Hamilton reclamou muito da falta de aderência de seus pneus mas não teve força para superar o Hulk na reta dos boxes.
    Outro que decepcionou foi Massa: e nem adianta atribuir seu destino à incompetência dos mecânicos; pra começar, Massa travou um duríssimo embate com… J. Alguersuary! Não é emocionante? Enquanto Alonso partia com a faca entre os dentes, Massa cometia sucessivos erros e despencava na classificação. Terminou três voltas atrás do quinto colocado.
    Barrichello foi outro que deixou bastante a desejar em relação a seu companheiro de equipe – não entendi porque ele estava tão feliz antes da corrida.

    O evento foi uma festa, como sempre, mas a corrida foi fraca. Esperava-se uma briga maior pelas primeiras posições, o que não houve.

    Abçs

  8. Mari Espada disse:

    Só tenho uma coisa a dizer… linda corrida diante de meus olhos! Estou em êxtase!!!
    Hamilton em quarto, apenas atrás das voadoras Red Bulls e do Alonso em ótima fase. E com o Button logo atrás. Foi o melhor presente possível para essa torcedora aqui!!!

    Agora vou tomar um banho e dormir um pouco, porque esse fim de semana foi foda e amanhã eu acordo 5hs. Mas inevitavelmente às 23hs eu vou acordar para ver a reprise da corrida no SporTV… e escrever um breve texto do melhor e pior… e depois durmo denovo!

    Ah meninos, eu estou adrenalada!!!!
    Amanhã à noite escrevo o meu relato sobre a corrida ao vivo, aguardem!!!! =D

    Beijos!

  9. Daniel Lima disse:

    Alonso 3 X 0 miltinho zig zag

    Mais uma vez Alonso ultrapassou o miltinho como um coelho ultrapassa uma tartaruga!
    Até o Hulk com sua veloz Williams deu mais trabalho ao Alonso!
    Na chuva ou no seco miltinho não é mais o mesmo!!até rimou hehehe

    • wilson disse:

      demorou pra entender né daniel?

      assim como demorou em saber que ele será campeão em abu dabi, é só fazer as contas

  10. Sirlan Pedrosa disse:

    Alex,

    A postura que a Red Bull adotou de manter os pilotos disputando entre si é louvável, mas pode fazê-los perder o campeonato.

    Hoje, pensando como equipe o natural seria uma vitória de Mark Webber, mas o que os torcedores no fundo mais gostam? Dois pilotos brigando pelo título até o fim ou o que a Ferrari fez na Alemanha? Como postura esportiva a posição da Red Bull é sem dúvida a mais correta.

    Vamos ver se não se arrependerão no final…

    Um abraço,

    Sirlan Pedrosa

    • Daniel Lima disse:

      Sirlan,

      Pra mim esta claro o que a Red Bull pretende fazer.
      Eles vão permitir a briga entre seus pilotos,a depender do que acontecera em Yas Marina,caso Alonso esteja numa posição em que só o Webber tenha chance de vence-lo no campeonato e seja preciso Vettel ceder a posição a Red Bull irá interferir concerteza.

      • wilson disse:

        duvido, além disso vettel não entregará a rapadura e existe uma conta que poucos se deram conta:

        acompanhe

        Para Vettel, a conta é fácil: ele vence o campeonato a partir do momento em que terminar a corrida na frente e Alonso for quinto para baixo. Se isto acontecer e Webber for o segundo, acontece uma situação inusitada: os três terminariam empatados em 256 pontos, com o alemão sendo campeão no desempate do quarto lugar.

        Então vamos dizer que, alonso e sua equipe sabendo disso mantem-no nesta posição ate proximo fim da corrida, em quinto e comboiando o quarto.

        vettel não deixará o webber passar pois estará imaginando-se campeão, então é só ultrapassar na ultima volta chegando em quarto e………
        vualá.
        alonso campeão com vettel com cara de bundão e webber cobrando equipe por não ter insistido com ele para ser campeão.

  11. Daniel Lima disse:

    Ok Wilson concordo,mas…….

    Você não acha que a Red Bull levara isso em conta tb.
    Eles levaram em conta todas as posibilidades possíveis.

  12. wilson disse:

    não, o mais importante para eles era o título de construtores, ou vettel campeão, então se ele não for campeão o resto é resto, igual mclaren 2007, até pela pressão que webber vem fazendo neles.

    se vettel estiver a frente de webber na ultima volta ele não vai ficar ouvindo e dando atençao a radio da equipe para mudar a situação na ultima volta, daí se eles fizerem mudança de posição ultima volta vale jogo de equipe?

    só naõ vale quando é alonso e a ferrari?

    kkkkkk

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s