Alonso, talento inconteste.

Publicado: 11/11/2010 por Alex-Ctba em Variedades
Tags:,

Dando prosseguimento a nossa mini-série sobre os candidatos ao título de 2010, vamos abordar a trajetória de Fernando Alonso durante a temporada. Já falamos muito aqui no Ultrapassagem sobre o espanhol de Oviedo. Sobre seu imenso talento, suas falhas de caráter, seu modus operandi, muito parecido com o de Senna, o tio, que também não gostava de dividir preferências com companheiros de equipe. A grande diferença entre Senna e Alonso, nesse sentido, foi que Senna triunfou contra Prost, quando teve um companheiro de equipe forte e Alonso, na sua breve e conturbada passagem pela McLaren, não teve o mesmo sucesso contra o então novato Hamilton.

Alonso gosta de ter a equipe orbitando ao seu redor, e foi dessa maneira, sob a tutela de Flavio Briatore, que ele conquistou seus dois títulos mundiais pela Renault.  Quando a Ferrari o contratou para liderar o time, já que a mesma não enxergava esse perfil de piloto em Massa, o espanhol tratou de se impor desde o início, sem dar chances para o companheiro, tal qual já havia feito com Trulli, Fisichella e Piquet.

Os indícios de que Alonso já tinha a equipe no bolso eram óbvios. Não vou nem entrar no mérito do patrocínio do banco espanhol Santander, nem da dispensa de Kimi Raikkonen e sua multa rescisória de mais de 12 milhões de dólares. Falo dos sinais mais fúteis, como em jogos de futebol promocionais, nos quais ele e Massa participaram, e Alonso sempre usava a braçadeira de capitão, passando por outros, como a exigência da mudança dos controles do volante, para deixar com algo mais próximo ao que ele estava acostumado na equipe francesa, culminando com o episódio da ultrapassagem nos boxes na China, onde ele arriscou uma punição grave, já que a equipe estava com o jogo de pneus do Massa e teve que se desdobrar para trocar para os pneus do Alonso e, dessa forma, escancarou a conivência da Ferrari com o espanhol, já que não houve reprimendas a sua atitude questionável.

A grande verdade é que Alonso só pode continuar tomando essas atitudes, porque na hora de sentar no carro e acelerar, atualmente não tem piloto mais completo do que ele. E não sejamos hipócritas, no fundo, o que os chefes de equipe querem, é um piloto capaz de entregar os resultados que Alonso apresenta. Hamilton que despontou para o mundo da F1 como um fenômeno em 2007, conquistou o título em 2008, ajudou a equipe a desenvolver o complicado carro de 2009, esse ano parecia um piloto amadurecido, mas os recentes erros, por excesso de agressividade em Monza e Cingapura e que comprometeram em muito o seu campeonato, mostram que ele ainda tem um degrauzinho a subir,  para chegar ao nível que o espanhol ocupa.

Alonso chega a Abu Dhabi com grande favoritismo, pois com oito pontos de vantagem para Webber o segundo colocado, o espanhol, em teoria só dependeria de si, para erguer o caneco. Mas essa frase feita não se aplica a um esporte complexo como a F1. De que adianta a tabela de pontuação lhe favorecer se você não possui o melhor carro? E a bordo do melhor bólido do ano, os inalcançáveis RB6, estão dois pilotos com boas chances de serem campeões pela primeira vez, em uma pista amplamente favorável e na qual o antecessor RB5 emplacou uma dobradinha ano passado. Um jovem e um veterano, que vão fazer de tudo para impedir que Alonso entre para o seleto clube dos tri-campeões.  Não percam o desfecho dessa sensacional temporada no insosso Tilkódromo dos Emirados Árabes.

Resultados de Alonso na temporada:

Etapa

Posição largada

Posição chegada

pontos

Bahrein

25

Austrália

12

Malásia

19º

DNF

China

12

Espanha

18

Mônaco

24º

08

Turquia

12º

04

Canadá

15

Europa

04

Inglaterra

14º

Alemanha

25

Hungria

18

Bélgica

10º

DNF

Itália

25

Cingapura

25

Japão

15

Coréia

25

Brasil

15

Total de pontos antes da decisão

246

Média de pontos por corrida

13,67


 

 

comentários
  1. Andy disse:

    Esse Alonso é fogo, hein? O pessoal diz que o Hamilton é o que mais se parece com o Senna, mas é esse espanhol sem-vergonha que aprendeu direitinho a cartilha do Ayrton: detonar seus compaheiros de equipe, trazer a equipe para si e dar mais do que o carro pode oferecer. Se Fernando pilotasse na Red Bull esse ano, o campeonato de pilotos já teria acabado.

    • Alex-Ctba disse:

      Tb acho. Uma Red Bull na mão do Alonso seria um estrago…pro campeonato

    • Sirlan Pedrosa disse:

      Caro Andy,

      Na minha opinião Alonso lembra muito mais o Prost, por exemplo, que Senna.

      Prost era um piloto extremamente rápido, errava pouco e tinha uma caracteristica muito forte de trabalhar nos bastidores, muito político.

      Senna era bem menos político nesse aspecto, ele simplesmente destruía os companheiros na pista, com uma velocidade que fez o próprio Prost (que quando correu com Mansel dominou o inglês) parecer lento…

      Senna tinha uma faceta de jogar para a platéia, tinha um trabalho de PR muito forte, cuidava da imagem pública como nenhum outro piloto fez antes ou depois dele, mas no relacionamento com a equipe e companheiro ele não era de fazer joguinhos, até porque ele sabia que não precisava….ganhava dos caras na pista e pronto…

      Senna era uma força da natureza…e para mim, que torcia para Piquet, era difícil ter que aceitar isso…

      Um abração,

      Sirlan Pedrosa

      • Não precisou fazer porque nos bastidores barrou a contratação do Derek Warwick pela Lotus em 85, o inglês era tido como uma grande revelação e poderia fazer uma grande dupla com o Senna, mas…

        No restante da sua carreira a não ser o Prost, teve apenas parceiros medianos escolhidos a dedo por ele.

        Mas uma coisa é certa, ele foi um fantástico piloto, um grande RP, mas teve seus deslizes de conduta, assim como é o Alonso.

      • Sirlan Pedrosa disse:

        Amigo Claudemir,

        Senna vetou Warwick sim, mas será que ele tinha medo de uma disputa com o inglês ?

        Quem foram os parceiros de Senna ?

        – Ceccoto : campeão de motociclismo mas de certa forma inofensivo na F1

        – De Angelis :parecia lento comparado a Senna, mas era regularmente mais veloz que Mansel na Lotus até a chegado do brasileiro

        – Nakajima: penta campeão da F2 japonesa, perto de Senna virou motivo de piadas

        – Prost : era o grande nome da F1 nos anos 80, bicampeão e recordista de vitórias, até parecer lento quando comparado a Senna…

        – Berger : era considerado o novo Lauda, o homem que com uma Ferrari conseguia em algumas ocasiões enfrentar as poderosas Mclarem de Senna e Prost. Junto de Senna parecia inofensivo….

        – Michael Andretti :campeão e piloto mais rápido da Indy, junto de Senna parecia um Nakajima…

        – Mika Hakkinem : ousou classificar na frente de Senna em sua primeira corrida na Mclaren, no final da prova não entendia como pilotando tão bem terminou 30 segundo atrás do brasileiro….

        – Damom Hill: andou com Senna em duas corridas, e também foi amplamente batido…

        Senna não fazia politicagem porque era bonzinho e achava isso errado, muito pelo contrário…ele de bonzinho não tinha nada…apenas não precisava do extra pista para vencer os companheiros…porque sabia que na pista era insuperável…

        Um forte abraço,

        Sirlan Pedrosa

      • Concordo parcialmente.

        Foram todos grandes pilotos, mas cada um na sua devida categoria ou outra equipe, porque como você disse , todos perto do Senna foram demolidos.

        Mas tirando o Prost e Hakkinen, não podemos comparar o Hill naquela época, foram pilotos medianos. E o Senna trabalhava muito bem para que não houvesse pilotos que pudessem bater ele de frente, nada que desemereça a sua capacidade, mas uma ajudinha não era nada mal, assim como o Schumacher, que também fez a mesma coisa quando pôde.

      • Andy disse:

        Eu citei a comparação do Alonso com o Senna no trato que eles têm em relação a extrair tudo do carro. Em 91, Ayrton conseguiu ganhar o campeonato com um carro inferior à Williams, graças também a algumas burradas do Mansell naquela temporada, o que talvez aconteça agora em 2010, em maiores proporções, pois os dois Red Bulls têm chances de título, ao contrário da Williams, que só tinha o Mansell. Mesmo com a carroça da Renault de 2008, Fernandito conseguiu acumular mais pontos no final do campeonato do que Massa e Hamilton (apesar de Cingapura). Fora que ele, assim como Schumacher, também é cria do Briatore, aí já viu, né?
        Abração.

  2. Allan Wiese disse:

    Alex, belo post.

    Alonso é, de fato, o piloto mais completo do grid. Como você disse, Hamilton chegou a demonstrar um crescimento durante a temporada, mas voltou a errar no fim (mantenho minha opinião de que um carro fraco obriga o piloto a andar no limite e ele tende a errar mais, assim como foi com Alonso no início do ano).
    Mas Alonso fez o dever de casa na pista pra poder ter apoio incondicional fora dela. Mesmo com a polêmica alemã, Fernando merece o título pelo conjunto da obra e pelo foco no objetivo.

    Ps.: gostei do formato tabela como resumo. Mas se colocasse uma coluna com posição de largada ficaria melhor ainda.

    • Alex-Ctba disse:

      Valeu Allan, de noite eu complemento a tabela então com sua sugestão. Essas últimas corridas do Alonso, foram pra mostrar quem manda na F1. O que não quer dizer que o Hamilton, Vettel, Massa e outros não possam derrotá-lo. Eu só acho ele mais completo no momento. Mas essa temporada demonstrou que ser constante é muito importante e o Button, mesmo não tendo a mesma velocidade do Hamilton, lutou até quase o final.

  3. wilson disse:

    pra quem gostou de ver a lotus 72 preta e dourada em interlagos, um vídeo sobre um festival só carros da lotus.
    Pra saudosistas e quem aprecia coisas diferentes

  4. wilson disse:

    o novo parque temático da ferrari em Abudabi, você conhece?
    então veja uns pedaçinhos e morra de inveja

    http://www1.folha.uol.com.br/multimidia/videocasts/828509-ferrari-inaugura-parque-tematico-em-abu-dhabi-veja-imagens.shtml

  5. wilson disse:

    Bridgestone deixa a fórmula1

    isto todo mundo já sabe faz tempo.

    Mas quantos anos atendeu a f1?
    Quantas vitórias?
    Quantos kms dura um pneu atualmente?

    então aqui vai alguns dados:

    O último gp da temporada em Abu Dhabi vai marcar a saída da Bridgestone da F1. Depois de 14 anos seguidos, sendo que nas últimas quatro temporadas sem concorrência, a marca japonesa garantiu onze títulos de pilotos e outros tantos de construtores, com 175 vitórias em 244 participações em Grandes Prémio.

    Nove aspectos sobre pneus Bridgestone de F1

    – A Bridgestone produz 40.000 pneus Potenza F1 por ano

    – Bridgestone leva 1.800 pneus Potenza F1 para cada Grande Prémio

    – A Bridgestone reintroduziu pneus slick na Fórmula 1 em 2009, depois de 11 anos de ausência

    – Em 2008, os F1 deram 19.452 voltas utilizando pneus Bridgestone Potenza F1

    – Cada equipe da Bridgestone monta 56 pneus (14 sets) por hora

    – Quatro pneus Bridgestone de chuva dissipam 61 litros de água por segundo a 300km/hora

    – Bridgestone leva 60 pessoas a cada Grande Prémio

    – Bridgestone transporta 12 toneladas de equipamento a cada Grande Prémio

    – Um pneu Bridgestone Potenza F1 dura aproximadamente 150-200 km

    Legal, gostei e vocês?
    mais algum dado a acrescentar aí em cima?

  6. wilson disse:

    e por falar em pneus, a pirelli finalizou mais uma sessão de testes de seus pneus para 2011 no circuito de paul ricard na França. Foram usados pneus para chuva e intermediários tendo como piloto Pedro de la Rosa.

    Logo a seguir no decorrer da semana seguinte a da corrida em Abu Dabi, as equipes da F1 atualmente irão conhecer os pneus pirelli, estando a testar entre os dias 19 e 20/11

  7. wilson disse:

    Com exceção de Jaques Villeneuve que foi campeão da Fórmula Indy em 1995 pela equipe Green (atual Andretti Autosport) e dois anos depois acabou sendo campeão mundial de Fórmula 1, os demais pilotos que tiveram passagens gloriosas pela Fórmula Indy geralmente são contestados pelos seus desempenhos na categoria máxima do automobilismo mundial.

    Nomes como Michael Andretti, Alessandro Zanardi, Juan Pablo Montoya, Cristiano da Matta e Sebastian Bourdais mais recentemente, que tiveram enorme sucesso e foram ídolos e recordistas na América, esses pilotos de habilidades incontestáveis não conseguiram se firmar na categoria com base na Europa.

    Mas há um que venceu na indy e vem se saindo muito bem na f1.

    quem é ele?

    O atual engenheiro de Sebastian Vettel da equipe Red Bull, Guillaume Rocquelin, está na equipe desde 2006 e teve passagem vitoriosa na CART.

    Rocky como é conhecido, trabalhou com Scott Dixon em 2001 na equipe Pacwest Racing Group, quando ambos estrearam na categoria. No ano seguinte, o engenheiro foi contratado pela Newman Haas Racing para trabalhar no carro Nº 6, pilotado por Cristiano da Matta, campões de 2002. O engenheiro continuou na equipe até o final de 2005, quando trabalhou com Bruno Junqueira durante mais de dois anos.

    Confira o currículo de “Rocky”

    1993-1995: Engenheiro de pesquisa da Reynard Racing Cars
    1995-1999: Engenheiro chefe de pesquisa e desenvolvimento da Reynard
    1999-2000: Engenheiro de pista da BAR – British American Racing (F1)
    2000-2001: Engenheiro de pista de Scott Dixon – PacWest (CART)
    2002-2005: Engenheiro chefe da Newman-Haas Racing (CART / Champ Car)
    2006-2010: Engenheiro de pista da Red Bull Racing (Fórmula 1)

  8. Ron Groo disse:

    Eu contesto sim… Muita sorte, muita safadeza, companheiros de equipe submissos.
    Foi só pegar um Hamilton pela frente que foi murchando. Nem a safadeza deu jeito, ameaçou botar a boca no mundo se não fosse o primeiro piloto e tomou uma invertida digna de filme pastelão…

    Ai vão dizer: -Mas ele venceu o Schumacher! (com voz de velha).

    Sim um Schumacher pensando em parar e com carros inferiores.
    Sem contar as canalhices de Briatore com o equipamento feitas por Briatore.

    • wilson disse:

      impressão pessoal sua, longe de ser verdade, aliás como você é declaradamente antialonso sua opinião não tem valor. Nâo tem peso.
      è apenas para desopilar o fígado.
      Como seu blog tem uma duzia de comentarios cada post seu, precisa de uma vitrine de maior exposição como aqui então diz essas sandices.

  9. wilson disse:

    entra na fila

  10. H. Romeu Pinto disse:

    Esse Wilson e uma mala mesmo.

    Num post do Alonso q ele tanto gosta, ele ñ escreve uma palavra sobre o post, so coloca links e copia e cola texto de outros lugares atrapalhando o texto do Alex.

    Depois reclama q pegam no pe dele, comente sobre o post rapaz, diga sua opinião.

    E Alex bom trabalho, gostei muito do seu texto e tomara que o Alonso ganhe no domingo.

    • Alex-Ctba disse:

      Valeu cara pela força, mas eu não vou agarrar nada não hein rsrsrs

      • Kkkk, não tinha reparado o nome.

        Alex, só corroborando, belo texto, mas o Alonso na minha chegou ao limite do carro e se der a lógica ele deve chegar em 3º, vai ser ou não campeão dependendo do que vai se desenrolar a sua frente.

        Mas uma coisa não estamos colocando na mesa, Webber foi capaz de ganhar 3 corridas andando muito mais que Vettel e tirando a Hungria que a vitória lhe caiu no colo por causa daquela enfadonha punição ao Vettel, nas demais ele foi soberano e em circuitos de média para baixa velocidade, sendo eles, Mônaco e Barcelona e o de média de Silverstone. Yas Marina é um circuito de kart, quem garante que o aussie não possa andar rápido e ganhar a corrida por méritos próprios…

    • wilson disse:

      1) todos conhecem minha opinião
      2) estais equivocado em genero, numero e grau pois os posts são além de servir para emitir opinião tambem trazer atençaõ a outros artigos, textos, links, etc
      não polui nada, se não lhe interessou não quer dizer que não interessou aos demais, a menos que voce deseje fazer uma pesquisa rápida sobre isso, fique a vontade
      3) aprenda a conviver com as diferenças como todo mundo faz
      4) tem gente que é mala, tem uns que são baus e tem outros que são conteiners
      duros, dificeis de lidar
      5) sua visão do objetivo dum blog e posts tem que ser reciclado

      • Ron Groo disse:

        Não, a sua tem que ser reciclada, se o cara fez um texto, perdeu tempo, gastou a mufa para escrever algo que ele queira passar é por que ele quer ser lido, e se houver comentários, que sejam no contexto do que ele escreveu. Afinal foi para isto que ele escreveu.
        Se não lhe agradou escreva: não gostei, ou argumente de acordo com o que foi passado, desvirtuar ou tentar fazer tergiversação para desviar a atenção é infantilidade, coisa de gente mimada que não consegue compreender que todos podem ter opiniões próprias e divergentes da sua.

  11. Fernando Piccione disse:

    Wilson meu caro, nao quero tumultuar nada mas vc e o Felix( nos Blogs do Tomas, Felipe Motta ) com estes recorte e cole sao um saco.

    O Post era sobre o Alonso e o Alex fez um post muito bom e vc jogando uns recorte e cole da web, ainda bem que o pessoal deixa o espaco aberto nao te censura.

    Minha torcida para o Alonso segue, nao acho o Hamilton piloto de autorama , acredito que ele eh um dos melhores e tera muitos duelos com o Vettel , Alonso e o Hulkenberg que sera fera.

    Ainda acredito que o Button sera um pareo duro o ano que vem na Mclaren e espero ver o Schumacher indo bem tambem.

    Vai com calma ahi cara com os seus cometarios, nao acho que vc deva ficar buscando brigas com o Daniel Lima, Mari , Groo e escrevendo tonterias ao Claudemir.

    Jah nao chega vc e o Cleyton Reggatoni no F1 Around e no Blog do Tomas…

    Nao dah muita vontade de comentar qdo alguns personagens entram no post.

    As vezes vale a pena fazer una mea culpa e tirar o pe do acelerador um pouco.

    Essa eh minha opiniao e derepente muitos podem discordar dela , nao quero ofender a ninguem e espero que vc nao fique chateado.

    Que venha Abu Dhabi e que o Alonso seja campeao !!!

    • Fernando, vamos cuidar para que não aconteça a mesma coisa que ocorreu no F1Around, fique tranquilo.

      Agora a pouco li uma bela matéria falando de blogs que crescem a cada dia não só pelo conteúdo que ele disponibiliza, mas também pelos comentários que são feitos, mas para isso os comentaristas tem que ajudar e vocês vem ajudando e muito para o crescimento do nosso espaço.

      Esses entreveros são bons para o blog, já que delimita até onde as pessoas podem ir, assim elas ficam avisadas do que pode ou não pode fazer e espero que tenha sido apenas hoje e as coisas voltem ao normal, já que 4 grandes posts sobre os 4 candidatos ao título ficou relegado a lavar roupa suja, mas acho que a roupa agora está limpa e bem clara.

      Suas opiniões são sempre bem vidas e você é mais um a abrilhantar nosso espaço e como já deve estar ciente, se tiver algum post mande para nós que teremos o prazer de públicar.

      equipeultrapassagem@gmail.com

  12. wilson disse:

    gozado que quando alguns fazem isso, colocam alguma materia, link, um recorte trazendo noticias, informação, coisa diferente, dependendo do nome é tudo maravilhoso, tudo passa tudo é aceito.
    é a oitava maravilha do mundo e recebem elogios como sendo grandes noticiaristas, como grandes escritores.

    Não estou dizendo que seja você, mas existe em alguns casos por aqui dois pesos e duas medidas como critério de avaliação.
    tem alguns que gostam, outros não. Eu como curto informação e especialmente aquelas que não estão nos sites especializados acho muito importante e curto muito e sinceramente sempre imaginei que um blog fosse algo livre, democratico.
    Me equivoquei, mas que dizer e fazer né? um brasilsão desse tamanhao, tantas culturas, necessidades diferenciadas, educação idem.

    A gente vê o pessoal reclamando dos pedágios, do estado das estradas e rodovias, de como nossos carros são pelados comparados a outros países, alem de pelados. Mas não fazemos nada, não impomos nossa posição pela mesma forma de pensar acima: desnecessario, isso não leva a nada, brigar pra quê.

    As coisas grandes se alcança através de coisas pequenas, se nas pequenas coisas achamos que elas são supérfluas, desnecessárias sobra o quê?: ver a vida passar ao nosso redor e achar tudo maravilhoso? acho que não.

    enquanto formos um paísinho que olha só no inicio do morro seremos só um país em eterno desenvolvimento. Lamentável. então como eu não penso em sair do Brasil tão cedo, vou ter que democraticamente aceitar que pessoas que só olham o umbigo e se satifazem com pouca coisa dirigir os caminhos da nação, do meu país.

    O que posso fazer? protesto, manifestação sempre solitária, com pouca visibilidade e que não afeta um cm da posição de nossos governantes. Que depois em seus gabinetes fazem como aquele personagem do chico anisio: ” povo? povo é só um detalhe. Eu quero é que o povo se exploda!!!”

    Mas voltando aqui, eu frequentava o f1around, o do tomás faz tempo, e não tinha visto seu nome até uns tempos atrás. Ou você é novo ou quase não se manifestava, estou correto?

    Com o Daniel Lima tá tudo limpeza: ele super torcedor do massa, que tá levando uma sova como sempre antecipei a ele, arranjou a dupla da redbull pra torcer. Como até os dois podem ser suplantados pelo alonso ele já tá louco de raiva.

    A mari, super gente fina, boa escritora, fã do miltinhu, como ela diz e assim também encaro (o miltinhu, piloto no diminutivo nunca ganhará outro campeonato, tomara que ele não fique sabendo disso)

    O groo é um antialonso declarado, pouco afeito a boas regras de convivência. Não preciso ficar aturando ou manter um dialogo de paz com quem não me respeita tão pouco.
    Ele ta´cada dia mais azedo justamente por isso, alonso se aproximando em ser campeão é tudo que ele não queria.

    O claudemir prefiro nesse momento não emitir um comentário para não alimentar nenhuma polêmica, eu sou burro, não entendo nada, ele não sabe se explicar, tá sem paciência e por aí vai.

  13. Michel disse:

    Hamilton>Alonso e pronto.

  14. Marcelo Brum disse:

    Eu, que sou novato nesse espaço de discussões, não quero e nem pretendo me indispor com quem quer que seja, pois sou da paz. Mas, aê, na boa, galera. Se conselho fosse bom a gente não dava, já diz o ditado, mesmo assim vou falar: todos tem o direito de emitir suas opiniões e de expor as suas posições, afinal vivemos em uma democracia – e quer um espaço mais democrático do que a intenet? -, por isso, pega mal toda vez que alguém tenta desqualificar o comentário de outrem apenas porque esse “outrem” manifesta uma opinião contrária à minha. Também faz parte de uma democracia reconhecer a presença alheia e enaltecê-la, afinal nós não somos uma ilha. Se assim fôssemos, não acessaríamos espaços valorosos como este. O que qualifica o debate é sempre a pluralidade de opiniões, afinal se todos puxassem para o mesmo lado, não haveria a menor necessidade de um espaço de discussões, bastaríam as comunidades de orkut e twitter.
    Mais do que causar acirramento dos ânimos, as discussões atingem negativamente àqueles que, como eu, detestam bate boca, falácias e maledicências.
    Por isso, sou a favor do debate em alto nível, mas sou radicalmente contrário às agressões gratuitas.
    Recém saímos de uma eleição, e com ela aprendemos que um debate tem que ter réplica e tréplica. Quando alguém discorda da minha opinião, eu tenho duas opções: ou apresento a minha contra-argumentação ou me calo. Mas, definitivamente, não posso sair agredindo o outro.
    Desculpem, mas achei que deveria manifestar a minha opinião; sem querer atingir A, B ou C, pois sempre considero e respeito a opinião de todos.

    Quanto ao seu post, Alex, parabéns por mais um post equilibrado e consistente, como é da sua característica.

    Abçs.

    • Alex-Ctba disse:

      Valeu Marcelo. Excelente comentário. Você é um dos frequentadores que sempre ajuda a manter o nível do debate alto. Um legítimo Ultrapassista :D

      Rascunhe um texto qualquer hora dessas que vc estiver livre e envie por email pra gente publicar

      Abs

  15. Gilmar disse:

    Deixem o Wilson em paz, se ele é tão fã assim do Elsonso a ponto de impedí-lo de racionalizar, é perda de tempo discutir. Particularmente, não me custa ignorar um comentário, uma vez que o direito de se expressar cada um deve ter. E o direito de não dar a mínima pra algumas opiniões também é de todos.

  16. Alex-Ctba disse:

    Atualizado o post Allan, incluindo a posição de largada conforme tua sugestão. Com a classificação de hj ele terminou o campeonato dando de 15 x 4 no Massa

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s