Preview do GP de Abu Dhabi.

Publicado: 11/11/2010 por Vitor, o de Recife em Artigos, Formula1
Tags:, , , ,

Enfim, chegamos à grande decisão: Fernando Alonso, Mark Webber, Sebastian Vettel e Lewis Hamilton são os quatro postulantes ao título do Mundial de Pilotos da F1. Cada um com chances distintas, mas , como diria o lendário Juan Manuel Fangio, “carreras son carreras” e tudo pode acontecer. Pena que o palco que encerra o disputado campeonato não é afeito à muitas surpresas…

O Grande Prêmio de Abu Dhabi estreou no ano passado, também encerrando o Mundial. Foi uma corrida monótona, previsível, vencida sem esforço por Sebastian Vettel. As suntosas instalações da Yas Marina Baycontrastaram com as arquibancadas vazias; o circuito está entre aqueles menos inspirados pelo arquiteto oficial da FIA, Hermann Tilke. Junta-se com outra pista projetada pelo alemão no Oriente Médio, a do Bahrein, como uma das mais insossas do campeonato. Curiosamente, uma abre o calelendário; a outra fecha. A inclusão de praças por puro interesse comercial, ignorando fatores como tradição qualidade das corridas, segue o pensamento do grande dono da categoria, Bernie Ecclestone. Em uma de suas polêmicas entrevistas, o octagenário baixinho justificou a entrada de novos países em detrimento de pistas históricas:

A Europa será uma economia do Terceiro Mundo na próxima década, em particular a Grã-Bretanha. Na América do Sul e na Ásia há uma ética de trabalho. Por aqui eles querem tudo de graça. O Serviço Nacional de Saúde significa que todo mundo acha que pode ter apenas o que querem. Eu quero me livrar disto. Devemos administrar um país como um negócio, em vez de assistência social.”

Será?

Se nada quebrar, as duas primeiras posições são deles. Mas em que ordem?

O fato é que Abu Dhabi chegou para ficar por um bom tempo e este ano ao menos não contará com as arquibancadas vazias: todos os ingressos disponíveis já estão esgotados.  Para a próxima temporada, um alívio: Abu Dhabi não fechará o campeonato de 2011; a honra caberá a Interlagos, palco da emocionante e imprevisível decisão de 2008.  Mas vamos voltar a focar a pista que decidirá o título desta temporada. Há um consenso de que a Red Bull será tão dominante como no ano passado. E pelas entrevistas dos líderes da equipe e pelo momento atual dos dois pilotos, deverá terminar na mesma ordem da corrida de 2009: Vettel em primeiro e Webber em segundo. Claro, se tudo seguir conforme o script

Do lado da Ferrari, todos esperam por esta ordem, bastando ao líder do Mundial, Fernando Alonso, chegar em terceiro. Seria o cenário dos sonhos para a Scuderia. Há uma preocupação em relação aos motores, uma vez que o espanhol dispõe apenas de unidades usadas. No entanto, até aqui a Ferrari vem administrando bem a situação, não tendo falhas significativas de confiabilidade. Mais uma vez, se tudo correr conforme o script, curiosamente o futuro de Alonso estaria mais nas mãos da Red Bull do que dele mesmo.

Podemos afirmar isto porque a McLaren caiu demais nos últimos pacotes aerodinâmicos, fato admitido pelo diretor técnico Jonathan Neale. A equipe de Lewis Hamilton é claramente a terceira força do campeonato e para o inglês conquistar o campeonato, precisa haver uma improvável combinação de resultados envolvendo infortúnios para todos os pilotos à sua frente na tabela de classificação.

Todos contra Alonso.

Em relação às equipes que não disputam o campeonato, as posições no Mundial de Construtores está praticamente definida. Podemos ressaltar talvez a expectativa pela continuação da melhoria do desempenho do veterano multicampeão Michael Schumacher, que vem ascendendo a olhos vistos. A Williams está confiante em manter a sexta colocação da tabela de construtores e não é para menos; apesar de estar apenas um ponto à frente da Force India, a ascensão da equipe contrasta com a decadência dos carros de Vijay Mallya.

Na Renault, há muito burburinho nos bastidores. O último fala sobre a aquisição da equipe pela Lotus Car, acrescentando mais um capítulo na guerra entre a Proton e o grupo de Tony Fernandes pela luta da marca Lotus (tema discutido aqui, aqui e aqui). Carlos Ghosn, o CEO da Renault, admite que o negócio pode ser concretizado:

Mudanças de nomes acontecem em qualquer lugar. O essencial é preservar o nome Renault. Além da F-1, sim, podem existir outros nomes associados. Não queremos dar a impressão de que somos uma equipe exclusiva. Agora estamos desenvolvendo nossa tecnologia com várias equipes.”

Ironicamente, entre as equipes que receberão a tecnologia da Renault está a atual Lotus de Fernandes, equipe que seria a principal prejudicada com a entrada da rival Lotus Cars. A negociação é complexa e abalaria também o mercado de pilotos: a Autosprint italiana afirma que Robert Kubica estaria livre do seu compromisso com a Renault se a compra da equipe for para frente. Já a atual Lotus pretende no mínimo provocar a Proton: a equipe pretende correr em 2011 com a belíssima pintura preta e dourada utilizada nos anos 70 e 80 do século passado, quando os carros contavam com o patrocínio dos cigarros John Player Special. Mais capítulos virão desta novela…

Lotus pode voltar a adotar estas cores. E a ter um Senna no cockpit...

As notícias sobre as nanicas não param de surgir. Depois da Hispania, que continuará com Christian Klien ao lado de Bruno Senna em Abu Dhabi, foi a vez da Virgin estrelar os noticiários com o anúncio da aquisição da equipe pela montadora russa Marussia, de apenas dois anos de existência. Sem dúvidas, um furo e tanto para o site Grande Prêmio, que antecipou a notícia. A “Marussia Virgin Racing” – novo nome oficial da equipe – espera aproveitar os ventos que trazem o GP da Rússia de F1 para se estabelecer na categoria e pretende contar ainda com os serviços do compatriota Vitaly Petrov no time; mas só depois de 2011. Mais um indício de que o russo continuará na Renault…

Por fim, Abu Dhabi terá mais atividades logo depois da corrida decisiva da temporada: trata-se dos testes já visando 2011. Nos dias 16 a 17 de novembro, ocorrem os treinos para pilotos novatos; nos dois dias seguintes, testes com os novos pneus Pirelli

Entre os novatos convocados pelas equipes confirmados até aqui, estão:

Pastor Maldonado testará pela Williams e Hispania.

Ferrari: Jules Bianchi, francês que competiu na GP2 e confirmado como piloto de testes da equipe para 2011.
Red Bull: Daniel Ricciardo, australiano, piloto da World Series.
McLaren: Oliver Turvey, inglês, piloto da GP2.
Mercedes: Sam Bird, inglês, piloto da GP2.
Renault: Jerome D’Ambrosio, belga, piloto da GP2, e Mikhail Aleshin, russo, campeão da World Series.
Williams: Pastor Maldonado, venezuelano, campeão da GP2; Dean Stoneman, inglês, campeão da F2.
Force India: Yelmer Buurman, holandês que competiu na Superleague; Antônio Félix da Costa, piloto da F3 Européia; e Paul di Resta, escocês, piloto da Mercedes no DTM e atual reserva da Force India.
Sauber: os mexicanos Sergio Pérez, da GP2 e titular da Sauber em 2011, e Esteban Gutiérrez, campeão da GP3.
Toro Rosso: Jean-Eric Vergne, francês, campeão da F3 Britânica.
Virgin: Jerome D’Ambrosio e Luiz Razia, brasileiro, piloto da GP2.
Hispania: Pastor Maldonado.

Atualização: a Lotus confirmou seus pilotos.

Lotus: Vladimir Arabadzhiev, búlgaro;  Rodolfo González, venezuelano; ambos competiram na GP2

 

CLIQUE NA IMAGEM E VEJA O MAPA ANIMADO.

Confira os horários para o Grande Prêmio de Abu Dhabi (horários de Brasília).

Sexta-feira: 12/11: 7h, treino livre 1;  11h, treino livre 2
Sábado: 13/11: 8h, treino livre 3; 11h, classificação
Domingo: 14/11: 11h, corrida

comentários
  1. Allan Wiese disse:

    Vitor, belo apanhado.

    Vi rumores de que até em Abu Dhabi a chuva estava querendo aparecer, com previsão para a classificação. Será?

    Só pra constar: se não fosse um problema mecânico, Hamilton teria ganho ano passado por lá. Não faz diferença nenhuma, já que o 25 não conseguiu ter a mesma eficiência nas evoluções que teve o 24.

    E Vettel já declarou que “trabalha pela equipe”. A chance de Alonso está na largada.

    • Allan, pela previsão do site da Formula1.com está sol aberto para os três dias de trabalhos, e amigo chuva lá naquela região é muito improvável.

      E no ano passado Hamilton teve um problema acho que na volta 2 realmente tinha chances de vencer a corrida, mas deu dobradinha da Red Bull, o que assegura que para esse ano os carros deles podem fazer a mesma coisa.

      Vitor belo texto, melhor ainda com a programação dos novatos para a semana de testes.

      • Vitor, o de Recife disse:

        Caramba, não lembro de forma alguma do desempenho do Lewis. Acho que a corrida foi tão chata que fiquei com a imagem de um passeio da Red Bull. Ah, e me recordo do Kobayashi aprontando das suas… e só.

        Mas acho que esse ano a Red Bull passeia tranquila. E com Vettel na frente.

      • Realmente ele saiu na volta 1 por falha nos freios.

        Depois de fazer a pole no sábado, acho que ele poderia ganhar a corrida sim.

        http://www.formula1.com/results/season/2009/823/

  2. Daniel Lima disse:

    Essa é pro meu amigo Wilson,

    “”Vettel admite que poderá ajudar Webber a ser campeão em Abu Dhabi”

    ““Temos coisas mais importantes para pensar antes disso, pois precisamos ajustar o carro e fazer uma boa classificação. É melhor gastar mais energia nisso do que pensando no que vai acontecer no domingo. Se essa situação acontecer, sabemos que estamos correndo pela equipe”, declarou Vettel na coletiva dos pilotos em Abu Dhabi.””

    Então Mr Wilson,
    Acho que não preciso explicar o que ele quer dizer com “‘sabemos que estamos correndo pela equipe”

    Como eu disse antes,ou Alonso chega na frente das Red Bulls ou a vaca vai pro brejo.

    • wilson disse:

      e eu não preciso dizer o que você tem que fazer com essa informaçaõ né?
      segunda feira voce passa aqui que a gente se cumprimenta

      não se esqueça que tenho muito crédito esse ano amigo

      uma sova enorme do alonso no spaghetti, os erros e azares que o miltinhu teria e que por sinal teve e o alijou da disputa do título.

      Ano que vem não será diferente, pode anotar aí na sua caderneta:
      miltinhu até dará impressão de disputar o título, mas chegará no fim da temporada cometendo sempre os erros de sempre, afoito que é.

      só volta disputar titulo em 2013/2014

      anota aí e se tiveres acessando o blog aqui, se ele estiver de pé, se estiveres vivo estarei lhe alfinetando como sempre pois meus palpites e torcida tem sidos bem melhores que a maioria.

      até domingo meu companheiro

      uma pena que não more na sua cidade, iria adorar tomar umas cervas aí contigo
      fosse qual fosse

  3. Ron Groo disse:

    Ótimo preview Vitor, mas me diz se este prédio da primeira foto não lembra um enorme prestobarba?

  4. wilson disse:

    e não é que choveu no deserto?
    pouco, mas choveu e a pista estava um sabão

    inicio dos trabalhos muita gente rodando (só que lá tem amplas areas de escape em asfalto)
    dos de ponta ainda nada, instalam os pneus rodam pela pista e nem marcam tempo.
    Tão igual time de futebol: naqueles quinze minutos iniciais de reconhecimento.

    tempos super altos

    começaram a baixar e como sempre as red em primeiro, diferença é que webber parece com apetite aparecendo em primeiro.
    Por pouco tempo, vettel novamente assume ponta

    No momento
    vet
    web
    ham
    but
    kub
    alo
    ros
    sch
    kob

  5. Vitor, o de Recife disse:

    Texto atualizado: a Lotus confirmou seus piloos para o teste de novatos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s